O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Migrar definitivo para Linux

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem, sempre tive uma simpatia muito grande pelo Sistema do Pinguim. E muitas vezes o utilizei em dual boot com o Windows, por vezes apenas ele, as vezes só o Windows e etc... Atualmente estou apenas com o Windows 10 instalado e sinceramente de saco cheio!

Tenho um SSD de 120 GiB aonde ta o Sistema e os programas instalados e ainda me sobra uns 20/25 GiB livres. Jogos, arquivos, videos, etc, estão tudo em um HDD a parte. Até ai beleza. Mas eu não sei o que RAIOS acontece com o Win10... que apos um tempo de usa ele começa ficar extremamente lento pra inicializar. Mesmo estando marcado a opção de inicio rápido (algo assim). Se eu simplesmente desligo o PC, apertando o power do gabinete, baleza... qnd eu ligo de novo sobe super rapido, coisa de 5 segundos no máximo ja ta na tela de login, ponho a minha senha e ja tou na area de trabalho, com os processos subindo... Mas meu amigo, qnd eu reinicio a maquina ou rola alguma atualização da MS... Ou até mesmo quando mando desligar pelo menu iniciar... é ligar e ir fazer outra coisa... pq é 5/10 minutos as vezes ate carregar td... Ok q ja vai pra 1 ano + q não formato essa máquina...

Enfim a unica coisa q me mantem preso nesse sistema são os jogos. Não que no Linux não tenha, mas não tem os q eu gosto/quero xD. E isso eu acho uma m**** pq me obriga a ou manter um dual boot ou ficar só com o windows. Wine e Play on Linux nem sempre vai ser a cura do cancer. Muita coisa simplesmente não vai rodar ou vai ter encheção de saco. Além do mais eu mexo bastante com engines de jogos tb (Unity eu sei q roda no Linux - Ja cheguei instalare. Mas a Unreal é um parto... mas convenhamos q eu mais uso mesmo é a Game Maker (Engine 2D relativamente leve) que no caso daria tranquilamente pra rodar em uma VM)... Eu sei q a Steam tava testando uma parada de rodar jogos de Windows no Linux... isso tem funcionado bem?

Enfim, se fosse o caso, qual seria a melhor configuração para dual boot? No caso iria deixar o Windows SÓ para rodar jogos e o resto usaria tudo no Linux (ja q os programas q eu uso no Windows são todos os q tem pro Linux e ate os proprietarios, como o Substance Painter tb tem versão for Linux, então pra mim é completamente Seamless essa parte...)

Bem vamos La, eu tenho:

1 SSD 120 GiB (C:) (Atualmente está com Windows)
1 HDD 500 GiB (D:) (Meu depoisito de musica, ISOS, videos e outras tralhas)
1 HDD 500 GiB (E:) Aonde esta a Steam e seus jogos e outros games "alternativos" YEP versão capeta mesmo!
1 HDD 250 GiB (F:) (Que estou para trocar um dia, na verdade trocar o de games por um de 2 Teras e colocar o de 500 no lugar desse) - aonde está tudo relacionado a emuladores, roms, etc... (Só as isos fica no HDD de 500 pelo espaço e tal)... Dentro desse cenarios o que vcs me recomendam fazer?

Eu ja tentei colocar um Dual Boot com o Linux num dos HDDs e o Win no SDD (visto q mesmo no HDD o Linux sobe bem mais rapido), mas deu m**** no GRUB, as vezes ele não reconhecia nada e tinha ficar restando a máquina; sem falar q o Window "trancava" os outros HDDs dentro do Linux, só ficava pra leitura, não conseguia escrever... A distro q eu uso/gosto normalmente é a Ubuntu ou qualquer uma derivada do lendário Debian... ja tentei Fedora mas não me dei muito bem não. Open Suse por vezes gostaria de testar, mas prefiro ficar na linha de conforto (Ubunto/Debian/Mint etc...)
 
Ultima Edição:

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.396
Pontos
1.304
Você já se respondeu.

Você consegue fazer tudo no Linux, menos jogar.

Faz um Dual boot e só loga no Windows pra jogar.

Eu não abro mão do Windows, tem seus problemas, é meio de lua (do nada algo para de funcionar) mas nem fodendo que eu migro para um OS que não tem jogos, o que mais faço no PC é jogar.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Você já se respondeu.

Você consegue fazer tudo no Linux, menos jogar.

Faz um Dual boot e só loga no Windows pra jogar.

Eu não abro mão do Windows, tem seus problemas, é meio de lua (do nada algo para de funcionar) mas nem fodendo que eu migro para um OS que não tem jogos, o que mais faço no PC é jogar.

Pois é de fato, por mais q eu ache desperdicio de HDD... dual boot é a solução ou 2 PCs hehehe (um só pra jogo e outro pra trampo). Mas talvezes devesse formular melhor minha pergunta, qual a melhor "configuração" de particionamento etc... no meu caso?
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Você consegue fazer tudo no Linux, menos jogar.
Praticamente qualquer jogo roda no Linux, nativo ou via SteamPlay e afins.
Por exemplo:

Hoje em dia, Linux tá um sistema n vezes mais fluido que o Windows.
Só não mudo de vez pelo fato de não conseguir replicar meu "workflow". Eu deixo uma partição minima só com o sistema, office e drivers instalados. Aí faço outra partição com programas portateis, e outra com jogos. Na hora de formatar, fica td mto rapido, pq é só instalar o sistema, office e drivers. Os programas são portateis e ficam de boa (e ainda posso usar no pendrive) e os jogos é só reimportar no cliente do mesmo. No linux nao rola isso.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem, acho q Linux não vais formatar com frequencia xD

Enfim, esse steamplay? Segura um Witcher 3 ou Dragon Quest XI sem glitchs, bugs e tal? DMC5 pelo visto ta liso. No caso de dual Boot, levando em conta q meu SSD é pequeno, particionar Windows (só sistema, no maximo unreal ou unity) 60 GiB) e mais partiçãoi Linux, no caso o D: seria minha Home no Linux... (mantendo toda minha estrutura de arquivo) é válido um esquema desses? Se ficar td seamless no caso da steam, migraria de vez.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Bem, acho q Linux não vais formatar com frequencia xD

Enfim, esse steamplay? Segura um Witcher 3 ou Dragon Quest XI sem glitchs, bugs e tal? DMC5 pelo visto ta liso. No caso de dual Boot, levando em conta q meu SSD é pequeno, particionar Windows (só sistema, no maximo unreal ou unity) 60 GiB) e mais partiçãoi Linux, no caso o D: seria minha Home no Linux... (mantendo toda minha estrutura de arquivo) é válido um esquema desses? Se ficar td seamless no caso da steam, migraria de vez.

 


BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Sobre o Windows travar as partições e impedir o acesso delas no Linux, isso acontece por causa do Fastboot se não me falha a memória.

Basta desativar o Fastboot do Windows que as unidades NTFS estarão destravadas para acesso pelo Linux.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Interessante DEMAIS essa parada ai... O DQ pelo q vi no video teve uma queda de performance meio brutal :O mas ainda assim perfeitamernte jogavel... Tipo games não steam (adicionado manualmente na playlist) se beneficiam desse recurso sendo carregado pela steam?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Eu não usaria tantos HDs no computador, ainda mais esses que você usa somente pra armazenamento de coisas tipo isos, roms, musicas, etc. Eu montaria um NAS e acessaria essas coisas pela rede, e aí não teria problema com os filesystems diferentes já que tudo seria acessado pelo smb ou ftp.

Mas no dual boot não vou poder ajudar pois não jogo no PC e por isso não tenho windows.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Pois é de fato, por mais q eu ache desperdicio de HDD... dual boot é a solução ou 2 PCs hehehe (um só pra jogo e outro pra trampo). Mas talvezes devesse formular melhor minha pergunta, qual a melhor "configuração" de particionamento etc... no meu caso?

Você precisa aprender o particionamento manual...
No meu notebook por exemplo tenho um monte de participações com Windows e Linux e formato tanto o Windows quanto o Linux e nunca perco nada
O GRUB hoje em dia funciona muito bem, foda era na época que tinha o Lilo kkkk


Praticamente qualquer jogo roda no Linux, nativo ou via SteamPlay e afins.
Por exemplo:

Hoje em dia, Linux tá um sistema n vezes mais fluido que o Windows.
Só não mudo de vez pelo fato de não conseguir replicar meu "workflow". Eu deixo uma partição minima só com o sistema, office e drivers instalados. Aí faço outra partição com programas portateis, e outra com jogos. Na hora de formatar, fica td mto rapido, pq é só instalar o sistema, office e drivers. Os programas são portateis e ficam de boa (e ainda posso usar no pendrive) e os jogos é só reimportar no cliente do mesmo. No linux nao rola isso.


Como não rola?
Já usou a partição /home ?
Hoje eu formatei o meu Linux para testar outra distribuição que não curti, e quando voltei para a outra só precisei instalar os programas de novo, não fiz nenhuma configuração, na verdade isso eu acho melhor que o esquema que você faz...

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Você precisa aprender o particionamento manual...
No meu notebook por exemplo tenho um monte de participações com Windows e Linux e formato tanto o Windows quanto o Linux e nunca perco nada
O GRUB hoje em dia funciona muito bem, foda era na época que tinha o Lilo kkkk

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Eu sempre usei o particionamento manual, qnd usava apenas o HDD... Dividia 400 GiB NTSF pro Win e o Restande deixava / EXT3 (ou 4 não lembro mais) e ainda criava uma SWAP) Depois q coloquei o SSD na máquina o HD q eu usava com os Sistemas virou o HD de tranqueiras e deixei 400 GiB pras tranqueiras e o resto pra instalar o Linux e fazer dual BOOT com o Win (instalado no SSD)... Visto que mesmo no HDD o Linux rodava rapido, então resolvid eixar o SSD só pro Windows mesmo. Ficou Algo assim:

SSD 120 GiB NTSF (e as tranqueiras q o Windows cria la) - (Windows 10)
HDD1: 400 GiB (Tranqueiras - NTSF) restante dele ./ EXT3 e Swap (Linux)
E os outros HDDs normais
Instalei o Windows no SSD e logo após instalei o Linux na partição q eu tinha reservado no outro HDD... eu acho q meu "erro" foi ai pq chega uma hora ele perguntava aonde eu queria "gravar" meu boot ou algo assim... ai eu selecionei o SDD aonde tava o Windows (creio eu q ele instalou o Grub la no setor de boot)... ai blz, subiu o sistema e tal, fiz o que tinha de fazer... reiniciei a maquina e o Grub (não lembro se ele não achava o Windows ou não achava nenhum sistema ou não reconhecia a partição/HDD) era uma treta dessa que acontecia. Para funcionar tinha que ficar apertando reset que ai ele reconhecia normal. E desde então deixei só o windows na máquina mesmo e ta rodando até hj a mesma instalação...

Eu pensei em particionar o SSD, mas o espaço vai ficar MUITO apertado. Pensei em comprar outro SSD e deixar um pra cada sistema e pronto (coisa q no momento não dá). Ou migrar de vez mesmo o que seria o mais interessante ja que os jogos tão rodando de boa, apesard e ter achado od esempenho do DQ meio cagado e o Witcher 3 numa GTX 1070 acho q era pra passar dos 60 FPS (pois a minha mera GTX 1060 roda ele cravado nos 60 frames / 1080p)...


Ou encontrar uma maneira legal de particionamento. Ou visto q bem provavel va usar muito mais o Linux q o Windows se os jogos rodar redondinhos, particiono um dos HDDs e deixo o Windows quietinho lá... qnd precisar boot ele se não com o tempo só excluo a partição xD... Só q tb não quero transformar o PC numa zona de partição xD como o amigo @Trendkill disse, é HDD demais e sinceramente muito melhor um NAS... problema é o $$ hehehe!
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu sempre usei o particionamento manual, qnd usava apenas o HDD... Dividia 400 GiB NTSF pro Win e o Restande deixava / EXT3 (ou 4 não lembro mais) e ainda criava uma SWAP) Depois q coloquei o SSD na máquina o HD q eu usava com os Sistemas virou o HD de tranqueiras e deixei 400 GiB pras tranqueiras e o resto pra instalar o Linux e fazer dual BOOT com o Win (instalado no SSD)... Visto que mesmo no HDD o Linux rodava rapido, então resolvid eixar o SSD só pro Windows mesmo. Ficou Algo assim:

SSD 120 GiB NTSF (e as tranqueiras q o Windows cria la) - (Windows 10)
HDD1: 400 GiB (Tranqueiras - NTSF) restante dele ./ EXT3 e Swap (Linux)
E os outros HDDs normais
Instalei o Windows no SSD e logo após instalei o Linux na partição q eu tinha reservado no outro HDD... eu acho q meu "erro" foi ai pq chega uma hora ele perguntava aonde eu queria "gravar" meu boot ou algo assim... ai eu selecionei o SDD aonde tava o Windows (creio eu q ele instalou o Grub la no setor de boot)... ai blz, subiu o sistema e tal, fiz o que tinha de fazer... reiniciei a maquina e o Grub (não lembro se ele não achava o Windows ou não achava nenhum sistema ou não reconhecia a partição/HDD) era uma treta dessa que acontecia. Para funcionar tinha que ficar apertando reset que ai ele reconhecia normal. E desde então deixei só o windows na máquina mesmo e ta rodando até hj a mesma instalação...

Eu pensei em particionar o SSD, mas o espaço vai ficar MUITO apertado. Pensei em comprar outro SSD e deixar um pra cada sistema e pronto (coisa q no momento não dá). Ou migrar de vez mesmo o que seria o mais interessante ja que os jogos tão rodando de boa, apesard e ter achado od esempenho do DQ meio cagado e o Witcher 3 numa GTX 1070 acho q era pra passar dos 60 FPS (pois a minha mera GTX 1060 roda ele cravado nos 60 frames / 1080p)...


Ou encontrar uma maneira legal de particionamento. Ou visto q bem provavel va usar muito mais o Linux q o Windows se os jogos rodar redondinhos, particiono um dos HDDs e deixo o Windows quietinho lá... qnd precisar boot ele se não com o tempo só excluo a partição xD... Só q tb não quero transformar o PC numa zona de partição xD como o amigo @Trendkill disse, é HDD demais e sinceramente muito melhor um NAS... problema é o $$ hehehe!
Você mandou gravar no disco certo...
Só lembrando que é esse disco que tem que ficar em primeiro no boot
Qual a distribuição que está tentando instalar?
Esses dias instalei o Fedora que para o particionamento manual funcionar direito tive que apontar o /boot e essa partição é o Windows que cria KKK
Algumas distribuições acha sozinho, outras instala e não sobe mais KKK
Lembro que no Arch também tive que apontar essa partição
No Fedora é de boa porque é visual você acha fácil e só pode existir uma


Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Só q tb não quero transformar o PC numa zona de partição xD como o amigo @Trendkill disse, é HDD demais e sinceramente muito melhor um NAS... problema é o $$ hehehe!

Eu montei um NAS com peças antigas, um
Sempron am1. Saiu muito mais barato que um NAS comercial.

Só que diferente de um NAS comercial, você vai ter que fazer tudo na mão e não vai ter a interface gráfica pra gerenciar.

Eu instalei ssh, samba, rsync, transmission, deluge, etc.

Ele serve pra armazenar coisas e deixar torrents baixando, já que possui baixo consumo.

Fiz no freebsd mas isso também pode ser feito no linux.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu montei um NAS com peças antigas, um
Sempron am1. Saiu muito mais barato que um NAS comercial.

Só que diferente de um NAS comercial, você vai ter que fazer tudo na mão e não vai ter a interface gráfica pra gerenciar.

Eu instalei ssh, samba, rsync, transmission, deluge, etc.

Ele serve pra armazenar coisas e deixar torrents baixando, já que possui baixo consumo.

Fiz no freebsd mas isso também pode ser feito no linux.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cara sem querer ser chato, mas já sendo, tem várias distribuições hoje voltadas para NAS
Com elas fica fácil montar um e no final você tem interface via browser para gerenciar
Uma muita boa baseada no Debian é o OpenMediaVault


É só montar o PC e instalar

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Cara sem querer ser chato, mas já sendo, tem várias distribuições hoje voltadas para NAS
Com elas fica fácil montar um e no final você tem interface via browser para gerenciar
Uma muita boa baseada no Debian é o OpenMediaVault


É só montar o PC e instalar

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Nao foi chato, foi bom ter lembrado porque eu tinha esquecido disso.

Eu mesmo tenho um pc com FreeNas mas ele pede no minimo 8gb de ram.

Essa aí eu não conhecia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem pra mim essas coisa é ate de boa xD Visto q sempre trabalhei com TI... problema é q tou um tempo parado (e desatualizado) as duvidas de noob começam brotar. (Sério tou bastante tempo parado). Enfim respondendo algumas perguntas: Distros q eu uso é sempre baseada em Debian.. (Ubuntu, Mint ou o proprio Debian). É minha zona de conforto xD. Qnt ao NAS... foda q mesmo montando um PC para isso... ta delicado consiguir hardware, pq tou desempregado... ta foda pra CAR**LHO... tem uns 2 anos q tou tentando levantar um P4 velhão aki pra mediacenter, emulação etc... e ate hj nada.. situação ta tensa demais :/
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Você precisa aprender o particionamento manual...
No meu notebook por exemplo tenho um monte de participações com Windows e Linux e formato tanto o Windows quanto o Linux e nunca perco nada
O GRUB hoje em dia funciona muito bem, foda era na época que tinha o Lilo kkkk




Como não rola?
Já usou a partição /home ?
Hoje eu formatei o meu Linux para testar outra distribuição que não curti, e quando voltei para a outra só precisei instalar os programas de novo, não fiz nenhuma configuração, na verdade isso eu acho melhor que o esquema que você faz...

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Então seria tipo uma partição para instalar programas, criaria uma partição /home apenas para configurações e o resto (meus documentos e jogos), posso criar uma partição qualquer para isso?
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.834
Reações
3.613
Pontos
453
Queria fazer exatamente a mesma coisa, mas não da problema fazer esse lance de dual boot?

Alguém pode me explicar melhor o procedimento?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Então seria tipo uma partição para instalar programas, criaria uma partição /home apenas para configurações e o resto (meus documentos e jogos), posso criar uma partição qualquer para isso?
A partição /home é para todos seus arquivos pessoais inclusive os games

Tanto que o Steam instala os games no /home

Tipo quando você for formatar o sistema é só apontar o /home usar o mesmo nome de usuário e instalar o Steam, pronto é só abrir e jogar de novo

E ainda existe a possibilidade de instalar em outro disco, mantendo o /home sempre só será necessário montar esses discos no mesmo lugar

Enfim o /home é muito melhor que o esquema do Windows que dificilmente você consegue guardar configurações e muito menos parte da instalação

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Queria fazer exatamente a mesma coisa, mas não da problema fazer esse lance de dual boot?

Alguém pode me explicar melhor o procedimento?

Não da problema não. Qnt a explicar comofaz, meio complicado por texto, melhor ver um video. Apesar de ser video antigo... é basicamente a mesma coisa hj em dia:

 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
A partição /home é para todos seus arquivos pessoais inclusive os games

Tanto que o Steam instala os games no /home

Tipo quando você for formatar o sistema é só apontar o /home usar o mesmo nome de usuário e instalar o Steam, pronto é só abrir e jogar de novo

E ainda existe a possibilidade de instalar em outro disco, mantendo o /home sempre só será necessário montar esses discos no mesmo lugar

Enfim o /home é muito melhor que o esquema do Windows que dificilmente você consegue guardar configurações e muito menos parte da instalação

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Mas, por exemplo, eu tenho um esquema que uso programas portateis. ou seja, em uma reinstalação do Win, só instalo drivers basicamente. Rola fazer isso?
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Ruim que so tenho um 1 hd de 1TB e outro de 250GB, fica meio complicado de fazer com pouco HD né?
POdes particionar o HDD... tipo cria uma / ext4 de uns 60 pro Linux. Outra NTSF de uns 120 GiB pro Windows e o resto do HD vc deixa como /home num formato q seja visivel tanto pro Linux qnt Windows.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.834
Reações
3.613
Pontos
453
POdes particionar o HDD... tipo cria uma / ext4 de uns 60 pro Linux. Outra NTSF de uns 120 GiB pro Windows e o resto do HD vc deixa como /home num formato q seja visivel tanto pro Linux qnt Windows.
Mas eu instalo do windows o linux ou do linux o windows?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Mas, por exemplo, eu tenho um esquema que uso programas portateis. ou seja, em uma reinstalação do Win, só instalo drivers basicamente. Rola fazer isso?
Eu acho mo furada esse esquema de portáteis por causa das atualizações...

Mas o Linux está começando com isso com os aplicativos appimage

Dá pra fazer mas eu não recomendo

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
Eu acho mo furada esse esquema de portáteis por causa das atualizações...

Mas o Linux está começando com isso com os aplicativos appimage

Dá pra fazer mas eu não recomendo

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
Eu mesmo fico futucando atrás de atualizações...tenho RSS pra isso.
Mas no caso de partições linux o que indica pra traduzir o seguinte cenário de Windows:
Disco 1:
Partição C com 50 GB para o sistema:
Partição D com 400 GB para programas, documentos e jogos.
Disco 2:
Partição E com 2 TB para Jogos
E qual o melhor formato de partição? ext4?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu mesmo fico futucando atrás de atualizações...tenho RSS pra isso.
Mas no caso de partições linux o que indica pra traduzir o seguinte cenário de Windows:
Disco 1:
Partição C com 50 GB para o sistema:
Partição D com 400 GB para programas, documentos e jogos.
Disco 2:
Partição E com 2 TB para Jogos
E qual o melhor formato de partição? ext4?
Essa é outra grande diferença, os updates...

Um update no Linux atualiza tudo instalado, não tenho que ficar procurando saber se um aplicativo tem uma nova versão lançada

Enfim o Linux consegue enxergar as partições Windows de boa mas gravar coisas só se for um arquivo ou outro via navegador de arquivos, nunca rodando um game por exemplo

Por isso eu recomendo cada um no seu quadrado

Tipo se for jogar um game no Linux, instale em uma partição Linux e vice-versa

Quanto ao tipo de partição eu recomendo btrfs, pelo menos enquanto não temos zfs disponível facilmente

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.834
Reações
3.613
Pontos
453
Fez o procedimento? queria fazer mas to com medo de fazer errado e fuder o pc kkkkkkkk
 
Topo Fundo