O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Meu pai comprou um apartamento para usufruto meu e do meu irmão. Dúvida em escritura (+Matemática Simples)

Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
Oi gente sou novo no fórum

Meu pai realizou a aquisição de um imóvel no valor de R$ 400.000. Tenho mais um irmão e meu pai acertou comigo e com ele o usufruto do imóvel em que cada um terá 50% do valor do imóvel, ou seja, R$ 200.000 cada. (inicialmente)

Porém eu realizei o pagamento dos 10% da entrada (R$ 40.000).

Meu pai deve colocar na escritura que eu tenho direito a 60% do valor (ou seja, R$ 240.000 do valor atual) e o meu irmão 40% (ou seja, 160.000) ?
OU deveria colocar que eu tenho direito a 55 % do valor total ( ou seja R$ 220.000) e meu irmão 45% (ou seja, R$ 180.000) ?

Qual seria o cálculo justo nessa questão ?

Obrigado!
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Sou péssimo em matemática e porcentagem, mas como você pagou 10% do imóvel, seria mais do que justo você ter direito a 10% a mais do valor do imóvel... Então você teria direito a 60% mesmo.
 

Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
Sou péssimo em matemática e porcentagem, mas como você pagou 10% do imóvel, seria mais do que justo você ter direito a 10% a mais do valor do imóvel... Então você teria direito a 60% mesmo.
também tinha pensado nisso mas refiz os cálculos e tive que concordar com ele. O percentual que eu tenho é de 55%. O valor dividido para eu e meu irmão é 180.000 para cada um (passa a ser o valor inicial R$360.00) já que eu paguei R$ 40.000 .

Se colocar os 60% para mim, meu irmão fica em desvantagem. A diferença tem que ser de 10% entre eu e meu irmão.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
também tinha pensado nisso mas refiz os cálculos e tive que concordar com ele. O percentual que eu tenho é de 55%. O valor dividido para eu e meu irmão é 180.000 para cada um (passa a ser o valor inicial R$360.00) já que eu paguei R$ 40.000 .

Se colocar os 60% para mim, meu irmão fica em desvantagem. A diferença tem que ser de 10% entre eu e meu irmão.
Pois é, porcentagem é meio traiçoeira, a gente pode ter certeza que é um resultado, mas pode ser outro... Estudei ela recentemente e é chata pra caramba... :klol

Mas se for 55% mesmo beleza, você teria direito a um pouco mais igual já que ajudou no pagamento.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Que inveja de m****.
Off tópico: De que exatamente, dos pai ter condição de dar aos filhos, do op ter ganhado um ap, de vc querer um imóvel ou da desigualdade social?

OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo".

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 


Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
Off tópico: De que exatamente, dos pai ter condição de dar aos filhos, do op ter ganhado um ap, de vc querer um imóvel ou da desigualdade social?

OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo".

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
não entendi a lógica que você utilizou.

Mas outro exemplo para continuar o raciocínio:

Se ano que vem vendermos o apartamento por R$ 500.000:

Se eu tiver 55% ficaria com R$ 275.000 (lucraria R$ 55.000 , o que representa lucro de 25%)
Meu irmão com 45% ficaria com 225.000 (lucraria R$ 45.000, o que representa lucro de 25%)




Na proporção 60% , eu ficaria com R$ 300.000 (lucraria R$ 60.000, o que representa lucro de 25% do valor de R$ 240.000)
Meu irmão com 40% ficaria com R$ 200.000 (lucraria R$ 40.000, o que representa lucro de 25% do valor de R$ 160.000)


O percentual de lucro é o mesmo porém o valor inicia aplicado meu irmão ficaria em desvantagem
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
360/2 = 180

Qual mistério além disso?

O outro ali "estudou estatística recentemente" e conseguiu concluir que 60% é 10% a mais que 40%
 
Ultima Edição:

Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
Você pagou 40k,sobrou 360k

180k para o seu irmão, 220k para vc uai. Qual a dificuldade nisso?
Isso depois da segunda premissa

A premissa inicial era que nos dois teríamos 50% cada.
Realmente é isso ae, simples, mas causa confusão sim
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Off tópico: De que exatamente, dos pai ter condição de dar aos filhos, do op ter ganhado um ap, de vc querer um imóvel ou da desigualdade social?

OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo".

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
De ganhar um apartamento dos pais.

A tempo: O certo é 220 / 180.
 

Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
360/2 = 180

Qual mistério além disso?

O outro ali "estudou estatística recentemente" e conseguiu concluir que 60% é 10% a mais que 40%
"OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo". "


e a resposta desse aqui tem algum sentido ?
hahahahaha
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Cara, só uma dica, que por coincidência meu pai estava falando sobre isso comigo esses dias.

Meu pai já está pra se aposentar e resolveu vender a casa própria que tinha e viver de aluguel, parece loucura, mas o brasil é um pais tão m**** que eu tive que concordar com a lógica dele e fiquei impressionado.

Ele me falou sobre a b*sta que é fazer inventário, que eu nem sabia o que era, mas resumidamente é passar os bens dele pros filhos assim que morre. Tem custo com advogados, burocracia, fora que pode dar uma m**** gigante entre os irmãos caso tenha algum desacordo (que não é o meu caso, mas vai saber o dia de amanha).

Então ele resolveu vender a casa, pegar a grana e deixar em algum investimento no banco nem que seja pra render só a inflação (na real vai render muito acima da inflação) e quando ele bater as botas, vai ser muito mais fácil dividir a grana entre os filhos do que ficar fazendo inventário de imoveis.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
não entendi a lógica que você utilizou.

Mas outro exemplo para continuar o raciocínio:

Se ano que vem vendermos o apartamento por R$ 500.000:

Se eu tiver 55% ficaria com R$ 275.000 (lucraria R$ 55.000 , o que representa lucro de 25%)
Meu irmão com 45% ficaria com 225.000 (lucraria R$ 45.000, o que representa lucro de 25%)




Na proporção 60% , eu ficaria com R$ 300.000 (lucraria R$ 60.000, o que representa lucro de 25% do valor de R$ 240.000)
Meu irmão com 40% ficaria com R$ 200.000 (lucraria R$ 40.000, o que representa lucro de 25% do valor de R$ 160.000)


O percentual de lucro é o mesmo porém o valor inicia aplicado meu irmão ficaria em desvantagem
O problema é que investiu investiu dinheiro e seu irmão não, se ficar com 55 x 45 vc está perdendo, nisso vc deveria pedir q seu irmão te voltasse R$20.000 (sem juros) dos 50% iniciais que vc "emprestou".
Agora pelo q entendi, seu pai quer dar algo proporcional aos filhos, então vc aceita a condição dele e ficar no prejuízo e quieto ou tenta negociar diteito, mas como é algo familiar e seu pai está bancando 90% do investimento, lembre que vc 10%, não sei se vc vai querer negociar com ele.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
De ganhar um apartamento dos pais.

A tempo: O certo é 220 / 180.
Discordo, vcs estão pensando em repetição igualitária, mas o op já investiu 10% e o irmão nen vai investir nada, porém acho q ele não tem alternativa, então será melhor 55 x 45 mesmo.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Stravis

Larva
Mensagens
13
Reações
14
Pontos
3
O problema é que investiu investiu dinheiro e seu irmão não, se ficar com 55 x 45 vc está perdendo, nisso vc deveria pedir q seu irmão te voltasse R$20.000 (sem juros) dos 50% iniciais que vc "emprestou".
Agora pelo q entendi, seu pai quer dar algo proporcional aos filhos, então vc aceita a condição dele e ficar no prejuízo e quieto ou tenta negociar diteito, mas como é algo familiar e seu pai está bancando 90% do investimento, lembre que vc 10%, não sei se vc vai querer negociar com ele.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
então estava com esse pensamento como "investimento" eu perdi dinheiro, sei que é familiar.
Quanto ao meu irmão ele não trabalha, ele é 10 anos mais novo que eu.

Se fosse feito externamente essa conta, eu sairia no prejuízo.

Na sua visão o correto seria meu irmão passar os R$ 20.000 pra mim e voltarmos para 50% para cada um ?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
"OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo". "


e a resposta desse aqui tem algum sentido ?
hahahahaha
Não.

Pare de pensar demais.

O seu pai vai dividir simplesmente 90% do apartamento entre vocês dois.
Pegue os 45% e adicione os 10% que pagou e fim.

Nego ai ta com uma matemática que vou te contar.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Verdade senhores, errei bonito o certo é 55 (220) x 45 (180).
Me desculpem.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
"OP: o certo é 240.000 (60%) x 160.000 (40%), não tem como diminuir simbolicamente o valor imóvel para ser "justo". "


e a resposta desse aqui tem algum sentido ?
hahahahaha
OP, o sentido que calculei, de forma errada, foi essa: vc teria os 200 do total do imóvel + seus 40 iniciais e seu irmão ficaria com 160 (400), mas o certo é 360/2 e para vc +40. Assim cada um recebe o proporcional pelo investido.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
De ganhar um apartamento dos pais.
É, sei lá, hoje em dia eu não conto com nada de ninguém, nem um "Obrigado." na verdade só espero negatividade e tiração de sarro como o próprio OP fez no meu caso.
Entendo perfeitamente seu sentimento, tmb gostaria de melhores condições, mas nem penso em herança, meus pais tem uma casa em nome deles e nem sei se vou querer brigar com meus irmão se meus pais vierem a falecer antes de mim. Se eles resolverem vender em vida, espero que aproveitem o dinheiro deles assim como quero aproveitar o meu que for gerindo.
O que o pai do OP está fazendo é bem bacana, tomara que os filhos valorizem isso.
A tempo: O certo é 220 / 180.
Certo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.265
Pontos
1.503
Só não entendi o porquê de comprar um imóvel para os dois e você ainda dando esse valor da sua parte. Não tem receio de ter algum problema com seu irmão?
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
O ap custa 400,o op já vai pagar 10% do bolso, portanto ele já tem 10%

Sobram 90% que o pai vai pagar e dividir por 2 = 45% + 10 % que ele já tinha = 55%

Isso é elementar meu caro Watson!
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
Só não entendi o porquê de comprar um imóvel para os dois e você ainda dando esse valor da sua parte. Não tem receio de ter algum problema com seu irmão?


Vantagens como ter o quarto maior, mandar o irmão llimpar e lavar de graça.
 
D

Deleted member 219486

Só não entendi o porquê de comprar um imóvel para os dois e você ainda dando esse valor da sua parte. Não tem receio de ter algum problema com seu irmão?

Treta familiar por causa de bens é comum porque depois de certo momento é cada um por si, gastar dinheiro num imóvel pensando nessa finalidade é burrice.
Fora que pelo que sei se o pai tivesse a grana e fosse doar para os filhos o valor iriam cobrar imposto por essa movimentação.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Só não entendi o porquê de comprar um imóvel para os dois e você ainda dando esse valor da sua parte. Não tem receio de ter algum problema com seu irmão?
De certa forma é mais seguro do que deixar o dinheiro na mão, não sabemos a idade e maturidade de ambos, mas 200k voam se vc nao souber investir certo. Com imóvel, a tendência é só valorizar, por mais que você não consiga vender rápido pelo preço de mercado, ele vai valorizar mais que outros investimentos conservadores.
Sobre a compra compartilhada, eu não sou a favor e, não entendi se o usufruto é do pai ou dos filhos, mas o valor proporcional do imóvel só pode ser repartido quando um dos lados (proprietário x beneficiário) baterem as botas.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
FIlhão, como despacito falou, o que você pagou sozinho não entra na partilha. Entre você e seu irmão o valor do imovel é dividido por 2, na hora da venda, de 90% que restaram. 10% é só seu.
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
732
Reações
2.075
Pontos
433
brincadeiras a parte, meus pais tem 2 imoveis, e somos em 3 irmãos... nos damos bem, o problemas são as cunhadas (rsrsrs)
como mais velho estou ajudando os coroas a regularizar a casa que eles moram e mais pra frente quero ver o lance de usufruto também em partes iguais até porque neste país nosso cheio de leis e taxas, é mais simples que um inventário. Eu estou bem financeiramente, bom emprego, tenho 2 imoveis e não tenho tara por grana, prefiro meu coroas aqui por muito tempo, mas o ser humano né...$$$$
Falo isso pois minha mãe e irmãos num processo de inventário da casa de meus avós, são 11 irmãos e a casa vale cerca de 300 a 400 paus, o mais velho ta gerenciando com o advogado tudo e bem transparente e correto, porém um irmão mais uma irmã e seu marido, estão criando maior fuzarca pela parte deles, pura ganância, pois são os que mais tem posses, mas mesquinharia fala mais alto ... mas meu tio já chegou os choque neles e estão miudinhos, haja vista que ao final do processo todos irão receber igual
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.168
Reações
7.023
Pontos
703
Matematicamente falando, 55% 45% (40 (10%) seu, 180 (90%) do seu pai que decidiu dividir "igualmente" (45/45%)).
Claro, como a grana é dele e ele quiser colocar 50% dos 90% dele pro seu irmão e 40% pra você, nada impede isso.
Única coisa que é certa: 40 mil seu te garantem 10%.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.940
Pontos
1.544
Juridicamente, o fato de você ter pago 40.000,00 não altera a proporção do usufruto, pois você não é o proprietário, você apenas tem o direito de usar o imóvel, na proporção de 50%. Se fosse assim, eu poderia dar 4.000 mil reais e ter 1% do usufruto do imóvel, o que não ocorre.

Esta questão é mais complexa do que parece.

Você acha um problema gastar com advogado, mas tem motivo pra isso.

Problema de matemática? pffff
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
O certo é 55/45.

Quanto ao fato, aconselho o OP que na melhor oportunidade terminar essa partilha. Ou você comprando a parte dele, ou ele a sua ou vendendo o imóvel e ficando cada um com sua parte. Falo isso por experiência própria. Estou a dois anos tentando vender um, há vários compradores mas nunca há um acordo entre meus irmãos, sem falar nos abacaxis que alguns deles estão envolvidos que dificultam muito
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
55% seu e 45% do seu irmão.
Você que herda 50% que seu pai deu, no caso do apartamento ele deu 90% do total, logo 45% vem do seu pai e os outros 10% veio de você mesmo, 55%.

Edit.: isso no caso do seu pai ter deixado a partição igual e vocês forem vender.
 
Topo Fundo