O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [ Console Wars ] - [ 2022 a partir da página 370 !!! ]

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.467
Reações
17.123
Pontos
1.389
Não estou falando Resolução.. é de modelagem mesmo

Quando chega próxima da vegetação

Visualizar anexo 183305

Visualizar anexo 183306

Agora olha crysis 3

Visualizar anexo 183303

Ambos flat polygon com texturas usando alpha. Única diferença notável é a abordagem artística. E talvez não tenha normals no ResEvil, mas pode ser pq a iluminação não é tão direta quanto no Crysis - Em um o sol tá forte que marca as sombras, no outro é um ambiente sem sol.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Fidelyfx na demo do resident evil 8 PS5

Visualizar anexo 183442
Eita poha!

Bem que estava achando que era alguma solução DLSS like, já que os caras da DF acharam a qualidade extremamente próxima do nativo. Nem sabiam dizer a resolução de fato.

Não é a toa que o ps5 tá segurando "4k"/60 com RayTracing na maior parte do tempo.
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.219
Reações
9.118
Pontos
353
FidelityFX vai chegar pra todo mundo.
Não devia nem ser assunto, não é "se", é "quando".

Acredito que estão usando a técnica pra resolução

Digital foudry disse que a demo parece estar usando alguma tecnica... e a qualidade é impressionante.. parece 4k nativo
 


nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Eita poha!

Bem que estava achando que era alguma solução DLSS like, já que os caras da DF acharam a qualidade extremamente próxima do nativo. Nem sabiam dizer a resolução de fato.

Não é a toa que o ps5 tá segurando "4k"/60 com RayTracing na maior parte do tempo.
Mas não é não (ao menos com base nos nomes ali), a solução da AMD para concorrer com o DLSS não tem nem para PC ainda.

Tem a explicação do que são essas técnicas ai no próprio site da AMD:

Os que estão ali são: FidelityFX Contrast Adaptive Sharpening, FidelityFX Ambient Occlusion, FidelityFX Downsampler

FidelityFX Super Resolution que é a resposta ao DLSS, até onde sei ninguém sabe exatamente como é a solução.

Independente disso, já fica claro que mesmo as soluções já existentes são muito boas e que DLSS é mais hype que qualquer coisa. A própria explicação no video da DF sobre como eles faziam para determinar a resolução em outros jogos anteriores da Capcom como DMC5 e RE2 (olhavam o primeiro frame de um nova cena ou tinham que ir lá comparar com a imagem em 4K nativo do PC) já diz tudo sobre o quão ínfima é a diferença entre o resultado obtido por técnicas já existentes de reconstrução e 4K nativo.
 
Ultima Edição:

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
FidelityFX Contrast Adapative Sharpening - Upscaling ML de resolução combinado com TAA.

FidelityFX CACAO - Oclusão de Ambiente Adaptativa e Otimizada para realçar iluminação e sombras.

FidelityFX Single Pass Downsampler - Geração acelerada de MIP utilizando computação assíncrona em tempo real.

Maiores detalhes em:

Eles tem até melhoria na imagem de jogo HDR.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.651
Pontos
2.234
Acredito que estão usando a técnica pra resolução

Digital foudry disse que a demo parece estar usando alguma tecnica... e a qualidade é impressionante.. parece 4k nativo

Não estão, não tá pronta ainda. Eu acho que sai no fim do Q3/início do Q4.

FidelityFX Contrast Adapative Sharpening - Upscaling ML de resolução combinado com TAA.

FidelityFX CACAO - Oclusão de Ambiente Adaptativa e Otimizada para realçar iluminação e sombras.

FidelityFX Single Pass Downsampler - Geração acelerada de MIP utilizando computação assíncrona em tempo real.

Maiores detalhes em:

Eles tem até melhoria na imagem de jogo HDR.

CAS não envolve ML, pelo menos não ainda. Só tira o efeito de borrado do AA e aumenta a nitidez.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
Não estão, não tá pronta ainda. Eu acho que sai no fim do Q3/início do Q4.



CAS não envolve ML, pelo menos não ainda. Só tira o efeito de borrado do AA e aumenta a nitidez.

Então é basicamente um filtro para aumentar a nitidez da imagem.

Mas a questão é que a AMD vai adotar o ML via CUs, pelo menos é que os boatos estão dizendo e não via tensor cores especializados como a NVIDIA.

Se vier algo do tipo só no RDNA3, mas a AMD vai tentar um novo meio que seja compatível com PCs rdna, Ps5 e Xbox Series.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.651
Pontos
2.234
Então é basicamente um filtro para aumentar a nitidez da imagem.

Mas a questão é que a AMD vai adotar o ML via CUs, pelo menos é que os boatos estão dizendo e não via tensor cores especializados como a NVIDIA.

Se vier algo do tipo só no RDNA3, mas a AMD vai tentar um novo meio que seja compatível com PCs rdna, Ps5 e Xbox Series.

Sim, é isso mesmo que o CAS é. E por ser de código aberto, tem até implementação no ReShade há anos.
O ML vai vir, mas como eu disse, é coisa pro segundo semestre e pra todos os consoles e PC.

Se for feito via compute não precisa nem ser RDNA, quem dirá RDNA3. Mas é esperar.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Então é basicamente um filtro para aumentar a nitidez da imagem.

Mas a questão é que a AMD vai adotar o ML via CUs, pelo menos é que os boatos estão dizendo e não via tensor cores especializados como a NVIDIA.

Se vier algo do tipo só no RDNA3, mas a AMD vai tentar um novo meio que seja compatível com PCs rdna, Ps5 e Xbox Series.
Se a AMD for inteligente ela não deveria nem falar como funciona a tecnica dela, tem que apresentar só os resultados. Caso não use ML nego já vai desmerecer.

Esse CAS ai é um filtro de sharpening aplicado somente em algumas partes da imagem para tirar aquela embaçada que vem junto com o TAA. Eu não gosto não, nem no exemplo ali da AMD eu acho que fica bom, mas é porque o TAA não me incomoda (é uma questão de gosto mais que qualquer coisa).

O FidelityFX Super Resolution deve demorar, acabou de sair ontem um update grande de driver da AMD e não tem isso, fora que as placas já estão tudo esgotando de qualquer forma a AMD não tem pressão nenhuma para correr com isso (é só lembrar que a primeira impressão ruim queimou o filme do DLSS por um bom tempo).
 
Ultima Edição:

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.219
Reações
9.118
Pontos
353
Não estão, não tá pronta ainda. Eu acho que sai no fim do Q3/início do Q4.



CAS não envolve ML, pelo menos não ainda. Só tira o efeito de borrado do AA e aumenta a nitidez.


Então a engine da Capcom está usando alguma técnica checkerboard

É muito impressionante.. para que está em 4k nativo
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.651
Pontos
2.234
Então a engine da Capcom está usando alguma técnica checkerboard

É muito impressionante.. para que está em 4k nativo

Provável, até porque não é novidade no SDK do Playstation.

Se a solução de supersampling da AMD prestar, a gente vai parar de falar de 4k no PS5 e Series X e vamos começar a falar de 8k (não nativo, mas não importa). Nesse caso, 4k vai ser pro Series S se as produtoras quiserem - obviamente usando como referência a IQ e lógica que a gente tem hoje.

Fico curioso pra ver se as técnicas de supersampling e checkerboard são combináveis sem gerar artefatos - o que, de novo, não importa se a solução prestar. É mais pela curiosidade mesmo.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Com a Digital Foundry falando por cima fica fácil, quero ver é o cara perceber com o jogo rodando a 60fps.

E a istaiada que sai no soco com lupa na mão pra provar que seu joguinho é melhor fica como agora:

giphy.gif
 
  • Curtir
Reações: Goa

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
E a istaiada que sai no soco com lupa na mão pra provar que seu joguinho é melhor fica como agora:

giphy.gif
Ai você descobre o motivo que nego fala "não vejo diferença entre nativo e DLSS". Verdade, mas você também não vê a diferença entre nada que esteja minimamente próximo. Na pratica mesmo se fizer um teste cego entre nativo, DLSS, outro tipo de reconstrução, com ou sem CAS, já vira loteria. DLSS é excelente mas uma porrada de jogos de PS4 Pro já tem soluções bem decentes que praticamente ninguém vai distinguir.

Percebi que esta praticamente escrito qual é DLSS ali (pelo FPS) então vai os resultados, a com CAS é derivada da original então tem o mesmo FPS.

1- com CAS
2 -com DLSS
3 -sem nenhum
 
Ultima Edição:

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.313
Reações
8.244
Pontos
453
Ai você descobre o motivo que nego fala "não vejo diferença entre nativo e DLSS". Verdade, mas você também não vê a diferença entre nada que esteja minimamente próximo. Na pratica mesmo se fizer um teste cego entre nativo, DLSS, outro tipo de reconstrução, com ou sem CAS, já vira loteria. DLSS é excelente mas uma porrada de jogos de PS4 Pro já tem soluções bem decentes que praticamente ninguém vai distinguir.

Percebi que esta praticamente escrito qual é DLSS ali (a que tem o FPS maior) então vai os resultados, a com CAS é derivada da original então tem o mesmo FPS.

1- com CAS
2 -com DLSS
3 -sem nenhum

Eu acertei, com os olhos e corpo nú.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Eu acertei, com os olhos e corpo nú.
Na verdade o que entrega o DLSS são aqueles lens flares ali com os quadrados muito maiores.

Entre o CAS e nativo tem praticamente zero diferença (até porque tem a mesma resolução mesmo kkkkk).

Meu experimento só provou que o DLSS é foda mesmo ao mesmo tempo que provou que ninguém percebe a diferença de algo que esteja próximo. Não sendo algo cagado qualquer coisa que se aproximar já serve, vide a porrada de jogos no PS4 Pro que já tinha excelentes soluções de reconstrução ou esse RE8 ai.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Se a AMD for inteligente ela não deveria nem falar como funciona a tecnica dela, tem que apresentar só os resultados. Caso não use ML nego já vai desmerecer.

Esse CAS ai é um filtro de sharpening aplicado somente em algumas partes da imagem para tirar aquela embaçada que vem junto com o TAA. Eu não gosto não, nem no exemplo ali da AMD eu acho que fica bom, mas é porque o TAA não me incomoda (é uma questão de gosto mais que qualquer coisa).

O FidelityFX Super Resolution deve demorar, acabou de sair ontem um update grande de driver da AMD e não tem isso, fora que as placas já estão tudo esgotando de qualquer forma a AMD não tem pressão nenhuma para correr com isso (é só lembrar que a primeira impressão ruim queimou o filme do DLSS por um bom tempo).
Se brincar o tal do DLSS da AMD é só uma combinação desses efeitos, se já foi obtido esse resultado sem ele.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Se a AMD for inteligente ela não deveria nem falar como funciona a tecnica dela, tem que apresentar só os resultados. Caso não use ML nego já vai desmerecer.

Esse CAS ai é um filtro de sharpening aplicado somente em algumas partes da imagem para tirar aquela embaçada que vem junto com o TAA. Eu não gosto não, nem no exemplo ali da AMD eu acho que fica bom, mas é porque o TAA não me incomoda (é uma questão de gosto mais que qualquer coisa).

O FidelityFX Super Resolution deve demorar, acabou de sair ontem um update grande de driver da AMD e não tem isso, fora que as placas já estão tudo esgotando de qualquer forma a AMD não tem pressão nenhuma para correr com isso (é só lembrar que a primeira impressão ruim queimou o filme do DLSS por um bom tempo).
Acho que não tem como esconder porque ao contrário da Nvidia a solução da AMD será Open Souce se não me engano, o que e pode ser um ás nas mangas e acabar virando padrão, já que qq empresa vai poder usar e até mesmo evoluir.
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Acho que não tem como esconder porque ao contrário da Nvidia a solução da AMD será Open Souce se não me engano, o que e pode ser um às nas mangas e acabar virando padrão, já que qq empresa vai poder usar e até mesmo evoluir.
Verdade.

Acho que com a Sony, MS e AMD juntas não tem como não virar padrão, ser open source também costuma dar um gás bom nessas coisas, essas tecnologia proprietárias da NVidia sempre acabam sendo substituídas mesmo.
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.691
Reações
1.537
Pontos
859
Amd ainda nem lançou o super resolution e alguns na página atrás, achando que a Capcom já tava usando.

lol
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
A maior parte das implementacos de Raytracing ê tão ridicula que so serve pra deixar as discussões de comparações sobre o assunto ainda mais patéticas.

Só ver em RE8. Nem digno de risos consegue ser
 
Topo Fundo