Millennials descobrem o óbvio: todo mundo odeia escritório aberto

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por Sgt. Kowalski, 13 Julho 2018.

1. Sgt. Kowalski

Sgt. Kowalski Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    31 Março 2006
    Curtir recebidos:
    79,134
    Pontos de Troféu:
    989
    Advertisement
    Millennials descobrem o óbvio: todo mundo odeia escritório aberto
    Postado por Carlos Cardoso, 12/07/2018 às 13:55, em Indústria

Não existe nada mais suscetível à moda do que o mundo dos negócios. Todo ano surgem técnicas, filosofias e outras bobagens que prometem otimizar processos e maximizar lucros, gerando toda uma sinergia e… — droga, isso é contagioso.

Uma época foi a moda dos ISOs, o pessoal tinha mais ISO que aquele seu amigo piratão. Até casa de tolerância tinha ISO 9000. Internamente inventavam co-gestão, gerenciamento participativo, programas de incentivo, gamificação. Na arquitetura foi a festa, havia empresa onde não havia nomes nas salas, todo mundo poderia entrar e usar a que quisesse. Outras seguiram a moda de abolir salas e usar só cubículos, as mais descoladas partiram pro conceito de open office.

As startups descoladas aboliram o conceito de você ter a “sua” mesa, algumas aboliram as próprias mesas, trocando-as por pufes, aquelas coisas que originalmente só se achava em puteiro e casa de tia.

Essas desgraças que só são confortáveis pra gente hiperativa com menos de 20 anos se espalharam pelas empresas modernosas, que adotaram toda uma série de filosofias de design de interiores promovendo a infantilização de seus espaços, fazendo com que millennials inseguros se sintam em casa, em seus safe spaces, e se você acha que estou exagerando…

Só tem um problema: esses ambientes altamente descolados são péssimos pra produtividade. Mesmo cubículos também são. Eles funcionam para quem faz trabalho burocrático, mas quem faz trabalho criativo vem sofrendo calado faz tempo. Por sorte os Millennials estão percebendo isso e começaram a reclamar também.

Uma pesquisa do Commercial Cafe com 2.107 pessoas revelou que ninguém aguenta mais espaços abertos, mesões onde você não tem nenhuma privacidade, entregadores têm que gritar seu nome no salão, e você abre suas encomendas na frente de todo mundo. Passa gente do seu lado toda olha metendo olho na sua tela, nem tirar meleca é possível sem ir parar no Instagram alheio.

Como resultado 42,86% dos entrevistados disseram que seu modelo de escritório ideal é uma sala particular. 22,59% preferem Home Office. Só 9,87% gostam do tal Open Office. Menos ainda curtem baias, 4,89% mas é compreensível, lembra o emprego dos pais.

A verdade é que não há nada melhor do que ter sua própria sala, onde você pode ser produtivo e antisocial o quanto quiser. A Microsoft era assim, antes de se render à Moda. Sério, nenhuma startup se compara a isto:

As reclamações são muitas, e estudos mostram que é comum o funcionário levar mais de 20 minutos para conseguir se concentrar em algo, com interrupções constantes e barulho, problema reportado por 60% de todo mundo que trabalha em cubículos, e só 16% de quem tem sala fechada.

A situação é tão crítica que há funcionários da Apple pensando em pedir demissão, com a mudança para o campus novo e o fim das salas fechadas.

Aos poucos a geração atual está se dando conta da importância de espaço pessoal e individualidade, e isso é bom. Eles podem encontrar um bom ponto de equilíbrio entre a insanidade das startups lacradoras e a máquina esmagadora de almas que eram os escritórios de antigamente.

Quanto a isso, não tenho como concordar mais.

2. Ron Swanson

Ron Swanson Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    13 Maio 2004
    Curtir recebidos:
    30,730
    Pontos de Troféu:
    984
    é... complicado mesmo

tem q ter seu cantinho mas q nao seja um cubinho de nada tbm.

Bloodberry, atlanperry e Ash Fury aprovam isto.
  3. onurb88

onurb88 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    4 Março 2013
    Curtir recebidos:
    29,114
    Pontos de Troféu:
    553
    eu não conseguiria trabalhar num puf daquele, troço parece bem desconfortável. o cara chega a noite em casa só o lixo.

no mais acho bem sem graça essas empresinhas descoladas. me passam a impressão que não levam à sério o que sem propõem a fazer.

4. sux138

sux138 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    7 Maio 2002
    Curtir recebidos:
    17,916
    Pontos de Troféu:
    553
    só não comento em detalhes para não me comprometer, mass.....

atlanperry aprova isto.
  5. tiagobronson

tiagobronson Bam-bam-bam

Afiliado:
    20 Abril 2003
    Curtir recebidos:
    14,452
    Pontos de Troféu:
    459
    Cara, nada como ter seu próprio canto.

Nem precisa ser uma sala só pra mim ou coisa do tipo, mas de ter pelo menos sua mesa, sua bagunça ali de boas, uns bicoitos na gaveta e tal.

Essa moda de ter sala com piscina de bolinha, escorregador no meio do escritório é coisa de tanga frouxa, bagulho é local de trabalho, não playground de marmanjo.

Unica coisa que acho que vale muito a pena é ter um canto pra relaxar, tipo uma sala com um pebolim, uma maquina de pinball, só pra dar aquela desestressada de vem em qdo.

6. leotrix14

leotrix14 Bam-bam-bam

Afiliado:
    15 Agosto 2009
    Curtir recebidos:
    8,640
    Pontos de Troféu:
    439
    Concordo, quando trabalhei em multinacional eram baias, bem separadas até, já era bom ter sua mesa ali, seu canto, uma sala seria melhor ainda porém aí envolve custoso aumento de espaço, enfim, espaço aberto é uma merda, todo mundo passando com o olho grudado na sua tela ou oque estiver sobre sua mesa.

Para intervalo/almoço algumas mesas de sinuca seriam fantástico, clássico :klol

7. Cosmão

Cosmão Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    20 Março 2007
    Curtir recebidos:
    12,229
    Pontos de Troféu:
    774
    Trabalho há mais de 7 anos numa sala completamente sozinho das 8 às 18, segunda a sábado e prefiro mil vezes assim!

8. Grose

Grose Bam-bam-bam

Afiliado:
    1 Outubro 2008
    Curtir recebidos:
    11,628
    Pontos de Troféu:
    459
    Trabalhar é uma bosta, trabalhar isolado é menos pior, os melhores momentos que tive nas empresas era quando me deixavam sossegado no canto, sozinho, fazendo o que deveria ser feito.

Last edited: 15 Julho 2018 às 11:00
    proximus-one, Piga, jasque e 5 outros curtiram isto.
  9. MaxCarnage666

MaxCarnage666 Bam-bam-bam

Afiliado:
    7 Janeiro 2013
    Curtir recebidos:
    3,776
    Pontos de Troféu:
    303
    Ado ado ado

_Cab_ e geist curtiram isto.
  10. dk120

dk120 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    21 Setembro 2002
    Curtir recebidos:
    44,496
    Pontos de Troféu:
    779
    Eu trabalho com programação e prefiro baia. Como a equipe trabalha toda no mesmo projeto, existe bastante comunicação. E comunicação via skype nunca é a mesma coisa. E tem um bate papo de vez em quando que ajuda a passar as longas tardes. Tem sim a parte ruim que o OP fala, mas pelo menos para mim, no trampo atual compensa. Agora, se eu trabalhasse num projeito proprio, dai sim sala separada é melhor.

11. Tulius18

Tulius18 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    20 Setembro 2008
    Curtir recebidos:
    27,256
    Pontos de Troféu:
    609
    O mundo ideal era cada um com sua sala né, mas porra, em uma sala cabem até uns 5 negos trabalhando, acha que a empresa não vai querer otimizar o espaço?

Eu gosto de baias, tem mais privacidade e menos distrações, principalmente pra quem trabalha com TI.
    Atualmente trabalho em open office, um balcão com todo mundo um do lado do outro, e como trabalho do lado do service desk, as vezes o barulho do telefone e das ligações tiram a concentração, uma baia já resolveria 80% esse problema.

jasque e Ash Fury curtiram isto.
  12. Darkx1

Darkx1 Bam-bam-bam

Afiliado:
    13 Fevereiro 2009
    Curtir recebidos:
    16,703
    Pontos de Troféu:
    344
    Empresas descoladas são as mais pau no cu que existem, o que tem de empresa startup que usa isso pra tentar explorar funcionário é incrível.

13. pavomba

pavomba Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    6 Abril 2009
    Curtir recebidos:
    12,553
    Pontos de Troféu:
    614
    Sala fechada me parece muito bom, mas acredito que deixam aberto assim também por custos.

14. evil_gambit

evil_gambit Bam-bam-bam

Afiliado:
    19 Abril 2007
    Curtir recebidos:
    5,626
    Pontos de Troféu:
    459
    eu faço trabalho burocrático e trampo em baia.

MERDA TOTAL.

eu queria ficar no homeoffice até aposentar...

Piga, atlanperry, Ash Fury e 2 outros curtiram isto.
  15. NJunior

NJunior Bam-bam-bam

Afiliado:
    18 Julho 2014
    Curtir recebidos:
    3,687
    Pontos de Troféu:
    303
    Quanto mais aberto é o ambiente de trabalho, mais um vai xeretar no que os outros estão fazendo, é simples.

16. tiagobronson

tiagobronson Bam-bam-bam

Afiliado:
    20 Abril 2003
    Curtir recebidos:
    14,452
    Pontos de Troféu:
    459
    Pois é, eles pintam essa onda que escritório aberto é sinonimo de liberdade e o escambau, na verdade é pra facilitar a vida dos xeretas de plantão.

jcsilva87, Piga e NJunior aprovam isto.
  17. antonioli

antonioli Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    23 Março 2007
    Curtir recebidos:
    108,937
    Pontos de Troféu:
    949
    Mas que coisa retardada. Dificulta até a limpeza do lugar esse tipo de idiotice.

k1llm4ster, Falken, Piga e 7 outros curtiram isto.
  18. Suzukinha

Suzukinha Supra-sumo

Afiliado:
    21 Janeiro 2018
    Curtir recebidos:
    1,669
    Pontos de Troféu:
    163
    Com TI, sempre falta sala. Às vezes num mesmo projeto tem 20 nego, depois fica só 10. Aí nego quer discutir o projeto no meio de um monte de gente.
    Fora que no mesmo andar tem mais de um projeto diferente rolando e cada um querendo fazer micro reuniões alí. Fica uma barulheira desgraçada.
    Várias vezes alguém que está falando ao telefone na mesa acaba tendo que gritar pra falar com os clientes.

Piga, Spekkio_ e f0rg0tten aprovam isto.
  19. Land Stalker

Land Stalker Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    21 Maio 2010
    Curtir recebidos:
    52,073
    Pontos de Troféu:
    554
    Sou mais as velhas e boas baias:kkong

jcsilva87 e Cosmão curtiram isto.
  20. geist

geist Bam-bam-bam

Afiliado:
    10 Setembro 2005
    Curtir recebidos:
    19,132
    Pontos de Troféu:
    353
    Empresinha descolada, "startup", com piscina, sala de música e os caralho a quatro para o trouxa trabalhar 18 horas por dia e ganhar incríveis 2 mil reais por mês bruto. Só que ele não é um empregado, é um colaborador (ops, termo ultrapassado também), é um gestor (de qualquer merda) registrado (isso quando não é associado liberal ou PJ) como assistente administrativo. Vulgo coringa, burro de carga que pode fazer qualquer coisa, desde o café, relatórios, rebocar parede, pagamento de boletos e chupeta pro chefe.

Mercado de trabalho é uma piada em sua maior parte. Fiz um semestre de Gestão de Pessoas e foi o pior. Fazem de tudo para camuflar o que antigamente era na lata: maximização dos lucros, já que se não for assim a empresa não sobrevive.

Sobre o local de trabalho, quanto mais opressor melhor. Móveis marrons ou cinza, lâmpada fluorescente e briga pelo ar-condicionado. Lazer se tem nos tempos livres fora da empresa.

Steynd, Felipe1459, Beuze Boos e 7 outros curtiram isto.
  21. AlexandreFaustini

AlexandreFaustini Bam-bam-bam

Afiliado:
    17 Setembro 2011
    Curtir recebidos:
    2,093
    Pontos de Troféu:
    294

Marcelo Trindade, candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, imagina botar todos os secretários de estado num amplo salão, sem divisórias, para despachar todo mundo junto — tal como é prática cada vez mais comum nas grandes empresas privadas.

22. LBorgez2018

LBorgez2018 Habitué da casa

Afiliado:
    16 Maio 2018
    Curtir recebidos:
    384
    Pontos de Troféu:
    78
    Os yuppies de hoje em dia são ridículos. Com suas ondinhas pós-modernas até os escritórios eles mudaram para fazer festa.
    Pensar que já quis fazer ciências sociais para estudar a pós-modernidade. Eu iria enlouquecer com certeza, pois a cada dia essa geração nutella youtuber mertiolate inventa uma nova.

Last edited: 13 Julho 2018
  23. f0rg0tten

f0rg0tten Bam-bam-bam

Afiliado:
    10 Novembro 2005
    Curtir recebidos:
    6,862
    Pontos de Troféu:
    394
    Faz uns 15 dias, quase me tranco no banheiro para falar com uns fornecedores. Tava quase gritando e nada do pessoal me entender. Terminei pedindo um tempo e dei um jeito de convencer meu coordenador para liberar a sala dele para a conversação andar.

Piga e atlanperry curtiram isto.
  24. LHand

LHand Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    10 Setembro 2011
    Curtir recebidos:
    45,168
    Pontos de Troféu:
    624
    eles são bons pra dormir.

Agora colocar um notebook no colo e ser produtivo em cima de um troço desses deve ser impossível.

Piga, Ash Fury, clubit e 1 outra pessoa curtiu isto.
  25. onurb88

onurb88 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    4 Março 2013
    Curtir recebidos:
    29,114
    Pontos de Troféu:
    553
    é isso. o que eu critico é o motivo do uso. podia ter os pufs, mas pra dar uma relaxada pós almoço e não pra trabalhar com laptop esquentando a coxa.

Piga e Ash Fury curtiram isto.
  26. Mr.Disco

Mr.Disco Bam-bam-bam

Afiliado:
    2 Janeiro 2006
    Curtir recebidos:
    14,005
    Pontos de Troféu:
    419
    Esse negócio de escritório aberto me lembra isso:

Pessoal está tão infantilizado que quer que o local de trabalho pareça com o jardim de infância. Nêgo quer descer pelo escorregador e soltar pipa durante o expediente.

Vá tomar no cu, viu.

jcsilva87, PedroFross, Piga e 9 outros curtiram isto.
  27. Guastinha

Guastinha Bam-bam-bam

Afiliado:
    27 Janeiro 2006
    Curtir recebidos:
    9,469
    Pontos de Troféu:
    489
    Já trabalhei nesses "open Offices"

No inicio é até legal, todo mundo perto, sem paredes, sem uma "hierarquia espacial tão visível"

Porem o barulho incomoda um pouco, muita gente conversando ao mesmo tempo, telefones tocando toda hora sem contar o movimento constante de pessoas. Mas o que eu acho que mais incomoda é a falta de privacidade.

Prefiro trabalhar em pequenos grupos, como estou hoje, somos cinco pessoas dentro de uma sala, cada um na sua mesa.

28. Billy_louco

Billy_louco Bam-bam-bam

Afiliado:
    1 Dezembro 2008
    Curtir recebidos:
    12,352
    Pontos de Troféu:
    409
    O melhor escritório que já trabalhei fica a 2 segundos da minha cama

Piga, D.Toretto, Bersotti e 4 outros curtiram isto.
  29. Yo_dragon

Yo_dragon Bam-bam-bam

Afiliado:
    28 Junho 2010
    Curtir recebidos:
    13,065
    Pontos de Troféu:
    384
    Essas imagens me lembrou o trabalho da Diane no Bojack Horseman.

A série fez uma crítica bem "on point" sobre isso aí, com ela tentando trabalhar em cima de bolas gigantes, de ponta cabeça... :klolz

Enquanto isso no meu trampo, tiraram a sala de descanso com o puffs e não substituíram até agora. :kflame

CumulusNimbus, jasque, Ash Fury e 3 outros curtiram isto.
  30. Ares1521

Ares1521 Bam-bam-bam

Afiliado:
    6 Dezembro 2007
    Curtir recebidos:
    8,457
    Pontos de Troféu:
    404
    Tá, até ai ele está certo, diminui o gasto com salas e não vai mudar nada na produtividade dos funcionários públicos...

_Cab_, Piga, ktulu e 2 outros curtiram isto.
  31. sega.saturn

sega.saturn Bam-bam-bam

Afiliado:
    30 Março 2002
    Curtir recebidos:
    3,185
    Pontos de Troféu:
    409
    Forever alone DETECTED

Grose aprova isto.
  32. Guastinha

Guastinha Bam-bam-bam

Afiliado:
    27 Janeiro 2006
    Curtir recebidos:
    9,469
    Pontos de Troféu:
    489
    A Cidade Administrativa do Governo de Minas é mais ou menos assim.

Todas as secretarias estão em um único complexo. Logisticamente é muito bom, tá todo mundo perto.
    Mas muita gente não gosta, pois a arquitetura interior é de open office.

Um sinal de fraqueza aprova isto.
  33. alex_seph

alex_seph Bam-bam-bam

Afiliado:
    15 Abril 2003
    Curtir recebidos:
    468
    Pontos de Troféu:
    204
    Em TI só sei que toda startups lotada de millennials que ficam jogando Fifa durante o expediente são mantidas através do sangue e sofrimento de 2 ou 3 seniors que fazem a engrenagem rodar. Nos últimos anos alguns colegas de trabalho com mais de 15 anos no mercado foram para esse tipo de empresa achando que seria a coisa mais maravilhosa do mundo e poucos meses depois pularam fora.

jcsilva87, Piga, Doydis e 1 outra pessoa curtiu isto.
  34. BESS4

BESS4 Bam-bam-bam

Afiliado:
    1 Abril 2010
    Curtir recebidos:
    24,020
    Pontos de Troféu:
    419
    Imagino, com muito medo, o quê nos aguarda vindo das gerações futuras.

35. igraum

igraum Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    4 Janeiro 2006
    Curtir recebidos:
    4,441
    Pontos de Troféu:
    514

Compartilhe essa página