O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Migrar para TI, dicas? [+opinião]

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Eu tô migrando também. Sou engenheiro eletricista, mas pouca experiência no ramo até agora. Praticamente zero oportunidades na minha região.
A maioria dos meus amigos da faculdade é formado em eng da computação. Já dei um toque neles e me deram umas dicas, vão me ajudar a entrar na área assim que eu pegar uma boa base. Na faculdade só tive contato com C, C#, C++, Assembly e Arduino.
Vou fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próximo semestre. Iniciei um curso de Gestão da Produção Industrial nesse semestre mas nem curti, então já pedi mudança de curso no próximo.
Essa semana farei 4 mini-cursos. Um de desenvolvimento de app com IONIC, um de machine learning e um de WebApp React+Firebase.
Online estou fazendo o FreeCodeCamp, terminei o de HTML5+CSS3, agora iniciarei o de JavaScript. Também tô fazendo um de PHP+MySQL.
Como eu tô relativamente próximo de Sorocaba e Campinas, e meus amigos são todos dessas duas cidades, estou bem tranquilo em relação a me mudar. Tenho família em SP também, que já me ofereceram lugar pra ficar caso eu receba uma proposta lá.
Bons cursos os que você tá fazendo (exceto de PHP... PHP tá meio em baixa e é chatoooo kkk).
Invés de fazer ADS, não seria melhor fazer uma pós na área, enquanto, em paralelo você faz esses cursos? Talvez seja mais vantajoso hein...
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Bons cursos os que você tá fazendo (exceto de PHP... PHP tá meio em baixa e é chatoooo kkk).
Invés de fazer ADS, não seria melhor fazer uma pós na área, enquanto, em paralelo você faz esses cursos? Talvez seja mais vantajoso hein...

Então, de PHP só tô fazendo pq comprei faz tempão na Udemy e tem o MySQL junto, só pra aprender a dar umas pinceladas em banco de dados.
No curso da FreeCodeCamp mais pra frente tem MongoDB, vejo bastante esse nome em vagas por aqui.

Eu até tô pensando em fazer uma pós, porém tô meio apertado e prefiro não fazer contas nesse momento, talvez um pouco mais pra frente. Fiquei tentado em me inscrever em Engenharia de Software pela PUC-Minas (EAD).
Já ADS é grátis, faculdade estadual (FATEC). A ideia de ADS também seria pra pegar contatos e poder fazer estágio, sempre abre vaga em umas empresas aqui e pedem alunos do curso, inclusive recomendação pra professores indicarem os melhores alunos. Como eu nunca tive experiência profissional com desenvolvimento, acho que seria uma boa começar devagar com um estágio e ir me aprimorando, pq daí já pego base e logo vou aplicando pra vagas júnior nas outras cidades.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Eu tô migrando também. Sou engenheiro eletricista, mas pouca experiência no ramo até agora. Praticamente zero oportunidades na minha região.
A maioria dos meus amigos da faculdade é formado em eng da computação. Já dei um toque neles e me deram umas dicas, vão me ajudar a entrar na área assim que eu pegar uma boa base. Na faculdade só tive contato com C, C#, C++, Assembly e Arduino.
Vou fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas no próximo semestre. Iniciei um curso de Gestão da Produção Industrial nesse semestre mas nem curti, então já pedi mudança de curso no próximo.
Essa semana farei 4 mini-cursos. Um de desenvolvimento de app com IONIC, um de machine learning e um de WebApp React+Firebase.
Online estou fazendo o FreeCodeCamp, terminei o de HTML5+CSS3, agora iniciarei o de JavaScript. Também tô fazendo um de PHP+MySQL.
Como eu tô relativamente próximo de Sorocaba e Campinas, e meus amigos são todos dessas duas cidades, estou bem tranquilo em relação a me mudar. Tenho família em SP também, que já me ofereceram lugar pra ficar caso eu receba uma proposta lá.
Você vai cursar outra graduação de novo? Como vai fazer isso?
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Você vai cursar outra graduação de novo? Como vai fazer isso?

Sim, já entrei no começo deste ano na Fatec aqui da minha cidade. Entrei por aproveitamento de estudos, eliminei algumas disciplinas. Só vou mudar o curso agora pro próximo semestre, já fiz a requisição.
O curso é presencial e isso é um saco, mas não vou reclamar pq fiquei 3 anos estudando em outra cidade e pegando 3h de van por dia (somando ida e volta). Aqui eu vou e volto com meu carro, coisa de 5/10 minutos só... Vai ser meu único gasto, pq não paga mensalidade por ser faculdade estadual.
Talvez eu nem me forme em ADS, pq a primeira oportunidade fora da cidade que eu tiver, vou me mudar. Se der transfiro e termino na outra cidade ou já vou pra pós mesmo. A ideia é só estágio e contatos.
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.913
Reações
3.179
Pontos
303
Cara é meio dífcil pra dar dicas do que você precisa saber. Se fosse sobre ML/Ciências de dados eu conseguia ajudar(que é minha area).
Minha pra quem quer começar no ramo é que c# e Java, no Brasil vão te dar o maior número de oportunidades.
Python, Ruby e outras coisas são mais usados em startups e acaba sendo dífícil entrar principalmente por serem poucas as vagas e por que as vagas que pagam um salário descente serem raras.
Se você for recem formado de um curso muito bom em Computação/ADS geralmente não vão nem pedir pra você saber a tecnologia que eles trabalham, ele só vão querer que vocẽ faça testes e entrevistas pra mostrar sua capacidade de lidar e resolver problemas, por que é considerado que em 3,4 semanas no máximo você vai aprender a tecnologia.
E o principal pra conseguir empregos na área que não foge muito a regra da maioria, network vale mais que um bom curriculo(infelizmente)
 


mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.042
Reações
11.481
Pontos
1.024
A área de TI tem muita vaga, mas digo que você só vai se sair bem se realmente se dedicar e buscar ser um cara bom. Tenho um amigo que é realmente bom, mal consigo entender algumas coisas que ele diz, e recentemente ele quebrou a barreira dos 10k+.

Eu to tirando 7k e me sinto uma fraude, não domino o que faço e vivo pedindo ajuda.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Cara é meio dífcil pra dar dicas do que você precisa saber. Se fosse sobre ML/Ciências de dados eu conseguia ajudar(que é minha area).
Minha pra quem quer começar no ramo é que c# e Java, no Brasil vão te dar o maior número de oportunidades.
Python, Ruby e outras coisas são mais usados em startups e acaba sendo dífícil entrar principalmente por serem poucas as vagas e por que as vagas que pagam um salário descente serem raras.
Se você for recem formado de um curso muito bom em Computação/ADS geralmente não vão nem pedir pra você saber a tecnologia que eles trabalham, ele só vão querer que vocẽ faça testes e entrevistas pra mostrar sua capacidade de lidar e resolver problemas, por que é considerado que em 3,4 semanas no máximo você vai aprender a tecnologia.
E o principal pra conseguir empregos na área que não foge muito a regra da maioria, network vale mais que um bom curriculo(infelizmente)
Parar de estudar jamais, espero que minha pós seja suficiente para me abrir vagas.
A área de TI tem muita vaga, mas digo que você só vai se sair bem se realmente se dedicar e buscar ser um cara bom. Tenho um amigo que é realmente bom, mal consigo entender algumas coisas que ele diz, e recentemente ele quebrou a barreira dos 10k+.

Eu to tirando 7k e me sinto uma fraude, não domino o que faço e vivo pedindo ajuda.
Meus parabéns cara, já é um bom passo!
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
A área de TI tem muita vaga, mas digo que você só vai se sair bem se realmente se dedicar e buscar ser um cara bom. Tenho um amigo que é realmente bom, mal consigo entender algumas coisas que ele diz, e recentemente ele quebrou a barreira dos 10k+.

Eu to tirando 7k e me sinto uma fraude, não domino o que faço e vivo pedindo ajuda.

Faça o que quiser, mas NUNCA venha para o Centro Oeste do Brasil (quero dizer, Goiás). Aqui, ser de TI é ser pior que trabalhar de frentista!
 
Topo Fundo