O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minha última reflexão sobre o custo Brasil... Livros

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
Ah, você é br. Buguei

Eu entendo, tava perguntando pela curiosidade mesmo. Você tem razão, a facilidade de acesso ao dicionário nos torna preguiçoso.

A distribuição de livros poderia ser mais fácil, eu me pergunto se a Amazon tem facilitado essa logística ou criado um novo problema imenso. Considerando que praticamente todos possuem acesso a um dispositivo mobile, e livros são textos planos...sei lá, as atuais convenções dessa indústria são altamente retardadas.

Livros eram pra ser o auge da experiência literária, livros digitais são menos acessíveis que paginas usando protocolos de 1989. Literalmente! Zero exageros aqui.


Não sei como ta a situação literaria brasileira, tirando esses problemas de importação que eu tenho. Daqui algumas semanas vai fazer 13 anos que não piso em território tupiniquim.

Mas por aqui as livrarias ainda estão firme e forte, aparentemente, muito por culpa do habito nativo de ler manga, acredito eu.
sobreviveram mais tempo que muita locadora de videos, essa ta cada dia mais raro ver. Inclusive recentemente fechou 2 aqui perto, não que eu usasse o serviço deles, nunca aluguei um filme fisico por aqui. Quando alugo é via google/amazon/dmm.



Mesmo eu sabendo e direto fazendo "propaganda" das facilidades de um Kindle (várias facilidades que eu faço uso direto, tipo o sync e a falta de necessidade de luz externa).
eu não entendo o ódio de alguns entusiastas quanto a livro impresso, acredito que não seja seu caso.
Porém, há algumas vantagens no livro impresso.
- Bateria, mesmo o kindle durando muito, não tem como negar que a falta de necessidade de bateria é uma vantagem.

- Molhar, bater, derrubar, usar em uma briga (ja entrei em briga cujo a arma do meu adversario foi uma biblia, eu literalmente senti o peso da palavra divina, no Brasil). Que, tirando que o livro vai ficando cada vez mais moido, ainda é usavel, mesmo se virar lixo, o prejuizo não é tão grande (caso não seja um importador de livro em pt-br),

- Eu acho mais "confortavel" carregar um livro impresso em uma aventura no meio do mato no inverno japones do que o kindle, embora hoje em dia o paperwhite é a prova d'agua (a minha mochila pra tal atividade é impermeavel, então não é la grande vantagem assim). Pois não preciso ficar "policiando os impactos" da mochila.

- da pra emprestar, vender, dar o livro impresso. Faço isso direto, tanto que mesmo eu sendo um "consumidor de livros pagos", minha biblioteca é pifia, só tem livro dificil de achar, livro ganhado ou alguns que eu não encontrei ninguém que goste do genero em especifico e saiba a lingua do livro.
Cheguei a introduzir pessoas a séries literarias nessa atividade. Acho que deve ser bem comum entre "circulo de pessoas que tem algum habito de leitura".


Tem gente que cita o psicológico de folhear livro, etc.
Isso pelo menos pra minha pessoa, ja é exagero, pra mim.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
fonte: https://blog.ataba.com.br/8-informacoes-para-ajudar-entender-o-preco-dos-livros-no-brasil/

Para ajudar a entender o preço dos livros no Brasil, resumimos 8 informações centrais:

1. Os livros têm um preço de capa calculado pela editora.
Alguns anos atrás, as livrarias usavam esse preço para venda, pois está ligado ao desconto que ela consegue junto à editora e que garantirá seu ganho. Hoje, muitas oferecem descontos para atrair compradores.

2. O preço do livro é dividido entre direitos autorais (em média 10% a 15%), impressão (em média 10% a 20%), distribuição (em média 40% a 55%) e impostos (por volta de 5%).* O restante é da Editora e deve cobrir custos como edição, revisão, divulgação, transporte e exposição – além das despesas de estrutura.

3. Os autores recebem por direitos autorais. Se o livro tem mais de um autor, como nos casos em que um faz o texto e outro faz a ilustração, a porcentagem destinada aos direitos autorais não costuma subir, mas sim ser dividida. Normalmente, a maior parte fica com quem escreve, mas em casos que as imagens têm grande importância no livro, pode ser dividida igualmente. Os pagamentos podem ser adiantados ou conforme vendas.

4. O custo de impressão é variável – conforme papel utilizado, formato, quantidade de páginas, tipo de impressão, tamanho da tiragem e, especialmente, se o livro é impresso dentro ou fora do país.

5. Muitos livros são impressos na China ou outros países asiáticos. Assim como em outros setores (moda, utensílios domésticos, brinquedos etc.), essas indústrias oferecem preços de produção bastante competitivos. Muitas editoras grandes, que fazem tiragens maiores e possuem mais títulos, têm feito a impressão fora do país como estratégia de redução de custos.

6. O custo unitário da impressão no Brasil é maior – se comparado à China, por exemplo. Por outro lado, é possível imprimir tiragens menores (como acontece com editoras pequenas, que lançam menos títulos e fazem tiragens entre 100 e 3.000 exemplares). Além disso, imprimir no país colabora com o desenvolvimento interno e evita que gráficas brasileiras deixem de existir.

7. O ganho das livrarias não é só lucro. Pode parecer óbvio, mas não deixa de ser importante: o valor que a livraria recebe com as vendas de livros vai para pagar fornecedores, funcionários, estrutura (aluguel, água, luz, impostos), embalagem, site…

8. No Brasil, livros são isentos de alguns impostos. A indústria editorial tem acesso a matéria prima com menos impostos (caso do papel linha d’água) e algumas isenções fiscais, como PIS e COFINS. O comércio de livros no país também é isento desses impostos, além do ICMS e IPI.

*

*As porcentagens podem variar conforme a publicação – as informações apresentadas aqui são médias aproximadas. Contatamos quatro editoras e agradecemos pelo apoio das editoras Pulo do Gato e ÔZé, que gentilmente contribuíram para essa publicação com informações sobre o mercado brasileiro.

Em resumo: Em termos de imposto livro no BRasil é bem tranquilo e não da pra dizer que ele é o vilão.

O gargalo dos preços no Brasil é distribuição que conta por até 50% do valor do livro. Gasolina, Estradas, aeroportos, etc.
Transporte no Brasil é caro devido a diversos fatores. Generalizando metade por culpa governamental e a outra metade por problemas geográficos + Distancias absurdas.

A unica maneira de realmente cortar isso seria incentivar a impressão dos livros nos locais com pequenas gráficas.
Mas ae tu tem que ter um projeto bem tunado porque o principal rival das gráficas brasileiras são as gráficas internacionais. As chinesas por exemplo tem subsídios de transporte (pagam 0) pra enviar pra cá.

Ou seja, uma gráfica chinesa concorre da mesma forma que uma gráfica aberta em SP. A Distancia deixa de ser um fator.
E os chineses tem moeda +fraca, cobram menos impostos e tem salários menores. (O salário médio chinês hoje é maior porque ele foi catapultado pelas empresas de tecnologia e empregos de alta capacitação, mas o chines médio ainda ganha uma b* por mês).

A tb países que subsidiam as graficas e/ou editoras diretamente pra aumentar a acessibilidade do livro a população em geral.
A ideia é de cunho social no sentido de tornar o acesso a conhecimento o +barato possível. Essas politicas são +comuns na Europa que considera ter uma forte industria literária um orgulho nacional.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
fonte: https://blog.ataba.com.br/8-informacoes-para-ajudar-entender-o-preco-dos-livros-no-brasil/



Em resumo: Em termos de imposto livro no BRasil é bem tranquilo e não da pra dizer que ele é o vilão.

O gargalo dos preços no Brasil é distribuição que conta por até 50% do valor do livro. Gasolina, Estradas, aeroportos, etc.
Transporte no Brasil é caro devido a diversos fatores. Generalizando metade por culpa governamental e a outra metade por problemas geográficos + Distancias absurdas.

A unica maneira de realmente cortar isso seria incentivar a impressão dos livros nos locais com pequenas gráficas.
Mas ae tu tem que ter um projeto bem tunado porque o principal rival das gráficas brasileiras são as gráficas internacionais. As chinesas por exemplo tem subsídios de transporte (pagam 0) pra enviar pra cá.

Ou seja, uma gráfica chinesa concorre da mesma forma que uma gráfica aberta em SP. A Distancia deixa de ser um fator.
E os chineses tem moeda +fraca, cobram menos impostos e tem salários menores. (O salário médio chinês hoje é maior porque ele foi catapultado pelas empresas de tecnologia e empregos de alta capacitação, mas o chines médio ainda ganha uma b* por mês).

A tb países que subsidiam as graficas e/ou editoras diretamente pra aumentar a acessibilidade do livro a população em geral.
A ideia é de cunho social no sentido de tornar o acesso a conhecimento o +barato possível. Essas politicas são +comuns na Europa que considera ter uma forte industria literária um orgulho nacional.

post muito bom,

porém eu acho extremamente bizarro essa desculpa extremamente esfarrapada sobre o tamanho do pais.

Não vou nem usar de exemplo o "frete gratis" de um fodendo livro de 350 paginas vindo de uma ilha de um canto das zoropas, de avião, pra outra ilha no outro lado da asia, levando "apenas 10 dias" (isso que nesses 10 dias teve 1 feriado nacional que poucos locais não param, e é fim de ano).
Mas, olhando aqui opções do marketplace gringo aonde o frete não é "gratis" (sim, sei que o gratis é só pra não dizer que o valor do frete ta embutido no valor do produto),
cobram-me R$9,51 ( 257 yens) no mesmo livro, enviado da Inglaterra, vindo de avião na "promessa de chegar entre 10 dias e 2 semanas, embora costumam me entregar varios dias antes do prometido, ja chegue ia jogar jogo de console antes do lançamento por causa da eficiencia das empresas "de transporte que prestam").


100355


E o negócio que estou usando de exemplo (bem comum, mas peguei de exemplo por causa da minha ultima compra), sai de Curitiba, como bem pontuei perdido na pagina la atras.
Curitiba é tão interior assim?
sempre imaginei que fosse uma cidade grande de pessoas orgulhosas por "ser cidade grande", inclusive ja contei 4 mercados brasileiros no Japão com o nome Curitiba (todos em Gifu, diga-se de passagem, mas nem sei se tão aberto ainda, depois da falencia de algumas fabricas que contratava milhares de br's por la).

Alias, achava que Curitiba tinha alguma conexão logistica com regiões aeroportuarias e navais, porque "tudo vai parar no blackhole chamado Curitiba".


As pessoas podem argumentar sobre estrada, preço de pneu, etc.
Mas porra, o Brasil vive na primeira guerra mundial? aonde é trincheira em todo lugar, pra algo ficar 10x mais caro pra atravessar 1 ou 2 estados br's, em comparação a outros serviços que atravessam 2 continentes inteiros?
precisa alimentar cavalos, pagar pessoas pra atravessar continentes inteiro a pé carregando cartas no lombo?



Edit: a maomenos um mes atras eu quase fiz uma palestra sobre a ineficiencia dos correios brasileiros pras molieres do escritório do meu trabalho.
A responsavel pelas declarações do imposto de renda estava me pedindo alguns documentos do Brasil, originais.
Depois de muito tentar faze-la entender que eu nunca precisei apresentar documentos originais, eu desisti.
Ai passei a comentar sobre "mesmo se eu ligar pra minha mãe agora e ela correr pra prefeitura(Não falei cartório porque japones não entende tanta burocracia), dificilmente os documentos chegam em 2 semanas aqui.

A moça, no auge da vontade de ajudar, horas depois aparece com uns papéis impressos do site dos correios com uns memorandos escritos a mão do lado. Dizendo "os correios daqui dizem que um envelope daqui pra São Paulo leva no maximo 5 dias", olhei pro papel, olhei pra ela. Abri o sorriso e falei brincando "acho que por minha causa voce esta tendo uma impressão errada sobre a eficiencia brasileria em prestar serviços, pessoas que tentam fazer tudo no prazo no Brasil é tão minoria eu tinha problemas pelo meu costume de pontualidade".
Ela me olhou sem entender, ai comecei a narrar sobre todas as vezes que algum negócio levou pouquissimos dias pra chegar no Brasil, mas levou semanas pra passar de 1 cidade pra outra, mesmo dentro do mesmo estado.
Depois comentei que "isso se não tiver alguma greve bizarra que sempre tem, o Brasil é o pais das greves, não me pergunte o porque tem tanta, mas é constitucional greves".
Ai depois de muito rolo de eu tentando convencer elas a deixar eu fazer minha declaração por conta própria, elas tentando não "me excluir dos serviços prestados da empresa aos funcionarios", expliquei diversas vezes que os correios brasileiros é algo que só pode confiar se for a unica opção, que é caro, ineficiente, burocratico, demorado, ladrão, etc etc etc. Isso que é papel, se fosse algo que "der pra taxar, ai soma a bandidagem da RF".


No fim consegui resolver o problema sem precisar apelar para os correios.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
@Giant Enemy Crab
Ok, vamos por parte porque eu vou ter que explicar um micro básico de logística e porque itens na America do Sul costumam ser mais caros mesmo que em tese não deveriam.

Europa e Asia condensam maior % das transações de itens do mundo. Se adicionar EUA então tu passa facil de mais de 80% dos itens comercializados no mundo!
Esse volume de transações barateia absurdamente os produtos. De uma maneira que a America LAtina só pode sonhar.

No mercado de logística VOLUME È TUDO! E nada melhor do que usar esse video abaixo pra explicar.
Aqui um video explicando o básico da economia de escala.



È um dos pontos chave pelo qual A Amazon e uma FEDEX da vida conseguem preços tão competitivos. E porque os preços lá fora, mas especificamente na Europa, EUA e Asia conseguem ser absurdamente baratos.


O vídeo acima mostra como uma FEDEX da vida alimenta a logística americana. O Brasil usa uma versão absurdamente mais reduzida disso. E um dos motivos pelo qual correios é tão mais caro.


Não é a toa ou surpresa que apenas 324 dos 5100 municípios do Brasil dão lucro pros correios. Resto é subsidiado porque nesse caso aqui, é mais lucrativo pro país manter esse subsidio que jogar o custo todo pra população e com isso limitar a atividade econômica das cidades e dos moradores.

America do Sul, incluindo Brasil. È um fim de mundo.


As pessoas podem argumentar sobre estrada, preço de pneu, etc.
Mas porra, o Brasil vive na primeira guerra mundial? aonde é trincheira em todo lugar, pra algo ficar 10x mais caro pra atravessar 1 ou 2 estados br's, em comparação a outros serviços que atravessam 2 continentes inteiros?
precisa alimentar cavalos, pagar pessoas pra atravessar continentes inteiro a pé carregando cartas no lombo?

E vc ta subestimando o tamanho do brasil! Aqui ta o Brasil colocado na Europa Usando a correção do mapa. Você pode usar o mapa online aqui.
https://thetruesize.com/#?borders=1...g2MzQyMQ)MQ~!CN*OTkyMTY5Nw.NzMxNDcwNQ(MjI1)Mg

Digite Brasil e use a bussola no canto inferior pra girar o país. È bem engraçado por o Brasil em cima da China , EUA , Europa etc :)
5rrbmuv.png


Olha o tamanho. E perceba que diferente da Europa que é praticamente uma planicie estupidamente conectada com aeroportos, ferrovias e estradas.
O Brasil tem apenas uma pequena fração dessa infraestrutura toda.

Não é necessariamente incompetência brasileira, é pura geografia e historia. (Maior do que to disposto a digitar aqui). Mas eu posso redirecionar o video que explica parte do porque.



E enquanto você não precisa pagar cavalos. Você precisa pagar cada fucking pedágio que seu produto passar. (E se for SP prepara-se pra pagar um bocado).
Fora preço da gasolina, danos causados pelas estradas, seguro contra assaltos, etc etc etc (Existe motivo pelo qual gasolina e diesel no mundo sofrem forte subsidio pra ficar estável e acessível pra caminhoneiros, isso inclui países como os EUA que gastam mais de 16 bilhões de dólares/ano na industria de petróleo). .


Tipo, eu gostaria de explicar melhor mas a verdade que a várias razões porque o seu livro no Brasil custa X pra entregar enquanto um londrino consegue importar o mesmo livro a um preço bem mais acessível. E não da pra por tudo em ganância, governo, etc.

As vezes simplesmente viver em local X do mundo te trás custos do qual você nunca percebeu que existe.


E respondendo sua pergunta.
Curitiba é fim de mundo sim. :klol. Sò 10% da população mundial vive no Hemisfério sul do planeta. !
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
@Giant Enemy Crab
Ok, vamos por parte porque eu vou ter que explicar um micro básico de logística e porque itens na America do Sul costumam ser mais caros mesmo que em tese não deveriam.

Europa e Asia condensam maior % das transações de itens do mundo. Se adicionar EUA então tu passa facil de mais de 80% dos itens comercializados no mundo!
Esse volume de transações barateia absurdamente os produtos. De uma maneira que a America LAtina só pode sonhar.

No mercado de logística VOLUME È TUDO! E nada melhor do que usar esse video abaixo pra explicar.
Aqui um video explicando o básico da economia de escala.



È um dos pontos chave pelo qual A Amazon e uma FEDEX da vida conseguem preços tão competitivos. E porque os preços lá fora, mas especificamente na Europa, EUA e Asia conseguem ser absurdamente baratos.


O vídeo acima mostra como uma FEDEX da vida alimenta a logística americana. O Brasil usa uma versão absurdamente mais reduzida disso. E um dos motivos pelo qual correios é tão mais caro.


Não é a toa ou surpresa que apenas 324 dos 5100 municípios do Brasil dão lucro pros correios. Resto é subsidiado porque nesse caso aqui, é mais lucrativo pro país manter esse subsidio que jogar o custo todo pra população e com isso limitar a atividade econômica das cidades e dos moradores.

America do Sul, incluindo Brasil. È um fim de mundo.




E vc ta subestimando o tamanho do brasil! Aqui ta o Brasil colocado na Europa Usando a correção do mapa. Você pode usar o mapa online aqui.


Mas enfim, mesmo o custo do frete
https://thetruesize.com/#?borders=1...g2MzQyMQ)MQ~!CN*OTkyMTY5Nw.NzMxNDcwNQ(MjI1)Mg

Digite Brasil e use a bussola no canto inferior pra girar o país. È bem engraçado por o Brasil em cima da China , EUA , Europa etc :)
5rrbmuv.png


Olha o tamanho. E perceba que diferente da Europa que é praticamente uma planicie estupidamente conectada com aeroportos, ferrovias e estradas.
O Brasil tem apenas uma pequena fração dessa infraestrutura toda.

Não é necessariamente incompetência brasileira, é pura geografia e historia. (Maior do que to disposto a digitar aqui). Mas eu posso redirecionar o video que explica parte do porque.



E enquanto você não precisa pagar cavalos. Você precisa pagar cada fucking pedágio que seu produto passar. (E se for SP prepara-se pra pagar um bocado).
Fora preço da gasolina, danos causados pelas estradas, seguro contra assaltos, etc etc etc (Existe motivo pelo qual gasolina e diesel no mundo sofrem forte subsidio pra ficar estável e acessível pra caminhoneiros, isso inclui países como os EUA que gastam mais de 16 bilhões de dólares/ano na industria de petróleo). .


Tipo, eu gostaria de explicar melhor mas a verdade que a várias razões porque o seu livro no Brasil custa X pra entregar enquanto um londrino consegue importar o mesmo livro a um preço bem mais acessível. E não da pra por tudo em ganância, governo, etc.

As vezes simplesmente viver em local X do mundo te trás custos do qual você nunca percebeu que existe.


E respondendo sua pergunta.
Curitiba é fim de mundo sim. :klol. Sò 10% da população mundial vive no Hemisfério sul do planeta. !


nah,
Curitiba tem metade da população da cidade que eu moro, que é a segunda maior do Japão. Deve ter mais curitibano no Japão que ingles, pelas estatisticas de residentes estrangeiros.

Meu conceito de fim do mundo, por ter morado em diversos pontos do Brasil e do Japão é completamente diferente, fim do mundo é interior do MT pra frente, aonde de fato as estradas começam a ficar em situações pré-industrial, o resto é mimimi de vira-lata pra tentar justificar o próprio problema cultural .
mesmo um "fim do mundo japones" as coisas costumam funcionar.

Ok que o tamanho de ambos os paises são substimados por muita gente (o Japão não é um cu igual voce imagina). Embora eu acredite que eu conheça mais o território brasileiro que a grande maioria do forum por ter morado em 3 estados diferentes, dividindo rem 5 ou 6 cidades.


Mas você não disse que livros são ausentes de impostos?
Sim, eu sei que cada pedagio que voce precisa passar precisa pagar imposto, ja comentei algumas vezes OS a fora que na infancia eu viajava de caminhão com meu tio, caminhoneiro por todo canto do centro-oeste-Centro-sudeste. A ultima cidade que eu morei havia "apenas" 2 pedagios de impostos porque era cidade de beira de estado. (um pra entrar e outro pra sair do MT).

Mas, Curitiba fica do lado de São Paulo, isso se o avião sai de São Paulo, memso se sair do Rio, adiciona mais um pedagio ai e só, mesmo se você se contorcer nessa de posto de fiscal.
Ou você não acha que outros paises tem coisas semelhantes, pelo menos quando entram no pais, apartir do momento que eu clico "comprar" na Amazon, independente da onde é, eu to pagando o imposto sob consumo de, atualmente 10% do valor. Coisa que eu nem coloquei na conta porque independente se colocasse ou não, a diferença do valor final é de 10x para o mesmo produto em território nacional.


Repare no tópico, eu não estou questionando valores de livros em território brasileiro, que são bem semelhantes a seus similares por aqui (nacionais), eu estou questionando o porque o negócio custa 10x mais (DEZ VEZES MAIS), sem contar o frete, que é um absurdo mas isso daria até pra relevar visto que os correios brasileiros são péssimos, só porque o ip do cliente não é brasileiro. Você ja veio com algum papo do tipo tentando jogar a incompetencia e ganancia do brasileiro nas costas da geografia, que eu concordo não ser "lá muito facil de administrar perto de uma Inglaterra da vida".
Mas, ano passado eu comentei com uma amiga, que mora em Portugal, que queria ler um livro de um autor br mas não tinha ebook.
Ela, pra "retribuir um certo favor que fiz pra ela meses antes", se habilitou a dar um jeito de desembocar essa missão pra mim.
O livro saiu de SP, foi pro nordeste, para o fodendo nordeste, do outro lado desse gigantesco pais maior que o planeta Terra que os brasileiros acham que o Brasil é, depois veio pro Japão, até então eu acompanhava o valor, eu lembro que custou 2 caixas de remédio pra dor de cabeça, que eu iria mandar pra ela pra "pagar" pelo livro. Isso deu +- o valor que eu paguei pelo livro que me fez abrir o tópico.

repare,
o livro viajou por muito mais kilometros dentro das trincheiras da primeira guerra sulamericanas, pra depois ser enviado e voltar pra seja la aonde for o aeroporto internacional que despasse coisas (não duvido que seja em SP, RJ ou PR), pra depois ser enviado pro Japão,
e o valor de tudo saiu nem metade do preço apenas e unicamente de um livro que "só é caro porque o ip do cliente não é brasileiro" (sem contar o frete de curitiba até o Yokohama).

Não existe explicação geologica que explique essa diferença.


Se alguém falasse, "ah, Brasil tem imposto sobre propriedade intelectual, tem sanções contra paises asiaticos" seria menos feio.

Mas, até agora ninguém explicou satisfatoriamente o problema, alguns até tentaram mas sempre cai no "custo Brasil pega otário".


Alguém que more no Amazonas, quanto paga por um livr ocomprado na Saraiva de SP? se tiver alguém que faça isso por aqui,
Pelo que o @Moonglaive diz, deve custar uma casa.
 
Ultima Edição:


Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Interessante pra caramba este tópico e ilustra muito bem o que chamamos de custo Brasil.

Neste caso dos livros trata-se de pura esperteza de quem vende e vontade de ser trouxa de quem compra.

Tenho propriedade na hora de falar sobre tributos e posso te garantir, para facilitar o argumento, que basicamente não há incidência de impostos na venda ou importação de livros no Brasil. Por exemplo, se você importa um livro da amazon americana, pagará exatamente o valor que um americano paga, mais o frete internacional.

Excelente oportunidade de desmitificarmos aquele argumento que "é tudo caro no Brasil exclusivamente por causa dos impostos". Não é verdade e está aí a prova.

O problema é o lucro absurdo que os vendedores colocam em cima e a capacidade do brasileiro de pagar qualquer preço, parcelado se necessário, em nome do consumismo. Outro bom exemplo é o automóvel que é construído aqui e vendido absurdamente mais caro no mercado interno em relação ao mesmo produto que exportamos para o méxico.

Nos Estados Unidos existe um conceito de "vote with your wallet", ou seja, votar com a carteira. É uma questão de boicote que está arraigada na cultura deles. Se o preço é injusto eles simplesmente não compram e isso ajuda muito a moderar a lei de oferta e procura, com resultado direto nos preços. Aqui o sujeito não quer nem saber, se pecisar se enforcar para comprar o último modelo de iphone para levar ao baile funk, ele vai comprar sem pensar duas vezes.
Só um acréscimo, essa imunidade está relacionado ao papel em si (apesar dos e-books também estarem imunes) e não ao conteúdo. Além disso, a imunidade não alcança as editoras dos livros.

Aproveitando o tópico, o Brasil tem o grande mal (na sua maioria, por incrível que pareça) em "ostentar" pagar caro. Normalmente é comum o pessoal associar produto caro com qualidade, além da necessidade terrível de comparação com as outras pessoas.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
um video antigo pra resumir os posts do @Moonglaive


embora aprentemente ele não leu nada do tópico, nem mesmo o OP.

mas do video ser muito bom. tem legenda em pt-br.

Mas pra resumir os wall of texts, lembrei dele quando começou o discurso "estranho" sobre a geografia do pais pra tentar justificar qeu o vendedor do livro precisa passar por provas de sobrevivencia em uma guerra civil passando por trincheiras, por batalhões de tanques inimigos, por bombardeios aereos, passar por desertos dignos de Torre Negra - O Pistoleiro e escalar montanhas que fazem inveja ao Everest, pra chegar na agencia dos correios, só porque o envelope do produto esta etiquetado algum cep estrangeiro.
Um jeito de contornar isso seria apenas colocar a etiqueta só depois que chegasse na agencia, talvez assim o preço caisse uns 1/5 do valor.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
@Giant Enemy Crab
Você citou apenas 1/3 do post. 2 Videos na verdade nem tratam mto do Brasil em questão com foco na Economia de Escala e na Logistica de cargas.

O primeiro vai pro preço do produto em si de fabricação.
O Segundo pro frete.

O Motivo da carga ir pro nordeste foi provavelmente pra ficar enfurnado em algum HUB de Estocagem aguardando acumular carga suficiente pra depois ser enviado já que duvido que tenha tanta carga de pequeno valor sendo enviada do Brasil pro Japão diariamente.

E cabe questionar a rota do navio/avião. O que não sei se vc terá acesso pelo rastreamento da encomenda. Se tiver ajuda.
Duvido que a rota foi direta. Navios não tem tanta autonomia.

Mas aqui isso só explica o frete.
Livros no Brasil tb não sofrem taxa de exportação.

Já pesquiso se o japão tem alguma taxa de importação pra livros? Tem países que recebem benesses com taxação menor (EUA e UE me vem a cabeça pro japão) enquanto outros sofrem a taxação completa. (provavelmente Brasil cai aqui pra maioria dos produtos).


Alguém que more no Amazonas, quanto paga por um livr ocomprado na Saraiva de SP? se tiver alguém que faça isso por aqui,
Pelo que o @Moonglaive diz, deve custar uma casa.

Eu trabalho enviando com alguma regularidade produtos pelos correios a partir do RS.
Digamos que depois de MG o frete sobe absurdamente.

Pro próprio RS custa uns 15-20 pila,
Pra Bahia passa de 100 pila (Algo em torno de 110-120) pra enviar 1 folha de papel por sedex. (Um documento).
Pra SP o preço é na faixa de 50.
Pra Belém o preço é nível Nordeste pra cima.

Nunca recebemos pedidos de cidades menores do Norte do país. Suponho que seja ainda +caro :P

lojas grandes conseguem baratear o frete ao enviar em pacotes. Junta vários pedidos de uma galera e faz um superdescontão com a empresa que leva tudo de avião. Depois vira só o preço normal da entrega local.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
@Giant Enemy Crab
Você citou apenas 1/3 do post. Vc Esqueceu o principal que é o primeiro vídeo.

Quanta carga de encomenda pequena tu acha que sai do Brasil pro Japão?
Respondo. Pouquíssimas.

O Motivo da carga ir pro nordeste foi provavelmente pra ficar enfurnado em algum HUB de Estocagem aguardando acumular carga suficiente pra depois ser enviado.

E cabe questionar a rota do navio/avião. O que não sei se vc terá acesso pelo rastreamento da encomenda.
Duvido que a rota foi direta.

Dependendo de quanto tempo levou o pacote pode ter passado por mais de 3-4 países. Cada país a mais adiciona custo porque as empresas por lá precisam ganhar suas respectivas porcentagens.

Vc esqueceu o principal que é o primeiro post.
le o primeiro post.

a sua indagação ai é chover no molhado que não tem nada a ver com o meu questionamento inicial. Visto que eu exclui o valor da m**** do frete do Brasil no questionamento, por alguns motivos (desde 1 oceano a mais e por saber que seria injusto comparar a eficiencia de transporte de paises decentes com os do Brasil, e por inicialmente nem ter lembrado de somar o frete que cobra, fui lembrar depois e ia deixar quieto, mas ai pensei que iriam falar que era o frete)..


Não, a encomenda foi pro nordeste porque A PESSOA QUE COMPROU O LIVRO MORA NO NORDESTE (foi uma familiar da minha amiga, a pedido dela)
pra depois me enviar. O livro saiu de SP, foi pro Nordeste, pra pessoa la trocar o envelope, botar meu endereço e me mandar,
pra voltar pra SP e ai o rastreamento só foi dar as caras denovo quando o entregador daqui enfiou o aviso de tentativa de entrega na minha caixa de correios.

Se eu começasse a pedir pra minha mãe ou meu irmão começar a me mandar livros, os sempre 5000~18000 yens (se reparar no primeiro post, tem livro em pt-br em uma print custando praticamente um Switch Lite), cairia pra faixa dos 1500~2000 yens em gasto total. Mas achei que não precisaria explicar tão detalhadamente algo tão simples assim pros usuarios da OS.


Repare,
Livro + frete de SP pro Nordeste + Frete do Nordeste pro Japão = 1 livro da Inglaterra. Se me lembro bem foi por volta dos 2000 yens, livro do mesmo autor, mais velho, só "porque Japão" sai por quase 6000 yens + frete (que por algum motivo esse cobra o valor que sai nos calculos dos correios pra encomenda normal).
Seu questionamento ai nem faz sentido, alias, faz se não ler o tópico.

Provavelmente quando a loja imprime a etiqueta com cep gringo. O funcionario precisa passar por alguma prova geografica monumental digna de Iliadas, pelo que voce fala (caso tenha lido pelo menos o OP, mas como não leu, eu só to sendo sarcastico).

Se ler o tópico vai ver que livro no Brasil é mais barato que seu similar ingles, caso o cliente tenha ip brasileiro.


ps.: nem vou ficar dando ao trabalho de converter a moeda mais. :klolz
deu mó trabalho de postar isso aqui ontem no trem, toda print que eu tirava nego olhava torto achando que eu tava tirando fotos dentro do trem. Além do multitask do celular ser uma m**** se comparado ao Windows.
Pra nego chegar aqui postando textões sem nem olhar as prints.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.965
Pontos
1.353
upar o tópico pra dizer que as coisas se superam.

após eu terminar o excelente livro Sword of kings, que put* que pariu que livro bom. Passei uns dias sem iniciar "nenhum livro". Até chegar na fila do dentista que por algum problema que não perguntei, empurrou todas as reservas para alguns minutos posteriores a marcadas anteriormente. Ai resolvi começar outra obra literaria, eu ja estava engatilhado o livro Antifragil, do Nassin Nicholas Taleb. Mais por ja ter lido o excelente "Arriscando a Própria Pele", do mesmo autor.
Por ter gostado demais do ultimo citado, fui dar uma olhada pra ver se tinha o "antifragil" em um valor "normal" pra eu agraciar o autor do livro comprando-o de maneira "menos sete mares".

me deparo com isso:
101707

o livro em pt-br custa 22 mil fodendo yens, 824 reais.... Saindo de Curitiba + o frete de incriveis 2695 yens (100 reais)
Porra.

Pra comparação, um Switch Lite ta saindo 19 mil yens, (710 reais) :klol

enquanto o mesmissimo livro, se usar a mesma loja, mas como "consumidor em território brasileiro",
sai por 55 reais


101708

pra comparações de um pais que prefere angariar um cliente ao invés de tentar passar a perna a qualquer custo.

o mesmissimo livro em terras de Uhtred of Bebbaburg

101709

1226 yens (45 reais) + 225 yens (8,42 reais).

Resumindo os prints,
f**a-se eu quero lucrar o maximo que eu conseguir e f**a-se a lógica de mercado.
 

Anexos

  • スクリーンショット (40).png
    スクリーンショット (40).png
    698,8 KB · Visualizações: 2

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
não sei o que é pior: amazon ou mercado editorial no BR

como plataforma de auto publicação, o KDP é bom. De resto eu passo longe dessa m**** toda
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Tem que tomar vergonha na cara e ler em japonês/inglês. Tá mais do que provado que o Brasil não sabe vender pra fora.

E sim, um pacotinho de SP pra Pernambuco passa dos 100 reais facilmente, mesmo sendo bem leve. E isso vale pra qualquer transportadora. Esses dias fui comprar um boardgame de um rapaz do Maranhão e o frete dava 350 reais.
 
Topo Fundo