O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Meu Roxinho News] Homem é assaltado e vive pesadelo diante do descaso dos bancos

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163

Após ter celular furtado, morador de SP acumula R$ 143 mil de prejuízo em operações bancárias feitas por criminosos​

Mesmo tendo reportado o roubo do celular destravado, Bruno De Paula acompanhou diversas operações feitas pelos bandidos e diz não ter recebido suporte das empresas envolvidas. Situação foi resolvida apenas nesta sexta (6), quando o caso viralizou nas redes sociais.​

Por Rodrigo Rodrigues, g1 SP — São Paulo
06/05/2022 19h15 Atualizado há 14 minutos


O agente de talentos Bruno De Paula, de 36 anos, nascido em Brasília mas morador da Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O agente de talentos Bruno De Paula, de 36 anos, nascido em Brasília mas morador da Zona Sul de São Paulo. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O agente de talentos Bruno De Paula, de 36 anos, teve o celular roubado em um semáforo da Zona Norte de São Paulo em 29 de abril e viveu, a partir daí, uma história de terror que tirou o sono dele e viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (6).
De volta a São Paulo após uma viagem de três semanas em Barcelona, na Espanha, ele usava o aparelho dentro de um táxi quando foi vítima do furto. Com o aparelho destravado, os criminosos fizeram uma devassa em todas as contas pessoais dele, realizando operações bancárias que totalizaram mais de R$ 143 mil de prejuízo.

O desespero maior, segundo ele, é que parte dos recursos foi movimentada quando as empresas responsáveis pelos serviços já haviam sido notificadas do roubo.
“Eu estava com um celular que meu pai havia me doado porque o meu estava ruim. Quando cheguei em casa, peguei o celular antigo e comecei a checar as contas e vi que já tinham me roubado R$ 27 mil de uma das contas. Fiquei desesperado e, junto com a minha namorada, começamos a ligar para a Claro, o Nubank e o Banco do Brasil. Depois de 11 horas de voo e jet leg, fui dormir chateado com a perda do dinheiro, mas crendo que o problema pararia por aí. Mas, no sábado de manhã, comecei a receber notificações de outras operações sendo feitas”, contou.

Uma vez que tiveram acesso ao celular, os falsários haviam mudado todas as senhas de Bruno em contas como Gmail, iCloud e aplicativos de entregas de comida. Com o número da linha em mãos, também burlaram os sistemas dos bancos, realizando operações bancárias e resgatando investimentos de curto prazo.



“Os criminosos pagaram boletos nos bancos de R$ 8 mil, R$ 9 mil, que só seriam descontados na segunda-feira. Ora, se eu já havia reportado a fraude para os bancos, porque essas operações todas não foram bloqueadas já na sexta-feira?”, questiona.

O agente de talentos Bruno De Paula durante viagem à Barcelona, na Espanha, antes de enfrentar os problemas com contas bancárias após roubo do celular. — Foto: Acervo pessoal

O agente de talentos Bruno De Paula durante viagem à Barcelona, na Espanha, antes de enfrentar os problemas com contas bancárias após roubo do celular. — Foto: Acervo pessoal

Viralização na internet​

Depois de uma semana tentando reaver os valores usurpados pelos criminosos, o agente de talentos publicou o caso no Twitter na quinta (5), contando o drama que viveu e o desespero de ainda não ter reavido o dinheiro retirado pelos criminosos.
A publicação viralizou e nesta sexta (6), Bruno De Paula disse que foi contatado pelos bancos, que deram um desfecho satisfatório para o caso.
Bruno reclama, porém, que os bancos e as chamadas "fintechs", como o Nubank, precisam ter canais mais ágeis para atender esse tipo de demanda dos clientes vítimas de fraudes.



Bruno De Paula publica nas redes sociais o desfecho da história do roubo do celular em São Paulo. — Foto: Reprodução/Twitter

Bruno De Paula publica nas redes sociais o desfecho da história do roubo do celular em São Paulo. — Foto: Reprodução/Twitter


O que dizem os bancos​


O g1 procurou os bancos em que o agente de talentos tem conta. O Nubank se limitou a responder, por meio de sua assessoria de imprensa, que os procedimentos para quem é vítima de fraude estão em um blog da empresa (veja aqui).

Já o Banco do Brasil disse que "acionou procedimentos de segurança logo após tomar conhecimento da ocorrência, com rápida recuperação de valores".
"O BB adota medidas de prevenção a fraudes e orienta seus clientes a nunca anotar senhas em aplicativos do celular - tais como bloco de notas ou aplicativos de mensagens -, sempre informar tempestivamente à instituição financeira movimentações suspeitas em sua conta. A comunicação rápida possibilita que as providências devidas possam ser efetuadas o mais breve possível. No caso do BB, o cliente deve recorrer à Central de Relacionamento, agências ou ao SAC para denunciar que foi vítima de golpe ou fraude", disse o banco.

Conversa de Bruno De Paula com o banco Nubank, após ter tido o celular roubado e as contas invadidas. — Foto: Reprodução/Instagram

Conversa de Bruno De Paula com o banco Nubank, após ter tido o celular roubado e as contas invadidas. — Foto: Reprodução/Instagram

Estresse pós-traumático​


Apesar de ter tido o problema resolvido, o agente de talentos diz que viveu os piores dias da vida e vai se lembrar do sufoco que enfrentou por muito tempo.
“Eu vinha de uma viagem de três semanas que tudo de bom aconteceu para mim e para minha namorada. E, de repente, a minha vida se transformou em um inferno. Hoje fui ao Banco do Brasil e peguei um Uber. Nem por um minuto consegui relaxar. Estou vivendo um estresse pós-traumático que vai me marcar para sempre”, afirmou.
“A violência que sofri faz parte da vida de quem é brasileiro. Mas as empresas em nenhum momento facilitaram para aliviar essa carga. E isso não tem acontecido só comigo, mas com centenas ou milhares de brasileiros que têm vivido o mesmo que eu. Algo precisa ser feito.”

Perigos nas fraudes feitas por meio de celulares — Foto: Christian Wentz/G1

Perigos nas fraudes feitas por meio de celulares — Foto: Christian Wentz/G1

Combate a fraudes​


O g1 procurou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para saber como os bancos têm trabalhado para aprimorar o atendimento ao cliente nesses casos e o combate às fraudes.
Por meio de nota, a entidade afirmou que "acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança, ainda que eles não tenham origem no sistema financeiro, e está atenta aos problemas de segurança pública e seus reflexos nas transações bancárias e na segurança de seus clientes, especialmente com o uso do Pix".
"Os aplicativos de bancos são seguros e dados de uso não ficam armazenados nos aparelhos. No caso de o cliente ter seu celular roubado, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso", disse a entidade.
"Os bancos também atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos. A FEBRABAN também alerta que os bancos possuem funcionalidades em seus aplicativos que permitem que o cliente ajuste os limites transacionais no celular para valores de sua conveniência, seguindo à risca as instruções normativas do Banco Central - n° 20, de 25/9/2020 e n° 71 de 21/1/2021 –, que tratam sobre o tema", completou.

 Bruno De Paula, de 36 anos, diz que viveu duas semanas de muita tensão após ter tido o celular roubado em São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

Bruno De Paula, de 36 anos, diz que viveu duas semanas de muita tensão após ter tido o celular roubado em São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

A Febraban também diz que incentiva que os clientes utilizem esta funcionalidade em seus aplicativos para ajustar os limites de acordo com suas necessidades e segurança.
Os criminosos geraram boletos de empresas como PagBank, PagSeguro e Mercado Pago. Confira abaixo as notas enviadas por elas:

PagBank e PagSeguro
“O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança, um dos principais pilares da companhia. No caso específico, tão logo teve informações, o PagBank PagSeguro bloqueou saldo para restituir à vítima.”

Mercado Pago
"O Mercado Pago informa que, assim que tomou conhecimento do caso pela manifestação do usuário em uma rede social, iniciou análise que identificou não haver anormalidade na conta dele após o relato público do furto do celular. A empresa está à disposição do usuário para qualquer esclarecimento e permanece disponível para outras instituições financeiras citadas no relato, a fim de auxiliar em eventual tratativa sobre o pagamento de um boleto vinculado a uma conta no Mercado Pago. Para evitar danos causados por terceiros, decorrentes de furto, roubo ou outras situações não autorizadas pelo usuário, a empresa sempre recomenda o uso de autenticação biométrica para validação de operações no aplicativo. Reforça ainda que, em caso de roubo, furto ou perda do celular, recomenda a imediata troca da senha de acesso da conta, que pode ser feita pelo site, bem como o contato com a operadora telefônica para bloqueio do aparelho e chip. O Mercado Pago mantém canais de atendimento, dentro e fora do aplicativo, para eventuais dúvidas e orientações: site www.mercadopago.com.br/ajuda".


Se o ato dele não tivesse ganho fama, não tinha resolvido…

Pior que os bandidos por lei, tem o STF por trás pra acobertar…pra não expor, e só agir com mandato…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.492
Reações
10.079
Pontos
1.364
Perai, realmente não entendi...

O kra tem o celular roubado, ok, não basta ele ligar pro banco e pedir pra cancelar o cartão dele, deslogar os aparelhos e mudar a senha?

Talvez os criminosos sejam rapidos e façam alguns PIX mas como assim o negócio escalou dessa forma?
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.570
Pontos
293
Perai, realmente não entendi...

O kra tem o celular roubado, ok, não basta ele ligar pro banco e pedir pra cancelar o cartão dele, deslogar os aparelhos e mudar a senha?

Talvez os criminosos sejam rapidos e façam alguns PIX mas como assim o negócio escalou dessa forma?
Não é tão simples assim, ainda mais se levaram o chip junto. Como eu postei lá atrás, parece meio que uma loteria se você vai ser atendido bem pelo banco ou não. Contei que a minha mãe teve o cartão clonado duas vezes (uma em 2007 e outra em 2020), e na primeira vez estornaram tudo sem problemas, enquanto na segunda enrolaram mais de um mês pra estornar R$ 130.

Então pelo menos por enquanto, o crime compensa.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Não é tão incomum encontrar pessoas que anotam senhas dentro do celular exatamente por considerar que ninguém vai acessar, pois o desbloqueio é apenas pela face. De acordo com a análise do Banco do Brasil que postaram, deu a entender que as transações foram realizadas com senha. Estorno nesses casos são raros, provavelmente fizeram pela repercussão negativa que poderia haver.
 

Indelével

Bam-bam-bam
Mensagens
999
Reações
2.570
Pontos
293
Não é tão incomum encontrar pessoas que anotam senhas dentro do celular exatamente por considerar que ninguém vai acessar, pois o desbloqueio é apenas pela face. De acordo com a análise do Banco do Brasil que postaram, deu a entender que as transações foram realizadas com senha. Estorno nesses casos são raros, provavelmente fizeram pela repercussão negativa que poderia haver.
Pois é, essa história está realmente mal-contada. Tenho conta no BB há 20 anos, e nunca precisei anotar a senha de 6 dígitos em lugar algum.
Senha de email e de site de compras todo mundo esquece, mas senha de banco é obrigatório decorar.
 


Riraito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.506
Reações
5.826
Pontos
1.024
Pra pedir empréstimo e agendar transferências precisa da senha do cartao não? No meu banco do Brasil e nubank precisa de digital pra entrar e senha pra fazer as transações. O cara tinha senha do banco e do cartão escrita na porra da tela? Não é possível isso.
 

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
Pra pedir empréstimo e agendar transferências precisa da senha do cartao não? No meu banco do Brasil e nubank precisa de digital pra entrar e senha pra fazer as transações. O cara tinha senha do banco e do cartão escrita na porra da tela? Não é possível isso.

Sim. A única explicação, é que ele deixou salvo. Bastando clicar no ícone do App do banco, e já entrava…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Nocturnus1984

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.204
Reações
2.092
Pontos
974
Aqui no meu só entra nos apps com minha digital, tudo só entra com digital, não sei se tem como burlar isso, se acontecer de me roubarem eu reseto o celular remotamente pelo Google, e também tirei essa porra de pagar por aproximação, que pelo amor, isso só facilitou os roubos, os vagabundos andam no metrô com uma máquina de cartão aproximando de carteiras e bolsas pra dar golpes...
 

Nocturnus1984

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.204
Reações
2.092
Pontos
974
Pois é, essa história está realmente mal-contada. Tenho conta no BB há 20 anos, e nunca precisei anotar a senha de 6 dígitos em lugar algum.
Senha de email e de site de compras todo mundo esquece, mas senha de banco é obrigatório decorar.
Muito estranho mesmo...
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Povo ainda não entendeu que App de banco e compras se mantém só em dispositivo seguro a ser guardado em cofre dentro de casa.

Vai viajar ou vai ir pra rua?
Cartão limitado e celular sem app de banco.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.915
Reações
8.174
Pontos
453
Sim. A única explicação, é que ele deixou salvo. Bastando clicar no ícone do App do banco, e já entrava…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mesmo entrando no aplicativo (no caso do BB), ainda precisa da senha de seis dígitos, essa o app não salva. Até pra fazer uma recarga de 15 conto precisa dela.
 

a r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
967
Reações
1.779
Pontos
584
Nubank nao sei pq pouco uso

mas esse do BB nao faz o maior sentido

pedem senha pra tudo, pra entrar é senha de 8 pra movimentar é senha de 6

trocar senha é um parto e te fazem ir em agencia pelas menores coisas

da pra aumentar limite de transaçao, mas tem que confirmar com cartao e nem aumenta mto, pra valor alto tem que ir na agencia
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.876
Reações
11.392
Pontos
774
História mal contada e só foi ressarcido por conta da exposição na mídia.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.171
Reações
80.785
Pontos
1.559
Tudo isso pode ser evitado com medidas simples:
1 -Tenha um email só para bancos.
2- apps de bancos ,email ou outros com informações sensíveis na pasta segura.
Pode instalar o kaspersky e ativar o bloqueio do cel caso o vagabundo tire o chip.

Se deixar o chip vc formata o aparelho pelo Google ou pelo kaspersky. Se tirar o chip o bloqueio já é automático.

Se for muito paranóico mesmo vc pode instalar o Cerberus.

Problema resolvido.
Muito interessante essa opção do Kaspersky.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.881
Reações
7.633
Pontos
453
Tudo isso pode ser evitado com medidas simples:
1 -Tenha um email só para bancos.
2- apps de bancos ,email ou outros com informações sensíveis na pasta segura.
Pode instalar o kaspersky e ativar o bloqueio do cel caso o vagabundo tire o chip.

Se deixar o chip vc formata o aparelho pelo Google ou pelo kaspersky. Se tirar o chip o bloqueio já é automático.

Se for muito paranóico mesmo vc pode instalar o Cerberus.

Problema resolvido.
Só vale se perder o celular, se o bandido desconfiar que vc tem grana ainda pode sofrer um sequestro relâmpago.


Pix não tem o que fazer para escapar da bandidagem, na região de Campinas os bandidos estão entrando nas casas armados e forçando as vítimas a fazer transferências.


 

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
Mesmo entrando no aplicativo (no caso do BB), ainda precisa da senha de seis dígitos, essa o app não salva. Até pra fazer uma recarga de 15 conto precisa dela.

A única explicação, é que ele tinha senhas tbm
anotadas no bloco de notas do celular…

Ou….foi tudo armação, ganhou mídia, e lucrou…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.263
Pontos
1.503
O que não entendi até agora é o porquê desse cara não ter simplesmente bloqueado o aparelho pela conta Apple. Não é possível fazer isso pelo e-mail?

No mais, serviu de alerta pra mim. Não tenho dinheiro e, por isso mesmo, qualquer desfalque financeiro já me traria um atraso violento na vida.
 

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
O que não entendi até agora é o porquê desse cara não ter simplesmente bloqueado o aparelho pela conta Apple. Não é possível fazer isso pelo e-mail?

No mais, serviu de alerta pra mim. Não tenho dinheiro e, por isso mesmo, qualquer desfalque financeiro já me traria um atraso violento na vida.





---

Apagar um dispositivo no Buscar meu iPhone no iCloud.com​

Se seu iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou Apple Watch for perdido ou roubado, você poderá apagá‑lo no Buscar meu iPhone no iCloud.com.

Para iniciar sessão no Buscar iPhone, acesse icloud.com/find.

 

deep dog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.321
Reações
5.155
Pontos
703
depois desse caso ai eu decidi migrar para o itau

não que tenha sido nada determinante, mas já a um tempo vem acontecendo casos de vazamentos de dados de bancos digitais, dinheiro sumindo de conta, negócio que nunca vi acontecer em banco tradicional.
 

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
depois desse caso ai eu decidi migrar para o itau

não que tenha sido nada determinante, mas já a um tempo vem acontecendo casos de vazamentos de dados de bancos digitais, dinheiro sumindo de conta, negócio que nunca vi acontecer em banco tradicional.

Penso igual você.

Bancos digitais não tem nem de longe, a mesma segurança de um grande banco. Fora que um banco como o Itaú, tem uma baita estrutura. Você teria suporte 24hrs, e podendo ir até a agência. Falar cara a cara com o gerente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
To pensando em seriamente em deixar a grana na Binance e só tirar de lá quando for pagar a fatura do cartão, mesmo que la tbm tem as suas falhas mas na hora de abrir o app do banco não vai ter oq transferir.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.777
Reações
134.089
Pontos
2.139
Aqui no meu só entra nos apps com minha digital, tudo só entra com digital, não sei se tem como burlar isso, se acontecer de me roubarem eu reseto o celular remotamente pelo Google, e também tirei essa porra de pagar por aproximação, que pelo amor, isso só facilitou os roubos, os vagabundos andam no metrô com uma máquina de cartão aproximando de carteiras e bolsas pra dar golpes...
vc já pagou por aproximação? vc tem que literalmente encostar o cartão na máquina. se tiver alguém no metrô esfregando uma máquina de cartão na sua cintura o problema é sério...

Enviado via Telepatia usando o Tapatalk
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
É, essa reportagem dá a entender que a segurança dos bancos é toda falha e que foi super fácil roubar tudo. Mas não explicou nada sobre senhas, logins e tudo mais. Quem escreveu a matéria no UOL disse assim "mesmo depois do celular ser bloqueado, mesmo depois de bloquear o IMEI". Escreveram como se o bloqueio foi feito e depois do bloqueio roubaram o dinheiro. Mas como assim??? Até por conta do desespero ele pode ter se enrolado na história e contado fora de ordem.
 
Ultima Edição:

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
18.762
Pontos
503
Clonaram meu cartão do Itaú antes de eu sair do Brasil. Eu nem sabia.

Só fui saber uns meses depois que eu entrei na fatura e tinha Netflix lá sendo que nunca tive Netflix.

Liguei pro Itaú e tinham várias solicitações de compra no meu cartão para eu aprovar já que meu limite do cartão de crédito era de 400 reais kkkkk.

Os filhos da put* quiseram passar mais de 150 mil reais no meu cartão.

Itaú cancelou tudo e ainda estornou os meses de Netflix que eu "paguei" pro bandido.

pnc desses fdps.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Quem bom que foi tudo resolvido mas acho que o cara só teve tal risco de prejuízo porque ele deveria ter contas ou cartões Premium.

Como minas contas são comuns então não consigo fazer pix acima de 1000,00. Comprar algo online acima de 2.000,00? Tive que ligar pra central pra liberar e só depois de dar o valor aproximado da compra.
 

Lord Umbasa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.097
Reações
3.184
Pontos
293
Mano tu é muito ingênuo, se em uma pessoa os caras tiraram + de 100k de golpe, tu acha que não tem quadrilha por ae especializada em fazer engenharia reversa desses apps? não duvido nada esses bandidinhos que furtam esses celulares nas ruas levarem esses aparelhos para algum comprador que tenha contato com essas pessoas.

Uma amiga teve o celular furtado na rua e com o aparelho bloqueado, levaram 10k das contas dela, o banco não quis ajudar e agora tá na justiça e o nome dela no serasa.

Fiquem ai confiando em aplicativo de banco, aqui eu uso um em casa que não levo para lugar nenhum, tranfiro um pouco de dinheiro para o meu pessoal quando vou sair.
Como que é?? Você está criticando jovens de 14 15 que furtam celulares porque não tiveram oportunidade na vida?
 
Topo Fundo