O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Não é só mais um vídeo sobre 1984 - O vídeo mais importante que verá hoje! [O fim da Virtude. Quem controla o mundo?]

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669
Não vou ter a prepotência de acreditar que alguém acompanha meus posts em diversos assuntos para saber minha opinião sobre os temas abordados aqui, mas recentemente me deparei com esse vídeo que sumariza o que eu penso em diversos temas de forma extremamente articulada e sucinta, ou seja, expõe a verdade. :kmaroto

Sim, todo ano deve sair algum conteúdo comparado nossa sociedade atual com a imaginada por George Orwell em 1984 e fazendo os mesmos paralelos de sempre, do grande irmão. Acho que desde que o livro foi lançado que alguém para e diz "olha, estamos vivendo 1984!". Esse vídeo também possuí essa comparação, afinal, realmente estamos cada vez mais vivendo a ficção imaginada pelo autor... Só que existem certas dimensões que ele não previu, uma que sempre que surge o tema eu comento sobre (principalmente nos tópicos sobre IA): fim da virtude e o crescimento do hedonismo.

Pra mim é claro que o foco humano em produtividade e prazer imediato sendo impulsionados pelo avanço tecnológico terá como resultado pessoas cada vez mais incapazes de realizar tarefas tidas como complexas por si só. O fim da busca por desenvolver virtudes, de aprender, de treinar (a exemplo de IA que desenha). Tudo será resolvido por ferramentas zilhões de vezes mais competentes do que nossos corpos permitem. O que resta para uma geração sem propósito, que não tem virtudes a desenvolver? O hedonismo.
Para quem não sabe, hedonismo é a busca absoluta por prazer. Já é o que gerações mais novas pregam, o que os influencers dessas gerações pregam e o que redes sociais entregam. É o rumo que toda a cultura globalizada tem tomado.

Enfim, o vídeo trata de tudo: a guerra cultural e política, a quem ela beneficia, o controle estatal em conluio com grandes corporações, o controle por meio da tecnologia, controle por meio de narrativas, rumos da era digital, fim da virtude, redes sociais, quem governa o mundo, entre outros temas importantíssimos para abrir os olhos de quem ainda esta usando camiseta do político pra quem torce. Sim, o autor do vídeo precisa ganhar dinheiro e diz existir solução pro rumo que a sociedade tem tomado, eu sou muito cético quanto a isso e acredito que não, não há solução, mas acredito na mensagem dele de que pelo menos temos certo controle sobre nosso bem-estar e isso importa.

Ignorem a brincadeira no começo do post. Liguem a legenda se precisar e assistam o vídeo mais importante que verão hoje:

Indivíduos não tem poder cultural o bastante para combater o que está acontecendo...

Ultima Edição:

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669
Triste fim, pelo jeito ninguém teve paciência de ver, apesar do vídeo ser extremamente bem editado e relevante. Povo só quer saber de falar mal das mesmas coisas, nos mesmos tópicos e ou do(s) governos(s) passado(s).

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669
Eu acompanho o canal do Moon algum tempo, é muito bom. Mas eu vejo com calma, toda vez que eu vejo um vídeo dele, bate uma deprê. :karrepio

É muito bom mesmo, mas eu acho que esse foi o melhor vídeo que ele já fez... Apesar de terem outros excelentes.

Tem esse outro de um cara que faz ótimos vídeos sobre games num outro canal: https://www.youtube.com/@KnowsBestNever
Muito bom também, tem abordado assuntos diversos da sociedade atual. Recomendo o sobre distopia da beleza.

doutordoom

Lenda da internet
Reações
27.966
Pontos
1.954
Triste fim, pelo jeito ninguém teve paciência de ver, apesar do vídeo ser extremamente bem editado e relevante. Povo só quer saber de falar mal das mesmas coisas, nos mesmos tópicos e ou do(s) governos(s) passado(s).

Vídeo grande em era de Tik Tok. Agora você sabe como me sinto com meus wall texts lidos por quase ninguém. ;-(

Eu não tive tempo de ver ainda. Mas pra quem conseguiu ver um podcast de 10 horas, isso daí é fichinha .

pescadorparrudo

Lenda da internet
Reações
33.082
Pontos
1.654
Eu acho difícil fazer essas avaliações, pq no fim das contas somos "sujeitos do nosso tempo", então não conseguimos olhar com telescópio pra nossa época. No máximo com óculos.

Por exemplo: se formos conversar sobre virtude, muito provavelmente vamos concluir que no início do século XX as pessoas eram mais virtuosas.

Mas essa mesma cultura gerou duas guerras mundias e outros absurdos insanos.

Então parece complicado considerar essa uma época de virtude.

Sem dúvida estamos vivendo uma ascensão brutal do narcisismo e do imediatismo de diversos tipos.

Mas na soma geral, ainda vejo que nossa vida e sociedade estão muito melhores. Só que os problemas são outros.

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669
Eu acho difícil fazer essas avaliações, pq no fim das contas somos "sujeitos do nosso tempo", então não conseguimos olhar com telescópio pra nossa época. No máximo com óculos.

Por exemplo: se formos conversar sobre virtude, muito provavelmente vamos concluir que no início do século XX as pessoas eram mais virtuosas.

Mas essa mesma cultura gerou duas guerras mundias e outros absurdos insanos.

Então parece complicado considerar essa uma época de virtude.

Sem dúvida estamos vivendo uma ascensão brutal do narcisismo e do imediatismo de diversos tipos.

Mas na soma geral, ainda vejo que nossa vida e sociedade estão muito melhores. Só que os problemas são outros.

Concordo, mas minha análise não era do ponto de vista moral. Acredito que moralmente estamos melhores, mesmo que apenas ligeiramente... Não acho que o fim das guerras mundiais deve-se aos seres humanos terem evoluído e sim por conta da existência de bombas atômicas. As guerras e genocídios continuaram existindo, só que contra nações sem esse poderio.

Eu quis dizer que IA será o fim das virtudes práticas das atividades humanas.

1688136252865.png

Talvez seja um uso meio incomum da palavra, mas não encontrei outra melhor.

E com o fim dessas virtudes resta o que já inunda a mente de pessoas sem rumo: hedonismo. Talvez o extremo narcisismo que vc mencionou seja um reflexo não apenas das redes sociais, mas também dessa "falta do que fazer". Quando a beleza é tão mais cultuada ao invés de outras virtudes, acredito ser um processo natural a busca incessante por ser mais belo, parece ser um processo que se retroalimenta.

Sobre nossa vida e sociedade estarem melhores, acredito que sim, principalmente do ponto de vista do conforto nos países que não estão na extrema miséria. A medicina está melhor e portanto as pessoas vivem mais e com mais qualidade de vida, os trabalhos atuais em sua maioria cobram menos do corpo, mas psicologicamente tudo indica que estamos cada vez piores, menos satisfeitos, mais infelizes e solitários, apesar de toda conexão existente e tentando preencher esses vazios com consumismo...

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Reações
128.608
Pontos
1.353
desde que o manolo drogado la escreveu o Apocalipse biblico, estavamos vivendo o apocalipse todos os anos.

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Reações
128.608
Pontos
1.353
Não entendi.

O video da a entender que estamos vivendo "1984", ainda ta muito longe do livro, se estivessemos vivendo algo minimamente perto do descrito no livro, nem estariamos aqui agora postando na OS.
Assim como estamos vivendo o apocalipse biblico desde que ele foi escrito. Toda década vai ter alguma coisa que da pra associar a aquelas viagens e sempre vai ter algum grupo que vai perceber isso, e vai começar alardear que o mundo ta pra acabar.
É natural do ser humano traçar paralelos por mais absurdos que seja.

Sinceramente usar esse livro pra falar sobre qualquer problema social atual é o mesmo que chamar de nazista qualquer pessoa do espectro politico que não seja o seu próprio, é um exagero que faz o argumento ter menos força.

A busca da humanidade por tecnologias que diminuam o próprio esforço vem desde quando? desde que o humano aprendeu a amarrar uma pedra em um galho e jogar em outro animal? Será que antes disso, os humanos ja sabiam fazer tijela pra beber agua?

A unica diferença da nossa era pra aquela é que vivemos na pós revolução industrial, que acabou dando mais tempo para mais pessoas "inventarem coisas". E de algumas décadas pra ca, parte desse processo intelectual pode ser feito por computadores.
Só.
E pior que esse tipo de deslocamento pra esforço intelectual vem desde muito tempo. No passado "a gente" usava abaco pra fazer conta de matematica, a própria escrita é uma tecnologia que foi inventada pra diminuir esforço intelectual, etc, etc etc.

Guerra cultural e toda essas birocas também sempre existiram,
Homo sapien sumiram com os outros hominideos.
Cultura ocidental vs oriental desde as guerras médicas até os dias atuais.
Tretas entre germanicos e romanos.
Guerra Fria, e por ai vai.

Talvez a diferença é que hoje, "a gente" faça isso sentado na frente de um pc ou na tela de um celular enquanto caga. Ao invés de pegar em armas e ir la matar a inimizade. E esse mérito também vem com uma desvantagem, que assim como nós temos "o poder" de "brigar culturamente sem fazer porra nenhuma", outras pessoas tem o mesmo poder de querer forçar suas próprias verdades pra cima da gente.

Enfim, é a minha opinião a respeito. De que nada do que ta acontecendo hoje, ja acontece desde que os humanos existem.

Ultima Edição:

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669
O video da a entender que estamos vivendo "1984", ainda ta muito longe do livro, se estivessemos vivendo algo minimamente perto do descrito no livro, nem estariamos aqui agora postando na OS.
Assim como estamos vivendo o apocalipse biblico desde que ele foi escrito. Toda década vai ter alguma coisa que da pra associar a aquelas viagens e sempre vai ter algum grupo que vai perceber isso, e vai começar alardear que o mundo ta pra acabar.
É natural do ser humano traçar paralelos por mais absurdos que seja.

Você realmente viu o vídeo? Ele não da a entender que estamos vivendo 1984, mas traça os paralelos atuais e indica onde as semelhanças acabam, o que não foi previsto pelo autor e está acontecendo na nossa sociedade, etc.

Nesses paralelos, com certeza estamos vivendo o mais próximo que já estivemos dessa distopia, com grandes corporações em conluiou com o governo monitorando todas as nossas atividades e tecendo as narrativas, censurando o que acha impróprio, algo que antes nunca foi possível.

Sinceramente usar esse livro pra falar sobre qualquer problema social atual é o mesmo que chamar de nazista qualquer pessoa do espectro politico que não seja o seu próprio, é um exagero que faz o argumento ter menos força.

Putz, nada a ver. Não é um exagero pois não é dito que estamos vivendo essa exata distopia, e sim que existem muitas semelhanças entre o que acontece no livro e nossa realidade.

A busca da humanidade por tecnologias que diminuam o próprio esforço vem desde quando? desde que o humano aprendeu a amarrar uma pedra em um galho e jogar em outro animal? Será que antes disso, os humanos ja sabiam fazer tijela pra beber agua?

A unica diferença da nossa era pra aquela é que vivemos na pós revolução industrial, que acabou dando mais tempo para mais pessoas "inventarem coisas". E de algumas décadas pra ca, parte desse processo intelectual pode ser feito por computadores.
Só.
E pior que esse tipo de deslocamento pra esforço intelectual vem desde muito tempo. No passado "a gente" usava abaco pra fazer conta de matematica, a própria escrita é uma tecnologia que foi inventada pra diminuir esforço intelectual, etc, etc etc.

Você está fazendo uma falsa simetria das mudanças que ocorreram na humanidade conforme certos limiares foram sendo alcançados. A forma que nossa sociedade se organiza mudou MUITO com a revolução industrial, então é simplesmente falso dizer que nada nunca muda. Os humanos são os mesmos, mas somos seres que não são movidos apenas por instintos biológicos, a cultura afeta todos os aspectos da nossa vida.

E outra, a inovação tecnológica sempre ter existido não muda o fato de que estamos prestes a criar uma ferramenta que atua sozinha. Nunca antes na história da humanidade os humanos ficaram tão próximos de não terem um propósito num curto espaço de tempo. Não sabemos ainda as consequências dessa futura realocação que está prestes a ocorrer, mas já sabemos que a geração atual está cada vez mais insatisfeita com sua falta de propósito.

Guerra cultural e toda essas birocas também sempre existiram,
Homo sapien sumiram com os outros hominideos.
Cultura ocidental vs oriental desde as guerras médicas até os dias atuais.
Tretas entre germanicos e romanos.
Guerra Fria, e por ai vai.

Mais uma vez vc esta fazendo uma falsa simetria entre conflitos e mudanças culturais. Sim, a violência e guerra parecem ser inerente da humanidade, a vontade de acumular poder, se organizar hierarquicamente e ter medo de quem é diferente. Isso é biológico.

Só que está desconsiderando que não existia internet e nem globalização. Não existiam poucas grandes corporações que detém toda a comunicação de boa parte da população mundial, não existia monitoramento em massa. A mudança que vêm ocorrendo na última década é profunda e já pode ser observada e estudada. Não conseguimos compreender ainda o que vai acontecer quando IA se unir a esse pacote, mas da pra especular.

Talvez a diferença é que hoje, "a gente" faça isso sentado na frente de um pc ou na tela de um celular enquanto caga. Ao invés de pegar em armas e ir la matar a inimizade. E esse mérito também vem com uma desvantagem, que assim como nós temos "o poder" de "brigar culturamente sem fazer porra nenhuma", outras pessoas tem o mesmo poder de querer forçar suas próprias verdades pra cima da gente.

Sim, isso é um grande fator da era digital e também algo nunca antes visto. Grupos tem poder de mudar coisas do outro lado do mundo atualmente, sem sair de casa.

Enfim, é a minha opinião a respeito. De que nada do que ta acontecendo hoje, ja acontece desde que os humanos existem.

Sua ideia cai por terra se parar pra pensar que a internet mudou completamente a humanidade. Biologicamente temos os mesmos anseios do passado, mas nossa forma de agir como sociedade tem mudado drasticamente. O poder de tanta informação na mão de poucos, e esses poucos cada vez mais poderosos, também muda completamente a forma que esse poder é exercido sobre nossas cabeças.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.567
Pontos
803
Concordo, mas minha análise não era do ponto de vista moral. Acredito que moralmente estamos melhores, mesmo que apenas ligeiramente... Não acho que o fim das guerras mundiais deve-se aos seres humanos terem evoluído e sim por conta da existência de bombas atômicas. As guerras e genocídios continuaram existindo, só que contra nações sem esse poderio.

E com o fim dessas virtudes resta o que já inunda a mente de pessoas sem rumo: hedonismo. Talvez o extremo narcisismo que vc mencionou seja um reflexo não apenas das redes sociais, mas também dessa "falta do que fazer". Quando a beleza é tão mais cultuada ao invés de outras virtudes, acredito ser um processo natural a busca incessante por ser mais belo, parece ser um processo que se retroalimenta.

Sobre nossa vida e sociedade estarem melhores, acredito que sim, principalmente do ponto de vista do conforto nos países que não estão na extrema miséria. A medicina está melhor e portanto as pessoas vivem mais e com mais qualidade de vida, os trabalhos atuais em sua maioria cobram menos do corpo, mas psicologicamente tudo indica que estamos cada vez piores, menos satisfeitos, mais infelizes e solitários, apesar de toda conexão existente e tentando preencher esses vazios com consumismo...
Tópico meio sem sentido, se moralmente estamos melhores porque um hipotético hedonismo preocupa, não tem nexo

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.567
Pontos
803
desde que o manolo drogado la escreveu o Apocalipse biblico, estavamos vivendo o apocalipse todos os anos.
por sinal se cumpriu quando foi escrito (se cumpriu é modo de dizer pois não tinha nada pra cumprir ) mas aos poderosos manter o ser humano no binômio ansiedade e medo funciona para as elites desde de sempre.

Vinicam

Lenda da internet
Reações
26.367
Pontos
1.669

Ligeiramente melhores no aspecto moral do que há 100 anos atrás, mas em decadência. Não acho que seja hipotético, esta acontecendo.

Isso é, religião sempre foi uma ferramenta de controle social também.

Mr. Robot

Bam-bam-bam
Reações
4.183
Pontos
353
Eu não gosto desse Moon.
Vi uns dois vídeos dele, achei legal e me inscrevi no canal, porém com o tempo percebi que ele gosta mesmo é de dar lição de moral, ser dono da verdade, então bati em retirada.
Depois vou dar uma olhada nesse.
Porém não vejo problema algum na busca pelo prazer, desde que não seja as custas da desgraça alheia.

100 FISTS

Mil pontos, LOL!
Reações
65.564
Pontos
1.253
VIDEO MUITO BOM PARA REFLETIR

NAO PRECISA CONCORDAR COM TUDO SOBRE

Uma das questoes do video é : quem está por trás dos governos ?

Mas a informação de hoje assusta muito os governantes. É só observar que a maioria quer censurar as informações alegando democracia.

velhopilantra

Bam-bam-bam
Reações
17.211
Pontos
453
Muito interessante o vídeo, ainda bem que uparam o topico.

Muita informação e referencias atuais para digerir, só que como toda discussão sobre o tema eles sempre ignoraram um aspecto importante, alguém mais inteligente que todos nós la em cima esta no controle da situação, é só isso que me faz dormir tranquilo não importa o quao ruim esteja o mundo e as pessoas.

doutordoom

Lenda da internet
Reações
27.966
Pontos
1.954
Trazendo um resumo para ajudar na discussão:

Este vídeo do canal Moon, intitulado "1984 Tried To Warn You" (1984 Tentou Avisar Você), faz uma análise profunda da obra prima de George Orwell, 1984, e traça paralelos diretos com a sociedade moderna.
Abaixo estão os pontos principais abordados no vídeo:

1. O Controle da Realidade e Informação​

• O vídeo explica o conceito de "Social Ingsoc" e como o partido controla cada aspecto da vida ditando a informação [00:53].
  • Ministério da Verdade: O trabalho de Winston Smith é reescrever o passado para que ele sempre reflita a narrativa atual do governo [02:02].
  • Duplo Pensamento (Doublethink): A capacidade de acreditar em dois fatos contraditórios simultaneamente, como acreditar que o partido é um bastião da democracia enquanto a democracia é impossível [02:46].

2. Paralelos Modernos​

• Censura e Cancelamento: O autor compara a prática de "despersonificação" (remover pessoas da história) com o cancelamento moderno em redes sociais e a influência de agências de inteligência em plataformas como o Twitter [08:09].
  • Crédito Social: Menção ao sistema de crédito social da China, que pune ou recompensa cidadãos com base em seu comportamento e lealdade ao governo [08:33].
  • Fórum Econômico Mundial (WEF): O vídeo critica agendas como o "Great Reset", argumentando que as elites buscam um controle centralizado onde a população "não terá nada e será feliz" [15:28].

3. O "Habitus" e a Indústria do Prazer​

• Habitus: Um conceito sociológico sobre como o ambiente e as interações moldam nossa visão de mundo. O vídeo argumenta que o nosso "habitus" moderno foi envenenado por consumismo e hedonismo [04:10].
  • Tecnologia como Droga: Aplicativos como TikTok e YouTube Shorts são descritos como ferramentas que exploram receptores de dopamina para manter as pessoas em um estado de "apatia flácida" e isolamento [19:52].

4. Soluções e Filosofia​

• O Livro de Jó: O narrador utiliza a história bíblica de Jó para discutir o sofrimento e a consciência. Ele sugere que a solução para a tirania não é apenas o autoaperfeiçoamento superficial, mas o aumento da consciência individual [42:03].
  • Individualismo: O vídeo termina com um apelo para que as pessoas confiem em sua intuição, rejeitem narrativas culturais impostas e retomem o controle de suas mentes para evitar se tornarem apenas "peças em uma máquina indiferente" [48:02].

COMENTÁRIOS:

Tenho que concordar com a maioria das conclusões. Mas devo dizer que o hedonismo não é uma característica da era atual, mas de fato hoje ele se torna uma ferramenta poderosa para o consumismo e o estado de entorpecimento total que boa parte das pessoas vive. Todavia, como cristão, não acredito que nenhum tipo de intuição, valores individuais ou qualquer coisa paralela a isso vá despertar nas pessoas uma consciência individual. Ou seja, não acredito que nenhuma característica humana consiga nos livrar da situação atual. Só por meio do evangelho vejo solução pra isso.

Dr David Martin

Supra-sumo
Reações
1.555
Pontos
158
Não vi o vídeo, mas a postagem do autor do tópico condiz com a realidade. O livro 1984 foi inspirado nos regimes totalitários comunista/socialista, com destaque para o stalinismo soviético. Nele, o Estado exerce controle total por meio da força, substitui a verdade pela propaganda, impõe vigilância constante, reescreve a história e promove o culto ao líder.

1984 foi publicado em 1949, após a Segunda Guerra. Um livro anterior que previu mais precisão, certos aspectos do mundo moderno foi que o criador do tópico tenta colocar foi Brave New World, publicado em 1932.

Em Brave New World, há a previsão de uma sociedade dominada por uma ditadura cientificista, materialista e utilitarista, na qual o maior bem é definido como a felicidade sensorial do maior número de pessoas. Diferentemente de 1984, onde a opressão ocorre pela força e pela brutalidade, aqui o controle se dá por meio do prazer e da satisfação artificial.

A sociedade é mantida dócil através do Soma, uma droga alucinógena que elimina qualquer desejo de revolta ao proporcionar felicidade química e imediata. As pessoas são escravas e não se importam, pois o prazer imediato é a única coisa que importa. A ciência é rigidamente controlada, sendo permitida apenas quando útil aos tecnocratas. A verdadeira ciência e a arte são consideradas perigosas, pois podem despertar senso crítico e autonomia intelectual.

O Estado também incentiva a sexualidade desde a infância como forma de destruir a estrutura familiar tradicional e o conceito de amor exclusivo. Todos pertencem a todos é o lema que impede vínculos emocionais profundos e individualizados.

Além disso, o passado é deliberadamente apagado. A ideia é de que a história é lixo e o desinteresse pelo conhecimento histórico impede comparações com outras épocas.

No campo cultural, o entretenimento é puramente sensorial. Os filmes são chamados de “feelies”, produções focadas apenas em estímulos físicos e sensoriais, sem profundidade intelectual ou reflexão crítica.

Topo Fundo