O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Menos Médicos] Cuba retira seus médicos do Brasil por declarações de Bolsonaro

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Declarações:
-Trazer a família.
-Receber todo o seu salário.
-Fazer uma prova que não é nenhum bicho de sete cabeças.

O que Cuba faz?
-Acaba o programa!

Quem é o culpado?
-Bolsonaro.

Agora quem são os idiotas?
-A esquerda como sempre.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Direitos humanos não existem. É um lixo arbitrário criado por socialistas iguais a você. E se quiser debater a respeito, podemos fazer isso. E obviamente, eu refuto você, dado que socialistas iguais a você são todos de senso comum. Não tem nenhuma ética a defender, não conhecem nem o básico sobre lógica, filosofia, ética.

Direitos humanos de primeira geração foram pautados nos direitos naturais lockeanos e na carta Magna de Thomas Jefferson. Depois socialistas retardados (pleonasmo intencional) começaram a deturpar tudo. E incluir coisas que não tem como ser direitos, na segunda e terceira geração. Como saúde e educação, que são bens e não direitos (é anti-ético obrigar os outros a pagar por você).
Não existem tais direitos. Os três únicos direitos racionalmente justificados que um ser humano tem são o de que:

1) Não tirem sua vida;

2) Não roubem sua propriedade honestamente adquirida;

3) Não tirem sua liberdade de fazer o que quiser (desde que, obviamente, você não agrida e coaja terceiros).

Ter 75% do seu salário assaltado por um estado ditatorial, infringe diretamente os itens 2 e 3 acima. É escravidão.
Tu ta querendo cagar regra sobre um monte de coisa.
Assim fica facil
 
D

Deleted member 219486

Faz sentido o desespero da quadrilha.

Poucos anos atrás esse era "só mais um" esquema bilionário do PT. Se desse errado, daria pra desviar bilhões da Petrobras, construir porto não sei onde, emprestar dinheiro a fundo perdido no BNDES pra Venezuela, inventar um Mais Engenheiros (lembram dessa?), pedir uma porcentagem do salário dos comissionados... Era fácil pro partido conseguir dinheiro.

Hoje a fonte está secando. Não tem muito mais como conseguir bilhões com facilidade. Quantas dessas coisas ainda podem render bilhões pro PT? Quase nenhuma. O que tinha sobrado eram os bilhões que iam pra Cuba com esse programa. Uma das últimas fontes conhecidas de bilhões da quadrilha.

Imaginam estar no lugar dos militantes do partido? Deve dar um desespero mesmo ver a fonte secando e saber que se tem mais alguma fonte tem grande chance de ser descoberta quando mudar a administração dos recursos federais no ano que vem...

Minha esperança é que com a entrada do Moro como ministro da justiça e aproximação dos EUA seja mais fácil rastrear esses bilhões que estão espalhados pelo mundo. O EUA é onipresente na espionagem e provavelmente monitora vários políticos pelo mundo e movimentações financeiras suspeitas.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
@Ataru O problema é ter dinheiro limitado não cortar do supérfluo (privilégios dos políticos, juízes, militares) e tirar do arroz e feijão (educação, saúde) de cada dia. Sou a favor de uma reforma previdenciária que afete todos, e não, só do baixo clero do funcionalismo público e de trabalhadores da iniciativa privada. A CLT e necessária para encontrar um equilíbrio entre empregador e funcionário pq somente na base da livre negociação, o lado com mais força impõem as condições e o outro lado não tem como negar. O governo cubano "terceiriza" a mão de obra de médicos por meio de uma estatal cubana, tem horário de trabalho definido certinho ( não é obrigado a fazer hora extra e fazer banco de horas que nunca usará ou não receber nada por tais horas extra), tem condições dignas de moradia bancadas pelo governo cubano, pode trazer a família mas não traz porque é um serviço temporário, como numa terceirizacao a empresa fica com parte do salário e responsável por questões trabalhistas e gestão de recursos humanos.
 
Ultima Edição:


IVRafael

Bam-bam-bam
Mensagens
1.004
Reações
3.501
Pontos
453
Sim essa é a critica atual, ok não tenho problemas com isso.
Mas precisava agir dessa forma?

Vocês preferem olhar só suas negações sem pesar os malefícios que isso também vai proporcionar, é uma via de mão dupla. Erra de um lado, mas do outro também.
Fim da escravidão causou problemas antes da economia se readaptar (algumas civilizações sequer se apaptaram). Revolução francesa gerou muito caos antes de ser considerada boa no long run.
São comparações extremas pois o fim do mais médicos não é uma revolução e os médicos cubanos não são escravos (como já falei em outro post). Da mesma forma que as consequências negativas que virão também não serão tão extremas quanto. Dai pra frente os esforços devem ser para sanar o problema sem criar outro.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
O problema é eu ter dinheiro limitado não cortar do supérfluo (privilégios dos políticos, juízes, militares) e tirar do arroz e feijão (educação, saúde) de cada dia. Sou a favor de uma reforma previdenciária que afete todos, e não, só do baixo clero do funcionalismo público e de trabalhadores da iniciativa privada. A CLT e necessária para encontrar um equilíbrio entre empregador e funcionário pq somente na base da livre negociação, o lado com mais força impõem as condições e o outro lado não tem como negar.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Fim da escravidão causou problemas antes da economia se readaptar (algumas civilizações sequer se apaptaram). Revolução francesa gerou muito caos antes de ser considerada boa no long run.
São comparações extremas pois o fim do mais médicos não é uma revolução e os médicos cubanos não são escravos (como já falei em outro post). Da mesma forma que as consequências negativas que virão também não serão tão extremas quanto. Dai pra frente os esforços devem ser para sanar o problema sem criar outro.

Por isso pontuei os aspectos negativos que, se observar atentamente, são o calcanhar de Aquiles da corrupção e ingerência na gestão pública. Licitações as presas, falta de interesse dos profissionais, locais sem acessibilidade e recursos, pouca técnica e leis fracas para reivindicar alguma cobrança somam a isso.

O problema é recorrente, ele não parece extremo quando se olha de forma micro e se conhece e ou compara outros aspectos históricos, mas o é por ser um vício do nosso sistema, um mal hábito e por fim um aspecto da nossa má gestão pública e realidade política.

Compreendo seu ponto, mas em termos de gestão pública isso é um problema grave e assintomático para o eleitor, os novatos políticos quando se deparam com a gestão desse sistema altamente burocratizado acabam sempre cometendo erros recorrentes.

Bastava agir com mais cautela, mais não.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Nesse ponto sim, acho que todos concordamos, inclusive que abriram o edital emergencial para a contratação de médicos.
Espero que isso supra a demanda.
Pois também não adianta os municípios darem uma de "joão sem braço" e deixar a população na mão.
Cada município tem sua verba da saúde e eles tem que ser responsáveis na gestão.
O Governo ajuda sim, e pelo que entendi já está fazendo o mais rápido possível as medidas pra suprir a saída destes médicos.

Mas tem muito lugar que nem GASE tem....tem reportagem de região metropolitana da Brasília, em posto de saúde que não tinham GASE...tinham funcionários que fizeram vaquinha pra comprar coisas emergenciais.

Eu acho errado também as cidades quererem se eximir da responsabilidade da gestão da saúde e jogar pro vento...é culpa do programa, é culpa disso é culpa daquilo...
Os caras tem que fazer uma gestão coerente.

E esses políticos FDP quando disserem que não tem verba pra isso tinham que explicar como tem verba de 4 bilhões pro fundo partidário, pra fazerem campanha, e não tem gase em posto de saúde...

Tem muita coisa errada nesse país...e espero que a mudança comece logo...

O Brasil é torto desde o descobrimento... o correto era o país dar conta de seus problemas de saúde pública sem ter que recorrer a outras nações... Mas existe um abismo entre o mundo ideal e real. O Brasil vive uma crise econômica, política, moral, de segurança etc... veja o Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul tudo quebrado. São Paulo está de pé porque tem uma receita enorme, mas já está sem dinheiro pra investir, o foco é só em diminuir a dívida pra diminuir o juros... nada de investimento em infra e etc...
Nessa situação nem espere muito dos municípios, ainda mais com os políticos e prefeitos vira-latas que temos nesse país. Pelo que ouvi na notícia agora, o governo tem um plano que "acha" que consegue repor 50% desses 8000 médicos, numa visão otimista. Porque existe um desafio logístico muito grande. Esses 8000 médicos foram vindo gradualmente ao longo de anos, não vieram todos de uma vez em um navio.

Enfim, vamos ver os desdobramentos dessa zona.

Bolsonaro vai começar o Day One já com uma bomba na mão, e a culpa é só dele mesmo. Também acabei de ouvir (trabalho ouvindo notícias) que o Egito se recusou a receber o chanceler brasileiro devido a declarações do Bolsonaro... ê lele...
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
O Brasil é torto desde o descobrimento... o correto era o país dar conta de seus problemas de saúde pública sem ter que recorrer a outras nações... Mas existe um abismo entre o mundo ideal e real. O Brasil vive uma crise econômica, política, moral, de segurança etc... veja o Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul tudo quebrado. São Paulo está de pé porque tem uma receita enorme, mas já está sem dinheiro pra investir, o foco é só em diminuir a dívida pra doiminuir o juros... nada de investimento em infra e etc...
Nessa situação nem espere muito dos municipios, ainda mais com os políticos e prefeitos vira-latas que temos no nesse país. Pelo que vi na notícia agora, o governo tem um plano que "acha" que consegue repor 50% desses 8000 médicos, numa visão otimista. Porque existe um desafio logístico muito grande. Esses 8000 médicos foram vindo gradualmente ao longo de anos, não vieram todos em um navio.

Enfim, vamos ver os desdobramentos dessa zona.

Bolsonaro vai começar o Day One já com uma bomba na mão. E a culpa é só dele mesmo. Também acabei de ouvir (trabalho ouvindo notícias) que o Egito se recusou a receber o chanceler brasileiro devido a declarações do Bolsonaro... ê lele... Ainda acho que esse complexo de mini-trump latino ainda vai dar m****, Brasil não 10% da moral americana pra sair falando grosso.
Vocês erraram tudo até agora, por que suas previsões iriam seguir outro rumo daqui pra frente?

 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
OS CUBANOS VEM PORQUE QUEREM

REALIDADE:
Crusoé: vice-ministra da Saúde cubana perde o emprego porque filho quis ficar no Brasil
SALVARBrasil 19.11.18 13:04

Na Crusoé, Duda Teixeira noticia que a vice-ministra da Saúde de Cuba perdeu o cargo porque o seu filho médico quis permanecer no Brasil.
Ele, inclusive, fez o Revalida no ano passado.
---
Sério, vocês não cansam de errar?
É possível existir situação mais hipócrita que essa? Só um canalha defende o que Cuba faz com seus cidadãos.

O filho da ministra da saúde Cubana quer ficar no Brasil legalmente, ou seja deseja uma vida melhor aqui sem ser explorado por uma ditadura comunista decrépita, deseja ganhar seu salário integral e não ter sua família ameaçada.

Só mesmo Cuba pra explorar mão de obra escrava em 2018 e ter um monte de foca aplaudindo...
 
D

Deleted member 219486

OS CUBANOS VEM PORQUE QUEREM

REALIDADE:
Crusoé: vice-ministra da Saúde cubana perde o emprego porque filho quis ficar no Brasil
SALVARBrasil 19.11.18 13:04

Na Crusoé, Duda Teixeira noticia que a vice-ministra da Saúde de Cuba perdeu o cargo porque o seu filho médico quis permanecer no Brasil.
Ele, inclusive, fez o Revalida no ano passado.
---
Sério, vocês não cansam de errar?

Se perder o emprego é uma coisa, não duvido que prendam a mãe do cara.



Para quem quiser ver quem é a mulher:

 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
É de uma nojeira inominável o que essa ditadura comunista decrépita faz com seus cidadãos... estão ameaçando os familiares dos pobres coitados escravizados para que não ousem desertar e se rebelar contra a escravidão.
Que tipo de indivíduo defenderia isso? Infelizmente eu sei a resposta.

Ditadura cubana usa coerção familiar para convencer médicos a deixar o Brasil
SALVARBrasil 19.11.18 15:26

O Ministério da Saúde cubano está usando os familiares dos médicos instalados no Brasil para impedi-los de desertar.
Duda Teixeira, da Crusoé, reproduziu o documento “Novas indicações do Minsap para o processo Operação para a Evacuação dos Médicos do Brasil”, publicado em 18 de novembro, com orientações para os doutores que ainda estão por aqui. Leia a reportagem completa.
 

IVRafael

Bam-bam-bam
Mensagens
1.004
Reações
3.501
Pontos
453
Por isso pontuei os aspectos negativos que, se observar atentamente, são o calcanhar de Aquiles da corrupção e ingerência na gestão pública. Licitações as presas, falta de interesse dos profissionais, locais sem acessibilidade e recursos, pouca técnica e leis fracas para reivindicar alguma cobrança somam a isso.

O problema é recorrente, ele não parece extremo quando se olha de forma micro e se conhece e ou compara outros aspectos históricos, mas o é por ser um vício do nosso sistema, um mal hábito e por fim um aspecto da nossa má gestão pública e realidade política.

Compreendo seu ponto, mas em termos de gestão pública isso é um problema grave e assintomático para o eleitor, os novatos políticos quando se deparam com a gestão desse sistema altamente burocratizado acabam sempre cometendo erros recorrentes.

Bastava agir com mais cautela, mais não.
O problema nunca foi negado por ninguém. Concordo que todos os problemas do nosso pais (saúde, segurança, infra-estrutura, you name it) tem como grande ou enorme fator a má gestão. Seja por incompetência ou corrupção.

Vou fazer uma analogia menos extrema:

Uma estrada (como a maioria no Brasil) tem um asfalto de má qualidade e em todas as chuvas surgem novos buracos. Para o prefeito incompetente ou corrupto é conveniente essa situação, pois ele não precisa de uma licitação (Não que licitação garanta um serviço bom e barato). Mas facilita o desvio se o serviço é emergencial. Nessa analogia o Mais Médicos é aquele tapa buraco emergencial. Fica fácil para alguns aceitar uma solução problemática nesse caso.
Como, num mundo ideal um gestor honesto e competente, resolveria o problema? Na minha opinião, supondo que a empresa foi contratada de forma honesta e com exigências quanto ao material usado e qualidade da obra (o que nunca acontece), a empresa fecha a pista, cria desvios, retira todo asfalto de má qualidade e coloca um asfalto novo e de qualidade.

Levando em conta minha analogia, nós estamos na parte onde o gestor fala sobre a intenção de fazer a obra. Mas o governo de cuba está desfazendo o "remendo na pista" deixando os buracos ali. E eu não consigo criticar o Bolsonaro por expressar essa intenção e sim a "empresa contratada" que está cavando os buracos que eles foram/são pagos para cobrir antes que o novo gestor possa botar em pratica a obra com todos os planos de contingencia (desvios).

Dai você pode argumentar (como já vi alguns argumentarem) que ele devia ter imaginado que essa seria a reação de Cuba. E eu concordo. Pois não devemos esperar nada diferente de um regime ditatorial que não tem apreço pela vida humana. Bolsonaro precisa ficar mais esperto. Mas uma critica maior que essa é tipo culpar a vitima que foi assaltada por andar a noite na favela jogando switch (mais uma analogia xD)
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Escravos cubanos não tapam buraco nenhum. Não adianta tapar um buraco onde não tem médico com alguém que não é médico.

Imaginem que por causa do viaduto que caiu recentemente em São Paulo e diante de denúncias que várias outras estruturas têm risco de cair, resolvessem fazer um mutirão para avaliar todas as estruturas do Brasil. Precisaríamos de vários engenheiros pra isso.
Adiantaria alguma coisa chamar milhares de leigos, pagar a eles o que custa contratar um engenheiro, botar aquele capacete de engenheiro quando vai pra obra e deixá-los responsáveis por avaliar todas as estruturas do Brasil? Por acaso seria "melhor do que nada" pagar um leigo fingindo que é engenheiro? Por acaso a população estaria mais segura se leigos que fingem que são engenheiros estivessem avaliando a segurança das estruturas do país? Faria alguma falta pra população se de repente todos os leigos fingindo ser engenheiros fossem embora? Se parassem de fingir que estavam trabalhando e o Estado parasse de gastar com eles o preço de um engenheiro de verdade seria uma coisa ruim? Geraria uma crise?

A saída dos escravos cubanos não tem como gerar uma crise na saúde porque alguém que estava ganhando dinheiro público pra fingir que é médico não vai fazer falta pra saúde. É como dizer que prender aqueles falsos médicos que exercem a medicina sem nunca ter estudado medicina vai deixar a população desamparada. Não faz o menor sentido.

Sempre foi óbvio que o PT é uma quadrilha e desvia dinheiro público pras ditaduras amigas da quadrilha (Cuba, Venezuela...). Não tem nenhum lado ruim em acabar o esquema de desvio bilionário que eles criaram às custas da saúde do povo.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
O nível de alguns comentários é assustador. Falam como se bastasse enfiar um médico no meio de um vilarejo na amazônia e ficasse tudo resolvido. Como se saúde pública fosse ter + ou - 8.000 médicos.
Bem, então a saúde no Congo deveria ser a melhor da galáxia, lé tem 9 médicos por 1000 hab!!!!
Em 2º lugar vem Cuba, com 8 por 1.000. Depois está o principado de Mônaco, com 7/1.000

É óbvio que os médicos/escravos de Cuba são fonte de receita pro estado. A maior!!! Depois vem a remessa de Trumps de cubanos que fugiram pro exterior. Sim, o dinheiro dos exilados é muito bem vindo!
E em 3º lugar vem a receita do turismo.

Não duvido se, hipoteticamente, o governo cubano quisesse oficializar a prostituição infantil, ficando com 80% da receita, teríamos alguns coleguinhas apoiando a iniciativa.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Médica cubana não quer deixar o Brasil e se insurge contra Havana
Iramis Solano foi à Justiça para renovar contrato no Mais Médicos. Ela também quer receber o salário integral, sem o confisco de quase 75% imposto por Cuba


A médica cubana Iramis Maria Camejo Solano, há quase três anos trabalhando no Mais Médicos, conseguiu na Justiça o direito de prolongar sua permanência no programa. A decisão do juiz federal Renato Câmara Nigro, da Justiça Federal em Campinas, obriga o governo federal a renovar o contrato de trabalho da médica, que vence em março – sem a decisão, ela teria de retornar para Cuba.

Mas há um outro pedido, ainda nas mãos do juiz, que poderá mudar a configuração do Mais Médicos, pelo menos para os profissionais de Cuba a serviço no Brasil: Iramis quer receber o salário integral, sem descontar a parte que o Brasil, por contrato, destina ao governo cubano.

Pela negociação fechada com Havana pelo governo petista de Dilma Rousseff, o Brasil paga pelos serviços de cada médico cubano 11.500 reais, que são repassados diretamente ao regime de Raúl Castro. Apenas uma parte desse valor, 2.976 reais, é destinada aos profissionais. Iramis, que dá expediente em um posto de Campinas, quer receber o valor integral – a exemplo dos médicos brasileiros e de outras nacionalidades que servem ao programa.

Nesta entrevista a VEJA, a médica falou sobre os problemas que ela seguramente terá com o governo de Cuba por causa do pedido feito à Justiça brasileira.

A senhora está satisfeita com a decisão do juiz? Para mim foi uma surpresa boa. Estou muito grata. Quero ficar no Brasil. O tratamento com os cubanos no programa Mais Médicos é diferente. Acho um pouco injusto não ter o mesmo tratamento dado a outros médicos estrangeiros. Eu já ajudei bastante meu país durante três anos. Acho que eles ficaram com boa parte do salário nosso. Foi uma ajuda da minha parte para meu país, eu contribuí muito e acho justo que eu tenha o direito, sou médica e, estou querendo fazer minha vida no futuro.

A sua família está toda em Cuba? Tenho dois primos no Brasil. Um é treinador de tênis, mora aqui há 20 anos. Outro primo que está há 3 anos no Brasil. Meu filho está lá, mas está vindo dentro de pouco tempo. Ele já veio duas vezes. É assim, eu vou de férias, e ele vem. Mas minha família está lá. Eles podem vir, podem ficar comigo aqui.

Quanto a senhora recebe hoje? Do salário total que o Brasil paga para Cuba, eu recebo 2.976,26 reais. A prefeitura (de Campinas, onde ela trabalha) paga moradia e alimentação.

Essa parte, com os descontos, é suficiente para um médico viver bem? É muito pouco, a gente se vira, não pode comprar uma coisa de luxo. É uma vida bem simples. O salário está baixo, a economia tem apresentado dificuldades aqui no Brasil desde 2015, a inflação subiu, há muita dificuldade. É um salário que, na verdade, não é bom.

A senhora teme sofrer retaliação do governo de Cuba por ter pedido o direito de receber o salário integral? As consequências são duras. Eles têm uma lei que, se você abandona a missão médica ou fica no outro país quando está num trabalho médico, você não pode entrar lá em oito anos. Para mim, isso é bem difícil. Eu até posso trazer a minha família, eles podem vir, mas tenho outros familiares lá que não podem vir, tenho minha avó, tenho primos. Amo meu país, gosto do meu país, mas a lei acho que é um pouco injusta.

A senhora está disposta a passar oito anos impedida de voltar a Cuba? Se eu sair fora do contrato que tenho com eles, para ficar num contrato independente, é como se eu tivesse abandonado o Mais Médicos. Eles têm essas leis. É difícil para nós. Eu acho isso injusto.

Eles chegaram a ameaçar a senhora por ter entrado na Justiça? Não me ameaçaram, nem sabem o que estou fazendo. Simplesmente procurei o advogado e expliquei o que estava querendo fazer e fiz. Estou trabalhando normalmente. Nem falei para meus coordenadores de Cuba. Minha intenção é ficar com meu salário integral.

A expectativa da senhora é que o juiz conceda o salário integral para a senhora? Sim. Estou no prazo de terminar minha missão, ajudei bastante meu país, trabalhei durante esses três anos, minha população em Cuba está muito contente, muito grata pela minha atenção, vou continuar sendo a mesma médica, cada vez melhor. Eu agora tenho que me virar para mim, para minha família. Fiquei três anos, às vezes com depressão, às vezes com saudades. A operadora de telefonia ficou milionária comigo, porque eu ligo sempre para Cuba, é bem difícil. Nós enfrentamos um monte de coisas, preconceito, inicialmente até da população, de funcionários, lá dentro da unidade, muitas vezes, enfrentamos muitas coisas. Superei tudo isso, fui uma boa profissional, tudo para ajudar o povo do Brasil e para melhorar a economia (de Cuba), mas está na hora de eu fazer mais para mim e para minha família.

Sua iniciativa deve inspirar outros médicos cubanos? Acho que outros médicos cubanos vão seguir esse exemplo. No geral, no Brasil há gente que tem interesse de entrar na Justiça e que quer ficar no programa.

https://veja.abril.com.br/politica/...r-deixar-o-brasil-e-se-insurge-contra-havana/

Aí, é disso que Cuba tem mais medo, não do revalida.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Médica cubana não quer deixar o Brasil e se insurge contra Havana
Iramis Solano foi à Justiça para renovar contrato no Mais Médicos. Ela também quer receber o salário integral, sem o confisco de quase 75% imposto por Cuba


A médica cubana Iramis Maria Camejo Solano, há quase três anos trabalhando no Mais Médicos, conseguiu na Justiça o direito de prolongar sua permanência no programa. A decisão do juiz federal Renato Câmara Nigro, da Justiça Federal em Campinas, obriga o governo federal a renovar o contrato de trabalho da médica, que vence em março – sem a decisão, ela teria de retornar para Cuba.

Mas há um outro pedido, ainda nas mãos do juiz, que poderá mudar a configuração do Mais Médicos, pelo menos para os profissionais de Cuba a serviço no Brasil: Iramis quer receber o salário integral, sem descontar a parte que o Brasil, por contrato, destina ao governo cubano.

Pela negociação fechada com Havana pelo governo petista de Dilma Rousseff, o Brasil paga pelos serviços de cada médico cubano 11.500 reais, que são repassados diretamente ao regime de Raúl Castro. Apenas uma parte desse valor, 2.976 reais, é destinada aos profissionais. Iramis, que dá expediente em um posto de Campinas, quer receber o valor integral – a exemplo dos médicos brasileiros e de outras nacionalidades que servem ao programa.

Nesta entrevista a VEJA, a médica falou sobre os problemas que ela seguramente terá com o governo de Cuba por causa do pedido feito à Justiça brasileira.

A senhora está satisfeita com a decisão do juiz? Para mim foi uma surpresa boa. Estou muito grata. Quero ficar no Brasil. O tratamento com os cubanos no programa Mais Médicos é diferente. Acho um pouco injusto não ter o mesmo tratamento dado a outros médicos estrangeiros. Eu já ajudei bastante meu país durante três anos. Acho que eles ficaram com boa parte do salário nosso. Foi uma ajuda da minha parte para meu país, eu contribuí muito e acho justo que eu tenha o direito, sou médica e, estou querendo fazer minha vida no futuro.

A sua família está toda em Cuba? Tenho dois primos no Brasil. Um é treinador de tênis, mora aqui há 20 anos. Outro primo que está há 3 anos no Brasil. Meu filho está lá, mas está vindo dentro de pouco tempo. Ele já veio duas vezes. É assim, eu vou de férias, e ele vem. Mas minha família está lá. Eles podem vir, podem ficar comigo aqui.

Quanto a senhora recebe hoje? Do salário total que o Brasil paga para Cuba, eu recebo 2.976,26 reais. A prefeitura (de Campinas, onde ela trabalha) paga moradia e alimentação.

Essa parte, com os descontos, é suficiente para um médico viver bem? É muito pouco, a gente se vira, não pode comprar uma coisa de luxo. É uma vida bem simples. O salário está baixo, a economia tem apresentado dificuldades aqui no Brasil desde 2015, a inflação subiu, há muita dificuldade. É um salário que, na verdade, não é bom.

A senhora teme sofrer retaliação do governo de Cuba por ter pedido o direito de receber o salário integral? As consequências são duras. Eles têm uma lei que, se você abandona a missão médica ou fica no outro país quando está num trabalho médico, você não pode entrar lá em oito anos. Para mim, isso é bem difícil. Eu até posso trazer a minha família, eles podem vir, mas tenho outros familiares lá que não podem vir, tenho minha avó, tenho primos. Amo meu país, gosto do meu país, mas a lei acho que é um pouco injusta.

A senhora está disposta a passar oito anos impedida de voltar a Cuba? Se eu sair fora do contrato que tenho com eles, para ficar num contrato independente, é como se eu tivesse abandonado o Mais Médicos. Eles têm essas leis. É difícil para nós. Eu acho isso injusto.

Eles chegaram a ameaçar a senhora por ter entrado na Justiça? Não me ameaçaram, nem sabem o que estou fazendo. Simplesmente procurei o advogado e expliquei o que estava querendo fazer e fiz. Estou trabalhando normalmente. Nem falei para meus coordenadores de Cuba. Minha intenção é ficar com meu salário integral.

A expectativa da senhora é que o juiz conceda o salário integral para a senhora? Sim. Estou no prazo de terminar minha missão, ajudei bastante meu país, trabalhei durante esses três anos, minha população em Cuba está muito contente, muito grata pela minha atenção, vou continuar sendo a mesma médica, cada vez melhor. Eu agora tenho que me virar para mim, para minha família. Fiquei três anos, às vezes com depressão, às vezes com saudades. A operadora de telefonia ficou milionária comigo, porque eu ligo sempre para Cuba, é bem difícil. Nós enfrentamos um monte de coisas, preconceito, inicialmente até da população, de funcionários, lá dentro da unidade, muitas vezes, enfrentamos muitas coisas. Superei tudo isso, fui uma boa profissional, tudo para ajudar o povo do Brasil e para melhorar a economia (de Cuba), mas está na hora de eu fazer mais para mim e para minha família.

Sua iniciativa deve inspirar outros médicos cubanos? Acho que outros médicos cubanos vão seguir esse exemplo. No geral, no Brasil há gente que tem interesse de entrar na Justiça e que quer ficar no programa.

https://veja.abril.com.br/politica/...r-deixar-o-brasil-e-se-insurge-contra-havana/

Aí, é disso que Cuba tem mais medo, não do revalida.


O próximo governo já deu a entender que eles poderiam ficar e receber o salário integral caso revalidem o diploma. Ela não vai ser deportada e o próximo governo não vai desviar o salário dela pra Cuba, isso já é certo. Faltou o diploma na história.

Pelo que a matéria deixa a entender (não diz em lugar nenhum que ela tem um diploma válido aqui) ela entrou na justiça pra forçar uma renovação de seu contrato sem precisar ter um diploma válido no Brasil. O que o juiz fez foi obrigar a renovação do contrato dela sem que ela precise validar um diploma. Não é uma coisa boa.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
Se todo litro de gasosa rendesse como esse tópico, nunca mais pegava ônibus...

Esse tópico poderia ser fixado para servir de exemplo da incongruência da hoje oposição, que durante quase 15 anos governou - e empobreceu - o Brasil.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O problema nunca foi negado por ninguém. Concordo que todos os problemas do nosso pais (saúde, segurança, infra-estrutura, you name it) tem como grande ou enorme fator a má gestão. Seja por incompetência ou corrupção.

Vou fazer uma analogia menos extrema:

Uma estrada (como a maioria no Brasil) tem um asfalto de má qualidade e em todas as chuvas surgem novos buracos. Para o prefeito incompetente ou corrupto é conveniente essa situação, pois ele não precisa de uma licitação (Não que licitação garanta um serviço bom e barato). Mas facilita o desvio se o serviço é emergencial. Nessa analogia o Mais Médicos é aquele tapa buraco emergencial. Fica fácil para alguns aceitar uma solução problemática nesse caso.
Como, num mundo ideal um gestor honesto e competente, resolveria o problema? Na minha opinião, supondo que a empresa foi contratada de forma honesta e com exigências quanto ao material usado e qualidade da obra (o que nunca acontece), a empresa fecha a pista, cria desvios, retira todo asfalto de má qualidade e coloca um asfalto novo e de qualidade.

Levando em conta minha analogia, nós estamos na parte onde o gestor fala sobre a intenção de fazer a obra. Mas o governo de cuba está desfazendo o "remendo na pista" deixando os buracos ali. E eu não consigo criticar o Bolsonaro por expressar essa intenção e sim a "empresa contratada" que está cavando os buracos que eles foram/são pagos para cobrir antes que o novo gestor possa botar em pratica a obra com todos os planos de contingencia (desvios).

Dai você pode argumentar (como já vi alguns argumentarem) que ele devia ter imaginado que essa seria a reação de Cuba. E eu concordo. Pois não devemos esperar nada diferente de um regime ditatorial que não tem apreço pela vida humana. Bolsonaro precisa ficar mais esperto. Mas uma critica maior que essa é tipo culpar a vitima que foi assaltada por andar a noite na favela jogando switch (mais uma analogia xD)

Boa analogia!

A questão agora é esperarmos uma solução eficiente ao problema da má gestão.
Vou torcer por isso, apenas ressalvo que no meu sentir a coisa passou por um apressamento desnecessário e ainda é claro, que isso pode ser uma estratégia Cubana para colocar a população carente contra o Governo que obviamente ela vai se opor.

O fato é que, o novo governo tem crédito, vamos aguardar.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Tô lendo um bando de verme defendendo que o Estado seja dono de pessoas. PQP!
Voltamos pra idade média e ninguém me avisou?
Gente abjeta, asquerosa, nojenta! Não tem como não ter ojeriza de algo assim.

Como alguém pode achar aceitável um país proibir pessoas de bem, inocentes, de saírem dele? Como pode ser aceitável que um país faça famílias reféns para garantir o tráfico de pessoas? Usar pessoas como moeda de troca? Pqp...
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
O próximo governo já deu a entender que eles poderiam ficar e receber o salário integral caso revalidem o diploma. Ela não vai ser deportada e o próximo governo não vai desviar o salário dela pra Cuba, isso já é certo. Faltou o diploma na história.

Pelo que a matéria deixa a entender (não diz em lugar nenhum que ela tem um diploma válido aqui) ela entrou na justiça pra forçar uma renovação de seu contrato sem precisar ter um diploma válido no Brasil. O que o juiz fez foi obrigar a renovação do contrato dela sem que ela precise validar um diploma. Não é uma coisa boa.


O processo que a médica entrou provavelmente era de bem antes de todo esse caso de agora (nem a pau um juiz dá uma sentença tão rápida assim), ou ela pediria para não ser deportada no lugar de pedir a renovação de sua estada que acabaria em março. então a sentença do juiz é baseado nisso e por isso não entrou no mérito dela ter ou não o revalida porque a exigencia realmente não está na lei. E isso vai se extender a todos os cubanos que fazem parte do "Mais médicos" e resolverem desertar. O revalida só será necessário com uma emenda à lei. Depois que isso acontecer acho bem difícil algum juiz atender alguma demanda dispensando a prova e mesmo se tiver ela cai na segunda instância sob o risco de todo médico estrangeiro pedir o mesmo direito.
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia da medicina cubana, eu não aceitaria ser tratado por um médico cubano.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia da medicina cubana, eu não aceitaria ser tratado por um médico cubano.

Rapaz, tem muito propagandismo em cima dos caras, baseado ainda no que acontecia na década de 60, em que os cubanos recebiam apoio maciço da URSS e não precisavam se preocupar no quanto eles efetivamente geravam de riqueza. A realidade atual cubana é desastrosa em todos os segmentos.
 
Ultima Edição:

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
E só funciona quando o paciente decide usar chazinho caseiro ao invés da orientação do curandeiro que eles chamam de médico.
Talvez sejam bons na medicina preventiva, que demanda bem menos recursos do que a curativa.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia da medicina cubana, eu não aceitaria ser tratado por um médico cubano.

Medicina funciona como qualquer ciência, depende de troca de conhecimento entre o mundo. Nos dias de hoje existe pouco "medicina de tal país", a medicina é a mesma no mundo todo, a ciência é a mesma. Isso tirando algumas poucas variações de preferência regionais que são mais ou menos questão de escola, mas sobre as quais não existe consenso científico estabelecendo algo como melhor (quando existe consenso, todos passam a fazer o que é melhor).

A época em que um país tinha uma medicina mais avançada que a dos outros por conhecimento que não dividia com ninguém ficou pra trás pelo menos desde que começamos a usar internet, se não foi antes disso. Isso de "medicina cubana é mais avançada" talvez seja coisa da época dos nossos avós.

Pra tentar ilustrar pro público do fórum acho que é mais ou menos como se a gente dissesse que "os videogames japoneses são mais avançados que o que temos no Brasil". Na época dos nossos pais talvez até fizesse algum sentido dizer isso. Hoje não faz, os videogames são os mesmos no mundo todo (não é?).

Só que pra ciência isso tudo vale pra países que têm como trocar informações. Sei lá como é em Cuba. Se realmente não existe acesso a internet em Cuba pros médicos e estudantes de medicina, então não tem como a medicina de lá acompanhar a evolução da ciência no resto do mundo. Médico tem que se atualizar constantemente. A medicina de cinco anos atrás é jurássica na maioria das áreas, em muitas áreas um médico que ficar alguns meses sem estudar é engolido. Sem internet não imagino como seria possível se manter atualizado, não tem como.

Só que esses caras que vieram no programa ao que tudo indica nem médicos devem ser. Deve existir médicos de verdade em Cuba, é claro, talvez até sejam bons, mas não quer dizer que esses caras que vieram pra cá sejam médicos. Pelos relatos de quem os conheceu aqui, incluindo eu, fica bem difícil acreditar que sejam.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Ninguém arrasta à força ou com ameaças os médicos cubanos ao Brasil, eles vieram por livre e espontânea vontade, conscientes dos termos e condições a que seriam submetidos. O acordo do Mais Médicos é triangularizado pela OPAS, pertencente à OMS/ONU, por isso, é impossível pensar que os médicos cubanos sofram alguma violência arbitrária para virem ao Brasil ou se inscreverem no Mais Médicos. Aliás, o propósito do Mais Médicos é prover ajuda humanitária a populações carentes e sem assistência médica, por isso, nós precisamos ter uma outra mentalidade quanto à dignidade e o sentido da atuação dos médicos do Mais Médicos, não podemos pensar pela lógica venal comum entre os brasileiros quanto à medicina, que veem nela apenas um meio de garantir uma alta renda.

Esse médico cubano mesmo afirma a liberdade da decisão dos médicos cubanos de se inscreverem no Mais Médicos:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/ger...trabalha-no-rs-cjokbkhcw0ee301rx4yd62g3x.html
Os médicos cubanos podem sair do país quando quiserem e trabalhar de forma independente? Se não podem (e não podem), então são escravos. Simples.
Um trabalhador assalariado na iniciativa privada ESCOLHE trabalhar pros seus patrões em troca de dinheiro, por isso não é, nem de longe, o mesmo caso dos cubanos.

E a prova disso está na onda de escolha dos cubanos em preferirem ficar no Brasil e mandarem o governo cubano pra put* que o pariu.

Comunistas como você, não conseguem entender o que significa liberdade e consentimento. Por isso ainda levam a sério suas ideologias adolescentes e devaneios idiotas e rasos como mais-valia.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Vejo muita gente dizendo que os médicos cubanos são escravos, mas, na média, eles recebem 3.000 reais líquidos + uma assistência de 2.000 reais dos municípios. Eu não sei em que realidade alternativa alguns vivem, mas 5.000 reais líquidos são um salário muito digno. Ainda, do dinheiro que é remetido para Cuba, grande parte é destinada para a previdência social deles e a outra é investida em saúde e educação.
Ficam de mimimi que os cubanos são escravos porque recebem 3.000 reais (sempre ignoram o auxílio que os municípios prestam), mas se esquecem de que 66% das FAMÍLIAS brasileiras ganha abaixo de 2.034 reais.
Por essa lógica, 66% da população brasileira é escrava!

Tem muito assistente administrativo terceirizado ganhando no máximo uns 1.500 reais dizendo que os médicos cubanos são escravos porque ganham 5.000 reais líquidos... Mal sabem eles, pobres coitados.

Para piorar, pedem ainda o fim dos direitos trabalhistas.... mas só para os brasileiros, porque para os cubanos, os direitos trabalhistas são muito importantes e devem ser respeitados kkkkkk

Alías, ficam de mimimi sobre o REVALIDA, mas e os médicos brasileiros prestam algum exame unificado para comprovar a sua capacitação? A resposta é NÃO! E se prestassem, a qualidade dos médicos br é tão baixa que mais de 70 % reprovaria no exame unificado... Então, em vez de ficar chorando que os médicos inscritos no Mais Médicos prestem o REVALIDA, vamos olhar para o nosso próprio umbigo e tomar um pouco de vergonha na cara
Vamos aos fatos:

1) Mão de obra estrangeira, que vem para trabalhar livremente, é sempre bem-vinda.

2) Mão de obra estrangeira que é utilizada como fachada para sustentar regimes ditatoriais e homicidas é algo ética e moralmente intolerável.

3) Se 85% do dinheiro utilizado para financiar essa mão de obra é desviado para sustentar uma ditadura homicida, então o programa nada mais é do que uma fachada para bancar a boa vida de tiranos.

4) Se essa mão de obra não tem nem sequer o direito de escolher como quer trabalhar, então o programa é escravagista.

5) O programa Mais Médicos nada mais é do que um truque (genial, devo confessar) utilizado pela ditadura cubana para ganhar dinheiro. O regime envia médicos para rincões de países subdesenvolvidos (onde qualquer coisa serve) e, em troca, recebe bilhões de dólares, que vão diretamente para as contas bancárias da alta hierarquia cubana.

E a esquerda delirante bate palmas, acreditando que é um programa "humanista".
 
Ultima Edição:

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Adoro os comentários do Cafetão.Chinês.

Ele basicamente escreve tudo que eu gostaria de escrever mas tenho preguiça/não tenho paciência.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.348
Pontos
2.599
Topo Fundo