Considerando que Uber tende a ser um bico temporário, na maioria dos casos, isso acaba sendo normal... Fora que lidar com passageiros todo dia também não é algo muito agradável. A maioria até creio que sejam decentes, mas tem muita gente chata, folgada... Isso vai estressando e cansando o motorista. E também teve muito taxista que migrou pra Uber, e trouxe a grosseria do seu velho trabalho.
Mas se o motorista é de boa e a corrida saiu pelo preço normal, eu sempre acabo dando uma gorjeta de uns 15%/20%, porque as vezes o preço é barato demais mesmo. Então imagino que para o educado, a tendência é conseguir faturar um pouquinho mais. E pra mim, ser educado não é puxar saco, oferecer bala, nem nada. É só dar bom dia e deu. Até prefiro que nem converse comigo.
Permita-me discordar dessa parte, pois uma coisa não tem nada a ver com outra.
O cliente não tem a ver com esse tipo de problema, pois ele quer ir do ponto A ao ponto B.
Mas quando o serviço é precarizado, trabalha-se muitas horas, exaustivo, e muito mal remunerado, não há como não passar isso ao cliente. Afinal, quem nunca foi mal tratado em uma loja qualquer, ou uma loja com fama de péssimo atendimento? Cito aqui a Yamaha, onde fui várias vezes em anos diferentes cotar uma moto com eles, e nunca fechei negócio, pois o atendimento é uma porcaria, e da última vez, o vendedor gritou pra mim, enquanto eu estava entrando na loja, que não tinha previsão de entrega para nenhum modelo. Dava pra ver o ódio do vendedor.
Enquanto isso, a Honda parece uma feira livre. Nem preciso dizer quem levou meu rico dinheirinho...
Taxista meu caro, é o mesmo caso. Quase 7 anos sem reajustar tarifa, reajustaram faz dois meses em 47%, e ainda ficou 8% abaixo da inflação no período. Ou seja, ainda trabalha-se no prejuízo.
Há, mas o taxi tem desconto na troca de carro e blá blá blá....
Nenhum taxista quer desconto na hora de trocar o carro. Quer ganhar dignamente pra poder não depender do governo pra comprar um novo carro pra prestar o serviço. O governo cede o desconto pra não ter uma tarifa ainda maior, ou seja, meio que trabalhamos como os ônibus, com subsídios pra se manter. E os motoristas de app, arrancando tudo do próprio trabalho, sem ajuda nenhuma, como ficam? Mal conseguem manter o carro, seguro e as contas em dia.
Já peguei vários passageiros que pegam o táxi, chegam no destino e não concordam com o valor e te chamam de ladrão (já fui chamado várias vezes e você não sabe o tamanho da humilhação que é ouvir isso trabalhando honestamente), logo, por mais bacana que o passageiro seja, o cara já fica armado pra dar umas no passageiro antes dele se crescer.
O cara que acha o serviço ruim, deveria colocar o carro dele pra viver uns dias trabalhando como motorista de app pra ver o que de fato o cara passa. A qualidade do serviço caiu, porque não poderia ser diferente, nunca foi trabalho fácil, a jornada é longa, e o medo constante, fora o estresse que o transito causa. Se ficar uma hora preso no transito já pilha o cara, imagina 16/18 horas por dia fazendo isso sendo extremamente mal pago?