O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minimalistas - Tem alguém aqui adepto aqui?

GCastro

Bam-bam-bam
Mensagens
647
Reações
1.580
Pontos
333
Galera, minimalismo não é sobre voto de pobreza ou algo relacionado a isso. É sobre consumismo. É sobre achar que você só vai ser feliz quando tiver várias "coisas".

Um dos pontos que ajuda a explicar o conceito é rever o significado das coisas que possui, como um armário cheio de roupas, por exemplo. Há pessoas que compram roupas que passam 1 ano sem usar. Uma visão minimalista disso é você possuir roupas que de fato tenham um significado e um uso.

Tive uma coordenadora que sempre voltava do horário de almoço com algo novo que comprou. Variava entre itens de decoração, roupas, perfumes, sapatos, etc..
Ela comprava porque sentia que merecia um mimo, um conforto.. Este é o consumismo, que é a antítese do minimalismo.

Eu comecei uma mudança na minha vida, principalmente com roupas, calçados e itens variados que acumulava por alguma outra razão. Mantive apenas as roupas que uso com maior frequência.

Acho que ninguém precisa ser extremo. Um bom começo é ser honesto e avaliar se você realmente vai fazer bom uso de algo e não apenas usar uma vez e deixar pegando poeira.
 

DFN

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
1.114
Pontos
233
Aos adeptos:

Parabéns, engenharia social realizada com sucesso.

Muito bom falar de minimalismo, quando eu promovo o conceito por detrás do meu macbook de última geração, ou da minha mansão em beverly hills. Ou ainda, do meu iate de 10 milhões de dólares, enquanto uma put* de luxo faz um bola gato em mim.

Ridículos. Procurem saber quem são as grandes mentes pensantes e os expoentes que estão por detrás deste conceito e suas intenções.

"Vocês comerão insetos e serão felizes"

Autor desconhecido.
tinfoilhat.jpg
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
"Minimalista" de internet, em especial Redes Sociais e Fóruns são todos posers. FALO MERMO!

Agora, se formos analisar bem. em teoria os pobretões seriam minimalistas, mesmo sem querer ou ter consciência disso uma vez que , novamente, em teoria não possuem recursos para comprar muitas coisas. Á vezes até os itens básicos são foda para comprar, ainda mais com essa economia de m**** hoje. Mas falei "em teoria" porque o que mais se vê é justamente os pobretões se afundando em dívidas para comprar coisas que não cabem em seus orçamentos. Por essas e outras que minimalismo, estoicismo e outras "modinhas" atuais não cabem nessa nossa sociedade.

Aí que você se engana, tá cheio de pobre que mal tem dinheiro para comprar comida gastando com combo, celular incompatível com a sua condição, tatuagem top etc.

Ser minimalista não é viver na pobreza ou penúria, mas sim gastar com o que realmente é necessário. Por exemplo: por que comprar um Iphone de R$6.000,00 se um outro smartphone de R$1.500,00 lhe atenderia com eficiência? Pior ainda se você ganha pouco e está se endividando ou deixando de arcar com outras despesas necessárias para bancar isso.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Como disse, se o cara tem grana, vejo 0 problemas. Dinheiro é pra usufruir, desde que você o tenha.

Claro, ninguém tem que se envergonhar de ter dinheiro, contrário à cultura popular, mas concentrar um gasto de +10k supérfluo num unico objeto pequeno (ex. Macbook Pro) só pra falar que é minimalista é sacanagi né fi. A ideia de ser minimalista não é justamente abandonar o pensamento consumista?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.246
Reações
11.941
Pontos
503
Claro, ninguém tem que se envergonhar de ter dinheiro, contrário à cultura popular, mas concentrar um gasto de +10k supérfluo num unico objeto pequeno (ex. Macbook Pro) só pra falar que é minimalista é sacanagi né fi. A ideia de ser minimalista não é justamente abandonar o pensamento consumista?

Errado esse conceito heim, eu já vejo que você deve comprar o melhor que o seu dinheiro pode pagar sem problemas, consumismo é ter vários objetos de mesmo proposito, por exemplo ter um Macbook dourado e um prata, ter 5 tênis iguais de cor diferente, agora ter algo caro que cumpre um propósito não é contra os valores minimalistas na minha interpretação.
 


DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Errado esse conceito heim, eu já vejo que você deve comprar o melhor que o seu dinheiro pode pagar sem problemas, consumismo é ter vários objetos de mesmo proposito, por exemplo ter um Macbook dourado e um prata, ter 5 tênis iguais de cor diferente, agora ter algo caro que cumpre um propósito não é contra os valores minimalistas na minha interpretação.

Concordo que caso esteja dentro das suas possibilidades, você deve adquirir sim coisas boas.

Na questão do Macbook, a não ser que você tenha necessidade para trabalhar (para jogos é que não vai ser), não vejo por que pagar tão caro se um notebook que custa menos que um terço do valor suprirá com muita folga as tarefas do dia-a-dia.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Claro, ninguém tem que se envergonhar de ter dinheiro, contrário à cultura popular, mas concentrar um gasto de +10k supérfluo num unico objeto pequeno (ex. Macbook Pro) só pra falar que é minimalista é sacanagi né fi. A ideia de ser minimalista não é justamente abandonar o pensamento consumista?
Perfeito. Mas ainda acho que, se o cara tem dinheiro, que compre o Macbook. É uma coisa boa e que dura anos.

O problema é a hipocrisia do cidadão se dizer minimalista e ter isso.

Ser minimalista não é viver na pobreza ou penúria, mas sim gastar com o que realmente é necessário. Por exemplo: por que comprar um Iphone de R$6.000,00 se um outro smartphone de R$1.500,00 lhe atenderia com eficiência? Pior ainda se você ganha pouco e está se endividando ou deixando de arcar com outras despesas necessárias para bancar isso.
Fala isso pro meu amigo que se diz "minimalista" que eu comentei na primeira página.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.311
Reações
16.441
Pontos
1.439
Perfeito. Mas ainda acho que, se o cara tem dinheiro, que compre o Macbook. É uma coisa boa e que dura anos.

O problema é a hipocrisia do cidadão se dizer minimalista e ter isso.


Fala isso pro meu amigo que se diz "minimalista" que eu comentei na primeira página.
exato. os caras se dizem minimalistas só no que convém
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.246
Reações
11.941
Pontos
503
Concordo que caso esteja dentro das suas possibilidades, você deve adquirir sim coisas boas.

Na questão do Macbook, a não ser que você tenha necessidade para trabalhar (para jogos é que não vai ser), não vejo por que pagar tão caro se um notebook que custa menos que um terço do valor suprirá com muita folga as tarefas do dia-a-dia.

Não é bem assim, o Macbook M1 é um dos melhores na sua categoria, e desenvolvimento Apple é só no produto deles.

Não sei porque a galera acha que todo mundo é gamer e tem quer ter uma torre no quarto, cada coisa com a sua devida finalidade.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Se por minimalismo vc quer dizer não ficar comprando coisas que nem uso então sim sou , a gente junta muita tranqueira ao longo da vida e eu parei com isso, é aquilo achar que vai ser feliz pq comprou várias coisas é besteira prefiro mais gastar dinheiro tendo experiências na vida do que coisas...mas isso sou eu cada um cada um...
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Não é bem assim, o Macbook M1 é um dos melhores na sua categoria, e desenvolvimento Apple é só no produto deles.

Não sei porque a galera acha que todo mundo é gamer e tem quer ter uma torre no quarto, cada coisa com a sua devida finalidade.

Quem é gamer tem de ter computador (seja desktop ou laptop) Windows.

Macbook só vale a pena para quem terá uso profissional e retorno financeiro com o investimento.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.734
Pontos
1.353
tento adotar a anos, muitos anos mesmo.

Compro só o "necessário".
Desfaço de tudo que eu não uso,
Meu apartamento consiste em uma "cama de pé curto", um colchão (travesseiro e cobertor),
Uma mesa pro PC, a maquina de lavar, alguns itens pra cozinhar, e uma gavetereira que entra desde a roupa que eu uso quanto os demais poucos itens que eu tenho.

Unica coisa que "acumulo" é arquivos digitais (jogos, filmes, séries, livros), mas é mais porque as vezes eu vejo/jogo eles. E em questão de jogos, é por causa do Humble Bundle que eu tenho uma caralhada no steam. Por eu fazer doação mensalmente, eu também sou assinante dessa joça, "doo uns trocos pra alguém e eles me dão uns jogos pra agradar".

livro e manga fisico depois que eu leio eu vejo se alguém quer.


O principio basico do minimalismo raiz, aquele romano de 2000 anos atras, é:
“Muito pouco é necessário para ter uma vida feliz, está tudo dentro de você, na sua maneira de pensar.”

"Sua energia e tempo são limitados, então não os desperdice com o que aqueles que não têm importância em sua vida estão fazendo, pensando e dizendo.

cada um de nós vive apenas agora, este breve instante. O resto já foi vivido ou é impossível ver.

Marcus Aurélio


Dentre varios outros devaneios filosoficos raiz sobre "consumismo".
Quem vive pra consumir, vive uma eterna corrida atras da felicidade. A felicidade provinda do "ter" na verdade provém do desejo de te-lo.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.692
Reações
34.840
Pontos
903
Eu ando de um ano e meio pra cá tentando me adaptar no que posso nesse estilo "minimalista".

Dou muito mais prioridade ao que eu "preciso" do que eu "quero" e em vários casos, como por exemplo, você passa um mês sem comprar qualquer coisa supérfula, algumas coisas que você comprava antes hoje dá pra ver que era mais parte de um consumismo sem freios mesmo.

E a economia disso é lá gritante.

Estou curtindo demais isso....
Comigo acontece algo parecido. Eu almejo muito uma coisa, mas deixo de comprar por falta de dinheiro, depois de um tempo eu deixo de almejar aquela coisa...e continuo sem dinheiro para comprar.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.692
Reações
34.840
Pontos
903
Uma coisa ainda que não aderi ao digital são os livros, mesmo o Kindle tendo a função de anotar as coisas, não sinto que seja a mesma coisa que marcar com marca-texto no papel e colar um post-it por cima com um comentário
 

DFN

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
1.114
Pontos
233
Começa no minimalismo. Aí começa a aderir ao veganismo. Depois, passa a tomar gin tonica. Quando vê já tá dando o toba.

Minimalismo de c* é rola.
Falou o macho alfa num fórum de joguinho na internet
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Olha, eu tô subsistindo com a leoa e o filhote com um orçamento MENOR que 900 reais por mês a mais de um ano. Quer menos ainda?
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Pessoal tá confundindo as coisas. Minimalismo é você realmente usar e dar valor a tudo o que você tem, não importa se é caro ou barato.

Não tem problema nenhum um minimalista ter um telescópio de 5000 reais se o único hobby da pessoa é olhar as estrelas. Problema seria o cara ter um trambolho desses guardado a 1 ano no armário.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Eu gosto de fazer umas limpas, despachar tudo q não estou usando, claro que eu guardo umas coisas tb, uns games mais afetivos, mas eu não tenho mta loucura mais não.
Eu gosto de limpar tudo, de facebook, lista de contatos, a acabar com todos os produtos velhos em casa, gosto de ter apenas o básico, gosto de itens padronizados e que atendem minhas necessidades.
Eu acho que sou sim um minimalista :)
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Não gosto de rótulos, pq depois as pessoas falam coisas retardadas como minimalista não pode ter macbook…

Mas tenho uma vida bem simplificada.

Em nossa última mudança, todas nossas coisas couberam numa F-4000 e um restinho no carro.

Temos muito poucas coisas que não são usadas semanalmente, exceto documentos que precisam ser guardados, claro.

Tem muita gente pobre que é cheio de tranqueirinha, cheio de coisinhas nunca utilizadas guardadas.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.734
Pontos
1.353
Pessoal tá confundindo as coisas. Minimalismo é você realmente usar e dar valor a tudo o que você tem, não importa se é caro ou barato.

Não tem problema nenhum um minimalista ter um telescópio de 5000 reais se o único hobby da pessoa é olhar as estrelas. Problema seria o cara ter um trambolho desses guardado a 1 ano no armário.

Parte dessa imagem é culpa desses Youtubers massa véi, que parece que limpam o quarto pra filmar e dizer que são minimalistas quase mendingo que não gastam dinheiro com nada, e nas horas vagas ficam vegetando no chão pra não desperdiçar calorias. :klolz


Juvenil fala de MacBook, eu particularmente não gosto de Apple por não gostar mesmo.
Mas há diferença entre a pessoa que comprou um porque acha o sistema melhor, e o usa, do que aquele que comprou só porque tem a maçãzinha mais overpriced do planeta.

No primeiro caso ele comprou pra si, pra uso próprio, porque quer e porque precisa de um computador.

O segundo caso só gastou por se preocupar com o que as outras pessoas pensam. Um terceiro
aleatório que desconhece o proprietário de MacBook em questão, não vai saber. logo, isso é um argumento bem raso, a menos que apenas queira criar barraco.
Um dos princípios do minimalismo é viver pra si, não para os outros.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.056
Pontos
1.503
Por ser ansioso, o ideal seria que eu tivesse poucas coisas, só o que uso mesmo. Já testei e realmente funciona pra mim.
Entrei nessa vibe de torrar grana com hobbies e tava indo muito dinheiro com papelada. Tenho livros há mais de 5 anos ainda lacrados.

Eu pretendo digitalizar tudo que consigo. Com equipamentos a tendência é ter menos espaço físico ocupado e menos estresse.
Entendo quem opta por aparelhos top de linha, já que será único.

Só que eu paro por aí. Tem coisa física que eu curto, me sinto bem em ter. Por exemplo? Relógios de pulso. Pretendo ter vários.
Acho que é bom ter cuidado. Ao mesmo tempo de não se apegar a uma montanha de coisas compradas por impulso, que nem curtimos realmente, como também de modas de comportamento, para parecermos legais, "modernos", superiores (não estou atacando o OP).





Não gosto desse cara, mas esses vídeos são bons.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Sou um acumulador. Tenho três carros e vou comprar uma moto. Videogames, só XBox, são cinco: X360, XOne, XOne X, XSX e XSS. E por aí vai.

Minimalista é a importância que dou ao minimalismo.
Minha meta de vida, mas quero inverter tendo 3 motos e 1 carro só.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.311
Reações
16.441
Pontos
1.439
Por ser ansioso, o ideal seria que eu tivesse poucas coisas, só o que uso mesmo. Já testei e realmente funciona pra mim.
Entrei nessa vibe de torrar grana com hobbies e tava indo muito dinheiro com papelada. Tenho livros há mais de 5 anos ainda lacrados.

Eu pretendo digitalizar tudo que consigo. Com equipamentos a tendência é ter menos espaço físico ocupado e menos estresse.
Entendo quem opta por aparelhos top de linha, já que será único.

Só que eu paro por aí. Tem coisa física que eu curto, me sinto bem em ter. Por exemplo? Relógios de pulso. Pretendo ter vários.
Acho que é bom ter cuidado. Ao mesmo tempo de não se apegar a uma montanha de coisas compradas por impulso, que nem curtimos realmente, como também de modas de comportamento, para parecermos legais, "modernos", superiores (não estou atacando o OP).





Não gosto desse cara, mas esses vídeos são bons.

nossa. nunca tinha prestado atenção no q essa cara fala pq nao ia com a cara dele mas ele falou exatamente o q penso dessas modas comportamentais. muito bom
 

Sr Estroncio

Veterano
Mensagens
219
Reações
229
Pontos
118
Depois de tudo que li aqui acabei ficando confuso e não sei se sou minimalista. Alguém acima disse que tem uma vida simplificada e eu acho que sou assim. Tudo que tenho eu uso e cuido do que tenho. Se não uso algo por um ano eu dou fim. Por outro lado, como faço coisas variadas acabo tendo "bastante coisinhas" de variada utilidade, por exemplo, ferramentas, máquinas elétricas (tupia, serra circular), bicicletas para cada tipo de aplicação e roupas para cada tipo de ocasião rotineira (não tenho terno por exemplo).

No passado cheguei acumular coisas por meio de coleção, mas passou esta fase e não coleciono mais nada.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
acho q minimalismo e postar num forum de videogames sao coisas que não combinam. pois videogame é uma parada hiper superflua.

acho q a pessoa q quer ser minimalista e faz isso ja ta fazendo errado kkk
Pode fechar o tópico
 

Monge-mox

Bam-bam-bam
Mensagens
1.403
Reações
5.356
Pontos
353
Eu acredito que o minimalismo se trata muito de ter poucas coisas, não acumular e manter tudo organizado.

Ter poucas coisas, não quer dizer que você não possa comprar um computador caro, ou um videogame, caso você goste, e sim, que você precisa eliminar o excesso para facilitar a arrumação e manter tudo com um aspecto "clean"

Eu, por exemplo, possuía um guarda roupa cheio, as gavetas mal fechavam. Decidi comprar uma pequena comoda com 4 gavetas e decidi que iria ficar apenas com o que coubesse na comoda.

Joguei muita roupa fora, coisas que não usava há muito tempo e estavam lá guardadas. Hoje, meu guarda roupa é só o que cabe nessa cômoda, e não sinto falta nenhuma do que joguei fora.
 

kreator_br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.879
Reações
12.555
Pontos
1.214
É tipo o Gustavo Cerbasi que promove isso e tem uma coleção de carros huehue;

Olha a casinha simples dele

4f762f77-0527-4776-a9d3-2c338d81f131.jpg



Agora vamos falar sobre o brasileiro medio. Uma coisa é certa, quem gosta de ficar colecionando dvd, porcelana, um monte de troço decorativo, se voce for um pobre ferrado que nao tem dinheiro pra pagar uma diarista, vai mudar rapidinho com essa ideia de ficar querendo colecionar itens decorativos, pois sem tempo e disposição pra organizar, no final vai virar um monte de objeto entulhado.

Quando me mudei minha esposa comprou um monte de quinquilharia pra decoração. Não falei nada pois era perceptivel que era uma realização pessoal dela...Hoje ela tem pavor desse tipo de coisa pois da trabalho na hora de limpar.

Aqui em casa eu vendo tudo que fica parado por muito tempo. Assim como roupas que de tempo em tempo faço uma limpa no guarda roupa...Sempre tive a impressão de que acumular coisas velhas sem utilidade atrasam sua vida.
 
Topo Fundo