Como você pontuou anteriormente, a Sony dá muita liberdade criativa aos desenvolvedores.
Ela dá suporte na parte técnica, por isso todos esses jogos se destacam nisso. Inclusive quem estava apoiando a Ready at Dawn era a Santa Monica, por isso os gráficos escandalosos deste jogo.
Quanto a parte criativa, fica a cargo do estúdio mesmo e tem jogos que vão se sair muito bem, outros vão ser criticados.
The Order é um jogo tecnicamente muito bom, mas as pessoas estavam esperando um jogo para bater de frente com Gears of War e isso impactou nas notas do jogo. O jogo tem uma pegada diferente, muita conversa com caminhada, cutscene longas, e muito QTE, arrasaram o jogo por isso.
Outro caso: Death Stranding. A Sony deu todo o suporte técnico ao Kojima, inclusive dando a engine do jogo e toda estrutura de estúdios de captura de movimento, mas toda parte criativa veio diretamente da Kojima Productions. O jogo é ápice técnico em tecnlogia, mas o conceito do jogo foi bombardeado em críticas e baixou a nota do jogo.