O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MiSTer FPGA na área :D [+ impressões!] [+N64!!!1!1!!!]

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
Gostaria de compartilhar minha mais recente retro aquisição.

Ja havia 1 ano desde que conheci sobre o projeto MiSTer. Fiquei muito interessado em ter um, sobre a questao de preservação de hardware, simular o hardware, não ser emulação e tal.
Ai agora que passou a ter suporte a CPS1 e CPS 1.5 e logo mais vai ter o core de CPS2 e PSX, vi que era hora de comprar.

Ele é formado de 4 partes:

  • Placa FPGA que é o DE10 nano
  • Mister IO Board, que tem saida VGA e botoes pra facilutar acesso ao menu principal.
  • Modulo memoria sdram, que no meu caso comprei logo de 128mb para rodar neogeo e os arcades.
  • Mister hub, que eh uma board com 6 entradas usb, pra ficar melhor de colocar o pad, controle arcade, hd externo, etc.



O motivo de eu ter comprado um e nao ficar so nos emuladores, eh que eu estava com um notebook pra rodar esses emuladores, e sempre percebi um input lag chatinho que me incomodava, com o bsnes, higan ou mesmo retroarch, colocando runahead 2, ate melhorava isso mas ja começava a ter "cortes" no som e umas engasgadas no video, isso me incomodava demais!

Vi que era hora de unir o util ao agradavel e ter um hardware dedicado que mais se aproxima do sistema, console ou arcade original, seja no input ou no clock do jogo (leia-se velocidade correta).

Os cores que me interessam no Mister sao :

GB/GBC/GBA
NES
SMS
SNES
Mega Drive
Sega CD
Neogeo
PC Engine e PC Engine CD

So ai valeu cada centavo na minha opiniao. Ter tudo com high accuracy, sem input lag e como foram feitos e pretendidos para jogar.

E claro os arcades que sao o verdadeiro chamariz, de varios arcades da decada de 80 ate chegar na CPS1

Comprei no ali express de dois vendedores diferentes, ja esperava ter que aguardar uns 3 meses pra receber, quando da minha surpresa, em 7 dias chegou no Brasil e em 15 dias ja estava aqui em casa!!! E sem taxas.
Tempo recorde! Pra ter uma nocao, os controles do 8bitdo que comprei la chegaram com quase 4 meses aqui em casa!

Testei o 240p suite do snes e consegui 2.01 de delay frame, nem no bsnes com runahead eu chegava nisso, o minimo que conseguia era 2.79. Estou usando o controle via cabo usb.



Pra mim a diferenca eh gritante no gameplay quando comparado a emuladores. Esta muito mais preciso, joguei varios plataformas e os que mais gosto tipo em DKC e Gunstar Heroes que exige algo mais preciso, esta muito melhor pra desviar de tiros por exemplo.

Fotos:






É isso ai, agora aguardar o core de CPS2 e PSX.

Esse da CPS2 eh interessante pq so o Razoola levou acho que uns 5 anos para conseguir algo para rodar via emulacao com a gambiarra dos xor tables.
O jotego ali tendo a schematics da placa, simplesmente em menos de 1 mes ja avancou absurdo em rodar o som e alguns sprites. :kwow





:ksorriso
 
Ultima Edição:

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.419
Pontos
864
Posta os lugares que vc comprou tudo por favor, já tem um tempo que venho tendo interesse nele e penso muito em adquirir um kit completo com memoria de 128mb tbm

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
Posta os lugares que vc comprou tudo por favor, já tem um tempo que venho tendo interesse nele e penso muito em adquirir um kit completo com memoria de 128mb tbm

Enviado de meu YAL-L21 usando o Tapatalk

basicamente pelo dolar alto hj, para nos brazukas so tem 2 lugares:

ou vc compra tudo junto no misteraddon, dos EUA, ainda pagar por redirecionador e corre grande risco de ser taxado

ou no ali express como eu fiz, pedi pada cada um dos 2 vendedores que comprei as peças declararem abaixo de 40 dolares e chegou tranquilo e rapido e sem taxas
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
É esse aqui?


Já fui muito tarado por precisão em emulação/input lag (ainda sou um um tanto)... mas por enquanto vou passar porque ainda ta meio preliminar. Tem algumas soluções via software (e hardware compatível) ainda que são boas né, como crt emudriver, mas atualmente há um consenso que FPGA é o futuro mesmo.

O legal dessas implementações é que futuramente, quando for mais maduro, vai ser o melhor dos dois mundos né... a precisão de usar o hardware original + melhorias de emulação, como save states, rewind, etc.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
É esse aqui?


Já fui muito tarado por precisão em emulação/input lag (ainda sou um um tanto)... mas por enquanto vou passar porque ainda ta meio preliminar. Tem algumas soluções via software (e hardware compatível) ainda que são boas né, como crt emudriver, mas atualmente há um consenso que FPGA é o futuro mesmo.

O legal dessas implementações é que futuramente, quando for mais maduro, vai ser o melhor dos dois mundos né... a precisão de usar o hardware original + melhorias de emulação, como save states, rewind, etc.

exato, cada um escolhe sua situacao

eu mesmo usei emuladores por muito tempo e o raspberry pi pode ate ser uma solucao pra muita gente que nao liga pra 7 frames de input lag.
 

marcelozod

Bam-bam-bam
Mensagens
110
Reações
85
Pontos
463
Minha experiência com FPGA foi através do multicore2. Os únicos sistemas que funcionaram bem comigo foram o atari 2600 e NES. PC engine tinha todos os tipos de bugs por exemplo. Depois disso realmente desanimei com FPGA, preferi ficar com os emuladores, que apesar de um pouco de input lag, tem compatibilidade de praticamente 100 por cento.
 


natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.113
Reações
2.489
Pontos
989
Cara, ainda quero ver um vídeo explicando tudo sobre isso de Mister mas sou muito sortudo em não perceber a parada de input lag, e olha q jogo de tudo faz uns 25 anos.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Sei lá... eu jogo arcade com um cabo hdmi do note pra tv, não erro magia em jogo de luta, jogo de nave jogo do mesmo jeito, meu ps2 fica plugado na tv de led e eu jogo Gradius V do msm jeito que na de tubo. Não percebo input lag.

Quanto ao FPGA achei interessante e caro... vou pesquisar à respeito.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.385
Pontos
1.514
Sei lá... eu jogo arcade com um cabo hdmi do note pra tv, não erro magia em jogo de luta, jogo de nave jogo do mesmo jeito, meu ps2 fica plugado na tv de led e eu jogo Gradius V do msm jeito que na de tubo. Não percebo input lag.

Quanto ao FPGA achei interessante e caro... vou pesquisar à respeito.

Nos Megaman de NES eu percebo input lag tanto naquela coleção que saiu pro Steam tanto no Nes Classic Mini quando vou pular naquelas plataformas que caem quando tu pisa nelas, é um terror aqui lá. Não sei se no hardware original ou com FPGA é assim, até pq nunca joguei Megaman no hardware original e nem tenho como fazer isso aqui pra comparar.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Nos Megaman de NES eu percebo input lag tanto naquela coleção que saiu pro Steam tanto no Nes Classic Mini quando vou pular naquelas plataformas que caem quando tu pisa nelas, é um terror aqui lá. Não sei se no hardware original ou com FPGA é assim, até pq nunca joguei Megaman no hardware original e nem tenho como fazer isso aqui pra comparar.

São essas?

166937

Eu consigo passar, é tão chato qto no hardware original...kkkk

Não sei se faz diferença , mas eu uso MAME (linha de comando), até pros consoles.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.385
Pontos
1.514
São essas?

Visualizar anexo 166937

Eu consigo passar, é tão chato qto no hardware original...kkkk

Não sei se faz diferença , mas eu uso MAME (linha de comando), até pros consoles.


Megaman 2, bem no começo de uma fase com cachoeira e tem uns robos sapos, ai tu vai pulando umas plataformas que parecem uma peça de tetris. Consegui passar mas penando, morrendo pra caceta. Vc tem que apertar o botão bem rápido, ainda assim as vezes cai junto com a plataforma. Tem ser muito rápido, meio que antecipar mesmo. Tanto no Nes classic mini quanto na coleção do Megaman que tenho na Steam.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Megaman 2, bem no começo de uma fase com cachoeira e tem uns robos sapos, ai tu vai pulando umas plataformas que parecem uma peça de tetris. Consegui passar mas penando, morrendo pra caceta. Vc tem que apertar o botão bem rápido, ainda assim as vezes cai junto com a plataforma. Tem ser muito rápido, meio que antecipar mesmo. Tanto no Nes classic mini quanto na coleção do Megaman que tenho na Steam.

O 2 eu não joguei.
Joguei muito o primeiro e o 6. Vou dar uma jogada nessa parada pra ver como é que é.

166942

Pô Juquinha, passei na segunda tentativa, jogando no teclado.

166943

Jogando no MESS.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.520
Reações
179.385
Pontos
1.514
O 2 eu não joguei.
Joguei muito o primeiro e o 6. Vou dar uma jogada nessa parada pra ver como é que é.

Visualizar anexo 166942

Pô Juquinha, passei na segunda tentativa, jogando no teclado.

Visualizar anexo 166943

Jogando no MESS.


não sei jogar saporra não hehehehe joguei quase nada e olha que tenho a coleção toda na Steam hehehe

mas realmente senti uma dificuldade enorme nesses blocos, como se tivesse atraso mesmo.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.864
Reações
7.617
Pontos
453
basicamente pelo dolar alto hj, para nos brazukas so tem 2 lugares:

ou vc compra tudo junto no misteraddon, dos EUA, ainda pagar por redirecionador e corre grande risco de ser taxado

ou no ali express como eu fiz, pedi pada cada um dos 2 vendedores que comprei as peças declararem abaixo de 40 dolares e chegou tranquilo e rapido e sem taxas
Quanto saiu o valor total do kit completo?

A última vez que olhei no Ali com o dólar a 5.10 reais estava quase 900 reais o kit completo com frete incluso se aplicado desconto do vendedor.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
Cara, ainda quero ver um vídeo explicando tudo sobre isso de Mister mas sou muito sortudo em não perceber a parada de input lag, e olha q jogo de tudo faz uns 25 anos.

isso, se vc nao percebe pra mim eh otimo isso, pq ja nao precisa desembolsar um pouco a mais por hardware dedicado que resolve isso

fora isso tem questao do clock speed do jogo, tem games que rodam mais rapido ou lento no emu quando comparado ao real hardware

tb eh uma coisa que se a pessoa nao liga, tudo bem tb, se satisfaz com emulador.

Tipo nesse exemplo aqui do mister x mame




Parece bobagem mas a nivel de preservacao de hardware eh fundamental ter esse clock speed correto.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Ainda quero comprar um mas só quando o preço despencar, acredito que até la vamos ter suporte para mais cores, ACHO que vi algo de N64 sendo implementado futuramente
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614


Várias pessoas perguntando.. Esse foi o melhor vídeo em português que achei


É o sonho do momento né? É inevitável no futuro não ter um brinquedinho desses.. Mas no momento sai caro o conjunto todo pro meu gosto
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
@Helghast Trooper Só o DE10 nano roda o quê? (os cores)

Em princípio só precisa dele, né?


so a de10 nano roda sem precisar de sdram estes cores abaixo


cores-noram.jpg
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
A real é que é mais purismo que qualquer outra coisa... Input lag, precisão, som perfeito... É melhor? Sim, mas no fim das contas, alguém jogando por emulação via software, com todos esses defeitos, ainda consegue ser melhor e se divertir mais.

Mas, de qualquer forma, o futuro para emulação é isso aí mesmo, hardware dedicado. Se o dólar baixar e a compatibilidade aumentar, comprarei.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Bom gente é totalmente fora do tópcio, mas quem quiser saber como deixar o MAME como menor input lag possível é só perguntar.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
jotego mediu a accuracy da cps1 no mister e esta em 0.08% de erros. Na emulacao chega a 44%!!!



Isso é MUITO bacana.

É basicamente preservação de hardware/software conquistada.

E pior que esse futuro JÁ chegou: é muito complicado achar uma pcb de CPS1 funcionando hoje em dia. Eu mesmo já tive uns 5 ou 6 jogos de CPS1 (conjunto placa mãe + Placa do Jogo + placa gráfica), e se não me engano só restou UMA mobo funcionando.

Tenho duas CPS 1.5 aqui ainda também, uma Slam Masters e uma Cadillac Dino. A primeira não consegui ressuscitar (larguei de mão porque meu gravador de eprom é um lixo), a segunda eu tive que ressuscitar E NEM SEI se ta funcionando ainda (mais de ano sem ligar porque abriu o chão e a supergun que eu usava aqui pra ligar placas de fliper em monitor/tv sumiu)

É um hardware extremamente falho, diferentemente da mobo de Neogeo que é basicamente uma "AK-47"das pcbs... simplesmente NÃO DÁ problema, se dá é muito fácil de resolver.

Então isso significa que estamos diante de uma opção viável e barata pra preservação de jogos de arcade em sua forma original, 1:1 com o hardware original

Foi engraçado a DF Factory usar o exemplo do Carrier Air Wing... que é uma das pcbs que eu tenho... no hardware original, a introdução quando aparece o caça decolando, é SUPER LENTO, quando a turbina do caça cobre a tela pra aparecer o logo...
Isso você consegue chegar perto setando o Clock da CPU no Mame por volta de 70%. Mas... o Mame não emula os ditos "wait states" do processador, o que de ponto de vista técnico É BOM, porque significa que o jogo roda melhor que no arcade, mas de ponto de vista de preservação e fidelidade não é bom.

Confesso que eu fiquei com vontade de comprar agora SÓ por causa disso, mas seria bacana se fosse possível rodar em resolução nativa duplicando a frequência vertical (60hz para 120hz, por exemplo), tornando possível a utilização em monitores vga comuns, mas dei uma procurada e isso NÃO é possível sem um scaler externo, o que ocasionaria lag do mesmo jeito.

Mas acho que futuramente eles devem... devem fazer algum outro dispositivo, algum "Mister 2", com todas essas... melhorias todas.

Bem legal isso aí.

Algo me diz que eu vou acabar comprando essa merd@ em breve se der coceira na mão :s
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
Isso é MUITO bacana.

É basicamente preservação de hardware/software conquistada.

E pior que esse futuro JÁ chegou: é muito complicado achar uma pcb de CPS1 funcionando hoje em dia. Eu mesmo já tive uns 5 ou 6 jogos de CPS1 (conjunto placa mãe + Placa do Jogo + placa gráfica), e se não me engano só restou UMA mobo funcionando.

Tenho duas CPS 1.5 aqui ainda também, uma Slam Masters e uma Cadillac Dino. A primeira não consegui ressuscitar (larguei de mão porque meu gravador de eprom é um lixo), a segunda eu tive que ressuscitar E NEM SEI se ta funcionando ainda (mais de ano sem ligar porque abriu o chão e a supergun que eu usava aqui pra ligar placas de fliper em monitor/tv sumiu)

É um hardware extremamente falho, diferentemente da mobo de Neogeo que é basicamente uma "AK-47"das pcbs... simplesmente NÃO DÁ problema, se dá é muito fácil de resolver.

Então isso significa que estamos diante de uma opção viável e barata pra preservação de jogos de arcade em sua forma original, 1:1 com o hardware original

Foi engraçado a DF Factory usar o exemplo do Carrier Air Wing... que é uma das pcbs que eu tenho... no hardware original, a introdução quando aparece o caça decolando, é SUPER LENTO, quando a turbina do caça cobre a tela pra aparecer o logo...
Isso você consegue chegar perto setando o Clock da CPU no Mame por volta de 70%. Mas... o Mame não emula os ditos "wait states" do processador, o que de ponto de vista técnico É BOM, porque significa que o jogo roda melhor que no arcade, mas de ponto de vista de preservação e fidelidade não é bom.

Confesso que eu fiquei com vontade de comprar agora SÓ por causa disso, mas seria bacana se fosse possível rodar em resolução nativa duplicando a frequência vertical (60hz para 120hz, por exemplo), tornando possível a utilização em monitores vga comuns, mas dei uma procurada e isso NÃO é possível sem um scaler externo, o que ocasionaria lag do mesmo jeito.

Mas acho que futuramente eles devem... devem fazer algum outro dispositivo, algum "Mister 2", com todas essas... melhorias todas.

Bem legal isso aí.

Algo me diz que eu vou acabar comprando essa merd@ em breve se der coceira na mão :s

fiquei um pouco confuso sobre isso de duplicar frequencia vertical.

Mas ao usar uma crt que eh de 15 ou 31 khz ja nao resolveria isso? Pois creio que na epoca que foi lancado o arcade, eles tinham uma "simples" crt como varios outros do mercado, nao?

O mister tb aceita monitores freesync.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
fiquei um pouco confuso sobre isso de duplicar frequencia vertical.

Mas ao usar uma crt que eh de 15 ou 31 khz ja nao resolveria isso? Pois creio que na epoca que foi lancado o arcade, eles tinham uma "simples" crt como varios outros do mercado, nao?

O mister tb aceita monitores freesync.

Bem, o que eu quis dizer é alcançar os resultados de, diz, 240p que se consegue em monitores 15khz (tv por exemplo) em um monitor de 31khz (monitor de pc comum)

crts de pc, por exemplo, eles funcionam nativamente em resolução de aproximadamente 480p pra cima. Não é possível output nativamente 240p, ou 224p, ou 200p em um monitor 31khz com 60hz porque essas resoluções a 60hz basicamente funcionam na METADE da faixa de sincronia horizontal de um monitor 31khz (ou seja, 15khz), e ele vai ficar out of sync/sem sincronia.

É POSSÍVEL alcançar 320x240 em um monitor 31khz se você força-lo a rodar no dobro da frequência vertical (120hz). É o que basicamente se faz pra rodar o Groovymame (mame optimizado para monitores crt) em um crt de pc.
Acontece que o Groovymame utiliza de um driver de placas ATI modificado, o crtemudriver pra regular as taxas/variações de frequência e resoluções, e claro, essa parte fica por conta da própria GPU. Como o Mister FPGA aparentemente não tem um chip externo dedicado a isso, não é possível sem um up/downscaler externo, o que NÃO é uma boa solução, visto que isso adicionaria lag em cima.

De repente é ATÉ possível fazer isso com o Mister, mas... eu dei uma procurada em forums e aparentemente não é possível "as is", do jeito que está o projeto.

Eu vi que É POSSÍVEL rodar em resolução nativa em tvs/monitores 15khz, o que já é uma grande coisa pra fidelidade visual... mas isso te obriga a usar uma tevê ou um monitor rgb 15khz.

Nada impede, no entanto, de usar um crt de pc junto com alguma solução externa como um gerador de scanlines pra simular o efeito de uma resolução nativa, aí teria que ver se ficaria legal também.

Você ta usando num monitor LCD?
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.762
Pontos
803
Bem, o que eu quis dizer é alcançar os resultados de, diz, 240p que se consegue em monitores 15khz (tv por exemplo) em um monitor de 31khz (monitor de pc comum)

crts de pc, por exemplo, eles funcionam nativamente em resolução de aproximadamente 480p pra cima. Não é possível output nativamente 240p, ou 224p, ou 200p em um monitor 31khz com 60hz porque essas resoluções a 60hz basicamente funcionam na METADE da faixa de sincronia horizontal de um monitor 31khz (ou seja, 15khz), e ele vai ficar out of sync/sem sincronia.

É POSSÍVEL alcançar 320x240 em um monitor 31khz se você força-lo a rodar no dobro da frequência vertical (120hz). É o que basicamente se faz pra rodar o Groovymame (mame optimizado para monitores crt) em um crt de pc.
Acontece que o Groovymame utiliza de um driver de placas ATI modificado, o crtemudriver pra regular as taxas/variações de frequência e resoluções, e claro, essa parte fica por conta da própria GPU. Como o Mister FPGA aparentemente não tem um chip externo dedicado a isso, não é possível sem um up/downscaler externo, o que NÃO é uma boa solução, visto que isso adicionaria lag em cima.

De repente é ATÉ possível fazer isso com o Mister, mas... eu dei uma procurada em forums e aparentemente não é possível "as is", do jeito que está o projeto.

Eu vi que É POSSÍVEL rodar em resolução nativa em tvs/monitores 15khz, o que já é uma grande coisa pra fidelidade visual... mas isso te obriga a usar uma tevê ou um monitor rgb 15khz.

Nada impede, no entanto, de usar um crt de pc junto com alguma solução externa como um gerador de scanlines pra simular o efeito de uma resolução nativa, aí teria que ver se ficaria legal também.

Você ta usando num monitor LCD?

sim, uso um monitor lcd fullHD enquanto nao encontro uma tv crt com componente

minha cce de 21'' veia de guerra eh so ate s-video. Queria muito encontrar um cabo vga s-video pra ver se conseguia usar essa tv.
 
Topo Fundo