O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [ Console Wars ] - [ 2022 a partir da página 370 !!! ]

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.146
Reações
14.344
Pontos
1.019
Outriders
EyUfqMhXEAgP63I

EyUfusdWYAERI1P
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.297
Pontos
1.053
DF não consegue entender o que acontece com o Series X...
R. Não da para comparar de forma direta TFlops em sistemas com arquiteturas diferentes, tem muitas customizações na GPU e em coisas em volta dela que interferem na equação.


Que engraçado a confusão deles.....

Eles não tem contatos na indústria e Desenvolvedores para perguntar?
 


The Almighty

Bam-bam-bam
Mensagens
799
Reações
1.508
Pontos
333
Até tento participar desse tópico mas não dá.

Quantos posts falando que a VG Tech era mais confiável que a DF e agora, para alguns, pelo jeito ela deixou de ser confiável e "Gamer sem Regras" passou a ser confiável, um cara nível Chief, porra, faça me o favor.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Agora explique como Outriders está rodando com resolução 30% maior no Xbox Series X, com a mesma taxa de frames, e os mesmos loading times.


Dessa coisa linda no Series X vc esta falando?


EyUfqMhXEAgP63I


EyUfusdWYAERI1P


Pelo mesmo motivo que Crash 4 roda melhor no PS5, vão haver casos e casos. Jogo roda melhor em um, depois em outro, as maquinas são muito parelhas.

Aproposito vc com fakenews again né.. mostra aí a conta que vc fez pra chegar a 30% "Matematico".

Aproveita e explica pra DF que o SX estar rodando coisas pior que o PS5 não passa de uma alucinação coletiva por parte deles:

 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.297
Pontos
1.053
O modo foto de Controll revelou que a GPU do Série X poderia estar funcionando como deveria...e mostrou algumas vantagens na GPU.

Mas naquela análise é ignorado o sistema de Streaming,IO e outros sistemas como a carga da CPU.

Então parece que no conjunto outros sistemas do PS5 tiram a diferença em um jogo real.

É o que está aparecendo....O conjunto do PS5 tem diminuído a diferença....e claro não podemos também ignorar APIs......mas essa vantagem da Sony vem desde a geração passada nessa área....Sony tem APIs mas no metal por outro lado a APIs do Série X tem se aproximado com o do PC então isso em algum momento pode beneficiar um porte que vem direto do PC para o Série X e ele apresentar melhores resultados que o PS5 eu acho...nesses casos.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.925
Reações
2.809
Pontos
353
Qual a relevância desse Joe Miller, pra toda hora colocarem coisa dele? Não conheço.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
O modo foto de Controll revelou que a GPU do Série X poderia estar funcionando como deveria...e mostrou algumas vantagens na GPU.

Mas naquela análise é ignorado o sistema de Streaming,IO e outros sistemas como a carga da CPU.

Então parece que no conjunto outros sistemas do PS5 tiram a diferença em um jogo real.
Se a GPU estiver livre de outros gargalos do sistema como você mencionou, houver VRam suficiente nos 10Gb. O SX tem 18% de vantagem de poder computacional. Mas continua perdendo em rasterizacão em 23%.

Então vai variar da necessidade de recursos do jogo, engine e etc.. qual vai se sair melhor. Basta ver Assassins que tem muita vegetação e a vantagem rasterização do PS5 pesou mais.

Podemos ver coisas curiosoas Tb, como o Outriders , o SX rodando o game com uma resolução um pouco superior e o PS5 com melhor qualidade de filtragem de texturas e etc...

Ou SX com maior resolução, e o PS5 com melhor texturas e streaming de geometria.

Acho que veremos coisas assim conforme as engines Nexgen forem entrando em campo. Unreal 5, próxima FrostByte etc....
 
Ultima Edição:

The Almighty

Bam-bam-bam
Mensagens
799
Reações
1.508
Pontos
333
Qual a relevância desse Joe Miller, pra toda hora colocarem coisa dele? Não conheço.

Acho que é só Sonysta mesmo. É tipo um Chief e um Gamer sem regras gringo.
Mas nesse fórum qualquer twitter que fale mal do rival ou bem de seu console favorito se torna fonte confiável.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.925
Reações
2.809
Pontos
353
Acho que é só Sonysta mesmo. É tipo um Chief e um Gamer sem regras gringo.
Mas nesse fórum qualquer twitter que fale mal do rival ou bem de seu console favorito se torna fonte confiável.
E, foi oq imaginei.

Conveniência wins. Isso serve pros dois lados do ismo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Fala sério, isso clock mais alto não faria o jogo ter melhor vegetação não e sim uma equipe dedicada e trabalhando a mais tempo no console. A versão de PC é a mesma dos Xboxes, inclusive a do PC tinha muito mais bugs porque era ainda menos otimizada de todas as plataformas.
A escolha de clocks mais altos é simplesmente para compensar uma GPU menos potente. A GPU do SX inclusive tinha margem para subir ainda mais, mas a Microsoft foi conservadora por conta da temperatura. Se por acaso conseguirem tornar o sistema mais eficiente energeticamente, é possível fazer um boost na velocidade também.
+ clock ,+ capacidade de rasterização, logo mais polígonos na tela e capacidade de lidar com mais camadas de transparências sobrepostas (problema recorrente no Series X inclusive, talvez devido ao baixo clock).

Se não me engano postaram um benchmark onde o PS5 em rasterização bateria uma Geforce 2080 Ti.

A Ubi simplesmente deve ter visto que poderia puxar mais nesse sentido, e assim o fez. Basta ver que a EPIC escolheu entre outras coisas o PS5 para mostrar a Nanite pela capacidade de puxar polígonos e streamar os mesmos. Então rasterização e SSD estão diretamente envolvidos.

E o Xbox mesmo com menos vegetação já estava sofrendo para alcançar o PS5. Não adianta ficar recorrendo a mesma muleta sempre, as famigeradas Tools, 6 meses de lançados e ainda estamos vendo jogos melhores no PS5.

O cache scrubbers serve basicamente para fornecer mais dados para a GPU, pois tem menos CUs, isso encurta o caminho dos dados da memória pra GPU. O Xbox Series X não tem isso justamente porque não precisa, ele tem mais CUs para isso, então os dados podem ser melhores distribuídos.

O Xbox não tem isso porque é basicamente uma GPU RDNA2 capada, simples assim. Ter mais UCs aumentaria a necessidade de otimização de Cache e não o contrário, pois é mais intenso o uso dos caches para alimentar as 52 UCs.

A Microsoft teve que colocar mais CUs porque não conseguiu chegar a clocks mais altos dentro do formfactor proposto para o sistema, então para compensar o baixo clock (sim baixo, veja as outras GPUs RDNA2), optaram por uma GPU mais complexa. Se não fosse isso estariam tomando um pau enorme do PS5.

Sobre os 4 GB, errado de novo. São 4 Gb (Gigabit) e são dois deles, totalizando na verdade 1 GB (igual ao PRO). Essa memória é da SouthBridge e ela cuida de várias coisinhas como funções de E/S tipo o USB, áudio, BIOS do sistema, barramentos, armazenamento NVMe.
O Series X também tem isso, mas até o momento nenhum teardown se aprofundou nisso. No caso do PS5, as memórias são da Hynix e era possível ver no site deles (misteriosamente sumiu).

De onde você tirou que o PS5 pode dedicar mais memória para a GPU? Os dois estão mais ou menos iguais. O SX tem 13.5 GB livres, enquanto o PS5 é rumorado em 13 GB (visto que o SO do PS4 consome 3 GB). Memória não é algo fixo, varia conforme o frame e o tráfego de memória no SX é muito superior, mesmo quando precisa-se correr dados pela memória mais lenta.

Ter as memórias subdivididas em frequências diferentes é bem problemático, já vimos isso em GPUs Nvidia e o próprio Dev da Crytek alertou sobre isso. Para acessar além dos 10GBs da GPU para gráficos o SX teria que reduzir o clock da memória mais rápida para ficar equivalente a da lenta, deixando com menos banda que o PS5, talvez próximo do Xbox One X.

Já o PS5 mesmo tendo uma memória mais lenta, pode distribuir muito mais facilmente a memória para CPU e GPU, já que não existe essa próblemática de memórias com clocks diferentes. Mas enfim, nem vale discutir isso, quem afirma a dor de cabeça q isso pode causar é o dev da Crytek, não eu.

Ambos os SSDs possuem suas DRAMs para auxiliar em suas tarefas, não tem nada de excepcional. A única diferença é que o SSD do PS5 tem mais vias de barramento e com isso, atinge velocidade maiores de transferência. Mas seu desempenho é basicamente o mesmo do SX e do SS.

Nop o SSD do Series X e bem básico é DRAM-less.

É um Gen-3 2400/1900 r/w com 4 Canais. O Do Series S parece ser ainda mais lento, se não me engano 1900/1400 algo assim. Aliás no PC o SSD do SX não passou de 1.6GB/s.

O PS5 conta um de 5GB/s e 12 Canais, e ao que tudo indica conta com DRAM.

Em relação ao SSD do Xbox, o do PS5 é nextgen.


No fim, não tem nada de excepcional, extravagante, estrondoso no hardware do PS5. É um hardware sob medida, assim como os consoles Series. A diferença claramente é o que o software do PS5 está maduro, justamente porque é o mesmo software do PS4, console que a maioria das developers usou como base para o desenvolvimento, é natural que se consiga melhores resultados por isso.

Todos os problemas que os jogos do SX tiveram são ridículos, totalmente na cara de falta de polimento, controle de qualidade. E os motivos são ainda mais óbvios, o console tem menos prioridade, porque é no Playstation que o dinheiro entra mais, então a ordem é dedicar um melhor acabamento no que vende mais.

Eu já prefiro me ater aos fatos, os jogos rodando. Estão aí, pra qq um ver. O resto é especulação.

Novamente, a comparação com a Apple é muito boa aqui, os apps para iOS são muito mais bem acabados, justamente porque é a plataforma que gera retorno financeiro maior para o desenvolvedor.

Com essa comparação eu concordo, mas é não é por ser simplesmente melhor acabado e ter mais tempo, pra mim isso é folclore, ambas estão desenvolvendo seus sistemas a +- o mesmo tempo.

Só que o SX usa OS e APIs multiplataformas, e o PS5 mais próximas do metal. Mas aí paciência, escolha da microsoft, colhe os pros e contras disso.

Dev de DIRT 5 já disse que n tinha nada de errado com o GDK.

Como vejo que os consoles Series venderão mais que seu antecessor, é provável que esses problemas desapareçam, até porque a Microsoft não vai ficar parada. No mínimo os jogos ficarão iguais, a diferença provavelmente veremos nos exclusivos, com jogos do PS5 usando mais da velocidade do seu SSD e no Series, provavelmente veremos jogos com resolução maior ou mais raytracing.

Inclusive no fim do mês tem evento sobre as novas tecnologias e em Maio tem o Build da Microsoft falando sobre novas ferramentas de desenvolvimento. No mínimo, a Microsoft vai tentar deixar a vida do desenvolvedor ainda mais fácil, de forma que problemas assim não ocorram.

Bem, em 2023 saem os jogos com as novas Tools.

Como já disse, acho que o nível de diferenças que estamos vendo agora, continuaremos vendo durante a geração, dependendo de onde puxar.. Rasterização ou CUs, cada máquina pode se sobressair.

Ainda veremos coisas curiosas, como um puxando mais resolução, e o outro outros elementos com melhor qualidade, ou mais geometria, Framerate mais estável.

Cada máquina tem suas peculiaridades e o aproveitamento vcai variar dependendo do Jogo/Engine.

Minha aposta é só que os SSDs que propciarão a maior guinada de geração, e nisso o PS5 tem só 120% de vantagem.

Mas enfim vc acha que n tem nada demais no hardware do PS5, mas meio mundo de desenvolvedores falaram o contrário:

180564




Dev da Crytek:

EU7Omz_UEAA3JlT



Mas encerro por aqui, para não desvirtuar mais o tópico.
 
Ultima Edição:

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.146
Reações
14.344
Pontos
1.019
Cache Scrubbers como o próprio nome diz tem relação com Cache, não tem nada a ver com unidade computacional. Melhora a eficiência dos Caches, evita acessos desnecessários a RAM, poupando largura de banda. Xbox não tem porque é algo personalizado da Sony e não porque tem mais CUs.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.146
Reações
14.344
Pontos
1.019
Acho graça do duralino contando vantagem de resolução em Outrides kkkkk
A diferença é tão pequena que é imperceptível lado a lado e é só notável com algum software fazendo contagem de pixel, já o borrão nas texturas não dá pra dizer o mesmo... :klolz
EyUXdRnWQAYXSg2

EyUXdRqWYAMEAYl
 
D

Deleted member 248528



Outriders tem física inferior no PS5 até mesmo em relação ao Series S, especialmente nos cabelos. Trata-se de algo extremamente exigente em termos de CPU, e esse pode ser um dos gargalos do console da Sony.
 
D

Deleted member 248528

180576
Sobre o AF melhor no PS5, um desenvolvedor acredita que o motivo é o jogo ter sido otimizado por equipes diferentes, que entenderam ser essa a melhor opção. Ele entende que um simples patch pode corrigir isso.
 

Mystic_Crono

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
257
Reações
177
Pontos
569
Ofensa
Esse nando3d e essa matemático são doentes só pode.

Desenvolvedores com acesso aos kits continuam afirmando que ps5 tem sim algumas vantagens sobre o series x, vários multis iguais ou superiores no ps5 estão ai comprovando isso mas esses 2 malucos ficam cagando regra... não duvido que os 2 tenham sim um certo conhecimento na área, mas é patético ficar cagando regra tentando ir contra fatos (tae os jogos) e esses profissionais(famosinhos do twiiter) que por questões óbvias tem muitos mais bagagem e conhecimento do que eles pra falar sobre.

É tão mais fácil esperar sair os jogos e ver no que vai dar do que ficar cagando regra na internet.

obs: não sou sonysta, tenho ambos console e curto ambos, mas prefiro os jogos da sony, mas o gamepass é supremo, só por ele vale a pena ter um xbox series x mesmo esse sendo mais fraco.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Acho graça do duralino contando vantagem de resolução em Outrides kkkkk
A diferença é tão pequena que é imperceptível lado a lado e é só notável com algum software fazendo contagem de pixel, já o borrão nas texturas não dá pra dizer o mesmo... :klolz
EyUXdRnWQAYXSg2

EyUXdRqWYAMEAYl

Engraçado que o Xbox tem apresentado essa filtragem de textura inferior em vários games, deve ser algo que está num nível abaixo ao da engine, tipo na API gráfica. Como se vc fosse lá nos settings dos drivers NVidia e setasse a qualidade do 3D para low para ganhar uns frames.

Sobre a falta de física na simulação de alguns elementos no PS5 isso já estava acontecendo no Demo, lembro que tinham dado uma melhorada com uma atualização. Pelo jeito é algum problema da implementação de física do Game vs Sistema, já que o Series S possue a simulação e o PS5 não, e o SS é muito inferior ao PS5 tecnicamente, imagino que estejam resolvendo essa compatibilidade.
 
Ultima Edição:

HotBit

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
594
Reações
640
Pontos
794
Eu acho que vc se engana quando fala que o Hardware é mais potente e ponto.

Provavelmente porque só analisa a superfície dos dados.

Por exemplo, o Clock muito superior da GPU do PS5 afeta toda a GPU. Enquanto as UCs a mais do SX não. Um exemplo prático disso podemos ver no Assassins Vahalla, onde o SX tem pior performance e o PS5 tem vegetação superando até o PC no ultra. Isso deve acontecer basicamente devido ao Clock da GPU do PS5 que garante uns 23% a mais de capacidade de rasterizacão que o SX.

Ainda falando sobre hardware, ambas, Microsoft e Sony removeram o Infinity cache, porém a Sony incluiu Cache Scrubbers para otimizar cache da GPU do PS5, SX não conta com nada nesse sentido.

O SSD do SX é dos mais básicos, o do PS5 conta com 4GB DDR4 SRAM, que devem acelerar demais as consultas fora a IO muito mais parruda, com 12 canais e 2 co-processadores para desafogar a CPU.

O SX tem um grupo de memória mais rápidas (dedicados a GPU), mas por outro lado o PS5 pode dedicar mais memória a GPU com mais facilidade e não precisa usar essa memória para auxiliar o SSD, uma vez que tem memória dedicada.

Então veja como essa certeza de que o SX tem um hardware superior some quando vc começa a ver com um pouco de profundidade os dados, não é tão preto no branco como vc afirma.

Aliás tinha caixista que afirmava que veríamos a diferença logo de cara, nos multis, estava certo o problema é que estavam melhores no PS5, aí a figura sumiu. Hehe.

Perfeito!
 

HotBit

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
594
Reações
640
Pontos
794
+ clock ,+ capacidade de rasterização, logo mais polígonos na tela e capacidade de lidar com mais camadas de transparências sobrepostas (problema recorrente no Series X inclusive, talvez devido ao baixo clock).

Se não me engano postaram um benchmark onde o PS5 em rasterização bateria uma Geforce 2080 Ti.

A Ubi simplesmente deve ter visto que poderia puxar mais nesse sentido, e assim o fez. Basta ver que a EPIC escolheu entre outras coisas o PS5 para mostrar a Nanite pela capacidade de puxar polígonos e streamar os mesmos. Então rasterização e SSD estão diretamente envolvidos.

E o Xbox mesmo com menos vegetação já estava sofrendo para alcançar o PS5. Não adianta ficar recorrendo a mesma muleta sempre, as famigeradas Tools, 6 meses de lançados e ainda estamos vendo jogos melhores no PS5.



O Xbox não tem isso porque é basicamente uma GPU RDNA2 capada, simples assim. Ter mais UCs aumentaria a necessidade de otimização de Cache e não o contrário, pois é mais intenso o uso dos caches para alimentar as 52 UCs.

A Microsoft teve que colocar mais CUs porque não conseguiu chegar a clocks mais altos dentro do formfactor proposto para o sistema, então para compensar o baixo clock (sim baixo, veja as outras GPUs RDNA2), optaram por uma GPU mais complexa. Se não fosse isso estariam tomando um pau enorme do PS5.



Ter as memórias subdivididas em frequências diferentes é bem problemático, já vimos isso em GPUs Nvidia e o próprio Dev da Crytek alertou sobre isso. Para acessar além dos 10GBs da GPU para gráficos o SX teria que reduzir o clock da memória mais rápida para ficar equivalente a da lenta, deixando com menos banda que o PS5, talvez próximo do Xbox One X.

Já o PS5 mesmo tendo uma memória mais lenta, pode distribuir muito mais facilmente a memória para CPU e GPU, já que não existe essa próblemática de memórias com clocks diferentes. Mas enfim, nem vale discutir isso, quem afirma a dor de cabeça q isso pode causar é o dev da Crytek, não eu.



Nop o SSD do Series X e bem básico é DRAM-less.

É um Gen-3 2400/1900 r/w com 4 Canais. O Do Series S parece ser ainda mais lento, se não me engano 1900/1400 algo assim. Aliás no PC o SSD do SX não passou de 1.6GB/s.

O PS5 conta um de 5GB/s e 12 Canais, e ao que tudo indica conta com DRAM.

Em relação ao SSD do Xbox, o do PS5 é nextgen.




Eu já prefiro me ater aos fatos, os jogos rodando. Estão aí, pra qq um ver. O resto é especulação.



Com essa comparação eu concordo, mas é não é por ser simplesmente melhor acabado e ter mais tempo, pra mim isso é folclore, ambas estão desenvolvendo seus sistemas a +- o mesmo tempo.

Só que o SX usa OS e APIs multiplataformas, e o PS5 mais próximas do metal. Mas aí paciência, escolha da microsoft, colhe os pros e contras disso.

Dev de DIRT 5 já disse que n tinha nada de errado com o GDK.



Bem, em 2023 saem os jogos com as novas Tools.

Como já disse, acho que o nível de diferenças que estamos vendo agora, continuaremos vendo durante a geração, dependendo de onde puxar.. Rasterização ou CUs, cada máquina pode se sobressair.

Ainda veremos coisas curiosas, como um puxando mais resolução, e o outro outros elementos com melhor qualidade, ou mais geometria, Framerate mais estável.

Cada máquina tem suas peculiaridades e o aproveitamento vcai variar dependendo do Jogo/Engine.

Minha aposta é só que os SSDs que propciarão a maior guinada de geração, e nisso o PS5 tem só 120% de vantagem.

Mas enfim vc acha que n tem nada demais no hardware do PS5, mas meio mundo de desenvolvedores falaram o contrário:

Visualizar anexo 180564




Dev da Crytek:

EU7Omz_UEAA3JlT



Mas encerro por aqui, para não desvirtuar mais o tópico.


Um verdadeiro show de informações.
 

Mystic_Crono

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
257
Reações
177
Pontos
569
:facepalm

Por favor não chame os outros de doente só porque eles têm opinião diferente de você. E por favor, também não use o argumento da autoridade para deslegitimar minha opinião sobre os fatos.

Enfim peço desculpas retiro a palavra "doente".

Mas é estranho assistir a pessoa repetidamente ir contra fatos e pessoas obviamente com mais conhecimento técnico (ou no mínimo mais acesso a informação considerando a possiblidade de vc ser um gênio na área).
 
D

Deleted member 248528

Esse nando3d e essa matemático são doentes só pode.

Desenvolvedores com acesso aos kits continuam afirmando que ps5 tem sim algumas vantagens sobre o series x, vários multis iguais ou superiores no ps5 estão ai comprovando isso mas esses 2 malucos ficam cagando regra... não duvido que os 2 tenham sim um certo conhecimento na área, mas é patético ficar cagando regra tentando ir contra fatos (tae os jogos) e esses profissionais(famosinhos do twiiter) que por questões óbvias tem muitos mais bagagem e conhecimento do que eles pra falar sobre.

É tão mais fácil esperar sair os jogos e ver no que vai dar do que ficar cagando regra na internet.

obs: não sou sonysta, tenho ambos console e curto ambos, mas prefiro os jogos da sony, mas o gamepass é supremo, só por ele vale a pena ter um xbox series x mesmo esse sendo mais fraco.
Doente é quem paga 400 reais em um jogo de videogame para enriquecer empresas multinacionais estrangeiras.
 

HotBit

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
594
Reações
640
Pontos
794
Imaginando aqui a tecnologia de ilusão de ótica criado pela Sony para enganar a todos nós nesse desempenho fake do PS5. Será que Steve Banon é o novo contratado da Sony? :viraolho
 

Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.626
Reações
5.280
Pontos
453
Aí aí, tá bom. O próprio Cerny disse que o cache foi colocado ali justamente porque com a alta frequência das memórias, o sistema ficaria mais tempo ocioso, simples. Inclusive, esse é um tipo de medida para balancear o sistema, pois o uso de cache é custoso pra caramba, no sentido econômico mesmo.

Sobre o comentário de alguns devs, é bobagem, a memória não é dividida, caramba, os caras repetem mantra da internet, provavelmente nem pegaram no sistema na época que comentaram isso. A memória é unificada, somente o barramento é diferente para alguns pools, mas isso o desenvolvedor não mete a mão, é gerenciado automaticamente pelo SO. E o cara ainda me cita Xbox one que também não tinha memória dividida, apenas era lenta demais e usavam a eSRAM para dar um boost na largura de banda. :viraolho

Mas deixa pra lá, já cansei de explicar isso aqui. Como eu não sou algum famosinho do Twitter, vocês não vão me ouvir. Talvez eu devesse criar uma conta lá e começar a questionar esse povo.
é dividida sim, na velocidade.... sempre vai ser 10+6 GB e não 16, não é tão fácil gerenciar isso como vc esta pensando. se a GPU precisar de 11GB ferrou, idem CPU se precisar de 7GB vai diminuir a velocidade do pool da GPU... uma confusão desnecessária só pra inflar números.

tipo o que aconteceu com a GTX 970 que era 3.5+0,5 GB, quando a gpu precisava dos 0,5GB mais lento o desempenho ia por agua abaixo.
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.216
Reações
9.116
Pontos
353
Bom, me desculpe se lhe ofendi, mas sua postagem foi muito, muito ruim.

O cara me fala que o chip estava pronto desde de 2019, poxa, isso é óbvio, na verdade bem antes. Mas não era todos os recursos, foi isso que a Microsoft ficou esperando a AMD finalizar, tanto que o console só entrou em produção em Agosto.

Faltou muito contexto nesse twitter, o que não é novidade, Twitter é o maior antro de desinformação na internet.

Não fiquei ofendido.. Só estou falando da hipocrisia mesmo

Sobre o Twitter

Disseram que atrasaram a produção dos consoles para aguardar algumas features. Mas o que foi provado é ocorre que os silícios já estavam prontos... então a mentira seria esse atraso por causa de feature.

 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
é dividida sim, na velocidade.... sempre vai ser 10+6 GB e não 16, não é tão fácil gerenciar isso como vc esta pensando. se a GPU precisar de 11GB ferrou, idem CPU se precisar de 7GB vai diminuir a velocidade do pool da GPU... uma confusão desnecessária só pra inflar números.

tipo o que aconteceu com a GTX 970 que era 3.5+0,5 GB, quando a gpu precisava dos 0,5GB mais lento o desempenho ia por agua abaixo.

Pois é. bem isso.

Inclusive ter 16GB de forma simétrica permite que em games que não necessitem de muita memória para rotinas da CPU, alocar isso para a GPU. Então seria como o SX ter 10GB a 560GBps, mas o PS5 12GB a 448. aí talvez possa acontecer coisas como o SX rodando em maior resolução mas com IQ inferior. Aliás como alguns jogos estão mostrando.

Afinal se não estiver sendo utilizado pela CPU a Sony pode mandar direto para a GPU sem cerimônia, pode deixar isso on-the-fly inclusive.
 

Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.626
Reações
5.280
Pontos
453
Uma feature normalmente é implementada no firmware ou driver do sistema, não no silício. O chip são meros transistores regulando passagem de eletricidade. Como isso é feito, é via firmware/driver.



Não é dividida, já falei, são 16 GB de memórias unificados, onde alguns chips correm em um barramento de 560 GB/s e outros de 336 GB/s. Ambas de 320-bit de bus e chips de 14 Gbps.

Para o desenvolvedor, ele enxergará 13.5 GB para trabalhar, onde ele pode definir o uso do que vai ser RAM e do que vai ser VRAM da forma que ele quiser, famoso HSA da AMD que já tem séculos de vida.

E comunicação com a memória não é algo fixo, o sistema operacional aloca dinamicamente a memória conforme o uso, isso é uma premissa básica de qualquer sistema operacional.

Ainda assim, o desenvolvedor pode gerir isso de forma manual se ele quiser, pois normalmente os jogos são desenvolvidos em C++ e a linguagem dá capacidade para isso. Mas ainda assim, estamos falando de apenas 3.5 GB que são mais "lentos", mas ainda assim, extremamente velozes. Dependendo da operação, pode nem ser necessário tanta banda, como operações de CPU.

Já a situação da 970 é diferente, ela realmente tinha dois blocos de memória diferentes: um com 3,5 GB cuja taxa de transferência bruta é de 196 GB/s (224 bits) e outro pedaço de 512 MB (0,5 GB) acessado a 28 GB/s (32 bits). Não só a diferença de banda é brutal como as memórias são diferentes. A Nvidia fez isso para reaproveitar chips defeituosos e colocou essa memória de quebra galho.

A solução da Microsoft foi um misto de economia com vontade de ter mais. Ela queria manter o alto barramento, para suprir a demanda da GPU mais potente, se não ficaria gargalada. Em 320-bit, ela teria que colocar 10 ou 20 GB, sendo 20 GB, caro demais. Ela poderia usar 256-bit, igual ao PS5, mas a largura de banda cairia e estrangularia a GPU. Então decidira nerfrar apenas o barramento do segmento de memória que não precisaria de tanto barramento, como é o caso do SO.

Memória divida era o que existia no PS3, onde de fato eram 2 memórias diferentes e tanto a CPU quanto a GPU, estavam limitadas ao seu tamanho máximo, elas não podiam usar uma memória adicional caso estivesse ocioso. Aliás, o PS3 era o rei da ociosidade no seu hardware, put* desperdício.


essa conta nao fecha, pra usar a velocidade maxima a gpu precisa de todos os 320bit, qual o total de canais que sai da APU entao?

segundo a techpowerup ta assim:

Memory Config:
10240 MB for GPU memory / 320 bit @ 560GB/s
+3584 MB for system memory / 192 bit @ 336GB/s
+2560 MB reserved by the OS / 192 bit @ 336GB/s

se pra ter 560GB/s precisa dos 320bit total como que sobra 192 bit pro sistema? isso que nao entendo, se a memoria for usada no total ao mesmo tempo alguma velocidade tem que cair

ou o sistema tem 512 bit no total então?

pelas configurações o que eu entendi é que pra ter 520GB/s os outros 6GB não podem ser acessados... ou seja, impossível
 
D

Deleted member 248528

Crysys Remastered

XBOX SERIES X

  • Performance mode - 1080p - 60 fps
  • Quality mode – 2160p - 60 fps
  • RayTracing - 1440p - 60 fps
XBOX SERIES S
  • Performance mode – 1080p - 60 fps
  • Quality mode - 2160p - 30 fps
  • RayTracing - 1080p - 30 fps
PlayStation 5
  • Performance mode – 1080p - 60 fps
  • Quality mode - 1800p - 60 fps
  • RayTracing - 1440p - 60 fps
Quality Mode com 44% mais pixels no Xbox Series X que no PlayStation 5. Parece que a RAM dividida foi uma escolha mais inteligente por parte da Microsoft.
 
Foi editado por um moderador:

Rodrilg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.682
Reações
1.527
Pontos
603
Crysys Remastered

XBOX SERIES X

  • Performance mode - 1080p - 60 fps
  • Quality mode – 2160p - 60 fps
  • RayTracing - 1440p - 60 fps
XBOX SERIES S
  • Performance mode – 1080p - 60 fps
  • Quality mode - 2160p - 30 fps
  • RayTracing - 1080p - 30 fps
PlayStation 5
  • Performance mode – 1080p - 60 fps
  • Quality mode - 1800p - 60 fps
  • RayTracing - 1440p - 60 fps
Essa informação é confirmada ou é tipo Tony Hawk?
 
Topo Fundo