O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mineração de moedinhas cripto começa a destruir placas de vídeo GAMER de alto desempenho pelo Brasil

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Entendi tudo Passos e concordo, porém, sobre o trecho, não há nada errado com a placa e eu avisei isso a eles. A placa está ok. Ele funciona normal com o cooler original. O problema é que o bloco veio com alguns parafusos mal encaixados e isso atrapalha o contato mais profundo com o pcb da VGA. Eu também só pedi para eles fazerem isso. Eles não precisam mexer em mosfet ou qualquer outra coisa, pois está tudo em ordem.

Aí voltamos ao grande problema de precificar de acordo com bem.
Novamente, infelizmente não é assim que funciona.

Na verdade até funciona assim pra um que você conhece pessoalmente, mas não pra empresa geral.

VOCÊ está dizendo que esta normal tudo e é apenas bloco, mas por parte deles quem disse que isso é total verdade?
E se você estivesse "omitindo" detalhes e na hora de abrir tinha mais jaburu na placa? Ainda mais placa que já foi bem modificada pelo cliente(até porque colocou bloco)
Do lado deles o que eles tem em mão é uma placa de video bem modificada pelo cliente, pode dezenas de besteiras feitas.

Não to dizendo que você está ou fez, estou mostrando que empresa que recebe milhares de componentes e sempre relatos que várias vezes não batem
Então abrir uma placa de 14mil reais e principalmente blocada é um belo risco.

É complicado.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Novamente, infelizmente não é assim que funciona.

Na verdade até funciona assim pra um que você conhece pessoalmente, mas não pra empresa geral.

VOCÊ está dizendo que esta normal tudo e é apenas bloco, mas por parte deles quem disse que isso é total verdade?
E se você estivesse "omitindo" detalhes e na hora de abrir tinha mais jaburu na placa? Ainda mais placa que já foi bem modificada pelo cliente(até porque colocou bloco)
Do lado deles o que eles tem em mão é uma placa de video bem modificada pelo cliente, pode dezenas de besteiras feitas.

Não to dizendo que você está ou fez, estou mostrando que empresa que recebe milhares de componentes e sempre relatos que várias vezes não batem
Então abrir uma placa de 14mil reais e principalmente blocada é um belo risco.

É complicado.

Ok. Eles devem cobrar pela abertura se for assim, não orçar sem fazer nada e tomando por base o preço da peça. A peça é precificada por quem produz ela e não porque quem faz serviço. Quem faz serviço não tem menor noção do que envolve a fabricação de um componente. Ele sabe quanto eu paguei na placa? Quando eu comprei? Se eu tiver comprado por 5k? Como fica? Vê como pensar assim não bate com a forma de desempenhar a atividade de prestação de serviço?

Se ele desconfia dos relatos dos clientes não peça nenhum, se o que o cliente diz que é para ele fazer de nada na adianta então ele avise isso de antemão para que o cliente saiba o que esperar.

Abrir uma placa é muito diferente de mexer na mesma. O que ele está fazendo é malandragem, esperteza para cobrar mais, simples assim. Poder ele pode, mas não é moral/ético. Vou até aproveitar e detalhar mais o caso. Tendo em vista o valor elevado eu solicitei para que mudasse o tipo de serviço para: Remoção do parafuso com a cabeça danificada do parafuso suporte. Sabe o que ele me respondeu? "Que não vai fazer o serviço pela metade..." :kclassic Sabe por que ele me disse isso? Porque sabe que não vai poder cobrar o absurdo que tinha cobrado antes e aí não vale mais a pena.

Para completar me disse que não dava garantia desse serviço porque não enviei toda a estrutura do water cooler... KKK. É para rir. Seu mandasse toda a estrutura ficaria sem PC e para ele fazer o teste seria necessário apenas uma bomba, radiador e mangueira, algo que custa uma ninharia. Ele nem isso tem na loja. Eu até pensava que tinha, por isso enviei.

Por essa lógica o prestador de serviço não precisa mais saber qual serviço precisa realizar. Basta pegar o preço do produto pela cotação mais alta que encontrar e cobrar um percentual em cima disso não importa o que for fazer.

Desse jeito o cara que for trocar a bateria de um Mercedes vai cobrar 100x mais do que para trocar a de um Gol (supondo que sejam as mesmas baterias) além de outras situações esdrúxulas que podemos citar.

EDIT: Não estou brigando contigo Passo's. Entendi o que você falou. Estou conversando em tom crítico direcionado a Getech e prestadores de serviço que agem dessa maneira. Fiquei chateado, pois gastei uma grana para enviar e tomo no rabo sem nem um esforço mínimo da parte dele para realizar o serviço. Ele quer só ganhar o dinheiro do jeito mais fácil que tem. Não é atoa que anda cheio de problema e a vida é se lamentar nos vídeos das pessoas e tudo mais. Vendo acontecer comigo vejo que o problema é com ele mesmo.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Ok. Eles devem cobrar pela abertura se for assim, não orçar sem fazer nada e tomando por base o preço da peça. A peça é precificada por quem produz ela e não porque quem faz serviço. Quem faz serviço não tem menor noção do que envolve a fabricação de um componente. Ele sabe quanto eu paguei na placa? Quando eu comprei? Se eu tiver comprado por 5k? Como fica? Vê como pensar assim não bate com a forma de desempenhar a atividade de prestação de serviço?

Se ele desconfia dos relatos dos clientes não peça nenhum, se o que o cliente diz que é para ele fazer de nada na adianta então ele avise isso de antemão para que o cliente saiba o que esperar.

Abrir uma placa é muito diferente de mexer na mesma. O que ele está fazendo é malandragem, esperteza para cobrar mais, simples assim. Poder ele pode, mas não é moral/ético. Vou até aproveitar e detalhar mais o caso. Tendo em vista o valor elevado eu solicitei para que mudasse o tipo de serviço para: Remoção do parafuso com a cabeça danificada do parafuso suporte. Sabe o que ele me respondeu? "Que não vai fazer o serviço pela metade..." :kclassic Sabe por que ele me disse isso? Porque sabe que não vai poder cobrar o absurdo que tinha cobrado antes e aí não vale mais a pena.

Para completar me disse que não dava garantia desse serviço porque não enviei toda a estrutura do water cooler... KKK. É para rir. Seu mandasse toda a estrutura ficaria sem PC e para ele fazer o teste seria necessário apenas uma bomba, radiador e mangueira, algo que custa uma ninharia. Ele nem isso tem na loja. Eu até pensava que tinha, por isso enviei.

Por essa lógica o prestador de serviço não precisa mais saber qual serviço precisa realizar. Basta pegar o preço do produto pela cotação mais alta que encontrar e cobrar um percentual em cima disso não importa o que for fazer.

Desse jeito o cara que for trocar a bateria de um Mercedes vai cobrar 100x mais do que para trocar a de um Gol (supondo que sejam as mesmas baterias) além de outras situações esdrúxulas que podemos citar.

EDIT: Não estou brigando contigo Passo's. Entendi o que você falou. Estou conversando em tom crítico direcionado a Getech e prestadores de serviço que agem dessa maneira. Fiquei chateado, pois gastei uma grana para enviar e tomo no rabo sem nem um esforço mínimo da parte dele para realizar o serviço. Ele quer só ganhar o dinheiro do jeito mais fácil que tem. Não é atoa que anda cheio de problema e a vida é se lamentar nos vídeos das pessoas e tudo mais. Vendo acontecer comigo vejo que o problema é com ele mesmo.
Quanto você comprou a placa não faz muita diferença, importa é valor dela na hora.
Tu pode ter pago 5000 reais numa 1050ti que não faria valor de reparo subir proporcionalmente assim, mesma coisa se tiver pago bem menos do que vale hoje uma 3080.

Estamos falando da 2° placa mais cara do mercado e que sofreu o ápice de modificação segundo critérios gerais(não tem como receber uma placa mais modificada que uma blocada pra um usuário normal)

Observe que nenhum momento falei que 1400 reais é ok, você tem mais experiência com eles que eu que nunca enviei nada pra lá.
Estou apontando que é mais complicado do que imagina, quanto mais problemas específicos recebe, mais começa a aplicar regras "gerais".
-Placa super cara e bem modificada pelo usuário : tal valor pra cima e fim.

O seu problema pra mim era caso de técnico mais local, getech da vida me parece ser caso de quem não faz muita ideia do que aconteceu de errado.
Mandam preço default, esse acima do mercado porém com credibilidade bem maior.

É que nem o exemplo que citaram atrás de mexer um mac, valor sobe mesmo que seja algo simples.
Eu não sou técnico e nem tenho menor interesse de o fazer, todavia uma irmã de colega meu me pediu uma vez pra fazer dual boot no macbook air dela. Mandei na lata: "não tenho muito interesse, mas se quiser faço 400 e é isso"
Ela achou ruim, foi ve galera local e semana depois voltou e pediu para eu fazer. Galera aqui tava cobrando nada menos que 650 reais para o mesmo, não to zoando.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Quanto você comprou a placa não faz muita diferença, importa é valor dela na hora.
Tu pode ter pago 5000 reais numa 1050ti que não faria valor de reparo subir proporcionalmente assim, mesma coisa se tiver pago bem menos do que vale hoje uma 3080.

Estamos falando da 2° placa mais cara do mercado e que sofreu o ápice de modificação segundo critérios gerais(não tem como receber uma placa mais modificada que uma blocada pra um usuário normal)

Observe que nenhum momento falei que 1400 reais é ok, você tem mais experiência com eles que eu que nunca enviei nada pra lá.
Estou apontando que é mais complicado do que imagina, quanto mais problemas específicos recebe, mais começa a aplicar regras "gerais".
-Placa super cara e bem modificada pelo usuário : tal valor pra cima e fim.

O seu problema pra mim era caso de técnico mais local, getech da vida me parece ser caso de quem não faz muita ideia do que aconteceu de errado.
Mandam preço default, esse acima do mercado porém com credibilidade bem maior.

É que nem o exemplo que citaram atrás de mexer um mac, valor sobe mesmo que seja algo simples.
Eu não sou técnico e nem tenho menor interesse de o fazer, todavia uma irmã de colega meu me pediu uma vez pra fazer dual boot no macbook air dela. Mandei na lata: "não tenho muito interesse, mas se quiser faço 400 e é isso"
Ela achou ruim, foi ve galera local e semana depois voltou e pediu para eu fazer. Galera aqui tava cobrando nada menos que 650 reais para o mesmo, não to zoando.

Infelizmente inexiste técnicos disso aqui na cidade Passo's, Salvador/Ba.

O que justifica ele cobrar 540 para consertar a placa-mãe então? Ela custa, no máximo hoje uns 800 reais, mas ele cobrou 540.

Outra, se ele desconfia do cliente ele me desse o orçamento do serviço que informei e, caso aparecesse algo mais, me informasse e pedisse um complemento para realizar ou não o serviço. É assim que se precifica serviço, pelo que é feito ou se projeta que deve ser feito. Não pelo preço do bem. A oferta e demanda da RTX 3080 e quanto ela custa importa para quem vende estes equipamentos não para quem repara.

Perguntei ao técnico do ar condicionado aqui hoje quanto seria para instalar um equipamento. A única coisa que ele me perguntou foi a potência do ar condicionado (quantos btus). Ele não me perguntou qual era a marca/modelo, quanto tinha pagado, se era lançamento, não me pediu tempo para consultar o preço de hoje no mercado, nada disso. Porque ele sabe que o preço do serviço a realizar.

Você vê que ele não tem a mínima idéia de como precifica quando ele compara a atividade médica dizendo que um médico que vai "abrir" Silvio Santos não cobra a mesma coisa para "abrir" alguém como nós. Olha o absurdo da realidade que ele está vivendo! Agora o médico antes de saber qual procedimento vai realizar no paciente ele pergunta quanto ele tem na conta bancária e aí pega um quinhão? KKK. :lolwtf
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Essas temperaturas nao sao o hotspot, pode botar mais 10-12 graus ai encima, o nice hash quickminer da 2 temperaturas ai, essa e a hotspot
Por isso mesmo que meto os fans lá em cima, pq não confio nisso.
O backplate aqui fica até frio, esquenta nada. Assim durmo mais tranquilo.
 


Striderryu

Veterano
Mensagens
99
Reações
124
Pontos
128
Sou de Brasília e a duas semanas atrás enviei dois computadores na Getech que estavam pifados, um notebook LG com placa Nvidia e um miniPC recentemente comprado do Aliexpress, ambos não ligavam por motivos diferentes, me enviaram o orçamento de ambos antes mesmo de abrirem para ver qual era o problema, 550 reais cada um ou seja 1100 reais para arrumar, achei caro mas como precisava muito dos equipamentos tive que pagar sem choro, pois sei da politica da empresa, mas tenho que admitir que eles fizeram um bom serviço, ambos os equipamentos estão em pleno funcionamento aqui agora.

Esqueci de mencionar, entre os dias que estavam na manutenção, eles enviam vídeos na qual mostram qual foi o problema do equipamento, mas isso não altera o valor inicial do orçamento, seja qual for o nível de complexidade do serviço, então acho que o valor que eles cobram deve ser uma espécie de seguro caso eles tenham que comprar alguma peça extra para consertar o equipamento.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
mas tenho que admitir que eles fizeram um bom serviço, ambos os equipamentos estão em pleno funcionamento aqui agora.

Que eles trabalham certo é um fato inquestionável, ainda bem. Negócio mesmo é esse lance da forma como põe preço, principalmente em certos equipamentos. Como notebooks tem uma estrutura básica de componentes em cada faixa de preço é mais fácil precificar.
 
Ultima Edição:

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.758
Reações
4.827
Pontos
1.194
Bom o cara conseguiu o que queria.

Todo mundo dar atenção para ele.

Clickbait na cara dura, sinceramente uma vergonha ver uma parada dessa.

Não vou nem discutir sobre prejudicar ou não...
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Bom o cara conseguiu o que queria.

Todo mundo dar atenção para ele.

Clickbait na cara dura, sinceramente uma vergonha ver uma parada dessa.

Não vou nem discutir sobre prejudicar ou não...

Olha que eu conheço já esse carinha pelos outros tópicos no fórum, mas terminei dando corda porque queria falar sobre a empresa em si e aí outros conversaram também. Não sei se ele ficou tão contente assim com o que foi discutido no tópico, pois pouco se referiu ao que ele levantou no início.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Concordo com você Bill, mas estamos no Brasil, e aqui INFELIZMENTE muitas coisas são precificadas assim.
Vou dar um exemplo besta....
Mola de apoiar o descanso lateral da Harley Davidson...R$ 140..
Se você pegar uma mola com o mesmo encaixe, mesmos materiais, genérica (usada em motos mais bartas) em média R$ 25 a R$ 30.

Eu poderia citar aqui DEZENAS de peças que são meio "genéricas" que servem em todas as motos, MAS se você disser na loja que é pra Harley, para BMW...o preço é BEM mais caro...

Sim tem peças que são mais caras pois o encaixe de alguns modelos de motos são exclusivos, mas é APENAS o encaixe, o material é o mesmo, a composição e resistência é a mesma.

Outro exemplo:
Um Pneu para um modelo Softail da Harley Davidson...na faixa de R$ 1.100 a R$ 1.400.
As mesmas medidas, porém pneu de carro....R$ 300

Sim tem diferença de ambos, o grip do pneu de carro é menor, porém ele aguenta mais peso. E é possível fazer essa modificação que chamam de "Dark Side" motos que rodam com pneu de carro.

Enfim foi mais pra ilustrar que essa prática de COBRAR pela marca/preço cheio do que pelo serviço é BEM praticado por esse Brasilzão afora.

Você não tá considerando um fator aí. Isso aí não é serviço, isso é fabricação de peças. Se eu tenho uma fábrica de parafusos, eu vou colocar mais máquinas para fabricar os parafusos que são mais comuns e menos para os parafusos menos pedidos. Então eu vou ofertar mais parafusos comuns e menos dos outros parafusos. E é por isso que eles ficam mais caros.

Mas ninguém vai te cobrar um valor para trocar um processador porque é um Pentium e outro valor porque é um Xeon. Porque o serviço é literalmente o mesmo, tirar um processador e colocar outro no lugar.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
No meu achismo, a gpu processa o cálculo matemático da equação do bloco. E isso pra gpu é "mamão com açúcar".

O que pega na verdade é a memória. Porque ela que joga a informação pra gpu, e tem que fazer isso o mais rápido possível.

Então, se há algum risco, é nas memórias....

É por isso que tá cheio de placa com memória defeituosa no Aliexpress.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Oferta e demanda.

A placa é estupidamente cara e a demanda dele é estupidamente alta.
Não gosto do estilo bazinga dele nos vídeos mas sempre me transpareceu bem sólido as lojas e reparos.

Uma coisa que aprendi bastante esses anos é que o barato sai caro, esses 1400 reais ai são menos de 10% valor de uma 3080 blocada.
Olha só não estou falando que ela deva orçar baseado no valor da VGA, todavia aponto que não passou de 10% do valor dela.
Reparo pode ser simples mas a questão é entender o outro lado, conheço cara que trampa com isso(inclusive pra empresas) e um reparo de 30min tem o mesmo custo de outros de 3 semanas numa mobo por exemplo.

Sua 3080 pode ser uma odisseia e mosfets/energia/regulador que esteja aquecendo demais a placa.
Ou pode ser apenas reposicionar bloco.
Mas o orçamento será igual pra ambas caso ele va dar valor antes de abrir ela.

Isso de um produto de valor de carro em mãos deles que se fizerem besteira eles tem de se virar pra ajeitar.







Em relação a mineração queimar ou não.
Eu não minero, mas diria que uma pessoa que joga pesado 8 horas por dia desgasta mais a vga que um minerador 24h que conhece(reduzindo power-limit muito, over suave nas memorias, ambiente refrigerado, boa alimentação, etc)

Desculpa os 3 posts em sequência.

Mas se é oferta e demanda de cá, também é oferta e demanda de lá.

Alguém me cobra o dobro do preço por um serviço numa 3080. Tá, vou em outra loja e o cara me diz: melhor cobrar o mesmo valor que cobro do mesmo serviço numa 1080 e ganhar esse cliente que estava indo para um concorrente meu, do que ficar sem fazer serviço algum e ganhar nada.

O problema aqui me parece ser mais no sentido de que o Getech é mais popular e as pessoas não estão procurando outras lojas para fazer os mesmos serviços.

E tem muita gente que age assim no mundo dos serviços. Vai, por exemplo, fazer um serviço de vulcanização de pneu que hoje qualquer borracharia faz e começa a meter caô no cliente: "isso só eu faço" ou "esse seu pneu é diferente então vai exigir uma vulcanização diferente"... Se alguém me diz isso vou na borracharia do lado e pago menos.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
O problema aqui me parece ser mais no sentido de que o Getech é mais popular e as pessoas não estão procurando outras lojas para fazer os mesmos serviços.

E tem muita gente que age assim no mundo dos serviços. Vai, por exemplo, fazer um serviço de vulcanização de pneu que hoje qualquer borracharia faz e começa a meter caô no cliente: "isso só eu faço" ou "esse seu pneu é diferente então vai exigir uma vulcanização diferente"... Se alguém me diz isso vou na borracharia do lado e pago menos.
Você mesmo descreveu oferta e demanda.

Infelizmente inexiste técnicos disso aqui na cidade Passo's, Salvador/Ba.

O que justifica ele cobrar 540 para consertar a placa-mãe então? Ela custa, no máximo hoje uns 800 reais, mas ele cobrou 540.

Outra, se ele desconfia do cliente ele me desse o orçamento do serviço que informei e, caso aparecesse algo mais, me informasse e pedisse um complemento para realizar ou não o serviço. É assim que se precifica serviço, pelo que é feito ou se projeta que deve ser feito. Não pelo preço do bem. A oferta e demanda da RTX 3080 e quanto ela custa importa para quem vende estes equipamentos não para quem repara.

Perguntei ao técnico do ar condicionado aqui hoje quanto seria para instalar um equipamento. A única coisa que ele me perguntou foi a potência do ar condicionado (quantos btus). Ele não me perguntou qual era a marca/modelo, quanto tinha pagado, se era lançamento, não me pediu tempo para consultar o preço de hoje no mercado, nada disso. Porque ele sabe que o preço do serviço a realizar.

Você vê que ele não tem a mínima idéia de como precifica quando ele compara a atividade médica dizendo que um médico que vai "abrir" Silvio Santos não cobra a mesma coisa para "abrir" alguém como nós. Olha o absurdo da realidade que ele está vivendo! Agora o médico antes de saber qual procedimento vai realizar no paciente ele pergunta quanto ele tem na conta bancária e aí pega um quinhão? KKK. :lolwtf
Você esta colocando pontos técnicos como se eu tivesse defendendo a loja.
Estou dizendo que cada caso é cada caso e não é tão simples como generalizar ou não valor do serviço baseado no valor do produto.

Já disse antes, cada caso é cada caso e oferta com demanda.
Se ele recebe muito relato de nego esperto e placa cara, ele vai generalizar valor e subir. Se a demanda continua alta assim então porque ele reduziria valor?

E da mesma maneira que a comparação com médico dele é sem lógica, a sua com arcoon também não ajuda.
Gpus diferentes tem vrms -mosfets -bgas - switchs de conector- sensores que vários são condicionados a séries específicas aonde maior escassez da placa é maior escassez de peça de reposição.


Em relação ao que ele fala no vídeo eu já nem concordo com levar casos de clientes para chamar views, que dirá analogias.

Eu nem acompanho canal, de vez em nunca que aparece uma recomendação aleatória e vejo. Dito isso já vi ele até chorar que tava crise, que atrapalhavam, que queria parar e blablablá e impostos.

Quem muito se espoe falando demais, muita m**** será dita.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Você esta colocando pontos técnicos como se eu tivesse defendendo a loja.

Não, não. Eu estou fazendo contrapontos a suas colocações, não necessariamente te "acusando" de defender a loja. Foi apenas para enriquecer a discussão mesmo.

Eu me aborreci com a loja e provavelmente nunca mais farei negócio com eles. É o tipo de atitude que mais abomino num prestador de serviço. Eu terminei mandando para lá porque me deixei levar pela esperança de conseguir um serviço de qualidade sem precisar desembolsar muito já que não era nada que necessitasse uma análise mais profunda do equipamento. No entanto não vou acabar com a parte profissional do cara, pois acho que ele faz certo essa parte, mas, para mim, morreu depois desse contato.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Dramáticos os vídeos, informação técnica 0... Pelo menos garimparam ali que foi problema na fonte.

Mas ninguém vai te cobrar um valor para trocar um processador porque é um Pentium e outro valor porque é um Xeon. Porque o serviço é literalmente o mesmo, tirar um processador e colocar outro no lugar.
Ou vai...

Lembro de uns processadores antigos que eram um PARTO pra trocar (4 pinos de plástico grandes). Hoje em dia a alavanquinha do processador é uma benção...

Nunca fiz manutenção como profissão (só no início da carreira, com uns 16 anos, mas foi só uns 6 meses), mas o tempo que leva pra trocar pode variar bastante, se leva mais tempo pra diagnosticar e a falha não é coberta pela garantia, é justo cobrar pelo diagnóstico.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Pior que na época do Atari estragava mesmo, rs. Culpa daquelas telas estáticas.
Imagem estática estraga o painel de fósforo.
E também estraga o painel de composto orgânico.

Não estava na frequência que nossas mães imaginavam.

Monitores estragaram muito mais por retenção de imagem.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.998
Reações
21.742
Pontos
999
Quanto você comprou a placa não faz muita diferença, importa é valor dela na hora.
Tu pode ter pago 5000 reais numa 1050ti que não faria valor de reparo subir proporcionalmente assim, mesma coisa se tiver pago bem menos do que vale hoje uma 3080.

Estamos falando da 2° placa mais cara do mercado e que sofreu o ápice de modificação segundo critérios gerais(não tem como receber uma placa mais modificada que uma blocada pra um usuário normal)

Observe que nenhum momento falei que 1400 reais é ok, você tem mais experiência com eles que eu que nunca enviei nada pra lá.
Estou apontando que é mais complicado do que imagina, quanto mais problemas específicos recebe, mais começa a aplicar regras "gerais".
-Placa super cara e bem modificada pelo usuário : tal valor pra cima e fim.

O seu problema pra mim era caso de técnico mais local, getech da vida me parece ser caso de quem não faz muita ideia do que aconteceu de errado.
Mandam preço default, esse acima do mercado porém com credibilidade bem maior.

É que nem o exemplo que citaram atrás de mexer um mac, valor sobe mesmo que seja algo simples.
Eu não sou técnico e nem tenho menor interesse de o fazer, todavia uma irmã de colega meu me pediu uma vez pra fazer dual boot no macbook air dela. Mandei na lata: "não tenho muito interesse, mas se quiser faço 400 e é isso"
Ela achou ruim, foi ve galera local e semana depois voltou e pediu para eu fazer. Galera aqui tava cobrando nada menos que 650 reais para o mesmo, não to zoando.


A dondoca achou que você era o "menino do computador" que faria o serviço grátis para ela. :kkk

Aliás, todos sabemos que na verdade você é o menino do computador mas que não aceitou o golpe da espertinha. :coolface
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu devo fazer um vídeo relatando essa minha experiência com a assistência do cara. Vou colocar meus pontos sobre o que acho que ele não deve fazer e também reconhecer o lado bom, como toda a preocupação em catalogar como o equipamento chega enviando fotos para o cliente bem como quando envia de volta. Vou até colocar um título chamariz e é capaz dele aparecer caso o vídeo ganhe repercussão, porém acho difícil que aconteça, pois a intenção não será polemizar apenas esclarecer como ele trabalha para que as pessoas não percam tempo, dinheiro e corram risco enviando peça para ele que tenha baixa chance de conserto por causa da maneira como ele lida na elaboração dos orçamentos.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Então galera vou explicar rapidamente o problema que tive. A placa chegou da Getech e como vocês sabem não foi consertada:

Vejam o problema:
180846180847

A primeira foto está focada num parafuso que vai no bloco. Vejam a parte rosqueada dele, bom, aquilo ali fixa no bloco. Está errado esse parafuso sair da base do cooler, ou seja, ele foi pouco apertado lá, só que não tinha como eu saber disso e isso não é para acontecer, pois a instrução de montagem nem menciona isso, na verdade eu nunca imaginei que pudesse ser um parafuso isso aí até acontecer esse problema.

Na segunda foto a razão do problema ficar complicado. A cabeça do parafuso danificou, não, esse parafuso aparentemente estava com algum problema e simplesmente estragou na primeira vez que fui desparafusar para verificar o por quê de não estar tendo contato suficiente com o PCB. Vocês notam que o contato não fica legal pela própria pasta térmica espalhada, eu faço tipo gota, e note que tem uma parte da gpu que não cobriu justamente por causa desse problema dos parafusos.

Eu relatei para a Getech que gostaria que eles removessem esse parafuso danificado e apertassem estes parafusos-suporte no bloco para que não mais saíssem. Depois disso fixassem o bloco e verificassem se as temperaturas ficavam dentro do esperado com essa correção. Os caras me cobraram para isso R$ 1400 reais! Ele sequer abriu a placa para isso, que foi o motivo maior da minha crítica, deu o orçamento de olho a partir de uma análise visual. Isso é pilantragem. Quem adora fazer isso é mecânico safado, por exemplo.

Se eles tivessem aberto a placa e me cobrado a mesma coisa eu não faria o serviço, pois não acho justo o preço para algo que não envolve serviço eletrônico de fato, mas não ficaria aborrecido, pois os caras cobram o quanto acham que devem cobrar. O problema é a forma.

Agora, analisando mais friamente, eu entendo a razão de tudo isso. O Getúlio acha que todos os clientes dele são idiotas. Ele fala isso explicitamente em diversos vídeos, inclusive debocha ainda mais daqueles que ele chama de "entusiastas" justamente por ter essa visão dos seus clientes é que adota esse tipo de prática. É muito, muito semelhante ao mecânico pilantra. Ele vê todo mundo como tapado e com isso pode "inventar" problema ou dizer que vai fazer uma coisa quando faz outra (nem digo que é o caso da Getech aqui), mas o princípio do pensamento é o mesmo e termina dando um resultado muito parecido.

Relatei minhas críticas via SAC e irei fazer um vídeo sobre o ocorrido e alertar as pessoas sobre como é de fato a maneira que a Getech faz orçamento de serviço para ficar atento a isso antes de enviar para eles. Nessa brincadeira eu queimei mais de 300 reais de frete então não é como se fosse algo irrelevante mandar para lá e não dar em nada.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
A Getech tabela o preço dos tipos de conserto, variando o valor de acordo com o preço do equipamento. Seu problema caiu dentro de reparo em placa. O fato de você saber qual é o problema, pouco importa pra eles, infelizmente essa é a política dos caras. Acho essa comparação com mecânico pilantra desonesta, pq eles são transparentes em todas as etapas. E na boa, pelo preço dessa placa eu jamais confiaria enviar pra uma assistência de bairro, capaz dos caras terem um preço tão salgado quanto e ainda foderem sua placa propositalmente pra pegar peças.

Quanto a questão dos caras cobrarem mais por causa do valor do produto, eu concordo plenamente. Vocês precisam lembrar que além da questão da demanda, a empresa tem q se resguardar dos próprios riscos dos consertos.

Abçs.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
A Getech tabela o preço dos tipos de conserto, variando o valor de acordo com o preço do equipamento.

Tirado do site:

Nosso orçamento é gratuito, desde que o equipamento esteja na empresa.
Em alguns raros casos nós cobramos para fazer o orçamento, mas quando isso acontece explicado para o cliente o motivo e só cobramos mediante concordância.

Em que parte diz isso aí que você está falando?

Não existe isso que você está falando. Ele fala essa lorota depois que dá o preço e isso é errado. O fato de ser errado não significa que é ilegal, mas também não deixa de ser errado. A comparação com o mecânico é plenamente válida até o dia que ele for transparente de verdade com a política de orçamento. Enquanto não for deixado claro ele é quem está com subterfúgio.

Outra parte, agora sobre valor do reparo:

Nós não passamos orçamentos sem o equipamento estar na empresa, nem mínima, média ou máxima, nem mais ou menos, nem chutando por alto, nem adivinhando, espero que entenda!
Mas calma, não me abandone ainda, o motivo de não passarmos valores é simples, um equipamento pode apresentar um defeito similar, mas a causa disso variar em milhares de componentes, solda fria, erro no software (BIOS), enfim, assunto chato se for esmiuçar aqui.

EM NENHUM momento ele fala que valor de reparo está atrelado a valor do equipamento. Até porque NÃO se estabelece preço de serviço assim, muito embora muita gente faça ou tente fazer. Além de ser errado por "n" razões simplesmente terão momentos que a precificação não fará sentido e ele não conseguirá trabalhar.

Risco de serviço está incluso no cálculo do preço e também é definido pela complexidade do trabalho a realizar e não pelo preço da peça que está reparando. É curioso o tanto de gente com uma visão equivocada sobre o assunto por aqui.

Enfim, quis apenas dar um desfecho porque comecei a falar sobre e mencionei meu problema, não queria deixar no ar como tudo se encerrou. Não precisa ficar fazendo render mais. Meu ponto já está colocado. Vou ficar me repetindo ainda mais se ficar voltando nisso.
 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Mas a placa faz distinção entre trabalhar 24/7 ou apenas algumas horas... é isso que degrada a performance delas...

Isso me parece bem óbvio também. O que disseram é que a diferença na degradação não afeta a vida útil da placa.

Falando sobre a Getech........

Eu entendo que se eles apenas vendessem peças, não faria qualquer sentido mudar o preço em razão apenas da marca do produto (como o exemplo que deram da Harley Davidson).

Agora, já que eles arrumam a peça, para mim faz muito sentido cobrarem a mais para abrir uma placa high-end em relação a qualquer outra, pois o risco envolvido para eles é muito maior.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Mas ninguém vai te cobrar um valor para trocar um processador porque é um Pentium e outro valor porque é um Xeon. Porque o serviço é literalmente o mesmo, tirar um processador e colocar outro no lugar.
Vou sim, faço isso e já expliquei porque. tirar um parachoque de uma Ferrari e tirar o parachoque de um Celta tem preços diferentes. Não tem analogia mais simbólica e simétrica do que esta.

Eu cobro e sempre cobrei pelo equipamento e o risco que eu tô correndo em fazer uma cagada. E isso é que é o certo. Não é meramente a hora de trabalho que deve ser cobrada. Nunca será. Fosse assim, a hora do médico valeria a mesma hora que um apanhador de lixo na rua. Não tô em Cuba não kkkkkk Nada de ideias socialistas.

Quanto mais caro o equipamento, maior o risco. "Ah, mas é só trocar um CPU". Sim, mas mil coisas podem acontecer nesse processo, ainda que seja raro. Até uma simples formatação. "Ah, mas o risco é de quem faz". Absolutamente todo e por isso ele deve - se for minimamente inteligente e quiser ser bem sucedido - cobrar levando sempre isso em conta.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.723
Reações
12.743
Pontos
1.654
Do que os gringos falam a NVidia ao menos está pondo travas nas placas pois a demanda dos mineradores está atrapalhando o mercado gamer.

Os mineradoras estão tendo de apelar a bios e drivers modificados que podem tanto brickar como torrar as placas no curto prazo.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.901
Reações
40.696
Pontos
1.444
Tenho 13 placas minerando 24x7 a quase 3 meses aqui, e tudo 100%. Tive problema com duas placas, mas elas nunca funcionaram, sairam da caixa sem ligar. Não da pra colocar na conta da mineração (ambas trocadas e rodando liso aqui).
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.800
Reações
22.806
Pontos
1.464
Do que os gringos falam a NVidia ao menos está pondo travas nas placas pois a demanda dos mineradores está atrapalhando o mercado gamer.

Os mineradoras estão tendo de apelar a bios e drivers modificados que podem tanto brickar como torrar as placas no curto prazo.

Isso é o que a Nvidia quer que vocês acreditem.

 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Do que os gringos falam a NVidia ao menos está pondo travas nas placas pois a demanda dos mineradores está atrapalhando o mercado gamer.

Os mineradoras estão tendo de apelar a bios e drivers modificados que podem tanto brickar como torrar as placas no curto prazo.

Só tem uma placa até agora que a nvidia lançou com uma trava, que é a 3060 12gb. Mas a própria nvidia depois de alguns dias lançou um driver "acidentalmente" e destravou a placa. Não precisa de modificação nenhuma e nem driver modificado, é tudo oficial mesmo.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
placa de video vai virar item de colecionador logo logo
 
Ultima Edição:
Topo Fundo