O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Modem/roteador Humax HG100R-L2 em modo bridge

Whiskey

Habitué da casa
Mensagens
393
Reações
198
Pontos
84
Fiz o procedimento aqui e funcionando 100% com um Time Capsule AC. Show de bola amigo, muito obrigado pelas dicas! :kjoinha
 

tboy

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
0
Oneaty muito obrigado pelo tutorial!!!

Fiquei somente com uma dúvida quanto ao passo 7... é pra mudar de DHCP pra static IP e preencher os campos conforme você mostra na foto?

Muito Obrigado!
 

Sysyphus

Larva
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
0
Oneaty,

uma sugestão: no item 6:

--------
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE !! Desmarque a opção "WAN Blocking". (ver meus posts abaixo deste)
e

Imagem 10

6) Informar o MAC address do dispositivo que irá fazer o roteamento (o seu roteador)

Imagem 11

Nesta tela, em PassThrough MAC Addresses, informar o MAC da porta WAN do seu roteador
-----------


O texto do tutorial não deixa claro que MAC address do roteador e MAC address da porta WAN do roteador é a mesma coisa. E as duas imagens (imagem 10 e 11) são as mesmas. Sugiro, então, uma reformulação nesse trechinho.

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!

abs,

Sysyphus
 

pugwng

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
0
Oneaty muito obrigado pelo tutorial!!!

Fiquei somente com uma dúvida quanto ao passo 7... é pra mudar de DHCP pra static IP e preencher os campos conforme você mostra na foto?

Muito Obrigado!


Faço da dúvida do tboy a minha. Realmente temos que deixar conforme consta na imagem, em Statip IP com aquela configuração que aparece (192.168.99.1, ...)? Tenho aqui esse Humax com TPLink AC1750 na Net 10mega (IP dinamico).
Após por em Static IP da forma que ta descrito no tutorial, o modem reiniciou automaticamente, e meu roteador (em Dyn DHCP) nao pegou IP externo la da Net. Reiniciei modem... nada... reiniciei roteador... nada... esperei um tempo e nada. Não pega mesmo o IP...
além disso, meu roteador, nas configurações do WAN tem uma opção de detectar (Wan Conn. Type), e ele pegava Static IP, mesmo assim eu deixava Dyn IP. Por fim, ao desativar o Switch Mode no modem, aí sim o roteador passou a pegar o IP externo. Mas dessa forma eu nao tenho certeza se o modem ta requisitando o IP da Net, ou se é o roteador.
Alguma sugestão? Seria alguma configuração especial no roteador?
 


pugwng

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
0
Me surgiu uma possibilidade agora... imagino que a Net só libere IP para determinados MACs (àqueles cable-modems registrados). Não seria o caso de fazer Clone do MAC do modem no meu roteador?
 

pugwng

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
0
Me surgiu uma possibilidade agora... imagino que a Net só libere IP para determinados MACs (àqueles cable-modems registrados). Não seria o caso de fazer Clone do MAC do modem no meu roteador?
Clonar o Mac do Humax no roteador nao funcionou.
A unica forma que encontrei de passar o IP da Net para o roteador, até agora, é desativando o modo switch.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Oneaty,

uma sugestão: no item 6:

--------
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE !! Desmarque a opção "WAN Blocking". (ver meus posts abaixo deste)
e

Imagem 10

6) Informar o MAC address do dispositivo que irá fazer o roteamento (o seu roteador)

Imagem 11

Nesta tela, em PassThrough MAC Addresses, informar o MAC da porta WAN do seu roteador
-----------


O texto do tutorial não deixa claro que MAC address do roteador e MAC address da porta WAN do roteador é a mesma coisa. E as duas imagens (imagem 10 e 11) são as mesmas. Sugiro, então, uma reformulação nesse trechinho.

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!

abs,

Sysyphus

Sugestões pertinentes, acatadas e realizadas.

Valeu Sysyphus!
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Àqueles que encontram dificuldade, gostaria de lembrar que nenhuma palavra no tutorial é gratuita e que, portanto, deve ser seguida rigorosamente.

Algumas dicas para aumentar a chance de sucesso:

1 - Escolha um momento mais tranquilo do seu dia e peça para ninguém interrompê-lo;
2 - Reserve 1 hora ou mais para a atividade. Se tudo der certo à primeira tentativa, provavelmente você não perderá mais do que 20 minutos, mas esteja preparado psicologicamente para repetir tudo mais de uma vez.
3 - Se precisar repetir o processo, aconselho partir do zero, ou seja, resetar o Humax:
  • Pressionar com a ponta de um lápis o botão Reset localizado na traseira do Humax por uns 10 a 20 segundos;
  • Aguardar ele concluir o boot
  • Aguardar uns minutos enquanto ele atualiza automaticamente o firmware com o provedor. Após essa atualização, ele irá fazer boot sozinho. Aguardar ele terminar de sincronizar (todas as luzes estabilizarem, geralmente dura 2 a 3 minutos)
4 - Se você for uma pessoa acostumada a fazer as coisas com muita rapidez, tente controlar essa característica pessoal neste momento. Uma ideia é imprimir o tutorial, e ir ticando os passos à medida que eles forem sendo completandos.
5 - Antes de passar para o próximo passo, releia as instruções relativas àquele passo e confira se fez tudo certo. Só então vá para o próximo passo.
6 - Finalmente, paciência, paciência, paciência... e paciência.

Não descarto a hipótese de que em algumas situações, mesmo seguindo rigorosamente o tutorial, ainda persistam problemas, embora não consiga imaginar que situação seria essa... Se alguém conseguir identificar tal situação e o motivo para o não funcionamento desta configuração, por favor, informe.

O fato é que várias pessoas já conseguiram, inclusive eu, que já estou há dois ou três meses funcionando sem problemas.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Bom, desde hoje de manha, estou tendo problemas
Tinha feito ha mais de 1 mes o tuto, e aparentemente meus problemas tinham acabado, porem agora não consigo mais sinal com meu roteador - somente tenho acesso a internet seja cabeada, ou wireles, - pelo humax:

Achei que era o roteador, desliguei, religuei nada. Refiz a configuração do Humax e nada. Porem quando deixo o Humax no padrao de fabrica, ele funciona. Porem com meus 2 roteadores (sim tenho 2 tplink 941nd - 1 q uso e outro de testes - ambos não pegam). Percebi tambem que desabilitando o DHCP e o Switch Mode do Humax ele esta pegando um IP começando por "189.xxxx" - alguem sabe o que pode ser? Não tenho como usar somente o HUMAX, pois preciso do meu roteador e repetidor para entregar nos locais que necessito. No momento deixei somente o HUMAX mesmo, porem meu acesso fica restrito em em um local em casa - ja liguei pra Net e solicitei a troca desse modem - espero ter uma solução, mas fiquei curioso com esse problema
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Bom, desde hoje de manha, estou tendo problemas
Tinha feito ha mais de 1 mes o tuto, e aparentemente meus problemas tinham acabado, porem agora não consigo mais sinal com meu roteador - somente tenho acesso a internet seja cabeada, ou wireles, - pelo humax:

Achei que era o roteador, desliguei, religuei nada. Refiz a configuração do Humax e nada. Porem quando deixo o Humax no padrao de fabrica, ele funciona. Porem com meus 2 roteadores (sim tenho 2 tplink 941nd - 1 q uso e outro de testes - ambos não pegam). Percebi tambem que desabilitando o DHCP e o Switch Mode do Humax ele esta pegando um IP começando por "189.xxxx" - alguem sabe o que pode ser? Não tenho como usar somente o HUMAX, pois preciso do meu roteador e repetidor para entregar nos locais que necessito. No momento deixei somente o HUMAX mesmo, porem meu acesso fica restrito em em um local em casa - ja liguei pra Net e solicitei a troca desse modem - espero ter uma solução, mas fiquei curioso com esse problema

O meu, com a configuração do tuto, continua rodando, já faz quase dois meses, e sem problema.

Será que o provedor fez alguma alteração na configuração do Humax, na moita, de modo a impedir a conexão com outros roteadores?

Isso seria preocupante, para não dizer ilegal (eu creio...)
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Pois é companheiro - desde as 5 da noite, voltou tudo aqui. Aqui no RJ de vez enquando no bairro rola umas manutençoes, mas eventualmente pelas tardes a conexão anda caindo e as vezes demora a voltar - mesmo com o modem com as configuraçoes de fabrica. Agora o que achei curioso, é que mesmo eu deixando ele em BRIDGE, ele se conectava diretamente ao meu comptuador por cabo..agora quando ia pro meu roteador, começava a zica! Sei que fiquei sem entender nada. Esse Humax é bem instavel, ja vi em outro forum users com problemas piores q so resolveram trocando. Eu solicitei a troca, porem estou com essas semanas bem apertado. Se amanha de manha ainda se manter, vou cancelar a troca por enquanto e deixar mais umas semanas testando...quando eu tiver mais desafogado, ai troco.
Voltarei com noticias amanhã
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pois é companheiro - desde as 5 da noite, voltou tudo aqui. Aqui no RJ de vez enquando no bairro rola umas manutençoes, mas eventualmente pelas tardes a conexão anda caindo e as vezes demora a voltar - mesmo com o modem com as configuraçoes de fabrica.
Então você não manteve ele em bridge desde 19 de agosto.
Pelo que você disse agora, você voltava à configuração de fábrica com alguma frequência, provavelmente sempre que a conexão tinha alguma instabilidade, certo?
Eu também moro no Rio (capital, próximo ao Centro).
A Internet só ficou fora, de agosto até hoje, 1 vez (por umas duas a três horas), e por problema do provedor (eles avisaram no 0800). Fora isso, algumas flutuações ao longo do dia, mas dentro do padrão do provedor, nada que indique que possa ser o Humax, e nada que impedisse qualquer atividade que eu fizesse nos meus computadores (e eu sou um usuário médio-pesado)
A bem da verdade, desde que o coloquei em bridge, nunca mais alterei nenhuma configuração, e cada vez que noto alguma piora, espero, e a conexão acaba normalizando.
Como sou um usuário médio-pesado, rodando alguns processos que estabelecem muitas conexões tcp/ip e udp, implementei uma rotina periódica de boot nos meus dois roteadores (de 2 em 2 dias).
E sempre configuro esses processos pesados para que não extrapolem os limites de conexões dos roteadores.
Um exemplo clássico desses processos são os clientes bittorrent que, se mal configurados (ou seja, configurados para download e upload com velocidade e número de conexões ilimitadas, ou acima da capacidade do roteador), acabam ferrando a conexão, já que esses roteadores caseiros não aguentam.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
(continuação do post anterior)
O que estou sugerindo é que aplicativos altamente consumidores de banda e, sobretudo, que estabelecem grande número de conexões tcp/ip e udp simultâneas (exemplo típico: clientes torrent) podem facilmente afetar negativamente a sua conexão (quando não mesmo derrubar).
Um bom artigo a respeito disso, apesar de superficial, pode ser lido aqui: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/clientes_torrent_e_roteadores_domesticos.php#.VEAKM4-nr3w.
Uma boa sugestão de configuração de clientes torrent pode ser vista aqui: http://forum.utorrent.com/topic/497...ngs-chart-alternate-speed-guide-for-utorrent/
(Atenção para a conversão de unidades de velocidade! Já não uso o utorrent, mas continuo aplicando as configurações dessa tabela)
Finalmente, para quem usa aplicativos deste tipo e quer aumentar a sua capacidade, tem que investir num roteador melhor, e o principal critério para escolher o modelo adequado é quantidade de memória RAM, a capacidade da CPU e o firmware.
No meu caso, por exemplo, tenho dois roteadores (que comprei antes de usar torrent), um Linksys E1200 V2 e um TP-LINK WRT841N.
O Linksys tem 64 k de RAM, o TP-LINK, 32k.
Em ambos instalei firmwares alternativos: no Linksys, o DD-WRT; no TP-LINK, OpenWrt. Com isso, consigo monitorar o número de conexões simultâneas em tempo real, nas telas de status, o que os firmwares de fábrica desses modelos não exibiam. Além disso, acredito que esses firmwares, para esse uso básico mas intensivo, funcionam bem (dependendo do uso pretendido e do modelo do roteador, a instalação desses firmwares pode ser uma dor de cabeça, fica aqui o aviso)
Como o TP-LINK, apesar de ser um bom equipamento, só tem 32k, optei por fazer o roteamento apenas no Linksys, que tem mais memória, e desliguei o rádio dele para concentrar todos os recursos na função de roteamento.
No TP-LINK, fiz o inverso: desliguei o roteamento (DHCP, NAT, etc) e uso apenas para retransmitir o wifi.
Com isso, e apesar de não ter nenhum roteador acima da média, mesmo fazendo uso intensivo da Internet, tenho uma conexão bastante estável. (incluindo nessa avaliação o Humax em modo bridge)
A única coisa coisa que já abdiquei há muito tempo é de tentar transformar o meu fusquinha num Ferrari (pelo menos enquanto não tiver $$$...)
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
KKKkkkk transformar o fusquinha num Ferrari foi boa.

Eu pretendo ano que vem realizar a troca de meu Roteador e Repetidor, e Cabo para uma tecnologia mais recente

De preferencia um Roteador com Tecnologia ja AC, e Cabos de Rede CAT 6 - de nada adianta altas velocidades, se estivermos usando padrões antigos ou equipamentos com firmware bugado

Vou trocar esse mes o filtro (de tomadas) onde esta plugado o Humax e minha impresssora - não sei porque, mas acho que meu filtro tambem ja esta condenado, podendo esta interfirindo em algo.

Mas uma coisa eu sei - pelos relatos que vejo Net Afora, esse Humax é bem instavel. Pra usar ele, o unico jeito é deixar em Bridge com outro Roteador mesmo

Ja estou online ha mais de 24 horas novamente - cancelei a troca dele, pois estou em semanas de correria no trabalho, mes que vem decido se trocou ou não

No mais, continuarei monitorando e colaborando com o topico
 

tarcizio

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
0
Então,

Fiz todo o processo aqui em casa com um roteador TP-LINK WR941 e deu certinho.

Só uma consideração,
No passo sete, só coloquei o Ip estático, porém, deixei os valores tudo com 0 (ip, dns e gateway)
e dei reboot no modem...
Funcionou perfeitamente (até agora).

e está com o Wan blocking DESABILITADO e o IPSEC PassThrough HABILITADO.

Posso ter algum problema por causa de alguma dessas configurações? ou até mesmo pelo up que deixei zerado?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Então,

Fiz todo o processo aqui em casa com um roteador TP-LINK WR941 e deu certinho.

Só uma consideração,
No passo sete, só coloquei o Ip estático, porém, deixei os valores tudo com 0 (ip, dns e gateway)
e dei reboot no modem...
Funcionou perfeitamente (até agora).

Se você entrar nessa tela agora (--> Basic --> Setup), o que aparece para você entre a linha "Interface/Setup" e "WAN Connection Type: Static IP"?
Se for "None Specified", acredito que esteja ok, pois indica que a interface WAN do Humax não está pegando um ip do provedor só para ele, que é o objetivo do passo 7.
Se tiver outra coisa diferente, informe aqui por favor.

e está com o Wan blocking DESABILITADO e o IPSEC PassThrough HABILITADO.

Isso é exatamente o que está no tutorial, e é assim que o meu está configurado - e funcionando - já há quase três meses, sem nenhum problema.

Obrigado pelo retorno.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Isso é exatamente o que está no tutorial, e é assim que o meu está configurado - e funcionando - já há quase três meses, sem nenhum problema.

Ôpa, agora é que eu vi, você ativou o IPSec, e isso não está no tuto.

Honestamente, não sei te dizer.

Lendo na wikipedia sobre o IPSec, vejo que é um protocolo que opera na camada de rede. Pelo pouco que entendi do que está escrito na wikipedia, o IPSec é um protocolo que vai par-a-par com o IP.

O que eu diria (com o pouquíssimo, quase nenhum conhecimento de rede que eu tenho) é: se queremos colocar o Humax em bridge, significa que queremos transformá-lo apenas em modem, retirando toda e qualquer funcionalidade de roteador, eu desabilitaria essa opção.

Se você precisa de trabalhar com IPSec na sua rede, porque não habilita o IPSec no seu wrt941 e configura tudo nele?

Só lembrando que esta trabalheira toda no Humax é porque quando ele funciona em modo roteador junto com outro roteador, a conexão apresenta quedas intermitentes. O objetivo do tutorial, portanto, é reduzir o Humax ao mínimo necessário para decodificar o sinal que vem no cabo (que é a função do modem), e deixar todo o resto para os nossos roteadores.
 

tarcizio

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
0
hum, entendi...
Não consigo mais entrar no Humax, mesmo colocando ele direto com o pc e colocando o ip no pc com final 10

Achei estranho só uma coisa... Meu pc e meu notebook estão com o mesmo ip de rede: 191.176...
e tenho outro note e um smartphone com outro ip. Não entendi isso
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
hum, entendi...
Não consigo mais entrar no Humax, mesmo colocando ele direto com o pc e colocando o ip no pc com final 10
Desde domingo de tarde eu estava com problemas de conexão: ficava sem Internet e só conseguia recuperar o acesso se fizesse reboot no Humax (mantendo o modo bridge). Mesmo assim, a conexão durava pouco tempo e daí a pouco caía.
Quando caía, também não conseguia acessar o Humax.
Ontem liguei para o sac da Net e nem precisei falar com o operador: tinha uma mensagem dizendo que estavam com "problemas técnicos" e a previsão de retorno era as 23:00 (de ontem).
Neste momento, estou com acesso à Internet e ao Humax, sem ter feito nada. Acredito que os "problemas técnicos" já tenham sido regularizados.

Achei estranho só uma coisa... Meu pc e meu notebook estão com o mesmo ip de rede: 191.176...
e tenho outro note e um smartphone com outro ip. Não entendi isso

Se o teu Humax está em bridge exatamente como descrito no tuto, então isso já não tem mais nada a ver com o Humax, mas com o teu roteador, que deveria ser o único com poder de designar ip's para a tua rede, entre outras coisas. (é isso que a gente quer com o tutorial: poder total para os nossos roteadores, nenhum poder de gestão da rede interna para o Humax, apenas decodificação do sinal, que é a funçao do modem)
 

aeuclides

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Os procedimentos citados funcionaram. Utilizado roteador da intebras WRS240E.
Agora qro deixar o Humax apenas como repetidor de sinal wifi.
 

Meuchegado

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
:lolwtf Conseguiiiii!!!! Pow, foi so mudar pra uma maquina com windows 7 e funcionou de segunda... na primeira deu m****.. Mas foi de boa... Ip do provedor no router e td mais... Valeu irmão!!! Vamo ver se essa conexão agora passa um dia sem cair...

Com relação a velocidade? Depois desse procedimento alguem notou perda de velocidade? Pelo menos nos testes realizados... A minha caiu bastante... Apesar de se mostrar uma rede bem mais estável, do que utilizando o HUmax como roteador... Antes apontava em media 55 Mb e agora desceu pra 21 Mb... Nao sei se e o caso de reparos na rede na minha área, mas é curioso...
 

Lakattos

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Chefe, voce tentou antes disso tudo mudar o switch mode?
Isso seria o botão simples para desativar o roteador e deixar o humax apenas como modem e já funcionando como bridge.
basta ir em Status > Switch Mode > Disable Mode

Acho mais pratico do que todas essas configurações
 

Meuchegado

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Com relação a queda de velocidade, fui testar a velocidade com a configuração anterior do Humaxx utilizando o mesmo como modem e router, e a velocidade voltou ao normal... O que isso quer dizer? Vocês perceberam isso também?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Chefe, voce tentou antes disso tudo mudar o switch mode?
Isso seria o botão simples para desativar o roteador e deixar o humax apenas como modem e já funcionando como bridge.
basta ir em Status > Switch Mode > Disable Mode

Acho mais pratico do que todas essas configurações

Sério?

O Switch Mode desativa o roteamento!!??

Eu pensei que switch fosse o controlador das portas LAN de saída, e switch mode o modo de funcionamento do switch, ou seja, um indicador para dizer se nas portas LAN de saída vão trafegar endereços IPV4 e/ou IPV6 ou nenhum.

De acordo com esse raciocínio, colocar disable em Switch Mode estaria desativando o uso das portas LAN.

De acordo com o que todos dizem neste tópico, mais num tópico no Clube do Hardware, o Humax não tem um controle único para colocá-lo em modo bridge (ou seja, para desativar a função de roteamento), daí muitas pessoas dizerem que não dá para colocar em modo bridge.

Lakattos, mostra pra gente como evidenciar que apenas colocando o Switch Mode disable o roteamento é desabilitado.

Por enquanto não vou mudar as minhas configurações porque eu não saberia evidenciar que o Humax está em modo bridge (ou seja, com o roteamento desligado).

Se você me disser como evidenciar isso, me comprometo a testar aqui e incluir essa como a alternativa principal (o longo roteiro ficaria mais para efeito didático, já que você acaba aprendendo um pouco sobre roteamento)
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Com relação a queda de velocidade, fui testar a velocidade com a configuração anterior do Humaxx utilizando o mesmo como modem e router, e a velocidade voltou ao normal... O que isso quer dizer? Vocês perceberam isso também?
Eu não notei.

De acordo com os gráficos abaixo, você pode observar que quando eu tenho que baixar ou subir dados, funciona:

Screenshotfrom2014-11-01174346_zps79f726a4.png


No segundo gráfico, inclusive, o pico verde no dia 30 se refere a download simultãneo de 7 arquivos, sendo dois de 4 GB e os restantes de 2 GB. A velocidade máxima atingida foi de 1,5Mbps (e não 2 Mbps) porque eu limitei a velocidade no programa.

Inclusive, nesse dia, considero que foi uma prova de força do meu roteadorzinho Linksys E1200, pois verifiquei que durante esse período dos downloads, ele conseguiu aguentar mais de 2.000 conexões simultâneas (o que para roteadores domésticos como esse considero um feito). A conexão com a Internet não caiu e outros computadores conseguiam navegar tranquilamente. Eu diria que o fato de ele estar rodando o firmware DD-WRT ajudou nisso.
 

paulocbj

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Fala pessoal!

Desde que a Net colocou este modem Humax aqui em casa, os problemas de instabilidade vieram exatamente como a maioria aqui no topico mencionou. Como eu não queria utilizar um roteador próprio, eu pertubei a Net para que eles resolvessem o problema. Em uma semana, praticamente todos os dias o técnico foi na minha casa tentar resolver (fiquei até amigo do cara.. rs). Trocou todo o cabeamento, executou varios testes e nada resolvia. Até que eu pressionei para que eles trocassem o modem. O cara não teve mais argumentos e trocou. Instalou o modelo Technicolor TC7300 B e já tem 3 dias de conectividade ESTÁVEL. Fiz os testes de velocidade em vários sites e em todos dá o resultado de 10MB (contratado). A telas de configuração são muito parecidas com as do Humax (unica coisa que gostava dele).

Enfim, resolvi compartilhar com vocês para ajuda-los a resolver este problema que atormenta tanta gente. Eu tenho uma opinião de que não devo ter que utilizar um roteador proprio para ter uma conexão estável. Isso é um dever da Net! Assim como é meu dever pagar a fatura mensal! :)

Infelizmente no Brasil a qualidade dos serviços é assim. Mas eu acredito que se nós fizermos a nossa parte em cobrá-los, as coisas podem e devem melhorar.

Bom, para mim está atendendo perfeitamente. Faço meus downloads, jogo XBOX online, e principalmente, trabalho o dia todo conectado na VPN da minha empresa (por isso pertubei tanto os caras.. rs).

Abss
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Fala pessoal!

Enfim, resolvi compartilhar com vocês para ajuda-los a resolver este problema que atormenta tanta gente. Eu tenho uma opinião de que não devo ter que utilizar um roteador proprio para ter uma conexão estável. Isso é um dever da Net! Assim como é meu dever pagar a fatura mensal! :)

Abss

Tecnicamente falando, concordo 100% com você (se o modem/roteador permitir certos ajustes que às vezes são necessários, por exemplo, abrir portas para determinados aplicativos. Especificamente no caso do Humax, isso é possível.)

Entretanto, mesmo que o Humax estivesse funcionando 100%, eu ainda continuaria fazendo questão de manter o meu roteador.

Porquê?

1 - Em primeiríssimo lugar, por uma questão, por falta de palavra melhor, política. Acho estranho, permissivo mesmo, que o provedor tenha acesso a toda a minha rede doméstica. Acesso e, portanto, controle. Lembrando que um roteador concentra a passagem e distribuição de todo o tráfego entre a Internet e os diversos aparelhos que constituem uma rede (no caso, doméstica). É como se o provedor passasse a morar na minha casa. Do jeito que eu quero, ele não passa da porta.

2 - Em segundo lugar, porque eu perderia a liberdade de substituir o firmware do modem/roteador, e/ou de habilitar certos serviços como por exemplo o SNMP.
  • Firmware - Dependendo do uso que você faça, os firmwares de fábrica não utilizam toda a capacidade do hardware, são geralmente voltados para uma subutilização. No meu caso, estou usando, nos meus roteadores, firmwares alternativos como o DD-WRT e OpenWrt. Como demonstrei no meu último post, o DD-WRT, por exemplo, conseguiu aguentar uma carga não muito usual para um roteador tão banal como o meu;
  • SNMP - Com esse serviço habilitado, consigo ter acesso, a partir de um servidor que fica ligado 24X7, a uma série de informações críticas do sistema do roteador, permitindo que eu plote gráficos para monitoramento da rede. (ver os gráficos que coloquei no meu último post, logo acima. Esses são apenas alguns, monitoro também utilização de cpu, memória, número de conexões, quantidade de processos na fila, etc)
Da forma que está a minha rede, o provedor, se quiser, pode ver todo o meu tráfego.

Mas o controle dele vai até o modem.

E eu fico com o controle total sobre a minha rede.

Valeu Paulo!
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Fala pessoal!

Eu tenho uma opinião de que não devo ter que utilizar um roteador proprio para ter uma conexão estável. Isso é um dever da Net! Assim como é meu dever pagar a fatura mensal! :)

Resumindo tudo o que falei acima, o que me move a manter o roteador próprio não é a estabilidade da conexão, mas o desejo de continuar sendo dono do meu espaço.

Se fosse só uma questão de estabilidade, eu não teria tido todo este trabalho. Eles que resolvessem o problema.

Abrçs

Nota: desculpem aí, mas sou meio prolixo e estes temas me interessam muito.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Resumindo tudo o que falei acima, o que me move a manter o roteador próprio não é a estabilidade da conexão, mas o desejo de continuar sendo dono do meu espaço.

Se fosse só uma questão de estabilidade, eu não teria tido todo este trabalho. Eles que resolvessem o problema.

Abrçs

Nota: desculpem aí, mas sou meio prolixo e estes temas me interessam muito.

eheh, prometo que este é o último post antes de alguém responder.

Todo mundo já deve estar sabendo que daqui a alguns anos haverá uma explosão de aparelhos conectados à Internet, isso que estão chamando de Internet das coisas.

Então, vamos deixar que todas as coisas conectadas na nossa casa sejam controladas, monitoradas, gerenciadas pelo provedor?

Tendo um roteador próprio, plugar 1 ou 500 aparelhos a ele não faz muito diferença (certo, até lá espero que os roteadores domésticos sendo produzidos sejam melhores e mais poderosos), e o controle da minha casa estará nas minhas mãos, e não do provedor.

Tenho certeza que os provedores já estão de olho nisso.
 

Yuri Machado

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Desculpem usar esse espaço, mas para usar um outro roteador como repetidor/AP, preciso mudar configurações no Humax HG100? Quero manter seu wireless funcionando...
 

Yuri Machado

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Fiz mudanças no meu roteador TP-Link. Ele consegue se conectar ao Humax mas não consigo usar a internet por ele.
 

paulocbj

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
eheh, prometo que este é o último post antes de alguém responder.

Todo mundo já deve estar sabendo que daqui a alguns anos haverá uma explosão de aparelhos conectados à Internet, isso que estão chamando de Internet das coisas.

Então, vamos deixar que todas as coisas conectadas na nossa casa sejam controladas, monitoradas, gerenciadas pelo provedor?

Tendo um roteador próprio, plugar 1 ou 500 aparelhos a ele não faz muito diferença (certo, até lá espero que os roteadores domésticos sendo produzidos sejam melhores e mais poderosos), e o controle da minha casa estará nas minhas mãos, e não do provedor.

Tenho certeza que os provedores já estão de olho nisso.



Tranquilo Oneaty! Seus argumentos são legítimos! :)

Eu já usei roteador em casa e eu concordo com o que vc disse, de controlar o seu espaço. Depois de um tempo o meu roteador queimou e então eu não dei mais importância pra isso. Hoje prefiro ter apenas o "serviço" de internet funcionando. Mais na frente, certamente voltarei com o roteador. Até lá novos argumentos pesarão para que eu mude de opinião .rs

Abraço!
 
Topo Fundo