O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mostra Ecos III - Vidas Digitais

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Está aqui a terceira edição da coletânea de contos que a gente vem fazendo desde o ano passado. Dessa vez o tema é vídeo game, algo bem apropriado pro fórum. É um assunto que foge um pouco do óbvio e que ainda não foi explorado o suficiente na ficção - muita gente joga video game, mas dá pra contar nos dedos os livros relevantes sobre o assunto (ou então eu tô por fora).


mLqFLwA.jpg


Download:




Users e sinopses:

Voando Sobre um Ninho de Chocobos
Biruts
Era uma vez a imaginação


Impacta
_alef_ e fsaraujo
Impacta é uma história em que a amizade e os laços de sangue se unem contra uma obsessão doentia que se levanta como uma sombra com capacidade de destruir a todos.


Player
Guastinha
Quando o vício toma conta e a realidade se mistura com a ficção. PLAYER é a substituição do real pelo virtual.


Veritas Vos Liberabit
fsaraujo
Matt é um homem que chega a locais onde a sua verdade pode passar a ser a nossa. Em sua jornada, realidade e ilusão facilmente se confundem enquanto mundos inteiros se levantam ou caem.


Puzzles
ocelot
Uma fita esquecida esconde o jogo mais difícil do mundo.


Kontinuum
!SAnfierro!
Uma odisseia onírica em que um homem atormentado por um parasita vegetal luta para salvar sua vida de seus próprios sonhos.

O sanfierro revisou o meu texto (e acho que os de todo mundo?) e diagramou. bjs pra ele.

A primeira edição da Ecos foi sobre Crime Contemporâneo e a segunda sobre Fantasia Urbana.
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Valeu por postar ocelot.:kjoinha

Biruts
Guastinha
_alef_
@!SAnfierro!
eu kkkk

Eu os convoco!
vou reler os contos para poder comentar logo depois.

ps: alguem poderia divulgar o topico em outras pastas da OS como o Vale tudo por exemplo.
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Que coisa linda essa capa

parabéns para todos nós... Agora vou começar a ler todos os contos novamente, começando pelo "Voando sobre um ninho de chocobos", melhor "introdução" que poderíamos ter escolhido pra mostra

ps: alguem poderia divulgar o topico em outras pastas da OS como o Vale tudo por exemplo.


Boa ideia cara, se tiver um tempo cria lá com o link pra esse tópico, muita gente nem entra nessa sessão...
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Que coisa linda essa capa

parabéns para todos nós... Agora vou começar a ler todos os contos novamente, começando pelo "Voando sobre um ninho de chocobos", melhor "introdução" que poderíamos ter escolhido pra mostra




Boa ideia cara, se tiver um tempo cria lá com o link pra esse tópico, muita gente nem entra nessa sessão...

eu vou fazer assim que possivel, mas seria mais interessante um user com mais apelo fazer, tipo a blood, nao estou sugerindo que ela faça, mas alguem como ela, que sempre movimenta o VT.
como o assunto desta mostra é jogos talvez pudessemos por um topico tambem na pasta consoles ou retrospace. o que acha?
 


Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
eu vou fazer assim que possivel, mas seria mais interessante um user com mais apelo fazer, tipo a blood, nao estou sugerindo que ela faça, mas alguem como ela, que sempre movimenta o VT.
como o assunto desta mostra é jogos talvez pudessemos por um topico tambem na pasta consoles ou retrospace. o que acha?


Acho uma boa colocar lá no Retro também. Até mais que nos Consoles...


Desta Mostra eu só li dois contos, antes da finalização, mas agora vou reler todos, e compartilhar os comentários...
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
eu vou fazer assim que possivel, mas seria mais interessante um user com mais apelo fazer, tipo a blood, nao estou sugerindo que ela faça, mas alguem como ela, que sempre movimenta o VT.
como o assunto desta mostra é jogos talvez pudessemos por um topico tambem na pasta consoles ou retrospace. o que acha?


JUGULADOR
Geth
Agito
Rosca Tudor

Esses são membros ativos da mostra, mas não puderam participar dessa edição porque começaram a pesquisar para seus contos e se viciaram nos joguinhos, então não escreveram porra nenhuma

O jugula podia postar lá no vale tudo pra nóis, não?
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
A capa ficou mto maneira, só achei uma falhação ser um um Xbox 360 e não um PS3 :kbeca

Parabéns para o pessoal que participou, assim que tiver um tempo vou começar a ler os contos e deixo aqui minha opinião.

Também vou pôr a assinatura, tem o link do embed dela?
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
só copiar isso aqui:

Código:
[URL=http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/mostra-ecos-iii-vidas-digitais.417465/][IMG]http://i.imgur.com/oIl7QC0.png[/IMG][/URL]
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Quando é a próxima mostra e o que precisa pra participar?
Nem sabia que tava rolando, soube pq vi uma assinatura avisando.
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Quando é a próxima mostra e o que precisa pra participar?
Nem sabia que tava rolando, soube pq vi uma assinatura avisando.


O anúncio da próxima edição deve sair já na semana que vem, falta decidir o tema. A única exigência é que o autor se mantenha no tema proposto e que não ultrapasse o limite de palavras.
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Posso postar no VT sim... só me passa as coisas.


Pode copiar esse tópico mesmo, talvez deixando de lado as sinopses, pois você vai colocar o link desse tópico. Vou facilitar aqui:

imagem da capa: http://i.imgur.com/mLqFLwA.jpg

Link para esse tópico, já formatadinho: Link


Download:

Depois é só apresentar a mostra e dizer o quanto o pessoal que participa dela é gostoso
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Quando é a próxima mostra e o que precisa pra participar?
Nem sabia que tava rolando, soube pq vi uma assinatura avisando.

ainda nao foram definidas nem a data, bem o assunto da proxima mostra. mas acredito que as regras serao as mesmas da mostra atual:
inscrição mostra EcOS III
caso mude alguma coisa sera informado no futuro topico de inscrições.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Pode copiar esse tópico mesmo, talvez deixando de lado as sinopses, pois você vai colocar o link desse tópico. Vou facilitar aqui:

imagem da capa: http://i.imgur.com/mLqFLwA.jpg

Link para esse tópico, já formatadinho: Link


Download:

Depois é só apresentar a mostra e dizer o quanto o pessoal que participa dela é gostoso

Fechou... voltando pra casa eu abro o tópico.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
Quando é a próxima mostra e o que precisa pra participar?
Nem sabia que tava rolando, soube pq vi uma assinatura avisando.


Já tá rolando tem mais de um ano.

Recomendo ler os contos das ultimas Mostras também. Estão todos ótimos....
 

Biruts

Bam-bam-bam
Mensagens
2.436
Reações
781
Pontos
209
Que coisa linda essa capa

parabéns para todos nós... Agora vou começar a ler todos os contos novamente, começando pelo "Voando sobre um ninho de chocobos", melhor "introdução" que poderíamos ter escolhido pra mostra




Boa ideia cara, se tiver um tempo cria lá com o link pra esse tópico, muita gente nem entra nessa sessão...


valeu cara!!

é um grande prazer fazer parte dessa mostra!
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
O anúncio da próxima edição deve sair já na semana que vem, falta decidir o tema. A única exigência é que o autor se mantenha no tema proposto e que não ultrapasse o limite de palavras.
Legal, tava lendo aqui o trabalho do pessoal (dessa e da mostra passada) e fiquei com vontade de participar, tava com vontade de praticar isso e me parece uma oportunidade interessante.
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Legal, tava lendo aqui o trabalho do pessoal (dessa e da mostra passada) e fiquei com vontade de participar, tava com vontade de praticar isso e me parece uma oportunidade interessante.

seja bem vindo ao time.:kjoinha
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Legal, tava lendo aqui o trabalho do pessoal (dessa e da mostra passada) e fiquei com vontade de participar, tava com vontade de praticar isso e me parece uma oportunidade interessante.

Só não perde tempo com os contos do Rosca Tudor... o cara é babaca e escreve mal.
 

9671745673736247

Bam-bam-bam
Mensagens
4.798
Reações
6.711
Pontos
344
Que foda isso hein! Conheci o projeto agora (após clicar numa assinatura) e já estou enviando para o kindle.

Ah, e quem fez a capa tá de parabéns, muito bonita.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
PENSA QUE CAIO NO DIBRE

Vc ta nem vendo a bola...fica olhando pro meu bronze e achando que ta levando o do Ronaldinho, mas deveria olhar pros olhinhos puxados e entender que quem ta te driblando é o Tsubaza:lolwtf
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
Legal, tava lendo aqui o trabalho do pessoal (dessa e da mostra passada) e fiquei com vontade de participar, tava com vontade de praticar isso e me parece uma oportunidade interessante.



Muita gente publicou na segunda e na terceira Mostra porque viu a primeira.
Eu mesmo fui um destes, o pessoal apoia e incentiva muito.
Recomendo muito á participar...
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Comecei devagar e só li o primeiro "conto".

Achei a história muito bonita e bem contada (não esperava algo daquele jeito naquele formato)... mas deixo a dica para futuros textos com rima: Variedade. Evite o máximo essas rimas fáceis (de ultima vogal com ultima vogal ou ultima silaba com ultima silaba)... da pra fazer versos muito bonitos de maneira bem mais simples e variada, acertando métrica, trabalhando os espaços e a cadência narrativa e não usando o mesmo formato em toda estrofe (da pra fazer uma com quatro linhas ABAB outra ABAC, outra AAB e por ai vai).

Esse formato que foi usado é bem arcaico... funcionou bem pois a história é linda e bem escrita, mas pra próxima tenta "musicalizar" um pouco a coisa. Exemplo (usando uma letra minha):

Tentei viver em mundo de ilusões
Com velhos rostos amigos, sempre sorrindo e cantando.
Com você partindo com muita pressa,
E eu sonhando por tantas noites que a veria
Sonhei por tantos dias e não consigo lhe esquecer.
Sonhei por tantas noites, impossível te esquecer.

Sob as asas do mal
Fizemos o que pudemos
Assim mesmo eles sofreram
Sob as asas do mal
A dois passos do começo
E os bons morreram cedo

No limite da razão eu andei
E no limite da razão eu me deitei
Pra sonhar novamente
Com velhos rostos amigos, sempre sorrindo e cantando.
Como tudo seria se vocês ficassem
Como tudo seria se eu que fosse

Sob as asas do mal
Fizemos o que pudemos
Assim mesmo eles sofreram
Sob as asas do mal
A dois passos do começo
E os bons morreram cedo

Sob as asas do mal
Fizemos o que pudemos
Assim mesmo eles sofreram
Sob as asas do mal
A dois passos do começo
E os bons morreram cedo

Quando minha hora chegar
Nunca mais sonharei
Sobre os velhos dias que virão

Sob as asas do mal
Fizemos o que pudemos
Assim mesmo eles sofreram
Sob as asas do mal
A dois passos do começo
E os bons morreram cedo
Desconstrói o texto e observem algumas coisas que fiz pra rimar.

No primeiro verso ao invés de rimar o final das linhas eu rimei o começo (usando bastante repetição de trechos, que é um recurso pobre, mas pra uma música faz funcionar). Também fiz uma sucessão de linhas que nada rimavam, mas na hora de cantar (ou de ler, caso seja um conto) elas tinham metrica compatível (a primeira e segunda linha eram um arranjo de acordes que se repetia, com uma variação compatível, na terceira e quarta, então se cantava elas parecido, mas de maneira que formavam uma só grande sentença.

O segundo verso é o refrão... lá eu combino fonemas próximos, como "os" de "pudemos" e "ço" de "começo".

Tem mais coisa... deixo pra vcs formularem na cabeça. Depois que tirarem suas conclusões ouçam a música prestando atenção como a melodia trabalha com a letra (a música se chama Desiderium):

http://www.lastfm.com.br/music/Vadden/Semi-nua

Escrever um poema ou um verso rimado tem muito a ver com escrever uma música. Se vcs conseguirem transformar suas palavras numa melodia (na sua cabeça mesmo) ou pelo menos darem a ele um ritmo de leitura vai ficando fácil criar textos que soam bonitos sem ter que apelar pra regrinha básica que as tias de Literatura ensinam na escola (não querendo desmerecer o conto, que ficou lindo... só a construção poética/ritmica, que não ajudou muito rs).

PS: Sim, escrevemos o nome do álbum errado... depois que percebemos já estava impresso... nós lidamos com isso, vcs tb podem:klolz
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Biruts
Voando sobre um ninho de chocobos.

eu tenho uma birra muito grande com poemas rimados, acho que eu fiz apenas um em um conto, pq a historia exigiu isso. mas foi extremamente desconfortável fazê-lo. embora tenha sido escrito naturalmente, foi desconfortável.
inicialmente confesso que tive a mesma impressao ao passar os olhos pelos primeiros versos do texto do biruts, mas como verao abaixo me enganei redondamente. com o passar do tempo e com as conversas que tivemos, passei a ver o texto como ele é de verdade, a historia passou a fluir ao mesmo tempo em que voce era apresentado a urameshi pela narrativa e se colocava em seu lugar em varios momentos do texto.
obrigado pela leitura:kjoinha

eu me lembro que fui o primeiro a entregar a minha historia para a 3ª mostra, isso pq o !SAnfierro! ja tinha terminado o seu conto, mas como nao estamos falando com ele...:klingua mas essa historia fica para depois.:kmaroto
o importante é que como eu ja havia terminado eu me prontifiquei a ajudar o san com o que eu pudesse, com os contos do restante do pessoal, e se por um lado eu perderia o ineditismo das historias ao ver a mostra, eu tive uma oportunidade impar com isso.
ao receber o arquivo do biruts, estranhei, por ele ter o unico a enviar um poema. nao que fosse fora das regras da mostra, mas ninguem mais ousou fazer o mesmo.
e que agradavel surpresa. acho que recebi o email nos ultimos dias de 2014, e como estava com tempo livre, comecei a fazer minhas considerações sobre o texto. gastei o dia 30/12 so por conta disso. kkkkk
comentei bastante, pontuei uma porção de coisas, fiz mil questionamentos, a fim de ajuda-lo dentro do que o meu ponto de vista me permitia. mas como sempre fiz, pedi que assim que ele pudesse me respondesse sobre os meus comentarios e especialmente minhas perguntas, mesmo que ele nao fosse fazer nada do que fosse sugerido.
eu nao imaginava que ele demoraria mais de um mes para isso...:kbeca
o ponto que quero ressaltar é que as conversas que tive com biruts entre o email com o arquivo comentado e pouco antes da mostra, foram simplesmente fantasticas. eu passei a ver a historia dele com outros olhos, pois ate entao era apenas a minha visao de historia sendo utilizada. em nossas conversas uma porção de argumentos fortes e solidos:eek:, foram dados por ele e eu passei a entender o que ele estava tentando passar com sua historia. a conversa foi evoluindo e sendo mais proveitosa a cada troca de emails.
e onde eu quero chegar com isso?
simples. a ecos é bem mais do que uma mostra de contos. ela é sobre o auto conhecimento, sobre a abertura da mente, sobre pensar fora da sua propria cachola, sobre evoluir, ser alguem um poquinho melhor. isso é ecos para mim.:kjoinha
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
Poxa Biruts, quero saber esses insights que você teve com sua história também...

Na minha opinião, "Voando sobre um ninho de Chocobos" é a história mais forte da mostra, e é ainda mais surpreendente o fato de ela ter sido escrita como um poema. Também achei que faltou variedade, as rimas ficaram um pouco repetitivas e previsíveis demais. Mas achei que isso não chega nem perto de estragar a genialidade da história. Qualquer um que tenha tido uma infância vai se emocionar com o conto, principalmente para quem teve uma infância como a de urameshi, dependendo mais da própria imaginação do que de aparelhos eletrônicos para se divertir... Pra mim a história é sobre isso mesmo, infância, e sobre como a sua inocência / impotência diante de um mundo de adultos permite que se crie um universo inteiro e o projete em um muro cinza e manchado.

Isso aí me tocou profundamente... Então te dou meus parabéns, cara. Seu conto superou as expectativas que eu tinha em relação a mostra
 

pullig

Bam-bam-bam
Mensagens
2.752
Reações
2.615
Pontos
294
lerei com vigor, sempre falo que vou participar mas acabo procrastinando de alguma forma tenho que parar com isso
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Acabei de ler Impacta:

- Os parágrafos são curtos e isso ajuda a leitura ficar mais fluída.
- Confesso que até a parte em que ela recebe o HD externo do Alberto e começa a ler as mensagens o conto estava bem morno para mim, sem muitas surpresas e bem linear. Depois disso ficou bem mais interessante.
- Gostei da atenção aos detalhes como a cadeira/gabinete quente poderiam denúnciar que alguém andou fuçando no quarto, nunca teria pensado nisso.
- Meio que me indentifiquei com o Juca, acho que qualquer um que é gamer vai.
- Tem a parte em que ela lê sobre o livro (até aí ninguém tinha citado o mesmo na história) e quando entra no quarto dele lá está ele, achei esse pedaço um pouco forçado, mas tá valendo.
- Gostei muito do final e como ficou ambiguo, para mim tudo aconteceu mesmo.
- No geral achei uma boa história, só recomendaria dar mais atenção aos diálogos e evitar algumas paradas como essa do livro. Parabéns brother
 

Biruts

Bam-bam-bam
Mensagens
2.436
Reações
781
Pontos
209
Valeu rapaziada pelas dicas e palavras!

o lance das rimas é que a proposta do poema é pra ficar com cara de trovinha infantil mesmo, tipo "batatinha quando nasce esparrama pelo chão", tipo o guimarães rosa que escreve errado porém dentro do contexto dele é certo. "pão, pães, questão de opiniães"

imaginei-me criança e brinquei de moldar a forma segundo esse ponto de vista!

daí que o feio pode soar belo.

san fierro, se eu tiver o arquivo mandarei pra ti fera! o mais engraçado foi que, no meu primeiro conto, da primeira mostra, o "caracol", eu achei que tinha limite mínimo de 10 mil palavras do conto. então boa parte ali que foi escrita, foi puro enchimento de linguiça. eu tinha uma lista de músicas no winamp, e o caráter da música norteava as palavras. foi uma experiencia muito louca!

A Ecos pra mim é uma das coisas mais bacanas desse fórum. Ela mostra, ao meu ver, que isso aqui é muito mais que um fórum de jogos. Além do "serious business" ela flerta com a arte, com a comunicação entre pessoas que nunca se viram, nem rostos definidos nós temos!, ela confirma uma crença que eu tinha nesse espaço e, eu a utilizo pra treinar minha técnica e criatividade. A Ecos é um veículo que uso para expressar minha ânsia e obrigação de escrever.

O próprio tema dessa mostra nos força a encarar os "joguinhos" de outra forma.

Vamo que vamo!
 

fsaraujo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.022
Reações
1.691
Pontos
209
Acabei de ler Impacta:

- Os parágrafos são curtos e isso ajuda a leitura ficar mais fluída.:kjoinha

eu penso o mesmo a respeito

- Confesso que até a parte em que ela recebe o HD externo do Alberto e começa a ler as mensagens o conto estava bem morno para mim, sem muitas surpresas e bem linear. Depois disso ficou bem mais interessante.

realmente nao havia muito o que fazer naquela parte, mas estou ciente do perigo que isso pode acarretar na historia, pois se for morno demais o leitor pode nao ter paciencia de esperar ate que esquente...:kfreeze sempre quis usar esse kong.:kmaroto

- Gostei da atenção aos detalhes como a cadeira/gabinete quente poderiam denúnciar que alguém andou fuçando no quarto, nunca teria pensado nisso.

oh pare com isso...:kvergonha para ser bem sincero, simplesmente sao coisas que vao surgindo a medida que voce escreve. as vezes voce simplesmente sabe.

- Meio que me indentifiquei com o Juca, acho que qualquer um que é gamer vai.:kjoinha
- Tem a parte em que ela lê sobre o livro (até aí ninguém tinha citado o mesmo na história) e quando entra no quarto dele lá está ele, achei esse pedaço um pouco forçado, mas tá valendo.

so para me situar, na parte dos emails, nao é citada a compra do livro pelo juca? eu me lembro de colocar isso, mas talvez tenha sido cortada para adequar o trecho. mas o livro tem que estar la, vc sabe disso por causa do final da historia. nao foi um elemento Deus ex Machina afinal de contas. nao foi nada mirabolante para o final, sim precisa ser polido, mas por hora é passavel. eu escrevi a historia em poucos dias... depois comento sobre isso.

- Gostei muito do final e como ficou ambiguo, para mim tudo aconteceu mesmo.

oh pare com isso...:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha:kvergonha
vc entenderá o porque dessa frase logo, logo...:viraolho

- No geral achei uma boa história, só recomendaria dar mais atenção aos diálogos e evitar algumas paradas como essa do livro. Parabéns brother

realmente os dialogos precisariam de mais cuidado, mas é o seguinte, nem quando eu era adolescente eu falava como um, entao é meio dificil fazer os dialogos mais verossimeis e adequados a idade deles.
obrigado pelos comentarios


comentarios no spoiler


primeiramente:
tumblr_m59rgliBsS1r5jtugo1_250.gif


segundamente:
nao se esqueça que eu nao mereço os creditos da historia. a ordem dos creditos é a seguinte: _alef_:kideia , eu:kpensa e !SAnfierro!:kjoinha
quando eu fizer o meu comentario sobre Impacta contarei a historia da historia. dai tudo ficará claro.
e evidentemente espero que o proprio alef se pronuncie sobre a ideia dele:kideia
 

San Fierro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.854
Reações
2.139
Pontos
994
comentarios no spoiler


Acho que o problema nesse trecho do livro é que ele é apresentado na parte dos e-mails e logo depois está lá no quarto do Juca, sem ter sido notado antes na história. Olhando agora parece um pouco forçado mesmo, e passou batido por mim na revisão...

Com exceção disso, gostei do conto, e repetindo o que já disse por e-mail, aquele epílogo ficou extremamente foda... Quem não gostar do conto, pelo menos tem que admitir que o epílogo é ótimo.
 
Topo Fundo