O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mercado Livre - Devolução "por fora"

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
Fala pessoal, blz?

Gostaria de saber a opinião da galera que tem experiência com compras no ML à respeito do segunte:

Comprei um gamepad bluetooth no fim do ano mas por azar veio com a bateria "morta". Fui iniciar o processo de devolução e na mensagem do vendedor pedia pra não abrir reclamação junto ao ML porque tinha muita burocracia/etc e que eles providenciavam um código pra postagem sem custos da mesma forma.

Não estava muito afim de passar pelo estresse de "tretar" com o vendedor por causa de 80 conto, além de que ele era nível Platinum e imaginei que não iria correr o risco de receber uma reclamação formal por causa de um valor tão baixo.

Pois bem, enviei de boa e deram um prazo de "até" 7 dias pra resposta. Me pareceu meio exagerado mas com o volume de vendas de repente os caras já jogam logo 1 semana pra não ter problema.

O lance é que passou mais da metade do prazo e não mandaram sequer confirmação de recebimento (só sei a data que chegou lá por conta do rastreamento dos correios). Achei que era melhor dar uma cobrada porque não levaria mais que algumas horas pra testar e confirmar que a bateria tava zoada =/

Recebi uma resposta pouco tempo depois onde disseram bem assim "se o produto chegou em breve teremos retorno do setor de garantia"... po, ainda acho difícil que eles queiram se sujar por causa de 80 conto, mas o tom da conversa mudou bastante e eventualmente se não quiserem devolver a grana não sei como proceder para reclamar junto ao ML.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.588
Reações
32.982
Pontos
1.048
Fala pessoal, blz?

Gostaria de saber a opinião da galera que tem experiência com compras no ML à respeito do segunte:

Comprei um gamepad bluetooth no fim do ano mas por azar veio com a bateria "morta". Fui iniciar o processo de devolução e na mensagem do vendedor pedia pra não abrir reclamação junto ao ML porque tinha muita burocracia/etc e que eles providenciavam um código pra postagem sem custos da mesma forma.

Não estava muito afim de passar pelo estresse de "tretar" com o vendedor por causa de 80 conto, além de que ele era nível Platinum e imaginei que não iria correr o risco de receber uma reclamação formal por causa de um valor tão baixo.

Pois bem, enviei de boa e deram um prazo de "até" 7 dias pra resposta. Me pareceu meio exagerado mas com o volume de vendas de repente os caras já jogam logo 1 semana pra não ter problema.

O lance é que passou mais da metade do prazo e não mandaram sequer confirmação de recebimento (só sei a data que chegou lá por conta do rastreamento dos correios). Achei que era melhor dar uma cobrada porque não levaria mais que algumas horas pra testar e confirmar que a bateria tava zoada =/

Recebi uma resposta pouco tempo depois onde disseram bem assim "se o produto chegou em breve teremos retorno do setor de garantia"... po, ainda acho difícil que eles queiram se sujar por causa de 80 conto, mas o tom da conversa mudou bastante e eventualmente se não quiserem devolver a grana não sei como proceder para reclamar junto ao ML.
O seu erro é o de muitos e depois falam que a plataforma do ML é uma m****.

NÃO SE FAZ NADA POR FORA DA PLATAFORMA!!!!

Compre sempre pagando pelo Mercado Pago e sempre enviando pelo Mercado Envios. Trate todos os problemas através das mensagens dentro da plataforma. E pra devolver, não tem jeito, tem que abrir uma reclamação contra o vendedor.

Você caiu no dibre. Resta torcer pro vendedor ser idôneo ou sentar no meio fio e chorar.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.588
Reações
32.982
Pontos
1.048
Não entendo fazer as coisas por fora do ml. Era só imprimir a etiqueta e reenviar o produto.



Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
O pessoal não percebeu que o ML amarrou tudo pra ficar tudo debaixo da plataforma deles. Pro vendedor pode ter ficado uma m****, já que nem usar CR dá mais. Mas pro comprador aumentou demais a segurança. Mas os HUEs tem que inventar moda....
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.718
Reações
13.717
Pontos
803
ele quer por fora pois quando vc devolve quem paga o envio eh o vendedor

e ele obviamente nao quer pagar, burocracia nao existe, na mesma hora eh descontado dele e vc pega o numero.

se quer um dibre logo no inicio da decada (oh wait ainda nao estamos na nova decada? :kzonzo) eh por ai
 

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
O seu erro é o de muitos e depois falam que a plataforma do ML é uma m****.
Mas eu nunca critiquei a plataforma. Além disso, quando digo "por fora" é no sentido de não ter aberto reclamação formal, mas paguei pela plataforma, recebi pela plataforma e me comuniquei com o vendedor pela plataforma.

Aliás, quando verifiquei o procedimento formal de devolução do ML dizia que o mercado pago reembolsa após o vendedor receber / analisar o produto e dar um parecer favorável, havendo a possibilidade do mesmo alegar "x" ou "y'.

Algo que eu de fato não fiz foi gerar "provas" com fotos / vídeos desde a abertura do pacote, passando pelo primeiro uso, carregamento,, até a postagem pra devolução, mas po, se agora tem que fazer todo esse trâmite pra compras de 50-100 conto então é melhor não comprar nada;

Você caiu no dibre. Resta torcer pro vendedor ser idôneo ou sentar no meio fio e chorar.
Menos filho, menos.

Não entendo fazer as coisas por fora do ml. Era só imprimir a etiqueta e reenviar o produto.
Vide acima.

ele quer por fora pois quando vc devolve quem paga o envio eh o vendedor
Mas eu recebi um código e postei de graça...

Ao meu ver essa prática é basicamente pra evitar queda na reputação, semelhante ao que alguns desenvolvedores fazem nas lojas de aplicativos ao pedir pro usuário que não curtiu simplesmente não dar nenhuma estrela (o que pra ele é melhor que receber 1, 2 estrelas e etc).

A dúvida no caso é se há alguma via de reclamação no ML que não é vinculada à uma compra em si (sei lá, o cara te mandou tomar no olho do forévis e você quer fazer uma queixa mas o sistema só te deixa interagir com uma compra em aberto / etc).

(e não, ninguém xingou ninguém, foi apenas um exemplo)
 
Ultima Edição:


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.588
Reações
32.982
Pontos
1.048
@Dotto Meister
Então papai, eu sei que você não criticou a plataforma e tão pouco sou defensor dela, mas tem uma galera aqui que sabe usar e vive reclamando. Eu tenho conta no ML há mais de 15 anos, comprando e vendendo e nunca tomei um calote sequer. E independente se custou 1 ou 10k no ML o procedimento é o mesmo. Você errou em não seguir o procedimento do site.
 

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
Então papai, eu sei que você não criticou a plataforma e tão pouco sou defensor dela, mas tem uma galera aqui que sabe usar e vive reclamando.
[...]
Você errou em não seguir o procedimento do site.
Nem por isso precisa generalizar. Não to tentando cavar justificativa "olha eu fiz assim por culpa disso daquilo mas o errado não fui eu"... se o vendedor quiser embolsar a grana e ficar com o produto (que sinceramente eu não faria questão alguma de ter de volta) é uma escolha dele, bastante desonesta por sinal, mas nenhuma novidade nesse brasilsão véio.

A questão era se havia um canal para queixas que não fosse atrelado a uma venda específica, como comentei na resposta anteior.
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
2.071
Pontos
433
uma vez comprei um espremedor de laranjas prum colega de trabalho e veio amassado o copo de aluminio...contactei o rapaz e avisei, inclusive que veio mal embalado e o correios tratam bem nossos pacotes, com muito amor e carinho. Ele veio com este papo, pra não abrir reclamação, etc, etc... abri, reenviei e catei o money de volta... comprei de outro pedindo o melhor embalagem e deu certo.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
16.999
Pontos
1.474
Também já aconteceu essa do vendedor pedir pra não abrir reclamação, falei "Meu amigo, o ML é a única garantia que ou vou receber o produto funcionando ou vou receber o dinheiro de volta" se ficar ruim pra ele então paciência.
No final fiz tudo pelo ML e quando ele me enviou o produto funcionando eu fui lá e encerrei a reclamação e marquei como resolvida, simples.
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
2.071
Pontos
433
eu sou vendedor lá também...e ja aconteceu de devoluções, por não conformidade do produto, coisa normal...a pessoa compra e se engana...eu peço que gere a devolução pelo site mesmo, até pela facilidade, pois geralmente a galera devolve tudo intacto e revendo novamente... mas como meu volume de vendas é pequeno, normal...acho que quando o cara vende bastante, o ML tira os custos de reenvio dele, ai este "atalho"
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.759
Reações
22.951
Pontos
803
Não se faz nada fora do mercado livre.
E tem q ficar de olho se passar o prazo pro dinheiro não ser liberado
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
odeio ML

use OLX e seja feliz
ML e OLX nem são comparaveis, experimenta comprar algo de outro estado no OLX, se tomar calote o problema é teu.

ontopic:

Comprei um "compressor" que no fim era mais fraco que um aspirador de pó, devolvi com a mesma caixa, recebi o dinheiro no mesmo dia:

x9TXdeR.png




SEMPRE usem as ferramentas do mercado livre, e se tiver nos 7 dias de arrependimento você nem precisa ter motivo para devolver.

Nesse caso do OP ai, tem boas chances de ter perdido o dinheiro, ja que se abrir a reclamação, não terá o produto pra devolver.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Alguns vendedores pedem pra não abrir reclamação porque as vezes o comprador pode devolver um tijolo e o Mercado Livre dá razão ao comprador. Eu mesmo perdi uns 30 reais porque o cara se arrependeu da compra quando chegou pra ele(ao menos recebi de volta o produto).

Agora no seu caso, eu sugiro escanear o comprovante dos correios, conversa com o vendedor DENTRO DA PLATAFORMA, se ele não ter der uma satisfação ai sim você abre uma reclamação, enviando os prints das conversas que voces tiveram e o comprovante de envio.
 

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
Agora no seu caso, eu sugiro escanear o comprovante dos correios, conversa com o vendedor DENTRO DA PLATAFORMA, se ele não ter der uma satisfação ai sim você abre uma reclamação, enviando os prints das conversas que voces tiveram e o comprovante de envio.
Então, como disseram ai o ML amarrou tudo de uma forma que você simplesmente não tem como reclamar numa situação semelhante a minha. Todas as opções disponíveis no sistema sempre terminam em um ponto onde não tem como prosseguir uma vez que eu já não tenho o produto em mãos.

Sem dúvida isso torna a plataforma bastante segura pro comprador, mas confesso que senti falta de algum alerta mais incisivo, tipo, quando o vendedor envia mensagem com endereço de email, n° de telefone ou mesmo palavras chave relacionadas à "burlar" o sistema, uma tela de confirmação (ou algo assim) deixar muito implicito que qualquer ação fora da via oficial resulta em impossibilidade total de recurso.

Isso inclusive me lembra aqueles alertas toscos que o banco envia as vezes dizendo "nunca solicitamos sua senha, se te enviarem um email assim cuidado que pode ser golpe"... po, pode ser não, com certeza é xD

Mas enfim, se a intenção do cara era inviabilizar o reemvolso uma rápida menção ao PROCON fez ele responder informando que meu produto já estava na fila pra análise hoje mesmo (claro que estava).
 

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
Passando só pra contar o desfecho da história...

Após muita enrolação o vendedor finalmente efetuou o reembolso, mas não só isso, ele reembolsou até o valor do frete!

102617

102618

Como podem ver no print acima, o valor do produto era R$75 e a devolução foi de R$90. Foi algo meio bizarro levando em conta que tudo apontava pra um calote, sobretudo porque eu não paguei pela postagem de volta (como apontaram ai um dos motivos mais óbvios de quererem fazer o processo por fora seria não arcar com o custo do re-envio).
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.588
Reações
32.982
Pontos
1.048
Passando só pra contar o desfecho da história...

Após muita enrolação o vendedor finalmente efetuou o reembolso, mas não só isso, ele reembolsou até o valor do frete!

Visualizar anexo 102617

Visualizar anexo 102618

Como podem ver no print acima, o valor do produto era R$75 e a devolução foi de R$90. Foi algo meio bizarro levando em conta que tudo apontava pra um calote, sobretudo porque eu não paguei pela postagem de volta (como apontaram ai um dos motivos mais óbvios de quererem fazer o processo por fora seria não arcar com o custo do re-envio).
Deu sorte. Vê se agora fica esperto e não faça mais isso.
 

The_Pussylover

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
270
Reações
109
Pontos
724
Ainda bem que deu tudo certo
Sou vendedor no ML e é tanto empecilho que colocam para os vendedores que por isso sempre tentam resolver sem reclamação ou por fora do ML

Muita gente devolve algo quebrado ou outra coisa e o MercadoLivre devolve NA HORA o dinheiro todo para o comprador, simples assim, e o vendedor que se lasque
 

MrTraveller

Larva
Mensagens
9
Reações
7
Pontos
3
Muita gente devolve algo quebrado ou outra coisa e o MercadoLivre devolve NA HORA o dinheiro todo para o comprador, simples assim, e o vendedor que se lasque
Hipoteticamente, se alguém comprar um produto caro seu e devolver uma banana não dá B.O. nenhum pro comprador? Tem que ter algum esquema ai, do contrário haveria gente abrindo lojinha de eletrônicos só com produtos pseudo-devolvidos =/
 

Extrusor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.139
Reações
2.243
Pontos
453
Passando só pra contar o desfecho da história...

Após muita enrolação o vendedor finalmente efetuou o reembolso, mas não só isso, ele reembolsou até o valor do frete!

Visualizar anexo 102617

Visualizar anexo 102618

Como podem ver no print acima, o valor do produto era R$75 e a devolução foi de R$90. Foi algo meio bizarro levando em conta que tudo apontava pra um calote, sobretudo porque eu não paguei pela postagem de volta (como apontaram ai um dos motivos mais óbvios de quererem fazer o processo por fora seria não arcar com o custo do re-envio).


Que bom q deu tudo certo cara, eu vendo no mercado livre , pelo q vc falou o vendedor tem muita venda né? Nesse caso não sei se afetaria tanto, mas no meu caso devolução arrebenta (sei q faz parte , não tô reclamando kkkk), mas dependendo do q o cliente fala eu pergunto se dá pra resolver "por fora" para não afetar a reputação, as vezes aceitam e as vezes não, quando aceita ok me ajuda,as quando o cliente recusa aí paciência ele está no direito dele e eu não fico bravo n nada. (Claro q tudo isso q eu falei é só ver mim, o cliente não tem obrigação de saber se sou confiável).
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Hipoteticamente, se alguém comprar um produto caro seu e devolver uma banana não dá B.O. nenhum pro comprador? Tem que ter algum esquema ai, do contrário haveria gente abrindo lojinha de eletrônicos só com produtos pseudo-devolvidos =/
O vendedor faria um BO na polícia mas provavelmente não daria em nada, só o prejuízo pro vendedor. Vendedor é a parte mais vulnerável das negociações via MercadoLivre.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.718
Reações
13.717
Pontos
803
que sorte que ate o frete foi devolvido sem mais dores de cabeca

na ultima vez que precisei devolver o produto, o ML me enrolou e nao devolveu o frete

tive que ir no consumidor gov pra reclamar.
 
Topo Fundo