O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MinerOS] Tópico oficial do Canc... ops, Mineração

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Senhores, e se o minerador rodar a partir de dentro de um """jogo""".... ?

Digo, criar o executável dentro de uma engine aberta e colocar pra rodar como se fosse um jogo...?

Tem semanas que as vezes penso isso. Tecnicamente não seria possível?
:kpensa
O que vc espera de ganho nisso?
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Ah, esqueci de completar....

Seria pra burlar esses limitadores da Nvidia.

Faz bastante sentido, a questão é entender como a trava da nvidia funciona, se ela analisa o que está rodando por rótulos ou pelo tipo de trabalho feito pela GPU. Eu imagino que seja pelo tipo de trabalho, mesmo que você execute o minerador por dentro da UE5, caso a gpu perceba que só as memórias estão trabalhando forte, ela se capa, algo assim.
 
Ultima Edição:

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Faz bastante sentido, a questão é entender como a trava da nvidia funciona, se ela analisa o que está rodando por rótulos ou pelo tipo de trabalho feito pela GPU. Eu imagino que seja pelo tipo de trabalho, não importando com você chama o minerador ou a UE5, caso ele perceba que só as memórias estão trabalhando forte, ele se capa, algo assim.

Complicado né?

Porque o acesso à memória é algo que acontece a todo momento num jogo...

Eu tenho a leve impressão que irão achar alguma forma de burlar isso.... :klol
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Complicado né?

Porque o acesso à memória é algo que acontece a todo momento num jogo...

Eu tenho a leve impressão que irão achar alguma forma de burlar isso.... :klol

Sem dúvida deve rolar, mas eu imagino que seja algo como uma BiosMod.

Se bem que, a nvidia fez uma baaaaaaaaaaaaaaaita propaganda sobre a trava da 3060, que no fim era um driver + uma validação se está me 8x + algo dando contado no HDMI, algo infinitamente mais mundano e burro do que imaginávamos.

Fora o que o pessoal já falou, se seguirmos nesse barco, a mineração de ETH morre em julho, se a mineração continuar, vai continuar em outra moeda sem trava :lolwtf
 

Gunzzo

Ser evoluído
Mensagens
83
Reações
51
Pontos
38
Estava pensando aqui. Não dá para minerar nada com APU, especificamente Ryzen 3200G?
 


helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Acordei hoje com uma fase sem energia, luzes piscando, PC desligado...

chamei a cia elétrica, ao chegarem no local constataram que roubaram um pedaço do cabo de energia (casa antiga, daquelas instalações que passam pela calçada).

Manos, roubaram uns 15 cm de cabo, no máximo, tem base uma coisa dessas????

Devo ficar sem luz o dia todo, pensa numa sensação de impotência: tudo que preciso fazer depende de energia elétrica!!!

Menos mal que a mineração não tava lá essas coisas...
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.669
Reações
38.923
Pontos
1.444
Acordei hoje com uma fase sem energia, luzes piscando, PC desligado...

chamei a cia elétrica, ao chegarem no local constataram que roubaram um pedaço do cabo de energia (casa antiga, daquelas instalações que passam pela calçada).

Manos, roubaram uns 15 cm de cabo, no máximo, tem base uma coisa dessas????

Devo ficar sem luz o dia todo, pensa numa sensação de impotência: tudo que preciso fazer depende de energia elétrica!!!

Menos mal que a mineração não tava lá essas coisas...
Ta mais com cara de vandalismo, não faz sentido roubar isso ai...

no mais, baita preju, q droga
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Iria bloquear do mesmo jeito. Lembre-se como funciona a mineração, uma transação cria um bloco criptografado com um problema matemático para as GPUs resolverem e validar a transação, quem resolver primeiro ganha uma parte da transação.

Assim, basta Nvidia identificar algumas coisas como:

  • Primeiramente, basta checar à rede, o Driver pode ver que vc conectou-se a rede Ethereum;
  • Jogos usam APIs como DirectX, Vulkan, OpenGL, se a CPU pedir pra GPU para resolver um problema de criptografia, provavelmente a GPU vai verificar o hash e se não me engano, ali tem um identificador de que aquilo é algo da rede ethereum, até para validar que é uma transação legal, então a GPU pode negar-se a resolver o problema;
  • E por último, bom, ela pode checar a existência de mineradores instalados no computador.
Well, não daria para colocar tudo isso de forma a "enganar" o validador da Nvidia?

Por exemplo nesse minerador sendo um jogo, ele rodaria uma aplicação 3D com input do teclado ou até mesmo controle.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Como falei, mineração envolve comunicar-se com a rede Ethereum e resolvi um cálculo matemático que possa ser identificado na rede. É a base do protocolo, sem isso, não tem mineração, só desperdício de processamento.

Sim e o que coloco é se não é viável fazer um minerador dentro de uma engine?

Esse minerador poderia simular os aspectos de um jogo e assim não ter sua capacidade de processamento limitada.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Cara, como que o jogo vai receber o bloco da blockchain pela internet, efetuar o cálculo criptográfico, adicionar a hash para identificar a rede se ele resolveu ou não e devolver para a blockchain, sem deixar rastros?

O próprio protocolo do blockchain é assim, se sair de alguma etapa do algoritmo, a transação é inválida, ou seu bloco é rejeitado, coisas assim. Por isso a blockchain é segura nesse aspecto, porque a cadeia segue as etapas à risca.

Mas eu não estou colocando qualquer alteração na execução do funcionamento de um minerador.

Eu estou colocando a possibilidade do minerador ser executado de dentro de uma engine.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Meu payout saiu antes da hora aqui, faltava 6 dias se não me engano e a ethermine pagou hoje, mudaram a politica de novo?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Qual a chance desse bloqueio afetar outras tarefas com a gpu? Pq placas de vídeos nunca foram 100% exclusivas pra jogos.

E dentro do jogo, alguma chance também da placa ter o rendimento menor? Pq apesar de concordar em certo ponto com o bloqueio pra mineração, não concordo em piorar a gpu se for o caso.

Mas como falaram, pode ser que a mineração de ETH morra antes mesmo dessas gpus chegarem, daí é ver se a trava segura a mineração de outras criptos.


.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Novamente, a engine teria que se conectar a rede Ethereum, isso por si só já faria a engine/jogo não executar ou executar de forma lenta. Além disso, a engine mandaria instruções de resolução de criptografia identificada como um bloco de Ethereum, novamente, não seria executada de forma correta.



Zero, como expliquei pro Luke, a tarefa de mineração é facilmente identificável, então a Nvidia só bloqueia/atrapalha a execução de um algoritmo específico.
Faz sentido.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Novamente, a engine teria que se conectar a rede Ethereum, isso por si só já faria a engine/jogo não executar ou executar de forma lenta. Além disso, a engine mandaria instruções de resolução de criptografia identificada como um bloco de Ethereum, novamente, não seria executada de forma correta.



Zero, como expliquei pro Luke, a tarefa de mineração é facilmente identificável, então a Nvidia só bloqueia/atrapalha a execução de um algoritmo específico.

É.... eu realmente não entendo o que impede de emular tudo isso....

Novamente, a engine teria que se conectar a rede Ethereum,

Um jogo se conecta na rede certo.... ?

isso por si só já faria a engine/jogo não executar ou executar de forma lenta.

Mas a conexão com a rede... o que afeta na VGA?

Além disso, a engine mandaria instruções de resolução de criptografia identificada como um bloco de Ethereum, novamente, não seria executada de forma correta.

Não funcionaria em paralelismo? Um jogo tem uma engine com vários módulos rodando por trás. Seja para a física, gráficos, mundos, scripts... como a trava da Nvidia iria diferenciar isso?

Zero, como expliquei pro Luke, a tarefa de mineração é facilmente identificável, então a Nvidia só bloqueia/atrapalha a execução de um algoritmo específico.

Sim, mesmo que identificável, o que comento é se não seria possível emular e enganar cada aspecto do "inspetor" da Nvidia.

Tô aí ha 20 anos vendo poucas e boas no mundo de TI (temos até engenharia reversa de vários casos) e não seria possível isso?

Seja rodando em Linux, máquina virtual, camadas.... eu não sei.... fiquei muito com isso na cabeça.... :klol
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Comprei fds a 11.8k

Venderei quando bater 15k ou antes de quinta.

Vou ficar comprando todo fds, quero ver até quando vai ficar nesse padrão exato de queda em fds.

Rapaz tá dando pra levantar uma grana nisso, eu vacilei em vender no primeiro momento, mesmo assim deu 417 reais.

Tá lembrando até aquele cara que paga 50 reais no cafezinho e paga fazendo lá um trade, mas deixando a brincadeira de lado, da noite pro dia. rs


Screenshot-20210531-161131-Nova-DAX.jpg
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
É.... eu realmente não entendo o que impede de emular tudo isso....

Novamente, a engine teria que se conectar a rede Ethereum,

Um jogo se conecta na rede certo.... ?

isso por si só já faria a engine/jogo não executar ou executar de forma lenta.

Mas a conexão com a rede... o que afeta na VGA?

Além disso, a engine mandaria instruções de resolução de criptografia identificada como um bloco de Ethereum, novamente, não seria executada de forma correta.

Não funcionaria em paralelismo? Um jogo tem uma engine com vários módulos rodando por trás. Seja para a física, gráficos, mundos, scripts... como a trava da Nvidia iria diferenciar isso?

Zero, como expliquei pro Luke, a tarefa de mineração é facilmente identificável, então a Nvidia só bloqueia/atrapalha a execução de um algoritmo específico.

Sim, mesmo que identificável, o que comento é se não seria possível emular e enganar cada aspecto do "inspetor" da Nvidia.

Tô aí ha 20 anos vendo poucas e boas no mundo de TI (temos até engenharia reversa de vários casos) e não seria possível isso?

Seja rodando em Linux, máquina virtual, camadas.... eu não sei.... fiquei muito com isso na cabeça.... :klol

Dei uma lida por cima, mas não entendi como isso burlaria a proteção da Nvidia.
Colocar numa engine ou jogo não mudaria nada a limitação.

Primeiro por que teria que rodar esse jogo por VGA (várias instâncias com várias saídas de vídeo, uma rig com 6x vga precisaria de 6 executáveis rodando com monitor ativo em cada uma com uma saída de vídeo), umas das limitações é que a aplicação tem de estar usando a saída de vídeo em cada placa (por isso muitos estão usando aqueles hdmi dummy para ativar um vídeo fantasma).

Segundo por que a instrução ainda vai ser executada (veja que qualquer executável de minerador, que de certa forma já são "engines" diferentes, feitas por outros desenvolvedores são barrados da mesma maneira.)

Por isso sendo feita em uma engine ou num app direto, basicamente você só iria criar outro minerador (já tem dezenas).

Mas assim, é apenas meu entendimento, posso claramente estar errado.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Rapaz tá dando pra levantar uma grana nisso, eu vacilei em vender no primeiro momento, mesmo assim deu 417 reais.

Tá lembrando até aquele cara que paga 50 reais no cafezinho e paga fazendo lá um trade, mas deixando a brincadeira de lado, da noite pro dia. rs


Screenshot-20210531-161131-Nova-DAX.jpg
Mas é isso mesmo.

Só anotar, deve subir até uns 14,5 ou os 15k que citei.

Ai chegar fds cai para 11,3 nas mínimas.

Porra, eu não devo ser um dos poucos que ve isso, deve ter meio mundo fazendo grana free assim.
E me pergunto se não é inclusive intencional dos grupos que controlam maior parte da moeda.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Mas é isso mesmo.

Só anotar, deve subir até uns 14,5 ou os 15k que citei.

Ai chegar fds cai para 11,3 nas mínimas.

Porra, eu não devo ser um dos poucos que ve isso, deve ter meio mundo fazendo grana free assim.
E me pergunto se não é inclusive intencional dos grupos que controlam maior parte da moeda.

Na próxima se chegar a cair pra 11~12k, irei comprar 25k reais de ETH que deve ser o limite da minha conta na NovaDAX, daí sim o frio na barriga será de verdade. rs




.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Comprei fds a 11.8k

Venderei quando bater 15k ou antes de quinta.

Vou ficar comprando todo fds, quero ver até quando vai ficar nesse padrão exato de queda em fds.
qnt sai o custo da operação em si? digo, o custos da compra
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
0,075% a 0,01% na binance eu acho. Mas pra valorez bem maiores a taxa é menor.

Novadax pelo visto é 0,01
qnt sai o custo da operação em si? digo, o custos da compra

Por cada real movimentado na carteira vc ganha um ponto, rapidinho vc ativa usuário Essencial que paga uma taxa menor, daí o PRO depois de 10 mil pontos que é praticamente a última possível, o Master só pra quem movimenta na casa dos milhões já que vale 5 milhões de pontos pra ativá-lo.

Screenshot-20210531-164410-Nova-DAX.jpg
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.669
Reações
38.923
Pontos
1.444
Qual a chance desse bloqueio afetar outras tarefas com a gpu? Pq placas de vídeos nunca foram 100% exclusivas pra jogos.

E dentro do jogo, alguma chance também da placa ter o rendimento menor? Pq apesar de concordar em certo ponto com o bloqueio pra mineração, não concordo em piorar a gpu se for o caso.

Mas como falaram, pode ser que a mineração de ETH morra antes mesmo dessas gpus chegarem, daí é ver se a trava segura a mineração de outras criptos.


.
Acho que pra jogo ta tranquilo, a nvidia atacou apenas o ethas, pelo menos é o que afirmam.

de qualquer forma isso é mais jogada de marketing do que algo efetivo mesmo, afinal o que sempre deu (e sempre vai dar) lucro pra eles são ós gamers que tem um interesse genuíno de “paixão” na parada... a mineração é um mero Business que pode baixar a qualquer momento.

de qualquer forma, torço aqui para o Business não morrer tão cedo, indiferente do eth, assim como adoraria ver o mercado de placas inundado de opções para não ter essa concorrência da mineração frente os gamers.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
Alguém mais recebeu depósito da ethermine hoje a tarde sem atingir o limite? Recebi agora a pouco 0,033 eth, sendo que meu último pagamento foi a 8 dias.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Ta mais com cara de vandalismo, não faz sentido roubar isso ai...

no mais, baita preju, q droga
Os malas vendem o cobre;

minha teoria é a seguinte: 5h da manhã caiu o minerador, mais ou menos horário que minha esposa madrugou pra ir trabalhar, nosso cachorro chorou e entrou em casa, os malas escutaram a movimentação e se mandaram (ela escutou alguém conversando na rua).

Talvez não tiveram tempo de desmontar a caixa do padrão pra puxarem o restante do fio.

de todo modo, é mais vandalismo mesmo, esse tantinho de cobre não vale muito
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Alguém já explicou aí como tá funcionando esse esquema novo de retirada aqora em junho?
 
Topo Fundo