O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


Migrar para TI, dicas? [+opinião]

BombaCentrifuga

Supra-sumo
Mensagens
659
Reações
1.448
Pontos
183
fora de empresas grandes isso já virou fato.
Querem engenheiros e registram como analistas, pois se registrar como engenheiro e n pagar o piso o CREA multa.
Famosa frase que escuto dos meus amigos que fizeram entrevistas " Nós queremos você, mas n podemos te registrar como engenheiro"
Fiquei assim por 2 anos. Fazia tudo e só no final vinha um cara lá da pqp meter o carimbo do CREA dele e assinar. Aí depois tomaram vergonha na cara e me colocaram como engenheiro.

Meu salário aumentou 1000 reais e ainda está abaixo do piso.

Risos
 


Pate_de_queijo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.507
Reações
9.019
Pontos
434
Olha, dá pra migrar sim, se realmente quiser programação terá um mercado bastante sólido e promissor.

No momento trabalho com desenvolvimento mobile, e posso te garantir: essa vai ser a tendência para pelo menos os 5 próximos anos, ta faltando muito profissional pra isso. Hoje em dia tudo é mobile, é pra onde o mercado vai.

E se quiser entrar no mercado, faça alguns Apps, e mostre na entrevista de emprego. Pelo menos aqui em BH isso tá sendo o suficiente pra garantir a vaga.

Estude arquitetura mobile e back end, conceito de APIs, é bastante material, mas se tiver uma boa base disso já vai ajudar demais.


Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Porr3ta

Larva
Mensagens
17
Reações
18
Pontos
3
Opa, fiz 3 semestres de Engenharia da Computação, o curso é interessante mas como qualquer engenharia é dificil pra caralho. Eu sei que é a área do futuro mas pra mim não deu , eu achava que seria uma coisa mas é outra completamente diferente, se tu curte programar vai fundo, eu não me dei bem pois não sentia gosto nem prazer pelo o que eu estava estudando ou tentando estudar né. Ainda penso em futuro próximo cursar algo na área, procurar algo com menos programação possível, haha.
 


Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Olha, dá pra migrar sim, se realmente quiser programação terá um mercado bastante sólido e promissor.

No momento trabalho com desenvolvimento mobile, e posso te garantir: essa vai ser a tendência para pelo menos os 5 próximos anos, ta faltando muito profissional pra isso. Hoje em dia tudo é mobile, é pra onde o mercado vai.

E se quiser entrar no mercado, faça alguns Apps, e mostre na entrevista de emprego. Pelo menos aqui em BH isso tá sendo o suficiente pra garantir a vaga.

Estude arquitetura mobile e back end, conceito de APIs, é bastante material, mas se tiver uma boa base disso já vai ajudar demais.


Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
Tava pensando isso também, desenvolver um app de cálculo, mas cálculo estrutural coisa básica que quem trabalha na área usa bastante numa obra em campo e afins.
 

Rayzen_X

Bam-bam-bam
Mensagens
2.336
Reações
2.301
Pontos
304
Eu migrei de Mecatrônica para TI.
Programar você aprende sozinho, fazendo cursos na Udemy. Agora se você quer ser um excelente profissional, estude a teoria (faça um curso de ciência da computção talvez?).
Hoje o que está em alta é a área de Ciência de Dados.
 

ZeNinguem

Habitué da casa
Mensagens
281
Reações
418
Pontos
98
Primeiro de tudo: Onde você mora?
Se a resposta for São Paulo, Campinas, Belo Horizonte. Brasilia ou Florianópolis, vá em frente.
Se a resposta for outra cidade, melhor desistir e estudar algo que sua região tem condições de absorver.

Segundo: Tem curso superior completo?
Porque você irá precisar para trabalhar na área.
Sem curso superior (ou pós-graduação dependendo da região), sem emprego.

Abre seu próprio negócio
Não faça isso a não ser que você seja rico.
 

Velotrol

Bam-bam-bam
Mensagens
4.226
Reações
4.847
Pontos
389
Primeiro de tudo: Onde você mora?
Se a resposta for São Paulo, Campinas, Belo Horizonte. Brasilia ou Florianópolis, vá em frente.
Se a resposta for outra cidade, melhor desistir e estudar algo que sua região tem condições de absorver.

Segundo: Tem curso superior completo?
Porque você irá precisar para trabalhar na área.
Sem curso superior (ou pós-graduação dependendo da região), sem emprego.



Não faça isso a não ser que você seja rico.
Quote de reforço.
 

dk120

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
32.099
Reações
55.215
Pontos
979
Desenvolvimento web é fácil de iniciar e tem bastante trampo. Estude javascript que é a linguagem mais usada do momento. Com isso já da pra programar frontend e até aplicativos híbridos. Depois se descobrir que curte mais backend, aprender PHP ou Ruby é rapidinho.
 

Sephirothrx7

Bam-bam-bam
Mensagens
11.870
Reações
1.605
Pontos
419
Como comentei no outro tópico, diria pra seguir em frente. Se você for de SP ou regiões próximas, a demanda por desenvolvedor está alta e tem muita startup surgindo e pagando muito bem por bons programadores.

Aqui em São Paulo tem uma empresa chamada Campus code, eles oferecem um treinamento imersivo em programação e eles possuem algumas empresas pra te indicar ao término do curso. Conheço pessoas que fizeram o curso e vieram de áreas como engenharia mecânica e advocacia.

Sobre a pressão de trabalhar com desenvolvimento, diria pra tentar encontrar empresas onde você desenvolve apenas os softwares da própria. Consultoria me parece uma opção ruim por sempre vai estar mudando de contexto, indo trabalhar em empresas diferentes e etc.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Como comentei no outro tópico, diria pra seguir em frente. Se você for de SP ou regiões próximas, a demanda por desenvolvedor está alta e tem muita startup surgindo e pagando muito bem por bons programadores.

Aqui em São Paulo tem uma empresa chamada Campus code, eles oferecem um treinamento imersivo em programação e eles possuem algumas empresas pra te indicar ao término do curso. Conheço pessoas que fizeram o curso e vieram de áreas como engenharia mecânica e advocacia.

Sobre a pressão de trabalhar com desenvolvimento, diria pra tentar encontrar empresas onde você desenvolve apenas os softwares da própria. Consultoria me parece uma opção ruim por sempre vai estar mudando de contexto, indo trabalhar em empresas diferentes e etc.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Poxa, para quem é de SP tem muita opção mesmo, essa Campus Code é muito interessante, baita programa para se aventurar.
 

BispoSnake

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
3.163
Pontos
304
Banco de dados. Procure se especializar nisso; informação é o ouro do futuro (e breve futuro).
Acho que não para virar um DBA, já que muita coisa é automatizada. Talvez seja interessante ir para BI, ver coisas sobre dataware house, etc.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.222
Reações
2.302
Pontos
303
Digo que estou na mesma que vc, sou engenheiro eletricista com 7 anos na área, eu estou caminhando para a área de TI, mas dentro da elétrica pq o que faço hoje digamos que já é de 30 a 40% envolvimento com TI, eu tbm pensei em fazer isso que vc falou e dar uma virada geral na pagina mas ai vi que o melhor era tentar seguir para o TI dentro da engenharia elétrica, se n todos esses 7 anos iam pro ralo.
Mas eu entendo sua frustração, ta um lixo pra todo mundo a área de engenharia.
sim, tbm sou eng eletricista e hj em dia tenho feito mais trampo de estatísticas do que de eng hehe, sem falar nos salarios
 

Powerslave91

Veterano
Mensagens
624
Reações
766
Pontos
143
Cara eu vou te falar a real, na verdade minha opinião baseado nas minhas experiencias.
Eu trabalho na area desde 2009, me formei em Ciência da computação em 2014 e já trabalhei de suporte técnico, depois suporte somente a ambientes Linux por bastante tempo e de 3 anos pra cá trabalho só com administração de rede e ao longo desse tempo também investi em certificações.

TI, na parte técnica que é onde tenho propriedade pra falar, você tem dois caminhos:

1º Ou você é programador com o um minimo de experiencia e ganha em média 4~8 mil reais em SP. Não precisa de certificações, basta você ser bom de logica e provar numa entrevista que sua logica funciona e vc sabe fazer algorítimos de estrutura de dados e provavelmente resolver algum problema logico que geralmente pedem nas entrevistas. O que mais pega atualmente é javaScript, JAVA, Python e C# .NET, mas também tem muito mercado pra várias outras linguagens.

2º Você pode ser Analista de Sistema Linux, Windows ou trabalhar com administração de Redes, Firewall ou virtualização Hyper-v/VMware vsphere ESXI/Xen server etc., porem pra todas essas funções vão lhe cobrar certificações Linux LPI 101, 102, Cisco CCNA R&S, alguma certificação de firewall, tipo Sophos, Pfsense, SonicWall etc. e a média salarial varia entre 4~8 mil reais mensais.

A area de TI é muito boa e forte e na parte técnica e não tem "QI" (a não ser que a pessoa que vc indique manje demais) e não tem corpo mole. Simplesmente é vc saber ou não saber fazer. Por isso que tem muita gente frustrada por ai que mete o pau na area porque fez uma faculdade que só da o caminho das pedras e não ensina nada que o mercado pede e só acha trabalho de suporte técnico.

Resumindo: Em infra sem certificações vc não é praticamente um Zé ninguem e tentar se aventurar como programador sem ter raciocínio muito logico também é difícil de arrumar emprego.
Meu conselho é, se vc quer trabalhar na area, antes de se aventurar e qualquer coisa, pois existe um leque gigantesco em TI, saiba com o que vc quer trabalhar já no inicio e invista naquilo, e pra nunca faltar oportunidade, tire certificações.
 

Geo

Bam-bam-bam
Mensagens
9.052
Reações
10.093
Pontos
429
Engenharia de Software é um termo que engana. Isso trata de projetar software em alto nível: arquitetura; diagrama de classes; etc. Não vai agregar nada à tua carreira como Eng. Mecânico.

Creio que agregaria mais valor à tua carreira, penso eu, fazer uma pós em modelagem numérica (equações diferenciais, simulação, mecânica do contínuo, etc.). Já foi o tempo em que uma calculadora científica e planilhas do Excel bastavam. Hoje em dia engenheiro deveria saber pelo menos Matlab/Octave ou Python.
 

color kid

Veterano
Mensagens
321
Reações
856
Pontos
128
Cavalheiros;

Não há lugar melhor para questionar esse assunto que aqui neste meio, muitos estão inseridos na área de TI e gostaria de umas opiniões sinceras.
Dei uma boa lida no tópico do pessoal que trabalha com isto e gostei da ideia, mas resolvi criar aqui para discutir.

Hoje trabalho na parte de projetos mecânicos, 8 anos de experiencia, sou formado em engenharia mecânica, mas bem desiludido com a área e com o andamento das coisas.
Estou pensando em cursar uma pós em engenharia de software, 14 meses de curso, mensalidade é baixa e é algo a se pensar em arriscar, programação sendo algo que cresce muito e a nova "profissão do futuro".

Porém gostaria de saber de vocês, alguém migrando da engenharia para esta área compensa? Meu currículo antigo agrega valor?
Curiosidade e vontade de aprender tenho, estou pensando em estudar bastante essa parte de programação em conjunto da pós graduação.
Mas queria saber se é meio tiro no pé e tempo perdido, ou é algo tangível de arriscar.
Talvez seja interessante você estudar áreas interseccionais entre sua atual profissão e programação.

Um exemplo seria Data Science com Python para criação de sistemas de manutenção preditiva de maquinário baseado em sensoreamento/análise de dados, ou coisa do tipo. Pode ser uma boa e você já terá uma boa noção de programação com isso.

----------------------------------

Mas se realmente quiser migrar para programação, saiba que é uma área que oferece muitas oportunidades mas também exige bastante. Tem que ser bom em lógica estruturada (algoritmos e estruturas de dados), programação orientada a objetos - e não apenas o básico de "classe, objeto, herança, polimorfismo, blabblabla", mas sim saber estruturar adequadamente seu código, escrever testes, refatorar para manter o código limpo etc -, ter alguma noção de webdesign (HTML/CSS), manjar um tanto de Javascript e ser bom em banco de dados relacional.

Com isso já dá para arrumar emprego e se virar com o resto que for aparecendo. Aproximadamente dois anos de estudo com afinco para ficar razoável nisso.

Outra coisa, que já falaram, é que emprego de TI (programação) basicamente está concentrado em São Paulo (principalmente Zona Sul e Alphaville).
 
Ultima Edição:

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Engenharia de Software é um termo que engana. Isso trata de projetar software em alto nível: arquitetura; diagrama de classes; etc. Não vai agregar nada à tua carreira como Eng. Mecânico.

Creio que agregaria mais valor à tua carreira, penso eu, fazer uma pós em modelagem numérica (equações diferenciais, simulação, mecânica do contínuo, etc.). Já foi o tempo em que uma calculadora científica e planilhas do Excel bastavam. Hoje em dia engenheiro deveria saber pelo menos Matlab/Octave ou Python.
Geo meu caro, atualmente estou cursando uma pós em modelagem numérica também, engenharia de produto com enfase em analise de elementos finitos, eu queria agregar um pouco mais com essa Eng. de Software para começar aplicar esses dois campos juntos, como você mesmo comentou, com Python.
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Amigos, comecei a pós em Engenharia de Software.
Por enquanto não fiz nenhuma matéria especifica, estou fazendo a pós presencial para ter mais contato com o pessoal e o assunto em si.

Estou estudando bastante lógica e python, quero ver se consigo integrar minha formação e trabalho de engenharia mecânica com analise de dados, automação, modernizar meu curriculum.

Por que é difícil você dar um passo para trás e ganhar menos para trocar de carreira, tenho muito medo de trocar 6 por meia dúzia agora.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
642
Reações
2.494
Pontos
283
Amigos, comecei a pós em Engenharia de Software.
Por enquanto não fiz nenhuma matéria especifica, estou fazendo a pós presencial para ter mais contato com o pessoal e o assunto em si.

Estou estudando bastante lógica e python, quero ver se consigo integrar minha formação e trabalho de engenharia mecânica com analise de dados, automação, modernizar meu curriculum.

Por que é difícil você dar um passo para trás e ganhar menos para trocar de carreira, tenho muito medo de trocar 6 por meia dúzia agora.
Estuda pandas, matplotlib, opencv, openai, requests e flask
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.961
Reações
3.201
Pontos
303
Gente quem quer trabalhar com Ciência de dados, eu acho bem melhor você fazer análise de sistemas ou algo do tipo e focar em estudar por fora, Computação é um curso caro e trabalhoso, vai te dar uma base muito boa (se vc fizer direito em uma boa faculdade) mas também vai fazer você passar boa parte trabalhando com coisas que nunca vão ser aplicados a ciência de dados.
Eu falo isso por experiência própria, mesmo fazendo um curso ótimo em computaçã, eu tive que procurar e aprender muita coisa por fora.

EDIT:
Ingles, é indispensável pra quem quer trabalhar com programação. Não é impossível, mas você vai ser extremamente limitado quanto a conteúdo de onde aprender e a oportunidade de emprego.
 
Ultima Edição:

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.961
Reações
3.201
Pontos
303
@Cystal Qual seu foco é analise de dados pra engenharia ou você quer aprender sobre machine learning?
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Gente quem quer trabalhar com Ciência de dados, eu acho bem melhor você fazer análise de sistemas ou algo do tipo e focar em estudar por fora, Computação é um curso caro e trabalhoso, vai te dar uma base muito boa (se vc fizer direito em uma boa faculdade) mas também vai fazer você passar boa parte trabalhando com coisas que nunca vão ser aplicados a ciência de dados.
Eu falo isso por experiência própria, mesmo fazendo um curso ótimo em computaçã, eu tive que procurar e aprender muita coisa por fora.

EDIT:
Ingles, é indispensável pra quem quer trabalhar com programação. Não é impossível, mas você vai ser extremamente limitado quanto a conteúdo de onde aprender e a oportunidade de emprego.
@Cystal Qual seu foco é analise de dados pra engenharia ou você quer aprender sobre machine learning?
Deixa eu te dar um background da situação, hoje na minha região onde vivo engenharia tá em declínio mas vertiginosamente, hoje trabalho em uma multinacional talvez a maior aqui da região no ramo mecânico e tenho um salário pífio e perspectiva zero de crescimento.
Porém a área de TI aqui perto é muito grande e forte, com foco fudido em ERP e sistemas desse naipe.

Queria partir para TI mas talvez tentar agregar algo sendo já formando em Eng. Mecânica, e achei que essa parte de analise de dados seria o melhor local para conciliar esses dois mundos sabe? Não queria ter que fazer uma segunda graduação, tudo de novo, ir para aulas presenciais... Por isto parti para essa especialização em engenharia de software.

Em questão do inglês sem problemas, estou aprendendo do zero tudo em inglês e tenho inglês técnico bem bom já vindo da engenharia.

70%, o resto é para vc ficar fodão em python
Não pode esquecer scikit-learn, numpy e scipy. :kkk
As linguagem mais matemáticas tive bastante contato com o Mathlab, elas são bem semelhantes, mas vou manter isso em mente, muito obrigado!
 

Diego DnB

Supra-sumo
Mensagens
706
Reações
655
Pontos
154
fora de empresas grandes isso já virou fato.
Querem engenheiros e registram como analistas, pois se registrar como engenheiro e n pagar o piso o CREA multa.
Famosa frase que escuto dos meus amigos que fizeram entrevistas " Nós queremos você, mas n podemos te registrar como engenheiro"
Amigos, minha esposa é de uma área diferente, Biomedicina, com bacharel e pós, e é a mesma coisa, querem doutores mas na carteira é registro de analista e pra ganhar 1.5k. O mercado de trabalho no Brasil está HuE HuE BR
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.411
Reações
15.618
Pontos
729
Uma coisa diferente da área de engenharia é que a de TI, ao menos na minha região tem muita opção, desde salário de 1,5k até 10k.
Já engenharia... Abrimos uma vaga de técnico de obras aqui na empresa, apareceu 90 cvs de engenheiros formados, para um salário de 3k e ficar mais de 90 dias longe de casa.
 

Rayzen_X

Bam-bam-bam
Mensagens
2.336
Reações
2.301
Pontos
304
Uma coisa diferente da área de engenharia é que a de TI, ao menos na minha região tem muita opção, desde salário de 1,5k até 10k.
Já engenharia... Abrimos uma vaga de técnico de obras aqui na empresa, apareceu 90 cvs de engenheiros formados, para um salário de 3k e ficar mais de 90 dias longe de casa.
O pessoal reclama que TI tá ruim, porque é a realidade de muitos aqui, mas a verdade é que quase todas as áreas estão ruins mesmo.
 

Sir.Heisenberg

Bam-bam-bam
Mensagens
1.307
Reações
2.427
Pontos
309
Eu tô migrando também. Sou engenheiro eletricista, mas pouca experiência no ramo até agora. Praticamente zero oportunidades na minha região.
A maioria dos meus amigos da faculdade é formado em eng da computação. Já dei um toque neles e me deram umas dicas, vão me ajudar a entrar na área assim que eu pegar uma boa base. Na faculdade só tive contato com C, C#, C++, Assembly e Arduino.
Vou fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próximo semestre. Iniciei um curso de Gestão da Produção Industrial nesse semestre mas nem curti, então já pedi mudança de curso no próximo.
Essa semana farei 4 mini-cursos. Um de desenvolvimento de app com IONIC, um de machine learning e um de WebApp React+Firebase.
Online estou fazendo o FreeCodeCamp, terminei o de HTML5+CSS3, agora iniciarei o de JavaScript. Também tô fazendo um de PHP+MySQL.
Como eu tô relativamente próximo de Sorocaba e Campinas, e meus amigos são todos dessas duas cidades, estou bem tranquilo em relação a me mudar. Tenho família em SP também, que já me ofereceram lugar pra ficar caso eu receba uma proposta lá.
 
Topo