O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Modders estão testando o DLSS 5

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.604
Pontos
2.234
Não tenho uma opinião. Não vi melhora em si, mas mudança na iluminação e não sei se gostei ou não.

Sobre ser só iluminação, a questão é que de baked lighting pra Ray Tracing é mudança de iluminação e de Ray Tracing pra Path Tracing é mudança de iluminação. Digo, não existe mudança de materiais quando você liga o Path Tracing no Cyberpunk 2077 por exemplo. O que se procura é um comportamento da luz que seja mais "real" e mais "próxima da textura", que no software de produção e animação tá limpa mas na engine sofre impacto do sistema de iluminação, e isso por si só já dá uma diferença grande.

Dito isso, aplicar no vídeo é diferente de aplicar em realtime, o DLSS5 tem uns padrões personalizáveis de alteração de geometria que por óbvio não se aplicam no vídeo porque não existe esse controle do render.

Enfim, temos que esperar a versão final...mas do que eu vi até agora, tanto do videoplayer quanto do pessoal que efetivamente tá usando o "completo" nas RTX4000/5000, tô contigo nessa aí. Também não sei se gostei ou não.

Na verdade, penso que teremos casos e casos.

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
186.645
Pontos
2.599
Sobre ser só iluminação, a questão é que de baked lighting pra Ray Tracing é mudança de iluminação e de Ray Tracing pra Path Tracing é mudança de iluminação. Digo, não existe mudança de materiais quando você liga o Path Tracing no Cyberpunk 2077 por exemplo. O que se procura é um comportamento da luz que seja mais "real" e mais "próxima da textura", que no software de produção e animação tá limpa mas na engine sofre impacto do sistema de iluminação, e isso por si só já dá uma diferença grande.

Dito isso, aplicar no vídeo é diferente de aplicar em realtime, o DLSS5 tem uns padrões personalizáveis de alteração de geometria que por óbvio não se aplicam no vídeo porque não existe esse controle do render.

Enfim, temos que esperar a versão final...mas do que eu vi até agora, tanto do videoplayer quanto do pessoal que efetivamente tá usando o "completo" nas RTX4000/5000, tô contigo nessa aí. Também não sei se gostei ou não.

Na verdade, penso que teremos casos e casos.
É exatamente isso que falou. Em tempo real a geometria é incluída em tempo real, mas no vídeo tem que se interpretar o frame e modificar. Uma parte fica mais clara e outra fica mais escura.

Vamos ver mesmo a versão final. Bastante promissor.

Não sei o que a AMD fará da vida. Ela melhorou seguidamente o FSR e chegou em um patamar excelente, mas difícil de crer que ela tem armas para isso aí.

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.124
Pontos
753
Rapaz, tô acompanhando ali no discord deles, tá rolando uma versão q pode ser aplicada a qualquer jogo, msm sem ele ter dlss, pois até então só funciona com jogos q tenham dlss e sejam dx12 (e já até saiu mod pra jogos com dlss e q sejam dx11)...

Ae com isso, funcionaria pra qualquer coisa, até pra emuladores...pqp!

Aki uns testes q vi lá....

KGracaq.png

gRc9DLT.png

em3MSHo.png

eZlXkJH.png

Aoq6qMg.png

1qmxei7.png
Fiquei curioso para testar na minha 4060, apesar de gostar da arte original dos jogos isso é bem impressionante e promissor !

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Reações
32.564
Pontos
1.404
Nvidia disse que saía no Q4, Q4 já começa agora em setembro. O Linus disse que testou um negócio da Nvidia que tá em embargo.

Se as coisas já estão nesse nível, de repente tá mais perto de sair do que parece. Talvez mês que vem já.

Acho que foi esse cara que deixou a entender que vai ser em outubro

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
93.534
Pontos
1.453
Parado está muito bom (e tem como ajustar).
Tenso tá sendo em movimento.
Tá rolando flickering e uma distorção das sombras de oclusão quando mexe a câmera.

Esperar o lançamento oficial ou atualização pra ver se corrige.

Azeon

Lenda da internet
Reações
63.566
Pontos
1.704
Rola em emulador? Queria muito ver como fica BoTW/ToTK pra saber como vai funcionar com cell shaded.

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Reações
10.005
Pontos
1.269
se aquele safado dono da shiftup disser que não usou o dlss5 nisso aqui ele tá mentindo demais. E sim ele jura que não....mentiroso do krleo

stellar-blade-blood-rain-trailer-screen.png

FatallKill

Bam-bam-bam
Reações
837
Pontos
293
Daqui a pouco esse filtro de pós-processamento será aplicado em mero video rolando na sua tela.

Além disso, futuramente vão surgir vários programas de IA slop que irão fazer isso em tempo real (enquanto você estiver jogando ou vendo um video). O problema é o alto custo de desempenho.

A Nvidia como sempre, deu o primeiro passo nos jogos com o Neural Rendering.

DASUK

Bam-bam-bam
Reações
1.533
Pontos
233
Que raiva desse terminho, "AI Slop".

Os gráficos estão obviamente melhores, mas ninguém pode usar a ferramenta, senão é "AI Slop". Tem que fazer tudo do jeito antigo, gastando 10 vezes mais tempo, e terminando com um resultado pior.

Tinha que aplicar essa lógica pras outras tecnologias também.

Ninguém pode usar carro, tem que andar a pé, porque senão é "deslocamento slop".
Não pode usar máquina calculadora. Todo mundo tem que fazer os cálculos tudo com papel e caneta, senão é "cálculo slop".

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.112
Pontos
954
A dúvida q resta é: a foto do cloud q tá rolando na internet, é meme ou verdade?

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
106.201
Pontos
1.839
De fuder. Isso aí otimizado e bem usado por developers…vai ser duca.

Deveriam aproveitar que tá ruim o mercado mesmo e fazer de novo esse projeto desses tais consoles next gen…

Se não tiverem algo no mínimo parecido…vai ser uma surra.

Ultima Edição:

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.066
Pontos
694
A dúvida q resta é: a foto do cloud q tá rolando na internet, é meme ou verdade?
pode ser real, só que a pessoa que fez abusou do filtro. Vc consegue controlar a intensidade, então da pra deixar um meio termo que fique bom. Só que tem gente que é sem noção por natureza e sempre faz essas merdas e ainda acham que ficou bom

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
37.738
Pontos
1.299
Que coisa horrenda, dio mio.

Que volte pra estaca zero e seja refeito, pq está bizarro. Se for simplesmente pra colocar um filtro bizarro desses é melhor colocar algum divertido, tipo assim:

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
83.872
Pontos
1.779
Que raiva desse terminho, "AI Slop".

Os gráficos estão obviamente melhores, mas ninguém pode usar a ferramenta, senão é "AI Slop". Tem que fazer tudo do jeito antigo, gastando 10 vezes mais tempo, e terminando com um resultado pior.

Tinha que aplicar essa lógica pras outras tecnologias também.

Ninguém pode usar carro, tem que andar a pé, porque senão é "deslocamento slop".
Não pode usar máquina calculadora. Todo mundo tem que fazer os cálculos tudo com papel e caneta, senão é "cálculo slop".

Povo não conhece mod.

Aí não era estragar a visão original do artista também?

Claro que vai banalizar e talvez chegue a um ponto que já lance sem opção de tirar o filtro, mas não é como se todos mangás tivessem sendo desenhados usando o filtro do Ghibli depois da IA também.

Versao

Lenda da internet
VIP
Reações
35.577
Pontos
1.804
Não sei pq diabos, toda vez que vejo os vídeos e fotos, meu estômago azeda.

Todo caso fico mais interessado com as possibilidades nos cenários/objetos, isso aplicado nos personagens, principalmente os homens, deixa com cara de cracudo.

De tudo que vi (não testei), com personagens femininos os resultados são melhores.

.

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
83.872
Pontos
1.779
Não sei pq diabos, toda vez que vejo os vídeos e fotos, meu estômago azeda.

Todo caso fico mais interessado com as possibilidades nos cenários/objetos, isso aplicado nos personagens, principalmente os homens, deixa com cara de cracudo.

De tudo que vi (não testei), com personagens femininos os resultados são melhores.

.
Os caras só devem estar se esforçando nas prompts das gostosas :coolface

Pra homem só devem colocar "faz ficar mais realista aí, sei lá, algo assim"

Topo Fundo