Porque a Microsoft de 2013 focava em fazer muitos acordos com thirds, enquanto a Microsoft atual só faz isso pra trazer exclusividades temporárias de indies ou jogos de estúdios menores, como The Medium, 12 Minutes, Call of The Sea, e por aí vai. A Microsoft sempre teve esse problema de falta de estúdios, e por isso ela focava nesses acordos, como uma forma de fortalecer a sua biblioteca de "exclusivos". Creio eu que a Microsoft tenha parado de fazer tais acordos porque não estava tendo retorno. O One provavelmente vendeu bem menos que o Xbox 360, foi bem menos popular, e é natural que os jogos vendam bem menos nele do que no x360, e acho que isso fez ela diminuir esses acordos. Em algum momento eles perceberam que isso não dava retorno e que precisavam dos próprios estúdios, o foda é que isso demorou muito pra acontecer e até hoje não tivemos os frutos disso, já que os jogos que estão sendoo desenvolvidos nunca lançam. Até acho que a ideia de colocar jogos no PC tenha surgido porque os jogos não estavam vendendo o suficiente no One, que estava com a imagem queimada.
Enfim, é só ver que, com exceção de "Forza, Halo e Gears", tudo isso aí que você citou foi fruto de acordos com thirds, e que eu me lembre, quase nada disso aí vendeu bem. Tanto que a maioria nem teve sequência.
Ryse - Crytek: Vendeu pouco mais do que um milhão de cópias, se não me engano. Não teve sequência.
Despite Crysis 3 and a high-profile Xbox One launch title, Crytek could face issues keeping its doors open.
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Dead Rising 3 - Capcom: Parece que vendeu 3kk. Não vi se a Capcom gostou ou não dos números, mas é fato que o 4 virou multi, então não foi suficiente lucrar só com Xbox, suponho.
Megaman falido. E pensar que Megaman X já foi uma das minhas franquias favoritas.
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Titanfall - EA: Difícil dizer. O 2 vendeu abaixo do esperado sendo multi, então imagino que o primeiro, sendo apenas para One não tenha vendido tanto, também. Afinal, EA e MS não decidiram manter a exclusividade.
Sunset Overdrive - Insomniac: Não achei fontes sobre as vendas. Bem, tanto a Microsoft como a Insomniac cagaram pra continuar a franquia, então eu creio que as vendas não tenham sido mesmo satisfatórias a esse ponto.
Quantum Break - Remedy: Diz a Microsoft que vendeu bem, embora a Remedy tenha preferido fazer Control multiplataforma, ao invés de focar em QB. No VGChutes mostra que o jogo vendeu por volta de 1kk no Xbox.
Alan Wake developer's Xbox One and PC game was a hit, Aaron Greenberg says.
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Enfim, foram só alguns exemplos. A minha teoria é essa, que a Microsoft sempre teve a mesma estratégia com thirds, tanto no 360 como no início do One, mas como o One foi um console cujo lançamento tenebroso amaldiçoou o console pelo resto da geração, ele vendeu menos, os jogos venderam menos e a Ms desistiu de fazer esses acordos. Acho que até o Rise of the Tomb Raider vendeu mal no Xbox. Fora que o Phil liga bem menos para essa coisa toda de exclusivos, tanto que toda hora tem jogo da Microsoft no Play e no
Switch.
Aliás, é só pensar na trindade, mesmo. As principais franquias da Microsoft são Halo, Forza e Gears, e mesmo elas eram desenvolvidas por estúdios que não são dela, tanto que ela "perdeu" a Bungie e a Epic, e só foram comprar a Playground em 2018, porque antes o estúdio nem era dela.