O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Metaphor: ReFantazio | PS5, PS4, Series S|X e PC: Out / NS2: 12/11/2026 | Pré-venda da versão NS2 disponível (ótimo preço)!

Zack Fair

O Herói de Gongaga
Reações
10.372
Pontos
1.053
Quando apareceu esse trailer na direct já pensei: "Lá vem a Atlus inventar uma nova versão do jogo com conteúdo inédito". Ainda bem que é só um port.
Nova versão seria complicado, mas se tivesse lançado uma expansão com algumas novidades eu não acharia ruim.

DanBann

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
7.593
Pontos
703
Prestes a completar 2 anos, e fui muito inocente em achar que ia ter versão Royal desse jogo... :ksnif
Vão fazer eventualmente, mas vai demorar mais.

A falha desse jogo provavelmente se deve em parte justamente a galera esperando jm relançamento. Inclusive nao me surpreenderia se a Atlus a partir de agora começasse a fazer apenas "remakes" depois de uns 10 anos estilo Reloaded e Revival ao invés de um Persona Royal como sempre fizeram.

Mas veremos, eu já me decidi que não compro Persona 6 no lançamento por exemplo.

Fonx

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.113
Pontos
703
Vão fazer eventualmente, mas vai demorar mais.

A falha desse jogo provavelmente se deve em parte justamente a galera esperando jm relançamento. Inclusive nao me surpreenderia se a Atlus a partir de agora começasse a fazer apenas "remakes" depois de uns 10 anos estilo Reloaded e Revival ao invés de um Persona Royal como sempre fizeram.

Mas veremos, eu já me decidi que não compro Persona 6 no lançamento por exemplo.
No final do ano passado a Atlus reconheceu o problema de lançar novas versões e sabe que prejudica as vendas dos jogos pelo pessoal esperando as versões definitivas.

Creio eu que não veremos mais esse tipo de coisa acontecendo.

Numa recente sessão de perguntas e respostas, a Atlus foi questionada sobre a súbita queda na venda de jogos do catálogo, especialmente quando se tratam de jogos altamente elogiados pela crítica e pelos jogadores que já os compraram. Perante a qualidade associada a estes jogos, as vendas ficam aquém do esperado, o que está a levantar questões.

Na sua resposta, a Sega diz que a presença de jogos rivais os preços de lançamento podem estar a afastar alguns jogadores de apoiar os jogos no lançamento, mas também admitiu que lançar versões definitivas pode estar a criar hesitação nos fãs.

“Apesar de não termos conseguido precisar uma causa para as vendas abaixo do desejado, acreditamos que o problema também está no nosso marketing, que não foi capaz de transmitir suficientemente o apelo dos nossos jogos aos jogadores.”

A Atlus começou a despertar críticas entre os seus maiores fãs após lançar diversas versões novas, com mais conteúdo e melhorias, poucos anos após os lançamentos originais. Além disso, o lançamento de expansões e imensos pacotes com cosméticos também transmitem a sensação que quem a apoia no lançamento não tem todo o conteúdo que devia ter.

DanBann

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
7.593
Pontos
703
No final do ano passado a Atlus reconheceu o problema de lançar novas versões e sabe que prejudica as vendas dos jogos pelo pessoal esperando as versões definitivas.

Creio eu que não veremos mais esse tipo de coisa acontecendo.

Numa recente sessão de perguntas e respostas, a Atlus foi questionada sobre a súbita queda na venda de jogos do catálogo, especialmente quando se tratam de jogos altamente elogiados pela crítica e pelos jogadores que já os compraram. Perante a qualidade associada a estes jogos, as vendas ficam aquém do esperado, o que está a levantar questões.

Na sua resposta, a Sega diz que a presença de jogos rivais os preços de lançamento podem estar a afastar alguns jogadores de apoiar os jogos no lançamento, mas também admitiu que lançar versões definitivas pode estar a criar hesitação nos fãs.

“Apesar de não termos conseguido precisar uma causa para as vendas abaixo do desejado, acreditamos que o problema também está no nosso marketing, que não foi capaz de transmitir suficientemente o apelo dos nossos jogos aos jogadores.”

A Atlus começou a despertar críticas entre os seus maiores fãs após lançar diversas versões novas, com mais conteúdo e melhorias, poucos anos após os lançamentos originais. Além disso, o lançamento de expansões e imensos pacotes com cosméticos também transmitem a sensação que quem a apoia no lançamento não tem todo o conteúdo que devia ter.

Pois é, eu lembro dessa história de ela especular que Metaphor sofreu por isso.

Dito isso, eu não confio ainda. Pra eu pegar Persona 6 no lançamento ou eu vou ter que estar tendo uma crise de meia idade (bem provável), ou ela vai ter que deixar bem claro que não vai ter lançamento novo e que todo conteúdo novo do jogo vai ser Standalone sem ter que jogar 80 horas nele de novo.

Até por que convenhamos também que o motivo real de Metaphor não ter ido tão bem foi a falta do aspecto Dating Sim que é o maior motivo pelo qual o consumidor médio de Persona compra o jogo em primeiro lugar.

John Frusciante

Mil pontos, LOL!
Reações
1.908
Pontos
1.154
poxa, que coincidência

joguei uns 20min dele hoje e lendo vcs com esse papo de versão definitiva acabou me tirando a vontade de continuar :(

MVAYRESP

Living is Easy, With Eyes Closed
Reações
36.204
Pontos
1.153
Mesmo sendo de um gênero que comecei a jogar muito ultimamente, não consegui achar esse jogo essa Coca-Cola toda... Esse sistema de calendário ficou zuado.

Eu pelo menos não conseguia jogar com calma pra explorar as paradas e acabei dropando.

Fonx

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.113
Pontos
703
Mesmo sendo de um gênero que comecei a jogar muito ultimamente, não consegui achar esse jogo essa Coca-Cola toda... Esse sistema de calendário ficou zuado.

Eu pelo menos não conseguia jogar com calma pra explorar as paradas e acabei dropando.
Pior que o calendário dele é super tranquilo, é só pra passar uma falsa sensação de pressão.

MVAYRESP

Living is Easy, With Eyes Closed
Reações
36.204
Pontos
1.153
Pior que o calendário dele é super tranquilo, é só pra passar uma falsa sensação de pressão.

Então deu certo comigo...
Ficava pressionado pra fazer as dungeons rápido e não perder as paradas programadas.

Aosh1w

Habitué da casa
Reações
293
Pontos
88

O jogo realmente não é grande coisa, mas não é pra dropar. Ele é bom, mas é muito aquém de outros concorrentes, e mesmo dos jogos da Atlus. Vale a pena jogar, com certeza.

Ultima Weapon

Lenda da internet
Reações
35.898
Pontos
1.629
Povo estava certo de aguardar pelo Metaphor Royal, fiz isso também porque não foi tão legal comprar dois Personas 3, três Personas 5 e não querer pegar um segundo SMTV. Mas depois daquela manifestação deles assumindo que a ganância foi grande demais e que os players venceram senti honestidade e assumi o risco. Depois o Metaphor do Switch 2 sem conteúdo extra foi a última pá de areia no caixão daquela sacanagem.

Então sejam felizes, já podem comprar seus Metaphors, é um excelente jogo e tá completo.

Zack Fair

O Herói de Gongaga
Reações
10.372
Pontos
1.053
Verdadeiro Goty de 2024.
Era um ano difícil, tinha o Rebirth, Wukong e ainda o Astro Bot que levou.

Eu não acharia um absurdo ele ter ganhado, é o prime da fórmula da Atlus, refinada ao extremo numa história espetacular.

Topo Fundo