Também não me adaptei ao estilo de jogo, uma pena, eu gosto dessa mecânica de montar uma arma/armadura com o tema daquele monstro que você mata.
Mas acho as batalhas longas demais, e a jogabilidade muito travada e sim você recebe uma enxurrada de informação de uma vez e fica perdido, pena que eu não me adaptei. Eu gosto dos estilos de boss que envolve estratégias, tipo Metroid Prime, World of Warcraft e Zelda por exemplo, não ficar baixando o hp do bosses aos poucos durante MUITO tempo.
Minha ideia era exatamente matar a vontade de jogar WoW sem voltar ao vício e ficar pagando mensalidade kkkk. Eu adoro ficar otimizando build, administrando buff, aprendendo as lutas, etc.
O que mais incomoda até agora no combate do Monster Hunter é como ele não é fluido e como ele é pouco responsivo.
Achei legal os inimigos não terem HP, mas o jogo é minimalista nisso enquanto faz o completo oposto com outras coisas tipo o tracking do monstro que é uma luz verde brilhante absurda. Sinto que estou começando a sacar qual é a do jogo, o conceito é legal mas praticamente tudo é extremamente burocrático e pouco intuitivo.
Eu também usei o set apelão quando comecei a jogar, mas na verdade eu achei muito bom o fato de jogar com ele no começo, teria me frustrado demais com o jogo se não tivesse ele, fez o learning curve ficar mais agradável. Eu joguei de long sword também e os primeiros monstros foram bem fáceis, mas no Anjanath comecei a apanhar bastante. A verdade é que não sabia os move sets, ficava só nos ataques básicos.
Sentei a porrada nesse, mas ainda não tinha entendido que era para eu perseguir ele e vencer ele varias vezes. Mas ele pelo menos conseguia dar algum dano em mim. Ele me deu um golpe de tentar me engolir que foi o ataque mais legal no jogo até agora.
Tinha um numero que aparecia no inimigo (as vezes positivo, as vezes negativo) que eu achei que era a vida dele, por isso larguei ele para lá também, pois parecia que ele tinha ganhado vida. Ai fui ver depois e o numero era a elevação dele no mapa kkkkk.
edit: vi um video aqui agora explicando como jogar com a espada longa e eu estava ignorando todo o sistema (até porque o jogo não se deu ao trabalho de explicar).