O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minha sogra da Universal e eu ignóstico... Não deu m**** por pouco. [+ "Deus" é subjetivo]

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Ontem fui jantar na casa do cunhado e a sogra foi junto.

Ela se "converteu" (é assim que fala?) a igreja Universal há poucos meses atrás.
Ela é bem ciente do que acontece nos bastidores e até tem uma visão boa sobre tudo, dizendo coisas como "o que eles fazem com o dízimo é problema deles, eu faço a minha parte e sigo minha fé..." Quanto a isso eu nem contesto nada.

Mas é daquelas pessoas radicais no que se refere a existência de Deus, além de ser meio ignorante pra algumas coisas (de resto é uma queridona, me curte pra c***lho), veio do interior do estado sem estudo e a porra toda, foi criada em fazenda, a base do que chamo - talvez pejorativamente, admito - de "lavagem cerebral teísta".

Enfim, minha namorada conhece minha posição, que é fundamentada no ignoticismo

Ignosticismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ignosticismo ou igteísmo é uma posição teológica, a partir da qual todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, presumem demais sobre oconceito de Deus, sua existência e outros conceitos teológicos. A palavra "ignosticismo" foi cunhada por Sherwin Wine, rabino e uma figura base para o judaísmo humanístico.

E pode-se defini-la incluindo-se dois pontos de vista relacionados sobre a existência de Deus.

Em outras palavras, o ignosticismo pode ser definido como algo que envolve dois pontos de vista relacionados, a respeito da existência de Deus:

  1. O ponto de vista de que uma definição coerente de Deus deve ser apresentada antes que a questão da existência de Deus possa ser discutida de forma significativa. Além disso, se esta definição é infalseável, o ignóstico toma a posição de não cognitivismo teológico em que a questão da existência de Deus, por esta definição, é desprovida de significado. Neste caso, o conceito de Deus não é considerado sem significado; o termo "Deus" é considerado sem significado.
  2. O segundo ponto de vista é um sinônimo do não cognitivismo teológico, e pula a etapa de primeiro perguntar "O que se entende por Deus?" antes de proclamar a questão original "Deus existe?" como sem significado.
Alguns filósofos têm encarado o ignosticismo como uma variante do agnosticismo ou ateísmo,[1] enquanto outros o consideram distinto. Um ignóstico ou ignóstica sustenta que ele ou ela não pode nem mesmo dizer, se é ou não um teísta ou ateísta enquanto uma definição melhor de teísmo seja oferecida.



Índice
[esconder]


Relação com outras visões de "Deus"[editar | editar código-fonte]
Ignosticismo e não cognitivismo teológico geralmente são tratados como sinônimos [2] (em inglês), mas a relação entre ignosticismo e outras visões não teístas está bem menos clara. Enquanto Paul Kurtz acredita que a visão é compatível com ambas Ateísmo cético e agnosticismo [3] (em inglês), outros filósofos consideram-no distinto.

Em um capítulo de seu livro de 1936 Linguagem, verdade e lógica, Alfred Jules Ayer defendeu que ninguém poderia falar da existência de Deus, ou sequer da probabilidade da sua existência, uma vez que o conceito em si era inverificável e por isso absurdo[4] (em inglês). Ayer escreveu que estão descartadas as posições filosóficas do ateísmo e do agnosticismo, assim com do teísmo, por que todas as três posições assumem que a sentença "Deus existe" é significativa[5] . Dada a falta de significância dos feitos teístas, Ayer opinou que não havia "nenhuma base lógica para antagonismos entre religião e ciência natural"[6] , como o teísmo sozinho não é capaz de implicar quaisquer proposições que o método científico seria capaz de falsificar.

Como Ayer, Theodore Drange vê teísmo e agnosticismo como posições que aceitam "Deus existe" como uma proposição significativa; ateístas julgam isto como "falso ou provavelmente falso" e agnósticos consideram isto como inconclusivo até que novas evidências sejam conhecidas[7] . Se as definições de Drange são aceitas, ignósticos não são ateístas nem agnósticos. Um aforisma simplificado dos estados subjetivos "Um ateísta diria, 'Eu não acredito que Deus existe', um agnóstico diria, 'Eu não sei se Deus existe ou não', e um ignóstico diria, 'Eu não entendo o que você quer dizer quando você diz "Deus existe"'.

Ignosticismo não deve ser confundido com apateísmo, uma posição de apatia com relação a existência de Deus. Um apateísta pode ver a declaração "Deus existe" como sem significado, e ainda assim pode vê-la como significante, e talvez até como verdadeira.[8] (em inglês)

Dependência de determinada visão da palavra Deus[editar | editar código-fonte]
Drange enfatiza que qualquer posição em "Deus existe?" é feita com respeito a um conceito particular de o que é considerado por alguém como sendo creditado pela representação de "Deus".:

Já que a palavra "Deus" possui muitos significados diferentes, é possível para a sentença "Deus existe" expressar tantas proposições quanto diferentes significados. O que nós precisamos é nos focar em cada proposição separadamente. … Para cada sentença diferente do termo "Deus", haverá teístas, ateístas e agnósticos relativos aquele conceito de Deus.[9] (em inglês)


Como Deus significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, quando a palavra é dita, um ignóstico pode procurar determinar se algo como a definição de crianças de deus é a que está sendo empregada ou se uma definição teológica é pretendida ao invés disso.

Um conceito teístico de uma criança geralmente possui um significado simples e coerente, baseado na concepção antropomórfica de Deus:[10] um homem grande e poderoso no céu responsável por determinadas coisas.[10] Muitos filósofos e teólogos têm rejeitado este conceito de deus, afirmando crença em outro conceito de Deus, incluindo Agostinho de Hipona, Maimonides, Tomás Aquino, Baruch Spinoza, Søren Kierkegaard e também por Ludwig Feuerbach em A Essência da Cristandade (1841).

que consiste MUITO basicamente em "ficar em cima do muro" no que tange a existência ou não de Deus, afinal de contas, o que é Deus? Como vou discutir sobre algo que ninguém sabe o que é e, até que prove o contrário, não passa de algo subjetivo.

Expliquei isso e minha sogra, cunhado e concunhada me olharam meio atravessado, exceto a namorada, que é agnóstica teísta (parte do pressuposto que Deus existe, mas até então o conhecimento humano não pode provar que Deus existe e nem que não existe).

Então a sogra larga:

"Pra mim Deus está nas pessoas, etc etc".

Aí eu disse: "OOOOOOOOOOOOPAAAAAAAAA... pera la velha trouxa e arrombada - brinks eu não disse isso :kforever - , pera la... "Pra mim"?".

Peguntei pro cunhado (muito menos religioso, mas acredita piamente em Deus):

"E pra ti man, o que é Deus"?
Ele respondeu: "é uma divindade, que criou as coisas e a partir daí tudo se desenvolveu".

"Eu tu concunhada, qualé"?
"Pra mim Deus é pai de Jesus etc etc" - ou seja, a visão da Bíblia.

Então fechei com chave de ouro:

"Vocês 3 tem visão diferente sobre Deus, o que reforça eu ser ignóstico".
Manjei demais nessa porra :rox

Meu cunhado e cunhada entenderam na boa e ele até me mandou hoje de manhã uma mensagem dizendo que também acha que é ignóstico :kkk Mas minha sogra me tirou praticamente pra ateu (o que não é o caso, pois ateu é quem não acredita em Deus enquanto não acredito e nem desacredito em porra nenhuma pois ninguém sabe o que é Deus). Ela ficou bem fechada quando fomos embora e vi ela falando no andar de baixo da casa delas algo como "eu não acredito que o Rodrigo pensa assim", mas depois falei sorrateiramente com ela, explicando de novo e com mais calma o meu ponto de vista, ficou tudo bem e hoje de manhã tinha até café na cama :kforever

Ela ficou de boa muito por eu saber lidar com esse tipo de discussão e saber que minha opinião é polêmica pra 95% das pessoas, sobretudo as menos cultas, ou melhor, as mais fechadas pra outros pontos de vista. A minha mãe é assim também, religiosa na última e sempre que tocamos no assunto ela se emputece, desisti de explicar meu posicionamento e até dou risada da situação.

Nesse tipo de discussão, pra quem não quer se estressar, empatia é TUDO, é importante demais entender o contexto de vida da pessoa, o que fez ela acreditar naquilo e daquela forma.

Enfim, deixei claro na mesa (e deixo aqui também) que respeito a fé de cada um e, se Deus existe, PRA MIM "ele" é a própria fé das pessoas.
Mas esse é meu conceito sobre Deus, "pra mim"...
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.319
Pontos
2.044
Causa, motivo, razão e circunstância de discutir isso com a sogra e logo com uma que é ligada a essas igrejas? Tá querendo dar um pé na molier?
 

SONICR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.863
Reações
4.273
Pontos
1.224
Pera ai... totalmente offtopic, mas vc mal separou e já tá procurando dor de cabeça? :kzonzo
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.323
Reações
20.933
Pontos
1.489
Aprendi que religião não se discute, principalmente com evangélicos.

Já presenciei algumas cenas estranhas de pessoas fanáticas discutindo com pessoas de posições diferente.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Não abro a boca pra falar de religião se percebo que a pessoa é alienada a alguma. Simples assim, a menos que tu esteja querendo procurar uma treta, melhor só discutir isso com quem tem a mente aberta, ou seja, poucas pessoas.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
"Pra mim Deus está nas pessoas, etc etc".

O diálogo não devia ter se instaurado e morrido na frase acima.

Infelizmente agente vive aquele troço de "espiral do silêncio" que gira em torno do medo do isolamento. A moral da história é que você vai ter que calar a boca se quiser continuar comendo a ppk da namorada e indo pras macarronadas de domingo.
 


Puja

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
1.283
Pontos
203
Causa, motivo, razão e circunstância de discutir isso com a sogra e logo com uma que é ligada a essas igrejas? Tá querendo dar um pé na molier?
Pensei nisso de primeira kkkkk

Mas voltando ao tópico, de boa visões diferentes sempre são bem vindas, até hoje lembro uma amiga da minha mulher que ficou put* quando falei que era ateu kkkk

A guria me falava a torto e a direito "Me prove que Deus não existe".... Como não gosto de entrar nessa discussão, afinal religião e cu são iguais, cada um com o seu, soltei o melhor modo de evitar merdas "Me prove a existência dele."
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Aprendi que religião não se discute, principalmente com evangélicos.

Já presenciei algumas cenas estranhas de pessoas fanáticas discutindo com pessoas de posições diferente.
2

Não cheguei a discutir, apenas colocar o meu ponto de vista, depois esqueci tudo e toquei o f**a-se, em momento algum quis mudar o pensamento dela, mas porra velha, me deixa com o meu:obrigue

Pera ai... totalmente offtopic, mas vc mal separou e já tá procurando dor de cabeça? :kzonzo

Aham :kcreu

Resolve me "encostar" e esperar a poeira baixar.

Ela é mais nova (22 anos e eu 31), mas um exemplar único... Sério mesmo, gente fina ao extremo, absurdamente linda e toda apaixonadona, sem contar que é caseira, curte ficar tranquila, sem aquela correria que estereotipam (eu mesmo fazia isso) as pessoas mais novas... Era o que eu precisava pra recuperar a auto estima e deixar tudo se acalmar, minha vida ta uma doidera, não posso sair puteando por aí, mesmo com A MOLIERADA LOKAKAKAKAKLOLOLOOKAKAKAAK EU TO ESPANTANDO COM A TARADISSE DELAAAAAAS!

Mas deixei tudo bem claro pra ela, que vim de um casamento etc etc e que do dia pra noite pode me dar a louca e acabar tudo.
 

nestea

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
707
Reações
639
Pontos
544
Não discuta, apenas deixe ela acreditar que tu dá ouvido a ela e concorde com tudo
 

Fledermaus

Supra-sumo
Mensagens
2.388
Reações
1.961
Pontos
193
Essas posições em cima do muro é de gente que tem medo, eu cagava na cara da sogra e falava de boca cheia que deus não existe, relação sua é com a menina, se a família aceita ou não, não faz diferença.

Nego velho de 31 anos com medo de assumir suas posições é foda, ainda mais se você tem casa, carro e paga seu papel higiênico.
 

Mad_Max

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.575
Reações
2.140
Pontos
963
Essas posições em cima do muro é de gente que tem medo, eu cagava na cara da sogra e falava de boca cheia que deus não existe, relação sua é com a menina, se a família aceita ou não, não faz diferença.

Nego velho de 31 anos com medo de assumir suas posições é foda, ainda mais se você tem casa, carro e paga seu papel higiênico.



Nooooofa. Calma aí jovem.

Religião é um saco pra se discutir.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Fledermaus

Supra-sumo
Mensagens
2.388
Reações
1.961
Pontos
193
Nooooofa. Calma aí jovem.

Religião é um saco pra se discutir.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Não precisar discutir cara, é só ter uma posição firme, o erro é querer discutir, se alguém ficar falando pra mim de deus eu peço pra provar que existe e paro de discuti, eu sei que ninguém tem argumento pra isso, a pessoa vai ficar falando abobrinha sozinha.

Fora que eu tenho conceito que ser um ser superior não o torna deus, eu sou um ser superior a um mosquito, mesmo assim não sou deus deles ou coisa do tipo.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.351
Reações
14.717
Pontos
1.394
Saudades da época em que histórias com sogras na OS envolviam sexo e peitos grandes.
 

Ilellada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.622
Reações
29.043
Pontos
619
Quando eu falo com minha mãe ela diz que tem pessoas que querem ser Deus e isso tá na bíblia. Logo, estou errado ,mesmo ela não tentando rebater . É uma espécie de escudo .

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
Você acabou de se separar e já se meteu em uma encrenca dessas?
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.471
Pontos
1.039
Não precisar discutir cara, é só ter uma posição firme, o erro é querer discutir, se alguém ficar falando pra mim de deus eu peço pra provar que existe e paro de discuti, eu sei que ninguém tem argumento pra isso, a pessoa vai ficar falando abobrinha sozinha.

Fora que eu tenho conceito que ser um ser superior não o torna deus, eu sou um ser superior a um mosquito, mesmo assim não sou deus deles ou coisa do tipo.
Isso é foda mesmo, sempre que me perguntam e falam sobre isso eu digo que pra mim deus não existe. Aí depois vem a pessoa se explicar, mano, já ouvi cada coisa que hoje em dia nem discuto mais. Esses dias tava no trabalho e um cara já veio com papo de religião, aí já cortei logo, falei que não tenho nenhuma religião e disse que era melhor a gente parar por ali porque não íamos chegar a lugar nenhum.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Eu sigo o pensamento do Nelson Piquet.

Uma vez perguntaram à ele, o seguinte: "A quem você dedica a sua vitória ?"
Ele respondeu: "A mim mesmo, foi eu que ganhei"
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Você não tava pegando a islâmica?

Não tava pegando, apenas falando pelo joguinho :kkk
Nunca mais falei com ela, decidi cortar a história pois tava complicado...

Aqui:

http://forum.outerspace.terra.com.b...uca-bagarai-comigo-postem-seus-causos.422167/

Eu sigo o pensamento do Nelson Piquet.

Uma vez perguntaram à ele, o seguinte: "A quem você dedica a sua vitória ?"
Ele respondeu: "A mim mesmo, foi eu que ganhei"
Piquet mito demais pqp :kkk
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Entrei no tópico me perguntando o que porra seria um "ignóstico", daí vi essa foto e entendi!

GKbsAYP.jpg
 

Freeza

Veterano
Mensagens
282
Reações
582
Pontos
108
Quando começasse essa conversa na mesa eu seria o primeiro a ficar calado,ainda mais tendo uma sogra alienada ops quer dizer ''convertida''. =X
 

Ghost·

Bam-bam-bam
Mensagens
3.159
Reações
10.353
Pontos
303
Engraçada essa salada de denominações que envolve a religião, tendo em vista que Deus, segundo uma grande parte das religiões contemporâneas, é um só.
Ao pensar nisso não deixo de imaginar as barbaridades e loucuras que rolavam nos primórdios da humanidade, quando as divindades tropeçavam uma na outra.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Vou partir mais da filosofia para comentar o que questionou ou expôs sobre deus, pois ao meu ver seria uma forma melhor do que apenas me basear em minha religião.

Um dos conceitos de Platão,discípulo de Sócrates, expõe sobre a dualidade,em um lado temos nossos sentidos, aquilo que fisicamente correspondemos pelo toque, cheiro, tato, gosto, ou seja nosso princípios mais básicos e por outro temos as ideias, o nosso pensamento, em suma o que provêm de nosso raciocínio.

Uma das formas que ele usa para explicar isso é a alegoria da caverna, onde existiriam pessoas que viveram toda sua vida nesse ambiente, logo para elas o que viam, tocavam, cheiravam e sentiam era sua realidade,o seu mundo. Em determinado momento uma dessas pessoas se liberta e conhece o mundo exterior, entende que tudo que conhecia e entendia como a realidade, não correspondia a verdade e com esse conhecimento retorna a caverna para mostrar aos outros. Suas ações são inócuas, primeiro existe a descrença, por base da gozação desses novos valores, logo depois a violência por sentir incomodado que tudo aquilo que se acreditou, não é de fato a realidade, para por fim a ação de extirpar essas ideias, matando o seu interlocutor.

Não sei se ficou ainda mais confuso, mas expus isso para tentar ilustrar melhor, que nem sempre aquilo que vemos e temos em nosso conceito é a realidade e nem o que não sentimos,vimos,cheiramos e experimentamos não existe. Deus pode incluir várias formas e conceitos, o que a sua a família expôs não anula isso e sim acrescenta uma forma de visão de cada um, pois veja, para eles:

"Deus está nas pessoas,é uma divindade, que criou as coisas e a partir daí tudo se desenvolveu, sendo ele o pai de Jesus."

Não vejo como contradições e sim a derivação de cada pensamento e conceito individual, mesmo que nossos sentidos não podemos ter uma prova cabal, ainda assim, temos suas ideias, o que isso representa de uma maneira pessoal e o que traz de valor. Para você é a fé de cada um,o que também é impalpável, já para sua família não, enfim, não acredito que exista certo ou errado na história e sim aquilo que compreendemos através de nosso pensamento.

Bem,talvez tenha ido muito longe para expôr meu ponto, mas se apenas nos limitarmos e ficarmos preso em nosso campo de visão normal e aquilo que tocamos e sentimos, a vida acaba sendo muito limitada e pouco podemos de fato evoluir.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.759
Reações
22.951
Pontos
803
man, não te conheço e nem tenho intimidade pra opinar ou julgar seus atos, mas te aviso uma coisa, tu sogra travou target em ti.
seriaum.
ainda mais em saber que vc está em cima do muro.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.759
Reações
22.951
Pontos
803
Engraçada essa salada de denominações que envolve a religião, tendo em vista que Deus, segundo uma grande parte das religiões contemporâneas, é um só.
Ao pensar nisso não deixo de imaginar as barbaridades e loucuras que rolavam nos primórdios da humanidade, quando as divindades tropeçavam uma na outra.
kra, pra tu ter uma ideia. segunda feira me perguntaram no serviço, "viagem estrelar" que vc acha da situação da religiao???
respondi simplesmente que estamos caminhando pra um evento parecido com o de babel. dai uma senhora quase ficou berserk.
peguei meu copo de café voltei pro meu posto.
 

Ghost·

Bam-bam-bam
Mensagens
3.159
Reações
10.353
Pontos
303
kra, pra tu ter uma ideia. segunda feira me perguntaram no serviço, "viagem estrelar" que vc acha da situação da religiao???
respondi simplesmente que estamos caminhando pra um evento parecido com o de babel. dai uma senhora quase ficou berserk.
peguei meu copo de café voltei pro meu posto.
Nessas horas eu sempre penso o quanto seria útil ter uma daquelas bombas de fumaça ninja...rs
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.933
Reações
6.990
Pontos
1.189
discutir religião só com galera de cabeça bem aberta pra ver o ponto de vista diferente.
a minha então que tem muuuuuuita gente q mal ouviu falar, ou que não tem a menor noção nem por onde passa...

a quantidade de vezes que já ouvi "ah...então vc não acredita em D"us?" é absurda.
mas querer discutir disso na mesa com sogra evangelica (e sem estudo pelo q vc falou) é querer #treta

ps: sou judeu.
 

Kratiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.595
Reações
17.997
Pontos
569
que sem graça devia ter dito que é Satanista só pra ver a velha soltando fogo de furia pelos olhos.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.998
Reações
21.739
Pontos
999
Eu também não tenho mais paciência para discutir religião com pessoas de cabeça fechada, tipos esses crentes e católicos da ''velha guarda''. Todas as respostas eles falam quem tem na bíblia, e o que eles não conseguem explicar falam que é ''mistério divino'' e só cabe a Deus saber. Nem perco mais meu tempo.

Outro ponto foda de ter que concordar com eles apenas para não prolongar a discussão, é que então eles veem a brecha para começarem a fazer os convites para ir nos cultos, missas, sessões de descarrego, fogueiras santas, terças da riqueza, quartas da saúde, quintas da família, sexta da riqueza, sábado da prosperidade, domingo da riqueza, segunda das finanças etc etc etc.
 
Topo Fundo