O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mineração de moedinhas cripto começa a destruir placas de vídeo GAMER de alto desempenho pelo Brasil

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
A questão é a seguinte, quem entender melhor do assunto me tira essa dúvida

Vcs sabem que quanto mais você aumenta a configuração gráfica de um jogo, mais intensamente a placa trabalha e mais é exigido dela
Ou seja, um jogo que vc roda no low, a placa opera com temperatura e exige muito menos dela quando você roda o mesmo jogo no ultra


Quando você está minerando, a placa fica em full? Como se você estivesse rodando um jogo no ultra por exemplo?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Essa janela de tempo em mineração nem existe, lol
Não existe, por que nesse tempo trocam o equipamento, mas não estraga tão rápido assim com 4 anos de uso em mineração. Claro que dependente do overclock que o cabra faz tb, eu deixo tudo o mais de boas possível.
A placa opera em idle em 39~40 graus aqui, minerando ela esta operando agora em 44 graus e chega até 48 graus em dias quentes, ou seja, quase idle o tempo todo.
Quem esta se fodendo são as ventoinhas em 80% dissipando o calor, o restante esta operando normal.
Dependendo do modelo, strix por exemplo, a placa pode ficar com 36 graus de temperatura minerando.
Isso para placas GDDR6, agora GDDR6x é outra historia, como é o caso das 3080 que esquentam demais por conta da memoria.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
Não existe, por que nesse tempo trocam o equipamento, mas não estraga tão rápido assim com 4 anos de uso em mineração.
A placa opera em idle em 39~40 graus aqui, minerando ela esta operando agoa em 44 graus e chega até 48 graus em dias quentes, ou seja, quase idle o tempo todo.
Quem esta sem fodendo são as ventoinhas em 80% dissipando o calor, o restante esta operando normal.
Dependendo do modelo, strix por exemplo, a placa pode ficar com 36 graus de temperatura minerando.

Sim, exatamente o que eu quis dizer quando coloquei que não existe na mineração uma janela de 7 a 10 anos. Com a mesma placa.
É uma geração, duas, três no máximo - e com perdas significativas no rendimento, de modo que perder alguns anos de longevidade não seria um problema.

Fan é mole resolver, só fazer aquele velho deshroud e colocar melhores quando as stock falharem, ou até antes...esses fans stock de GPU não valem porra nenhuma de qualquer forma.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Sim, exatamente o que eu quis dizer quando coloquei que não existe na mineração uma janela de 7 a 10 anos. Com a mesma placa.
É uma geração, duas, três no máximo - e com perdas significativas no rendimento, de modo que perder alguns anos de longevidade não seria um problema.

Fan é mole resolver, só fazer aquele velho deshroud e colocar melhores quando as stock falharem, ou até antes...esses fans stock de GPU não valem porra nenhuma de qualquer forma.
Depende do modelo, achei bem eficiente as fans da TUF(meu modelo) e as strix tb como disseram lá no tópico os donos delas, muito competentes.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.923
Reações
40.914
Pontos
1.444
A questão é a seguinte, quem entender melhor do assunto me tira essa dúvida

Vcs sabem que quanto mais você aumenta a configuração gráfica de um jogo, mais intensamente a placa trabalha e mais é exigido dela
Ou seja, um jogo que vc roda no low, a placa opera com temperatura e exige muito menos dela quando você roda o mesmo jogo no ultra


Quando você está minerando, a placa fica em full? Como se você estivesse rodando um jogo no ultra por exemplo?
Na verdade a placa roda em menos capacidade energética e térmica que no low, porém com 100% de uso da gpu.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
Depende do modelo, achei bem eficiente as fans da TUF(meu modelo) e as strix tb como disseram lá no tópico os donos delas, muito competentes.

Referencial. Troca por uma Noctua da vida e você vai ver que não. :klol
Mas elas seguram a onda ok até falharem.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A questão é a seguinte, quem entender melhor do assunto me tira essa dúvida

Vcs sabem que quanto mais você aumenta a configuração gráfica de um jogo, mais intensamente a placa trabalha e mais é exigido dela
Ou seja, um jogo que vc roda no low, a placa opera com temperatura e exige muito menos dela quando você roda o mesmo jogo no ultra


Quando você está minerando, a placa fica em full? Como se você estivesse rodando um jogo no ultra por exemplo?
Mas qual foi o engenheiro elétrico te disse que essa exigência de tempo de GPU reflete em redução registrável da vida útil? Gente, esses circuitos todos são apenas metais levando informação pra lá e pra cá. Eles não se desgastam por fazer isso. Eles se desgastam se a temperatura de operação variar muito rapidamente ou muito intensamente. Ou, claro, acima das especificações de trabalho. Desligar e ligar também é um problema a depender do componente.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Falando sobre a Getech. Eu enviei duas peças para orçar por lá. Uma placa-mãe meio antiga, mas muito top, Big Bang Marshall P67. Essa placa inclusive seria ótima para mineração. Ela está com um problema de não dar vídeo, mas liga aparentemente normal. Já me mandaram o orçamento; 540 reais. Estou inclinado a não fazer. Ao que parece essas placas-mãe 1151 não pegam o riser no slot PCIe x16 (ela não possui PCie x1, apenas x16, mas são 8!) e nas placas-mãe que tenho aqui NENHUMA detectou a VGA no slot x16 quando conectado na placa riser, então estou pouco inclinado a assumir esse risco. Caso tivesse certeza que funcionaria, consertaria ela, pois venderia as que tenho aqui e cobriria o conserto e com apenas uma conseguiria montar um setup de minerar para muitas placas.

Também mandei minha RTX 3080 blocada para eles. Acontece que essa minha placa está com algum problema no bloco e por causa disso o contato do bloco com o PCB está insuficiente e não ocorre a dissipação térmica de maneira eficiente. A placa esquenta além do correto. Era para ficar na faixa dos 50-60 graus, mas estava pegando até 80 graus, mais inclusive do que com o cooler original. Eles também me mandaram o orçamento: 1400 reais. Não irei fazer. Prefiro vender o bloco e comprar outro ou até remontar o cooler original porque perde o sentido. Quando resolvi mandar para eles eu achei que esse reparo não seria muito caro, pois a placa não tem nenhum problema, ou seja, seria uma solução que não exigiria nada além de trabalho manual para resolver, porém não foi assim.

Acredito que se ele continuar nessa lógica maluca de precificar as coisas de acordo com o valor das mesmas e não pelo serviço realizado de fato vai terminar regredindo nesse crescimento que vem acontecendo em algum momento e poderá até quebrar eventualmente, mas aí é uma previsão bem esticada de minha parte. Aqui para nós. Precificação de serviço se dá pela complexidade do trabalho a realizar e não pelo preço do produto no qual o serviço for realizado. Se for assim trocar o pneu de um Polo deveria ser mais barato do que uma Mercedes, supondo que ambos tenham o mesmo tamanho de roda.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Referencial. Troca por uma Noctua da vida e você vai ver que não. :klol
Mas elas seguram a onda ok até falharem.
Tô pra crer hein? Strix fazendo 36 graus minerando e a noctua melhor? Sei não.
Só acredito vendo, não acredito que cairia para menos de 34 graus na noctua.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
A questão é a seguinte, quem entender melhor do assunto me tira essa dúvida

Vcs sabem que quanto mais você aumenta a configuração gráfica de um jogo, mais intensamente a placa trabalha e mais é exigido dela
Ou seja, um jogo que vc roda no low, a placa opera com temperatura e exige muito menos dela quando você roda o mesmo jogo no ultra


Quando você está minerando, a placa fica em full? Como se você estivesse rodando um jogo no ultra por exemplo?

A placa num jogo sequer vai dar 100% se tiver limite de frames e der conta do recado. Ela trabalha a 100% quando não há limites ou quando o limite de fps é aquém da capacidade da placa.

Mas no caso da mineração, não sei como funciona esses softwares, se tem alguma configuração pra rodar num determinado limite de "fps" ou de cálculos de decriptografia por segundo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
Tô pra crer hein? Strix fazendo 36 graus minerando e a noctua melhor? Sei não.
Só acredito vendo, não acredito que cairia para menos de 34 graus na noctua.

A questão não é nem cair, é de repente distribuir melhor. Tipo o resultado que você consegue com três fans conseguir com duas.
Mas não tem porque consertar o que não tá quebrado.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.923
Reações
40.914
Pontos
1.444
É.... não ficou meio estranho isso aí?

:klol
É difícil explicar rs Mas a placa é menos estressada que jogos, porém ela utiliza toda capacidade de cálculos do chip puxado pelo algorítico (ethash). Os cálculos são mais simples que os exigidos nos jogos, mas como bastante dependência do cache contido na memória.

Resumindo, o estresse é menor quie em jogos, mas obviamente ela fica nesse "estressinho" constante 24/7
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Só comprar aquele bracket que serve de suporte a fans de 9 cms ou de 12 cms. Tem disso no aliexpress, se comprar só o bracket sai por um valor mais em conta. Compra duas fans boas de 12 cms e insere elas nos dois slots ali abaixo da placa de vídeo.

Eu fiz aqui com duas fans genéricas de 9 cms e isso deu resultado, tipo, uma diferença de 5 graus. Que pode não parecer tão significativa, mas quando você tem uma placa de vídeo que tá chegando fácil nos 83 de limite de temperatura, essa diferença aí é o que permite não throtlar. Agora, imagina se são duas fans Noctua de 12 cms cada, o resultado seria bem melhor.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
É difícil explicar rs Mas a placa é menos estressada que jogos, porém ela utiliza toda capacidade de cálculos do chip puxado pelo algorítico (ethash). Os cálculos são mais simples que os exigidos nos jogos, mas como bastante dependência do cache contido na memória.

Resumindo, o estresse é menor quie em jogos, mas obviamente ela fica nesse "estressinho" constante 24/7

O que fica no talo é o clock da GPU, não o uso dela. No talo fica a vRAM. É esquisito mesmo.
Depende da GPU também, porque existe uma questão de potência relativa. Por isso, dependendo da placa, dá pra fazer inclusive underclock da GPU sem ter perda de rendimento.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.923
Reações
40.914
Pontos
1.444
O que fica no talo é o clock da GPU, não o uso dela. No talo fica a vRAM.
No ethash o clock da GPU não importa muito, porém a troca de dados com a memória é frenética, dependendo mais dessa segunda parte pra entregar o resultado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
No ethash o clock da GPU não importa muito, porém a troca de dados com a memória é frenética, dependendo mais dessa segunda parte pra entregar o resultado.

Sim, depende do algoritmo também, e entra o negócio da potência relativa que eu citei.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.038
Pontos
1.774
Precificação de serviço se dá pela complexidade do trabalho a realizar e não pelo preço do produto no qual o serviço for realizado. Se for assim trocar o pneu de um Polo deveria ser mais caro do que uma Mercedes, supondo que ambos tenham o mesmo tamanho de roda.

Concordo com você Bill, mas estamos no Brasil, e aqui INFELIZMENTE muitas coisas são precificadas assim.
Vou dar um exemplo besta....
Mola de apoiar o descanso lateral da Harley Davidson...R$ 140..
Se você pegar uma mola com o mesmo encaixe, mesmos materiais, genérica (usada em motos mais bartas) em média R$ 25 a R$ 30.

Eu poderia citar aqui DEZENAS de peças que são meio "genéricas" que servem em todas as motos, MAS se você disser na loja que é pra Harley, para BMW...o preço é BEM mais caro...

Sim tem peças que são mais caras pois o encaixe de alguns modelos de motos são exclusivos, mas é APENAS o encaixe, o material é o mesmo, a composição e resistência é a mesma.

Outro exemplo:
Um Pneu para um modelo Softail da Harley Davidson...na faixa de R$ 1.100 a R$ 1.400.
As mesmas medidas, porém pneu de carro....R$ 300

Sim tem diferença de ambos, o grip do pneu de carro é menor, porém ele aguenta mais peso. E é possível fazer essa modificação que chamam de "Dark Side" motos que rodam com pneu de carro.

Enfim foi mais pra ilustrar que essa prática de COBRAR pela marca/preço cheio do que pelo serviço é BEM praticado por esse Brasilzão afora.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
O que fica no talo é o clock da GPU, não o uso dela. No talo fica a vRAM. É esquisito mesmo.
Depende da GPU também, porque existe uma questão de potência relativa. Por isso, dependendo da placa, dá pra fazer inclusive underclock da GPU sem ter perda de rendimento.
E esse "talo" não é o talo real, pois vc reduz a carga de energia da placa de 100 para 60% na mineração(até padrão fazer isso), então vc usa 100% de 60%, não 100% de 100%.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Concordo com você Bill, mas estamos no Brasil, e aqui INFELIZMENTE muitas coisas são precificadas assim.
Vou dar um exemplo besta....
Mola de apoiar o descanso lateral da Harley Davidson...R$ 140..
Se você pegar uma mola com o mesmo encaixe, mesmos materiais, genérica (usada em motos mais bartas) em média R$ 25 a R$ 30.

Eu poderia citar aqui DEZENAS de peças que são meio "genéricas" que servem em todas as motos, MAS se você disser na loja que é pra Harley, para BMW...o preço é BEM mais caro...

Sim tem peças que são mais caras pois o encaixe de alguns modelos de motos são exclusivos, mas é APENAS o encaixe, o material é o mesmo, a composição e resistência é a mesma.

Outro exemplo:
Um Pneu para um modelo Softail da Harley Davidson...na faixa de R$ 1.100 a R$ 1.400.
As mesmas medidas, porém pneu de carro....R$ 300

Sim tem diferença de ambos, o grip do pneu de carro é menor, porém ele aguenta mais peso. E é possível fazer essa modificação que chamam de "Dark Side" motos que rodam com pneu de carro.

Enfim foi mais pra ilustrar que essa prática de COBRAR pela marca/preço cheio do que pelo serviço é BEM praticado por esse Brasilzão afora.
Ué, mas essa é a lógica de preço. O valor do produto não tem relação nenhuma como valor de produção.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
E esse "talo" não é o talo real, pois vc reduz a carga de energia da placa de 100 para 60% na mineração(até padrão fazer isso), então vc usa 100% de 60%, não 100% de 100%.

Sim, setando o PL pra controlar temperatura e consumo e evitando ir pro boost state já que o clock vai pro talo porque tem espaço de TDP. É esquisito, como eu disse.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Acredito que se ele continuar nessa lógica maluca de precificar as coisas de acordo com o valor das mesmas e não pelo serviço realizado de fato vai terminar regredindo nesse crescimento que vem acontecendo em algum momento e poderá até quebrar eventualmente
Olha, é bem diferente trocar uma mola de um Corsa de trocar uma mola de uma Ferrari. O valor não é só pelo tempo de trabalho, mas o risco da coisa também.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.038
Pontos
1.774
Ué, mas essa é a lógica de preço. O valor do produto não tem relação nenhuma como valor de produção.
Pois é, por isso que muitos preferem fazer sozinhos e aprender...
Isso vale pra mecânica de motos, carros, e até pra mexer no PC...
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.038
Pontos
1.774
Olha, é bem diferente trocar uma mola de um Corsa de trocar uma mola de uma Ferrari. O valor não é só pelo tempo de trabalho, mas o risco da coisa também.

Sim, mas vejamos algo mais simples...
O Ajuste de suspensão de uma Harley Davidson por exemplo...eles cobram por ai de R$ 125 a R$ 200 pra fazer isso.
O RISCO é ZERO, é uma ferramente que você coloca na mola e faz o ajuste, mas é uma ferramenta exclusiva que só serve lá.
Mas cobram isso...

Esse mesmo ajuste em qualquer outra moto sairá bem menos...em uma BMW de mesmo valor em média de R$ 70 a R$ 85....

E é por isso que muita gente compra essa ferramenta e faz em casa mesmo....


No mais eu até concordo com você sobre o risco em mexer com algo de "marca", mas aqui em muitas vezes exageram e extrapolam e to falando de uma maneira geral.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Olha, é bem diferente trocar uma mola de um Corsa de trocar uma mola de uma Ferrari. O valor não é só pelo tempo de trabalho, mas o risco da coisa também.

Aí você mudou a complexidade. Foi a primeira coisa que disse. Serviço deve ser precificado pela complexidade do mesmo.

Eu não dei esse exemplo. Tive cuidado em escolher pneu do mesmo tamanho.

Tomando o exemplo da VGA. Trocar o capacitor de uma RTX 3080 e de uma 1080 não justifica cobrança mais elevada pelo serviço, desde que o capacitor de ambas seja o mesmo. Se a peça que se realiza o serviço exige maior dificuldade nada errado em cobrar mais. Ele cobrar o tanto que pediu no "alinhamento do bloco" é só porque se trata de uma RTX 3080, se fosse uma GTX 1080 seria 1/3 disso. É esse o problema.
 
Ultima Edição:

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
No meu achismo, a gpu processa o cálculo matemático da equação do bloco. E isso pra gpu é "mamão com açúcar".

O que pega na verdade é a memória. Porque ela que joga a informação pra gpu, e tem que fazer isso o mais rápido possível.

Então, se há algum risco, é nas memórias....
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.718
Pontos
2.234
No meu achismo, a gpu processa o cálculo matemático da equação do bloco. E isso pra gpu é "mamão com açúcar".

O que pega na verdade é a memória. Porque ela que joga a informação pra gpu, e tem que fazer isso o mais rápido possível.

Então, se há algum risco, é nas memórias....

É por aí mesmo. Nem 60C, tá muito de boa aí. Ar ligado ou temperatura ambiente?
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
É por aí mesmo. Nem 60C, tá muito de boa aí. Ar ligado ou temperatura ambiente?

Aqui é apartamento, em SP-Capital.

Então as temperaturas pegam mesmo no alto do verão... tipo nos últimos dois meses.

Mas desde ontem a temperatura caiu bem em Sampa então tá suave.

Não uso ar-condicionado não.

Aqui é engraçado porque venta muitoooo. rs

Então tenho uma "refrigeração" natural do vento. :klol
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Sim, mas vejamos algo mais simples...
O Ajuste de suspensão de uma Harley Davidson por exemplo...eles cobram por ai de R$ 125 a R$ 200 pra fazer isso.
O RISCO é ZERO, é uma ferramente que você coloca na mola e faz o ajuste, mas é uma ferramenta exclusiva que só serve lá.
Mas cobram isso...

Esse mesmo ajuste em qualquer outra moto sairá bem menos...em uma BMW de mesmo valor em média de R$ 70 a R$ 85....

E é por isso que muita gente compra essa ferramenta e faz em casa mesmo....


No mais eu até concordo com você sobre o risco em mexer com algo de "marca", mas aqui em muitas vezes exageram e extrapolam e to falando de uma maneira geral.
O risco é escapar uma mola e arrebentar alguma coisa. Isso citando o problema sem ter conhecimento extenso. A questão é que eu não reparo nada de MAC aqui por menos de 300 reais. mas eu nem encosto meu dedo. Já PCs e notebooks com Windows, 150 reais já começo a colocar meu olho rs.

Não é pelo bolso do cliente, mas o bem que está sendo diagnosticado e o problema solucionado. Há um risco envolvido em qualquer reparo. E este risco está no cálculo do valor do reparo.

Como chegamos a esse assunto? hahaha
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Como chegamos a esse assunto? hahaha

Eu que lancei o questionamento.

Não é pelo bolso do cliente, mas o bem que está sendo diagnosticado e o problema solucionado. Há um risco envolvido em qualquer reparo. E este risco está no cálculo do valor do reparo.

Mas você resumiu bem nisso aí. O problema é que o cara chegar e dizer que conserta uma placa de acordo com o valor dela de mercado é totalmente absurdo. São coisas completamente diferentes. Bem é uma coisa e serviço outra. A precificação de ambos tem lógicas completamente diferentes, não consigo nem conceber como um cara que realiza serviço estabelece preço a partir do valor de um bem. Só que muita, mas muita gente faz isso, só que ter muita gente agindo de certa forma não torna o comportamento correto.

Outra coisa completamente descabida dessa galera é a reação. Se você fala algo nesse sentido os caras queimam ruim. Vem dizer que estou "querendo colocar preço no trabalho dele", nada a ver, estou dizendo fazendo uma análise de valor ético de uma conduta, não estou avaliando a capacidade profissional do serviço prestado. Coisa de doido da porra. Eles agem desse jeito porque sabem no íntimo que estão errados, mas nem tudo que é eticamente ou moralmente errado é proibido.

Por exemplo, uma empresa que retira da previsão de garantia um defeito crônico de um produto. Não tem nada na lei que proíba isso, mas os caras fazem mesmo assim já que a garantia maior que 3 meses é uma liberalidade do fornecedor então ele estabelece as regras que bem entender.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.518
Reações
33.033
Pontos
1.674
Falando sobre a Getech. Eu enviei duas peças para orçar por lá. Uma placa-mãe meio antiga, mas muito top, Big Bang Marshall P67. Essa placa inclusive seria ótima para mineração. Ela está com um problema de não dar vídeo, mas liga aparentemente normal. Já me mandaram o orçamento; 540 reais. Estou inclinado a não faze. Ao que parece essas placas-mãe 1151 não pegam o riser no slot PCIe x16 (ela não possui PCie x1, apenas x16, mas são 8!) e nas placas-mãe que tenho aqui NENHUMA detectou a VGA no slot x16 quando conectado na placa riser, então estou pouco inclinado a assumir esse risco. Caso tivesse certeza que funcionaria consertaria ela, pois venderia as que tenho aqui e cobriria o conserto e com apenas uma conseguiria montar um setup de minerar para muitas placas.

Também mandei minha RTX 3080 blocada para eles. Acontece que essa minha placa está com algum problema no bloco e por causa disso o contato do bloco com o PCB está insuficiente e não ocorre a dissipação térmica de maneira eficiente. A placa esquenta além do correto. Era para ficar na faixa dos 50-60 graus, mas estava pegando até 80 graus, mais inclusive do que com o cooler original. Eles também me mandaram o orçamento: 1400 reais. Não irei fazer. Prefiro vender o bloco e comprar outro ou até remontar o cooler original porque perde o sentido. Quando resolvi mandar para eles eu achei que esse reparo não seria muito caro, pois a placa não tem nenhum problema, ou seja, seria uma solução que não exigiria nada além de trabalho manual para resolver, porém não foi assim.

Acredito que se ele continuar nessa lógica maluca de precificar as coisas de acordo com o valor das mesmas e não pelo serviço realizado de fato vai terminar regredindo nesse crescimento que vem acontecendo em algum momento e poderá até quebrar eventualmente, mas aí é uma previsão bem esticada de minha parte. Aqui para nós. Precificação de serviço se dá pela complexidade do trabalho a realizar e não pelo preço do produto no qual o serviço for realizado. Se for assim trocar o pneu de um Polo deveria ser mais barato do que uma Mercedes, supondo que ambos tenham o mesmo tamanho de roda.
Oferta e demanda.

A placa é estupidamente cara e a demanda dele é estupidamente alta.
Não gosto do estilo bazinga dele nos vídeos mas sempre me transpareceu bem sólido as lojas e reparos.

Uma coisa que aprendi bastante esses anos é que o barato sai caro, esses 1400 reais ai são menos de 10% valor de uma 3080 blocada.
Olha só não estou falando que ela deva orçar baseado no valor da VGA, todavia aponto que não passou de 10% do valor dela.
Reparo pode ser simples mas a questão é entender o outro lado, conheço cara que trampa com isso(inclusive pra empresas) e um reparo de 30min tem o mesmo custo de outros de 3 semanas numa mobo por exemplo.

Sua 3080 pode ser uma odisseia e mosfets/energia/regulador que esteja aquecendo demais a placa.
Ou pode ser apenas reposicionar bloco.
Mas o orçamento será igual pra ambas caso ele va dar valor antes de abrir ela.

Isso de um produto de valor de carro em mãos deles que se fizerem besteira eles tem de se virar pra ajeitar.







Em relação a mineração queimar ou não.
Eu não minero, mas diria que uma pessoa que joga pesado 8 horas por dia desgasta mais a vga que um minerador 24h que conhece(reduzindo power-limit muito, over suave nas memorias, ambiente refrigerado, boa alimentação, etc)
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Sua 3080 pode ser uma odisseia e mosfets/energia/regulador que esteja aquecendo demais a placa.
Ou pode ser apenas reposicionar bloco.

Entendi tudo Passos e concordo, porém, sobre o trecho, não há nada errado com a placa e eu avisei isso a eles. A placa está ok. Ele funciona normal com o cooler original. O problema é que o bloco veio com alguns parafusos mal encaixados e isso atrapalha o contato mais profundo com o pcb da VGA. Eu também só pedi para eles fazerem isso. Eles não precisam mexer em mosfet ou qualquer outra coisa, pois está tudo em ordem.

Aí voltamos ao grande problema de precificar de acordo com bem.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.038
Pontos
1.774
O risco é escapar uma mola e arrebentar alguma coisa. Isso citando o problema sem ter conhecimento extenso. A questão é que eu não reparo nada de MAC aqui por menos de 300 reais. mas eu nem encosto meu dedo. Já PCs e notebooks com Windows, 150 reais já começo a colocar meu olho rs.
Não é pelo bolso do cliente, mas o bem que está sendo diagnosticado e o problema solucionado. Há um risco envolvido em qualquer reparo. E este risco está no cálculo do valor do reparo.
Como chegamos a esse assunto? hahaha

Pois é eu concordo com você, desde que isso seja analisado, avaliado e que tenha transparência em seus critérios
 
Topo Fundo