O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MP da Liberdade Econômica reduz intervenção do Estado nas atividades econômicas

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Normas incentivam pequenos empreendimentos e a geração de emprego e renda

O Governo Federal institui, por meio da Medida Provisória da Liberdade Econômica, a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabelece normas gerais de garantias de livre mercado e análise de impacto regulatório. As diretrizes terão efeitos sobre normas de Direito Civil, Empresarial, Econômico, Urbanístico e do Trabalho e deverão ser observadas por estados, Distrito Federal e municípios que poderão editar normas específicas conforme a necessidade. O objetivo da MP é garantir a livre iniciativa e o amplo exercício da atividade econômica, previstos no Artigo 170 da Constituição Federal de 1988, favorecendo especialmente os pequenos empreendedores.




A MP traz uma série de orientações referentes a atos públicos como licenças, autorizações, inscrições, registros, alvarás e outros exigidos pela administração pública como condição prévia para o exercício de atividade econômica. Pessoas físicas ou jurídicas poderão desenvolver negócios considerados de baixo risco, sem depender de qualquer ato público de liberação por parte da administração pública.
A definição da atividade que se enquadre como de baixo risco cabe a cada ente federativo, estando, na ausência de definição, válida a listagem federal a ser editada pelo Presidente da República ou pelo Comitê Gestor da Rede Sim.


De acordo com a MP, essas atividades econômicas também poderão ser desenvolvidas em qualquer horário ou dia da semana, desde que não causem danos ao meio ambiente, respeitem normas de direito de vizinhança, não gerem poluição sonora nem perturbem o sossego da população, sempre observada a legislação trabalhista.


A MP reafirma a liberdade de preços, tanto para produtos quanto para serviços, obedecendo a oferta e a demanda do mercado não regulado. Essa liberdade só será restringida nos casos declarados de emergência ou calamidade pública.


A medida também busca padronizar a interpretação de fiscais e agentes públicos para atos de autorização de atividade econômica. As decisões sobre pedidos de alvará e licença terão efeito vinculante: o que for definido para um cidadão, deverá valer para todos em situação similar, garantindo o princípio da isonomia e evitando arbitrariedades.


A administração pública federal terá que cumprir prazos para responder a pedidos de autorização. Caso o prazo máximo, informado no momento da solicitação do cidadão, não seja respeitado, a aprovação do pedido será tácita. Cada órgão definirá individualmente seus prazos, limitados ao estabelecido em decreto do Presidente da República. A MP também equipara documentos em meio digital a documentos físicos, tanto para comprovação de direitos quanto para realização de atos públicos. A equiparação será implementada por meio de regulamentação específica.


A Medida prevê ainda imunidade burocrática para a inovação, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a criação de start ups. Poderão ser realizados testes, gratuitos ou não, para grupos privados e restritos, afastados efeitos de normas infralegais que estejam desatualizadas ou impeçam o desenvolvimento desses produtos, desde que não coloquem em risco a saúde ou segurança pública.


A MP altera a Lei 6.404 de 1976, que trata de sociedade de ações, e permite que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reduza exigências para permitir a entrada dos pequenos e médios empreendedores no mercado de capitais. A ideia é que empresas brasileiras não precisem abrir seu capital no estrangeiro onde encontram menos burocracia.


Com a extinção de atos públicos de liberação para atividades de baixo risco, as garantias de liberdade econômica, a imunidade para inovação e as facilitações de negócios no mercado de capitais, a MP representa avanço importante, sendo o processo único com maior escopo de desburocratização, desregulação e liberalização da história da economia no Brasil.


As 17 principais liberdades da MP


1 - Liberdade de burocracia: retira qualquer tipo de licença, incluindo alvará de funcionamento, sanitário e ambientais para atividades de baixo risco, independentemente do tamanho da empresa.


2 - Liberdade de trabalhar e produzir: Limita as opções pelas quais o poder público e os sindicatos podem restringir horários de funcionamento do comércio, serviço e indústria. Somente se for para observar o sossego, por exemplo, não poderá mais ser limitado o horário de funcionamento. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade.


3 - Liberdade de definir preços: impede que as leis sejam manipuladas de forma a diminuir a competição e o surgimento de novos modelos de negócios.


4 - Liberdade contra arbitrariedades: impede que fiscais tratem dois cidadãos em situações similares de forma diferente, estabelecendo efeito vinculante e isonômico.


5 - Liberdade de ser presumido de boa-fé: qualquer dúvida na interpretação no direito deve ser resolvida no sentido que mais respeita os contratos e os atos privados, aumentando a previsibilidade do direito e, consequentemente, a segurança jurídica no país.


6 - Liberdade de modernizar: normas regulatórias que estejam desatualizadas terão um procedimento que afasta os efeitos de suas restrições para não prejudicar os cidadãos.


7 - Liberdade de inovar: nenhuma licença poderá ser exigida enquanto a empresa estiver testando, desenvolvendo ou implementando um produto ou serviço que não tenham riscos elevados. Trata-se de uma imunidade burocrática para milhares de negócios.


8 - Liberdade de pactuar: contratos empresariais não poderão ser alterados judicialmente, incluindo sobre normas de ordem pública, se entre as partes tiverem sido livremente pactuadas.


9 - Liberdade de não ficar sem resposta: todo pedido de licença ou alvará terá que ter um tempo máximo, que, quando transcorrido, significará aprovação pelo silêncio.


10 - Liberdade de digitalizar: todos os papéis poderão ser digitalizados e descartados, de acordo com melhores práticas o que deve diminuir os custos de empresas com armazenagem e compliance de obrigações.


11 - Liberdade de crescer: CVM poderá retirar requerimentos para simplificar de imediato a carga burocrática pra Sociedades Anônimas, incluindo para o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado de capitais. Empresas brasileiras não precisarão mais ir ao exterior fazer IPO.


12 - Liberdade de empreender: decisões judiciais não poderão mais desconsiderar a personalidade jurídica sem demonstrar que esteja presente a má fé do empresário, devendo a jurisprudência do STJ ser aplicada para todos, inclusive para aqueles cidadãos que não têm condições de recorrer até os tribunais superiores para garantir a aplicação da interpretação consolidada.


13 - Liberdade de redigir contratos com padrão internacional: decisões judiciais não poderão fazer revisões de contrato salvo em casos estritos e necessários.


14 - Liberdade contra abusos: cria-se o abuso regulatório, situação em que o regulador passa dos limites permitidos pela lei para prejudicar o cidadão, gerando indevidas distorções econômicas.


15 - Liberdade de regulação econômica: nenhuma nova regulação com grande impacto sobre a economia poderá ser editada sem análise de impacto regulatório.


16 - Liberdade de regularização societária: as sociedades limitadas unipessoais passarão a ser regularizadas de fato na forma da lei.


17 - Liberdade de riscos contratuais: será lícito, e sempre respeitado, o direito das partes pactuarem a alocação de riscos em decorrência de revisão contratual.

Fonte: http://www.economia.gov.br/noticias...tervencao-do-estado-nas-atividades-economicas

------

Paulo Guedes é uma benção pra esse país.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Já é um começo. Agora é esperar que estados e municípios regulem os detalhes de cada item desses. Quanto aos mesmos, os mais interessantes:

1 - Liberdade de burocracia - esse é o melhor. Agora é só esperar os críticos hipócritas virem com um papo do tipo "se eu quiser criar uma fábrica de venenos (ou agrotóxicos, munições, etc.) Nem vou precisar de licença!" sem ver a parte do 'baixo risco'. Além disso, me lembrei na hora de uma medida recente do prefeito de Fortaleza que multiplicou em muito o preço do alvará de funcionamento, além de transformá-lo de taxa única para anual.

2 - Liberdade de trabalhar e produzir - é nesse onde a esquerda vai mais chiar. Como ousam tirar poder dos sindicatos!!

4 - Liberdade contra arbitrariedades e 14 - Liberdade contra abusos - aqui é onde os fiscais corruptos choram!

10 -
10 - Liberdade de digitalizar - porra, vai me poupar um trabalho imenso!
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Com exceção do item 2, foi uma ótima medida do governo.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Mas porque, especificamente? Todos os direitos (hora extra, adicional noturno, folgas semanais, etc) continuam. O que pega é que o sindicato não vai poder impor medidas prejudiciais a pequenos empresários. As vezes certas medidas sindicais nem coçam em multinacionais mas podem prejudicar muito um pequeno negócio com dois, três funcionários. é isso que lhe incomoda?
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Com exceção do item 2, foi uma ótima medida do governo.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
É praticamente utópico, quase infantil eu diria. "Liberdade de não ficar sem resposta" e "Liberdade de digitalizar". É lindo no discurso mas que na prática requer investimentos que hoje não são feitos.
 


Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Mas porque, especificamente? Todos os direitos (hora extra, adicional noturno, folgas semanais, etc) continuam. O que pega é que o sindicato não vai poder impor medidas prejudiciais a pequenos empresários. As vezes certas medidas sindicais nem coçam em multinacionais mas podem prejudicar muito um pequeno negócio com dois, três funcionários. é isso que lhe incomoda?
Não. É justamente para que um típico comerciante brasileiro, com a mente ainda no início do século XX, imponha jornadas de 16h por dia, sem folga, em condições insalubres, com pagamento aquém do piso, etc.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
É praticamente utópico, quase infantil eu diria. "Liberdade de não ficar sem resposta" e "Liberdade de digitalizar". É lindo no discurso mas que na prática requer investimentos que hoje não são feitos.
Mas isso não demanda investimentos dos poder público. São normas direcionadas a iniciativa privada. Por exemplo, "liberdade de digitalizar" significa que o lugar de um empresário guardar um recibo de pagamento de recisão por 5 anos ou mais ele pode digitalizar o papel e jogar fora. O investimento estatal é zero e o custo de armazenagem para o empresário cai muito (pense nesse caso multiplicado por 1000, fato comum numa empresa grande). "Liberdade de não ficar sem resposta" também não demanda investimento, só agilidade.

Alguns desses itens inclusive reduz custos do poder público, como o primeiro.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Não sei se é uma boa medida com relação as empresas que mexem com alimentos, mas pra todas as outras, isso é algo bom sim. Não tinha sentido por exemplo uma loja de roupas passar por vistoria de qualquer coisa, antes de abrir.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Mas isso não demanda investimentos dos poder público. São normas direcionadas a iniciativa privada. Por exemplo, "liberdade de digitalizar" significa que o lugar de um empresário guardar um recibo de pagamento de recisão por 5 anos ou mais ele pode digitalizar o papel e jogar fora. O investimento estatal é zero e o custo de armazenagem para o empresário cai muito (pense nesse caso multiplicado por 1000, fato comum numa empresa grande).
Demanda, sim. Como garantir a integridade e a autenticidade de documentos digitais? Isso demanda uma infraestrutura (princípio do terceiro confiável) que invariavelmente cairia em mãos estatais.

"Liberdade de não ficar sem resposta" também não demanda investimento, só agilidade.
Agilidade não vem de graça. Para ser ágil em suas respostas o serviço público deve investir.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Não. É justamente para que um típico comerciante brasileiro, com a mente ainda no início do século XX, imponha jornadas de 16h por dia, sem folga, em condições insalubres, com pagamento aquém do piso, etc.
Não pode impor isso. Leia de novo, nenhum direito trabalhista será retirado. O contrato tradicional ainda indica jornada de 8h com no máximo mais 2h de hora extra, pisos salariais celebrados por sindicatos ainda serão válidos, folgas diárias e semanais também. Tudo isso é ilação sua baseado em porra nenhuma, só porque tem raivinha de empresário.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Não pode impor isso. Leia de novo, nenhum direito trabalhista será retirado. O contrato tradicional ainda indica jornada de 8h com no máximo mais 2h de hora extra, pisos salariais celebrados por sindicatos ainda serão válidos, folgas diárias e semanais também. Tudo isso é ilação sua baseado em porra nenhuma, só porque tem raivinha de empresário.
E quem vai impor a observação dos direitos, gênio?
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Esta MP assim como já estamos a discutir em outros tópicos, vem com a premissa do Guedes que os empresários irão arregaçar as mangas e serem os responsáveis pelo crescimento econômico, tirando do Estado esta responsabilidade.
Isto não vai funcionar. Não que a MP seja ruim, é que ela é apenas paliativa e fraca. Dada a situação do país é muito esperar que aumentando a liberdade econômica magicamente os empresários vão passar a investir pesado na industria e serviços e com isto fomentar uma recuperação da economia que ela demanda.
Conforme eu venho falando, se o Estado não tomar as rédeas e investir ele mesmo, os empresários não irão fazer nada e mesmo com a MP ou sem MP ninguém vai mover uma palha.
Portanto tanto faz estas medidas do Guedes, são apenas para "inglês ver".
2 - Liberdade de trabalhar e produzir: Limita as opções pelas quais o poder público e os sindicatos podem restringir horários de funcionamento do comércio, serviço e indústria. Somente se for para observar o sossego, por exemplo, não poderá mais ser limitado o horário de funcionamento. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade.
Como disse o Lost Brother isto praticamente autoriza o trabalho semi escravo ou de exploração no comércio. Sendo que o comércio do Brasil é dos que mais trabalham no mundo, não tem feriado, não tem dia santo, não tem domingo... horrível.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Demanda, sim. Como garantir a integridade e a autenticidade de documentos digitais? Isso demanda uma infraestrutura (princípio do terceiro confiável) que invariavelmente cairia em mãos estatais.


Agilidade não vem de graça. Para ser ágil em suas respostas o serviço público deve investir.
Quem tem que garantir a autenticidade é quem digitalizou, não quem recebeu o documento. Uma alternativa seriam os e-CNPJ que as empresas já usam para mandar documentação que as empresas já pagam para ter. Cada estado e município que estabeleça regras para isso.

E agilidade tanto pode demandar investimento como somente mudar procedimentos. O que não dá é pra deixar o empreendedor no vácuo, esperando uma decisão que nunca vem como muitas vezes acontece.

E quem vai impor a observação dos direitos, gênio?
Quem sempre fez isso, ora! A Justiça do Trabalho! Sua necessidade de criticar o Bolsonaro está tão grande que você nem está pensando direito.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.503
Reações
66.376
Pontos
1.554
Não. É justamente para que um típico comerciante brasileiro, com a mente ainda no início do século XX, imponha jornadas de 16h por dia, sem folga, em condições insalubres, com pagamento aquém do piso, etc.


Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade.





Aprenda a ler antes de sir criticando simplesmente por criticar.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade. Todos os direitos trabalhistas estão mantidos em sua integralidade.





Aprenda a ler antes de sir criticando simplesmente por criticar.
neste ponto o Geo está certo, o comércio não respeita direitos trabalhistas porra nenhuma! quem já trabalhou ou conhece alguém que trabalhou em comércio sabe que o que ele disse é verídico. No Natal não existe isso de direitos trabalhistas ou é o que patrão manda ou é rua.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Geo e esse spacx tão trollando,só pode. Bagulho tem 2 linhas e mesmo assim eles NÃO CONSEGUEM LER

Nao vai ter 20 horas nessa porra,isso ainda tá limitada as leis trabalhistas.

"Ain mas ninguém no comércio respeita as leis buaaa buaaa" então essa MP também não piora nada


Em tempo,grande medida do presidente

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Geo e esse spacx tão trollando,só pode. Bagulho tem 2 linhas e mesmo assim eles NÃO CONSEGUEM LER

Nao vai ter 20 horas nessa porra,isso ainda tá limitada as leis trabalhistas.

"Ain mas ninguém no comércio respeita as leis buaaa buaaa" então essa MP também não piora nada


Em tempo,grande medida do presidente

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
ninguem respeita mesmo
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
reduz intervenção do Estado nas atividades econômicas


espero que reduza a 0 a mão podre dessa organização criminosa monopolista , assim a economia cresce , empregos serão gerados,TODOS inclusive os mais pobres terão acesso a produtos e serviços de melhor qualidade e a um preço acessível , os esquerdoides não teriam mais o estado para protege-los e financia-los e seriam obrigados a trabalhar, tudo melhoraria em pouco tempo , inclusive o empreendedorismo que voltaria a crescer atraindo investimento de fora , enfim todos ( exceto o leviatã parasita ) ganharia com isso !!!
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Mas porque, especificamente? Todos os direitos (hora extra, adicional noturno, folgas semanais, etc) continuam. O que pega é que o sindicato não vai poder impor medidas prejudiciais a pequenos empresários. As vezes certas medidas sindicais nem coçam em multinacionais mas podem prejudicar muito um pequeno negócio com dois, três funcionários. é isso que lhe incomoda?
O que incomoda seria o pequeno e médio empresário esticar a jornada de trabalho do comércio varejista, supermercados. Na minha cidade comércio funciona até às 18 horas. E de sábado até às 14 horas. Ano passado se não fosse o sindicato a jornada de trabalho teria aumentado sem ter ganho real pro trabalhador, o projeto foi rejeitado na câmara de vereadores. E a maioria dos supermercados costumam funcionar até às 19:30 horas. Sindicatos não são santinhos nenhum pouco, mas ainda são importantes nas relações trabalhistas.
 
Ultima Edição:

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
É praticamente utópico, quase infantil eu diria. "Liberdade de não ficar sem resposta" e "Liberdade de digitalizar". É lindo no discurso mas que na prática requer investimentos que hoje não são feitos.
Em partes eu acordo mas são a partir de tais preceitos que se pode nortear a administração pública para diminuir a burocracia inútil. É só o primeiro passo.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
O que incomoda seria o pequeno e médio empresário esticar a jornada de trabalho do comércio varejista, supermercados. Na minha cidade comércio funciona até às 18 horas. E de sábado até às 14 horas. Ano passado se não fosse o sindicato a jornada de trabalho teria aumentado sem ter ganho real pro trabalhador, o projeto foi rejeitado na câmara de vereadores. E a maioria dos supermercados costumam funcionar até às 19:30 horas. Sindicatos não são santinhos nenhum pouco, mas ainda são importantes nas relações trabalhistas.
Essa MP não tem como objetivo legalizar a pratica porque se isso já acontece hoje então não é ilegal. Além disso ela cria normas gerais. as leis regulamentares ficarão a cargo dos estados e municípios então no seu caso se a câmara dos vereadores determinar que o comercio só pode funcionar até 18h, então está feito. O que não dará mais é, após isso o sindicato dizer que, por acordo, no dia X só pode até 15h.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Essa MP não tem como objetivo legalizar a pratica porque se isso já acontece hoje então não é ilegal. Além disso ela cria normas gerais. as leis regulamentares ficarão a cargo dos estados e municípios então no seu caso se a câmara dos vereadores determinar que o comercio só pode funcionar até 18h, então está feito. O que não dará mais é, após isso o sindicato dizer que, por acordo, no dia X só pode até 15h.
quem é que vai determinar isto? quando sair no jornal poste para gente ver, eu mesmo duvido que alguém vai determinar isto. conhecendo o comércio do Brasil vão determinar funcionar até 00h e f**a-se o funcionário.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Esta MP assim como já estamos a discutir em outros tópicos, vem com a premissa do Guedes que os empresários irão arregaçar as mangas e serem os responsáveis pelo crescimento econômico, tirando do Estado esta responsabilidade.
Isto não vai funcionar. Não que a MP seja ruim, é que ela é apenas paliativa e fraca. Dada a situação do país é muito esperar que aumentando a liberdade econômica magicamente os empresários vão passar a investir pesado na industria e serviços e com isto fomentar uma recuperação da economia que ela demanda.
Conforme eu venho falando, se o Estado não tomar as rédeas e investir ele mesmo, os empresários não irão fazer nada e mesmo com a MP ou sem MP ninguém vai mover uma palha.
Portanto tanto faz estas medidas do Guedes, são apenas para "inglês ver".

Como disse o Lost Brother isto praticamente autoriza o trabalho semi escravo ou de exploração no comércio. Sendo que o comércio do Brasil é dos que mais trabalham no mundo, não tem feriado, não tem dia santo, não tem domingo... horrível.

Cuidado porque ele vai curtir o seu post achando que é sério mesmo o que você tá falando.
 

PVC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.862
Reações
5.027
Pontos
1.259
quem é que vai determinar isto? quando sair no jornal poste para gente ver, eu mesmo duvido que alguém vai determinar isto. conhecendo o comércio do Brasil vão determinar funcionar até 00h e f**a-se o funcionário.
c***lho, mas é exatamente isso que tem que ser, funcionar até 00 e se o funcionario quiser fazer hora extra no limite da lei, faz, se não o patrão contrata mais funcionários, nunca extrapolando o limite da lei em horários etc.

Não sei em que mundo vc vive que patrão quer dar munição pra perder processo trabalhista de forma mais fácil ainda do que já perde.

Vc já contrata a pessoa imaginando que ela vai te processar assim que sair. Sim, é assim que funciona. De tanto que a lei e direitos trabalhistas são a favor do empregado, de uma forma até absurda.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Geo e esse spacx tão trollando,só pode. Bagulho tem 2 linhas e mesmo assim eles NÃO CONSEGUEM LER

Nao vai ter 20 horas nessa porra,isso ainda tá limitada as leis trabalhistas.

"Ain mas ninguém no comércio respeita as leis buaaa buaaa" então essa MP também não piora nada


Em tempo,grande medida do presidente

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

O sparcx tá trollando mesmo, e na cara dura. Já o Geo, talvez por alguma desfuncionalidade de qualquer natureza, está falando sério.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
quem é que vai determinar isto? quando sair no jornal poste para gente ver, eu mesmo duvido que alguém vai determinar isto. conhecendo o comércio do Brasil vão determinar funcionar até 00h e f**a-se o funcionário.
Você não leu? Eu acabei de falar, o poder legislativo dos estados e municípios. Toda lei regulamentar, como o próprio nome diz, REGULAMENTA as normas estabelecidas.

O que é obedecida é a Lei Regulamentar, não a norma. Se nunca aprovarem elas essa MP não vale nada. Por isso que no meu primeiro post disse que era só o começo
 
Ultima Edição:

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Estado reduzindo... Como é lindo isso. :kluv

Em pensar que poderíamos ter o poste do Lula na presidência. Meu Zeus do céu!
 
Topo Fundo