O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Metal Gear Solid V: Impressões (+ MGS4 continua sendo o melhor MGS)

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Metal Gear Solid V: Impressões

maxresdefault.jpg


Então, pessoal, seguindo a minha formulazinha de só jogar games quando eles chegam a um preço bem em conta, finalmente peguei pra jogar MGSV, paguei apenas 39,99 reais numa promoção da PSN.
Desde as primeiras apresentações fiquei meio pé atrás com esse MGS, principalmente devido a sua proposta "OpenWorld" que não é tão open world assim, e o game também sair para trocentas plataformas me preocupou ( PS3, PS4, X360, Xone, PC), principalmnete depois de jogar a obra prima que foi MGS4.


metal-gear-solid-4-20050915072839278.jpg

Ter MGS 1, 2, 3, 4 e 5 no mesmo console é foda hein, PS3 Owned! Espero que o emu de ps3 não demore a ficar decente, assim poderei jogar novamente.


A jogabilidade acho que foi bastante melhorada em relação aos games anteriores da série, nunca gostei muito dos controles de MGS, pra mim sempre ficaram atrás de Splinter Cell nesse quesito, MGS4 já deu uma ótima melhorada mas ainda precisava de ajustes, e foi amplamente melhorado no V. A proposta de mundo semi-aberto acho que ficou interessante, você tem várias side missions que são seu playground para brincar de espião, mas o jogo realmente te dá bastante liberade em como abordar cada missão, isso ficou muito bom. Não sou muito fan desses lances de trocentos menus e farm de itens, loot e etc, coisa que japonês adora, acho que MGSV foi meio demais nesse sentido, mas casa com a proposta do game.
Acho que essa liberade de "movimentação" e etc, veio em detrimento do enredo mais amarrado e cinematográfico de MGS4, que me deixou bem mais atenado e envolvido com a história.

Graficamente apesar de ser um game crossGen, ficou bem legal a 1080p/60fps, o jogo roda de forma muito fluída, da gosto.

Também os lances como o clima, iluminação, modificar o cenário (desligar um rádio, energia), barulhos, cheiros afetam a IA dos personagens é muito legal, as combinações de parceiros + customização do Snake + maneiras de abordar uma missão + diferenciais que upgrades da base possibilitam, criam uma gama quase infinita de variantes de como vc pode avançar e abordar as missões, tornando o game bem único por usuário.

MGSV continua com as bizarrices de Kojima, como "uma caixa de papelão ser a última matéria em tecnologia de camuflagem" hehe, e posters de mulheres espalhados, músicas da época e etc. Enfim, tem vários dos elementos que tornam MGS único.

Resumindo, o game perdeu em relação a MGS4 em termos de enredo que te deixa vidrado, mas ganhou em outros aspéctos, é um MGS diferente, mas estou gostando bastante.

Se MGS4 para mim é um game nota, sei lá, 9.5, diria que MGS5 fica entre um 9.1 ou 9.3, não vejo ele me marcando como MGS4 marcou, mas é um jogão.

9.2

ps. Não consigo imaginar MGS sem Kojima...
maxresdefault.jpg

[/spolier]
 
Ultima Edição:

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Esse jogo é excelente. Tenho cada missão gravada na minha memoria (mesmo porque varias delas tive que jogar duas vezes haha).

O jogo cresceu no meu conceito com o passar do tempo. A lembrança da jogabilidade maravilhosa foi decantando na minha mente. Baita jogo.

Tem falhas na historia mas ainda assim é a melhor coisa de stealth action que eu joguei. Uma pena a konami ter virado uma m**** de empresa, kojima tinha que ter grana infinita, dificilmente ele faz m****.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
MGS 3 > MGS 1 > MGS V > MGS 4 > MGS 2 > MGS PW

Essa é a minha ordem.
Mas MGS V é, de longe, o mais rejogável
replay value desse jogo é muito alto
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Jogo perfeito. Nota 10.
Só a história que peca. Joguei mais de 100 horas no ps3 e tenho a Collector's Edition para Ps4 aqui ainda lacrada.
 
Ultima Edição:

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.761
Reações
3.247
Pontos
1.064
Comprei no lançamento e até hoje não terminei.
Jogo lançado pela metade.
 


Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.336
Reações
10.731
Pontos
704
Eu lembro a primeira vez que joguei o MGS 3 no PS2 e fiquei pensando caramba como um jogo desses roda nesse console? O Kojima realmente fez um jogo a frente da geração do PS2.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
MGS 3 > MGS 2 > MGS > MGS V > MGS PW > MGS 4

O 4 é o pior, na minha opinião. Como bem disse uma vez o @Ron Swanson, ele tem um storytelling composto de exposição exaustiva de diálogos e longas cutscenes, em um nível muito pior que os outros. Soma-se a isso, eu observo, os corredores camuflados, coisa que o V superou de longe.

Sobre a suposta INCOMPLETUDE do Phantom Pain, isso em grande parte é falso e como não faz parte da discussão principal do tópico, colocarei aqui os textos de um colega usando a aba de spoilers:

"O que foi cortado/descartado do jogo foi o seguinte:

- Episódio 51: Reino das Moscas (vídeo presente no Blu-Ray da edição de colecionador do game mostra como tal Episódio seria)
- Battle Gear (Ele seria utilizável como um buddy durante gameplay)
- Cães de ataque
- Cenas de trailers

Sobre o Episódio 51:

Kenji Yano, amigo pessoal do Kojima, responsável por uma das melhores interpretações da história do MGSV, co-escritor do roteiro de Death Stranding e atual membro da nova Kojima Productions, escreveu romances baseados nos jogos de MGS, com supervisão do próprio Hideo Kojima. (Lançados somente no Japão, sob o pseudônimo de Hitori Nojima.) O romance de MGSV tem algumas diferenças, por exemplo, a Quiet se suicida ao invés de ir embora, existe um membro da Diamond Dogs que tem destaque chamado Leonard, entre outras coisas. Mas no romance, apesar de existir um Epílogo contado por Ishamel bem como em Moby Dick, também não existe a Missão 51. E o autor falou sobre isso. Segundo ele, ele acha que a Missão não adicionaria nada demais no jogo, e acha que o arco ficaria melhor em aberto para interpretação do público. As pessoas não querem aceitar que MGS acabou e devido ao choque e diversas emoções do final do MGSV, elas falam que o game está incompleto e colocam como alvo fácil a Missão 51, que simplesmente é algo que está de fora mesmo, e para ele o segmento da missão seria grande demais e iria quebrar o balanço do V, pois por si só é praticamente uma história separada e arruinaria a narrativa já grande de The Phantom Pain. Ele ainda termina dizendo algo que confirma a suposição sobre a missão ser um extra: para ele, a missão poderia ser lançada posteriormente como DLC, mas não faz parte do jogo em si, cujo planejamento sempre foi 50 missões no lançamento.

Entrevista com ele: https://goo.gl/hDxELl
Konami diz que o jogo tem um final e que a Missão 51 seria um extra: https://www.polygon.com/2016/8/31/12733180/metal-gear-solid-5-mission-51-ending

Resumindo: O Episódio 51 foi descartado no início do desenvolvimento de MGSV, e foi incluído um blu-ray sobre ele como um extra. Pessoas viram isso e começaram a falar que seria o final do jogo e que o game está incompleto, quando na verdade não tem nada disso. O Kojima descartou, provavelmente, porque é uma missão que sai fora do tom e dos temas do jogo de vingança, dor fantasma, porque entrega algo direto e satisfatório.

Vídeo do Episódio 51:

Sobre o Battle Gear:

Comentário do Kojima sobre o Battle Gear no guia oficial do Metal Gear Solid V, da Piggyback:

"O Battle Gear criado por Emmerich é usado em missões de expedição, e para ser honesto, meu plano era torná-lo disponível em campo real. Percebi que sua presença atrapalhou o equilíbrio de jogabilidade durante as sessões de teste, então eu acabei tendo que removê-lo do jogo."

Basicamente era um buddy desequilibrado, que tinha poder demais e tornava inútil o uso de outros (como o D-Walker, que é bem similar só que mais fraco) então por ser anti-diversão ele decidiu retirar do jogo. Não é a primeira vez que ele faz isso, no MGS2 ele retirou uma seção do Tanker que o jogador controlaria o Solid enquanto fugia da água inundando o navio, mas ele descartou durante fase de testes após o jogo estar completo porque simplesmente não era divertido.

Mas o Battle Gear é usado nas missões de expedição que são basicamente as Outer Ops. No final da "storyline" que tem nas missões principais de expedição, é necessário ter o Battle Gear completo para ele ser usado nas mesmas. Não nego, seria divertido usar o Battle Gear, mas o motivo do corte foi justo. Mas acabou deixando na vontade, já que era tarde demais para retirar as cenas, que pelo menos adicionam mais desenvolvimento de personagem para o Huey. Agora ele tá afim de fazer uma arma deliberadamente, ao contrário do Peace Walker em que ele era contra.

Fonte: Guia da Piggyback que contê comentários do Kojima sobre o jogo.

Sobre cenas de trailers:

Algumas poucas cenas de trailers foram modificadas, descartadas ou incluídas durante gameplay. Exemplo: Muita gente não sabe, mas aquela cena do prisioneiro sendo executado no Camp Omega está no jogo, só que é uma animação de outro prisioneiro que acontece durante a missão 6, Onde as abelhas dormem. Muita gente usa isso de pretexto para dizer que teve conteúdo cortado, quando na verdade é algo normal no desenvolvimento de um jogo ter cenas modificadas e muito mais durante o progresso do mesmo. Tem algumas cenas que foram feitas para os trailers também, como a cena do trailer nuclear que ele anda no meio dos corpos mortos na áfrica, aquele local na áfrica existe, aquela animação do venom existe, mas a animação é usada na missão 43 e o local não tem cutscene em si, mas os corpos estão lá, durante a missão 13. Kojima fala sobre isso de enganar a galera e criar coisa para os trailer no Making Of do trailer Nuclear:

Sobre cães de guarda:

Foram cortadas antes no GZ e novamente cortados no TPP, seriam cães inimigos que atacariam você e te iriam farejar, o motivo para serem cortados foi porque simplesmente adicionavam uma dificuldade desnecessária e chata, porque isso só foi acontecer durante as sessões de teste, bem como o Batlte Gear, o Kojima resolve tirar coisas que ele não acha divertido ou que as pessoas possivelmente não irão gostar, ele já fez isso antes. Como foi retirado durante as sessões de teste, alguns diálogos sobraram em guardas, que as vezes você pode ouvir eles falando sobre cães.

Áudios dos cães de guarda retirados:

Enfim, tem coisinhas menores que seriam que seriam áudios de conversa com a Paz e sobre a Quiet também, que foram retirados mesmo estando completo, isso provavelmente porque Kojima preferiu manter a sutileza na narrativa e ter menos conversa e mais linguagem corporal e mais interações do que só papo. Eu achei uma boa direção.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Todo jogo tem conteúdo cortado/descartado, porque isso é normal durante o desenvolvimento de qualquer game, tanto por ideias que não funcionam quanto por restrições de tempo e dinheiro, mas como MGSV as pessoas ficaram insatisfeitas com o final, resolveram falar que o jogo tá incompleto, quando na verdade, o próprio Kojima disse várias vezes em entrevistas que é o Metal Gear definitivo que ele sempre quis fazer e o game saiu o mais perto possível da visão inicial que ele tinha da saga.

Checa o documentário interativo do MGS2 disponível no PS2, você pode emular no PC. Lá mostra vários conteúdos cortados do game, tipo um Osprey, Metal Gear REX, personagens cortados (Chinaman e Old Boy) e por aí vai, até cenas que tiveram que ser cortadas por impacto dos ataques terroristas de 11 de Setembro.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Enfim, queria poder explicar mais a fundo para você e dar mais exemplos, porque tem outras coisas que eu poderia acrescentar, mas eu tô de saco cheio dessa m****, já discuti mil vezes isso com ignóbeis, e tô cansado de escrever também.

Mas fechando com a cereja do bolo, o Capítulo 3. Eu poderia escrever muita m**** a respeito disso, mas eu vou tentar resumir.

Todo esse fuzuê em torno do Capítulo 3 é por conta de uma imagem que foi encontrada nos arquivos do jogo, essa abaixo. Aliás, todas essas coisas que te falei em maioria só foram encontradas porque jogadores fizeram data mining nos arquivos no PC. O Capítulo 3 já foi várias vezes implicado pela Konami de existir por meio de tweets após o desarmamento nuclear, desarmamento esse que libera uma certa cena que você já deve ter visto no YouTube. Após essa cena, teoricamente se inicia o Chapter 3: Peace, ou seja, paz após o desarmamento das nukes, o que ninguém sabe é o que ele é, se é um capítulo inteiro com missões, se é cenas extras e um epílogo, se é teoricamente o retorno ao Camp Omega com alguma revelação ou apenas uma tela de título metáfora para simbolizar o final do game e da corrida dos nukes. Mas que ele EXISTE, ele existe, e será desbloqueado após o desarmamento das armas nucleares, todas as evidências apontam isso.

Você deve estar se perguntando, mas se ele existe, por que não encontram os arquivos dele no jogo? Porque simplesmente não tem nada, só a imagem. Mas ligado ao desarmamento, tem códigos que serão ativados na nuvem da FOX Engine, esses sim encontrados nos arquivos, que vão começar o download de alguma coisa, e isso só pode ser ativado quando todas as nukes forem desarmadas, só assim para sabermos a verdade do que é o Chapter 3.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros tópicos adicionais citados:

Kojima disse em entrevista que o jogo tem algo nunca antes feito na indústria dos videogames que poderia levar ele sair da mesma e que os jogadores retornariam ao Camp Omega de uma forma especial no game.

Hipóteses sobre o retorno ao Camp Omega e tal coisa nunca antes feita:

-A ideia foi descartada durante o desenvolvimento
-Kojima se referia ao Metal Gear Online ter um mapa especial do Camp Omega (http://www.playstationlifestyle.net...camp-omega-will-only-be-in-metal-gear-online/)
-A hipótese do meu comentário acima desse, em que algo nunca antes feito na indústria (unir todos os jogadores para desarmar todas as armas nucleares em um ambiente virtual, simulando o mundo real, dando a escolha nas mãos dos jogadores para ver o desfecho ou não) levaria ao retorno ao camp omega como epílogo

Missões repetidas no Capítulo 2

Tem gente acha que o Capítulo 2 ter missões repetidas seria um indício de que o desenvolvimento dele foi corrido, eu discordo totalmente.

Como bem foi dito, elas servem como complemento do Capítulo 2. A história principal do jogo é o Capítulo 1. O 2 serve de pós-jogos, o desenrolar dos outros eventos após a história, culminando na ligação com a franquia. O Kojima apenas quis acrescentar mais conteúdo de uma forma diferente, permitindo maior variação de estratégias. Jogar uma missão de subsistência é sensacional. Elas foram feitas dessa forma, não para encher linguiça. Uma prova disso é que foram escolhidas a mão para o jogo. As missões escolhidas funcionam perfeitamente com a designação escolhida. Nem todas funcionariam. Colocaram até uma homenagem ao MGS1 nas de Furtividade Total, com a música do original remixada especialmente para a tela de Game Over."
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.043
Reações
17.294
Pontos
1.024
O jogo é muito bom mesmo, destaque pra jogabilidade.

Mas é um péssimo Metal Gear. Tem uns probleminhas de design, e o capitulo 2 é uma tirada. Tem que repetir uma boa parte das missões.

Os requisitos pra ver o final verdadeiro é o que mais me incomodou. Tem que upar a motherbase ao máximo...sendo que precisa de uma infinidade de recursos. Esses eu já tenho, uns 100k ou mais de cada um, mas tem que esperar "processar" de 1000 em 1000 a cada X tempo.

Fora que minha base pode ser invadida, e eu perder meu pessoal e meus recursos.

Enfim, eu curti muito a jogabilidade, as possibilidades (mesmo que no fim todos usem a sniper com tranquilizante + fulton nos inimigos).

O jogo tem 50 missões, uns 20% delas são repetidos. 157 Side Ops, maioria repeteco, mas eu gostei. Acho que as missões repetidas poderiam ter sido colocadas como missões bônus e não pra engrossar a lista de Main Quests.

O openworld é riquíssimo em detalhes, mas vazio. Desempenho e som não tem do que falar, tudo acima da média (a excessão talvez seja a dublagem do Snake... que fala pouquíssimo).

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.732
Reações
79.743
Pontos
1.839
Eu não quero estragar o rolê de vocês dizendo de novo o quanto esse jogo é podre. Mas o Kojima deu mancada comigo.

Isso deu.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Eu só terminei esse jogo pq sou fã da série (ou era, nem sei mais). Tem um jogabilidade muito boa, mas é muito repetitivo e longo pra kct, não quero olhar pra cara dele nunca mais.

E MGS 4 é puro fan service, mas julgando o que a gente joga da fato, só o primeiro capítulo presta. Do resto, é um festival de cutscene e sequências scripitadas. Fraquíssimo.

Melhor MGS é o 3.
 

Ravenps3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.124
Reações
4.896
Pontos
1.259
Em nível historia ele deu mt mancada....mas a jogabilidade é Perfeita

Pra mim o 2 ainda é o melhor MGS
 

gabrielpt

Curupaco
VIP
Mensagens
10.597
Reações
19.373
Pontos
1.829
Eu dropei. Achei um péssimo Metal Gear. Massante demais. É um jogo de craftar pessoas basicamente, focado na Mother Base. A linearidade dos jogos anteriores me fez muita falta. Mas eu devo retomá-lo depois de jogar outros jogos mais interessantes.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Como eu não sou fã das bizarrices do Kojima, achei o MGS V interessante, mas entendo perfeitamente pq o game pode decepcionar um fã hardcore de MGS.

MGS 1 continua reinando supremo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.230
Reações
46.748
Pontos
1.934
Vc já perde todo o crédito quando fala que o MGS4 é o melhor da franquia

Ta. Cada um tem seu gosto. Mas uns fedem. Pelo amor de deus. Colocar o 4 na frente do 1 e do 3. Nem consigo elaborar um texto aqui haha

Resoluções forçadas, mal resolvidas, arrastado, gameplay truncado, cutscene extremamente exaustivo, prolixo, brega, vilões mais raros da história, extremamente expositivo (AKA preguiçoso), vergonha alheia (otacon/naomi, Ocelot no Ato 3, johnny/Meryl, por aí vai).

O jogo tem uns arcos bem escrotos pra alguns personagens. Tenta responder absolutamente tudo e faz mal feito. Fora q tem muita coisa q nem precisava ser explicado. Nem tudo precisa ser entregue. Nem tudo é tão relevante assim pra ter atenção desnecessária.

É o jogo mais mal resolvido da série, o mais preguiçoso com o plot/arco dos personagens e com um gameplay bem lixo em város momentos que não é stealth. (Tipo o final boss, batalha dos mechas, vc montado na motocicleta, treta com os ghekos, etc)

Único pro que tiro dessa m**** aí é o Old Snake e sua octo-suit. De resto é um lixo.

É como falar que os filmes do aranha feito pelo Marc Webb são melhores que os filmes do Sam Raimi. lol
 
Ultima Edição:

The Wanderer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.277
Reações
17.496
Pontos
1.409
MGS4 é o cocô do kojima embalado em um papel de presente.

MGSV, mesmo incompleto, merece seu lugar ao lado dos três primeiros.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.431
Reações
27.695
Pontos
1.063
O 4 foi o único que eu tive vontade de dropar (e dropei) em duas horas.

Jogo chato pra cacete, enredo todo cagado (o que não eh novidade se tratando de uma franquia que nem o autor sabe mais o que faz com ela) e vc assiste mais do que joga.
 

odema

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.259
Reações
1.939
Pontos
1.019
Vendi o meu antes de chegar na metade.

Parei no IV com muita satisfação e alegria.
 

katitus

Bam-bam-bam
Mensagens
3.390
Reações
6.189
Pontos
303
MGSV tem a melhor jogabilidade TPS da geração, quiçá da história. É algo tão fluído, responsivo, cheio de detalhes que é difícil descrever. Só isso, faz desse jogo um dos melhores da geração.

Mas não é o melhor metal gear, que pra mim é o 3.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Pra mim a parte técnica é impecável, mas senti falta de linearidade, mais cutscenes, lutas com chefes memoráveis, uma história instigante, etc.

Ficou maçante as missões depois de um tempo.

E eu também acho o MGS4 o melhor da série.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
26.684
Pontos
1.954
Metal Gear Solid V: Impressões

maxresdefault.jpg


Então, pessoal, seguindo a minha formulazinha de só jogar games quando eles chegam a um preço bem em conta, finalmente peguei pra jogar MGSV, paguei apenas 39,99 reais numa promoção da PSN.
Desde as primeiras apresentações fiquei meio pé atrás com esse MGS, principalmente devido a sua proposta "OpenWorld" que não é tão open world assim, e o game também sair para trocentas plataformas me preocupou ( PS3, PS4, X360, Xone, PC), principalmnete depois de jogar a obra prima que foi MGS4.


metal-gear-solid-4-20050915072839278.jpg

Ter MGS 1, 2, 3, 4 e 5 no mesmo console é foda hein, PS3 Owned! Espero que o emu de ps3 não demore a ficar decente, assim poderei jogar novamente.


A jogabilidade acho que foi bastante melhorada em relação aos games anteriores da série, nunca gostei muito dos controles de MGS, pra mim sempre ficaram atrás de Splinter Cell nesse quesito, MGS4 já deu uma ótima melhorada mas ainda precisava de ajustes, e foi amplamente melhorado no V. A proposta de mundo semi-aberto acho que ficou interessante, você tem várias side missions que são seu playground para brincar de espião, mas o jogo realmente te dá bastante liberade em como abordar cada missão, isso ficou muito bom. Não sou muito fan desses lances de trocentos menus e farm de itens, loot e etc, coisa que japonês adora, acho que MGSV foi meio demais nesse sentido, mas casa com a proposta do game.
Acho que essa liberade de "movimentação" e etc, veio em detrimento do enredo mais amarrado e cinematográfico de MGS4, que me deixou bem mais atenado e envolvido com a história.

Graficamente apesar de ser um game crossGen, ficou bem legal a 1080p/60fps, o jogo roda de forma muito fluída, da gosto.

Também os lances como o clima, iluminação, modificar o cenário (desligar um rádio, energia), barulhos, cheiros afetam a IA dos personagens é muito legal, as combinações de parceiros + customização do Snake + maneiras de abordar uma missão + diferenciais que upgrades da base possibilitam, criam uma gama quase infinita de variantes de como vc pode avançar e abordar as missões, tornando o game bem único por usuário.

MGSV continua com as bizarrices de Kojima, como "uma caixa de papelão ser a última matéria em tecnologia de camuflagem" hehe, e posters de mulheres espalhados, músicas da época e etc. Enfim, tem vários dos elementos que tornam MGS único.

Resumindo, o game perdeu em relação a MGS4 em termos de enredo que te deixa vidrado, mas ganhou em outros aspéctos, é um MGS diferente, mas estou gostando bastante.

Se MGS4 para mim é um game nota, sei lá, 9.5, diria que MGS5 fica entre um 9.1 ou 9.3, não vejo ele me marcando como MGS4 marcou, mas é um jogão.

9.2

ps. Não consigo imaginar MGS sem Kojima...
maxresdefault.jpg

[/spolier]


Você pode ler mais impressões do jogo no tópico aqui.

Aproveita e vota na enquete lá com avaliação do jogo.

Eu finalmente vou jogar MGS V em agosto agora.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.900
Pontos
2.164
Mgs 4 tem a pior gameplay e a melhor história.

Zerei ela pela terceira vez recentemente, 14 horas, 6 de gameplay e 8 de cutscene :klol

Pior que o jogo é tão foda, que no final, eu queria mais.

Meu favorito ainda é o 1.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.801
Reações
3.330
Pontos
453
Quando penso na série meu cérebro associa os 4 primeiros numerados, o 5 é estranho associar a franquia, ficou bem diferente.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
MGS 4 é muito inconstante.

1º e 2º capítulos são ótimos, 10/10.

3º capítulo é podre, 4/10.

4º capítulo é fraco, mas vale pela nostalgia, 7/10.

5º capítulo é mais ou menos, muito curto, 7/10.

No fim, é um jogo médio, nota 7/10.



MGS 3, por outro lado, é um dos melhores jogos de todos os tempos.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Metal Gear Solid é tão foda que os próprios fãs da série brigam discutindo qual é o melhor jogo da franquia. Enquanto uns acham o 3 melhor (também acho), outros acham o 1, o 5 e têm até espaço para os que acham que o 2 é o melhor (que foi odiado por muitos quando foi lançado).
Minha opinião:
3>5>4>1>2
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Metal Gear Solid é tão foda que os próprios fãs da série brigam discutindo qual é o melhor jogo da franquia. Enquanto uns acham o 3 melhor (também acho), outros acham o 1, o 5 e têm até espaço para os que acham que o 2 é o melhor (que foi odiado por muitos quando foi lançado).
Minha opinião:
3>5>4>1>2
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
MGS 3 > MGS 2 > MGS > MGS V > MGS PW > MGS 4

O 4 é o pior, na minha opinião. Como bem disse uma vez o @Ron Swanson, ele tem um storytelling composto de exposição exaustiva de diálogos e longas cutscenes, em um nível muito pior que os outros. Soma-se a isso, eu observo, os corredores camuflados, coisa que o V superou de longe.

Sobre a suposta INCOMPLETUDE do Phantom Pain, isso em grande parte é falso e como não faz parte da discussão principal do tópico, colocarei aqui os textos de um colega usando a aba de spoilers:

"O que foi cortado/descartado do jogo foi o seguinte:

- Episódio 51: Reino das Moscas (vídeo presente no Blu-Ray da edição de colecionador do game mostra como tal Episódio seria)
- Battle Gear (Ele seria utilizável como um buddy durante gameplay)
- Cães de ataque
- Cenas de trailers

Sobre o Episódio 51:

Kenji Yano, amigo pessoal do Kojima, responsável por uma das melhores interpretações da história do MGSV, co-escritor do roteiro de Death Stranding e atual membro da nova Kojima Productions, escreveu romances baseados nos jogos de MGS, com supervisão do próprio Hideo Kojima. (Lançados somente no Japão, sob o pseudônimo de Hitori Nojima.) O romance de MGSV tem algumas diferenças, por exemplo, a Quiet se suicida ao invés de ir embora, existe um membro da Diamond Dogs que tem destaque chamado Leonard, entre outras coisas. Mas no romance, apesar de existir um Epílogo contado por Ishamel bem como em Moby Dick, também não existe a Missão 51. E o autor falou sobre isso. Segundo ele, ele acha que a Missão não adicionaria nada demais no jogo, e acha que o arco ficaria melhor em aberto para interpretação do público. As pessoas não querem aceitar que MGS acabou e devido ao choque e diversas emoções do final do MGSV, elas falam que o game está incompleto e colocam como alvo fácil a Missão 51, que simplesmente é algo que está de fora mesmo, e para ele o segmento da missão seria grande demais e iria quebrar o balanço do V, pois por si só é praticamente uma história separada e arruinaria a narrativa já grande de The Phantom Pain. Ele ainda termina dizendo algo que confirma a suposição sobre a missão ser um extra: para ele, a missão poderia ser lançada posteriormente como DLC, mas não faz parte do jogo em si, cujo planejamento sempre foi 50 missões no lançamento.

Entrevista com ele: https://goo.gl/hDxELl
Konami diz que o jogo tem um final e que a Missão 51 seria um extra: https://www.polygon.com/2016/8/31/12733180/metal-gear-solid-5-mission-51-ending

Resumindo: O Episódio 51 foi descartado no início do desenvolvimento de MGSV, e foi incluído um blu-ray sobre ele como um extra. Pessoas viram isso e começaram a falar que seria o final do jogo e que o game está incompleto, quando na verdade não tem nada disso. O Kojima descartou, provavelmente, porque é uma missão que sai fora do tom e dos temas do jogo de vingança, dor fantasma, porque entrega algo direto e satisfatório.

Vídeo do Episódio 51:

Sobre o Battle Gear:

Comentário do Kojima sobre o Battle Gear no guia oficial do Metal Gear Solid V, da Piggyback:

"O Battle Gear criado por Emmerich é usado em missões de expedição, e para ser honesto, meu plano era torná-lo disponível em campo real. Percebi que sua presença atrapalhou o equilíbrio de jogabilidade durante as sessões de teste, então eu acabei tendo que removê-lo do jogo."

Basicamente era um buddy desequilibrado, que tinha poder demais e tornava inútil o uso de outros (como o D-Walker, que é bem similar só que mais fraco) então por ser anti-diversão ele decidiu retirar do jogo. Não é a primeira vez que ele faz isso, no MGS2 ele retirou uma seção do Tanker que o jogador controlaria o Solid enquanto fugia da água inundando o navio, mas ele descartou durante fase de testes após o jogo estar completo porque simplesmente não era divertido.

Mas o Battle Gear é usado nas missões de expedição que são basicamente as Outer Ops. No final da "storyline" que tem nas missões principais de expedição, é necessário ter o Battle Gear completo para ele ser usado nas mesmas. Não nego, seria divertido usar o Battle Gear, mas o motivo do corte foi justo. Mas acabou deixando na vontade, já que era tarde demais para retirar as cenas, que pelo menos adicionam mais desenvolvimento de personagem para o Huey. Agora ele tá afim de fazer uma arma deliberadamente, ao contrário do Peace Walker em que ele era contra.

Fonte: Guia da Piggyback que contê comentários do Kojima sobre o jogo.

Sobre cenas de trailers:

Algumas poucas cenas de trailers foram modificadas, descartadas ou incluídas durante gameplay. Exemplo: Muita gente não sabe, mas aquela cena do prisioneiro sendo executado no Camp Omega está no jogo, só que é uma animação de outro prisioneiro que acontece durante a missão 6, Onde as abelhas dormem. Muita gente usa isso de pretexto para dizer que teve conteúdo cortado, quando na verdade é algo normal no desenvolvimento de um jogo ter cenas modificadas e muito mais durante o progresso do mesmo. Tem algumas cenas que foram feitas para os trailers também, como a cena do trailer nuclear que ele anda no meio dos corpos mortos na áfrica, aquele local na áfrica existe, aquela animação do venom existe, mas a animação é usada na missão 43 e o local não tem cutscene em si, mas os corpos estão lá, durante a missão 13. Kojima fala sobre isso de enganar a galera e criar coisa para os trailer no Making Of do trailer Nuclear:

Sobre cães de guarda:

Foram cortadas antes no GZ e novamente cortados no TPP, seriam cães inimigos que atacariam você e te iriam farejar, o motivo para serem cortados foi porque simplesmente adicionavam uma dificuldade desnecessária e chata, porque isso só foi acontecer durante as sessões de teste, bem como o Batlte Gear, o Kojima resolve tirar coisas que ele não acha divertido ou que as pessoas possivelmente não irão gostar, ele já fez isso antes. Como foi retirado durante as sessões de teste, alguns diálogos sobraram em guardas, que as vezes você pode ouvir eles falando sobre cães.

Áudios dos cães de guarda retirados:

Enfim, tem coisinhas menores que seriam que seriam áudios de conversa com a Paz e sobre a Quiet também, que foram retirados mesmo estando completo, isso provavelmente porque Kojima preferiu manter a sutileza na narrativa e ter menos conversa e mais linguagem corporal e mais interações do que só papo. Eu achei uma boa direção.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Todo jogo tem conteúdo cortado/descartado, porque isso é normal durante o desenvolvimento de qualquer game, tanto por ideias que não funcionam quanto por restrições de tempo e dinheiro, mas como MGSV as pessoas ficaram insatisfeitas com o final, resolveram falar que o jogo tá incompleto, quando na verdade, o próprio Kojima disse várias vezes em entrevistas que é o Metal Gear definitivo que ele sempre quis fazer e o game saiu o mais perto possível da visão inicial que ele tinha da saga.

Checa o documentário interativo do MGS2 disponível no PS2, você pode emular no PC. Lá mostra vários conteúdos cortados do game, tipo um Osprey, Metal Gear REX, personagens cortados (Chinaman e Old Boy) e por aí vai, até cenas que tiveram que ser cortadas por impacto dos ataques terroristas de 11 de Setembro.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Enfim, queria poder explicar mais a fundo para você e dar mais exemplos, porque tem outras coisas que eu poderia acrescentar, mas eu tô de saco cheio dessa m****, já discuti mil vezes isso com ignóbeis, e tô cansado de escrever também.

Mas fechando com a cereja do bolo, o Capítulo 3. Eu poderia escrever muita m**** a respeito disso, mas eu vou tentar resumir.

Todo esse fuzuê em torno do Capítulo 3 é por conta de uma imagem que foi encontrada nos arquivos do jogo, essa abaixo. Aliás, todas essas coisas que te falei em maioria só foram encontradas porque jogadores fizeram data mining nos arquivos no PC. O Capítulo 3 já foi várias vezes implicado pela Konami de existir por meio de tweets após o desarmamento nuclear, desarmamento esse que libera uma certa cena que você já deve ter visto no YouTube. Após essa cena, teoricamente se inicia o Chapter 3: Peace, ou seja, paz após o desarmamento das nukes, o que ninguém sabe é o que ele é, se é um capítulo inteiro com missões, se é cenas extras e um epílogo, se é teoricamente o retorno ao Camp Omega com alguma revelação ou apenas uma tela de título metáfora para simbolizar o final do game e da corrida dos nukes. Mas que ele EXISTE, ele existe, e será desbloqueado após o desarmamento das armas nucleares, todas as evidências apontam isso.

Você deve estar se perguntando, mas se ele existe, por que não encontram os arquivos dele no jogo? Porque simplesmente não tem nada, só a imagem. Mas ligado ao desarmamento, tem códigos que serão ativados na nuvem da FOX Engine, esses sim encontrados nos arquivos, que vão começar o download de alguma coisa, e isso só pode ser ativado quando todas as nukes forem desarmadas, só assim para sabermos a verdade do que é o Chapter 3.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros tópicos adicionais citados:

Kojima disse em entrevista que o jogo tem algo nunca antes feito na indústria dos videogames que poderia levar ele sair da mesma e que os jogadores retornariam ao Camp Omega de uma forma especial no game.

Hipóteses sobre o retorno ao Camp Omega e tal coisa nunca antes feita:

-A ideia foi descartada durante o desenvolvimento
-Kojima se referia ao Metal Gear Online ter um mapa especial do Camp Omega (http://www.playstationlifestyle.net...camp-omega-will-only-be-in-metal-gear-online/)
-A hipótese do meu comentário acima desse, em que algo nunca antes feito na indústria (unir todos os jogadores para desarmar todas as armas nucleares em um ambiente virtual, simulando o mundo real, dando a escolha nas mãos dos jogadores para ver o desfecho ou não) levaria ao retorno ao camp omega como epílogo

Missões repetidas no Capítulo 2

Tem gente acha que o Capítulo 2 ter missões repetidas seria um indício de que o desenvolvimento dele foi corrido, eu discordo totalmente.

Como bem foi dito, elas servem como complemento do Capítulo 2. A história principal do jogo é o Capítulo 1. O 2 serve de pós-jogos, o desenrolar dos outros eventos após a história, culminando na ligação com a franquia. O Kojima apenas quis acrescentar mais conteúdo de uma forma diferente, permitindo maior variação de estratégias. Jogar uma missão de subsistência é sensacional. Elas foram feitas dessa forma, não para encher linguiça. Uma prova disso é que foram escolhidas a mão para o jogo. As missões escolhidas funcionam perfeitamente com a designação escolhida. Nem todas funcionariam. Colocaram até uma homenagem ao MGS1 nas de Furtividade Total, com a música do original remixada especialmente para a tela de Game Over."

Curti pela paixão e dedicação a explicar seu ponto de vista.
Mas MGSV destoa totalmente de qualquer outro MGS.
- Boss Battle
- Cutscenes Épicas
- Trilha sonora memorável
- David Hayter

+ Zoombies
+ Missões
+ kiefer sutherland mudo
+ Trama pouco envolvente
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Minha ordem é essa:

MGS1 > MGS3 > MGS4 > MGS2 > MGSV
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Gente, tô voltando à vida e ainda vou comentar o tópico do @Pingu77 sobre os 30 anos, postar a pornografia no tópico das coleções, mas começo por esse:

Eu concordo que MGS V é supremo! Agora, não entendo essa obsessão por ordenar os jogos, escolher o melhor... são todos (do Kojima como diretor) incríveis em algum aspecto. E não tô falando de papo de fã bitolado, que gosta da p*nh*ta. Eu desafio vocês a pensar MGS (a franquia) sem um (apenas um mesmo) dos títulos do Kojima.

Não dá, ela simplesmente perde e muito. Cada um dos jogos - MG, MG2, MGS, 2, 3, 4 e V, Peace Walker - tem momentos e contribuições únicas. Kojima não se repete (se acumula, sim, mas não se repete), sempre encarou o desafio de fazer um novo MGS como o de reinventar a fórmula, com todo o risco e incerteza que a palavra traz.

Eu adorei o V do jeito que ele é. E acho, sinceramente, que quem não gostou perdeu. Porque o jogo é incrível, e ficar disponível pra ele pode te fazer mudar o que você pensa sobre MGS. Tem coisas que eu só entendi agora, depois dele, e isso me fez amar ainda mais cada um dos anteriores.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Sobre o capítulo 3:
Mas fechando com a cereja do bolo, o Capítulo 3. Eu poderia escrever muita m**** a respeito disso, mas eu vou tentar resumir.

Todo esse fuzuê em torno do Capítulo 3 é por conta de uma imagem que foi encontrada nos arquivos do jogo, essa abaixo. Aliás, todas essas coisas que te falei em maioria só foram encontradas porque jogadores fizeram data mining nos arquivos no PC. O Capítulo 3 já foi várias vezes implicado pela Konami de existir por meio de tweets após o desarmamento nuclear, desarmamento esse que libera uma certa cena que você já deve ter visto no YouTube. Após essa cena, teoricamente se inicia o Chapter 3: Peace, ou seja, paz após o desarmamento das nukes, o que ninguém sabe é o que ele é, se é um capítulo inteiro com missões, se é cenas extras e um epílogo, se é teoricamente o retorno ao Camp Omega com alguma revelação ou apenas uma tela de título metáfora para simbolizar o final do game e da corrida dos nukes. Mas que ele EXISTE, ele existe, e será desbloqueado após o desarmamento das armas nucleares, todas as evidências apontam isso.

Você deve estar se perguntando, mas se ele existe, por que não encontram os arquivos dele no jogo? Porque simplesmente não tem nada, só a imagem. Mas ligado ao desarmamento, tem códigos que serão ativados na nuvem da FOX Engine, esses sim encontrados nos arquivos, que vão começar o download de alguma coisa, e isso só pode ser ativado quando todas as nukes forem desarmadas, só assim para sabermos a verdade do que é o Chapter 3.
De quando é esse texto? Bom, acho seguro já dizer hoje que esses tais arquivos de nuvem não existem, né?

"Ah, mas ninguém zerou os nukes ainda".
E não vão zerar, porque não existe incentivo pra isso. né? A Konami não iria manter uma porção do jogo lá esperando isso acontecer naturalmente. Meu palpite é de que se isso fosse verdade, existiria algum teasing da parte deles, afinal tudo nesse mundo da indústria cultural tem que acontecer rápido, antes de todo mundo esquecer do jogo.

Ao mesmo tempo, fica poético dizer que o capítulo 3 se inicia depois do desarmamento nuclear, e que está "em branco" porque nós (na vida real) ainda não chegamos lá.
 
Topo Fundo