O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minimalistas - Tem alguém aqui adepto aqui?

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Eu gosto de tudo limpo e organizado, mas odeio fazer serviço doméstico, e com a poeira desgraçada que faz aqui imagina se eu tivesse milhares de consoles, jogos, filmes, bonequinhos, livros e etc.

Eu gosto do meu ambiente o mais clean possível, e nesse sentido a distribuição digital é uma benção.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Eu abri mão da minha coleção de PS2, GC, XB, PS3, X360 e não sinto falta.

Eu ainda tenho uma caixa cheia de jogos originais e filmes em Blu-Ray, que só não vendi ainda porque tenho preguiça de esperar na fila dos Correios.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Eu gosto do conceito e tento me aproximar do que ele oferece, algo que já foi mencionado em outras páginas, "simplicidade"

prefiro ter 1 item só e aproveitar ele ao máximo do que muitos que conheço que tem 10 diferentes e mal o usam
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Pessoal tá confundindo as coisas. Minimalismo é você realmente usar e dar valor a tudo o que você tem, não importa se é caro ou barato.

Não tem problema nenhum um minimalista ter um telescópio de 5000 reais se o único hobby da pessoa é olhar as estrelas. Problema seria o cara ter um trambolho desses guardado a 1 ano no armário.

Exatamente o meu problema, a maioria das coisas que eu comprava, só ficava guardado pegando poeira.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Eu gosto de tudo limpo e organizado, mas odeio fazer serviço doméstico, e com a poeira desgraçada que faz aqui imagina se eu tivesse milhares de consoles, jogos, filmes, bonequinhos, livros e etc.

Eu gosto do meu ambiente o mais clean possível, e nesse sentido a distribuição digital é uma benção.

Eu também tenho esse gosto. Prefiro tudo clean. Superfícies sem objetos por cima.

Por exemplo, na minha cozinha não fica nada sobre a bancada da pia. É totalmente limpo.


A sala só tem sofá, mesa e um tapete.

No quarto é um armário pequeno e cama.

Há algumas pessoam que consideram como preguiça ser minimalista. Pra mim, não deixa de ser verdade também. Tenho muita preguiça de ficar limpando e cuidando de objetos. Mais um motivo que prefiro ter poucos objetos, gastar a minha energia com outras coisas.
 


Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Eu também tenho esse gosto. Prefiro tudo clean. Superfícies sem objetos por cima.

Por exemplo, na minha cozinha não fica nada sobre a bancada da pia. É totalmente limpo.


A sala só tem sofá, mesa e um tapete.

No quarto é um armário pequeno e cama.

Há algumas pessoam que consideram como preguiça ser minimalista. Pra mim, não deixa de ser verdade também. Tenho muita preguiça de ficar limpando e cuidando de objetos. Mais um motivo que prefiro ter poucos objetos, gastar a minha energia com outras coisas.

Acabei de lembrar que meu avô tinha uma coleção de livros tão grande, que ocupava a sala toda, e quando ele morreu a maioria foi tudo para o lixo.

Nem os próprios filhos preservaram o "legado" dele.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Acabei de lembrar que meu avô tinha uma coleção de livros tão grande, que ocupava a sala toda, e quando ele morreu a maioria foi tudo para o lixo.

Nem os próprios filhos preservaram o "legado" dele.

As coleções quando são para satisfação pessoal, até acho válido. Já essa questão de deixar "legado", realmente, a maioria não importa e quer logo se livrar/vender.

Os únicos excessos que tenho em minha vida são presentes de familiares. Esses eu não me desfaço mesmo. Cuido, faço manutenção. Neste caso, eu entendo que há mais que um objeto ali, há uma manifestação de amor/carinho. Não enxergo como consumismo.

O minimalismo aceita ter uma salinha pra jogar umas tranqueiras? Se sim, aí tô dentro 100%

Bicho, não tem um livro que defina.

O propósito que eu atingi e que eu gosto de manifestar nas outras pessoas é o de mais liberdade. Sair dessa roda do consumismo. Tomar rédeas da sua vida.

É isso que penso. Como disse, eu tenho os presentes guardados. São até muitos para quem é xiita. Mas, me livrar dos presentes, não me traria liberdade e sim uma sensação de culpa imensa.

Tenho todos os meus brinquedos guardados até hoje. Nem tenho pretensão de ter filhos. Mas sei que meus pais abriram mão de comprar coisas pra eles mesmos para me dar aquilo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.255
Pontos
1.503
Acabei de lembrar que meu avô tinha uma coleção de livros tão grande, que ocupava a sala toda, e quando ele morreu a maioria foi tudo para o lixo.

Nem os próprios filhos preservaram o "legado" dele.

Esse é um dos motivos para eu ter aberto mão de qualquer tipo de coleção que não seja digital. Ficar alisando aquela montanha de tranqueira (para os outros, muitas vezes, não passa disso) a vida toda, não é nada produtivo.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
As coleções quando são para satisfação pessoal, até acho válido. Já essa questão de deixar "legado", realmente, a maioria não importa e quer logo se livrar/vender.

Os únicos excessos que tenho em minha vida são presentes de familiares. Esses eu não me desfaço mesmo. Cuido, faço manutenção. Neste caso, eu entendo que há mais que um objeto ali, há uma manifestação de amor/carinho. Não enxergo como consumismo.



Bicho, não tem um livro que defina.

O propósito que eu atingi e que eu gosto de manifestar nas outras pessoas é o de mais liberdade. Sair dessa roda do consumismo. Tomar rédeas da sua vida.

É isso que penso. Como disse, eu tenho os presentes guardados. São até muitos para quem é xiita. Mas, me livrar dos presentes, não me traria liberdade e sim uma sensação de culpa imensa.

Tenho todos os meus brinquedos guardados até hoje. Nem tenho pretensão de ter filhos. Mas sei que meus pais abriram mão de comprar coisas pra eles mesmos para me dar aquilo.
Eu doei os brinquedos de infância. Um orfanato vai ser um uso muito melhor deles do que eu.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Esse é um dos motivos para eu ter aberto mão de qualquer tipo de coleção que não seja digital. Ficar alisando aquela montanha de tranqueira (para os outros, muitas vezes, não passa disso) a vida toda, não é nada produtivo.
Eu me desfiz de metade da minha coleção de consoles "retros" por causa disto aí.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
meu penis é minimalista, são 22cm, 11 indo e 11 voltando (taí a otimização da utilização dos recursos)

sexo dura dois minutos pq é o suficiente, sem desperdícios, visto que o tempo é nosso maior bem

meu patrão tb é paga um salário minimalista, mas é condizente com meu minimalismo na hora de trabalhar
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Credo que seja mais importante buscar um equilíbrio na vida, apesar do minimalismo possuir ideias excelentes que valem a pena ser adotadas.

Por conta da pandemia, estou guardando mais dinheiro por não sair muito e, nesse meio tempo, estava cercando um óculo aviator total black. Semana passada, ele entrou e promoção e resolvi comprá-lo.

8056597328111__STD__shad__cfr.png


Pode ter sido caro? Sim, mas é algo que usarei e ficar só guardando eternamente o dinheiro sem usá-lo também não é o caminho ideal. Por isso é melhor buscar um equilíbrio na vida do que algo mais radical.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Conceito - Traz a ideia de reduzir ao mínimo o uso de qualquer recurso. A ideia não é deixar de comprar, mas sim cortar o consumo excessivo e passar a utilizar as mercadorias de forma mais consciente.
Na verdade, não. O conceito de miniamlismo está relacionado ao design e às artes. É um movimento a favor de um design, uma arquitetura, uma publicidade mais simplista e sem os adornos modernos.

O minimalismo virou tendência no design na última década. Cada vez mais marcas trocam seus logos por coisas mais "simples".

Antes

219296

Depois

219297

Antes
219299

Depois
219300

Antes

219302


Depois

219303


Isso tudo faz parte do movimento do minimalismo - tirou os adornos, a complexidade e a frescura do modernismo e expor a mensagem o mínimo possível. Isso significa dinamismo no marketing.

Já no campo da produção o minimalismo prega a redução da produção em série e a redução da escala.

O que houve foi que, quando a moda da auto-ajuda explodiu nos anos 90, algum coach viu o radical "minim" na palavra "minimalismo" e relacionou isso com viver "com o mínimo possível", o que é uma retardadice no mínimo irônica, visto que a maioria destas pessoas está comprando iPhone, Alexa, PS5... produtos industrializados, produzidos em série e em larga escala. Mas meu amigo que vive assim continua falando que é "minimalista" porque usa roupa de 10 reais.

Minimalismo não é movimento anticonsumismo, e o conceito da palavra está altamente deturpado por causa da auto-ajuda e agora dos youtubers. E esse "novo conceito" (que na real é uma mentira) é algo pregado por enganadores, para uma massa de incautos.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Eu acho que sou. Pelo menos tenho certeza que sou adepto da qualidade em vez de quantidade.

cuido muito bem das minhas coisas. elas duram anos. Tenho um faro para aquilo que vai durar e servir sempre.

é normal eu ficar meses gastando quase nada no cartão alem de assinaturas. Mas quando eu resolvo gastar o bicho pega :klolz

ah sim nunca tive vontade de colecionar nada.

Uma coisa que ajuda muito é não ver publicidade e sempre manter os gostos nos clássicos.
 
Ultima Edição:

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Na verdade, não. O conceito de miniamlismo está relacionado ao design e às artes. É um movimento a favor de um design, uma arquitetura, uma publicidade mais simplista e sem os adornos modernos.

O minimalismo virou tendência no design na última década. Cada vez mais marcas trocam seus logos por coisas mais "simples".

Antes

Visualizar anexo 219296

Depois

Visualizar anexo 219297

Antes
Visualizar anexo 219299

Depois
Visualizar anexo 219300

Antes

Visualizar anexo 219302


Depois

Visualizar anexo 219303


Isso tudo faz parte do movimento do minimalismo - tirou os adornos, a complexidade e a frescura do modernismo e expor a mensagem o mínimo possível. Isso significa dinamismo no marketing.

Já no campo da produção o minimalismo prega a redução da produção em série e a redução da escala.

O que houve foi que, quando a moda da auto-ajuda explodiu nos anos 90, algum coach viu o radical "minim" na palavra "minimalismo" e relacionou isso com viver "com o mínimo possível", o que é uma retardadice no mínimo irônica, visto que a maioria destas pessoas está comprando iPhone, Alexa, PS5... produtos industrializados, produzidos em série e em larga escala. Mas meu amigo que vive assim continua falando que é "minimalista" porque usa roupa de 10 reais.

Minimalismo não é movimento anticonsumismo, e o conceito da palavra está altamente deturpado por causa da auto-ajuda e agora dos youtubers. E esse "novo conceito" (que na real é uma mentira) é algo pregado por enganadores, para uma massa de incautos.

Sim, o minimalismo é aplicado em vários ramos da vida.

No caso do tópico, é mais como estilo de vida. Ser contrário ao consumismo e não ao consumo.

Eu acho que sou. Pelo menos tenho certeza que sou adepto da qualidade em vez de quantidade.

cuido muito bem das minhas coisas. elas duram anos. Tenho um faro para aquilo que vai durar e servir sempre.

é normal eu ficar meses gastando quase nada no cartão alem de assinaturas. Mas quando eu resolvo gastar o bicho pega :klolz

ah sim nunca tive vontade de colecionar nada.

Uma coisa que ajuda muito é não ver publicidade e sempre manter os gostos nos clássicos.

Boa dica que você deu aquI!

Eu não assisto à televisão e quase não vejo publidade na internet. Isso ajuda bastante a não ter qualquer tipo de estímulo externo. Compro algo porquê preciso e não porquê vi em determinada publicidade.

E também acho que morar em cidade pequena ajuda bastante. O cara tem que ser muito focado morando em uma cidade que convida a gastar o tempo todo (por exemplo, as capitais).
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu acho que sou. Pelo menos tenho certeza que sou adepto da qualidade em vez de quantidade.

cuido muito bem das minhas coisas. elas duram anos. Tenho um faro para aquilo que vai durar e servir sempre.

é normal eu ficar meses gastando quase nada no cartão alem de assinaturas. Mas quando eu resolvo gastar o bicho pega :klolz

ah sim nunca tive vontade de colecionar nada.

Uma coisa que ajuda muito é não ver publicidade e sempre manter os gostos nos clássicos.
Com exceção sobre colecionismo (apesar de só colecionar games físicos, tenho diminuido muito) ajo parecido.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Sim, o minimalismo é aplicado em vários ramos da vida.

No caso do tópico, é mais como estilo de vida. Ser contrário ao consumismo e não ao consumo.



Boa dica que você deu aquI!

Eu não assisto à televisão e quase não vejo publidade na internet. Isso ajuda bastante a não ter qualquer tipo de estímulo externo. Compro algo porquê preciso e não porquê vi em determinada publicidade.

E também acho que morar em cidade pequena ajuda bastante. O cara tem que ser muito focado morando em uma cidade que convida a gastar o tempo todo (por exemplo, as capitais).
É mesmo. Quando eu morava em porto alegre qualquer ida em shopping em queria levar a tok stok inteira

no interior nada da vontade de comprar :klol
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
É mesmo. Quando eu morava em porto alegre qualquer ida em shopping em queria levar a tok stok inteira

no interior nada da vontade de comprar :klol
Sim. Aqui na minha cidade é 90% mercado, loja de ferragens e coisa pra fazenda. Tem umas tentativas de crossfit, academia, mas quase nunca vão pra frente.

Quase tudo eu tenho que pedir pela internet e acabo desistindo por causa dos fretes absurdos.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Sim, o minimalismo é aplicado em vários ramos da vida.

No caso do tópico, é mais como estilo de vida. Ser contrário ao consumismo e não ao consumo.
Como eu disse: minimalismo não é estilo de vida. Minimalismo é movimento artístico.


O que aconteceu foi que se apropriaram do termo e começou um uso vulgar do mesmo nos anos 90, quando a moda da auto-ajuda explodiu e agora, com os YouTubers. Mas, novamente: não tem nada a ver com filosofia, estilo de vida e nem nada parecido. E foi justamente a indústria, a propaganda e o consumo que criaram o minimalismo como movimento artístico, logo, dizer que "ser minimalista é ser contra a indústria e o consumismo" não faz sentido nenhum.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Como eu disse: minimalismo não é estilo de vida. Minimalismo é movimento artístico.


O que aconteceu foi que se apropriaram do termo e começou um uso vulgar do mesmo nos anos 90, quando a moda da auto-ajuda explodiu e agora, com os YouTubers. Mas, novamente: não tem nada a ver com filosofia, estilo de vida e nem nada parecido. E foi justamente a indústria, a propaganda e o consumo que criaram o minimalismo como movimento artístico, logo, dizer que "ser minimalista é ser contra a indústria e o consumismo" não faz sentido nenhum.

Pra mim, é estilo de vida. E é isso que importa. =)
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Como eu disse: minimalismo não é estilo de vida. Minimalismo é movimento artístico.


O que aconteceu foi que se apropriaram do termo e começou um uso vulgar do mesmo nos anos 90, quando a moda da auto-ajuda explodiu e agora, com os YouTubers. Mas, novamente: não tem nada a ver com filosofia, estilo de vida e nem nada parecido. E foi justamente a indústria, a propaganda e o consumo que criaram o minimalismo como movimento artístico, logo, dizer que "ser minimalista é ser contra a indústria e o consumismo" não faz sentido nenhum.

Isso é mesma coisa que falar que Reggae é só a música, e não o estilo de vida/filosofia. Diferença que nessa caso o estilo de vida inspirou a música e no minimalismo, é o contrário, o estilo estético inspirou o estilo de vida. Conceito simplesmente se multiplicou.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Isso é mesma coisa que falar que Reggae é só a música, e não o estilo de vida/filosofia. Diferença que nessa caso o estilo de vida inspirou a música e no minimalismo, é o contrário, o estilo estético inspirou o estilo de vida. Conceito simplesmente se multiplicou.
E se deturpou.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Com outro nome, né? Simple living. Vida simples. Não vi o termo minimalismo aí.

É outro conceito. Como eu disse: minimalismo nada tem a ver com estilo de vida. Se eu estou botando um termo em uma coisa que não tem nada a ver, estou deturpando.

Ta escrito bem ali em cima "MINIMALISM MAY ALSO REFER TO:"

219332



Pqp, amigo. Aceite que vc ta errado que você aprende e cresce intelectualmente. Nego teimoso, ta loco.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Ta escrito bem ali em cima "MINIMALISM MAY ALSO REFER TO:"

Visualizar anexo 219332



Pqp, amigo. Aceite que vc ta errado que você aprende e cresce intelectualmente. Nego teimoso, ta loco.
c***lho fera, sério que você se estressou por causa disso?

Pode ser agressivo o quanto quiser comigo, não sou idiota de cair em bait.

Quer crescer intelectualmente? Larga essas merdas de youtuber de "estilo de vida", senta a bunda na cadeira e vai ler um livro, como eu li livros sobre design pra aprender sobre o assunto e aprendi o que a palavra minimalismo REALMENTE significa. Ver vídeos de 10 minutos no YouTube não vai te ensinar nada sobre isso.

Mas beleza, fica aí achando que vai "crescer intelectualmente" ou se tornar um Super Saiyajin porque é "minimalista". Continue aí comprando PC de última geração, celular top, comendo comida industrializada e outros modos de consumismo e dizendo que é "minimalista" porque compra a roupa mais barata. Continue aí achando que minimalismo é "desenvolvimento pessoal".

Não vou falar mais nada pra ti. Mas pelo menos serviu pra dar risada. Falou.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.552
Pontos
1.439
Na verdade, não. O conceito de miniamlismo está relacionado ao design e às artes. É um movimento a favor de um design, uma arquitetura, uma publicidade mais simplista e sem os adornos modernos.

O minimalismo virou tendência no design na última década. Cada vez mais marcas trocam seus logos por coisas mais "simples".

Antes

Visualizar anexo 219296

Depois

Visualizar anexo 219297

Antes
Visualizar anexo 219299

Depois
Visualizar anexo 219300

Antes

Visualizar anexo 219302


Depois

Visualizar anexo 219303


Isso tudo faz parte do movimento do minimalismo - tirou os adornos, a complexidade e a frescura do modernismo e expor a mensagem o mínimo possível. Isso significa dinamismo no marketing.

Já no campo da produção o minimalismo prega a redução da produção em série e a redução da escala.

O que houve foi que, quando a moda da auto-ajuda explodiu nos anos 90, algum coach viu o radical "minim" na palavra "minimalismo" e relacionou isso com viver "com o mínimo possível", o que é uma retardadice no mínimo irônica, visto que a maioria destas pessoas está comprando iPhone, Alexa, PS5... produtos industrializados, produzidos em série e em larga escala. Mas meu amigo que vive assim continua falando que é "minimalista" porque usa roupa de 10 reais.

Minimalismo não é movimento anticonsumismo, e o conceito da palavra está altamente deturpado por causa da auto-ajuda e agora dos youtubers. E esse "novo conceito" (que na real é uma mentira) é algo pregado por enganadores, para uma massa de incautos.
bem isso. exatamente o q eu achava mas não fui atras pra pegar essas informações.

as pessoas escolhem alguma area da vida pra ter pouca coisa e depois saem dizendo q sao minimalistas.

tem 700 jogos na steam mas por morar num ap de 42metro quadrado diz q é minimalista.

conheço gente igual vc citou. q se diz minimalista pq tem ropa de 10 real no guarda roupas mas na garagem tem um compass de 200k.

as pessoas usam o termo minimalista pra aplicar em algo q escolheram na vida pq acham q é cool. mas não seriam capazes de ser minimalista num sentido mais amplo.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.772
Reações
92.964
Pontos
1.353
várias palavras, se brincar, todas que nós usamos hoje em dia na lingua portuguesa, tiveram origens com significados diferentes,
o próprio nome do Brasil é de origem diferente a qualquer coisa relacionada a um pais. nem por isso a gente fica falando que o Brasil é uma arvore.

Isso parte pra várias outras, lingua, qualquer que seja, não é imutavel. Sempre surgirá "apropriação por facilidade de comunicação", algum erro no passado acabou se alastrando e virando regra, e por ai vai.

Mouse que a gente usa é um periférico de pc, não um mamifero roedor.
otaku significa "aficcionado" (ou semelhante) e não "adorador de anime" como se ve na lingua portuguesa.
Dentre trocentos outros exemplos de "apropriação ou mudança de significado", ainda excluindo outras variantes de origens diferentes mas que hoje em dia, se pronuncia praticamente igual.

Hoje em dia se usa minimalismo pra vários segmentos.
Não há nada de errado nisso. A lingua (qualquer que seja) é algo que vai mudando e se adaptando as cirscustancias.
Embora eu não concorde com vários "posicionamentos sobre", tipo usar isso pra ganhar dinheiro. Toda a fonte original de qualquer movimento de "a felicidade se encontra dentro de você e não no que voce tem" (ja que pelo jeito usar a palavra minimalismo da polemica), vem de fontes que nem foram "publicadas originalmente" pra vender. Eram conversas entre pessoas ou palestras a céu aberto aonde qualquer um podia ir ver.

bem isso. exatamente o q eu achava mas não fui atras pra pegar essas informações.

as pessoas escolhem alguma area da vida pra ter pouca coisa e depois saem dizendo q sao minimalistas.

tem 700 jogos na steam mas por morar num ap de 42metro quadrado diz q é minimalista.

conheço gente igual vc citou. q se diz minimalista pq tem ropa de 10 real no guarda roupas mas na garagem tem um compass de 200k.

as pessoas usam o termo minimalista pra aplicar em algo q escolheram na vida pq acham q é cool. mas não seriam capazes de ser minimalista num sentido mais amplo.

a pessoa do compass de 200k o comprou porque queria o negócio? pra ostentar? é feliz com ele? troca de carro todo ano?


Quase ninguém é capaz de seguir esse conceito a risca em toda a vida se depender apenas e unicamente do "seu ou meu umbigo".
O cara pode ter só 1 teto sem nem agua encanada.
Um mendigo pode chegar la e falar que o teto é exagero.
Esse mesmo mendigo pode ser acusado por outro mendigo de que "há excesso" porque o rapaz procura tomar 1 banho por semana em praça publica.
E por ai vai. Da pra questionar até mesmo Diógenes de Sinope quanto a cultura da "virtude em viver na extrema pobreza".


Não estou discordando do seu post. Só um adendo.
Tem um monte de gente que de fato prega uma coisa e faz outra, mas isso é pra tudo.
Aquele(a) cristão que se diz cristão mas só usa cristianismo pra justificar a próprias maldades.
Aquele(a) povo que prega "fique em casa" mas não perde a oportunidade de sair de casa.
Aquele(a) povo que prega socialismo mas usuflui mais do capitalismo que muita gente que se diz capitalista assumido.
Aquele(a) povo que se diz honesto mas no primeiro bug de preço em site, ou no primeiro caminhão tombado na rodovia, vão correr pra ter vantagem.
E por ai vai.

E porque no minimalismo "deveria" ser diferente?
No caso do "deveria", pois vivemos em um mundo real, eu acho. Aonde existem diversos tipos de pessoas com os mais diversos tipos de discursos.


edit:
esse conceito de minimalismo eu só fui saber bem depois de ja de tentar seguir tal coisa,
eu sempre fui leitor de "velharia grega e romana", e na juventude eu não era la "a pessoa mais calma do mundo", e foi lendo sobre estoicismo que parei pra refletir e minha vida foi mudando.
Mesmo que estoicismo e minimalismo sejam coisas com "conceitos diferentes", o estoicismo tinha/tem verdetes que hoje em dia são chamadas de minimalistas.
Nota que eu sempre falo "tento seguir", pois se eu falar que sou estoico ou minimalista, eu vou estar mentindo, é um caminho longo e bem dificil.
 
Ultima Edição:

Monge-mox

Bam-bam-bam
Mensagens
1.406
Reações
5.364
Pontos
353
várias palavras, se brincar, todas que nós usamos hoje em dia na lingua portuguesa, tiveram origens com significados diferentes,
o próprio nome do Brasil é de origem diferente a qualquer coisa relacionada a um pais. nem por isso a gente fica falando que o Brasil é uma arvore.

Isso parte pra várias outras, lingua, qualquer que seja, não é imutavel. Sempre surgirá "apropriação por facilidade de comunicação", algum erro no passado acabou se alastrando e virando regra, e por ai vai.

Mouse que a gente usa é um periférico de pc, não um mamifero roedor.
otaku significa "aficcionado" (ou semelhante) e não "adorador de anime" como se ve na lingua portuguesa.
Dentre trocentos outros exemplos de "apropriação ou mudança de significado", ainda excluindo outras variantes de origens diferentes mas que hoje em dia, se pronuncia praticamente igual.

Hoje em dia se usa minimalismo pra vários segmentos.
Não há nada de errado nisso. A lingua (qualquer que seja) é algo que vai mudando e se adaptando as cirscustancias.
Embora eu não concorde com vários "posicionamentos sobre", tipo usar isso pra ganhar dinheiro. Toda a fonte original de qualquer movimento de "a felicidade se encontra dentro de você e não no que voce tem" (ja que pelo jeito usar a palavra minimalismo da polemica), vem de fontes que nem foram "publicadas originalmente" pra vender. Eram conversas entre pessoas ou palestras a céu aberto aonde qualquer um podia ir ver.



a pessoa do compass de 200k o comprou porque queria o negócio? pra ostentar? é feliz com ele? troca de carro todo ano?


Quase ninguém é capaz de seguir esse conceito a risca em toda a vida se depender apenas e unicamente do "seu ou meu umbigo".
O cara pode ter só 1 teto sem nem agua encanada.
Um mendigo pode chegar la e falar que o teto é exagero.
Esse mesmo mendigo pode ser acusado por outro mendigo de que "há excesso" porque o rapaz procura tomar 1 banho por semana em praça publica.
E por ai vai. Da pra questionar até mesmo Diógenes de Sinope quanto a cultura da "virtude em viver na extrema pobreza".


Não estou discordando do seu post. Só um adendo.
Tem um monte de gente que de fato prega uma coisa e faz outra, mas isso é pra tudo.
Aquele(a) cristão que se diz cristão mas só usa cristianismo pra justificar a próprias maldades.
Aquele(a) povo que prega "fique em casa" mas não perde a oportunidade de sair de casa.
Aquele(a) povo que prega socialismo mas usuflui mais do capitalismo que muita gente que se diz capitalista assumido.
Aquele(a) povo que se diz honesto mas no primeiro bug de preço em site, ou no primeiro caminhão tombado na rodovia, vão correr pra ter vantagem.
E por ai vai.

E porque no minimalismo "deveria" ser diferente?
No caso do "deveria", pois vivemos em um mundo real, eu acho. Aonde existem diversos tipos de pessoas com os mais diversos tipos de discursos.


edit:
esse conceito de minimalismo eu só fui saber bem depois de ja de tentar seguir tal coisa,
eu sempre fui leitor de "velharia grega e romana", e na juventude eu não era la "a pessoa mais calma do mundo", e foi lendo sobre estoicismo que parei pra refletir e minha vida foi mudando.
Mesmo que estoicismo e minimalismo sejam coisas com "conceitos diferentes", o estoicismo tinha/tem verdetes que hoje em dia são chamadas de minimalistas.
Nota que eu sempre falo "tento seguir", pois se eu falar que sou estoico ou minimalista, eu vou estar mentindo, é um caminho longo e bem dificil.

Não adianta muito explicar.

Tem gente que é mala e só quer encher o saco.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Ta aí algo que eu provavelmente só vá praticar quando tiver velho
E na minha opinião é a única situação que eu consigo compreender o minimalismo
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
várias palavras, se brincar, todas que nós usamos hoje em dia na lingua portuguesa, tiveram origens com significados diferentes,
o próprio nome do Brasil é de origem diferente a qualquer coisa relacionada a um pais. nem por isso a gente fica falando que o Brasil é uma arvore.

Isso parte pra várias outras, lingua, qualquer que seja, não é imutavel. Sempre surgirá "apropriação por facilidade de comunicação", algum erro no passado acabou se alastrando e virando regra, e por ai vai.

Mouse que a gente usa é um periférico de pc, não um mamifero roedor.
otaku significa "aficcionado" (ou semelhante) e não "adorador de anime" como se ve na lingua portuguesa.
Dentre trocentos outros exemplos de "apropriação ou mudança de significado", ainda excluindo outras variantes de origens diferentes mas que hoje em dia, se pronuncia praticamente igual.

Hoje em dia se usa minimalismo pra vários segmentos.
Não há nada de errado nisso. A lingua (qualquer que seja) é algo que vai mudando e se adaptando as cirscustancias.
Embora eu não concorde com vários "posicionamentos sobre", tipo usar isso pra ganhar dinheiro. Toda a fonte original de qualquer movimento de "a felicidade se encontra dentro de você e não no que voce tem" (ja que pelo jeito usar a palavra minimalismo da polemica), vem de fontes que nem foram "publicadas originalmente" pra vender. Eram conversas entre pessoas ou palestras a céu aberto aonde qualquer um podia ir ver.



a pessoa do compass de 200k o comprou porque queria o negócio? pra ostentar? é feliz com ele? troca de carro todo ano?


Quase ninguém é capaz de seguir esse conceito a risca em toda a vida se depender apenas e unicamente do "seu ou meu umbigo".
O cara pode ter só 1 teto sem nem agua encanada.
Um mendigo pode chegar la e falar que o teto é exagero.
Esse mesmo mendigo pode ser acusado por outro mendigo de que "há excesso" porque o rapaz procura tomar 1 banho por semana em praça publica.
E por ai vai. Da pra questionar até mesmo Diógenes de Sinope quanto a cultura da "virtude em viver na extrema pobreza".


Não estou discordando do seu post. Só um adendo.
Tem um monte de gente que de fato prega uma coisa e faz outra, mas isso é pra tudo.
Aquele(a) cristão que se diz cristão mas só usa cristianismo pra justificar a próprias maldades.
Aquele(a) povo que prega "fique em casa" mas não perde a oportunidade de sair de casa.
Aquele(a) povo que prega socialismo mas usuflui mais do capitalismo que muita gente que se diz capitalista assumido.
Aquele(a) povo que se diz honesto mas no primeiro bug de preço em site, ou no primeiro caminhão tombado na rodovia, vão correr pra ter vantagem.
E por ai vai.

E porque no minimalismo "deveria" ser diferente?
No caso do "deveria", pois vivemos em um mundo real, eu acho. Aonde existem diversos tipos de pessoas com os mais diversos tipos de discursos.


edit:
esse conceito de minimalismo eu só fui saber bem depois de ja de tentar seguir tal coisa,
eu sempre fui leitor de "velharia grega e romana", e na juventude eu não era la "a pessoa mais calma do mundo", e foi lendo sobre estoicismo que parei pra refletir e minha vida foi mudando.
Mesmo que estoicismo e minimalismo sejam coisas com "conceitos diferentes", o estoicismo tinha/tem verdetes que hoje em dia são chamadas de minimalistas.
Nota que eu sempre falo "tento seguir", pois se eu falar que sou estoico ou minimalista, eu vou estar mentindo, é um caminho longo e bem dificil.
Eu acho que uma pessoa que diz ser algo (ex. minimalista) não tem que necessariamente agir 100% de acordo com aquilo.

O ser humano está longe de ser um animal disciplinado e é contraditório por natureza. Então, exigir que se aja 100% de acordo com movimento x ou y é impossível.

Um dos principais motivos de ter me dado esse "estalo" na cabeça (e que depois eu fui procurar saber que já tinha uma galera chamando de minimalismo) foi o fato de eu ser sozinho.

Várias e várias vezes eu ficava estressado com o tanto de coisa que tinha pra fazer e que se eu não fizesse continuariam daquele jeito.

Crises de ansiedade, taquicardia etc.

Adotei esse modo de vida e mudou totalmente meu jeito de ver a vida. Hoje eu sou leve, tenho paz. Arrumar meu apto leva 20 minutos no máximo. Os meus objetos (que são poucos) estão sempre revisados, limpos e funcionando 100%.

O engraçado é que eu já tentei essa abordagem sobre o minimalismo tanto com pessoas da vida real quanto com pessoas virtuais (OS, por exemplo). E a reação se divide em duas ocorrências majoritárias: 1) fazer pouco/debochar. 2) defender o "sistema do consumismo" com toda força e te chamar de maluco/hipócrita etc.

Acho que vou abandonar essa missão. Afinal, sigo à risca o ditado "se me custou a paz, já me custou caro demais". Alás, o próprio propósito deste tópico não foi de "converter" ninguém e sim abordar novas perspectivas que possam passar despercebidas por nós. Bora contribuir, galera! =)
 
Topo Fundo