O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Metroidvanias / Metroidvanialite [índice completo com jogos de A a Z][Krion é meu pastor e Metroidvania não me faltará]

Sobre os Metroidvanias

• Acho muito ruim;

Votes: 0 0,0%

• Total voters
    119

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
60.607
Pontos
2.009

Legal ele ter citado Tomba. Dois jogos muito bons e que passaram batidos no ps1 por muita gente
Tenho uma memória afetiva espetacular com Tomba, foi um daqueles jogos que conhecemos na época sem nem saber que existia, escolhendo aleatoriamente pela "capa" no camelô.

Não dava nada pro jogo, mas quando comecei a jogar me viciei demais mesmo sem entender muita coisa.
Até hj tenho minhas dúvidas sobre o quão MV ele é, de qqr forma ele tá no índice desde o início do tópico e é um pulta de um joguete delicioso, gameplay é muito delicinha :klove

Isso falando do 1, pois o 2 joguei muito pouco e não conheço quase nada.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.511
Pontos
753
Vi meu filho jogando e achei interessante e tem gráficos bem bonitos:

Parece uma mistura de Metrodvania e elementos de RPG.

Na minha opinião, Ender Lilies, The Last Faith e Bloodstained são 3 dos melhores jogos do gênero modernos.
Estou aqui jogando o Magnolia atualmente, que é continuação.

Estou jogando Afterimage no momento, e eu não fazia idéia de quão massivo é essa bagaça.
O mundo do jogo tem muita coisa pra explorar, e bastante boss espalhados e secretos pelos mapas.
Está sendo um jogo muito bom até o momento.
O mundo desse jogo é gigante, o maior que vi no gênero. Eu parei um tempo e me perdi totalmente, com umas 30h de jogo.

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.633
Pontos
2.164
Tenho uma memória afetiva espetacular com Tomba, foi um daqueles jogos que conhecemos na época sem nem saber que existia, escolhendo aleatoriamente pela "capa" no camelô.

Não dava nada pro jogo, mas quando comecei a jogar me viciei demais mesmo sem entender muita coisa.
Até hj tenho minhas dúvidas sobre o quão MV ele é, de qqr forma ele tá no índice desde o início do tópico e é um pulta de um joguete delicioso, gameplay é muito delicinha :klove

Isso falando do 1, pois o 2 joguei muito pouco e não conheço quase nada.

Também tenho uma história curiosa com Tomba. Foi um dos meus primeiros jogos no ps1 pois vinha no disco demo 7, junto de Tekken 3, Gran Turismo, Tomb Raider 2 e outras pérolas.

Eu joguei bastante essa demo, terminei várias vezes, mas nunca achei o jogo pra vender.
Aí que eu comprei o psp em 2008 e foi um dos primeiros jogos que fiz questão de jogar e zerar. Jogo maravilhoso.

Já o 2, eu joguei ele no ps1, mas não cheguei a zerar, zerei no psp mesmo. O gráfico é um 2.5D meio esquisito, mas o jogo é muito bom também, mas até onde eu lembro, preferi o 1.

Na época dele não havia esse termo né, mas com o passar dos anos, acredito que ele se encaixa nesse gênero, pois ele tem todos os elementos comuns do gênero

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
60.607
Pontos
2.009
Já o 2, eu joguei ele no ps1, mas não cheguei a zerar, zerei no psp mesmo. O gráfico é um 2.5D meio esquisito, mas o jogo é muito bom também, mas até onde eu lembro, preferi o 1.

Na verdade o 2 não tinha gráfico 2,5D (o 1 sim), mas sim gameplay. Era algo que tava virando meio comum em uma época (como Klonoa, Pandemonium, etc) que os devs ainda estavam aprendendo a trabalhar com 3D, por isso gerava essa estranheza.
Quanto aos gráficos lembro que foi elogiado demais, tanto que, salvo engano, uma das revistas deu nota 10,

É um dos jogos que tá no meu retrobacklog, tenho curiosidade demais em saber qual que é dessa porra desse jogo.
E só não sei dizer se ele chega a ser um MV...

Tokyo Blade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.357
Pontos
944
Copia, mas não faz igual.

Chronicles of the Wolf - verão hemisfério norte (Todas as plataformas)

Chronicles of the Wolf é um novo jogo metroidvania, ou “migavania” da Migami Games, os criadores do popular fangame, Castlevania The Lecarde Chronicles 1&2, e do jogo de tiro medieval de correr e flecha, Wallachia: Reign of Dracula.

Como Wallachia, Chronicles of the Wolf se apoia na história real como inspiração, desta vez com o caso infame de The Beast of Gévaudan. A história conta ataques reais que ocorreram no sul da França entre os anos de 1764-1767 por uma besta misteriosa que chifrou e matou bem mais de 100 pessoas. Nesta nova aventura de mundo aberto, o perigo está sempre espreitando você das sombras.

Com uma nova trilha sonora de Jeffrey Montoya e apresentando novas músicas de Oscar Araujo (o compositor da série Castlevania Lords of Shadow) e narração de Robert Belgrade (a voz de Alucard de Castlevania Symphony of the Night), Chronicles of the Wolf oferece um som novo com alguns toques familiares para os fãs do gênero metroidvania.

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
18.257
Pontos
1.734
Vendo as postagens cheguei a conclusão que nunca joguei um metroidvania com visão isometrica, qual vocês recomendam?

Krion

Mil pontos, LOL!
Reações
72.439
Pontos
1.003
Vendo as postagens cheguei a conclusão que nunca joguei um metroidvania com visão isometrica, qual vocês recomendam?

(tem demo na PSN e eShop)

header.jpg

Um charmoso jogo metroidvania que se trata de limpar o além. Jogue como Plutão — um gato travesso que morreu e foi condenado a ser o zelador do além... PARA SEMPRE! Divirta-se com feras de batalha e fantasmas condenados, além de explorar um cenário muito expansivo

Crypt_Gif_2.gif

Crypt Custodian é um charmoso jogo metroidvania — do estilo de Zelda — que se trata de limpar o além.

Você joga como Plutão — um gato travesso que morreu e foi parar num palácio do além. Após um encontro breve e desastroso com Kendra, a Guardiã do Além, você é expulso do palácio e condenado a limpar... PARA SEMPRE!!

Explore a grande área ao redor do palácio, use a sua leal vassoura para combater feras e obtenha novos talentos para expandir o mapa. Resolva enigmas, desvende segredos e... prepare uma emboscada para voltar ao palácio!

ss_dd2811ab9fc099c9cd37dd4519be40132f051bbb.1920x1080.jpg

Um charmoso elenco de personagens

Conheça e faça amizade com todos os fantasmas malvados que moram fora do palácio. Descubra como eles morreram e o que fez com que fossem banidos por toda a eternidade! Depois, vá até a Pousada do Pecador — o ponto assombrado do local — para conversar com os fantasmas que conheceu e melhorar seus equipamentos.

ss_3f028deca81b437a73e2a9ec10525c1535069b24.1920x1080.jpg

Muitas melhorias

Resolva enigmas, lute contra chefes épicos e siga limpando até encontrar o caminho para as masmorras em ruínas para coletar novas melhorias e talentos. Personalize seu estilo de jogo! Combine melhorias e use os talentos que coletou para expandir o mundo.

Um alegre mundo interconectado

Cruze um enorme cenário repleto de segredos em todo canto. Trilhe seu próprio caminho e descubra os diversos segredos do além no seu tempo.

ss_c9e1c4c7d3622a6d439ad3958c128917ded26dd8.1920x1080.jpg

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.655
Pontos
1.453

Chronicles of the Wolf é um novo jogo metroidvania, ou “migavania” da Migami Games, os criadores do popular fangame, Castlevania The Lecarde Chronicles 1&2, e do jogo de tiro medieval de correr e flecha, Wallachia: Reign of Dracula.

Como Wallachia, Chronicles of the Wolf se apoia na história real como inspiração, desta vez com o caso infame de The Beast of Gévaudan. A história conta ataques reais que ocorreram no sul da França entre os anos de 1764-1767 por uma besta misteriosa que chifrou e matou bem mais de 100 pessoas. Nesta nova aventura de mundo aberto, o perigo está sempre espreitando você das sombras.

Com uma nova trilha sonora de Jeffrey Montoya e apresentando novas músicas de Oscar Araujo (o compositor da série Castlevania Lords of Shadow) e narração de Robert Belgrade (a voz de Alucard de Castlevania Symphony of the Night), Chronicles of the Wolf oferece um som novo com alguns toques familiares para os fãs do gênero metroidvania.

O fan game Castlevania Lecarde Chronicles 2 é um dos melhores Castlevanias que já joguei, na real acho que esse aí vai ficar bom também.
Só queria que corrigissem essa pose do personagem, parece que está cagado.

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Reações
20.439
Pontos
403

o Fangame deles é muito bacana.

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Reações
20.439
Pontos
403
Saiu um novo BR, ve se nao tem demo e testa ele

tem tambem
Scurge Hive
Deaths Door (alguns consideram ai tem que ver melhor sobre)

Crypt Custidian é muito daora.

HOB

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.655
Pontos
1.453
Estou gostando de Order of Ecclesia agora, mas vai tomar no rabo de quem fez esses drop rates, essa é a única coisa que detesto nos Igavanias, acaba deixando o jogo mais chato.

alexandrecabeza

Mil pontos, LOL!
Reações
700
Pontos
1.114
fechei o Castlevania Revamped. Curtinho, mas bem maneiro... Um belo trabalho de um Castlevania 8 bits no estilo metroidvania!

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.655
Pontos
1.453
Então o primeiro Ori também não é kkk
Aquilo lá é mais plataforma do que metroidvania. E o primeiro Blasphemous menos ainda.
Pois é.
Os critérios dele são malucos.

Agora que falou, também não vi o Metroid 2 ali, nem o AM2R e o Samus Returns.

Summonk

Ser evoluído
Reações
230
Pontos
43
Os primeiros deles são jogaços.
Mas metroidvania neles é estilo secundário.
Em tese metrodvania é um gênero que absorve muito bem quase todos os outros, soulslike por exemplo. O engraçado foi citar o primeiro de Blasphemous que é o menos metroidvania dos dos dois, o primeiro não tem nenhum tipo de habilidade que mude o movimento ou o loop do jogo, tudo poderia ser trocado por alavancas sem problema nenhum.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.655
Pontos
1.453
Ufa, recomecei o Hollow Knight aqui e deu até um alívio.
Sem drop rate, sem level up, sem filler, só pura ambientação e level design, sem precisar colocando mecânica para estender artificialmente o jogo.

O Iga bem que poderia fazer um Metroidvania sem drop rates insanos, é mais criativo e legal quando isso é feito através do próprio level design.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.511
Pontos
753
Em tese metrodvania é um gênero que absorve muito bem quase todos os outros, soulslike por exemplo. O engraçado foi citar o primeiro de Blasphemous que é o menos metroidvania dos dos dois, o primeiro não tem nenhum tipo de habilidade que mude o movimento ou o loop do jogo, tudo poderia ser trocado por alavancas sem problema nenhum.
Blasphemous tem áreas que só acessa com algo que adquire. Tipo aquele poder de ver os tapetes, muitas áreas só vai conseguir acessar com ele. Entendo como Blasphemous sendo um bom exemplo dentro do gênero, embora não siga o "template" principal do gênero. Se pensar por este lado, tem outros que não seguem também.

Summonk

Ser evoluído
Reações
230
Pontos
43
Blasphemous tem áreas que só acessa com algo que adquire. Tipo aquele poder de ver os tapetes, muitas áreas só vai conseguir acessar com ele. Entendo como Blasphemous sendo um bom exemplo dentro do gênero, embora não siga o "template" principal do gênero. Se pensar por este lado, tem outros que não seguem também.
Sim, mas existe uma diferença entre habilidades que modificam o gameplay/movimento e habilidades que poderiam ser transformadas em alavancas. Blasphemous 1 só tem essa segunda, todas as habilidades adquiridas (plataforma de sangue e resistência a veneno, por exemplo) seriam trocadas por botões/alavancas sem modificar em nada a forma como se joga. Apontei isso porque o amigo ali em cima citou o primeiro jogo como jogaço apesar dele ser, entre os dois, o que menos segue o gênero (apesar de ainda ter o mapa interconectado e o backtracking).

Gostei muito de ambos, gosto mais do 1 do que o 2. Mas o segundo é dez vezes mais metroidvania que o primeiro.

Stefunk

Bam-bam-bam
Reações
2.437
Pontos
433
Alguém já jogou esse? Estava pensando em pegar a mídia física dele, mas queria saber se os problemas de imput lag procedem.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.655
Pontos
1.453
Delícia de jogo esse Hollow Knight.
O jogo é tão bom quanto joguei a primeira vez.

Sei que o pessoal overhypa ele demais, mas já overhypando ele também, o jogo realmente é muito caprichado e criativo.
Certamente entra no meu top 3 de melhores Metroidvanias, está no Tier SSS+.

Se eu tivesse que apontar um único defeito, seria perder Geo.
Não faz tanta diferença assim na maior parte do tempo, mas uma hora ou outra onde o banco de save está longe, dá uma desanimada perder tudo, porque se quiser comprar outros bancos ou atalhos você vai ter que ficar coletando Geo.

Uma dica que eu tenho pra remediar isso é, sempre que tiver um banco de save, tente procurar por atalhos.
Quase sempre tem e eles ajudam muito.

E outra, salvem sempre que possível.
"Ah mas eu consigo passar dessa parte sem morrer"
É justamente por isso que muita gente acaba morrendo no jogo e depois fica frustrada porque não conseguiu.
É melhor se prevenir e salvar do que perder tudo.

Ah, e gastem o Geo o máximo possível.
Porque aí se você perder, pelo menos terá investido em algo.

Quando terminar, farei uma análise mais detalhada do porque considero esse jogo tão bom assim.

Krion

Mil pontos, LOL!
Reações
72.439
Pontos
1.003
Delícia de jogo esse Hollow Knight.
O jogo é tão bom quanto joguei a primeira vez.

Sei que o pessoal overhypa ele demais, mas já overhypando ele também, o jogo realmente é muito caprichado e criativo.
Certamente entra no meu top 3 de melhores Metroidvanias, está no Tier SSS+.

Se eu tivesse que apontar um único defeito, seria perder Geo.
Não faz tanta diferença assim na maior parte do tempo, mas uma hora ou outra onde o banco de save está longe, dá uma desanimada perder tudo, porque se quiser comprar outros bancos ou atalhos você vai ter que ficar coletando Geo.

Uma dica que eu tenho pra remediar isso é, sempre que tiver um banco de save, tente procurar por atalhos.
Quase sempre tem e eles ajudam muito.

E outra, salvem sempre que possível.
"Ah mas eu consigo passar dessa parte sem morrer"
É justamente por isso que muita gente acaba morrendo no jogo e depois fica frustrada porque não conseguiu.
É melhor se prevenir e salvar do que perder tudo.

Ah, e gastem o Geo o máximo possível.
Porque aí se você perder, pelo menos terá investido em algo.

Quando terminar, farei uma análise mais detalhada do porque considero esse jogo tão bom assim.
Holy Knight é muito bom mesmo :kkong

Sem falar na trilha sonora
:kkong:kkong

andre46

Mil pontos, LOL!
Reações
11.744
Pontos
1.489
Vcs sabem de algum MetroidVania que tenha coop local? (Estou procurando coisas para jogar com a esposa). de preferência que tenha para PS5.

Se não me engano, Bloodstained tem mas queria algo a mais também, kkkk.

Krion

Mil pontos, LOL!
Reações
72.439
Pontos
1.003
Vcs sabem de algum MetroidVania que tenha coop local? (Estou procurando coisas para jogar com a esposa). de preferência que tenha para PS5.

Se não me engano, Bloodstained tem mas queria algo a mais também, kkkk.
Foi "dado" na PLUS uns anos atrás, se não tiver, aproveita que está em promo por menos de R$10,00

header.jpg

Sundered é um metroidvania caótico desenhado à mão em que você deve resistir ou se render a poderes sobrenaturais antigos. Confronte hordas de inimigos assustadores em um mundo em constante renovação inspirado nas obras de H.P. Lovecraft. Sundered é uma releitura desafiante e única de um gênero clássico dos criadores de Jotun, agora com cooperativo local!

Você joga com Eshe, uma viajante em um mundo arruinado, presa em cavernas que mudam constantemente e cheias de hordas de terríveis inimigos. Domine o poder das relíquias corrompidas para derrotar chefes gigantes ao custo de sua humanidade. Resista ou renda-se.

Sundered: Eldritch Edition inclui a atualização do Magnata do Gongo, adicionando suporte a cooperativo multijogador local para até quatro jogadores, junto de novas áreas e uma batalha caótica no novo chefe Magnata do Gongo!
  • Belas artes e animação desenhadas à mão
  • Encontros caóticos contra hordas de inimigos
  • Chefes épicos
  • Cooperativo local opcional para até quatro pessoas
  • Centenas de melhorias e várias opções de personagem
  • Uma mescla de níveis artesanais e gerados automaticamente
  • Vários finais e mais de 15 horas de jogo

Topo Fundo