MPIlhaOliveira
Ei mãe, 500 pontos!
- Mensagens
- 18.147
- Reações
- 5.732
- Pontos
- 509
Antes de continuar lendo, peço que compreenda que isto é um ponto de vista particular.
Se você não concorda e tem alguma objeção, faça com respeito, para que possamos nutrir um bom debate.
ANÁLISE - NEED FOR SPEED PAYBACK
Se você não concorda e tem alguma objeção, faça com respeito, para que possamos nutrir um bom debate.
ANÁLISE - NEED FOR SPEED PAYBACK
Depois de muita espera, eis que joguei NFS Payback. Estava ansioso para jogar, pois sempre que anunciam num novo jogo da série, nossas esperanças por dias melhores se renovam.
LEDO ENGANO
Para começar, NFS sempre introduz os jogos de modo frenético, geralmente dentro de uma corrida ou em cenas de ação. Isso te empolga, te cativa, te faz pensar: Uau!
Contudo, logo após o início arrebatador, percebemos que NFS Payback cai na vala comum dos últimos anos da série. O mesmo esquema de jogo, sem alguma novidade que poderíamos esboçar um sorriso.
No cerne da coisa toda, vemos que NFS Payback é o mesmo NFS Most Wanted (o reboot), NFS Rivals e NFS de 2015 (que ainda acho melhorzinho entre os últimos). Ou seja, mais uma vez a série não inova, quando tem chance.
A história batida de grupos dominantes no cenário de corridas clandestinas, roubos de carros e perseguições ao estilo Fast and Furious não empolga. O desenvolvimento dos personagens não te fazem simpatizar com eles.
Parece estranho falar sobre história em um jogo de corridas, mas esse pano de fundo usado em NFS é mais fraco a cada versão e está ali só por estar. Se não tivesse isso, não influenciaria em nada no jogo. Nem positiva, nem negativamente. É o verdadeiro tanto faz.
Mas há coisas boas sim. Não pensem que só escrevi isso para tocar pau no jogo. Existem coisas boas. Poucas, mas boas.
AS CORRIDAS
Sim, apesar de ser sempre a mesma coisa em termos de jogo, as corridas de NFS Payback são bacanas. O uso e a reprodução exagerada do sistema de nitro na série sempre me agradou. Tem horas que o desafio fica punk, mas é bacana isso. Afinal, jogo é para isso mesmo.
Adoro jogos realistas, mas também curto arcades. Não procure nada de realismo em NFS Payback, apenas corra com o intuito de não ligar para a física ou comportamento dos carros. Apenas deixa rolar e divirta-se.
VISUALMENTE FALANDO
É um jogo bonito de se ver. NFS sempre é bonito, confesso. Gosto dos filtros usados para poeira, iluminação do sol, sombras, etc. Realmente a direção de arte usada me agrada. Além disso, o uso da Frostbite de uns anos pra cá só fez com que a série ganhasse maturidade técnica, visual. Não é nenhum Forza Horizon 3, mas é vistoso.
CONTROLE DE COSTUME
A jogabilidade não tem acréscimos. É aquilo que conhecemos da série, que não muda fazem anos. Uma década talvez. Isso não é ruim, pois torna os comandos simples, bem como sua proposta básica. Ela cumpre seu papel, sem colocar em risco a ação.
NO FIM DAS CONTAS
NFS Payback é um bom jogo. Divertido. Mas continua sendo NFS tal como os últimos. É tipo um filme de ação, que te exibe no trailer as melhores cenas, mas quando vai assistir, é bem mais ou menos. Me senti assim nesse jogo.
Não é um desperdício de tempo, nem de dinheiro, mas ele poderia ser mais, sei que a série pode mais. Mas talvez sua base de fãs seja tão grande, que a EA por algum motivo prefere manter a mesma fórmula do que apresentar algo novo e vir a perder esse público.
É um risco, mas uma hora terá de ser feito. Para mim, que acompanho NFS desde o primeiro lá no 3DO, vi que a mudança de foco da série foi boa e funcionou até certo ponto. Mas hoje está limitado.
Eu vejo sinceramente o quanto eles acertaram em NFS The Run e em NFS Shift e penso: Onde foi parar essa empolgação toda?
Mas a esperança, como sempre, continua.