O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Millennials descobrem o óbvio: todo mundo odeia escritório aberto

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Millennials descobrem o óbvio: todo mundo odeia escritório aberto
Postado por Carlos Cardoso, 12/07/2018 às 13:55, em Indústria



Não existe nada mais suscetível à moda do que o mundo dos negócios. Todo ano surgem técnicas, filosofias e outras bobagens que prometem otimizar processos e maximizar lucros, gerando toda uma sinergia e… — droga, isso é contagioso.

Uma época foi a moda dos ISOs, o pessoal tinha mais ISO que aquele seu amigo piratão. Até casa de tolerância tinha ISO 9000. Internamente inventavam co-gestão, gerenciamento participativo, programas de incentivo, gamificação. Na arquitetura foi a festa, havia empresa onde não havia nomes nas salas, todo mundo poderia entrar e usar a que quisesse. Outras seguiram a moda de abolir salas e usar só cubículos, as mais descoladas partiram pro conceito de open office.

As startups descoladas aboliram o conceito de você ter a “sua” mesa, algumas aboliram as próprias mesas, trocando-as por pufes, aquelas coisas que originalmente só se achava em puteiro e casa de tia.



Essas desgraças que só são confortáveis pra gente hiperativa com menos de 20 anos se espalharam pelas empresas modernosas, que adotaram toda uma série de filosofias de design de interiores promovendo a infantilização de seus espaços, fazendo com que millennials inseguros se sintam em casa, em seus safe spaces, e se você acha que estou exagerando…





Só tem um problema: esses ambientes altamente descolados são péssimos pra produtividade. Mesmo cubículos também são. Eles funcionam para quem faz trabalho burocrático, mas quem faz trabalho criativo vem sofrendo calado faz tempo. Por sorte os Millennials estão percebendo isso e começaram a reclamar também.

Uma pesquisa do Commercial Cafe com 2.107 pessoas revelou que ninguém aguenta mais espaços abertos, mesões onde você não tem nenhuma privacidade, entregadores têm que gritar seu nome no salão, e você abre suas encomendas na frente de todo mundo. Passa gente do seu lado toda olha metendo olho na sua tela, nem tirar meleca é possível sem ir parar no Instagram alheio.

Como resultado 42,86% dos entrevistados disseram que seu modelo de escritório ideal é uma sala particular. 22,59% preferem Home Office. Só 9,87% gostam do tal Open Office. Menos ainda curtem baias, 4,89% mas é compreensível, lembra o emprego dos pais.

A verdade é que não há nada melhor do que ter sua própria sala, onde você pode ser produtivo e antisocial o quanto quiser. A Microsoft era assim, antes de se render à Moda. Sério, nenhuma startup se compara a isto:



As reclamações são muitas, e estudos mostram que é comum o funcionário levar mais de 20 minutos para conseguir se concentrar em algo, com interrupções constantes e barulho, problema reportado por 60% de todo mundo que trabalha em cubículos, e só 16% de quem tem sala fechada.

A situação é tão crítica que há funcionários da Apple pensando em pedir demissão, com a mudança para o campus novo e o fim das salas fechadas.

Aos poucos a geração atual está se dando conta da importância de espaço pessoal e individualidade, e isso é bom. Eles podem encontrar um bom ponto de equilíbrio entre a insanidade das startups lacradoras e a máquina esmagadora de almas que eram os escritórios de antigamente.

Quanto a isso, não tenho como concordar mais.

 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
é... complicado mesmo

tem q ter seu cantinho mas q nao seja um cubinho de nada tbm.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
eu não conseguiria trabalhar num puf daquele, troço parece bem desconfortável. o cara chega a noite em casa só o lixo.

no mais acho bem sem graça essas empresinhas descoladas. me passam a impressão que não levam à sério o que sem propõem a fazer.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
só não comento em detalhes para não me comprometer, mass.....
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.025
Reações
61.975
Pontos
2.059
Cara, nada como ter seu próprio canto.

Nem precisa ser uma sala só pra mim ou coisa do tipo, mas de ter pelo menos sua mesa, sua bagunça ali de boas, uns bicoitos na gaveta e tal.

Essa moda de ter sala com piscina de bolinha, escorregador no meio do escritório é coisa de tanga frouxa, bagulho é local de trabalho, não playground de marmanjo.

Unica coisa que acho que vale muito a pena é ter um canto pra relaxar, tipo uma sala com um pebolim, uma maquina de pinball, só pra dar aquela desestressada de vem em qdo.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Concordo, quando trabalhei em multinacional eram baias, bem separadas até, já era bom ter sua mesa ali, seu canto, uma sala seria melhor ainda porém aí envolve custoso aumento de espaço, enfim, espaço aberto é uma m****, todo mundo passando com o olho grudado na sua tela ou oque estiver sobre sua mesa.

Cara, nada como ter seu próprio canto.

Nem precisa ser uma sala só pra mim ou coisa do tipo, mas de ter pelo menos sua mesa, sua bagunça ali de boas, uns bicoitos na gaveta e tal.

Essa moda de ter sala com piscina de bolinha, escorregador no meio do escritório é coisa de tanga frouxa, bagulho é local de trabalho, não playground de marmanjo.

Unica coisa que acho que vale muito a pena é ter um canto pra relaxar, tipo uma sala com um pebolim, uma maquina de pinball, só pra dar aquela desestressada de vem em qdo.

Para intervalo/almoço algumas mesas de sinuca seriam fantástico, clássico :klol
 


Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.497
Pontos
1.524
Trabalho há mais de 7 anos numa sala completamente sozinho das 8 às 18, segunda a sábado e prefiro mil vezes assim!
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Trabalhar é uma b*sta, trabalhar isolado é menos pior, os melhores momentos que tive nas empresas era quando me deixavam sossegado no canto, sozinho, fazendo o que deveria ser feito.
 
Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.728
Reações
94.275
Pontos
2.179
Eu trabalho com programação e prefiro baia. Como a equipe trabalha toda no mesmo projeto, existe bastante comunicação. E comunicação via skype nunca é a mesma coisa. E tem um bate papo de vez em quando que ajuda a passar as longas tardes. Tem sim a parte ruim que o OP fala, mas pelo menos para mim, no trampo atual compensa. Agora, se eu trabalhasse num projeito proprio, dai sim sala separada é melhor.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.920
Reações
28.148
Pontos
1.359
O mundo ideal era cada um com sua sala né, mas porra, em uma sala cabem até uns 5 negos trabalhando, acha que a empresa não vai querer otimizar o espaço?

Eu gosto de baias, tem mais privacidade e menos distrações, principalmente pra quem trabalha com TI.
Atualmente trabalho em open office, um balcão com todo mundo um do lado do outro, e como trabalho do lado do service desk, as vezes o barulho do telefone e das ligações tiram a concentração, uma baia já resolveria 80% esse problema.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
eu não conseguiria trabalhar num puf daquele, troço parece bem desconfortável. o cara chega a noite em casa só o lixo.

no mais acho bem sem graça essas empresinhas descoladas. me passam a impressão que não levam à sério o que sem propõem a fazer.
Empresas descoladas são as mais pnc que existem, o que tem de empresa startup que usa isso pra tentar explorar funcionário é incrível.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Sala fechada me parece muito bom, mas acredito que deixam aberto assim também por custos.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
eu faço trabalho burocrático e trampo em baia.


m**** TOTAL.


eu queria ficar no homeoffice até aposentar...
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
Quanto mais aberto é o ambiente de trabalho, mais um vai xeretar no que os outros estão fazendo, é simples.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.025
Reações
61.975
Pontos
2.059
Quanto mais aberto é o ambiente de trabalho, mais um vai xeretar no que os outros estão fazendo, é simples.
Pois é, eles pintam essa onda que escritório aberto é sinonimo de liberdade e o escambau, na verdade é pra facilitar a vida dos xeretas de plantão.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.172
Pontos
2.599
20180712capture_3593537k.jpg
Mas que coisa retardada. Dificulta até a limpeza do lugar esse tipo de idiotice.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Com TI, sempre falta sala. Às vezes num mesmo projeto tem 20 nego, depois fica só 10. Aí nego quer discutir o projeto no meio de um monte de gente.
Fora que no mesmo andar tem mais de um projeto diferente rolando e cada um querendo fazer micro reuniões alí. Fica uma barulheira desgraçada.
Várias vezes alguém que está falando ao telefone na mesa acaba tendo que gritar pra falar com os clientes.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.143
Pontos
1.503
Empresinha descolada, "startup", com piscina, sala de música e os c***lho a quatro para o trouxa trabalhar 18 horas por dia e ganhar incríveis 2 mil reais por mês bruto. Só que ele não é um empregado, é um colaborador (ops, termo ultrapassado também), é um gestor (de qualquer m****) registrado (isso quando não é associado liberal ou PJ) como assistente administrativo. Vulgo coringa, burro de carga que pode fazer qualquer coisa, desde o café, relatórios, rebocar parede, pagamento de boletos e chupeta pro chefe.

Mercado de trabalho é uma piada em sua maior parte. Fiz um semestre de Gestão de Pessoas e foi o pior. Fazem de tudo para camuflar o que antigamente era na lata: maximização dos lucros, já que se não for assim a empresa não sobrevive.

Sobre o local de trabalho, quanto mais opressor melhor. Móveis marrons ou cinza, lâmpada fluorescente e briga pelo ar-condicionado. Lazer se tem nos tempos livres fora da empresa.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
trindade.jpg


Marcelo Trindade, candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, imagina botar todos os secretários de estado num amplo salão, sem divisórias, para despachar todo mundo junto — tal como é prática cada vez mais comum nas grandes empresas privadas.
 

BorgezKaka2018

Veterano
Mensagens
264
Reações
498
Pontos
108
Os yuppies de hoje em dia são ridículos. Com suas ondinhas pós-modernas até os escritórios eles mudaram para fazer festa.
Pensar que já quis fazer ciências sociais para estudar a pós-modernidade. Eu iria enlouquecer com certeza, pois a cada dia essa geração nutella youtuber mertiolate inventa uma nova.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.367
Pontos
1.444
Com TI, sempre falta sala. Às vezes num mesmo projeto tem 20 nego, depois fica só 10. Aí nego quer discutir o projeto no meio de um monte de gente.
Fora que no mesmo andar tem mais de um projeto diferente rolando e cada um querendo fazer micro reuniões alí. Fica uma barulheira desgraçada.
Várias vezes alguém que está falando ao telefone na mesa acaba tendo que gritar pra falar com os clientes.

Faz uns 15 dias, quase me tranco no banheiro para falar com uns fornecedores. Tava quase gritando e nada do pessoal me entender. Terminei pedindo um tempo e dei um jeito de convencer meu coordenador para liberar a sala dele para a conversação andar.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
eu não conseguiria trabalhar num puf daquele, troço parece bem desconfortável. o cara chega a noite em casa só o lixo.

no mais acho bem sem graça essas empresinhas descoladas. me passam a impressão que não levam à sério o que sem propõem a fazer.
eles são bons pra dormir.

Agora colocar um notebook no colo e ser produtivo em cima de um troço desses deve ser impossível.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
eles são bons pra dormir.

Agora colocar um notebook no colo e ser produtivo em cima de um troço desses deve ser impossível.
é isso. o que eu critico é o motivo do uso. podia ter os pufs, mas pra dar uma relaxada pós almoço e não pra trabalhar com laptop esquentando a coxa.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Esse negócio de escritório aberto me lembra isso:

P1070230.JPG


Pessoal está tão infantilizado que quer que o local de trabalho pareça com o jardim de infância. Nêgo quer descer pelo escorregador e soltar pipa durante o expediente.

Vá tomar no cu, viu.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Já trabalhei nesses "open Offices"
arq_25423.jpg

No inicio é até legal, todo mundo perto, sem paredes, sem uma "hierarquia espacial tão visível"

Porem o barulho incomoda um pouco, muita gente conversando ao mesmo tempo, telefones tocando toda hora sem contar o movimento constante de pessoas. Mas o que eu acho que mais incomoda é a falta de privacidade.

Prefiro trabalhar em pequenos grupos, como estou hoje, somos cinco pessoas dentro de uma sala, cada um na sua mesa.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.496
Pontos
1.359
O melhor escritório que já trabalhei fica a 2 segundos da minha cama
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.250
Reações
24.260
Pontos
784
Essas imagens me lembrou o trabalho da Diane no Bojack Horseman.

maxresdefault.jpg


A série fez uma crítica bem "on point" sobre isso aí, com ela tentando trabalhar em cima de bolas gigantes, de ponta cabeça... :klolz

Enquanto isso no meu trampo, tiraram a sala de descanso com o puffs e não substituíram até agora. :kflame
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
trindade.jpg


Marcelo Trindade, candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, imagina botar todos os secretários de estado num amplo salão, sem divisórias, para despachar todo mundo junto — tal como é prática cada vez mais comum nas grandes empresas privadas.
Tá, até ai ele está certo, diminui o gasto com salas e não vai mudar nada na produtividade dos funcionários públicos...
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Trabalhar é uma b*sta, trabalhar isolado é menos pior, os melhores momentos que tive nas empresas era quando me deixavam sossegado no canto sozinho, fazendo o que deveria ser feito.
Forever alone DETECTED
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
trindade.jpg


Marcelo Trindade, candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, imagina botar todos os secretários de estado num amplo salão, sem divisórias, para despachar todo mundo junto — tal como é prática cada vez mais comum nas grandes empresas privadas.

A Cidade Administrativa do Governo de Minas é mais ou menos assim.

Todas as secretarias estão em um único complexo. Logisticamente é muito bom, tá todo mundo perto.
Mas muita gente não gosta, pois a arquitetura interior é de open office.
 

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.425
Reações
2.675
Pontos
1.639
Em TI só sei que toda startups lotada de millennials que ficam jogando Fifa durante o expediente são mantidas através do sangue e sofrimento de 2 ou 3 seniors que fazem a engrenagem rodar. Nos últimos anos alguns colegas de trabalho com mais de 15 anos no mercado foram para esse tipo de empresa achando que seria a coisa mais maravilhosa do mundo e poucos meses depois pularam fora.
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Imagino, com muito medo, o quê nos aguarda vindo das gerações futuras.
 
Topo Fundo