O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Minhas Divagações] Paulo Guedes na GloboNEWS

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
Bom, achei por bem fazer o tópico é compartilhar das minhas ideias.

Tive a oportunidade de assistir a entrevista na íntegra somente agora, e oque eu achei?

O menino joga solto, tava leve, confortável, parecia que tava em casa. Joga fácil, parecia o menino Neymar.

Após essa analogia com o futebol, gostaria de ressaltar alguns pontos:

[1] A imaturidade, ainda, sobressalente, por parte do eleitorado do Bolsonaro. Assistir pelo YouTube e ao ver os comentários me deparo com muita coisa do tipo:

"Humilhou"; "bate mais"; e outras coisas mais, se preocupando em simplesmente agredir/denegrir outra pessoa, ao invés de procurar transmitir reflexão sobre o que foi discutido e debatido durante o programa.

Essa mania de "carnavalizar" tudo é que me preocupa. Pois transmite a imaturidade e ignorância de parte do eleitorado que apoia o Jair. Nada muito dferente dos acéfalos que apoiam a quadrilha vermelha/azul

[2] Pagar por Universidades públicas. Esse foi um dos pontos que mais me chamaram atenção.

Tem gente com recursos de sobra cursando federais/estaduais? Tem. Mas é preciso ter muito cuidado aqui. Fazer uma análise não somente quantitativa, mas qualitativa também. O ponto que ele colocou foi: Quem tiver condições de pagar, vai pagar. Ok, mas em quais critérios isso irá se estabelecer?

Pois existem inúmeras variáveis nisso. De repente uma pessoa pode ter condições de bancar um curso direito, mas não um de medicina. De repente, uma pessoa ganha 15 mil/mês, mas ela é a única Fonte de renda da família constituída por 4 ou 5 pessoas. Entendem?

Se não, poderemos criar uma outra anomalia como é o FIES.

Outra coisa, para isso ser instituído, outras coisas deveriam ser exoneradas. O pobre e/ou negro, hoje tem ProUni, tem cotas, tem o que quiser, se tratando de ensino. E o restante? Que porra de igualdade é essa. Tenho certeza que issk deverá ser revisto.

No mais, quem se fode mais com essa putaria é sempre a classe média. Nem pobre de mais para ser contemplada com essas benesses, nem rica de mais para viver numa bolha.

[3] Privatizações. Ele foi muito claro. Foi honesto. Jogou limpo com o povo, que é o maior interessado. Apresentou números factíveis(alô tiro gomes), mostrou por A + B que privatizações feitas de forma consciente, sensata e ponderada, não é só apenas necessário para a situação do país, como é benéfica e positiva para a sociedade brasileira. Para o próprio trabalhador.

Aquela parte que ele citou o Chile como Suíça da América do Sul no que tange essas aspecto, foi de encher os olhos dgua. 30 anos sem greve trabalhista.

Ai vc pergunta o pq. Pq? Pq é uma ditadura vermelha? Pq é uma regime facista e totalitários? Não. Porque os próprios trabalhadores se tornaram sócios participativos e acionistas da empresa. Ou seja, quando o patrão ganha, trabalhadores ganham tbm. O que é benéfico para a empresa, é positivo para os trabalhadores(Karl Marx dando tela azul agora). Tudo proporcional ao grau de instrução do trabalhador é claro.

[4] Previdência. Pontual e incisivo. Demonstrou ser um homem detentor de caráter, quando disse que é necessário dar exemplo. Que os figurões terão de cortar da própria carne. Ou isso, ou a caixa Preta do BNDES. Quando ameaçou amputar o membro pra conter a gangrena, começou a surgir dinheiro de todo canto. Começou a surgir engajamento por parte daqueles que lá estão. Esaa era uma parte que eu deveria falar mais sobre e merece ser debatida com mais profundidade por aqueles que assistiram a entrevista, contudo, em virtude do horário, não poderei discorrer mais sobre.

É isso.
 

meh

Veterano
Mensagens
200
Reações
852
Pontos
108
De repente, uma pessoa ganha 15 mil/mês, mas ela é a única Fonte de renda da família constituída por 4 ou 5 pessoas. Entendem?
Acho que R$15k para uma família de 4-5 pessoas não é um bom exemplo. Isso é o mesmo que R$3k por pessoa... conheço muita gente que vive com menos e ainda paga curso.
Essa questão também se aplica ao nível técnico onde se ve jovens com alto poder aquisitivo frequentando aula com pouco ou nenhum interesse, meramente para "agradar" aos pais/etc.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Vi a entrevista, as propostas econômicas são boas e necessárias também. Só ficou a incógnita sobre a parte do agronegócio, sobre ele ter questões de autonomia sobre os assuntos da área.

Outra questão é a porra do congresso, até hoje pautas importantes estão paradas por lá por causa daqueles vagabundos. Qualquer um dos candidatos que for eleito vai ter dificuldades de implementar as medidas necessárias e outro fator que agrava vai ser a falta de renovação no congresso e a consequente permanecia dos lobos por lá.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Entrevistar ele e outro nível. Nem esses jornalistas conseguem interromper o cara. Bom, ele falou o que já é sabido dele. Minha preocupação seria se ele conseguiria fazer o que precisa sem o Bolsonaro atrapalhar.
 

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
Apresentou números factíveis(alô tiro gomes), mostrou por A + B que privatizações feitas de forma consciente, sensata e ponderada, não é só apenas necessário para a situação do país, como é benéfica e positiva para a sociedade brasileira. Para o próprio trabalhador.

Tem um artigo ou estudo pra comparar? O máximo que eu achei foi isso. O marco regulatório foi apresentado pra não acontecer, por exemplo, outra greve dos caminhoneiros, ou pelo menos as bases dele? E achei que ele enrolou pra cassete, comparado aos outros economistas que foram lá, e tem o fato que ele confirmou que iria ao programa menos de 24 horas antes.
 


Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Não tem que ter ensino publico de graça para ninguém. Tosco querer cobrar de uns e não de outros, parece que somos fadados a sempre cometer os mesmos erros.

Vejo cara que recebe bolsa, casa, transporte, alimentação tudo da universidade publica (e depois você vê o cara viajando para outros países nas férias) enquanto tem cara que chega cansado na aula porque foi trabalhar e não tem direito a nada disso, teve que pagar do próprio bolso. É importante o aluno pagar até para valorizar e ser mais exigente com o seu curso.

A universidade emprega uma legião de funcionarios públicos(com sua estabilidade, seus beneficios e salário bem acima da média) fazendo serviço que o próprio aluno assistido poderia fazer com extrema facilidade. São instituições absolutamente ineficientes na gestão de recursos.

Se o estado paga a mensalidade do cara, a moradia, a comida, o transporte, o intercambio, etc, como um cara desse vai ser independente? Vai é lacrar o 13 por resto da vida e achar tudo que o estado faz lindo.

Empréstimo facilitado do governo para o aluno se endividar é outro grande erro. Esse tipo de coisa não beneficia ninguém, simplesmente gera a necessidade que todo mundo tenha ensino superior, algo bem improdutivo. Facilitar o credito só faz o preço aumentar e estimula mais cursos de baixa qualidade. Se eu fosse um banco eu emprestaria dinheiro para um cara que faz engenharia com muito mais tranquilidade do que eu emprestaria para um cara que faz filosofia. :ksafado

Básico, médio e técnico de qualidade estaria mais do que suficiente por parte do governo. Para o aluno realmente bom de serviço sempre vai existir uma bolsa disponível, porque a competencia dele será valorizada.

Sobre as privatizações, o erro é que nossa constituição não limita da forma correta o poder e area de atuação do estado que pode ter bancos, mineradoras, petrolíferas, sorveteria, empresa de transporte etc. Tem que privatizar tudo mesmo e mais um pouco, o que não der para privatizar que seja incendiado porque coisa boa não é.
 
Ultima Edição:

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Tem um artigo ou estudo pra comparar? O máximo que eu achei foi isso. O marco regulatório foi apresentado pra não acontecer, por exemplo, outra greve dos caminhoneiros, ou pelo menos as bases dele? E achei que ele enrolou pra cassete, comparado aos outros economistas que foram lá, e tem o fato que ele confirmou que iria ao programa menos de 24 horas antes.
Fui comentar sobre a prolixidade dele nessa entrevista no Twitter e o exército dos apoiadores Bolsonaro veio com um tal de "ele foi didático e é isso que importa", "bateu com força no jornalixo", "estava falando a linguagem que um leigo entende", "só você que achou que ele foi prolixo (com o detalhe que aparentemente ninguém sabia o que é ser prolixo)"... Tá parecendo torcida de time de futebol, como alguém comentou uma vez aqui.

Ele foi claro, apresentou bem, mas repetiu a mesma coisa por várias vezes desnecessariamente, deu viagens enormes para defender o seu ponto e, a cereija do bolo, não deixou que rolasse uma entrevista. Foi praticamente um monólogo do Guedes.
 

Krlos

Habitué da casa
Mensagens
151
Reações
416
Pontos
98
poxa não dava para ter opinado no tópico das eleições? precisou criar um apenas para dar sua opinião?
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
poxa não dava para ter opinado no tópico das eleições? precisou criar um apenas para dar sua opinião?
Por visibilidade, talvez, mas acho que ninguém tava muito afim de discutir as propostas dele.

De qualquer forma, alguém criou um tópico sobre essas entrevistas mas também não vingou.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.438
Pontos
1.539
Bom, achei por bem fazer o tópico é compartilhar das minhas ideias.

Tive a oportunidade de assistir a entrevista na íntegra somente agora, e oque eu achei?

O menino joga solto, tava leve, confortável, parecia que tava em casa. Joga fácil, parecia o menino Neymar.

Após essa analogia com o futebol, gostaria de ressaltar alguns pontos:

[1] A imaturidade, ainda, sobressalente, por parte do eleitorado do Bolsonaro. Assistir pelo YouTube e ao ver os comentários me deparo com muita coisa do tipo:

"Humilhou"; "bate mais"; e outras coisas mais, se preocupando em simplesmente agredir/denegrir outra pessoa, ao invés de procurar transmitir reflexão sobre o que foi discutido e debatido durante o programa.

Essa mania de "carnavalizar" tudo é que me preocupa. Pois transmite a imaturidade e ignorância de parte do eleitorado que apoia o Jair. Nada muito dferente dos acéfalos que apoiam a quadrilha vermelha/azul

[2] Pagar por Universidades públicas. Esse foi um dos pontos que mais me chamaram atenção.

Tem gente com recursos de sobra cursando federais/estaduais? Tem. Mas é preciso ter muito cuidado aqui. Fazer uma análise não somente quantitativa, mas qualitativa também. O ponto que ele colocou foi: Quem tiver condições de pagar, vai pagar. Ok, mas em quais critérios isso irá se estabelecer?

Pois existem inúmeras variáveis nisso. De repente uma pessoa pode ter condições de bancar um curso direito, mas não um de medicina. De repente, uma pessoa ganha 15 mil/mês, mas ela é a única Fonte de renda da família constituída por 4 ou 5 pessoas. Entendem?

Se não, poderemos criar uma outra anomalia como é o FIES.

Outra coisa, para isso ser instituído, outras coisas deveriam ser exoneradas. O pobre e/ou negro, hoje tem ProUni, tem cotas, tem o que quiser, se tratando de ensino. E o restante? Que porra de igualdade é essa. Tenho certeza que issk deverá ser revisto.

No mais, quem se fode mais com essa putaria é sempre a classe média. Nem pobre de mais para ser contemplada com essas benesses, nem rica de mais para viver numa bolha.

[3] Privatizações. Ele foi muito claro. Foi honesto. Jogou limpo com o povo, que é o maior interessado. Apresentou números factíveis(alô tiro gomes), mostrou por A + B que privatizações feitas de forma consciente, sensata e ponderada, não é só apenas necessário para a situação do país, como é benéfica e positiva para a sociedade brasileira. Para o próprio trabalhador.

Aquela parte que ele citou o Chile como Suíça da América do Sul no que tange essas aspecto, foi de encher os olhos dgua. 30 anos sem greve trabalhista.

Ai vc pergunta o pq. Pq? Pq é uma ditadura vermelha? Pq é uma regime facista e totalitários? Não. Porque os próprios trabalhadores se tornaram sócios participativos e acionistas da empresa. Ou seja, quando o patrão ganha, trabalhadores ganham tbm. O que é benéfico para a empresa, é positivo para os trabalhadores(Karl Marx dando tela azul agora). Tudo proporcional ao grau de instrução do trabalhador é claro.

[4] Previdência. Pontual e incisivo. Demonstrou ser um homem detentor de caráter, quando disse que é necessário dar exemplo. Que os figurões terão de cortar da própria carne. Ou isso, ou a caixa Preta do BNDES. Quando ameaçou amputar o membro pra conter a gangrena, começou a surgir dinheiro de todo canto. Começou a surgir engajamento por parte daqueles que lá estão. Esaa era uma parte que eu deveria falar mais sobre e merece ser debatida com mais profundidade por aqueles que assistiram a entrevista, contudo, em virtude do horário, não poderei discorrer mais sobre.

É isso.

Eu ja ia lhe criticar pelo ponto 1, mas segui lendo e vi que disse que acontece em ambos os lados, de fato isso é triste, vira um circo o negocio, não precisa nem ser da politica, voce ve alguns youtubers que falam sobre politica como o Nando Moura por exemplo, você vai ler os comentarios e é um show de horrores...

o ponto numero 2, também tem que se ver isso com muita cautela, primeiro a questão de bancar o curso, é comum mesmo ter gente com grana em universidades publicas, mas a nossa constituição diz que deve haver uma isonomia, muito embora eu acho que realmente algumas pessoas poderiam pagar, nós temos garantias constitucionais(que não são cumpridas, vide as cotas) que todos serão iguais, mas esse é um assunto realmente complexo que acho que mereceria muita discução, seria muita coisa pra falar e pra ouvir e chegar num resultado.

o numero 3 também acho que seja um tema complexo, primeiro porque quando se fala em privatização tem que se levar em conta que existem muitas estatais e que elas são muito diferentes, por exemplo tem a Petrobras que atualmente está dando muito lucro e tem a EBC que sempre deu apenas prejuizo, ainda que alguém possa alegar que a EBC cumpre uma função social, ela tem uma visibilidade nula, ninguem assiste a emissora, então ela não cumpre função nenhuma, ja a Petrobras, ela gera empregos que tem boa remuneração, ela gera dividendos que vão para o tesouro, ela patrocina o esporte e a cultura, mesmo essa questão do patrocinio tem que ser visto com muita cautela pois temos a lei rouanet que é usada de maneira politica, mas o patrocinio a atletas do atletismo por exemplo é algo muito positivo, mesmo os bancos Caixa e BB que são lucrativos e são estatais eu acho importante para o governo, tem um caso que sempre cito que é a Copel, empresa estatal de energia eletrica do Parana que oferece um serviço de 1, além de oferecer um dos melhores serviços de internet do Brasil, então essa questão de estatais é complexo e deve ser visto com muita cautela mesmo.

ponto 4, eu acho que é isso que todo trabalhador que trabalha em regime da CLT espera, é cortar na propria carne, é que primeiro se faça uma reforma com esse pessoal ai que ganha aposentadoria de 30 conto, agora o cara que trabalha pra ganhar um salario minimo ve la a proposta dos caras dele ter que trabalhar mais e talvez ganhar menos ate, o cara fica puto da vida, e infelizmente no brasa o exemplo nunca vem de cima.
 

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
Acho que R$15k para uma família de 4-5 pessoas não é um bom exemplo [...]

Como eu falei, cada caso é um caso. Vamos utilizar o exemplo que foi dado. Uma renda per capita de 3k, certo? Vamos pegar os valores dos cursos de medicina atualmente, dá uma média de quanto a mensalidade? Tem cursos que começam em 3k e outros que passam dos 12k. Boa parte fica ali entre 5k ~ 7k. Vamos colocar 6k. Ok? Vc acha que uma família com renda per capita de 3k, consegue bancar um cursos para um filho, que custa 6k a mensalidade? Absolutamente não. Nem que para isso tivesse que comprometer e sacrificar todo o resto da família. É inviável. Entende? Por isso eu digo, tem que ser feito algo com muito estudo e critério, analisando cada caso individualmente.

Vi a entrevista, as propostas econômicas são boas e necessárias também. Só ficou a incógnita sobre a parte do agronegócio[...]

A questão dos subsídios, né? Fiquei analisando aqui. Como foi dito por todos na mesa, o agronegócio é uma parte VITAL na economia do Brasil. É complicado vc querer fazer reformar profundas nesse sentido sem causar efeitos colaterais sérios. O que eu acho? O desmame deve ser feito de forma lenta e gradual. Viabilizando condições para os grandes poderem se adaptar e redirecionando os subsídios, em menor escala, para o pequeno produtor.

Tem um artigo ou estudo pra comparar? [...] E achei que ele enrolou pra cassete¹*, comparado aos outros economistas que foram lá [...]

Tenho não. O que foi mencionando foram estudos técnicos, feito por grupos independentes. Muito desses dados possuem acesso limitado, só quem tá lá dentro, que convive no meio ou que estuda o assunto possui canais. De todo modo, foi uma projeção. Projeção essa, plausível. Tanto que não houve objeção por parte dos entrevistadores.

Para todo efeito, sinta-se à vontade de trazer suas fontes que corroborem a tese ou que refute a mesma. Sinceramente? Não é o escopo aqui, ficar argumentando/contra argumentando, com tratados de economia, conjecturando com teses de doutorado ou algo do tipo. Foi exposto um ideia por uma pessoa e vc concorda ou não, apresentando seu ponto de vista. Ponto.

Mais uma vez, sinta-se à vontade para trazer algo, ou não.

Não tem que ter ensino publico de graça para ninguém. [...]

Aqui, nós criamos um ponto de divergência. Uma das poucas coisas para as quais nós pagamos impostos e temos algum retorno de fato, é justamente as IES. Veja bem, eu pago imposto e não uso o SUS. Espero nunca precisar, sinceramente. Eu pago imposto e não utilizo, nem nunca utilizei, o ensino público para ensino fundamental/médio. Eu pago imposto e não me sinto seguro para andar em quaisquer lugares pela noite/madrugada, portando objetos básicos como um celular ou algum outro item de maior valor, sem pensar que posso ser assaltado ou morto por um simples bem material(isso é nojento cara, coisa de mundos como a Somália). Ou seja, não possuo retorno satisfatório em segurança pública. A única coisa que desfruto de modo satisfatório é uma IES, ai a pessoa vem e quer tributar tributo em cima de tributo(estarei pagando 2x) para usar ela? É de cair o CU da bunda...

Como disse, para isso ser implementado, deveria haver um estudo muito bem feito, para não foder quem já é "fudido" diariamente. Muitas coisas deveriam ser revistas(ProUni, Cotas etc).

Fui comentar sobre a prolixidade dele nessa entrevista*² [...]

poxa não dava para ter opinado no tópico das eleições? precisou criar um apenas para dar sua opinião?

Dava não, oh. Que eu saiba, o fórum permite a livre manifestação de desejo de se criar um tópico para debater um assunto/tema em específico. Assim o fiz. É um assunto bem específico e trouxe argumentos, fatos, que julguei pertinente a serem debatidos aqui. Não gostou? Crie um tópico manifestando sua insatisfação, você pode também rsrs. Ou se acha melhor, clica ali no botãozinho de reportar, alegando conteúdo duplicado. Se o modera achar tangível ele tranca o tópico, do contrário, continua aberto e livre para você, eu, modera e qualquer outro postar. Próximo.

=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=

Sobre os asteriscos:

O que vcs chamam de enrolação/prolixidade, eu chamo de: Contextualização e desenvolvimento de raciocínio. Não é nenhuma prova objetiva, em que existe uma assertiva e o candidato deve responder A,B ou C. É uma dissertação. O que parece incomodar boa parte das pessoas(principalmente da nova geração), é a dificuldade em acompanhar um raciocínio bem elaborado, que demanda capacidade interpretativa sem se perder pelo caminho. Isso acaba irritando estes.

Imagina o quão estranho seria o entrevistador perguntar: "Candidato, sobre as privatizações, o sr é contra ou não?"

- Candidato: "Contra!". Assim, sem mais nem menos. kkkk. Seria tosco. Enfim, segue o bonde.
 
Ultima Edição:

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Como eu falei, cada caso é um caso. Vamos utilizar o exemplo que foi dado. Uma renda per capita de 3k, certo? Vamos pegar os valores dos cursos de medicina atualmente, dá uma média de quanto a mensalidade? Tem cursos que começam em 3k e outros que passam dos 12k. Boa parte fica ali entre 5k ~ 7k. Vamos colocar 6k. Ok? Vc acha que uma família com renda per capita de 3k, consegue bancar um cursos para um filho, que custa 6k a mensalidade? Absolutamente não. Nem que para isso tivesse que comprometer e sacrificar todo o resto da família. É inviável. Entende? Por isso eu digo, tem que ser feito algo com muito estudo e critério, analisando cada caso individualmente.



A questão dos subsídios, né? Fiquei analisando aqui. Como foi dito por todos na mesa, o agronegócio é uma parte VITAL na economia do Brasil. É complicado vc querer fazer reformar profundas nesse sentido sem causar efeitos colaterais sérios. O que eu acho? O desmame deve ser feito de forma lenta e gradual. Viabilizando condições para os grandes poderem se adaptar e redirecionando os subsídios, em menor escala, para o pequeno produtor.



Tenho não. O que foi mencionando foram estudos técnicos, feito por grupos independentes. Muito desses dados possuem acesso limitado, só quem tá lá dentro, que convive no meio ou que estuda o assunto possui canais. De todo modo, foi uma projeção. Projeção essa, plausível. Tanto que não houve objeção por parte dos entrevistadores.

Para todo efeito, sinta-se à vontade de trazer suas fontes que corroborem a tese ou que refute a mesma. Sinceramente? Não é o escopo aqui, ficar argumentando/contra argumentando, com tratados de economia, conjecturando com teses de doutorado ou algo do tipo. Foi exposto um ideia por uma pessoa e vc concorda ou não, apresentando seu ponto de vista. Ponto.

Mais uma vez, sinta-se à vontade para trazer algo, ou não.



Aqui, nós criamos um ponto de divergência. Uma das poucas coisas para as quais nós pagamos impostos e temos algum retorno de fato, é justamente as IES. Veja bem, eu pago imposto e não uso o SUS. Espero nunca precisar, sinceramente. Eu pago imposto e não utilizo, nem nunca utilizei, o ensino público para ensino fundamental/médio. Eu pago imposto e não me sinto seguro para andar em quaisquer lugares pela noite/madrugada, portando objetos básicos como um celular ou algum outro item de maior valor, sem pensar que posso ser assaltado ou morto por um simples bem material(isso é nojento cara, coisa de mundos como a Somália). Ou seja, não possuo retorno satisfatório em segurança pública. A única coisa que desfruto de modo satisfatório é uma IES, ai a pessoa vem e quer tributar tributo em cima de tributo(estarei pagando 2x) para usar ela? É de cair o CU da bunda...

Como disse, para isso ser implementado, deveria haver um estudo muito bem feito, para não foder quem já é "fudido" diariamente. Muitas coisas deveriam ser revistas(ProUni, Cotas etc).





Dava não, oh. Que eu saiba, o fórum permite a livre manifestação de desejo de se criar um tópico para debater um assunto/tema em específico. Assim o fiz. É um assunto bem específico e trouxe argumentos, fatos, que julguei pertinente a serem debatidos aqui. Não gostou? Crie um tópico manifestando sua insatisfação, você pode também rsrs. Ou se acha melhor, clica ali no botãozinho de reportar, alegando conteúdo duplicado. Se o modera achar tangível ele tranca o tópico, do contrário, continua aberto e livre para você, eu, modera e qualquer outro postar. Próximo.

=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=

Sobre os asteriscos:

O que vcs chamam de enrolação/prolixidade, eu chamo de: Contextualização e desenvolvimento de raciocínio. Não é nenhuma prova objetiva, em que existe uma assertiva e o candidato deve responder A,B ou C. É uma dissertação. O que parece incomodar boa parte das pessoas(principalmente da nova geração), é a dificuldade em acompanhar um raciocínio bem elaborado, que demanda capacidade interpretativa sem se perder pelo caminho. Isso acaba irritando estes.

Imagina o quão estranho seria o entrevistador perguntar: "Candidato, sobre as privatizações, o sr é contra ou não?"

- Candidato: "Contra!". Assim, sem mais nem menos. kkkk. Seria tosco. Enfim, segue o bonde.
Também não exagere. Uma coisa é responder de maneira clara e objetiva, outra é ficar dando voltas e voltas até chegar no ponto que interessa.

Aliás, em momentos que poderia ter aprofundado a discussão ele não fez. A exemplo, quando falou sobre a renda mínima e quando teve a oportunidade de falar sobre o agronegócio, que foi bem superficial dada a importânciado setor.
 
Ultima Edição:

meh

Veterano
Mensagens
200
Reações
852
Pontos
108
Vamos utilizar o exemplo que foi dado. Uma renda per capita de 3k, certo? Vamos pegar os valores dos cursos de medicina atualmente, dá uma média de quanto a mensalidade? Tem cursos que começam em 3k e outros que passam dos 12k. Boa parte fica ali entre 5k ~ 7k. Vamos colocar 6k. Ok? Vc acha que uma família com renda per capita de 3k, consegue bancar um cursos para um filho, que custa 6k a mensalidade? Absolutamente não.
Mas o ponto não é "quem TEM condições pagar"?
Se a renda é R$3k e o curso é R$6k, é mais do que óbvio que não se enquadra (e portanto não iria pagar).
A questão é que nem todos cursam medicina, pelo contrário, as vezes é um curso de baixo custo mas o aluno não paga e vai de carro zero e celular mais caro que a renda do cidadão dos R$3k.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564
Minha impressão é que o amiguinho não leu a notícia. E outro fato : a CODELCO existe como estatal antes do pinochet dar o golpe no Chile...

Ou eu li a notícia mas vc falhou em ler, ou entender, uma simples frase minha.
 

michael.cls

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.447
Reações
5.860
Pontos
1.194
Minha impressão é que o amiguinho não leu a notícia. E outro fato : a CODELCO existe como estatal antes do pinochet dar o golpe no Chile...
?
o amigo está certo! elabore ai esse seu raciocínio de que a empresa que diz "não ter um centavo" e tem divida de 14 bilhões de dólares, segundo a própria noticia que você postou, é bem gerida. juro que não saquei.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.541
Pontos
1.712
[1] A imaturidade, ainda, sobressalente, por parte do eleitorado do Bolsonaro. Assistir pelo YouTube e ao ver os comentários me deparo com muita coisa do tipo:
[2] Pagar por Universidades públicas. Esse foi um dos pontos que mais me chamaram atenção.
[3] Privatizações. Ele foi muito claro. Foi honesto. Jogou limpo com o povo, que é o maior interessado. Apresentou números factíveis(alô tiro gomes), mostrou por A + B que privatizações feitas de forma consciente, sensata e ponderada, não é só apenas necessário para a situação do país, como é benéfica e positiva para a sociedade brasileira. Para o próprio trabalhador.
[4] Previdência. Pontual e incisivo. Demonstrou ser um homem detentor de caráter, quando disse que é necessário dar exemplo. Que os figurões terão de cortar da própria carne. Ou isso, ou a caixa Preta do BNDES. Quando ameaçou amputar o membro pra conter a gangrena, começou a surgir dinheiro de todo canto. Começou a surgir engajamento por parte daqueles que lá estão. Esaa era uma parte que eu deveria falar mais sobre e merece ser debatida com mais profundidade por aqueles que assistiram a entrevista, contudo, em virtude do horário, não poderei discorrer mais sobre.
[1] Todos os lados tem essas pessoas. A questão é: o lado dele tem pessoas vendo um ótimo discurso. O outro lado possui pessoas ignorantes que leem discurso de "é gorpi" "é os estadus unidus levando nossa amazonia". Onde você acha que é possível agregar mais conhecimento?
[2] Quem tem condição. Por exemplo: pais médicos. Podemos usar o exemplo do Boulos, que fez USP, com pais docentes na própria USP. Você não acha que ele teria condições?
[3] Achei interessante que ele levantou o ponto que os economistas pró-mídia não gostam de levantar: mercado. "Ah, mas o valor dessas empresas não bate trilhões" e ele explicou que com uma política transparente, mais libertária, vai estimular o mercado, trazendo credibilidade à política economica aplicada e explodindo o valor das estatais.
[4] Passou da hora de ajustar essa porra. Eu gosto? Não. Vou morrer sem receber com a vida que levo? Com certeza. Mas não adianta, infelizmente precisa ser revisto.
 

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
?
o amigo está certo! elabore ai esse seu raciocínio de que a empresa que diz "não ter um centavo" e tem divida de 14 bilhões de dólares, segundo a própria noticia que você postou, é bem gerida. juro que não saquei.

Não fala sobre problema de gerência, fala sobre a dívida, o que pode ter sido causado por ingerência, mas não é dito na matéria. Ok, o governo do Chile, segundo o economista, restringiu o investimento, mas teve também , queda no preço do cobre e queda na demanda . Aí tive a impressão que o amiguinho só leu o título, concluiu que foi problema de ingerência e fez o comentário...
 

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
a pergunta é: E se o Paulo Guedes morrer?
Aí o Bolsonaro não vai precisar negociar com o Maduro a implementação da moeda comum(peso-real) proposta por ele... :coolface

Bônus:

Artigos do Guedes na revista Época:


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI4215-15230,00-NOSSA+ECONOMIA+PAULO+GUEDES.html

E tem isso aqui também:

Colunas - NOTÍCIAS - Por que precisamos de outros Eikes
0,,14724706,00.jpg

O brasileiro Eike Batista, com uma fortuna calculada em US$ 27 bilhões, acaba de ser incluído entre os novos heróis do capitalismo global, ao lado de figuras mais conhecidas, como o inovador Bill Gates, americano que criou a Microsoft (cuja fortuna é de US$ 53 bilhões) e o surpreendente Carlos Slim, mexicano dono de um império de telecomunicações (e de US$ 53,5 bilhões). A lista dá pistas importantes sobre o que sobra e o que falta na economia mundial.

O mundo tem hoje excesso de mão de obra, com a entrada de bilhões de eurasianos no mercado de trabalho global. Sobra também tecnologia, com os setores empresariais ainda digerindo a recente onda de inovações e particularmente a convergência de mídia, telecomunicações e internet. E há dinheiro barato no mundo inteiro. O que falta são empreendedores, fator essencial para o sucesso nos negócios.

No momento em que boa parte do dinheiro no mundo elege o Brasil como prioridade para seus investimentos, e quando nossa poupança interna se desloca de forma benigna para o mercado de ações, a fulminante ascensão de Eike Batista é um prêmio a seu empreendedorismo.

Estão em alta os preços das ações listadas nas Bolsas de todo o mundo. Os governos mantêm suas políticas de aquecimento da demanda. O esforço sincronizado na tentativa de evitar uma Grande Depressão garantiu a recuperação dos mercados acionários, ainda que permaneçam frágeis a atividade econômica, a expansão do crédito e os mercados de trabalho nas economias avançadas.

As Bolsas podem ter dificuldade em manter o ritmo de elevação até aqui registrado em razão dessa fragilidade nos fundamentos das economias avançadas. Mas podem também se recusar a cair, boiando na superfície da formidável maré de liquidez injetada pelas autoridades monetárias. Nesta semana, tanto o Banco Central do Brasil quanto o Federal Reserve, o banco central americano, mantiveram suas políticas de juros mais baixos, na tentativa de manter o fôlego da recuperação econômica.

Se as ações perderem seu impulso de alta, mas também se recusarem a cair (mesmo com volatilidade), o prêmio ao empreendedorismo continuará existindo nos próximos anos na Bolsa brasileira. Porque o valor das empresas listadas em Bolsa permanecerá acima do custo de criação de empresas semelhantes às existentes. O que garante que haverá uma enxurrada de novos lançamentos nos mercados acionários, com os papéis dessas novas empresas significando a chegada dos empreendedores em resposta ao chamado das Bolsas.

Eike captou recursos nas Bolsas, comprometendo-se com a criação de novas empresas de óleo e gás, mineração, logística e agora de construção naval. Quando o preço das empresas listadas excede o custo do investimento na elaboração de um plano de negócios para o setor e na arregimentação dos recursos produtivos necessários ao empreendimento, configura-se um prêmio ao empreendedor que se arrisca a coordenar o processo de criação do negócio. Os empreendedores garantem uma renda contratual a esses recursos arregimentados – capital, trabalho, tecnologia e recursos naturais –, assumindo os riscos do negócio e ficando com o lucro ou o prejuízo.

O fenômeno será particularmente agudo no Brasil, pois temos pouco mais de 470 empresas em Bolsa. Eram mais de 1.400 quando ingressei no mercado financeiro, 25 anos atrás. No momento em que o mundo procura ativos no Brasil, temos poucas mercadorias na vitrine, criando um formidável ágio para os empreendedores. E o país, que no passado recente foi o paraíso dos rentistas e o inferno dos empreendedores, assiste agora à mudança de seu eixo econômico em direção ao setor real da economia.

Pela relativa escassez, ainda mais aguda no Brasil, o empreendedorismo é o mais valioso recurso produtivo da nova ordem econômica mundial. Dele dependeremos também para a recuperação de nossa dinâmica de crescimento, baseada em um mercado interno de consumo de massas.

http://revistaepoca.globo.com/Revis...30,00-POR+QUE+PRECISAMOS+DE+OUTROS+EIKES.html
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564
Não fala sobre problema de gerência, fala sobre a dívida, o que pode ter sido causado por ingerência, mas não é dito na matéria. Ok, o governo do Chile, segundo o economista, restringiu a investimento, mas teve também , queda no preço do cobre e queda na demanda . Aí tive a impressão que o amiguinho só leu o título, concluiu que foi problema de ingerência e fez o comentário...

A dívida é causada por má administração (ou administração engessada demais, como preferir) e pelo fato do governo usar o faturamento bruto para suprir outras dívidas do próprio governo.

Alias lembra bastante a Petrobrás só que essa era usada para suprir a corrupção do PT, no caso.

Nem falo de privatizar, mas verificar um modo (concessão talvez?) da empresa se pagar e crescer e utilizar OS IMPOSTOS PAGOS por essa empresa como fonte de gastos do governo né, de uma forma bem simplista seria o ideal.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
a oratoria dele é exelente. a parte q mais gostei foi quando aquela velha ficou perguntando se ele ia privatizar tudo (como se ela nao tivesse acreditando, tipo "esse cara ta maluco, nao acredito no q to ouvindo!"), e ele afirmando "tudo, tudo, tudo!". kkkkk
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Achei ótima a entrevista dele. A m**** é vê-lo "mitar" a Globo News e depois o próprio Bolsomito desautorizar o que ele fala, sobretudo com relação as privatizações.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Esse negócio de comentários idiotas tem em todo vídeo de todo partido.
Só ver os comentários no do economista do Ciro.
"Geomario Gomes 4 dias atrás
MANO, QUE MASSACRE. Os jornalistas devem estar tontos até agora kkkkkkkkk"
"Igor Lins 4 dias atrás
Miriam Leitão tá buscando entender até agora"

E diversos outros.

 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.098
Pontos
1.404
Esse negócio de comentários idiotas tem em todo vídeo de todo partido.
Só ver os comentários no do economista do Ciro.
"Geomario Gomes 4 dias atrás
MANO, QUE MASSACRE. Os jornalistas devem estar tontos até agora kkkkkkkkk"
"Igor Lins 4 dias atrás
Miriam Leitão tá buscando entender até agora"

E diversos outros.



Vamos reduzir o teto de 5.3mil para 4mil......"Ahh mas e quem contribui hoje para ganhar 5.3mil???"... "Bom hoje 80% recebem 1.4mil...."..."Ta mais e quem contribui para 5.3mil???"...ahh que se foda, ganhar 5.3mil e coisa de bilionário, somos populistas e que se foda os "burgueses".

Que coisa mediócre, 5 minutos de entrevista e quase vomitei.....sempre a mesma m**** assistencialista, culpando os ricos(como se eles fossem pobres) por tudo. Tomar no cu!!
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.637
Pontos
1.664
[1] A imaturidade, ainda, sobressalente, por parte do eleitorado do Bolsonaro. Assistir pelo YouTube e ao ver os comentários me deparo com muita coisa do tipo:

"Humilhou"; "bate mais"; e outras coisas mais, se preocupando em simplesmente agredir/denegrir outra pessoa, ao invés de procurar transmitir reflexão sobre o que foi discutido e debatido durante o programa.

Essa mania de "carnavalizar" tudo é que me preocupa. Pois transmite a imaturidade e ignorância de parte do eleitorado que apoia o Jair. Nada muito diferente dos acéfalos que apoiam a quadrilha vermelha/azul


Concordo completamente contigo nesse ponto, porém essa mania de elencar como salvador da pátria um político, por mais despreparado e aparentemente incompetente ele seja, é uma clássico do presidencialismo latino-americano. Somada às bravatas que estamos cansados de escutar, é tudo a mesma ladainha demagoga de sempre. Não há "mito" algum que arrume o país sem as reformas necessárias. Me espanta ver gente que entende como a política brasileira funciona esperando mudanças profundas, quase milagrosas. Guardadas as devidas proporções, o eleitorado do Lulinha paz e amor e do Collor caçador de Marajá tem algumas semelhanças com o os "fãs" do Bolsonaro. Veja bem, votar no sujeito porque acredita que o fato dele ser de direita, militar e não ter sido citado na Lava Jato e acreditar que ele possa fazer algo diferente, ok...Minha ex-namorada é ligada ao PSDB e via votar no Bolsonaro porque acredita que ele será totalmente diferente do que se tem aí. Acho plausível, afinal ele tem pautas que são bastante agradáveis e bate com o estilo de vida dela. Agora, essa coisa que o cara é mito, e vai mudar tudo, trazer decência ao Congresso e blá, blá, é pura inocência (pra não falar burrice). E isso vale pra qualquer candidato. Todo mundo aqui sabe que Bolsonaro está longe de ter um grande intelecto, o que não difere dos últimos governantes, mas esse carnaval aí só mostra o mais do mesmo. Nota-se que nenhum político fala de reforma política, plebiscitos ou referendos. Essa democracia representativa é uma bela furada.
 

Razzoriel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.068
Reações
4.316
Pontos
293
1. Retórica popular para contra-balancear retórica popular. João Ninguém que nunca acompanhou política votando em Bolsonaro por causa de memes na internet eh um esterótipo mais comum que você imagina.

2. 22 milhões de alunos na rede pública. Se cada família pagar R$ 20 reais por filho (o que seria um valor irrisório) e esse valor ser revertido para aplicação na rede municipal (sem passar nem pela esfera estadual nem federal), seria R$ 440 milhões a mais para pagamento, o que é pouco mas ajuda.

3. Caso Vale do Rio Doce; em menos de cinco anos após a privatização, passou a render mais pro erário público pagando imposto que em lucro quando estatal. TODAS as privatizações deveriam seguir o mesmo molde.

4. Bolsonaro não vai tocar nessa bomba se for eleito, ele mesmo disse, mas criar uma previdência paralela realmente é a melhor forma de se lidar. Quem quiser a antiga, beleza, quem quiser a nova, tranquilo. E deixe que cada um viva com sua escolha.
 

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
a oratoria dele é exelente. a parte q mais gostei foi quando aquela velha ficou perguntando se ele ia privatizar tudo (como se ela nao tivesse acreditando, tipo "esse cara ta maluco, nao acredito no q to ouvindo!"), e ele afirmando "tudo, tudo, tudo!". kkkkk

Ele é bem articulado. Aquela parte em que o kra tenta interromper ele e ele se vira para a Júlia Dualibi e fala: "Só um momento, eu tennho que responder a moça antes." Segundos depois antes de responder a nova pergunta do outro homem, repleto de convicção pergunta em um tom firme e seguro para a Julia: "Eu respondi vc?"

Pode ter passado batido pra muita gente esse momento, mas aquilo ali foi algo sublimar. A pessoa chega sente um negócio. Se vc olhar para a cara da Júlia nessa hora, vai perceber um aspecto que é misto de: Surpresa e admiração. Ela se sentiu lisonjeada ali kkk.
 
Topo Fundo