O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MilleirOS] Relatos de donos e ex-donos aqui

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Salve,

Surgiu uma oportunidade de pegar um Mille (sou da época que falava Uno, mas como tem a porra do "novo Uno", tem que falar certo pra não confundir). Meu irmão quer pegar um porque é carro pequeno, barato, pra cidade e, como diria Dalton Camargo - o programador de javaBB do fórum LOL - é "SEGURO, ESTÁVEL E DE FÁCIL MANUTENÇÃO". :klolz

DASDSAD.jpg

Mas como ninguém está em condições de dar tiro no escuro (em 2004, pegamos um Corsinha 2 portas e, por sorte, valeu a pena - o antigo dono vendeu zerado e o carro serviu bem pro propósito daquela época), gostaria de reunir aqui o relato dos senhores (positivos e negativos) que já tiveram com o Uno/Mille. Só informar o modelo + ano pra facilitar.

Alguma versão melhor? Alguma versão pior? Algum vídeo review de sugestão?

Já agradeço desde então.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Todos os modelos de Uno quadrado são tanques de guerra, econômicos, rápidos por serem leves e ridiculamente baratos de se manter.
É o tipo de carro que sobreviveria numa guerra nuclear
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.088
Reações
5.827
Pontos
1.049
Se não me engano aqui na pasta tem dois que: javagod e um outro user (acho que é midnight alguma coisa). Logo logo eles postam alguma info sobre o carro.

Enviado de meu LM-X210 usando o Tapatalk
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu tive um uno 1986,1.3cs a álcool branco por 6 meses, o carro só era beberrão por ser carburado, mas em compensação dava pau em 1.8 tranquilamente. Fora isto, deu problema de superaquecimento e tive que fazer a parte de cima toda, mas na época gastei hoje como se fosse 600 guedes.

Era parecido com este daqui:

Fiat-Uno-CS-1.3-1990-Motor-Tudo-2.jpg


Todos os modelos de Uno quadrado são tanques de guerra, econômicos, rápidos por serem leves e ridiculamente baratos de se manter.
É o tipo de carro que sobreviveria numa guerra nuclear
O user aí já deu a letra. As peças de uno são do preço de Fiat 147. No yotube tem o canal do "letrajota" que ele tem um uno que chama "de ambulancia" que diz que já carregou + de 200 quilos no teto do uno dele.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Todos os modelos de Uno quadrado são tanques de guerra, econômicos, rápidos por serem leves e ridiculamente baratos de se manter.
É o tipo de carro que sobreviveria numa guerra nuclear
Complementando, o Mille 1.0 2002 é o modelo que eu tive e é muito bom, foi meu primeiro carro e coincidentemente, meu pai também teve um Uno como primeiro carro, um 92.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.823
Reações
50.886
Pontos
1.003
Tenho interesse em Uno Quadrado, especialmente pelo conceito de poder ter um carro quadrado de 2010
E aliás, só existe um Uno, esse novo aí não tem a moral de ser chamado de Uno
O nome Uno só se dá a um carro, o resto é qualquer porra que a Fiat fez aí
 


Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Tenho interesse em Uno Quadrado, especialmente pelo conceito de poder ter um carro quadrado de 2010
E aliás, só existe um Uno, esse novo aí não tem a moral de ser chamado de Uno
O nome Uno só se dá a um carro, o resto é qualquer porra que a Fiat fez aí
Futuramente depois que eu pegar uma moto grande, eu devo pegar um carrinho de até uns 12k, como não tenho apego a carro luxuoso ou potente o Uno quadradinho é minha 1ª opção.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.369
Pontos
1.444
Bem, partindo da premissa que um carro precisa ter o que quebrar para quebrar algo, digo sem medo que o custo de manutenção dele é quase nulo.


Falando sério, tive um por 6 anos, na familia já tivemos outros. É um carro fácil de manter, surpreendentemente fácil de guiar (mesmo com dir. mecanica), e se cuidar direitinho é o tipo do carro que nunca vai deixar na mão.

Acho que já comentei aqui antes mas o meu mesmo (2006) passou 1 ano com zero de manutenção e uso intensivo (única manutenção era trocar óleo, e mais para os 11mil do que para os 10mil) por conta de um aperto financeiro sério e o carro não teve nada (assim que pude o carro recebeu uma geral digna aos serviços prestados).

Só vale o cuidado de sempre com os usados, ver se foi abusado, se souber de mecânica é ótimo, se não leva junto um mecânico ou combina de levar num mecânico conhecido quando for conhecer o carro.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Bem, partindo da premissa que um carro precisa ter o que quebrar para quebrar algo, digo sem medo que o custo de manutenção dele é quase nulo.


Falando sério, tive um por 6 anos, na familia já tivemos outros. É um carro fácil de manter, surpreendentemente fácil de guiar (mesmo com dir. mecanica), e se cuidar direitinho é o tipo do carro que nunca vai deixar na mão.

Acho que já comentei aqui antes mas o meu mesmo (2006) passou 1 ano com zero de manutenção e uso intensivo (única manutenção era trocar óleo, e mais para os 11mil do que para os 10mil) por conta de um aperto financeiro sério e o carro não teve nada (assim que pude o carro recebeu uma geral digna aos serviços prestados).

Só vale o cuidado de sempre com os usados, ver se foi abusado, se souber de mecânica é ótimo, se não leva junto um mecânico ou combina de levar num mecânico conhecido quando for conhecer o carro.
É realmente barato, o meu 2002 foi gasto 2180 pra fazer toda suspensão e embreagem, tudo com peças de primeira linha.
Tem 174 mil km rodados e funciona muito bem, pega de primeira e é bem rápido, fora aquele ronquinho de esportivo do uno kkkkk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.980
Pontos
1.189
Tanque de guerra, praticamente inquebrável.
Agora, estável e seguro aí forçou demais a barra hein.

Estável como poucos! Cambagem negativa das rodas traseiras, suspensão independente nas quatro rodas, faz curvas que um Corsa ou Celta sequer sonham. Seguro... melhor não bater.

Tenho um Mille Fire 2002 desde 30 de Abril de 2002, meu primeiro carro, comprado com muito esforço. De lá para cá outros carros vieram, mas o velho Átila descansa na minha garagem. O único opcional que consegui incluir foram as 4 portas. Quando comprei, o financiamento era taxa 0, ganhei um tanque de gasolina cheio e 6 meses de seguro. Tudo que um jovem sem dinheiro poderia desejar.

Eu odiava (e odeio!) transporte público. O Uno foi meu carro do dia a dia até 2009. À época da compra, minha mãe tinha um Corsa Sedan 2000, e minha avó tinha uma Palio Weekend também 2000. Quando peguei a primeira estrada com o Uno, me deu uma tristeza... era muito diferente do Corsa e da Weekend. Mas comecei a entender o carro. A Rodovia Fernão Dias, famosa por suas curvas, virou minha pista preferida.

É um carro barato de ser mantido, espaçoso, leve, o motor Fire é muito bem calibrado nessa versão, mas é um projeto da década de 80. Não espere sofisticação ou mesmo comportamento próximo de carros atuais.

Principais problemas que eu conheço:
  • O motor Fire tem muita propensão à formação de borra. São apenas 3 litros de óleo no cárter, então não estenda o prazo de troca, use bons filtros e boas marcas de óleo, seguindo a especificação. Uso desde sempre o óleo original, que hoje é o Selenia semi-sintético SN 15W40. Troco a cada ano ou 7.500 km. Há óleos melhores, mas nessa especificação basta (se me lembro bem, a original era SL 15W40).
  • A válvula blow by, o famoso anti-chamas, às vezes entope e estoura a mangueira, marejando óleo. É o primeiro sinal desse problema. Troque, senão o prejuízo é grande.
  • A bomba d'água original costuma vazar (a minha ainda é a original). A versão atualizada da peça é plug n' play e melhor que a original.
  • Não use água pura no sistema de arrefecimento, jamais! O bloco do motor é de ferro fundido, o cabeçote é de alumínio. Use um líquido adequado; alguns atacam o alumínio.
  • Os selos do motor costumam vazar óleo depois de um tempo. Se me lembro bem, são três. Tampa de válvulas, um o-ring atrás da bobina (para fasagem do comando de válvulas), e próximo à caixa de câmbio, que agora esqueci exatamente qual peça.
  • O feixe de molas da suspensão traseira cede com o tempo. Antes disso, ele começa a ranger, pois o isolamento entre as lâminas se desgasta. Mas o rangido mais comum que vem da suspensão traseira é do cabo do freio de estacionamento, que exige lubrificação.
  • Esse carro foi o último dos modelos brasileiros (talvez também a Kombi?) que exigia revisão de carroceria. Tem uns pontos de atenção para ferrugem (mas as chapas são tratadas, não terá corrosão perfurativa, a não ser em cidades litorâneas), como atrás do suporte da bateria, a captação de ar da cabine (churrasqueira). Na parte interna dos pára-lamas traseiros acumula muita sujeira. Limpe sempre, senão acumula umidade.
  • Se estiver entrando água na cabine, tire as tampas de borracha que ficam na parte de baixo da porta. São guarda-pó, mas entopem e quando chove forte, a água entra na cabine.
  • O carro até freia bem. A válvula equalizadora dos freios traseiros nunca funciona muito bem. Os discos de freios são sólidos, mas o carro é leve. Após chuva forte, as lonas dos freios traseiros podem colar; estarão quentes e o freio de mão puxado irá pressioná-las forte. Dê uma marcha à ré que normalmente descolam sozinhas. E fazem um barulhão, quando descolam. Rodei com pastilhas, discos e lonas originais por mais de 100.000 km (Brasília é uma cidade com trânsito de rodovia e eu gostava muito de reduzir, ao invés de frear. Em compensação, destruí o colar da embreagem com 40.000 km e deixei de ser besta. Se for trocar a embreagem, pode pôr a do Fire 1.4, que aguenta mais. Se bem que isso tem tantos anos...).
  • Não deixe a palheta do limpador de pára-brisa ressecar, senão arranha muito o pára-brisa.
  • São duas bobinas, uma para cada 2 cilindros. Não é um primor de potência, mas é muito econômico. Fazia entre 15 e 20 km/l, dependendo do pé. Na cidade, trânsito pesado, nunca fiz menos que 12 km/l. Mas é um motor calibrado para 15% de álcool. Hoje nossa gasolina safada tem até 27,5% de álcool. Para ser honesto, o motor pára de bater pino em alta carga, mas não sei o que causará a longo prazo.
  • Verifique a correia dentada a cada 10.000 km. Essa versão do motor Fire dificilmente atropela válvulas, mas não pague para ver.
  • O carro consome mais pneu que os concorrentes. E exige alinhamento também nas rodas traseiras. Coisas do projeto antigo da suspensão independente. Mas, ei! até Porsches usaram esse conceito. Funciona muito bem. E a suspensão é mais confortável que dos Honda (chupa, Fit!).
  • Se ficar sem bateria, o TBI perde o ponto da borboleta e a marcha lenta fica oscilando logo após ligar. Basta desligar e ligar novamente, que ele se calibra.
É um carro muito robusto. Se bem cuidado, não lhe deixará na mão. É divertido de guiar, espaçoso, até certo ponto confortável em marcha. Não tem muito o quê quebrar, de tão simples. A parte elétrica é robusta. Mas... achar um inteiro é missão no nível God Mode. Por ser barato, pouca gente cuida. E inventam, mexem, destroem. O meu, já com 18 anos bem vividos, nunca me deixou a pé. Nunca! Está certo que não rodo muito mais com ele, mas carro parado estraga mais que carro andando. Ah, sim. Tecido dos bancos, forro do teto, das portas, tudo original e em bom estado até hoje.

Boa sorte!
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.369
Pontos
1.444
  • O motor Fire tem muita propensão à formação de borra. São apenas 3 litros de óleo no cárter, então não estenda o prazo de troca, use bons filtros e boas marcas de óleo, seguindo a especificação. Uso desde sempre o óleo original, que hoje é o Selenia semi-sintético SN 15W40. Troco a cada ano ou 7.500 km. Há óleos melhores, mas nessa especificação basta (se me lembro bem, a original era SL 15W40).


Só para destacar essa parte novamente. Mesmo quando maltratei o meu sempre utilizei o óleo original. Não sei os mais novos mas todos os carros da fiat que tivemos sempre foram muito sensíveis nesse ponto. A palio weekend mesmo parecia bruxaria, colocava um óleo dentro das especificações que não fosse o Selenia ela terminava na oficina.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Esse é um carro bom de dirigir, mesmo com a direção mecânica como o colega falou. Levei um susto quando tinha um Gol bola e peguei um Uno para dirigir. Todo mundo conhece muita gente que teve esse carro e os donos sempre foram pessoas satisfeitas.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.698
Pontos
1.048
@DEFCON
Meu primeiro carro foi um Uno Mille 1991 SPN (sem porra nenhuma), 1.0 carburado, motor e caixa Fiasa ainda. O carrinho é um tanque, o motor era fraco em potência (48 CV) e a caixa de marchas aquela m**** padrão Fiat, que tem que engatar a segunda marcha pra depois engatar a primeira, mas fora isso nenhum problema. Acredito que o carrinho deva estar por aí rodando até hoje...
 

CharlieBrown

Habitué da casa
Mensagens
326
Reações
303
Pontos
98
Tenho um 2002 c cerca de 183k km rodados

Para um compacto popular, não tenho do que reclamar. Econômico, mecânica robusta, estável (só não exagera, não é um cupê), muito espaçoso e apesar de 1.0 o motor Fire responde muito bem ao acelerador, também graças ao peso baixo do carro.
Acho que a quinta marcha poderia ser um pouco mais longa pois a 120km/h o carro esgoela muito já e parece que pede uma marcha a mais (ou ela esticada).
A primeira marcha é um pouco ruim de engatar, mas as outras entram bem (só não achar que está numa Ferrari).
Faróis iluminam bem, apesar de simples, e não cegam quem vem no sentido contrário , como o farol baixo do "Novo Uno"
O painel confesso que gosto muito mais da primeira geração, mais harmônica.
O meu tem fundo cinza no hodômetro e luz azul, que não gosto mto
Mas isso são só detalhes
De maneira geral adoro o carro
Ele é simples e muito eficiente no que se compromete a fazer
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.980
Pontos
1.189
Tenho um 2002 c cerca de 183k km rodados

Para um compacto popular, não tenho do que reclamar. Econômico, mecânica robusta, estável (só não exagera, não é um cupê), muito espaçoso e apesar de 1.0 o motor Fire responde muito bem ao acelerador, também graças ao peso baixo do carro.
Acho que a quinta marcha poderia ser um pouco mais longa pois a 120km/h o carro esgoela muito já e parece que pede uma marcha a mais (ou ela esticada).
A primeira marcha é um pouco ruim de engatar, mas as outras entram bem (só não achar que está numa Ferrari).
Faróis iluminam bem, apesar de simples, e não cegam quem vem no sentido contrário , como o farol baixo do "Novo Uno"
O painel confesso que gosto muito mais da primeira geração, mais harmônica.
O meu tem fundo cinza no hodômetro e luz azul, que não gosto mto
Mas isso são só detalhes
De maneira geral adoro o carro
Ele é simples e muito eficiente no que se compromete a fazer

Seu carro (que é igual ao meu) atinge velocidade máxima em 4ª marcha. O câmbio é um 4+E. O barulho excessivo em 5ª é falta de isolamento acústico, mesmo.
 

CharlieBrown

Habitué da casa
Mensagens
326
Reações
303
Pontos
98
Seu carro (que é igual ao meu) atinge velocidade máxima em 4ª marcha. O câmbio é um 4+E. O barulho excessivo em 5ª é falta de isolamento acústico, mesmo.
Pois é
Isolamento acústico faz falta nele mesmo
Escuto a estrada inteira dentro dele de vidros fechados haha
Isso é um ponto "fraco" dele, mas que carro popular dessa época ( de projeto) que tem isolamento acústico decente, não é?
Faz parte de ter um Uno

Esqueci de comentar mas acho o desenho da frente desse modelo do 2002 (até mudarem p o mais recente) o mais bonito de todos
 

CharlieBrown

Habitué da casa
Mensagens
326
Reações
303
Pontos
98
Esqueci de dar um parecer sobre a pergunta principal do DEFCON no tópico, já que já dirigi 3 versões de Uno (91, 2002 e Way 2010)

O 91 acho bastante harmonico como um todo mas o motor FIASA é um pouco fraco. Resulta em reduções frequentes se você morar em regiões de relevo acidentado.
O painel dele acho demais, de linhas bastante retas, mas me incomoda acionar limpador de para-brisas (não é à mão, na caixa do volante, como no 2002 mas ao lado no painel) e a buzina ficar na ponta das setas de direção (como em alguns carros franceses). Volante fino de dois raios e painel que ilumina com luz por cima (péssimo para ver à noite mas confesso que gosto hahaha) é bastante "roots". Gosto tb da alavanca de câmbio mais alta desse modelo.

2002 tem o melhor conjunto em minha opinião.
Dirigibilidade mto boa, com motor melhor e bastante econômico. O painel não me agrada muito, mas é suficiente. Questão de gosto.
A buzina é no "centro" do volante (prefiro), acionamento do limpador na caixa do volante (tb prefiro) e faróis acionados onde no 91 era buzina, na ponta das setas de direção, girando o acionador neste.

2010 não gostei de maneira geral
Tive a sensação de que o carro demora mais para responder, comparado ao 2002, mesmo com álcool no tanque. Parece (e provavelmente é) mais pesado.
O painel, para mim, ficou muito feio. Ele tem aquele "economômetro" colorido péssimo. Acho que herdou do Palio da mesma época. Os acionadores de ventilação interna tem o painel cinza claro, que destoa do preto do restante. Particular do modelo Way, não curti a altura do banco, mais alta que o normal.
O facelift desse modelo tb não curto.
Embora na essência ainda seja um Uno, é o modelo que menos gosto
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.369
Pontos
1.444
2010 não gostei de maneira geral
Tive a sensação de que o carro demora mais para responder, comparado ao 2002, mesmo com álcool no tanque. Parece (e provavelmente é) mais pesado.
O painel, para mim, ficou muito feio. Ele tem aquele "economômetro" colorido péssimo. Acho que herdou do Palio da mesma época. Os acionadores de ventilação interna tem o painel cinza claro, que destoa do preto do restante. Particular do modelo Way, não curti a altura do banco, mais alta que o normal.
O facelift desse modelo tb não curto.
Embora na essência ainda seja um Uno, é o modelo que menos gosto

A parte boa do Way é que ele não "senta a bunda no chão" com peso.

Sobre o desempenho, talvez seja como o caro foi amaciado. O meu 2006 e o de um amigo da família foram comprados com meses de diferença, ambos zero. O meu era bem mais "solto" que o dele (não era gritante mas era nítido) e a diferença entre os dois era praticamente só o cuidado.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Vim descansar no Unão como de costume no almoço do trabalho e lembrei desse tópico.
Eu gosto muito desse painel simplão do uno, carros mais modernos possuem painéis que fazem parecer que você está numa cápsula, sou muito mais esses carros antigos com painéis pequenos e abertos.
126061
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.980
Pontos
1.189
Vim descansar no Unão como de costume no almoço do trabalho e lembrei desse tópico.
Eu gosto muito desse painel simplão do uno, carros mais modernos possuem painéis que fazem parecer que você está numa cápsula, sou muito mais esses carros antigos com painéis pequenos e abertos.
Visualizar anexo 126061

O que mais sinto falta, em painéis modernos, é dessa "bandeja" (que pega desde o centro até a direita) que havia em carros de projeto mais antigo. Para levar comida é o que há.

O motor Fire na primeira geração no Brasil, com 55 cv, é o mais agradável, na minha opinião. A versão de 65 cv tem acerto pior. A Evo, então, chega a me fazer raiva. Mas o velho Uno não saiu com ela, até onde sei.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
O que mais sinto falta, em painéis modernos, é dessa "bandeja" (que pega desde o centro até a direita) que havia em carros de projeto mais antigo. Para levar comida é o que há.

O motor Fire na primeira geração no Brasil, com 55 cv, é o mais agradável, na minha opinião. A versão de 65 cv tem acerto pior. A Evo, então, chega a me fazer raiva. Mas o velho Uno não saiu com ela, até onde sei.
Tem é que tomar cuidado com essa bandeija, faz uma curva mais fechada meio chutado e já sai voando tudo pro lado, quase perdi um celular assim :ksorriso
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Cara, tá bonitão tb hein?
Parece bem conservado

Show!
Tá bonitão mesmo, estava pensando em botar umas rodas diferentes nele, pensei até em botar uma lâmpada azul no farol, mas ia ficar vileiro demais e acho que não tem dessas que não cegue geral
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.225
Reações
9.425
Pontos
1.229
Dirigi um Uno por uns 4 anos.

Boa a dica do @javagod de retirar as borrachas por baixo da porta se tiver entrando água no carro.

De quinta ronca entre 80 e 100, depois o barulho some. Também fica meio xoxo nessa velocidade.

A suspensão é seca, não vai fazer muita diferença passar rápido ou devagar em pista ruim.

Sempre olhe a longarina acima das rodas dianteiras, se o carro foi muito moído vai ter trinca.

Tem uma válvula dentro de uma das mangueiras do radiador, se não me engano regula o fluxo de água, que quando dá problema de superaquecimento o pessoal tira e não põe outra.

O motor Fire é danado pra baixar água e óleo e mesmo assim mantém sua força, sempre verifique.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.980
Pontos
1.189
Dirigi um Uno por uns 4 anos.

Boa a dica do @javagod de retirar as borrachas por baixo da porta se tiver entrando água no carro.

De quinta ronca entre 80 e 100, depois o barulho some. Também fica meio xoxo nessa velocidade.

A suspensão é seca, não vai fazer muita diferença passar rápido ou devagar em pista ruim.

Sempre olhe a longarina acima das rodas dianteiras, se o carro foi muito moído vai ter trinca.

Tem uma válvula dentro de uma das mangueiras do radiador, se não me engano regula o fluxo de água, que quando dá problema de superaquecimento o pessoal tira e não põe outra.

O motor Fire é danado pra baixar água e óleo e mesmo assim mantém sua força, sempre verifique.

Essas borrachas da porta são uma desgraça. Sofri um bocado com água entrando no carro até descobrir a causa.

Essa válvula que você se refere é a válvula termostática. Tem uma cápsula de cera que amolece com o calor e abre o circuito envolvendo o radiador para esfriar, e quando esfria endurece e mantém a água circulando apenas no motor para aquecê-lo. Com o tempo a válvula se desgasta (particularmente nos GM e Ford se desgastam mais, em torno de 3 anos é bom ficar de olho) e mecânico porco a retira, para "o motor trabalhar frio e não fundir". Tem que dar uma surra numas pragas dessas (com exceções históricas, não é verdade donos de Maverick?).

Olha, os Fire não são de baixar óleo e água, não. Mas vazam óleo por alguns pontos bem conhecidos. E água costuma vazar pela bomba d'água, principalmente os mais antigos.
 
Topo Fundo