O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Metal Gear Solid 2: O melhor e mais incompreendido MGS, por outro ponto de vista

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Alguns de vocês devem conhecer a história da revolta de boa parte da fanbase de MGS com o jogo pelo fato de você jogar com o Raiden, e não com o Solid. Vocês provavelmente já viram muita gente que jogou o jogo mas não entendeu absolutamente nada do que ele tentou apresentar, ao ponto de ver gente dizendo que é o pior MGS, que a história não faz sentido, ou alguma outra maluquice.

Já faz um tempo que MGS2 se tornou meu MGS favorito, não pelo que ele faz pela franquia em si, mas pelo que ele é e representa individualmente.

Eu sou bastante crítico do Kojima e se fosse explicar detalhadamente os motivos, precisaria de umas três paginas aqui... Mas MGS 2 é o ponto alto, a magnum opus do Kojima não como game designer, mas como pensador. Claro, o jogo sofre com a jogabilidade ruim que foi marca da série entre o primeiro Solid e Ground Zeroes, sofre da dificuldade que o Kojima tem em ser sucinto e escrever 400 linhas de texto pra dizer algo que não tem qualquer relevância ao plot (nem ao desenvolvimento de personagem nem ao worldbuilding), mas em compensação, a ideia, o conceito, e principalmente a forma com a qual MGS 2 foi construído, faz dele um jogo único.

Se você jogar todos os Metal Gear, desde o primeiro até o Phantom Pain, o único jogo que vai parecer um estranho no ninho é MGS 2. E isso acontece pq ele é mais que só um jogo. Na verdade, em boa parte de MGS 2, Kojima fez com que o "jogo" em MGS 2 fosse outro, não o jogo no sentido que normalmente se entende, mas algo bem mais profundo do que apertar botões, ler texto, interagir com itens, personagem e cenários.

Esse vídeo (em inglês), do ótimo George Weidman (SuperBunnyHop), analisa MGS 2 de uma forma totalmente diferente do que a gente entende por analise de um jogo... O que faz sentido ja que MGS 2, é algo alem de um jogo.

 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.475
Reações
4.623
Pontos
1.069
A edge ja fez uma excelente materia sobre mgs2 e como ele e a frente do seu tempo em ideias

E que a historia so envelheceu bem, sobre o controle e o lixo digital, e que as historias dos dias de hj, por sua falta de ambicao e qualidade, enaltecem ainda mais a ambiciosa historia de mgs2

Um jogaco, tb acho a historia mais foda, nao a mais wmocionate ( mgs3) mas com certeza a mais critica, mais pensante

Claro que o povo homer simpson da epoca, que alias curte os uncharted da vida, nao tiveram a capacidade de enxergar isso e ficaram de mimimi " quero jogar com o snake"


A historia vai muito alem
 

-Riku-

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.039
Reações
27.187
Pontos
1.104
o MGS 2 é meu favorito
Um dos jogos mais ousados de toda a historia
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Também fui um dos milhares que odiaram o jogo por conta do bixa louca do Raiden. Mas depois de compreender o enredo anos depois, vi que estava totalmente equivocado.
 


razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Pra mim o 2 só não é pior que o V!

Pronto falei!
Se tiver como, veja o vídeo.

Vc vai entender inclusive o pq de vc não ter gostado especificamente desses dois jogos. Ja que o V pega muito do 2, ainda que de forma bem superficial.
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.279
Pontos
1.014
Se tiver como, veja o vídeo.

Vc vai entender inclusive o pq de vc não ter gostado especificamente desses dois jogos. Ja que o V pega muito do 2, ainda que de forma bem superficial.

Verei depois...

Mas o V não tem salvação, é nítido que falta coisa. O 2 até vai.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Eu me lembro que houve uma entrevista que ele falou que ele queria que esse game fosse do jogador jogando ao lado do Snake. Eu gosto desse jogo, as mecanicas dele são bem melhores que a maioria dos stealths da época.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Verei depois...

Mas o V não tem salvação, é nítido que falta coisa. O 2 até vai.
Sim, o problema do corte de conteúdo e jogo não terminado é algo que infelizmente comprometeu o que poderia ter sido o melhor MGS de todos.

O lance de ser "compreensível" vc não gostar do V, ja que não gostou do 2, é que se certa forma ele faz algo que o 2 fez, ainda que em menor escala, e de uma forma diferente, mas ainda mais previsivel (o @Pingu77 sabe do que eu to falando, ja que eu descobri o que era o plot twist do jogo antes dele lançar).
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.279
Pontos
1.014
Sim, o problema do corte de conteúdo e jogo não terminado é algo que infelizmente comprometeu o que poderia ter sido o melhor MGS de todos.

O lance de ser "compreensível" vc não gostar do V, ja que não gostou do 2, é que se certa forma ele faz algo que o 2 fez, ainda que em menor escala, e de uma forma diferente, mas ainda mais previsivel (o @Pingu77 sabe do que eu to falando, ja que eu descobri o que era o plot twist do jogo antes dele lançar).

Não é que eu "não goste" do 2. Mas até a chegada do V, para mim ele era o pior dos melhores entendeu?

O 1 e o 3 são jogos épicos. O 1 é epicidade do começo ao fim, o 3 tem a Boss. O 4 aquela luta com o Ocelot e a parte que ele se arrasta no corredor de Micro-ondas.

Me fala uma cena do 2 que seja tão marcante quanto essas duas. Simplesmente por isso para mim o 2 fica aquém dos outros. Agora o 5 é um excelente jogo, mas um péssimo metal-gear. O plot final foi legal, mas do que adianta se o restante foi mal desenvolvido? Só a Quiet salva.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Esse jogo é sensacional, lembro que antes de comprar o ps2 fui com o @Perfect Insane na locadora fazer um test drive e saímos com um hype monstro após jogar Mgs2, GTA3 e Gt3.
 

vivinho

Bam-bam-bam
Mensagens
672
Reações
856
Pontos
293
Sempre quis jogar, mas sempre deixava pra depois. No ano que vem com certeza eu vou jogar.. Inclusive eu não joguei o 5 depois do prólogo pra zerar o 2, 3 e 4 algum dia.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Não é que eu "não goste" do 2. Mas até a chegada do V, para mim ele era o pior dos melhores entendeu?

O 1 e o 3 são jogos épicos. O 1 é epicidade do começo ao fim, o 3 tem a Boss. O 4 aquela luta com o Ocelot e a parte que ele se arrasta no corredor de Micro-ondas.

Me fala uma cena do 2 que seja tão marcante quanto essas duas. Simplesmente por isso para mim o 2 fica aquém dos outros. Agora o 5 é um excelente jogo, mas um péssimo metal-gear. O plot final foi legal, mas do que adianta se o restante foi mal desenvolvido? Só a Quiet salva.
"Se você jogar todos os Metal Gear, desde o primeiro até o Phantom Pain, o único jogo que vai parecer um estranho no ninho é MGS 2. E isso acontece pq ele é mais que só um jogo. Na verdade, em boa parte de MGS 2, Kojima fez com que o "jogo" em MGS 2 fosse outro, não o jogo no sentido que normalmente se entende, mas algo bem mais profundo do que apertar botões, ler texto, interagir com itens, personagem e cenários."

Sobre o 2, é exatamente o modo de enxergar ele como jogo, que não deixa que vc o veja como o "jogo" que ele é. É confuso e complexo sim, mas pense no MGS2 como um experimento que usa a mídia chamada videogame como plataforma, e nao como mais um jogo entre todos os outros que foram lançados.

Foi por isso que eu disse que o jogo tem problemas. Como jogo, no sentido comum de entender a coisa, ele não é perfeito. É o jogo que ele faz e no qual se torna, que faz ele ser o que é.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.471
Reações
60.313
Pontos
1.253
ATÉ QUE ENFIM!
tumblr_m1scot3RZC1qb75wu.gif

A repercussão que MGS2 causou,prova mais uma vez que quase todo mundo só gosta de personagem "fodão",independente se seja bom ou não.
Teve muita gente na época,e até hoje,que simplesmente diz "o jogo é ruim" apenas pelo fato de você jogar com o personagem Raiden na maior parte do jogo.

Eu,sinceramente,acho MGS2 um dos melhores jogos de todos os tempos.
Mas deixando à parte esse lado "não literal" (vou assistir o vídeo depois),ele é muito foda também:
O game design e toda a parte temática (história,ambientação) são muito bem modelados,pqp.
Toda hora o jogo te coloca numas situações inusitadas,seja por meio do gameplay ou tentando ligar aspectos da história.
Dá até para analisar o jogo como uma reinterpretação do MGS1,de certo modo.

Enfim,é um jogo excelente,e pegando fatores externos,uma obra excelente também.
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.279
Pontos
1.014
"Se você jogar todos os Metal Gear, desde o primeiro até o Phantom Pain, o único jogo que vai parecer um estranho no ninho é MGS 2. E isso acontece pq ele é mais que só um jogo. Na verdade, em boa parte de MGS 2, Kojima fez com que o "jogo" em MGS 2 fosse outro, não o jogo no sentido que normalmente se entende, mas algo bem mais profundo do que apertar botões, ler texto, interagir com itens, personagem e cenários."

Sobre o 2, é exatamente o modo de enxergar ele como jogo, que não deixa que vc o veja como o "jogo" que ele é. É confuso e complexo sim, mas pense no MGS2 como um experimento que usa a mídia chamada videogame como plataforma, e nao como mais um jogo entre todos os outros que foram lançados.

Foi por isso que eu disse que o jogo tem problemas. Como jogo, no sentido comum de entender a coisa, ele não é perfeito. É o jogo que ele faz e no qual se torna, que faz ele ser o que é.

Que ele é único não tenho duvidas aquele cenário político e tudo mais.

Mas é isso mesmo que vc disse, ele é um estranho no ninho. Ele é bom do seu próprio modo, mas se vc comparar os outros 3 jogos (incluindo o peace walker) da pra ver que a pegada dele é diferente.

Eu gosto do estilo mais tradicional e "galhofa" dos MGS. Por isso o 2 fica em penúltimo na minha lista de melhores MGS.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
ATÉ QUE ENFIM!
tumblr_m1scot3RZC1qb75wu.gif

A repercussão que MGS2 causou,prova mais uma vez que quase todo mundo só gosta de personagem "fodão",independente se seja bom ou não.
Teve muita gente na época,e até hoje,que simplesmente diz "o jogo é ruim" apenas pelo fato de você jogar com o personagem Raiden na maior parte do jogo.

Eu,sinceramente,acho MGS2 um dos melhores jogos de todos os tempos.
Mas deixando à parte esse lado "não literal" (vou assistir o vídeo depois),ele é muito foda também:
O game design e toda a parte temática (história,ambientação) são muito bem modelados,pqp.
Toda hora o jogo te coloca numas situações inusitadas,seja por meio do gameplay ou tentando ligar aspectos da história.
Dá até para analisar o jogo como uma reinterpretação do MGS1,de certo modo.

Enfim,é um jogo excelente,e pegando fatores externos,uma obra excelente também.
Vc vai adorar o vídeo (também) pelo motivo negritado.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Esse jogo me faz pensar até onde a história pode interferir em um jogo.

Quem sabe esse jogo poderia trazer muito mais elementos para a jogabilidade da série, mas ficou preso por causa da história que tinha que ser contada, mas se tivesse mexido muito no gameplay, a história, que é o ponto alto do jogo, ia ficar comprometida...

No fim acho que depende um pouco o que cada um prefere de um jogo e as experiências que consegue tirar dele.

Ah, e já tinha visto esse vídeo, ele tem outros da série Metal Gear, nesse mesmo formato, são bem interessantes.
 

Suordi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.517
Reações
8.232
Pontos
819
Ainda não assisti ao vídeo, mas vou compartilhar um trecho de um artigo sobre como MGS2 praticamente previu o algoritmo do Facebook:

Towards the end of the game, there's an extraordinary conversation in which the motivations of the Patriots are revealed, along with their disturbing ideas on the effects of mass culture and social media on the people.

"But in the current, digitized world, trivial information is accumulating every second, preserved in all its triteness. Never fading, always accessible," says Campbell, now revealed as an AI.

"Rumours about petty issues, misinterpretations, slander..." continues Rose.

"All this junk data preserved in an unfiltered state, growing at an alarming rate. It will only slow the rate of progress, reduce the rate of evolution," says Campbell.

And then Rose says, "Everyone withdraws into their own small gated community, afraid of a larger forum. They stay inside their little ponds, leaking whatever 'truth' suits them into the growing cesspool of society at large." Somehow, it'd foreseen the effect of Facebook's algorithmically curated newsfeed long before even MySpace was invented.

It's not that Metal Gear Solid 2 offers any particular answers to today’s post-truth world. But this transcendent, bizarre, base, confusing, funny, rambling, rich, ridiculous, self-indulgent, and deeply generous game can still hold a mirror up to it. 15 years later, it still has us talking.

Para quem não sabe, o Facebook tenta aprender aquilo que você gosta e mostrar mais daquilo, ocultando conteúdo que o usuário não gostaria de ver e criando uma espécie de "bolha de informação".

O artigo completo: http://www.glixel.com/news/how-metal-gear-solid-2-foretold-our-post-truth-future-w450225
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Até que o jogo começa bem, mas depois chega o Raiden e começa a apertar o pinto dos outros.

Pra mim acabou ai.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Até que o jogo começa bem, mas depois chega o Raiden e começa a apertar o pinto dos outros.

Pra mim acabou ai.
curioso pra saber qual versão de MGS2 vc jogou, pq eu tenho bastante certeza de que isso não acontece em parte alguma do jogo.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
curioso pra saber qual versão de MGS2 vc jogou, pq eu tenho bastante certeza de que isso não acontece em parte alguma do jogo.
Vc pode discutir quem pegou em quem, mas a v**dαgeм corre solta nesse jogo.

Ratinho ficaria orgulhoso. :klol
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Pra quem não manja de ouvir em inglês mas consegue ler tranquilo, tem esse site tb (é uma pagina especial do junker hq dedicada ao MGS2) que não tem relação alguma com o vídeo do primeiro post, mas explica bastante das coisas e temas abordados no jogo.

http://junkerhq.net/MGS2/
 

marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.375
Reações
2.843
Pontos
694
O Kojima previu com bastante grau de acerto a cultura internética dos dias de hoje. Memes idiotas se espalhando sem controle, boatos e notícias falsas se disseminando e muitas vezes se sobrepondo às verdades e informações mais relevantes. As vezes até me pergunto se a intenção de controle do fluxo da informação proposta pelos antagonistas do jogo realmente seria de todo o mal. Pra mim é um Metal Gear que vai subindo no meu conceito a cada dia que passa.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Vc pode discutir quem pegou em quem, mas a v**dαgeм corre solta nesse jogo.

Ratinho ficaria orgulhoso. :klol
Po uma boa é jogar o game ao invés de repetir o que viu escrito por ai, essas paradas que você ta escrevendo não tão fazendo sentido pra quem jogou ele.

Daqui a pouco tu vai querer justificar usando uma SS de quando o Raiden foge pelado da prisão.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Vi o vídeo e deu vontade de jogar o jogo novamente.

Tenho para dizer, no entanto, que de alguma maneira o jogo segue a linha do Metal Gear Solid 1. Dois jogos geniais realmente.
 

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.916
Reações
3.692
Pontos
1.264
Marcando pra ver o vídeo depois. Mas já adianto que MGS 2 foi um jogo a frente do seu tempo.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

RelâmpagoAzul

Veterano
Mensagens
608
Reações
522
Pontos
133
É triste que um jogão desses sofra tanto preconceito por causa do personagem que os inseguros e imaturos taxam de homossexual por pura ignorância e bitolação.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Não é que eu "não goste" do 2. Mas até a chegada do V, para mim ele era o pior dos melhores entendeu?

O 1 e o 3 são jogos épicos. O 1 é epicidade do começo ao fim, o 3 tem a Boss. O 4 aquela luta com o Ocelot e a parte que ele se arrasta no corredor de Micro-ondas.

Me fala uma cena do 2 que seja tão marcante quanto essas duas. Simplesmente por isso para mim o 2 fica aquém dos outros. Agora o 5 é um excelente jogo, mas um péssimo metal-gear. O plot final foi legal, mas do que adianta se o restante foi mal desenvolvido? Só a Quiet salva.

No Metal Gear 2 além da falta de epicidade, a batalha contra os chefes não tem graça.

No Metal Gear 1 e 3 temos lutas muito legais contra chefes e momentos épicos.
Enfrentar o Ninja, A sniper Wolf, psicho Mantis e o Loquid foi foda demais.

No Metal Gear 3 enfrentar the pain, the End e the boss tb foi muito épico. Além da cena de perseguição da moto foi muito foda.

No Metal Gear 2 não tem uma luta contra chefe legal. Mas repito uma única luta marcante essa porra não tem. Quem parecia interessante era a fortune mas ela morre sem você enfrentar ela.
 
Topo Fundo