O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Moradia - Aluguel x Financiamento

Na sua opinião, qual opção é mais vantajosa?

  • Alugar

    Votes: 22 59,5%
  • Financiar

    Votes: 15 40,5%

  • Total voters
    37

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Agora vem a pergunta: Vocês acham que o cara que possui 500k vai dar essa grana em um imóvel, ou, assumir uma dívida dessa magnitude junto ao banco para um financiamento? Qualquer uma que tem essa grana, sabe o mínimo de investimento e maneira de fazer esse dinheiro multiplicar-se.

Dinheiro também é patrimônio e se você cuidar a inflação não vai comer, diferente do imóvel que pode desvalorizar a qualquer momento por qualquer motivo mercadológico.
O cara que tem 500k realmente é burrice torrar tudo na casa, mas o cara que tem 10mi pode comprar sem stress, casa além de investimento é um patrimonio muito solido
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.088
Reações
5.827
Pontos
1.049
maior besteira que fiz foi comprar um apê

não levei em consideraçao o condominio todo mes

atualmente tenho que viver me segurando nos gastos porque ele compromete muito meu orçamento
Esse é o principal motivo de ter desistido de olhar apartamento aqui e mirar em casas, mesmo as pequenas geminadas(infelizmente). Analisando apartamentos em condomínios populares, vi que em cerca de 20% das vezes a taxa de condomínio fica entre 180/200 reais, 70% das vezes fica entre 201 e 250 e 10% entre 251 a 290 reais. Isso para apartamento que prestação sairia por volta de 500/550 reais.
 

TonTon.13

Bam-bam-bam
Mensagens
6.255
Reações
7.609
Pontos
359
Tem gente que quer morar bem pagando aluguel do que morar na sua casa de verdade, se eu falasse isso com o meus pais eles me chamariam de louco.kkk
 

Rafa_adm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.048
Reações
559
Pontos
839
Muito relativo pessoal, isso vai de caso pra caso.

Ambos os caso podem ser vantajosos, o exemplo que eu mais vejo que informa que alugar é melhor vai no seguinte pensamento:

Alugo um apartamento de 1 milhão por R$10.000, se eu fosse financiar esse apartamento do 0 o valor da parcela custaria R$ 20.000,00 e eu pagaria em 30 anos, então é melhor eu alugar por R$10.000 e aplicar R$10.000 por mês em alguma boa aplicação, pois assim comprarei a vista em muito menos tempo.

Ponto um, esse pensamento está certo (só esquece de levar em consideração que eu posso não ter R$20.000 por mês), mas o pensamento vale pra qualquer valor de aluguel/compra.

Dito isso, pensei muito e resolvi comprar, e no meu caso vai ser sim mais vantajoso, vejam porque.

Todo mês eu pago R$ 3.200 de aluguel em média em um apartamento que vale aproximadamente 800k, esse dinheiro querendo ou não está indo embora todo mês sem gerar nenhum valor pra mim.

Porém pensando melhor, comecei a buscar um apartamento pra comprar e achei um por R$ 330k que me servirá muito bem (é "pior" do que eu moro hoje, mas é muito bom também), usando as aplicações que eu tinha o valor do financiamento ficou em R$ 2.000 (R$ 1.200 abaixo da parcela do aluguel), sei que estarei pagando um juros alto, porém gerando um ativo pra mim por um custo mensal menor do que tenho hoje com aluguel, nesse caso pra mim não faz sentido nenhum manter o aluguel.

Outro ponto importante e que tem que estar na cabeça de quem compra é se planejar pra pagar antes do previsto, no meu caso a expectativa é usar a diferença de R$1200 pra fazer uma aplicação e somando ao fgts, bonus e plr quitar o apartamento em 3 anos (não 30 como previsto) reduzindo assim o valor do juros pago.

Em resumo, aluguel x compra tem que ser analisado caso a caso
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.550
Reações
14.074
Pontos
1.459
maior besteira que fiz foi comprar um apê

não levei em consideraçao o condominio todo mes

atualmente tenho que viver me segurando nos gastos porque ele compromete muito meu orçamento

Desculpa perguntar mas qual o valor da prestação? Comprei um apto em 2013 com prestação de 1k/ mês (condomínio por fora, claro) e o valor é bem menor que de um aluguel por aqui, que também tem o condomínio pra pagar por fora


Sent from my iPhone using Tapatalk
 


Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Aqui na minha região esta valendo muito mais a pena financiar.

Qualquer quitinete, em lugares horrorosos, não são menos de 600 reais por mês, um AP 800, uma casa então, mais de mil.

Os financiamentos variam de acordo com a renda, mas esta em uma média de 800 reais mensais, mesmo pagando quase o dobro do valor em juros, vale a pena. Melhor que viver anos no aluguel e no final não ter nada seu.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.550
Reações
14.074
Pontos
1.459
Financiar e colocar para alugar ao preço das parcelas do financiamento

A m**** é que (ao menos aqui no RJ) está com muita oferta para pouca demanda de aluguel então a chance de você comprar e ficar pagando com imóvel fechado é altíssima


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Phelps_MR

Supra-sumo
Mensagens
7
Reações
12
Pontos
173
Vivi situação semelhante ao OP recentemente.

E percebo que, lendo os comentários, muitos se esquecem que a realidade do coleguinha pode não ser igual a sua, principalmente em um país onde a esmagadora maioria não aufere mais do que 2 salários mínimos por mês.

Pois bem, final de 2017 eu e minha futura esposa resolvemos que iríamos noivar em 2018 e casar até março de 2019.
Até o presente momento, nunca havia me preocupado em poupar ou fazer alguma reserva. Havia me formado no começo de 2017, e aberto meu escritório em agosto do mesmo ano. Então praticamente tudo que entrava $$, gastava de maneira indiscriminada.

Sabia que a decisão que havíamos tomado deveria ser levado a sério, visto que o principal motivo para tal era o ambiente tóxico onde minha noiva morava.
Então começamos a jornada de juntar dinheiro, eu no meu escritório, e ela que havia se formado por volta de 6 meses, em um outro escritório por meio período. Ela complementava a renda fazendo consultoria acadêmica e trabalhos de conclusão.

Colocamos uma meta de até o final de 2018 tentar juntar pelo menos 30/40k, ou para dar uma entrada em um apartamento, ou para reformar a casa que eu possuía, dada por meu pai na minha adolescência, mas que eu só teria direito após me casar. E foi o que aconteceu, nos trancos e barrancos, nos altos e baixo durante o ano de 2018. Despesas imprevistas com escritório, cirurgia no olho por minha parte, carro batido, dentre outros. Inclusive tive que vender em junho/julho meu Ps4, Xbox e Switch para suportar alguns gastos e manter o saldo dentro da expectativa para encerrar o ano dentro da meta.

No meio de Novembro tínhamos mais ou menos 32k, e começamos a decidir o que faríamos. A casa que meu pai me dera estava alugada a algum tempo, e ao visitarmos, por mais que esteja localizada em um ótimo ponto, não era algo que nos agradou, visto que necessitaria de uma boa reforma, e que possivelmente levaria todo o capital acumulado durante o ano. Fora que estávamos com o plano de reformar, ficar por uns 2/3 anos na casa, e depois dar uma entrada em algo que realmente nós estivéssemos escolhido, com a nossa cara e tal.

Surgiu então a "oportunidade" de financiar um imóvel. 170/180k, conhecia o proprietário, precisava urgente de passar o imóvel, e me ofereceu sem a entrada, financiando por volta de 140k junto à caixa. Imóvel de 45/50 mts², bem localizado em uma região ao lado do centro da cidade em um condomínio. Até bacana. Fizemos a simulação, com o condomínio e parcelas iriamos ter um gasto mensal de aproximadamente 1,4/1,5k. Por mais que tenha toda a questão sentimental já amplamente discutida, a empolgação da Dona Maria com o AP e tal, quando se passa a emoção inicial e se faz um balanço mais racional da situação, percebe-se que realmente é algo meio abusivo. Praticamente 300k ao longo dos anos. Para só depois chamar realmente de "seu".

Para encurtar, conversei com meu pai da possibilidade de deixar a casa alugada e usar os rendimentos para morar de aluguel, o mesmo concordou, e foi o que fizemos, visto que investir na casa para depois levantar novamente uma grana para comprar um AP não necessariamente iria valorizar o imóvel. Assim, alugamos um apartamento de 85 metros, no mesmo bairro que fica a casa por 1000 reais já com o condomínio. Tenho que completar apenas 300 reais, e o dinheiro que sobrou, aproximadamente 38k até começo de janeiro, mobiliamos o AP, tudo à vista na semana passada, sobrando ainda uma quantia considerável para emergência.

Sei que sou exceção à regra, o fato de meu pai ter praticamente me dado um imóvel facilitou e muito a situação, mas vejo que dada as circunstâncias, conseguimos nos colocar em uma situação em que posso ter um pouco mais de conforto, comprometendo o mínimo com despesas fixas mensais, e nos possibilitando erguer uma quantia mais pra frente para daqui alguns anos comprar um imóvel sem pagar duas vezes por ele.

E uma coisa que eu notei durante o ano que passou é que disciplina é fundamental neste quesito, tanto que quando me comprometi a iniciar a jornada junto a minha noiva, ela mesmo não botava muita fé que conseguiríamos chegar na meta, insinuando algumas vezes que poderíamos deixar pro final de 2019. Mas o esforço valeu bastante a pena, passei a ser mais consciente sem me privar de tudo, tanto que noivamos, viajamos para um lugar legal, tivemos despesas de última hora como relatei a cima, e mesmo assim conseguimos alcançar o que tínhamos nos proposto. Minha maior felicidade foi quando vi meu saldo no mês que iniciei, 900 conto.

No mais é isso, o relato da minha experiência ao longo deste último ano, vou me mudar agora dia 21 deste mês, e caso no início do mês que vem. E acredito que tomamos a escolha certa dentro da discussão que o tópico se propôs.

Acompanho fórum a um bom tempo, sempre como leitor assíduo das pastas console e vale tudo, enfim tomei coragem para postar. Abraço pro @leaf e pro @LucianoBraga que fazem um trabalho muito bacana dentro de suas respectivas responsabilidades.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Aqui no bairro tem casas de todos os tipos, por ser um lugar grande e antigo. Vejo muitas casas pequenas e sem garagem (no máximo passa uma moto no corredor) ou outros tipos menos visados que ficam meses sem ninguém alugar, as placas até desbotam. Então você olha no site das imobiliárias e várias estão com aluguel barato, nas fotos por dentro parecem simples mas bem cuidadas. Pra quem está começando nessa de morar sozinho ou em casal e não liga pra carro parecem uma boa alternativa, só precisa garimpar bem.
 

Fight_Without_Fight

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
2.331
Pontos
453
Vocês acham que vale a pena dar entrada de R$ 50.000,00 num apartamento de R$ 350.000 e colocar para alugar?

A receita que você recebe do aluguel geralmente paga as parcelas do apartamento, não?
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.020
Reações
17.711
Pontos
1.094
Muito relativo pessoal, isso vai de caso pra caso.

Ambos os caso podem ser vantajosos, o exemplo que eu mais vejo que informa que alugar é melhor vai no seguinte pensamento:

Alugo um apartamento de 1 milhão por R$10.000, se eu fosse financiar esse apartamento do 0 o valor da parcela custaria R$ 20.000,00 e eu pagaria em 30 anos, então é melhor eu alugar por R$10.000 e aplicar R$10.000 por mês em alguma boa aplicação, pois assim comprarei a vista em muito menos tempo.

Ponto um, esse pensamento está certo (só esquece de levar em consideração que eu posso não ter R$20.000 por mês), mas o pensamento vale pra qualquer valor de aluguel/compra.

Dito isso, pensei muito e resolvi comprar, e no meu caso vai ser sim mais vantajoso, vejam porque.

Todo mês eu pago R$ 3.200 de aluguel em média em um apartamento que vale aproximadamente 800k, esse dinheiro querendo ou não está indo embora todo mês sem gerar nenhum valor pra mim.

Porém pensando melhor, comecei a buscar um apartamento pra comprar e achei um por R$ 330k que me servirá muito bem (é "pior" do que eu moro hoje, mas é muito bom também), usando as aplicações que eu tinha o valor do financiamento ficou em R$ 2.000 (R$ 1.200 abaixo da parcela do aluguel), sei que estarei pagando um juros alto, porém gerando um ativo pra mim por um custo mensal menor do que tenho hoje com aluguel, nesse caso pra mim não faz sentido nenhum manter o aluguel.

Outro ponto importante e que tem que estar na cabeça de quem compra é se planejar pra pagar antes do previsto, no meu caso a expectativa é usar a diferença de R$1200 pra fazer uma aplicação e somando ao fgts, bonus e plr quitar o apartamento em 3 anos (não 30 como previsto) reduzindo assim o valor do juros pago.

Em resumo, aluguel x compra tem que ser analisado caso a caso
Sempre tem que ser analisado, como vc falou.

Mas teu aluguel era um absurdo de caro, fiquei até com curiosidade de saber a região q tu mora.

Vc falou partindo do ponto de vista de quem paga um aluguel mais caro do que a eventual parcela da prestação do financiamento, esse cenário é RARO , mas posso estar enganado né

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

Rafa_adm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.048
Reações
559
Pontos
839
Sempre tem que ser analisado, como vc falou.

Mas teu aluguel era um absurdo de caro, fiquei até com curiosidade de saber a região q tu mora.

Vc falou partindo do ponto de vista de quem paga um aluguel mais caro do que a eventual parcela da prestação do financiamento, esse cenário é RARO , mas posso estar enganado né

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

O aluguel não era barato mesmo, mas não estava acima da média de mercado para um apartamento de quase 1 milhão de reais.

E realmente se eu fosse comprar um apartamento nesse mesmo preço do que moro hoje, seria sim um financiamento BEM maior do que eu pago de aluguel.

O ponto aqui foi aceitar diminuir para um apartamento entre 300 e 400k (metade do preço) e assim conseguir um financiamento mais barato que o aluguel.

Essa mudança de valor que possibilitou a viabilidade econômica da compra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Fight_Without_Fight

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
2.331
Pontos
453
O aluguel não era barato mesmo, mas não estava acima da média de mercado para um apartamento de quase 1 milhão de reais.

E realmente se eu fosse comprar um apartamento nesse mesmo preço do que moro hoje, seria sim um financiamento BEM maior do que eu pago de aluguel.

O ponto aqui foi aceitar diminuir para um apartamento entre 300 e 400k (metade do preço) e assim conseguir um financiamento mais barato que o aluguel.

Essa mudança de valor que possibilitou a viabilidade econômica da compra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Você acha que vale a pena dar entrada de R$ 50.000,00 num apartamento de R$ 350.000 e colocar para alugar?

A receita que você recebe do aluguel geralmente paga as parcelas do apartamento, não?
 

Rafa_adm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.048
Reações
559
Pontos
839
Você acha que vale a pena dar entrada de R$ 50.000,00 num apartamento de R$ 350.000 e colocar para alugar?

A receita que você recebe do aluguel geralmente paga as parcelas do apartamento, não?

Não sou expert no assunto, mas acho difícil que vc consiga fazer isso com essa entrada, mas o ideal é vc ver com seu banco o valor do financiamento.

Com essa entrada que vc está pensando em dar, imagino que o valor da parcela deva ficar em mais de 3k e o valor de um aluguel para um apartamento desse valor em média é uns 1800 no máximo, ou seja vc vai ter que colocar dinheiro do seu bolso todo mês mesmo alugando.

Adicionando: é importante lembrar que aluguel não pode ser considerado renda fixa, vc pode estar alugando e do nada o locatário sair e vc ficar meses sem alugar, portanto na minha visão renda de aluguel tem que ser tratada sempre como extra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.828
Pontos
1.054
Vocês acham que vale a pena dar entrada de R$ 50.000,00 num apartamento de R$ 350.000 e colocar para alugar?

A receita que você recebe do aluguel geralmente paga as parcelas do apartamento, não?
Acho que a porcentagem de entrada é baixa, e você pagaria um alto valor nas parcelas, como amigo disse acima. Se você tem 50k, procure saber onde investir esse dinheiro pra rentabilizar e deixa ele parado lá por um tempo. Enquanto isso viva de aluguel. OU compre um apartamento mais barato, de no máximo 170 mil, pois aí a porcentagem da entrada referente aos 50k será bem maior.
 
D

Deleted member 219486

Financiamento só faz o mercado inflacionar, dor de cabeça para quem embarcou nessa.
A crise tava começando a equilibrar os preços mas sempre tem gente financiando esse sistema.
 
Topo Fundo