O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Modem/roteador Humax HG100R-L2 em modo bridge

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
ATUALIZAÇÃO: Alguns colegas têm sugerido que para colocar o Humax em modo bridge basta colocar Switch Mode OFF na tela Status - Switch Mode. Se você optar por esta solução (e tudo funcionar), não precisa seguir o tutorial. Pessoalmente, continuo com o meu Humax da forma descrita pelo tutorial e por um motivo simples: com o Switch Mode OFF, muitas das telas do Humax somem, o que pode ser um indicativo de que realmente ele está em bridge. Por outro lado, como não existe nenhum jeito de entrar no Humax via telnet, ssh ou SNMP, não tem como comprovar que, DE FATO, as configurações de rede dele estão em bridge. Da forma que o tutorial descreve, pelo menos você sabe como estão as configurações: do jeito que você configurou.

Pessoal,

Após umas boas trocas de idéia neste tópico e umas boas fussadas na internet, acabei conseguindo colocar o Humax HG100R-L2 em modo bridge.

Em resumo, a idéia é
1) Desativar o wifi
2) Desativar as redes wireless primária e guest
3) Desativar o servidor DHCP
4) Desativar o firewall
5) Desativar a NAT
6) Informar o MAC address do dispositivo que irá fazer o roteamento
7) Desabilitar obtenção de IP externo pelo Humax (somente o seu roteador irá obter IP do provedor, não o Humax)

Lembrando que isto só interessa a quem tem um roteador wifi já preparado para gerenciar a sua rede doméstica e quer que o Humax funcione apenas como modem.

Aconselho a quem quiser tentar que antes faça um backup da configuração atual (que deve estar funcionando), nesta tela:

Imagem 1

Caso tenham algum problema e queiram recomeçar do zero, basta fazer o seguinte:

1 - Resetar o Humax para a configuração de fábrica (pressionar o botão reset localizado na traseira do aparelho por mais ou menos 7 segundos e aguardar uns bons minutos até que ele termine de fazer o boot)
1 1/2 - Aguardar mais alguns minutos pois o Humax vai se comunicar com o provedor provavelmente para pegar algum tipo de atualização. Ele vai fazer reboot sozinho.
2 - Acessar a página do Humax e restaurar a configuração que vocês salvaram antes, na mesma tela acima.

Para colocar o Humax em modo bridge acesse as telas indicadas nas figuras e modifique as configurações de acordo.

IMPORTANTE:

ATUALIZAÇÃO: 0 - Desconecte o seu computador (aquele que irá se conectar ao Humax e de onde você fará as modificações) de todas as redes:
a) se ele estiver usando wifi, desabilite a rede wifi no seu computador;​
b) se ele estiver conectado ao seu roteador via cabo ethernet, desconecte o cabo do seu roteador (e use essa ponta do cabo para se conectar ao Humax)​

1 - Antes de iniciar as modificações, configure o seu computador com um ip estático com a mesma máscara do ip do Humax, ou seja, 192.168.0.n, onde n > 1. Isto será fundamental para você acessar o Humax depois que desabilitar o DHCP.

2 - Após fazer as modificações numa tela, clique sempre no botão Apply antes de passar para a próxima, senão, as modificações serão perdidas

1) Desativar o wifi

Imagem 2

2) Desativar as redes wireless primária e guest

Imagem 3

e

Imagem 4

3) Desativar o servidor DHCP

Imagem 5

e

Imagem 6

NOTA: Neste momento, o Humax vai fazer reboot sozinho. A partir daqui, é fundamental que você tenha configurado o seu computador com um ip estático com a mesma máscara do ip do Humax: 192.168.0.n, n > 1

4) Desativar o firewall

Imagem 7

e

Imagem 8

5) Desativar a NAT

Imagem 9

e

Imagem 10

6) Ainda na tela do passo anterior, no final, informar o MAC address da porta WAN do seu roteador

Imagem 11

Nesta tela, em PassThrough MAC Addresses, informar o MAC da porta WAN do seu roteador e clicar no botão "Add Mac Address". Feito isso, o MAC que você informou será listado abaixo ("Addresses entered"). Como em todas as alterações nas demais telas, finalize clicando no botão "Apply"
ATUALIZAÇÃO (contribuição do usuário EOO3): ATENÇÃO! Obtenha o MAC do seu roteador a partir de alguma tela do roteador, e não da etiqueta colada no roteador. Alguns usuários costumam trocar o MAC dos seus roteadores (clonar). Tem que usar o MAC que está cadastrado no sistema do seu roteador.

7) Desabilitar obtenção de IP externo pelo Humax
(Contribuição do usuário otaja)

Imagem 12

Ao desabilitar a obtenção de IP do Humax, apenas o seu roteador obtém um IP do provedor. Após esta alteração (quando clicar em Apply), o Humax vai fazer boot sozinho. Não faça nada até que ele sincronize com o provedor (ou seja, até que todas as luzes - menos wifi e tel2 - estejam acesas e sem piscar).

ATUALIZAÇÃO: Se após as alterações você não conseguir acesso à internet, verifique:

1 - Que você conectou a LAN do Humax (qualquer uma das duas) à WAN do seu roteador;

2 - Que, com a LAN do Humax conectada à WAN do seu roteador, e com o seu roteador ligado, você desligou por uns 20s o Humax e voltou a ligá-lo, aguardando que todas as luzes acendam e fiquem sem piscar (exceto, claro, a do wifi, já que o desativamos, e a do segundo telefone, se você só tem um telefone ligado ao Humax);

3 - Que, após ter seguido os dois passos anteriores, você desligou o seu roteador por uns 20s e voltou a ligá-lo, aguardando os minutos necessários para que ele termine o processo de boot.

ATUALIZAÇÃO: Algumas dicas para aumentar a chance de sucesso:

1 - Escolha um momento mais tranquilo do seu dia e peça para ninguém interrompê-lo;
2 - Reserve 1 hora ou mais para a atividade. Se tudo der certo à primeira tentativa, provavelmente você não perderá mais do que 20 minutos, mas esteja preparado psicologicamente para repetir tudo mais de uma vez.
3 - Se precisar repetir o processo, aconselho partir do zero, ou seja, resetar o Humax:
  • Pressionar com a ponta de um lápis o botão Reset localizado na traseira do Humax por uns 10 a 20 segundos;
  • Aguardar ele concluir o boot
  • Aguardar uns minutos enquanto ele atualiza automaticamente o firmware com o provedor. Após essa atualização, ele irá fazer boot sozinho. Aguardar ele terminar de sincronizar (todas as luzes estabilizarem, geralmente dura 2 a 3 minutos)
4 - Se você for uma pessoa acostumada a fazer as coisas com muita rapidez, tente controlar essa característica pessoal neste momento. Uma ideia é imprimir o tutorial, e ir ticando os passos à medida que eles forem sendo completandos.
5 - Antes de passar para o próximo passo, releia as instruções relativas àquele passo e confira se fez tudo certo. Só então vá para o próximo passo.
6 - Finalmente, paciência, paciência, paciência... e paciência.

NOTAS:

1 - Com esta configuração, o Humax desativa a sua função de roteador e fica apenas como modem. Isso significa que o seu roteador deverá estar preparado para solicitar um IP externo ao provedor (normalmente, eles já vêm configurados para isso, por padrão, e, em princípio, você não precisa fazer nada aqui). Essa opção varia de marca/modelo/firmware, mas geralmente se chama "IP dinâmico", "DHCP", "Cliente DHCP", na tela de configuração da interface WAN. (Ver este post) (Contribuição do usuário GPrad)

Fonte: http://fascinated.fm/post/2379188731/getting-a-motorola-sbg6580-into-bridge-mode-on
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal,

Depois de efetuar estas modificações, é necessário:

1) dar boot no Humax e aguardar os minutos necessários para terminar a inicialização;

2) após terminar o passo anterior, dar boot no seu roteador, aguardando os minutos necessários para terminar a inicialização

No começo, não dei boot no roteador e fiquei sem acesso à internet. Antes de tentar dar boot no roteador, fiz mais duas alterações no Humax. Neste momento, estou em dúvida se foram elas ou foi o boot do roteador que resolveu o problema. Vou refazer o processo sem estas duas últimas alterações e com o boot no roteador e informo aqui no final do dia.
As alterações a que me refiro e que ainda não estou certo de que sejam necessárias são:

Na tela Advanced:

1 - Desmarcar Wan blocking;
2 - Marcar PassThrough IPSEC

Na hora que eu tiver certeza, atualizo o tutorial acima.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal,

Esqueci de mais uma alteração que eu fiz: na tela Status, coloquei Switch Mode como Disabled.

Como disse no post anterior, ainda vou confirmar a real necessidade destas três alterações.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal,

Já cheguei a uma conclusão: a única alteração extra necessária é desmarcar a opção "WAN Blocking" na tela Advanced.

Já alterei o tutorial acima.

Incluí também a necessidade de atribuir um ip estático para o computador que acessa a tela do Humax.

Refiz todo o processo e consegui colocar de novo o Humax em modo bridge.

Vejam a tela do roteador que se conecta ao Humax: agora ele exibe o ip (ver no canto superior direito) e o domínio WAN fornecidos pela operadora. (antes de fazer as modificações, o ip era o que o Humax atribuia, ou seja, 192.168.0.10, e o domínio wan ficava em branco)

Screenshotfrom2014-08-11162611_zpsad8fdbf4.png
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Muito interessante - eu tenho um roteador TP-LINK 941nd que esta trabalhando em conjunto com esse Humax (esta ligado na porta Wan - o ip do meu tp-link é 192.168.1.1 - ou seja quem ta conectado nele via wifi ou cabo recebara os ips do tplink). Enfim, noto essas quedas chatas durante o dia, estou afim de fazer essa tentativa. Porem na parte de "Informar o MAC address do dispositivo" - eu nao sei o que colocar
Essa aqui é a imagem do meu roteador - seria essa opçao?

tplink.jpg
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Muito interessante - eu tenho um roteador TP-LINK 941nd que esta trabalhando em conjunto com esse Humax (esta ligado na porta Wan - o ip do meu tp-link é 192.168.1.1 - ou seja quem ta conectado nele via wifi ou cabo recebara os ips do tplink). Enfim, noto essas quedas chatas durante o dia, estou afim de fazer essa tentativa. Porem na parte de "Informar o MAC address do dispositivo" - eu nao sei o que colocar
Essa aqui é a imagem do meu roteador - seria essa opçao?

tplink.jpg

Sim, é o "WAN MAC Address".

E não esqueça de antes fazer backup das configurações do Humax, conforme eu indiquei, nem de colocar o seu computador com IP estático após desconectá-lo da rede (wifi e cabo)
 


oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
wallpim, depois conte como foi a sua experiência e eventualmente mande sugestões para melhorar o tutorial.

Valeu!
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Bom eu ainda nao deixei o Humax em Bridge - mas para começar segui as dicas que voce deu no outro topico, desabilitando o WIFI (nas 3 telas), o Firewall (nas 2 telas) e mudando o número de CPEs para 1 (o meu roteador), e o lease time para 7 dias - acho que aqui é que foi o diferencial.

Ja estou a quase 24 horas e a instabilidade parou - so deu uma caida, mas acho que foi culpa do meu repetidor ou do roteador - ja que com a Velox as vezes eu tinha a mesma queda.

Melhorou e muito comparado ao que tava, vou permanecer assim por mais dias e depois se precisar, ai deixo o Humax so em Bridge

Valeu mesmo parceiro por todas as dicas, mesmo ainda nao estando 100%, ja melhorou e muito

Continuarei a acompanhar o topico e colaborar
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal,

Por enquanto, tudo funcionando de acordo com o esperado.

Por exemplo, hoje coloquei o rtorrent para rodar desde as 08:00 da manhã nas seguintes condições:

- Velocidade de upload limitada em 80 KB/s
- Velocidade de download limitada em 800 KB/s

Esses limites estão abaixo do que a operadora me oferece propositalmente, pois não quero ocupar a banda toda com esse programa, já que há mais usuários da rede.

O gráfico abaixo mostra a estabilidade do link:

graph_image_zps62606954.png


A linha azul é do upload e o verde de um download de um arquivo de 5 GB que iniciei às 13:20.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Bom so para atualizar: eu concretizei mais algumas configurações no Humax, como desativei as 2 telas de DHCP e coloquei o MAC Adress do meu Roteador (Tplink 941nd) como o amigo "oneaty" indicou, e notei uma estabilidade melhor ainda. Quando eu não tinha feito essas 2 alterações, as vezes ainda dava alguns conflitos e a conexão ainda ficava instavel em alguns horarios (mesmo ja tendo melhorado muito antes de eu ter feito algo), porem agora depois de ter desabilitado o DHCP e redirecidonado o Mac Adress do meu roteador principal, teve uma melhora de 90% na conexão no geral. Esta bem mais suave, tanto no roteador, como no meu repetidor. Notei uma queda ou outra, mas preciso ainda estudar se tem mais haver com a instabilidade do Humax, ou de meu Roteador e Repetidor (onde eu ja tinha uma queda ou outra na semana). Enfim, ao menos por hora, INDICO PLENAMENTE ESSE TUTORIAL do amigo "oneaty" - para quem tem esse modem/roteador Humax, e deseja usar um Roteador Melhor, ate o momento, é a melhor configuração que ja tentei
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Legal!
Alguns pontos para reflexão:

1 - Aparentemente, parece que a função de roteamento do Humax vem bichada. Desabilitando o DHCP e a NAT (ainda não tenho certeza que o passo 5 do tutorial acima REALMENTE esteja desabilitando a NAT...) ele para de apresentar quedas;

2 - Aparentemente, o "problema" do roteamento deve ser de software e não de hardware - pelo menos, não deve ser por falta de recursos, como memória. Isto é só um chute, já que não consegui encontrar especificações técnicas detalhadas do aparelho. O que me leva a pensar isto é que se o Humax permite criar várias redes guest simultâneas (entrem na página do Humax, na aba Wireless, Guest Network, e vejam no campo Guest Network quantas redes guest ele permite criar), cada uma capaz de conectar uma quantidade razoável de cpe's, entendo que ele tem que ter uma quantidade de recursos (memória e processador) ligeiramente superior à média dos roteadores a que estamos acostumados, que no máximo permitem criar uma rede guest. É por este raciocínio que eu deduzo que o problema de roteamento do Humax deve ser de software (ou de configuração do roteamento);

3 - O provedor está dando um tiro no próprio pé. Qualquer usuário comum que não se disponha a fazer o que nós estamos fazendo - a grande maioria, seja por falta de conhecimento, seja por falta de tempo - não vai ter dúvida: o acesso à Internet desse provedor é uma m...! E no entanto, o problema se resume a uma pequeníssima porção do acesso, ou seja, à função de roteamento na casa do usuário (que representa 0,00001 % de todo o processo de conexão à Internet). Não estou querendo generalizar, apenas suponho a existência de casos semelhantes ao meu e do wallpim, onde aparentemente o link é bom, mas a pessoa ou não tem tempo ou não tem conhecimento para ficar futucando na configuração do roteador oferecido pelo provedor.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Pois é - o amigo fez uma boa analise e pode ser mesmo um problema de software, ja que ele tem muitas funçoes interessantes que não veemos na maioria dos roteadores caseiros.
Agora a questão do provedor esta "sacaneando" os usuarios - é natural ao meu ver: a propaganda de oferecer "velocidades altas" é uma coisa - agora receber ela e com qualidade é outra. Imagina quantos milhares de usuarios tem no contrato velocidades de 30, 60mb pra cima - recebem esse modem com as configurações padroes, e se encontram com os mesmos problemas ou piores - mas nao tem conhecimento nem tempo para resolver? A net sabe muito bem, porem se ela "facilita" a coisa, e geral usa o maximo do link, a estrutura bomba dela nao aguenta - sacou? Isso ja é de proposito, para os clientes no geral nao terem o sinal estavel. POde parecer loucura ou conspiração, mas a politica suja que a maioria dessas empresas praticam - ja é "rotina" nessas bandas
 

Renato_BZ

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Eu tenho um roteador TP-LINK WR1043NR, fiz os procedimentos acima com o modem humax, mas o meu roteador não consegue adquirir um IP da NET, mesmo clonando o MAC do modem. Alguma outra configuração especial que preciso fazer?

Obrigado

Renato
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Eu tenho um roteador TP-LINK WR1043NR, fiz os procedimentos acima com o modem humax, mas o meu roteador não consegue adquirir um IP da NET, mesmo clonando o MAC do modem. Alguma outra configuração especial que preciso fazer?

Obrigado

Renato

1 - Você conectou a LAN do Humax à WAN do TP-LINK?

2 - Com a LAN do Humax conectada à WAN do TP-LINK, e com o TP-LINK ligado, você desligou por uns 20s o Humax e voltou a ligá-lo?

Só para constar, eu não clonei o MAC do Humax (na verdade, não fiz alteração nenhuma no meu roteador em relação à configuração que ele tinha antes do provedor instalar o Humax), continuo operando na configuração descrita pelo tuto, sem problema, link estável sem quedas e apresentando o desempenho esperado.
 

bystl

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Oneaty, Boa Tarde.

Não consegue exportar estas configurações do modem Human e hospedar ou mandar via mail.

Fico no Aguardo obrigado
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Oneaty, Boa Tarde.

Não consegue exportar estas configurações do modem Human e hospedar ou mandar via mail.

Fico no Aguardo obrigado


bystl, desculpe, não quero parecer reativo, mas não vou fazer isso e simplesmente por um motivo: o arquivo .bin exportado contém o MAC do modem-roteador e alguns MACs da minha rede interna. Eu teria que alterar a configuração limpando-os (nem sei se dá pra limpar o MAC do Humax), exportá-la, redigitar os MACs da rede... confesso que deu uma certa preguiça eheh.

(bom... acho que não fui reativo ou preguiçoso até agora, visto que me dei ao trabalho de salvar um monte de telas, exportá-las para a nuvem, criar o tutorial e compartilhar a minha experiência :viraolho)

De qualquer modo, se você for arregaçar as mangas e seguir o tutorial, não deixe de contar pra nós o resultado.

Abraço
 

bystl

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Esquece acabei de fazer mas o meu problema e abertura de uma porta para acesso do DVR ai esta o problema....

Pedi para trocar o modem saiu o cisco entrou este mas a luta continua e a porta continua fechada.
depois vou editar este o .bin

ja fiz o redirecionamento no router, e no modem net (bomba)

site que estou usando para verificar apos liberação se esta aberta ou fechada
http://tools.testesuavelocidade.com.br/porttest.php

caso saiba algo referente a portas me avise agradeço.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Galera, mais uma reflexão.

Quem sabe agora, com a concorrência se acirrando, uma certa empresa oriente os seus técnicos-instaladores a estudar mais e dedicar mais atenção aos clientes, fazendo uma instalação caso a caso, e configurando os seus aparelhos da forma que melhor atenda os clientes (fazendo eles aquilo que nós mesmos estamos fazendo aqui neste e no outro tópico sobre o Humax, ou seja, quebrando a cabeça para adaptá-lo ao que queremos):

"Banda larga fixa: Com GVT, Telefônica supera Oi e enfrenta Telmex"

(Para quem não sabe, a Telmex é a dona dessa certa empresa)
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Galera,

Só para fundamentar as minhas afirmações de que o Humax é de fato o que eu venho chamando aqui de modem-roteador:

Alguns aparelhos conhecidos como "modems banda larga" são gateways residenciais, integrando a funcionalidade de um modem, roteador NAT, switch Ethernet, ponto de acesso WiFi, servidor DHCP, firewall, entre outros. Alguns gateways residenciais oferecem o chamado "modo bridge", que desabilita a funcionalidade interna de roteamento, e faz com que o aparelho funcione como um modem comum.

O Humax se encaixa como uma luva nessa descrição, exceto pelo fato de que não apresenta um botão para ligar e desligar o modo brige, como o Arris ou o Cisco, que alguns colegas comentaram no outro post sobre o Humax.

É por isso que colocar o Humax em bridge é mais trabalhoso, porque você tem que desativar todas aquelas funcionalidades na unha (NAT, DHCP, wifi, firewall, etc..), conforme o tutorial do início descreve.
 

otaja

Larva
Mensagens
3
Reações
2
Pontos
0
Cara parabéns pelo tutorial funcionou de primeira!!!!
Agora vou testar se para de ficar cainda direto como estava tambem com esse humax
 

otaja

Larva
Mensagens
3
Reações
2
Pontos
0
Cara fiquei com uma duvida
No meu roteador aparece o ip valido, mas no Humax também pega um ip valido
Esta correto isso?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Cara fiquei com uma duvida
No meu roteador aparece o ip valido, mas no Humax também pega um ip valido
Esta correto isso?
Acredito que você esteja se referindo ao conteúdo do campo "IPv4 Address", que fica na tela Basic - Setup.
Só agora reparei nisso: aparece ali um ip diferente do ip que o meu roteador obteve, ambos ips externos.
É isso que está acontecendo com você?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Acredito que você esteja se referindo ao conteúdo do campo "IPv4 Address", que fica na tela Basic - Setup.
Só agora reparei nisso: aparece ali um ip diferente do ip que o meu roteador obteve, ambos ips externos.
É isso que está acontecendo com você?

otaja,

Acho que eu consegui eliminar essa situação:

Screenshotfrom2014-09-08130050_zps0cd614d8.png


Fazendo as alterações acima, o Humax não pega mais um ip só para ele.

Daqui a uns dias dou um retorno sobre o impacto desta alteração na conexão.

Mas para já, consegui me conectar à internet.

Boa, otaja!
 

otaja

Larva
Mensagens
3
Reações
2
Pontos
0
otaja,

Acho que eu consegui eliminar essa situação:

Screenshotfrom2014-09-08130050_zps0cd614d8.png


Fazendo as alterações acima, o Humax não pega mais um ip só para ele.

Daqui a uns dias dou um retorno sobre o impacto desta alteração na conexão.

Mas para já, consegui me conectar à internet.

Boa, otaja!



Sabe oq é mais interessante, esse IP valido que o modem pega do provedor, não atrapalha em nada, na verdade.
Fiz o seguinte teste, fiz um ping -t na estação, e ao liberar o IP no modem, a conexao nao para. Interessante não. Ou seja pegar ip ou nao no modem não importa. Quando faço o mesmo teste no roteador, na hora para. ou seja, o que vale é o IP que o roteador pega.
Inclusive ao entrar em www.meuip.com.br o ip que aparece é do roteador
Quando eu trabalhava em provedor, na epoca os modens não fazia roteamento. A interface HFC pegava um ip invalido 10.x do provedor e o ip valido iria para ETH do cliente.
Nesse caso, o estranho é a NET liberar 2 ips validos, quando na verdade precisa somente 1. Da ETH.

Mas enfim ta tudo funcionado e finalmente criei vergonha, comprei um roteadorzinho, alias muito bom link1one, marca nova, mas um belo equipamento. Só nao entendo como a NET coloca um modem tão ruim, essas quedas achava que era um problema no equipamento, cheguei a trocar um Humax por outro mas como vc mesmo disse o problema dele é o roteamento que ele se perde

Muito obrigado pelo post. Desde que instalei o roteador novo não parou mais.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Caramba! Esse guia é ótimo, pois numa busca rápida por algo a respeito desse modem não aparece nada na internet. Deve ter, mas deve precisar de uma busca mais demorada para achar resultados satisfatórios. Isso aí já será uma mão na roda para todos aqueles que tiverem problemas semelhantes com este aparelho e não devem ser poucos.:eek:
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Sabe oq é mais interessante, esse IP valido que o modem pega do provedor, não atrapalha em nada, na verdade.

Nesse caso, o estranho é a NET liberar 2 ips validos, quando na verdade precisa somente 1. Da ETH.

Pois é, tenho que concordar com você. No meu caso, depois que fiz as alterações do tutorial, fiquei quase um mês ganhando dois ips do provedor e naveguei normalmente, sem problema.

Até ler o seu comentário e fazer esta última alteração.

A meu ver, acho que ficar com 2 ips válidos do provedor pode gerar problemas futuros na relação entre o cliente - nós! - e o provedor, se é que você me entende. Afinal, que eu saiba, ip é mercadoria valiosa hoje em dia...

Vou incluir esta última alteração no tutorial.

Valeu pela sacada, otaja!!
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
otaja,

Acho que eu consegui eliminar essa situação:

Screenshotfrom2014-09-08130050_zps0cd614d8.png


Fazendo as alterações acima, o Humax não pega mais um ip só para ele.

Daqui a uns dias dou um retorno sobre o impacto desta alteração na conexão.

Mas para já, consegui me conectar à internet.

Boa, otaja!

Pessoal,

Conforme prometido, venho dar um retorno sobre o desempenho do acesso à Internet depois da alteração acima: em resumo, não mudou nada, como o otaja já tinha afirmado. Exceto pelo fato de que agora, aqui em casa, só estou obtendo um IP do provedor, e não dois, como estava acontecendo antes desta modificação.

Quando digo não mudou nada, refiro-me ao fato de que o desempenho da conexão continua ótimo.

Segue um gráfico da utilização de banda nas últimas 24 horas, medido no meu roteador:

1e4e89ae-a51f-49da-b5ab-2b1ff3663287_zps84eeec59.png


Algumas notas sobre o gráfico:

1 - A área verde corresponde a downloads e a azul a uploads;

2 - Como se pode verificar no título do gráfico, o IP do roteador é o IP externo obtido do provedor. (O nome do equipamento e o IP que aparecem no título do gráfico são obtidos do próprio roteador)
 

GPrad

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Olá caros colegas,
Tive uma ótima experiência com essas dicas.
Realizei a mudança de uma roteador TPLINK TL-WR841ND conectado a uma cable modem da antiga AJATO (VIVO) para o HUMAX da NET.
Possuo portas abertas devido a sistema de monitoramento de câmeras.
Bastou seguir o tutorial e tudo beleza. Vale destacar que o roteador deve estar em modo de IP DINÂMICO na porta WAN assim ele assume o IP distribuído pela operadora.
Após ficar 5 dias sem sinal da VIVO resolvemos mudar para a NET... Por enquanto a estabilidade está ok e as portas estão abertas corretamente.
Uma curiosidade, testei o modem HUMAX fora do modo bridge e o WIFI trabalha legal em 5GHz, bom alcance e a velocidade de 30 mega fica estável a distâncias maiores.​
Valeu pelas dicas!
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Valeu pelo retorno, GPrad!

Vale destacar que o roteador deve estar em modo de IP DINÂMICO na porta WAN assim ele assume o IP distribuído pela operadora.
Correto. No WR841ND com firmware de fábrica, essa opção aparece na tela Network -> WAN:

wr841nd_wan_zpsa3656b68.jpg


Se estiver usando firmware GNU DD-WRT, essa opção se encontra na tela Setup -> Basic Setup -> Wan Setup e é chamada de Automatic Configuration - DHCP:

Screenshotfrom2014-09-14080011_zpsaee9aa55.png




No firmware de código livre OpenWRT, essa opção se encontra na tela Network -> Interfaces -> WAN, e é chamada DHCP Client:
adeb817057f343d78a81fe4008dc58b6media849x526_zpsf4a29de9.png


Vou incluir nota no tutorial a respeito.

Valeu
 

arlei.aojr

Larva
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
0
Obrigado pelas dicas pessoal. Até encontrar este post, minhas câmeras de monitoramento simplesmente não eram alcançadas pelo modem humax (ele não passava a conexão para minha segunda rede). No entanto em modo bridge isso passa a ser responsabilidade do meu roteador doméstico. Alguém sabe me informar quais as implicações de segurança neste modo de operação do modem humax sobre a na minha rede doméstica? Digo: ficarei mais exposto aos ataques provenientes da Internet? Abraço a todos.
 

georgearaujo

Larva
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
0
O procedimento parece ser realmente simples, mas eu não consigo ver as imagens... :( peguei esta jaca hoje... tem algum outro lugar onde eu possa ver as telas e evitar erros de iniciante?

Abraço
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Obrigado pelas dicas pessoal. Até encontrar este post, minhas câmeras de monitoramento simplesmente não eram alcançadas pelo modem humax (ele não passava a conexão para minha segunda rede). No entanto em modo bridge isso passa a ser responsabilidade do meu roteador doméstico. Alguém sabe me informar quais as implicações de segurança neste modo de operação do modem humax sobre a na minha rede doméstica? Digo: ficarei mais exposto aos ataques provenientes da Internet? Abraço a todos.
Valeu pelo retorno, arlei.

Cara, se você já assinava internet com a Net antes de ser "premiado" com o Humax, então muito provavelmente você tinha algum modem "puro", tipo o Motorola que eu tinha antes.

Menciono isso para ilustrar que, com um modem "puro", quem fazia a segurança da sua rede era o seu roteador (caso você tivesse habilitado nele as devidas proteções, tipo firewall, etc) e as proteções de cada computador que se conectava à internet através dele (tipo firewall, antivirus, etc)

Com o Humax em modo roteador você nada mais tem do que a antiga configuração, modem + roteador + n computadores.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
O procedimento parece ser realmente simples, mas eu não consigo ver as imagens... :( peguei esta jaca hoje... tem algum outro lugar onde eu possa ver as telas e evitar erros de iniciante?

Abraço
cara, é inacreditável!!

Se eu estou interpretando bem a mensagem que entrou no lugar das imagens, o Photobucket - supostamente um serviço gratuito - está me dizendo que eu estou tendo muitos acessos nessas imagens - pelos vistos, o post ficou popular eheh - e que eu posso contratar um upgrade !!

Grande serviço "free" !!...

Mas vamos ao que interessa.

Vou tentar transferir as imagens para outro serviço, tipo picasa web (aceito sugestões...) e atualizar o post.

Peço que tenha paciência até lá...

Cara, agora que já estou rodando há mais de um mês, posso dizer que, pelo menos no que se refere à funcionalidade do modem, o Humax não é tão jaca assim...

Em breve atualizo o post, espero que ainda neste fim de semana.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal, atualizei o tutorial para corrigir o problema das imagens mencionado pelo georgearaujo.

Agora, o tutorial ficou sem imagens explícitas, mas tem link para as imagens no meu picasa web.

Favor reportar algum problema na visualizção das imagens.

Obrigado por comunicar o problema georgearaujo!
 
Topo Fundo