O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minha Análise - Need For Speed Payback

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Antes de continuar lendo, peço que compreenda que isto é um ponto de vista particular.
Se você não concorda e tem alguma objeção, faça com respeito, para que possamos nutrir um bom debate.


ANÁLISE - NEED FOR SPEED PAYBACK

zT4f3Yq.jpg

Depois de muita espera, eis que joguei NFS Payback. Estava ansioso para jogar, pois sempre que anunciam num novo jogo da série, nossas esperanças por dias melhores se renovam.

LEDO ENGANO

Para começar, NFS sempre introduz os jogos de modo frenético, geralmente dentro de uma corrida ou em cenas de ação. Isso te empolga, te cativa, te faz pensar: Uau!

Contudo, logo após o início arrebatador, percebemos que NFS Payback cai na vala comum dos últimos anos da série. O mesmo esquema de jogo, sem alguma novidade que poderíamos esboçar um sorriso.

No cerne da coisa toda, vemos que NFS Payback é o mesmo NFS Most Wanted (o reboot), NFS Rivals e NFS de 2015 (que ainda acho melhorzinho entre os últimos). Ou seja, mais uma vez a série não inova, quando tem chance.

A história batida de grupos dominantes no cenário de corridas clandestinas, roubos de carros e perseguições ao estilo Fast and Furious não empolga. O desenvolvimento dos personagens não te fazem simpatizar com eles.

Parece estranho falar sobre história em um jogo de corridas, mas esse pano de fundo usado em NFS é mais fraco a cada versão e está ali só por estar. Se não tivesse isso, não influenciaria em nada no jogo. Nem positiva, nem negativamente. É o verdadeiro tanto faz.

Mas há coisas boas sim. Não pensem que só escrevi isso para tocar pau no jogo. Existem coisas boas. Poucas, mas boas.

AS CORRIDAS

Sim, apesar de ser sempre a mesma coisa em termos de jogo, as corridas de NFS Payback são bacanas. O uso e a reprodução exagerada do sistema de nitro na série sempre me agradou. Tem horas que o desafio fica punk, mas é bacana isso. Afinal, jogo é para isso mesmo.
Adoro jogos realistas, mas também curto arcades. Não procure nada de realismo em NFS Payback, apenas corra com o intuito de não ligar para a física ou comportamento dos carros. Apenas deixa rolar e divirta-se.

VISUALMENTE FALANDO

É um jogo bonito de se ver. NFS sempre é bonito, confesso. Gosto dos filtros usados para poeira, iluminação do sol, sombras, etc. Realmente a direção de arte usada me agrada. Além disso, o uso da Frostbite de uns anos pra cá só fez com que a série ganhasse maturidade técnica, visual. Não é nenhum Forza Horizon 3, mas é vistoso.

CONTROLE DE COSTUME

A jogabilidade não tem acréscimos. É aquilo que conhecemos da série, que não muda fazem anos. Uma década talvez. Isso não é ruim, pois torna os comandos simples, bem como sua proposta básica. Ela cumpre seu papel, sem colocar em risco a ação.

NO FIM DAS CONTAS

NFS Payback é um bom jogo. Divertido. Mas continua sendo NFS tal como os últimos. É tipo um filme de ação, que te exibe no trailer as melhores cenas, mas quando vai assistir, é bem mais ou menos. Me senti assim nesse jogo.

Não é um desperdício de tempo, nem de dinheiro, mas ele poderia ser mais, sei que a série pode mais. Mas talvez sua base de fãs seja tão grande, que a EA por algum motivo prefere manter a mesma fórmula do que apresentar algo novo e vir a perder esse público.

É um risco, mas uma hora terá de ser feito. Para mim, que acompanho NFS desde o primeiro lá no 3DO, vi que a mudança de foco da série foi boa e funcionou até certo ponto. Mas hoje está limitado.

Eu vejo sinceramente o quanto eles acertaram em NFS The Run e em NFS Shift e penso: Onde foi parar essa empolgação toda?
Mas a esperança, como sempre, continua.
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Pra mim o melhor foi NFS Most Wanted de 2005, esse era foda!
Depois disso nenhum outro jogo da série me empolgou mais.... Uma pena!

Ah, joguei um pouco do Shift, até que gostei também!
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Pra mim o melhor foi NFS Most Wanted de 2005, esse era foda!
Depois disso nenhum outro jogo da série me empolgou mais.... Uma pena!

Ah, joguei um pouco do Shift, até que gostei também!

Pois é, até 2005 a série era suprema e dominava o estilo até então. Preferia muito mais NFS do que qualquer outro dito simulador da época (com exceção de Forza Motorsport). Era divertido pacas e instigante para o jogador.

Hoje é isso que vemos, algo batido, manjado, sem mudanças que nos faça querer jogar até gastar os dedos.

Uma pena.
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Não vou dizer que era supremo, gostava demais do Project Gotham Racing do Xbox, lembra? Tinha Metropolis Street Racer no Dreamcast também, que jogo maravilhoso! Haha tinha muita coisa boa.

Na época do PS1 gostei demais do NFSIII Hot Pursuit e NFS IV Hight Stakes, apesar de achar o NFSII memorável, essas duas continuações eram foda demais!

Enfim, NFS como antes acho que nunca mais.
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Não vou dizer que era supremo, gostava demais do Project Gotham Racing do Xbox, lembra? Tinha Metropolis Street Racer no Dreamcast também, que jogo maravilhoso! Haha tinha muita coisa boa.

Na época do PS1 gostei demais do NFSIII Hot Pursuit e NFS IV Hight Stakes, apesar de achar o NFSII memorável, essas duas continuações eram foda demais!

Enfim, NFS como antes acho que nunca mais.
PGR é sem dúvidas um dos melhores. Só o fato de poder correr nas principais cidades em suas reproduções quase exatas e em tempo real, esse tem meu respeito até hoje.

Tanta coisa boa que se perdeu...
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Não consigo entender pq a Microsoft não resgatou Project Gotham no Xbox One.... Mas com o sucesso do Horizon essa chance agora é ainda mais remota. :(

Gostava do sistema de jogo... PGR2 do Xbox Classic foi meu favorito com certeza.

Test Drive Le Mans no Dreamcast (melhor versão!) era outro dessa época de ouro dos jogos de corrida... Realmente muita coisa boa ficou pelo caminho.
 


Rens

Bam-bam-bam
Mensagens
422
Reações
305
Pontos
489
Meu último NFS foi o The Run, alias gostaria muito de ver um The Run 2, gosto muito dessa temática coast to coast, muitas paisagens diferentes e uma história ok, funcional.
Ao criador do tópico, Payback entra em que posição na série juntos aos últimos títulos? Ele é melhor ou pior que o Rivals, um NfS que sempre tive a curiosidade de testar mas ainda não joguei.
 
Topo Fundo