O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Migrar para TI, dicas? [+opinião]

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Cavalheiros;

Não há lugar melhor para questionar esse assunto que aqui neste meio, muitos estão inseridos na área de TI e gostaria de umas opiniões sinceras.
Dei uma boa lida no tópico do pessoal que trabalha com isto e gostei da ideia, mas resolvi criar aqui para discutir.

Hoje trabalho na parte de projetos mecânicos, 8 anos de experiencia, sou formado em engenharia mecânica, mas bem desiludido com a área e com o andamento das coisas.
Estou pensando em cursar uma pós em engenharia de software, 14 meses de curso, mensalidade é baixa e é algo a se pensar em arriscar, programação sendo algo que cresce muito e a nova "profissão do futuro".

Porém gostaria de saber de vocês, alguém migrando da engenharia para esta área compensa? Meu currículo antigo agrega valor?
Curiosidade e vontade de aprender tenho, estou pensando em estudar bastante essa parte de programação em conjunto da pós graduação.
Mas queria saber se é meio tiro no pé e tempo perdido, ou é algo tangível de arriscar.
 

Maubatista

Bam-bam-bam
Mensagens
130
Reações
529
Pontos
268
Se tu tiver uns 23 anos dá sim pra programar, fica na sua engenharia mecânica mesmo TI e uma b*sta
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Digo que estou na mesma que vc, sou engenheiro eletricista com 7 anos na área, eu estou caminhando para a área de TI, mas dentro da elétrica pq o que faço hoje digamos que já é de 30 a 40% envolvimento com TI, eu tbm pensei em fazer isso que vc falou e dar uma virada geral na pagina mas ai vi que o melhor era tentar seguir para o TI dentro da engenharia elétrica, se n todos esses 7 anos iam pro ralo.
Mas eu entendo sua frustração, ta um lixo pra todo mundo a área de engenharia.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Cara, acho válido, mas antes de entrar em programação, considere conhecer as outras áreas Infra, Testes, Requisitos, Banco de Dados, Gestão. Não é que a programação seja ruim, mas às vezes tem outra área que faz a sua cara.
Eu quis entrar em programação e acabei num limbo ferrado numa área de desenvolvimento, pois tinha dificuldade com isso. Aí em testes a coisa deslanchou; repetindo, não é denegrir a programação, mas considere conhecer as outras áreas também.
 


Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Você mora em São Paulo Capital???

Se sim é uma boa, tem bastante vagas em Java.

E idade não é problema, as vezes as pessoas falam mal da área por estar longe das grandes cidades que possuem demanda e pagam muito mal.
 

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
Área de programação é até legal, fuja de suporte e infra.

Tem muita vaga pagando pouco, é verdade, tem que se destacar pra conseguir uma vaga legal.
Tenho quase 10 anos de experiência na área e não tenho muita coisa pra reclamar.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Poderia falar mais sobre sua experiência na área mecânica?

Sou formado há dois anos mas nunca atuei porque só tomei não enquanto procurei emprego, acabei ficando na área acadêmica em que eu já tinha um pézinho.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Até gostaria de mesclar essa área com minha formação mecânica mas atualmente não vejo muito onde atuar na região que moro.
Já a parte de TI, não programação em si, mas num geral, está bem quente aqui, bastante vagas e procura de profissionais.

Meu maior medo é a experiencia, zero ou quase zero se for tirar a faculdade e cursos, com 25 anos.

Poderia falar mais sobre sua experiência na área mecânica?

Sou formado há dois anos mas nunca atuei porque só tomei não enquanto procurei emprego, acabei ficando na área acadêmica em que eu já tinha um pézinho.
Na parte de projetos mecânico, mais com dimensionamento, estrutural, material e analises de elementos finitos que sou pós graduado em engenharia de produto.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Digo que estou na mesma que vc, sou engenheiro eletricista com 7 anos na área, eu estou caminhando para a área de TI, mas dentro da elétrica pq o que faço hoje digamos que já é de 30 a 40% envolvimento com TI, eu tbm pensei em fazer isso que vc falou e dar uma virada geral na pagina mas ai vi que o melhor era tentar seguir para o TI dentro da engenharia elétrica, se n todos esses 7 anos iam pro ralo.
Mas eu entendo sua frustração, ta um lixo pra todo mundo a área de engenharia.
Um lixo? Lixo é pouco, qualquer zé ruela hoje assina projetos sem nem ao menos ter a capacidade de dimensionar, totalmente prostituído.
E uma empresa de grande porte precisa de um engenheiro atuante só, o resto é meros analistas.
 

Decepticon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
352
Reações
1.052
Pontos
568
Banco de dados. Procure se especializar nisso; informação é o ouro do futuro (e breve futuro).
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Um lixo? Lixo é pouco, qualquer zé ruela hoje assina projetos sem nem ao menos ter a capacidade de dimensionar, totalmente prostituído.
E uma empresa de grande porte precisa de um engenheiro atuante só, o resto é meros analistas.
Tenho amigo que fez pós comigo , é engenheiro e trampando de telemarketing pra vc ter ideia.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
Suporte é furada mesmo.

Programação da uma boa grana, sempre estão precisando de garotos de programa. Infra é uma área complicada e exige-se um vasto conhecimento e experiência, mas nunca vi um cara bem qualificado desses sem emprego, ou melhor, já vi escolher emprego.


Você já tem um experiência, profissão e conhecimento dentro da sua área. Começar "do zero" não é fácil pra ninguém, principalmente no glorioso Huezil da massa. Caso tenha culhão, vai e encare.
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.728
Pontos
453
primeiro de tudo vc tem que ver em qual área de t.i. vc se encaixa..

a parte de data science tem crescido muito
 

KingConte

Bam-bam-bam
Mensagens
4.963
Reações
18.389
Pontos
453
Também estou querendo migrar pra TI.

Sou engenheiro e trabalho com Projetos. Muito trabalho pra pouco pagamento e já não estou com tesão na carreira mais.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Já reclamei pacas de TI por aqui, mas digo que se for teu sonho: vá em frente. Mas cuidado... pesquise regiões fortes para a área que você quer. Invistas nas especializações do futuro. Infelizmente não me dei bem com a área, e tentei e ainda não desisti. Não pretendo sair do país pra poder trabalhar com o que gosto...
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Não quero dar a minha opinião para não atrapalhar a decisão do user, mas entre T.I e engenharia eu optaria pela T.I. Depois que vi uma amiga pedir um estágio a um engenheiro, e ele a responder que está desempregado há mais de 1 ano, mesmo tendo mais de 15 anos de carreia sem ter ficado tanto tempo assim desempregado, foi o fim da minha ideia em cursar elétrica.

Enfim, vá para T.I sabendo se é o que realmente quer, pois o negócio não é fácil, e você vai ver como é difícil no primeiro erro de compilação ou qual é o que seja. No mais, desejo-lhe boa sorte!
 

.mega.

Supra-sumo
Mensagens
1.363
Reações
767
Pontos
163
Trabalho com gerenciamento de produtos e projetos no mercado das criptomoedas e blockchain, não tenho nada a reclamar. Aliás, neste mercado, junto de IoT, Machine Learning, entre outros novos, sobram vagas de TI.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Bom rapazes, acho que vou cursar uma pós graduação em Engenharia de Software e começar a estudar no estilo autodidata.
Tentar mesclar meu conhecimento atual com a parte de TI e começar a quebrar a cabeça em alguma coisa no github, desenvolver algo, por a mão.

Acho que é válido, é algo que só tende a crescer, e o mercado de engenharia hoje está o cumulo do ridículo.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Bom rapazes, acho que vou cursar uma pós graduação em Engenharia de Software e começar a estudar no estilo autodidata.
Tentar mesclar meu conhecimento atual com a parte de TI e começar a quebrar a cabeça em alguma coisa no github, desenvolver algo, por a mão.

Acho que é válido, é algo que só tende a crescer, e o mercado de engenharia hoje está o cumulo do ridículo.

Sem zueira agora, trabalho a 15 anos na area, ja vi muita gente saindo de outras profissoes e indo pra TI pq o mercado estava aquecido...

A maioria desiste depois de uns 5 anos... Sabe pq?

Pq pra quem ama area e tem facilidade em lidar com TI (tem gente que nasce com o dom pra matematica e raciocinio logico) jah eh dificil pra kct aguentar o ritmo, a pressao de prazos loukos, cliente pedindo uma coisa e quando vc entrega ele quer outra, imagina pra quem quer soh migrar "pq a area ta boa no momento"...

Ateh quem ama a area tem tendencia a largar depois de uns 10 anos pq simplesmente nao aguenta mais e ta de saco cheio... Por isso que eh um mercado um pouco mais dificil de saturar (nao impossivel eh claro, tanto que ja deu uma saturada), pq tem muita gente entrando mas muita gente saindo tbm pq nao aguenta mais...

Pensa nisso antes de mudar...
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
Cavalheiros;

Não há lugar melhor para questionar esse assunto que aqui neste meio, muitos estão inseridos na área de TI e gostaria de umas opiniões sinceras.
Dei uma boa lida no tópico do pessoal que trabalha com isto e gostei da ideia, mas resolvi criar aqui para discutir.

Hoje trabalho na parte de projetos mecânicos, 8 anos de experiencia, sou formado em engenharia mecânica, mas bem desiludido com a área e com o andamento das coisas.
Estou pensando em cursar uma pós em engenharia de software, 14 meses de curso, mensalidade é baixa e é algo a se pensar em arriscar, programação sendo algo que cresce muito e a nova "profissão do futuro".

Porém gostaria de saber de vocês, alguém migrando da engenharia para esta área compensa? Meu currículo antigo agrega valor?
Curiosidade e vontade de aprender tenho, estou pensando em estudar bastante essa parte de programação em conjunto da pós graduação.
Mas queria saber se é meio tiro no pé e tempo perdido, ou é algo tangível de arriscar.
Pelo seu conhecimento anterior acredito que se daria melhor em setor relacionado a automação residencial ou automação industrial.

Mas como o BispoSnake disse, é prostituída pra c***lho e muito mal paga no huezil.

0-software[1].jpg
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
protip: se vc for um engenheiro pica e se virar bem nos Autodesk Inventor da vida, fique na sua área. projetistas de peças ganham melhor do que vc vai ganhar developando.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
protip: se vc for um engenheiro pica e se virar bem nos Autodesk Inventor da vida, fique na sua área. projetistas de peças ganham melhor do que vc vai ganhar developando.
Você já trabalhou com isso?
Sou engenheiro de projetos mecânicos exatamente no que você mencionou, até certificado pela Dassault mas mesmo assim, agora estão com a mania de contratar projetista formado (eng. mecânico) para não pagar o piso, pedindo horrores de experiência por nem 4 mil reais.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
É meu amigo, a luta pela sobrevivência profissional é árdua e tensa. Não sei se TI é lá grande coisa não, preferiria ficar com a engenharia ainda, enfim..

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Você já trabalhou com isso?
Sou engenheiro de projetos mecânicos exatamente no que você mencionou, até certificado pela Dassault mas mesmo assim, agora estão com a mania de contratar projetista formado (eng. mecânico) para não pagar o piso, pedindo horrores de experiência por nem 4 mil reais.
Caraca.
Os engenheiros aqui tão tirando isso, um deles tá na facul ainda.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.985
Pontos
1.039
Porém gostaria de saber de vocês, alguém migrando da engenharia para esta área compensa? Meu currículo antigo agrega valor?
Não

Curiosidade e vontade de aprender tenho, estou pensando em estudar bastante essa parte de programação em conjunto da pós graduação.
Isso sim

Você já trabalhou com isso?
Sou engenheiro de projetos mecânicos exatamente no que você mencionou, até certificado pela Dassault mas mesmo assim, agora estão com a mania de contratar projetista formado (eng. mecânico) para não pagar o piso, pedindo horrores de experiência por nem 4 mil reais.
Fora dos grandes centros você vai demorar mais de 8 anos pra ganhar mais de 4 mil.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Pô, te procurei no Steam pra debatermos via chamada mas notei que você me excluiu.
¬_¬
Então não migra não, continua ai feliz da vida.
:kgrr
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Você já trabalhou com isso?
Sou engenheiro de projetos mecânicos exatamente no que você mencionou, até certificado pela Dassault mas mesmo assim, agora estão com a mania de contratar projetista formado (eng. mecânico) para não pagar o piso, pedindo horrores de experiência por nem 4 mil reais.

fora de empresas grandes isso já virou fato.
Querem engenheiros e registram como analistas, pois se registrar como engenheiro e n pagar o piso o CREA multa.
Famosa frase que escuto dos meus amigos que fizeram entrevistas " Nós queremos você, mas n podemos te registrar como engenheiro"
 
Topo Fundo