O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minhas considerações sobre o Dual Shock 4 no PC

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Então, uns meses atrás resolvi finalmente comprar um controle que poderia usar sem fio, visto que tinha o do X360 com fio, já velho e encardido, e um do One, da primeira versão, aquele que tem os botões laterais muito duros e precisa apertar eles "pela beirada" (porra microsoft, vai se fudê)

Enfim, a primeira versão do controle do One não funcionava com bluetooth e precisava de um acessório caro para funcionar sem fio (porra microsoft, vai se fudê x2). Então usava ele com fio mesmo.

Também não agradei muito do fato desse controle fazer clicks no direcional, o que era bem irritante em especial em jogos mais antigos onde se usa muito o D-PAD (porra microsoft, vai se fudê x3)

e no geral não consegui enxergar ele como um upgrade em relação ao do X360. O do x360 tinha um DPAD horroroso, mas tirando isso, o do One (primeira versão) era basicamente a mesma coisa que ele. A maioria desses problemas foram resolvidos na versão do controle que veio no X. Funcionando com Bluetooth agora, botões laterais mais macios, e não sei se resolveram o problema dos clicks no DPAD.

Mas eu que não ia comprar outro controle do Xbox. Então resolvei comprar o DS4 mesmo.

Usando o programa DS4Windows, que é bem pequeno e prático e simples de configurar, o seu DS4 é enxergado pelo sistema como se fosse um controle do X360, deixando ele 100% compatível com qualquer jogo. O Touch pad dele é enxergado como um mouse, podendo também ser usado para controlar a câmera em jogos, o que obviamente não é lá muito prático, mas o mais interessante é usar ele como mouse mesmo para navegar nos menus, mapas, e até mesmo como um controle "remoto" ao assistir um filme.

Outro ponto positivo é o fato do DS4widows enxergar o giroscópio do controle, permitindo usar esse recurso nos emuladores CEMU e RPCS3 (na verdade no RPCS3 você nem precisa do DS4windows para isso, já é reconhecido por default).

Os DPADs da Sony sempre foram os melhores, mas tive a impressão que deram um jeito de melhorar mais na versão do PS4. Muito preciso, completamente confortável e silencioso. O controle não requer comprar bateria separada, já que ele usa bateria interna recarregável. E o LED frontal dele pode ser programado no DS4windows para informar o nível da bateria. No meu caso: Azul : 100%, vermelho: bateria baixa. Mistura de azul e vermelho (roxo): bateria no médio.

Quantos aos gatilhos e botões frontais, não tem muito o que dizer, eles são macios e funcionam como deveriam, assim como no do Xbox. Também achei o DS4 mais bonito que o controle do Xbox.

Então, enfim, recomendo a compra como o controle "oficial" do PC, apesar de não ser de fato. Graças ao DS4windows, você não vai ter qualquer problema de compatibilidade. E qualquer bluetooth USB genérico é suficiente para conectar. Não requer compra de baterias ou carregadores separados. Uma vez configurado, é só apertar o botão PS para iniciar. Os recursos e qualidade de construção e materiais do controle me pareceram superiores ao do Xbox, mas falo da primeira versão dele. Como disse, as versões que vieram depois resolveram várias dessas mancadas.


FUI
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Já usei, o único contratempo a meu ver é a interface dos botões na tela, os jogos vão demonstrar botões do controle de Xbox 360.

Enviado de meu C2104 usando o Tapatalk
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.729
Reações
6.901
Pontos
734
DS4 é muito bom mesmo, tenho um do 360 (sem uso faz um tempo porque quebrou o fio do adaptador wireless), um steam controller, um XOne segunda versao e um DS4.
Minha opiniao no assunto:
Steam: é um controle excelente pra jogos que nao necessitem ação rapida (jrpgs de turno) e controlar o pc. Para FPS nao consegui me adaptar muito bem.

XOne P2: pra mim é o melhor controle no geral, acho a construcao dele melhor que o DS4, e usa pilhas, tambem acho mais confortavel que o DS4

DS4: É o meu controle do Notebook que levo na mochila, prático por nao precisar de adaptador, e apesar de em casa preferir pilhas, por durarem bem mais e ter um monte de pilha recarregavel, pra viajar ou levar na mochila acho meio inviavel sair com um monte de pilha ou com carregador... Mas a duração é muito diferente, o do XOne e o Steam eu troco de pilha tão pouco que não faço ideia do tanto que duram, mas é coisa de muito tempo mesmo, usando pouco chega a durar alguns meses. Ja o DS4 aguenta umas 6 horas de jogo e ja tenho que ligar o cabo...

Já usei, o único contratempo a meu ver é a interface dos botões na tela, os jogos vão demonstrar botões do controle de Xbox 360.

Enviado de meu C2104 usando o Tapatalk
Alguns poucos tem a opção de mudar isso. Ultimo jogo que joguei foram Cold Steel I e II que tinham em ambos, The Witcher tambem tinha... A tendencia com o suporte oficial da Steam, é que mais jogos venham apresentando isso, afinal é bem simples de se fazer
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.617
Pontos
753
Quase todo jogo que eu pego ultimamente já muda o layout pro controle do ps4, mt bom
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Vcs estão se referindo aos jogos mais recentes, uma kralhada não tem esse design. Pra mim não vale. O meu de Ps4 no começo até que funcionava bem mas não deu nem um tempo começou um delay miserável no X. A borracha se rasgou e tive problemas de sensibilidade nos gatilhos se for os da primeira leva passa longe. Agora tô por fora de lotes atuais, se melhorou a performance não sei.
Quase todo jogo que eu pego ultimamente já muda o layout pro controle do ps4, mt bom

Enviado de meu C2104 usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.397
Reações
42.205
Pontos
1.074
Dual shock 4 tem bateria que dura 2 horas e o analógico esquerdo no lugar errado. Ou seja, uma porcaria

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 


Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Comprei um também (R$ 98, obrigado Saraiva) e tô gostando. O fato de mostrar botões do Xbox na tela não me incomoda em nada, afinal a posição dos botões é igual mesmo e todo mundo sabe aonde ficam ABXY. Pra quem não tá acostumado é só a questão de acostumar com o RB/LB e RT/LT...
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Uso controle de Xbox 360 pra jogar no PC. É realmente muito frustrante pra games de luta, dá vontade de enfiar o controle no cu do vagabundo que fez essa m**** de DPAD. Cansei de perder lutas em SFV por causa dessa b*sta desse controle.

E eu ainda tenho que manter comigo um outro controle USB generico pra jogar meus emuladores, visto que o controle do 360 é horroroso pra isso. Sem contar que as pilhas estão durando em média 1 mês e 16 dias comigo, e eu ainda uso mouse e teclado sem fio, que requerem mais pilhas tbm, tomá no cu essa b*sta.

Se eu tivesse um DualShock acabaria todos os meus problemas, no entanto tem esse negocio de ficar instalando programa, configurando, e isso é um saco. Fora o preço do DualShock que é exorbitante. Sem chance.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
Dual shock 4 tem bateria que dura 2 horas e o analógico esquerdo no lugar errado. Ou seja, uma porcaria

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Calma, então o dualshock que é simetrico tem o analogico no lugar errado mas os controles que invertem o Dpad com o analogico é que estão certos? Exatamente qual logica você usa para dizer isso? Fora que só dura 2 horas ai. Aqui, jogando infamous por exemplo no próprio PS4, dura umas 4~5 horas usando basicamente varias funções do DS4. Se você desativar o led então ainda dura um pouco mais.

Na real, larguei controle de outras marcas assim que peguei um DS4. Eu acho que o DS4 windows oferece uma gama de possibilidades com ele que não existem no controle de Xbox. Emulação é uma delas. Usar o DS4 em jogos de Wii/WiiU. Usar o próprio controle de movimento do mouse pelo giroscopio como ajuste fino em jogos de tiro. Atalhos no touchpad...

Só recomendo que quem for usar, tente comprar o adaptador oficial da Sony tambem pra conseguir ouvir o audio do PC pela saida de audio do controle. No mais, acabou a bateria? Espeta um cabo e pronto. Quando carregar tira. O fato da bateria durar menos não chega nem perto de ofuscar as vantagens na minha opinião. Só queria que desse pra usar o speaker dele no PC.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Comprei um também (R$ 98, obrigado Saraiva) e tô gostando. O fato de mostrar botões do Xbox na tela não me incomoda em nada, afinal a posição dos botões é igual mesmo e todo mundo sabe aonde ficam ABXY. Pra quem não tá acostumado é só a questão de acostumar com o RB/LB e RT/LT...

98?

Imagino que seja aquele não original, com os botões frontais meio diferentes?
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Calma, então o dualshock que é simetrico tem o analogico no lugar errado mas os controles que invertem o Dpad com o analogico é que estão certos? Exatamente qual logica você usa para dizer isso?
A lógica é que a maioria dos jogos atuais usam o analógico muito mais do que como D-Pad. Colocando ele na posição do D-Pad é mais confortável pro dedão do que lá embaixo.

Só recomendo que quem for usar, tente comprar o adaptador oficial da Sony tambem pra conseguir ouvir o audio do PC pela saida de audio do controle.
O meu quando ligado com cabo no windows já funciona o áudio do controle (o que acho uma m****, já que nas primeiras vezes ficava mudo o meu fone conectado no PC e eu não sabia por quê.).
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
98?

Imagino que seja aquele não original, com os botões frontais meio diferentes?
É original sim, deve ter sido algum bug ou promoção relampago. Era o Vermelho, versão do PS4 Pro.

igual a esse
sony_3001549_ps4_dualshock4_cuh_zct2u_11_1512580896000_1304328.jpg
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
A lógica é que a maioria dos jogos atuais usam o analógico muito mais do que como D-Pad. Colocando ele na posição do D-Pad é mais confortável pro dedão do que lá embaixo.


O meu quando ligado com cabo no windows já funciona o áudio do controle (o que acho uma m****, já que nas primeiras vezes ficava mudo o meu fone conectado no PC e eu não sabia por quê.).

Eu realmente acho que isso é relativo. Não é logica. Eu pessoalmente sinto dores no dedo quando jogo no Xbox e isso não acontece no controle pro do WiiU ou no DS4. Da mesma forma que conheço varias pessoas que preferem o analogico invertido, conheço varias que preferem ele simetricamente. Preferencia não é logica. Não to defendendo que o simetrico tá certo. Só que é errado falar que está no lugar errado. Só não está onde você prefere

Seu DS4 é o que tem o led na frente? Se for, o WIndows reconhece ele automaticamente como uma fonte de áudio. O antigo não é reconhecido dessa forma. Se não me engano, da ultima vez que testei, se não for pelo cabo e for pelo bluetooth normal ele também não sai áudio não. Poderia testar ai pra gente?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
O DS4 na minha opinião é o melhor controle já feito, a evolução definitiva do layout criado pela Nintendo para o SNES, Tem seus defeitos, como a bateria minúscula, mas nada é perfeito.

Muita gente reclama que o anaĺógico esquerdo deveria estar no lugar do D-Pad, mas na minha opinião isso permite o controle ser mais versátil, sendo bom para todos os tipos de jogos, controles como o do Xbox terríveis para jogos 2D. Na verdade não vejo nenhum prejuízo em jogos 3D com os analógicos do DS4, o inverso não é verdadeiro porque a área inferior é muito menor, então o D-Pad tem que ser diminuído.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
O ds4windows vira problema quando começa a conectar vários ds4 e vai jogar certos não tão main-stream.
Tenho cacetada de jogos que várias vezes desconfigura do nada ou da conflito e não reconhece quando se tem vários ds4 juntos(ultimate chiken horse, prummel party, vagante, freaky awesome, etc) e misturado com outros controles(xone, x360, logitech, etc)

Outro ponto pra trás pra mim é durabilidade, é legal comparar ambos agora, questão é olhar seu controle daqui a vários anos(4-5-6 anos) o analógico, capa saindo, botão emperrando, r2 afundado.
Dualshock nenhum nunca foi exemplo de durabilidade boa e a bateria fixa então reduz vertiginosamente a durabilidade dele.


Pra quem procura um com bom dpad e com xinput eu recomendo o sf30 do 8bitdo
8bitdo-sf30-pro-controle-bluetooth-nintendo-switch-sf30-D_NQ_NP_664957-MLB27306615108_052018-F.jpg


De toda a bagaceira de controles que testei nessas reunioes ele foi o mais top que colega trouxe em relação ao dpad. Sério faz qualquer outro d-pad parece algo enferrujado(dualshock, x360, xone, f310,etc)
Além de ser muito leve e com isso usar qualquer cabo não atrapalha em nada, além de ter bluetooth.

O f310 da logitech também é bom, porém só vem com fio(pra quem tiver frescura com isso)
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
A lógica é que a maioria dos jogos atuais usam o analógico muito mais do que como D-Pad. Colocando ele na posição do D-Pad é mais confortável pro dedão do que lá embaixo.


O meu quando ligado com cabo no windows já funciona o áudio do controle (o que acho uma m****, já que nas primeiras vezes ficava mudo o meu fone conectado no PC e eu não sabia por quê.).

eh, isso não é lógico não.

Na maioria dos jogos modernos usamos o analogico direito tão intensamente quanto o esquerdo.

As pessoas não reclamam da posição do direito. Que precisa ser alcançado com o polegar do mesmo jeito. E controle de câmera em jogos de tiro requer precisão até maior do que o controle de movimento.


Mas aí vão lá reclamar da posição do esquerdo. Vai entender esse povo.
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Eu realmente acho que isso é relativo. Não é logica. Eu pessoalmente sinto dores no dedo quando jogo no Xbox e isso não acontece no controle pro do WiiU ou no DS4. Da mesma forma que conheço varias pessoas que preferem o analogico invertido, conheço varias que preferem ele simetricamente. Preferencia não é logica. Não to defendendo que o simetrico tá certo. Só que é errado falar que está no lugar errado. Só não está onde você prefere

Seu DS4 é o que tem o led na frente? Se for, o WIndows reconhece ele automaticamente como uma fonte de áudio. O antigo não é reconhecido dessa forma. Se não me engano, da ultima vez que testei, se não for pelo cabo e for pelo bluetooth normal ele também não sai áudio não. Poderia testar ai pra gente?
Sim, é questão de preferência, só tava explicando o que ele quis dizer. Eu me acostumo fácil com qualquer um dos dois, já que tive tanto PS1 com Dual Shock quanto Dreamcast, então desde a infância eu já me adaptei.

Eu testaria se conseguisse parear nesse dongle chinês do meu PC com regularidade. :klol

eh, isso não é lógico não.

Na maioria dos jogos modernos usamos o analogico direito tão intensamente quanto o esquerdo.

As pessoas não reclamam da posição do direito. Que precisa ser alcançado com o polegar do mesmo jeito. E controle de câmera em jogos de tiro requer precisão até maior do que o controle de movimento.


Mas aí vão lá reclamar da posição do esquerdo. Vai entender esse povo.
Em consoles eu não sei, mas tirando os souls e jogos de corrida eu uso muito mais os botões do que o analógico direito, já que jogo no PC e FPS/TPS eu jogo normalmente no teclado/mouse.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Uma das minhas melhores experiências com o Dual Shock 4 foi no Street Fighter V, eita controle responsivo, d-pad fica esplêndido, embora eu não achar ruim o joystick do X360, já me acostumei com ambos.Os dois joysticks sempre tiveram prós e contras, fica difícil recomendar um ou outro.Só fico com minha opinião que é gosto pessoal. Joga no PC? Vai de Xbox 360 ou one (esse nunca testei) Tem o Ps4 óbvio jogue com o Ds4. Na minha opinião o Ds4 no PC fica meio diferente do padrão, embora venha recebendo atualização e padronização junto com o Xinput.

Enviado de meu C2104 usando o Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Uma das minhas melhores experiências com o Dual Shock 4 foi no Street Fighter V, eita controle responsivo, d-pad fica esplêndido, embora eu não achar ruim o joystick do X360, já me acostumei com ambos.Os dois joysticks sempre tiveram prós e contras, fica difícil recomendar um ou outro.Só fico com minha opinião que é gosto pessoal. Joga no PC? Vai de Xbox 360 ou one (esse nunca testei) Tem o Ps4 óbvio jogue com o Ds4. Na minha opinião o Ds4 no PC fica meio diferente do padrão, embora venha recebendo atualização e padronização junto com o Xinput.

Enviado de meu C2104 usando o Tapatalk

o DPAD do DS4 é fucking good mesmo.

na verdade gostei do controle como um todo, mas esse DPAD é um dos pontos mais fortes.

E pra quem joga emuladores isso aí pesa muito.

Rodar jogos tipo R-Type com analógico fica uma b*sta.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
Um ponto negativo é a localização desses botões Share e Options.
Eles me incomodavam a principio. Ai configurei eles pra ser o start no lado direito do touch e o select no esquerdo. No fim das contas acabei acostumando com eles. Deixei o touch pra tirar uma screenshot rapida no lado direito ou abrir o photomode da nvidia no lado esquerdo.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Pode ter a qualidade que for, essa posição simétrica dos analógicos não me desce nem fodendo auahauha, não consigo usar isso por muito tempo, fico com a mão doendo.
 

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.441
Reações
5.434
Pontos
994
Uso o meu do PS4 com fio e a steam já reconhece ele automaticamente, nem preciso usar esse ds4windows.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Pra mim é o melhor controle que já tive. É excelente para jogos de luta e pra jogar emuladores dos consoles retrô.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Aqui eu tenho bastante dor de cabeça com ele com incompatibilidade com jogos, principalmente em multiplayer (bug de controlar dois jogadores com um controle só ou nem funcionar). Horas resolvo ativando a opção Hide DS4, horas fechando o programa e ativando o suporte do Steam, varia de jogo pra jogo. Com o do Xbox One S só tive problema em F1 2015. Não sei se sou cagado, mas não recomendo.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
Aqui eu tenho bastante dor de cabeça com ele com incompatibilidade com jogos, principalmente em multiplayer (bug de controlar dois jogadores com um controle só ou nem funcionar). Horas resolvo ativando a opção Hide DS4, horas fechando o programa e ativando o suporte do Steam, varia de jogo pra jogo. Com o do Xbox One S só tive problema em F1 2015. Não sei se sou cagado, mas não recomendo.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
Aqui, eu tenho problemas se uso o dar ao mesmo tempo que o suporte nativo da steam. Ambos criam controles de Xbox diferentes. Então basicamente só uso o ds4windows em emuladores e jogos alternativos. Todo o resto a steam da conta. Vi que reclamaram do pummel party aí em cima. Aqui foi de boas, 3 ds4 ao mesmo tempo, um por cabo e 2 bluetooth, junto de um Multilaser fale de PS2 por cabo.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
aqui o ds4 parou de funcionar no meu outro pc por cabo ou via bluetooth :kgrrnão sei pq depois de um tempo essa m**** sempre buga e para de funcionar aí só formatando o pc pra resolver


na master race principal uso o controle do xone s nunca me deixou na mão já o ds4 cansei de do nada essa m**** parar de funcionar


a única coisa que sinto falta é o direcional do ds4 pra jogar nos emuladores pq o do xone é um lixo quae impossível de jogar
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Aqui é só deixar o Steam aberto que o controle do PS4 já fica no ponto de bala para ser usado em qualquer lugar.
 

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.292
Reações
4.239
Pontos
453
No Windows 7 é um pouco mais complicado conectar o controle, mas funciona. Uso faz dois anos.




Um erro muito comum que cometem é não apertar os botões certos (precisa segurar Share + PS até começar a piscar de forma intermitente, não contínua).

Para quem usa W7, o controle de Xbox One não é uma boa opção, já que a Microsoft deletou todos os drivers... Por que será, né?
 
Ultima Edição:

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.065
Reações
2.851
Pontos
994
Vou testar, da ultima vez que tentei não funcionava no W7 pedia um conector usb 4.0 como só tinha um inferior não rolou
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Usei por muito tempo com o DS4Windows, mas hoje uso com o mapper do steam, alem de funcionar com todos os jogos, posso usar ele em games que não suportam controle. Também uso ele nativamente em games que dão suporte que embora não seja todo game já tem muita coisa boa que aceita. Dos games que eu tenho, os que suportam nativamente o DS4 são:
Rise of Tomb Raider
Shadow of Tomb Raider
Assassins Creed Odyssey
Witcher III
Rocket League
Destiny 2
The Division
Far Cry 5
+ uma cacetada de games indies.

Melhor parte é usar o ds4 para usar o windows mesmo, uso pra ficar navegando na net. Deitado de boa. Vale muito a pena.
 
Topo Fundo