O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Miyamoto | Porque a Nintendo não foca em sentimentos de tristeza e perda nos jogos.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
A partir de 1994 os VGs amadureceram.

Fomos apresentados a games com enredo, histórias mais tocantes que fugia do padrão "salve a donzela em apuros".

A Sony então tomou o lugar da Nintendo nesse nicho de mercado e a BigN sem ter como contra atacar acabou insistindo no que mais sabe fazer, jogos com apelo mais infantis e que hoje em dia sobrevivem apenas nos fãs mais fervorosos da empresa e que cresceram com ela.

Com vários jogos na faixa de 20-30 milhões de cópias vendidas cada um e um videogame que em menos de 3 anos já acumula cerca de 70 milhões de unidades, é ter MUITOS fãs fervorosos, hein? rsrsrs
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Com vários jogos na faixa de 20-30 milhões de cópias vendidas cada um e um videogame que em menos de 3 anos já acumula cerca de 70 milhões de unidades, é ter MUITOS fãs fervorosos, hein? rsrsrs
Pelo que vi, tem dois jogos acima de 20 milhões .... Hahahah
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Ah gente, da mesma forma que não se poderia viver só de jogos lúdicos e família da Nintendo, também daria no saco (ao menos pra mim) viver só desses jogos hollywoodianos, cheios de cutscene, diálogos, cenários cinzentos e tiroteios, que aliás correspondem a 80% dos lançamentos. Eu acho é uma benção que exista a Nintendo como um escape dessa vertente que domina o mercado. Pra que ela deve mudar o foco, se praticamente é única no que faz (e vende pra kct) ?
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Pelo que vi, tem dois jogos acima de 20 milhões .... Hahahah

No último relatório que eu lembro de ter visto Mario Kart e Animal Crossing já estavam batendo a casa dos 30 milhões. Smash Bros Já passou os 20 milhões e Pokemon Sword/Shield, Zelda Breath of the wild e Mario Odyssey a essas alturas já ultrapassaram os 20 milhões.

Então sim, 6 jogos acima de 20 milhões é pra poucos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.873
Reações
62.968
Pontos
1.253
No último relatório que eu lembro de ter visto Mario Kart e Animal Crossing já estavam batendo a casa dos 30 milhões. Smash Bros Já passou os 20 milhões e Pokemon Sword/Shield, Zelda Breath of the wild e Mario Odyssey a essas alturas já ultrapassaram os 20 milhões.

Então sim, 6 jogos acima de 20 milhões é pra poucos.
Só pra complementar:
O último relatório saiu em Setembro, então bem provável que o Odyssey já tenha chegado nos 20 milhões sim.
Quanto ao Zelda, vale ressaltar que aquilo é apenas a versão Switch. Se juntar com a de WiiU, somam-se aí unas 21 milhões de cópias.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Eu nunca vou entender porque diabos os jogos "infantis" da Nintendo são enxergados assim de maneira pejorativa.

Vem cá: vocês não jogaram Super Mario World quando eram crianças, não? Ou Crash Bandicoot? O fato de Astro ser "lúdico" diminuiu a experiência que qualquer um daqui teve ao ligar o PS5? Esses jogos "de criança" não prezam mais pela excelência?

Nem tudo precisa ter o mesmo tom. E tons diferentes objetivam extrair do jogador um sentimento diferente. Já imaginou a exaustão de só jogar Silent Hill, TLoU e afins? Um seguido do outro?

E eu acho engraçado também o conceito de "amadurecimento" utilizado nesse tópico. GTA historicamente sempre recebe as mais altas classificações e estão entre os jogos story-driven menos maduros da indústria. Ser maduro agora é ter sangue, sexo, xingamento? Pois esse tipo de coisa que estabelece o que é material para adultos ou não por vias oficiais.

Com 12 anos de idade eu tava jogando FF6 e vendo uma personagem em sprites tentando se suicidar. Foi o tipo de coisa que me trouxe mais reflexão e pensamentos do que qualquer coisa do GTA 3.

No mais, que bom que a Nintendo está preocupada em nos fazer sorrir. Aparentemente existem poucas empresas focadas nisso atualmente, então tomara que ela se mantenha "antiquada" e traga equilíbrio ao mercado.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.873
Reações
62.968
Pontos
1.253
Eu nunca vou entender porque diabos os jogos "infantis" da Nintendo são enxergados assim de maneira pejorativa.

Vem cá: vocês não jogaram Super Mario World quando eram crianças, não? Ou Crash Bandicoot? O fato de Astro ser "lúdico" diminuiu a experiência que qualquer um daqui teve ao ligar o PS5? Esses jogos "de criança" não prezam mais pela excelência?

Nem tudo precisa ter o mesmo tom. E tons diferentes objetivam extrair do jogador um sentimento diferente. Já imaginou a exaustão de só jogar Silent Hill, TLoU e afins? Um seguido do outro?

E eu acho engraçado também o conceito de "amadurecimento" utilizado nesse tópico. GTA historicamente sempre recebe as mais altas classificações e estão entre os jogos story-driven menos maduros da indústria. Ser maduro agora é ter sangue, sexo, xingamento? Pois esse tipo de coisa que estabelece o que é material para adultos ou não por vias oficiais.

Com 12 anos de idade eu tava jogando FF6 e vendo uma personagem em sprites tentando se suicidar. Foi o tipo de coisa que me trouxe mais reflexão e pensamentos do que qualquer coisa do GTA 3.

No mais, que bom que a Nintendo está preocupada em nos fazer sorrir. Aparentemente existem poucas empresas focadas nisso atualmente, então tomara que ela se mantenha "antiquada" e traga equilíbrio ao mercado.
Eu também acho isso uma bela palhaçada.
Não preciso ficar jogando jogos "maduros" só pra provar que eu sou machão ou algo do tipo.
Videogame pra mim é diversão, não importa se é jogo "infantil" ou "sério", se eu tô lá jogando e me divertindo é isso que me interessa!
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Eu só quis retificar mesmo com a base técnica. É que jogo de classificação indicativa para somente adultos é diferente de Mature.

Para o exposto no tópico (mentalidade da empresa e das equipes de desenvolvimento), a classificação do Brasil importa tanto quanto a da Arábia Saudita. Mesma coisa para jogos banidos, por exemplo. Se a discussão for restrita ao mercado brasileiro e não a uma análise das empresas num geral, aí é outra conversa.

O eixo é EUA-Japão-Europa e tanto o ESRB bem como o CERO e o PEGI usam esse parâmetro em 99% das vezes.

Se preferir, pode ler o que falei como sendo PEGI18. Dá no mesmo. Os jogos que citei como 18 anos são PEGI18. E o que eu disse resumidamente é que esse não é o foco da Nintendo. O foco da Nintendo é jogos infanto-juvenis e para a família. Jogos que tanto adultos quando adolescente ou crianças podem aproveitar e se divertir.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Só lembrando que não ser recomendado para menores, não é necessariamente "para adultos".
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Eu também acho isso uma bela palhaçada.
Não preciso ficar jogando jogos "maduros" só pra provar que eu sou machão ou algo do tipo.
Videogame pra mim é diversão, não importa se é jogo "infantil" ou "sério", se eu tô lá jogando e me divertindo é isso que me interessa!
Até porque são estilos totalmente diferentes. Não tem muito sentido querer rankear coisas que sequer são comparáveis. Existe preferência pessoal, e não critério objetivo.

O mercado é melhor por ter jogos story-drivens cinzas E jogos lúdicos focados em gameplay. O mercado nunca será melhor por só ter um ou outro.

No mais, uma curiosidade que serve quase de ironia: oficialmente, o primeiro jogo que teve um arco de história com início, meio e fim contada por cutscene foi justamente um jogo da Nintendo, e justamente feito pelo "antiquado" Miyamoto - Donkey Kong.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.238
Reações
42.282
Pontos
1.003
Eu nunca vou entender porque diabos os jogos "infantis" da Nintendo são enxergados assim de maneira pejorativa.

Os unicos que vem com desdém são os sonystas que acham que só eles tem jogos adultos, mas é tudo uma b*sta

Also, mariozin basico é mais divertido que os titulos da sony lançado pro playsterco 4
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.432
Reações
5.903
Pontos
453
Eu também acho isso uma bela palhaçada.
Não preciso ficar jogando jogos "maduros" só pra provar que eu sou machão ou algo do tipo.
Videogame pra mim é diversão, não importa se é jogo "infantil" ou "sério", se eu tô lá jogando e me divertindo é isso que me interessa!

Vejo da mesma forma.Me lembra da epoca de adolescente onde a galera vinha dizer que nintendo era coisa de criança, coisa de adulto era kratos comedor e uining elévi.

O pessoal cresce mas ainda tem a mesma mentalidade boba que pra algo ser pra adulto tem que ter morte sangue e sexo.O engraçado é que atualmente é justamente a sony que anda censurando bundinhas e coisas do tipo por ai também né.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.873
Reações
62.968
Pontos
1.253
Adoro como a Nintendo, que faz praticamente 1 Engine pra cada jogo, é vista como tecnologicamente ultrapassada.
Mas a from software que usa a mesma Engine e só faz 1 tipo de jogo, é desenvolvedora top
=)
Acho injusto comparar Nintendo com a From Software.
A From é muito menor que a Nintendo, o único jogo um pouco mais caro que ela fez foi financiado pela Sony, dá pra entender porque eles utilizam a mesma engine.
E ainda assim ela já tentou de tudo desde o PS1, até jogo de mech e jogos de terror.

Tirando isso, é uma dev bastante competente, dentro de uma mesma franquia ou estilo de jogo ela está em constante evolução.
Só tem que melhorar o setor de programação que é meio cagado.
 
Ultima Edição:

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
17.200
Pontos
1.053
Acho injusto comparar Nintendo com a From Software.
A From é muito mais pequena que a Nintendo, o único jogo um pouco mais caro que ela fez foi financiado pela Sony, dá pra entender porque eles utilizam a mesma engine.
E ainda assim ela já tentou de tudo desde o PS1, até jogo de mech e jogos de terror.

Tirando isso, é uma dev bastante competente, dentro de uma mesma franquia ou estilo de jogo ela está em constante evolução.
Só tem que melhorar o setor de programação que é meio cagado.
é só um exemplo amigo. Tem vários outros. A questão é que o Hardware é defasado, mas o custo de desenvolver um software novo e redondinho é o que cobra o preço.
Ninguém nem cogita um desastre como cyberpunk vindo da nintendo.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.569
Pontos
1.714
Se preferir, pode ler o que falei como sendo PEGI18. Dá no mesmo. Os jogos que citei como 18 anos são PEGI18. E o que eu disse resumidamente é que esse não é o foco da Nintendo. O foco da Nintendo é jogos infanto-juvenis e para a família. Jogos que tanto adultos quando adolescente ou crianças podem aproveitar e se divertir.

Na verdade, a Nintendo foca em atrair as mais diversas demografias (criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, homem, mulher) e o seu leque de franquias retrata isso (aliás, nos EUA até o começo de 2019, mais de 50% dos usuários eram acima de 30 anos, ou seja, é bem dividido). E funciona bem pra ela. Da mesma forma que o foco da Sony é o homem adolescente e jovem adulto e isso também funciona muito bem pra ela.

Reforçando que foco =/= exclusividade.

Para o mercado, é excelente pois temos duas empresas que se especializaram nos seus focos. Só a Microsoft que ainda carece de identidade per si.


Sobre a parte técnica, vamos concordar em discordar.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Acho que o Miyamoto quis falar que sempre vai privilegiar o gameplay.

Não é do interesse dele criar novas experiências narrativas, mas sim novas formas de interatividade através da jogabilidade e level design.

Essa filosofia dele e da Nintendo nunca foi um segredo.
 
Ultima Edição:

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.432
Reações
5.903
Pontos
453
Acho injusto comparar Nintendo com a From Software.
A From é muito mais pequena que a Nintendo, o único jogo um pouco mais caro que ela fez foi financiado pela Sony, dá pra entender porque eles utilizam a mesma engine.
E ainda assim ela já tentou de tudo desde o PS1, até jogo de mech e jogos de terror.

Tirando isso, é uma dev bastante competente, dentro de uma mesma franquia ou estilo de jogo ela está em constante evolução.
Só tem que melhorar o setor de programação que é meio cagado.

Po amigo, eu não gosto de ter de ser o grammar nazi aqui, mas "mais pequena" doeu o meu coraçãozinho, me perdoe =(
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.725
Reações
8.939
Pontos
1.209
A partir de 1994 os VGs amadureceram.

Fomos apresentados a games com enredo, histórias mais tocantes que fugia do padrão "salve a donzela em apuros".

A Sony então tomou o lugar da Nintendo nesse nicho de mercado e a BigN sem ter como contra atacar acabou insistindo no que mais sabe fazer, jogos com apelo mais infantis e que hoje em dia sobrevivem apenas nos fãs mais fervorosos da empresa e que cresceram com ela.
Falta de cultura gamer e teu post, jogos como os que voce cita (que de adultos nao tem nada) existem nos games a muito tempo antes do PS1 existir.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Eu também acho isso uma bela palhaçada.
Não preciso ficar jogando jogos "maduros" só pra provar que eu sou machão ou algo do tipo.
Videogame pra mim é diversão, não importa se é jogo "infantil" ou "sério", se eu tô lá jogando e me divertindo é isso que me interessa!
Vocês estão distorcendo as coisas, e levando o assunto para outro campo, mas eu entendo, eu falava essas mesmas palavras antigamente, eu pelo menos não falei que são infantis de maneira pejorativo, apenas que não me agradam mais, eu não consigo mais jogar, não posso responder pelos outros.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Na verdade, a Nintendo foca em atrair as mais diversas demografias (criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, homem, mulher) e o seu leque de franquias retrata isso (aliás, nos EUA até o começo de 2019, mais de 50% dos usuários eram acima de 30 anos, ou seja, é bem dividido). E funciona bem pra ela. Da mesma forma que o foco da Sony é o homem adolescente e jovem adulto e isso também funciona muito bem pra ela.

Reforçando que foco =/= exclusividade.

Para o mercado, é excelente pois temos duas empresas que se especializaram nos seus focos. Só a Microsoft que ainda carece de identidade per si.


Sobre a parte técnica, vamos concordar em discordar.
Microsoft tá abraçando os mercados pobres, com seu console mais barato e o game pass, ao meu ver.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.873
Reações
62.968
Pontos
1.253
Vocês estão distorcendo as coisas, e levando o assunto para outro campo, mas eu entendo, eu falava essas mesmas palavras antigamente, eu pelo menos não falei que são infantis de maneira pejorativo, apenas que não me agradam mais, eu não consigo mais jogar, não posso responder pelos outros.
Não estava falando de você em específico.
Não tem problema algum em não curtir os jogos da empresa.

Po amigo, eu não gosto de ter de ser o grammar nazi aqui, mas "mais pequena" doeu o meu coraçãozinho, me perdoe =(
Putz nem tinha visto haha, vou corrigir aqui.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.376
Pontos
1.554
Eu acho patético gente falando que o Myamoto/Nintendo ficaram presos ao passado ao fazer mais jogos infantilizados. Porra, vcs queriam o quê? Que TODAS as desenvolvedoras produzissem jogos com história profunda e sóbria, com tiro, porrada e bomba? c***lho, é justamente a diversidade de abordagens que faz a coisa ser tão legal. Eu posso muito bem jogar um Resident Evil, um The Last of Us (o 1, não o 2 ), curtir a história tensa, a ação, o terror de um jogo ''adulto'', explodir umas cabeças e panz e depois me divertir com um sorriso de orelha a orelha jogando um Mario ou Pokemon.
O fato é que jogar games seria uma bela de uma bost@ se só tivesse um ''tipo'' de jogo, e na verdade já existe essa tendência dos jogos ocidentais serem quase todos jogos ''adultos'', sóbrios, cinematográficos etc (e eu curto muitos desses jogos, que fique claro) mas ao mesmo tempo eu fico muito feliz que temos empresas como a nintendo que seguem uma abordagem mais ''família'' que destoa dessa tendência e deixa nosso amado hobby mais interessante.
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Vocês estão distorcendo as coisas, e levando o assunto para outro campo, mas eu entendo, eu falava essas mesmas palavras antigamente, eu pelo menos não falei que são infantis de maneira pejorativo, apenas que não me agradam mais, eu não consigo mais jogar, não posso responder pelos outros.

Também não utilizei o termo de forma ofensiva. O infantil foi com relação a temática Mario/DK e Zelda - Salve a princesa em apuros.

Mas esse é um assunto complicado. Mais do que os Sonystas, os Nintendistas se magoam fortemente com quem tem pensamentos contrários e aos poucos abandonou a empresa, como eu.

Não me acho mais macho ou menos macho que ninguém aqui por preferir jogos da Microsoft e da Sony hj em dia... São apenas escolhas. No final cada um se diverte com o que quer, eu apenas coloquei minha opinião.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Xenoblade C 2 me fez chorar, acho que ele está se referindo as principais franquias.

Alguns jogos da Nintendo mechem sim com as emoções, por exemplo, o Yoshi e Kirby dos Switch são uma espécie de ansiolítico, sério, vc joga e fica tranquilão.

Mas adoraria ver a empresa criando franquias de terror por exemplo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.326
Reações
45.856
Pontos
803
Caras eu concordo com o véio, videogame nem sempre tem que ser profundo pra prender a gente não, ele tem sim é que ser divertido.
Os jogos da Nintendo podem não ser os mais divertidos pra mim, mas eu reconheço que ao jogar um jogo da Nintendo vem aquele sentimento de infância e vem junto um frescor que outros jogos lotados de gráficos lindos como Dapeste of Us 2 não tem.

Nem todo jogo deve ser uma experiência imersiva pra ser divertido ou ter horas de filme feitos pra encherem linguiça e tirar o controle de nossas mãos pra serem obras primas, tá aí Mario Odyssey que não me deixa mentir, porque essa lindeza não está em gráficos mas em jogabilidade e isso é algo que a Nintendo sabe oferecer em seus jogos sem apelar pra tramas mirabolantes e gráficos de tirar o fôlego com custos altíssimos.

Tanto que hoje o Suingão é um portátil muito vendido atualmente (aliás é o único também hehe) que faz com que tenhamos opções de jogos bons sem sermos perturbados com longas cutscenes nos contando o que deveríamos saber jogando.
 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.326
Reações
45.856
Pontos
803
O fato é o seguinte: a Nintendo domina o seguimento de jogos com apelo mais infantil e com foco na diversão. A Sony domina o seguimento de jogos adultos e com apelo emocional.

A Microsoft não domina nada, por enquanto.
Ela domina o mercado de jogos ruins ou mal feitos, vou dar dois exemplos:
Cracudão 3
Cyberbug 2077
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.326
Reações
45.856
Pontos
803
Povinho que faltou na aula de interpretação de texto. Focar não é "não fazer".
No mais, é aquela reclamação de sempre dos mesmos, não jogam, vivem em uma bolha e acham que os jogos dela são parados no tempo. Foco na história não tem mesmo, e precisa?? Já não tem empresas que fazem isso??? Pq todas as empresas tem que ser do jeito da empresa do "meu coração"??

Sério, até eu que amo os PlayStation ( a Sony não ela é uma vagabunda) consigo entender como é importante ter um console Nintendo pra equilibrar as coisas, esse é o real motivo pra eu não gostar dos istas, esse negócio de que tudo tem que ser igualzinho a minha marca do coração e de cair o cool da bunda.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Com vários jogos na faixa de 20-30 milhões de cópias vendidas cada um e um videogame que em menos de 3 anos já acumula cerca de 70 milhões de unidades, é ter MUITOS fãs fervorosos, hein? rsrsrs

Nem adianta discutir cara.
Os caras chamam o Miyamoto de infantil, mas ainda acreditam que a empresa só vive dos fãs mais fervorosos....
É a mesma coisa que achar que todo ano ela vai falir, uma infantilidade sem fim....
 

Stefunk

Bam-bam-bam
Mensagens
775
Reações
2.150
Pontos
333

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
bom, eu concordo em partes com ele, acho sim que filmes e livros são mais adequados para isso

entretanto, com talento e criatividade, da sim pra fazer isso num jogo, não é algo 8 ou 80

eu mesmo nem gosto de jogos filminho, mas nem por isso eles não deveriam existir, é tipo isso

eu não gosto de filmes musicais, de faroeste, de terror e nem por isso esses tipos de filmes (e livros) também não deveriam ter
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Miyamoto é um gênio sem dúvida, mas ele esqueceu da franquia StarFox, o ultimo game (o "StarFox Zero") trouxe uma tristeza tremenda e perda para os fãs. :ktriste2


miyamoto.900x.jpg

Foi o próprio Miyamoto que enterrou a franquia com esse jogo, diga-se.

Quis enfiar aquela m**** de Game Pad para controlar uma arwing em forma de galinha.

c
 
Topo Fundo