O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Metaphor: ReFantazio | PS5, PS4, Series S|X e PC: Out / NS2: 12/11/2026 | Pré-venda da versão NS2 disponível (ótimo preço)!

Likou

Bam-bam-bam
Reações
6.271
Pontos
353
O que acho foda é que o Brasil tem a maior população japonesa do mundo fora do Japão. E hoje temos boas relações com o país.

O que não falta é japa tanto aqui quanto no Japão que poderia traduzir diretamente pro português.

Sumono o @Giant Enemy Crab para um contexto melhor da parte japoronga.
Tradução do japonês é mais cara, por isso. Inglês você chuta uma árvore e cai 5 tradutores.

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Reações
128.603
Pontos
1.353
O que acho foda é que o Brasil tem a maior população japonesa do mundo fora do Japão. E hoje temos boas relações com o país.

O que não falta é japa tanto aqui quanto no Japão que poderia traduzir diretamente pro português.

Sumono o @Giant Enemy Crab para um contexto melhor da parte japoronga.

Brasil tá longe de ser o país com a maior população japonesa fora do brasil.

Japonês num geral mal sabe que no Brasil se fala português e não brasilerio. Só sabem que é um lugar pra evitar turismo.

Bruna Veloz

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.125
Pontos
803
Eu acho o Metaphor melhor.

Apesar de ainda ter uma repetição de dungeons e inimigos que só mudam a cor :viraolho ainda acho que a parte de jogabilidade é melhor neste jogo que nos Persona. Não só na quantidade de quests, como nas batalhas em si que me soam mais táticas com o sistema de arquétipos, faz tempo que não vejo um jogo onde o chefe final cobra tanto conhecimento do sistema quanto em Metaphor.

Além disso, a parte de slice of life é menos burocrática neste jogo, o que faz todo diferença depois de algumas dezenas de horas de jogo.
Eu concordo, só to achando a historia mais rasa que os personas, mas vamos ver mais pra frente como fica....

Brasil tá longe de ser o país com a maior população japonesa fora do brasil.

Japonês num geral mal sabe que no Brasil se fala português e não brasilerio. Só sabem que é um lugar pra evitar turismo.
Nos ultimos levantamentos o Brasil é o pais com a maior população Japonesa fora do Japão, segundo o que mostraam.

O Brasil é o país com a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 2.084.000 milhões de japoneses e descendentes. A maior colônia japonesa do mundo fora do Japão está localizada no bairro Liberdade, em São Paulo, segundo pesquisas e esses dados levantados.

22px-Flag_of_Japan.svg.png
Japão: 127 000 000
22px-Flag_of_Brazil.svg.png
Brasil: 2 084 000
22px-Flag_of_the_United_States.svg.png
Estados Unidos: 1 304 286

22px-Flag_of_the_People%27s_Republic_of_China.svg.png
China: 131 534
22px-Flag_of_the_Philippines.svg.png
Filipinas: 120 000
22px-Flag_of_Peru.svg.png
Peru: 100 000
22px-Flag_of_Canada_%28Pantone%29.svg.png
Canadá: 98 900
22px-Flag_of_Australia.svg.png
Austrália: 71 013
22px-Flag_of_the_United_Kingdom_%281-2%29.svg.png
Reino Unido: 63 017
22px-Flag_of_Thailand.svg.png
Tailândia: 45 805
22px-Flag_of_Germany.svg.png
Alemanha: 36 960
22px-Flag_of_Argentina.svg.png
Argentina: 34 000
22px-Flag_of_France_%281794%E2%80%931815%2C_1830%E2%80%931974%2C_2020%E2%80%93present%29.svg.png
França: 30 947

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Reações
128.603
Pontos
1.353
Eu concordo, só to achando a historia mais rasa que os personas, mas vamos ver mais pra frente como fica....

Nos ultimos levantamentos o Brasil é o pais com a maior população Japonesa fora do Japão, segundo o que mostraam.

O Brasil é o país com a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 2.084.000 milhões de japoneses e descendentes. A maior colônia japonesa do mundo fora do Japão está localizada no bairro Liberdade, em São Paulo.

22px-Flag_of_France_%281794%E2%80%931815%2C_1830%E2%80%931974%2C_2020%E2%80%93present%29.svg.png
Isso aí tá incluindo br com nome japonês.

Chamar algum Nakamura nascido em Sampa de japonês é o mesmo que chamar um negro nascido no mesmo hospitalde africano.
IMG_3285.jpeg

Brasil só tem 48 mil japonês e taxa tá caindo.

Dados de 2022

Poor_Boy

Lenda da internet
Reações
62.267
Pontos
1.644

O Brasil é o país com a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 2.084.000 milhões de japoneses e descendentes. A maior colônia japonesa do mundo fora do Japão está localizada no bairro Liberdade, em São Paulo, segundo pesquisas e esses dados levantados.

Descendentes não entram na conta dos japoneses, apenas japoneses com passaporte japonês contam.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
23.257
Pontos
1.684

Por que você acha que está mais rasa? Eu acho que está no mesmo nível, ela não é previsível, seus vilões são bem caricatos é os dramas exagerados, mas que em Metaphor, até por ser um cenário de fantasia, não parece ser tão novelesco.

Não senti impacto algum de outros trabalhos que vi da Atlus em termos de história.

Quanto a discussão sobre tradução, acho que o buraco ė mais embaixo. Um trabalho desse vai além de falar a língua, então não saberia qual seria o desafio neste mercado se partir de língua X ou Y.

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.514
Pontos
703
Estou com 35 horas de gameplay a Junah acabou de entrar no grupo curtindo bastante o game.
mas tem umas coisas que não gosto: essa questão do tempo pra missões, me incomoda demais toda hora mostra a imagem do príncipe é um saco isso as dungeons até o momento são todas iguais ou muito parecidas.
é um game muito divertido sem sombra de duvidas a historia é muito boa parece que estou assistindo um anime.

Bruna Veloz

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.125
Pontos
803
Por que você acha que está mais rasa? Eu acho que está no mesmo nível, ela não é previsível, seus vilões são bem caricatos é os dramas exagerados, mas que em Metaphor, até por ser um cenário de fantasia, não parece ser tão novelesco.

Não senti impacto algum de outros trabalhos que vi da Atlus em termos de história.

Quanto a discussão sobre tradução, acho que o buraco ė mais embaixo. Um trabalho desse vai além de falar a língua, então não saberia qual seria o desafio neste mercado se partir de língua X ou Y.
Eu já to achando tudo muito novelesco, mais ainda que o normal, e a historia totalmente previsível, tudo ta ali na cara, quais os proximos passos, o que tem pela frente etc

O que eu vejo são homenagens aos trabalhos anteriores, personagens, npcs e outras coisas, parece uma grande ode aos 35 anos da Atlus, com muitas referencias.

Sobre a discussão de tradução nem me meto hahhahahahhahaha

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
23.257
Pontos
1.684
Estou com 35 horas de gameplay a Junah acabou de entrar no grupo curtindo bastante o game.
mas tem umas coisas que não gosto: essa questão do tempo pra missões, me incomoda demais toda hora mostra a imagem do príncipe é um saco isso as dungeons até o momento são todas iguais ou muito parecidas.
é um game muito divertido sem sombra de duvidas a historia é muito boa parece que estou assistindo um anime.

O tempo parece um problema no início, mas depois os prazos ficam tão grandes que dá para você fazer tudo. O objetivo acaba sendo criar uma dinâmica mais intensa de explorar dungeon ao invés de ficar indo e voltando toda hora para recuperar MP.

Quanto às dungeon repetitivas, está aí o grande defeito do jogo aí meu ver. Não só elas são repetitivas, como usam aquela estratégia furada de reaproveitar monstros só mudando de cor para indicar que são mais poderosos.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
23.257
Pontos
1.684
Eu já to achando tudo muito novelesco, mais ainda que o normal, e a historia totalmente previsível, tudo ta ali na cara, quais os proximos passos, o que tem pela frente etc

O que eu vejo são homenagens aos trabalhos anteriores, personagens, npcs e outras coisas, parece uma grande ode aos 35 anos da Atlus, com muitas referencias.

Eu acho que isso é marca da Atlus, tudo ė novelesco, com monólogos, os vilões fazendo mega discursos expositivos e tudo mais.

No final não peso isso contra, não é como se fosse defeito e sim uma característica da empresa (assim como a Obsidian gosta de trabalhar facções políticas, por exemplo). O que acaba importando para mim é não ficar óbvio o que vai acontecer a mensagem que acho a mais legal entre os jogos da Atlus.

MalleoBH

Lenda da internet
Reações
66.999
Pontos
1.724
Seis horas no P5 e coletando Personas diferentes já. Essas transições de telas no metrô, ruas e tal são um charme. E são muito fodas com os personagens, temas e história, não quero largar mais. Vou continuar nele mesmo já que estou totalmente imerso. Depois jogo o P3R, P4G e Methaphor (nessa ordem).

:kpisca

Surrag

Bam-bam-bam
Reações
984
Pontos
278
Remake do P3 tem praticamente a mesma estrutura do original, então se você for do tipo que começa do mais antigo, joga ele. Ele é bem mais simples na interação, texto, e sobretudo a exploração que é bem ruim com o Tartarus sendo a única dungeon e gerado aleatoriamente. Até o P4 dá uma leve melhorada variando mais os temas ajudando a ficar menos cansativo e sendo outro lugar;

E também você não ganha realmente nada enquanto evolui os social links, só no level máximo. Então seria bom ir na sequência. P5 e Metaphor são mais parecidos e melhor estruturados.

Concordo, eu gosto de comparar a evolução desses jogos da Atlus(não SMT e sim Persona) com os jogos da Fromsoft, especificamente os Souls.

Persona 3 é o Demon's Souls da série, tem um charme próprio, música meio diferentona, um jogo clássico com história/estilo/estrutura bem definido pra época que lançou, já Persona 4 se beneficiou do jogo anterior, aprimorou um pouco e furou a bolha ainda mais, igual Dark Souls 1, já P5 e Metaphor é a combinação que a empresa aprendeu com os anos, igual Elden Ring ou talvez Bloodborne.

Muitas pessoas acham Elden Ring o jogo supremo da From, mas é inegável o charme que Demon's Souls e Dark Souls 1 tem, principalmente pra quem jogou na época ou como primeiro, mesmo caso de Persona.

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Reações
2.136
Pontos
453
Com essa faixa de dano (que eu também tive) você vai depender dos sistemas do jogo, que na verdade é a receitinha básica popular. Você precisa de um debuff pesado (o Vitalja é o mais popular, de três ranques e com custo baixo de MP), um bom buff de pelo menos dois ranques no personagem que vai causar dano, um personagem para curar e, imprescindível, vai precisar de alguém para criar fraqueza no inimigo para você jogar uma bomba em cima dele com alguma habilidade extrema (se tiver um mago com hiper é uma boa).

Outro ponto é você tentar reduzir as ações do inimigo com bloqueios ou esquivas, o melhor caminho são as classes nobre da Hulkeberg e do Heismay que já tem isso embutido no personagem, mas existem alguns itens que aumentam muito a defesa e esquiva de determinados ataques. Na pior das hipóteses o Makarakarn, mas o problema é que ele é caro e o boss pode anular via skill.

O foda é que a Atlus criou um spike de dificuldade no chefe final que demanda que você domine estas ferramentas do sistema de combate, se não tiver investido nelas a coisa dá uma complicada.

No meu caso eu joguei com Principal (com foco em magia, usava hiper mais sintese de fogo), Hulkeberg (segurando o dano e fazendo o inimigo perder turno com reflect), Junah (criando fraqueza de fogo e lançando Vitalja) e Eupha (curando e buffando, mas dando dano em área de fogo quando sobrava espaço), todos na classe nobre com as habilidades acima, demorou um pouco porque não causava muito dano por rodada, mas controlei a luta do início ao fim.
Acabei voltando meu save, 10horas atras...
Não tinha grau máximo na Eupha, Bradon, Junah...
Sorte q deu tempo de correr atrás kkkkk
Vou grindar tbm.pra ir no boss lvl 80, quero ver não conseguir agora kkkkk

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
23.257
Pontos
1.684
Acabei voltando meu save, 10horas atras...
Não tinha grau máximo na Eupha, Bradon, Junah...
Sorte q deu tempo de correr atrás kkkkk
Vou grindar tbm.pra ir no boss lvl 80, quero ver não conseguir agora kkkkk

Acho que o nível dos arquétipos influenciam até mais que o nível geral.

Para uma disputa tranquila com o chefe o ideal seria você tentar a classe nobre do Heismay ou Hulkenberg, está última no nível 20 você pode usar brado de cavaleiro de "graça" (o que baiscamente vai dar um turno extra para um de seus outros personagens) e o de Heismay tira todos os turnos do opontend em uma esquiva (tem um item que faz isso, mas ele ocupa um slot que poderia ser gasto para dar esquiva ou resistência a ataque elétrico que é fraqueza dele).

Isso vai evitar aqueles turnos gigantes onde ele acaba derrubandonum ou dois personagens.

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
37.744
Pontos
1.299
Acho que o nível dos arquétipos influenciam até mais que o nível geral.

Para uma disputa tranquila com o chefe o ideal seria você tentar a classe nobre do Heismay ou Hulkenberg, está última no nível 20 você pode usar brado de cavaleiro de "graça" (o que baiscamente vai dar um turno extra para um de seus outros personagens) e o de Heismay tira todos os turnos do opontend em uma esquiva (tem um item que faz isso, mas ele ocupa um slot que poderia ser gasto para dar esquiva ou resistência a ataque elétrico que é fraqueza dele).

Isso vai evitar aqueles turnos gigantes onde ele acaba derrubandonum ou dois personagens.
Você pode explicar melhor esses esquemas da Hulkenberg e do Heismay?

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
23.257
Pontos
1.684
Você pode explicar melhor esses esquemas da Hulkenberg e do Heismay?

O problema de jogar no hard é a habilidade que dá turnos ao inimigo, no chefe final isso pode significar umas 8 ações contínuas.

Para segurar isso voce pode refletir o ataque, bloquear ou esquivar, o que tira ações do inimigo. Você pode conseguir isso com itens, mas os dois personagens que citei tem isso construído em suas classes nobres.

O Heismay tem uma alta esquiva, ganha um bônus no início do combate (que dura três turnos apenas) e tem uma habilidade que esquiva tira todas as ações do inimigo ao invés das duas de esquiva normal. Equipado o brado do cavaleiro (que ele vai ter para chegar na classe nobre de qualquer forma) ele concentra os ataques físicos, esquiva e termina o turno do chefe com uma boa frequência.

A Hulkenberg usa o esquema de refletir já que, ao avançar, ela ganha duas skills de 15% de chance de refletir ataque elemental (além da lança que aumenta essa probabilidade). A vantagem dela é que a última skill nobre faz com que o brado do cavaleiro te dê uma ação extra no próximo turno, o que faz com que seu uso seja gratuito.

Com isso você reduz drasticamente o dano destes inimigos com um zilhão de ações, além de evitar que ele foque em personagens menos resistentes como a Junah.

Ultima Edição:

Zack Fair

O Herói de Gongaga
Reações
10.372
Pontos
1.053
O monge nos 48:50. É maravilhoso demais!

Mesmo que o jogo não seja o melhor JRPG do ano, sem dúvida alguma tem a melhor trilha sonora. Impecável!

Acho que pode ser considerado sim, o melhor RPG do ano.

E olha que sou alguém que arrasta um caminho de imparcialidade pro lado do FF7 Rebirth.

Pra mim qualquer um dos dois, podem ser considerados, estão no mesmo nível de primor.

Realmente a trilha do Metaphor é sem comparação, ficam as músicas na cabeça de um jeito absurdo.

Xenoblade

Mil pontos, LOL!
Reações
65.287
Pontos
1.203
No gamepass dia 29 de maio...é, agora vou ter q jogar, tava esperando a inevitável versão completa...

XBOX_GamePass_Announcement_16x9_5.20.2025_EN-US-69b680d4076c822de599-1024x576.jpg

Melhor coisa que eu fiz foi esperar. Eu tenho interesse no título, mas nem f0dendo que eu pagaria R$ 300,00 num jogo com gráfico de PS3.

Estava aguardando uma promoção mais agressiva na Steam (uns 40% de desconto), mas o ingresso do jogo no Game Pass foi o suprassumo.

STONKS.

Zack Fair

O Herói de Gongaga
Reações
10.372
Pontos
1.053
Melhor coisa que eu fiz foi esperar. Eu tenho interesse no título, mas nem f0dendo que eu pagaria R$ 300,00 num jogo com gráfico de PS3.

Estava aguardando uma promoção mais agressiva na Steam (uns 40% de desconto), mas o ingresso do jogo no Game Pass foi o suprassumo.

STONKS.
Foi meu GOTY do ano passado (e olha que teve FFVII tbm), o jogo é fantástico, jogabilidade de qualidade (com adição de mecânicas dos arquétipos só melhorou).

História e personagens com a qualidade que sabemos que a Atlus tem.

Excelente adição aos jogos do GP, ainda estou com o game instalado porque ainda acho que vem DLC hahaha

Fonx

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.110
Pontos
703
Foi meu GOTY do ano passado (e olha que teve FFVII tbm), o jogo é fantástico, jogabilidade de qualidade (com adição de mecânicas dos arquétipos só melhorou).

História e personagens com a qualidade que sabemos que a Atlus tem.

Excelente adição aos jogos do GP, ainda estou com o game instalado porque ainda acho que vem DLC hahaha
Assino embaixo, foi meu goty também. Aproveitem pois é o suprassumo da Atlus!

Likou

Bam-bam-bam
Reações
6.271
Pontos
353
No gamepass dia 29 de maio...é, agora vou ter q jogar, tava esperando a inevitável versão completa...

XBOX_GamePass_Announcement_16x9_5.20.2025_EN-US-69b680d4076c822de599-1024x576.jpg
Não vai ter versão completa, a história já tá fechada, se adicionar bagunça até. Mas o final deixa aberto pra continuação ou até mesmo DLC se quiserem. Se forem por algo, é o no final.

Dito isso, isso deixa 100% claro que Persona 4 Remake chega day one quando anunciarem.

Topo Fundo