O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Moradia - Aluguel x Financiamento

Na sua opinião, qual opção é mais vantajosa?

  • Alugar

    Votes: 22 59,5%
  • Financiar

    Votes: 15 40,5%

  • Total voters
    37

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Compactuo 100% com você @Kabaneri é como no meu caso, a "diferença" seria insignificante, ou talvez nem existiria. Também me preocupo demasiadamente com certas coisas, e como você mesmo citou, temos muitas possibilidades de lidar com as intempéries da vida com um financiamento do que com um aluguel. O FGTS para diminuir o valor das parcelas em determinado período que estivermos mais apertados, por exemplo. Sem contar a questão do desemprego que pode surgir inesperadamente, temos um seguro que nos dará uma força em algumas parcelas até conseguirmos outro emprego, esses são só pequenos exemplos. Diferentemente do aluguel que se atrasa já tem o dono batendo lá...
Exatamente meu velho, como disse, tem noites que nem durmo, mas estou tranquilo pq estou muito feliz com a decisão. Não sei sua renda, mas para mim que sou de baixa renda, não vi oportunidade melhor que essa.

Tenho até um pensamento mórbido que compartilhei uma vez com a esposa:

Não temos e não pretendemos ter filhos, quando terminamos de pagar o apto, passando mais uns 10 anos (já estarei com 70) se ainda estiver com ele, podemos vender e ir voluntariamente para um asilo a nossa escolha. Supomos que apto valha seus 200k, pretendo juntar mais uma grana e durante esses 10 anos, já com a aposentaria viver tranquilo na parte básica. Num asilo ficamos sem medo de morrer no quarto e só te acharem quando feder, viajar e ficar sossegado com seus pertences e ainda podemos investir metade do valor da venda, ficando assim mais tranquilo financeiramente.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Comprar uma casa é igual ir para disney.

Mais vantajoso é ir para o hopi-hari, voce gasta pouco, se diverte e faz um passeio legal.
Mais se é mais econômico ir para o hopi-hari por que nego gasta uma fortuna para ir na disney (brincar em brinquedos)? EMOÇÃO

Casa é um bem emocional, diferentemente de um bem material.
Casa própria te dá segurança, sensação de conquista etc.
Aluguel não.

Na ponta do papel é uma compra estúpida, mais que só tem devido valor se colocado na balança emocional.

O problema é que a galera hoje dá mais valor ao dinheiro que a sua própria vida. Ignoram um monte de fatores, para no final das contas dizer que X te rende mais """DINHEIRO""".
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.829
Pontos
1.054
Exatamente.
Financiamento não é esse monstro, e nem juntar dinheiro é uma formula mágica.
Existem N fatores a serem considerados, e como disse esse youtubers que vendem uma "formula mágica", pra mim só querem enganar os incautos.

Comprar casa pode ser bom para um, para outro uma m****.
Porem se é bom para voce não xingue o amiguinho, nem tente o convencer que ele fez m**** sem conhecer a vida dele.
Mas ninguém está xingando, muito menos tentando convencer :klolz

Estamos relatando experiências. Eu recomendo aquilo que tenho experiência pra dizer. Mas ninguém tem dúvidas de que existem diversas opções pra todos os gostos :kbeca
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.306
Pontos
1.339
No meu caso particular valeu a pena o financiamento, eu peguei o faixa 1 do minha casa minha vida que o juros é 4,5% ao ano, no lugar aonde moro a parcela que pago é mais baixa que um aluguel nos imoveis do mesmo bairro, então vale a pena, o problema é que decidi vender, pq é apartamento e como tenho 2 filhos quero casa, e tá um inferno pra vender, tive que baixar o preço bem abaixo do que paguei, tem muito imovel novo, pois com a crise pouca gente comprou, então ta bem dificil, acho que aluguel te da muito mais mobilidade, vc mudou de emprego e quer ir pra um lugar mais perto, beleza, vai, vc quer ir pra uma casa, vai, quer apartamento, vai...acho que aluguel é bem mais susse.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Acho que, dadas as particularidades do seu caso, você fez a coisa certa. Financiamento é caro pra cacete. É botar na ponta do lápis, como você fez, e ver se compensa.
Quase entrei nessa uns anos atrás, mas desisti quando ficou claro que pra financiar eu precisaria morar pior do que moro, pagaria mais caro no mês a mês e pagaria dois apartamentos.

Em 2018 resolvemos começar a aplicar dinheiro em um ano amealhamos aproximadamente 25% do valor do apartamento que a gente aluga, lol

Aliás, é uma dica: sobra não pode ficar ao alcance das mãos, ou você gasta mesmo. Correr pra aplicar em alguma coisa, nem que seja Tesouro Selic, é o jeito mais fácil de não gastar tudo com bala chita e pirulito Zorro.

E tem muita gente que financia pra ter o conforto psicológico da "casa própria" - mas financia em 30 anos e deixa de pagar a última parcela pra ver se o Banco não toma a casa de você...
 

Mister Sam

Habitué da casa
Mensagens
141
Reações
174
Pontos
58
No meu caso particular valeu a pena o financiamento, eu peguei o faixa 1 do minha casa minha vida que o juros é 4,5% ao ano, no lugar aonde moro a parcela que pago é mais baixa que um aluguel nos imoveis do mesmo bairro, então vale a pena, o problema é que decidi vender, pq é apartamento e como tenho 2 filhos quero casa, e tá um inferno pra vender, tive que baixar o preço bem abaixo do que paguei, tem muito imovel novo, pois com a crise pouca gente comprou, então ta bem dificil, acho que aluguel te da muito mais mobilidade, vc mudou de emprego e quer ir pra um lugar mais perto, beleza, vai, vc quer ir pra uma casa, vai, quer apartamento, vai...acho que aluguel é bem mais susse.

Como também pode acontecer o contrário...você já estar habituado, tranquilamente vivendo com seus 2 filhos, quando recebe a notícia do dono do imóvel dizendo que não renovará o contrato, e aí você tem que se virar pra conseguir achar outro lugar, querendo ou não.

É como o camarada acima disse, e eu concordo. Não existe o certo/errado, o vantajoso/desvantajoso; depende muito de cada pessoa mesmo, das suas ideias, estilo de vida, questão financeira etc. Mas o debate proposto de acordo com a experiência do nosso amigo @cmsnes é válido, contanto que não apareça ninguém querendo AFIRMAR que o outro fez certo ou errado.
 


Mister Sam

Habitué da casa
Mensagens
141
Reações
174
Pontos
58
E tem muita gente que financia pra ter o conforto psicológico da "casa própria" - mas financia em 30 anos e deixa de pagar a última parcela pra ver se o Banco não toma a casa de você...
Do mesmo modo que o dono da casa de aluguel pode fazer se você deixar de pagar 1 real do valor combinado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Do mesmo modo que o dono da casa de aluguel pode fazer se você deixar de pagar 1 real do valor combinado.

Sim. A questão é que eu não tava naquela de "a casa é minha".
Não é. Só é depois do financiamento quitado.

Marcar "casa própria" em formulário não faz a casa ser sua.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Financiar é um péssimo negócio nem li o tópico.

Quem faz esse tipo de jumentice é funcionário público, tá chovendo tá nevando o dinheiro tá pingando.

É só um conforto psicológico mesmo, e normalmente é mulher que fica pilhada nisso de casa própria.

Aposto que os tetas moravam em qualquer gaiola com um videogame do lado.
 

Mister Sam

Habitué da casa
Mensagens
141
Reações
174
Pontos
58
Financiar é um péssimo negócio nem li o tópico.

Quem faz esse tipo de jumentice é funcionário público, tá chovendo tá nevando o dinheiro tá pingando.

É só um conforto psicológico mesmo, e normalmente é mulher que fica pilhada nisso de casa própria.

Aposto que os tetas moravam em qualquer gaiola com um videogame do lado.

Tinha que ser o chaves!
eu-vejo-cagadores-de-regras-com-que-frequncia-o-tempo-todo-.jpg
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Financiar é um péssimo negócio nem li o tópico.

Quem faz esse tipo de jumentice é funcionário público, tá chovendo tá nevando o dinheiro tá pingando.

É só um conforto psicológico mesmo, e normalmente é mulher que fica pilhada nisso de casa própria.

Aposto que os tetas moravam em qualquer gaiola com um videogame do lado.
Vai muito da condição.
Tenho um amigo que ganha 5k e financiou, pq achou vantagem, não é servidor público e entende de finanças, ele amortiza o saldo principal e esta naquela de pagar 30 em 5, o cara foi esperto, praticamente pegou empréstimo com juros baixo num local bom demais, com a grana extra ele viaja 2x por ano com esposa e filho.

Agora tenho outro amigo que ganha 7k, é contador, tem uma filha, mas é divorciado e não quer saber de casa própria, fala que é besteita, usou suas palavras uma vez (jumentice de financiamento). Uma vez ele falou "pagar 1.5k de aluguel é dinheiro de pinga.". Ele bebe o quem, sai com a mulherada e viaja bastante, então tá, ambos estão satisfeitos com suas vidas. Não vi diferença.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.306
Pontos
1.339
Como também pode acontecer o contrário...você já estar habituado, tranquilamente vivendo com seus 2 filhos, quando recebe a notícia do dono do imóvel dizendo que não renovará o contrato, e aí você tem que se virar pra conseguir achar outro lugar, querendo ou não.

É como o camarada acima disse, e eu concordo. Não existe o certo/errado, o vantajoso/desvantajoso; depende muito de cada pessoa mesmo, das suas ideias, estilo de vida, questão financeira etc. Mas o debate proposto de acordo com a experiência do nosso amigo @cmsnes é válido, contanto que não apareça ninguém querendo AFIRMAR que o outro fez certo ou errado.

sim, como eu disse até sobre o financiamento, no meu caso foi vantajoso o financiamento, principalmente se eu não fosse vender, hj eu iria preferir o aluguel, mas vai de cada caso, hoje tbm o mercado para aluguel ta bom, como houve uma crise tem muito imovel disponivel, entao da pra negociar o valor.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Exatamente.
Financiamento não é esse monstro, e nem juntar dinheiro é uma formula mágica.
Existem N fatores a serem considerados, e como disse esse youtubers que vendem uma "formula mágica", pra mim só querem enganar os incautos.

Comprar casa pode ser bom para um, para outro uma m****.
Porem se é bom para voce não xingue o amiguinho, nem tente o convencer que ele fez m**** sem conhecer a vida dele.
Tem um outro fator que não vi levantarem aqui que, PRA MIM, é o unico e principal ponto positivo de COMPRAR um imóvel.
Você poder fazer o que quiser com ele: quebrar parede, reformar, botar chuveiro a gás, deixar do seu jeito.
Claro, com um proprietário tranquilo, nada impede que vc faça isso td num apto alugado tbm (mas msm isso já é um porém que n existe em imóvel proprio), mas se vc sair do imóvel amanhã, toda grana e tempo dedicados a deixar o lugar do jeito que curte, vão ter ido parar no lixo. Ou melhor, no lixo não: no bolso do proprietário.

Nessa prisma, ainda, existe outra vantagem de quem aluga: a liberdade pra se mudar. Se vc ganha um vizinho pentelho que só te aborrece e te causa problemas: se muda sem maiores dores de cabeça. Se o imóvel é seu, claro que pode se mudar tbm e alugar o imóvel e etc, mas as vezes não compensa pois teria que alugar num preço equivalente ao do seu novo aluguel, ou então esperar vender... enfim.
Não existe uma opção melhor definitiva. Depende do que a pessoa tem em mente. O que tentei elaborar no meu post anterior é que de um ponto de vista estritamente financeiro, e nas condições em que eu me encontro hj, alugar é a melhor opção. Isso muda se vc consegue encontrar um apto mto bom num preço mto baixo, como alguns já relataram ai. Tem o fator psicológico de n poder atrasar aluguel e ter mais flexibilidade pra lidar com financiamento e td isso a ser levado em conta tbm. Mas ai vai da particularidade de cada caso.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.826
Reações
28.450
Pontos
1.179
Exatamento o que ocorre comigo e minha esposa.

Desde de 2010 viemos estudando as possibilidades de um imóvel, naquela época a renda total não chegava em 2k. Juntamos tudo o que podíamos, houveram altos e baixos, baixos e médios, baixos, mas fomos segurando tudo o que dava. Em 2010 eu me formei, em 2012 ela, mas sempre conseguimos empregos que pagavam um salário baixo.
De 2013 a 2016, juntamos qualquer centavo que não entrava para pagar o básico da sobrevivência, juntamos pouquíssimo somando fgts+férias+13, não chegamos nos 20k, claro que estamos vivendo sem dificuldade, mas no básico do básico. Em 2016 ela entrou na pós e com 6 meses de estudo percebemos que não conseguiríamos um retorno mediano nós próximos anos (considerando que já estávamos indo para o 7o ano dessa situação, então não era especulação), foi que começamos a cogitar financiamento e MCMV.

Ela concluiu a pós e o mercado ainda não nos favoreceu, a renda familiar está em 2.5k (bruto) passamos mais e mais aperto até que conseguimos dar entrada no apto+30 anos de enforcamento após entrega das chaves. Mas tá certo pq é o que queremos e depois que entrarmos lá, tudo vai ficar melhor.

Eu pretendo voltar a estudar, mas estou pesquisando uma área menos saturada, trabalho na área administrativa/financeira e hoje em dia graduado com inglês e Excel intermediários não recebo propostas que paguem mais que 1.5k, é ridículo, mas é verdade, é uma realidade, é a minha realidade. Estou a quase 4 anos fazendo trabalho de conciliação boba e atendimento ao cliebte, nem sei se ainda conseguiria elaborar uma planilha descente ou fazer apurações financeiras.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Poxa cara, baita relato ai de você e sua esposa, sinceramente, força que talvez nesse novo momento as coisas melhorem para nós.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.608
Pontos
353
Em caso de financiamento, é mais vantagem quitar o quanto antes ou, ao invés disso, manter o dinheiro aplicado a uma taxa de juros anual maior do que a taxa de juros anual do financiamento? Existe alguma vantagem em quitar antes o imóvel? Exemplo:

Digamos que a dívida está em 100 mil reais e eu tenha esse dinheiro investido a 10% ao ano, quando o financiamento é 8% ao ano. O que é mais vantajoso?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Não é cagacão de regra, procure um profissional do dinheiro aka economista, e venha aqui depois.

A verdade é que a maioria é burra e quase nunca sabe lidar com dinheiro.

NUNCA SIMPLESMENTE NUNCA NA ETERNIDADE é inteligente pagar juros ou fazer dívidas, dinheiro bom é o que trabalha pra você e não você por ele.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Vai muito da condição.
Tenho um amigo que ganha 5k e financiou, pq achou vantagem, não é servidor público e entende de finanças, ele amortiza o saldo principal e esta naquela de pagar 30 em 5, o cara foi esperto, praticamente pegou empréstimo com juros baixo num local bom demais, com a grana extra ele viaja 2x por ano com esposa e filho.

Agora tenho outro amigo que ganha 7k, é contador, tem uma filha, mas é divorciado e não quer saber de casa própria, fala que é besteita, usou suas palavras uma vez (jumentice de financiamento). Uma vez ele falou "pagar 1.5k de aluguel é dinheiro de pinga.". Ele bebe o quem, sai com a mulherada e viaja bastante, então tá, ambos estão satisfeitos com suas vidas. Não vi diferença.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Ele pode tá perdendo menos, isso não justifica nada, é um "bom negócio", a resposta que dei acima serve aqui também.

É tudo conforto psicológico, coloca no preto no branco vai ver só perdas...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Não é cagacão de regra, procure um profissional do dinheiro aka economista, e venha aqui depois.

A verdade é que a maioria é burra e quase nunca sabe lidar com dinheiro.

NUNCA SIMPLESMENTE NUNCA NA ETERNIDADE é inteligente pagar juros ou fazer dívidas, dinheiro bom é o que trabalha pra você e não você por ele.

A grande questão é que pra fazer o dinheiro dar dinheiro, você precisa de...dinheiro. Dinheiro grande faz dinheiro grande, dinheiro pequeno faz ninharia.
Não adianta você falar pro cara juntar um milhão se sobram cem reais por mês.

Evidente que é melhor comprar a vista, juntar dinheiro, etc, mas a classe média, que é basicamente quase todo mundo, tem pouca sobra e se quer adquirir as coisas, ou é financiando/parcelando ou não consegue comprar.
 

Mister Sam

Habitué da casa
Mensagens
141
Reações
174
Pontos
58
A grande questão é que pra fazer o dinheiro dar dinheiro, você precisa de...dinheiro. Dinheiro grande faz dinheiro grande, dinheiro pequeno faz ninharia.
Não adianta você falar pro cara juntar um milhão se sobram cem reais por mês.

Evidente que é melhor comprar a vista, juntar dinheiro, etc, mas a classe média, que é basicamente quase todo mundo, tem pouca sobra e se quer adquirir as coisas, ou é financiando/parcelando ou não consegue comprar.

Infelizmente é isso mesmo!!!

Ontem vi no Extra uma televisão de de 60 polegadas que custava quase R$5.000 mas que poderia ser parcelada em 30x com o cartão da loja. Agora me diz como um pai de família da classe média vai conseguir ter um televisor desse patamar se ele não consegue juntar dinheiro? Parcelando.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
A grande questão é que pra fazer o dinheiro dar dinheiro, você precisa de...dinheiro. Dinheiro grande faz dinheiro grande, dinheiro pequeno faz ninharia.
Não adianta você falar pro cara juntar um milhão se sobram cem reais por mês.

Evidente que é melhor comprar a vista, juntar dinheiro, etc, mas a classe média, que é basicamente quase todo mundo, tem pouca sobra e se quer adquirir as coisas, ou é financiando/parcelando ou não consegue comprar.
Eu sou amante da disciplina com dinheiro, pois eu dou valor até os centavos, o conceito de riqueza mesmo mais primitivo segundo Hoppe é economizar e empreender.

Eu sei que as pessoas têm um ego, uma necessidade de partir logo para o seu próprio espaço.

Mas se o cara juntar por 10 anos uma grana em vez de financiar em 30 ele tem o mundo nas mãos, quem tem o hábito de pagar a vista sabe o poder de barganha, é outra liberdade de consumo.

Agora o pessoal tilta quando você os tira do mundo mágico do financiamento, do parcelamento.

Eu sou estou sendo racional, a verdade é absoluta, ninguém dá dinheiro, dinheiro "barato" é falácia, dinheiro que vale mais que diamante kkkk

Sem noção.

O que eu entendo de classe média é que é um bando de acomodados.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Eu sou amante da disciplina com dinheiro, pois eu dou valor até os centavos, o conceito de riqueza mesmo mais primitivo segundo Hoppe é economizar e empreender.

Eu sei que as pessoas têm um ego, uma necessidade de partir logo para o seu próprio espaço.

Mas se o cara juntar por 10 anos uma grana em vez de financiar em 30 ele tem o mundo nas mãos, quem tem o hábito de pagar a vista sabe o poder de barganha, é outra liberdade de consumo.

Agora o pessoal tilta quando você os tira do mundo mágico do financiamento, do parcelamento.

Eu sou estou sendo racional, a verdade é absoluta, ninguém dá dinheiro, dinheiro "barato" é falácia, dinheiro que vale mais que diamante kkkk

Sem noção.
Quantos anos uma pessoa juntando 500-600 reais por mês demoraria para comprar uma casa a vista?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Quantos anos uma pessoa juntando 500-600 reais por mês demoraria para comprar uma casa a vista?
Uns 20? Mas com essa capacidade de economizar aí nem vale a pena.

Guardando uns 1,5k por mês só na poupança já se pode sonhar, poupança é lixo, mas aí eu estou sendo o mais conservador possível.

Óbvio que existe uma cartela enorme de investimentos, e se espera que a pessoa tenha uma carteira diversificada pra maximizar ganhos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Eu sou amante da disciplina com dinheiro, pois eu dou valor até os centavos, o conceito de riqueza mesmo mais primitivo segundo Hoppe é economizar e empreender.

Eu sei que as pessoas têm um ego, uma necessidade de partir logo para o seu próprio espaço.

Mas se o cara juntar por 10 anos uma grana em vez de financiar em 30 ele tem o mundo nas mãos, quem tem o hábito de pagar a vista sabe o poder de barganha, é outra liberdade de consumo.

Agora o pessoal tilta quando você os tira do mundo mágico do financiamento, do parcelamento.

Eu sou estou sendo racional, a verdade é absoluta, ninguém dá dinheiro, dinheiro "barato" é falácia, dinheiro que vale mais que diamante kkkk

Sem noção.

O que eu entendo de classe média é que é um bando de acomodados.

Eu entendo, queridão. A única coisa que eu tô tentando dizer é que não é tão simples assim ter dinheiro e é mais difícil ainda ter disciplina.
As pessoas têm necessidades diversas, realidades e bagagens diversas. Na sua cabeça é matemática, preto no branco, e eu entendo - até porque, bem, economia é matemática mesmo - mas de repente outras coisas têm mais importância pra outras pessoas.

Pode ser acomodação? Porra, até pode. Mas não é como se as pessoas, subjetivamente, não tivessem o direito de se acomodar também.

Fora que existe todo um ideario herdado de outros tempos econômicos no Brasil, em que dinheiro não valia porra nenhuma de um dia pro outro, em que as pessoas precisavam comprar ONTEM pro dinheiro não virar papel higiênico.
A gente cresceu com os pais desesperados com o lance da casa própria, do carro próprio, valor amarrado em contrato senão não conseguia pagar, etc.

É difícil se livrar dessas ideias pre-concebidas. Eu consegui, você conseguiu, mas não é por isso que se torna algo fácil.

Seus filhos já vão crescer com outra visão, bem como os meus, se um dia eu os tiver. Mas esse processo é lento...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.493
Pontos
2.234
Infelizmente é isso mesmo!!!

Ontem vi no Extra uma televisão de de 60 polegadas que custava quase R$5.000 mas que poderia ser parcelada em 30x com o cartão da loja. Agora me diz como um pai de família da classe média vai conseguir ter um televisor desse patamar se ele não consegue juntar dinheiro? Parcelando.

Justamente. Mas o pai de família também tem que saber que não precisa de uma TV de 60 polegadas que custa 5k. Ele pode comprar uma boa TV de 42, por menos de 2k, parcelando menos ou juntando pra pegar a vista.
Então, entra uma série de outras questões...planejamento, inteligência financeira, prioridades, etc.

Economia doméstica parece um lance simples, mas não é. É muita gente, cada um com as suas expectativas, seus desejos...na prática, a teoria é outra.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Uns 20? Mas com essa capacidade de economizar aí nem vale a pena.
Então por que você fala que juntar é melhor que financiar, sendo que essa realidade ai é a realidade da maioria massacrante do BR?
O seu problema é que não consegue enxergar um palmo na sua frente, assim não consegue perceber que seu mundinho é só seu, o que se aplica para sua realidade não necessariamente se aplica para os outros...

Guardando uns 1,5k por mês só na poupança já se pode sonhar, poupança é lixo, mas aí eu estou sendo o mais conservador possível.
1,5k é o salário da maioria brasileira, ou no mínimo metade do salário.

Pra você tudo são numeros, porem a realidade é outra...
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.829
Pontos
1.054
Acalmem-se, queridos :klolz


Bom, no meu caso, irei guardar algo em torno de R$1.000,00 a R$1.500,00 por mês, e provavelmente aplicarei no Tesouro Direto, ainda vou ver. Digo isto me referindo ao futuro porque acabei de rescindir o contrato e ainda não comecei a guardar para este propósito da casa própria.

Aliás, como eu e minha esposa desencanamos da ideia do apartamento, iremos investir fundo nos estudos. Por isso, se eu não puder guardar tanto a princípio, não vou me importar.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.893
Reações
6.528
Pontos
1.079
1,5k é o salário da maioria brasileira, ou no mínimo metade do salário.

Pra você tudo são numeros, porem a realidade é outra...

Conheço um amigo que ganha um pouco mais que isso, acho que uns 1,8K é casado, recentemente foi pai e morava de aluguel. Não deu outra, o salário e despesas não dava conta (e olha que ele não é gastão), agora ele construiu um puxadinho na casa do sogro justamente pra se livrar do aluguel que tava sufocando.

Esse é o caso da imensa maioria aqui no BR, salários baixos e despesas nas alturas, nada é mágico e fácil nessa vida. Todos os amigos que conheço que são casados, que ganham essa faixa de salário e até um pouco mais, se não moram de aluguel, moram no mesmo terreno dos sogros ou pais. Só um amigo meu que consegui construir uma casa, mais o lugar não é nenhuma maravilha e quase deu uma treta nervosa com o governo pois era em área de manancial
 

Mister Sam

Habitué da casa
Mensagens
141
Reações
174
Pontos
58
Conheço um amigo que ganha um pouco mais que isso, acho que uns 1,8K é casado, recentemente foi pai e morava de aluguel. Não deu outra, o salário e despesas não dava conta (e olha que ele não é gastão), agora ele construiu um puxadinho na casa do sogro justamente pra se livrar do aluguel que tava sufocando.

Esse é o caso da imensa maioria aqui no BR, salários baixos e despesas nas alturas, nada é mágico e fácil nessa vida. Todos os amigos que conheço que são casados, que ganham essa faixa de salário e até um pouco mais, se não moram de aluguel, moram no mesmo terreno dos sogros ou pais. Só um amigo meu que consegui construir uma casa, mais o lugar não é nenhuma maravilha e quase deu uma treta nervosa com o governo pois era em área de manancial

Verdade @Rodrigo dsf conheço muitos casos assim, e até recebi "ofertas" da minha mãe para construir em cima da casa dela, mas acha que aceitaria? Nem a pau. Esse negócio de morar em terreno/quintal de pai e mãe ou de sogra é furada. Cedo ou tarde rola uma confusão. Pelo menos é o que sempre acontece com amigos e conhecidos que estão nessa situação. Além de tudo tem a questão da liberdade, não é a mesma coisa.

Antes de casar eu e minha esposa sempre pensamos em morar em uma distância considerável tanto da minha mãe quanto da mãe dela. Tem dado certo. Estamos no nosso cantinho, ambas nos visitam, mas nenhuma delas tiram a nossa liberdade/privacidade.

Foi preferível entrar no financiamento [seja bom ou ruim para os outros, o importante é que esta sendo bom para nós] e ter o nosso cantinho, não somente pra poder chamar de nosso, não por ego, mas por saber que se seguirmos firmes com o pagamento teremos mais uma grande conquista em nossas vidas; diferente do que seria o aluguel NO NOSSO CASO onde não conseguiríamos juntar uma grana considerável para comprar um imóvel à vista, e daqui a alguns anos ainda não teríamos nossa conquista, pois o dinheiro de anos foi gasto para encher o bolso dos outros.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
6.605
Pontos
819
Eu entrei no financiamento (na verdade ainda falta assinar o contrato com a caixa).

Apartamento no valor de 157k, dei 25k em dinheiro na entrada (sendo que 10k peguei emprestado da minha tia com juros 0, pagando 500 por mês). Financiamento vai usar 4k de subisidio e 10k do FGTS. Vou pagar uma mensalidade 1k e uns quebrado. (ap foi avaliado em 180k inclusive)

Se eu fosse morar de aluguel (hoje to com meus pais, que estão de aluguel e indo para o ap próprio menor, onde não vai caber eu). Iria gastar uns R$800,00 no minimo. (já tenho praticamente um ap imobiliado, pois antes era casado e divorciei, mudei para os meus pais com minhas coisas, pois era um ap grande e cabia tudo...)

Então assim, eu prefiro pagar R$1000,00 de financiamento do que fica pagando R$800,00 pro lixo. Sem contar os estresse do cara se mudar, não poder fazer uma reforma, moveis sobre medida etc etc (claro que ap próprio tbm tem o custo dos seguros a mais, mas nem se compara com ap alugado).

Eu só acho que não vale apena mesmo, se o cara tem condição de morar com alguém sem pagar aluguel (familia) e guardar a grana, ou se pode morar em uma kitnet ou dividi com alguem, pagando um aluguel bem barato.

Mas ao tempo em que a parcela do financiamento for o mesmo do aluguel ou parecido, acho que aluguel não compensa.

Veja que vou pagar 2 ap, porém 800 reais de aluguel ja é mais da metade da minha parcela do financiamento....
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Quanto tempo uma pessoa que ganha 2-3k demoraria para comprar um imóvel a vista, guardando 500-750 mês?
Considerando que quanto mais demora, mais longe ele moraria.

Vamos pegar o exemplo do nosso colega:

360x + Entrada de 30.000,00

30.000,00 de cara você já pode jogar no LCI pegando de 70~80% do CDI (dependendo do banco - 0,4% mês)

Guardando 360x 750,00 (da tua suposição) e aplicando quando possível a (0,4%) ~ 710.000,00 neste prazo.

E os 710.000,00 considerando a mesma valorização de imóvel corresponderia a um imóvel de ~170.000,00 reais hoje.

Se a pessoa for comprar dentro do mesmo prazo - ela pega um imóvel melhor do que pegaria hoje (tem que ver o imóvel que o colega ai foi comprar)

Se a pessoa for construir - antes dos 360 meses ela já estaria com a casa pronta e morando dentro.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Vamos pegar o exemplo do nosso colega:

360x + Entrada de 30.000,00

30.000,00 de cara você já pode jogar no LCI pegando de 70~80% do CDI (dependendo do banco - 0,4% mês)

Guardando 360x 750,00 (da tua suposição) e aplicando quando possível a (0,4%) ~ 710.000,00 neste prazo.

E os 710.000,00 considerando a mesma valorização de imóvel corresponderia a um imóvel de ~170.000,00 reais hoje.

Se a pessoa for comprar dentro do mesmo prazo - ela pega um imóvel melhor do que pegaria hoje (tem que ver o imóvel que o colega ai foi comprar)

Se a pessoa for construir - antes dos 360 meses ela já estaria com a casa pronta e morando dentro.
Você não me respondeu quanto tempo a pessoa demoraria para comprar sua casa a vista.
Como disse no meu outro post, é meio obvio que o dinheiro é mais, ninguem é tão estupido para dizer o contrario...
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Você não me respondeu quanto tempo a pessoa demoraria para comprar sua casa a vista.
Como disse no meu outro post, é meio obvio que o dinheiro é mais, ninguem é tão estupido para dizer o contrario...

Oshi, só deduzir do que escrevi :klingua - 20~25 anos para ter uma casa de mesma padrão que ele financiaria hoje.

E uns 10 anos a menos se ele for construir por conta própria.

Com 30 anos - mesmo prazo do financiamento - ele pega uma casa melhor do que pegaria hoje ou constroi algo bem melhor do que comprando.
 
Topo Fundo