O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[não acabou....mas sera que tem que acabar?] desmilitarização da policia

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
ressuscitando uma discussão de 2016,que ja foi muito mainstream. afinal,desmilitarizar a pm e bom ou e ruim? eu não falo de nenhuma proposta de lei especifica(como tem a pec 51 eu acho que e sobre o tema) mas em um sentido amplo

dissertem o tema amigos
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eu acho que deveria haver uma reformulação completa da polícia no Brasil. Pois o que temos é dois corpos desencontrados (civil e militar), cheio de funções sobrepostas.

Mas, se passa pela militarização ou não, não sei. Eu sei que a maioria da PM é a favor. Mas tem que ver o interesse público.

Acho que uma certa parte da tropa passar por treinamento militar pesado (querendo, claro) é necessário. Mas não sei se toda a tropa, e seguir toda essa hierarquia militar, etc. É algo que deve ser analisado.
 


Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.372
Pontos
503
Um lado positivo da desmilitarização da polícia ostensiva, seria a menor ingerência do governador do Estado e a adoção do direito de greve [em tese].

O lado negativo seria algo como aconteceu no ES em 2017, durante a - ilegal - greve da PM.

Desmilitarizar por si só não resolve o problema da segurança pública, não sem melhorar a legislação, o aparato da perícia e a condução dos inquéritos.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
po mas na real desmilitarizar nao tem nada haver com desarmar a policia
Última vez que fui na delegacia da polícia civil fazer um BO não havia expediente(!), era uma sexta feira, não era feriado nem nada, e o atendimento ao público só voltaria na QUARTA FEIRA(!). É isso que você quer? Pedir pela PM e ouvir um "estamos de greve" ou "resolvemos ir para a praia nesse feriadão, voltaremos a correr atrás de bandidos somente na semana que vem, enquanto isso se vire aí DESARMADO". Militarização é um "mal necessário". Desmilitarizar é basicamente dar um monte de direito de funça sem nenhuma contrapartida. Claro, tem de haver mais integração entre as duas, mas acho inviável desmilitarizar no Brasil.
 

Stive_38

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.639
Reações
4.066
Pontos
944
Um lado positivo da desmilitarização da polícia ostensiva, seria a menor ingerência do governador do Estado e a adoção do direito de greve [em tese].

O lado negativo seria algo como aconteceu no ES em 2017, durante a - ilegal - greve da PM.

Desmilitarizar por si só não resolve o problema da segurança pública, não sem melhorar a legislação, o aparato da perícia e a condução dos inquéritos.
Polícia ostensiva não tem que ter direito à greve.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
O Supremo Tribunal Federal proibiu greve a todos os servidores de segurança, mmilitares ou não
 

Robson Vieira

Supra-sumo
Mensagens
637
Reações
552
Pontos
154
O livro Como Nascem os Monstros, do Ex-Soldado PM Rodrigo Nogueira, apresenta um vício que até foi apresentado (superficialmente) em Tropa de Elite, em especial quanto ao Rio de Janeiro, que dispõe de natureza única da criminalidade no Brasil. A estrutura militar fortalece um modelo de grande predomínio de parte dos comandantes de batalhão sobre suas áreas, no que concerne ao controle de ganhos oriundos de atividades ilícitas, especialmente as "áreas cinzentas", como jogo do bicho, clínicas de aborto, "contribuição de segurança" de comerciantes e outras. Aliás, fica a recomendação de leitura.

Outros bons pontos já foram bem apresentados pelos foristas @Baralho e @Gattuso. Além disso, restaria a desmistificação da sinonímia entre os termos desmilitarização e desarmamento, frequentemente vistos. Dando o exemplo rápido dos EUA (pode não ser o melhor, claro), em que apesar de termos os policiais ostensivos devidamente uniformizados e até mesmo o uso de patentes como nomenclaturas acima de detetive (sargento, tenente, capitão), os demais membros são "apaisanados", o que não significa que estão desarmados ou mesmo do contrário, não usem dos uniformes regimentais conforme seu posto, quando da ocasião de cerimônias diversas.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.372
Pontos
503
O direito de greve por não existir, para o Direito Militar, termina por não ser regulamentado.

Então quando há paralisação, ilegal claro, essa também é feita a revelia, cf a vontade de barganha do sindicato.

Polícia ostensiva não tem que ter direito à greve.
De funça vagabundo esse país já tá cheio.

Por isso citei o lado negativo.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.197
Pontos
1.154
Pese que o discurso pela desmilitarização parte da esquerda no intuito de sindicalizar as polícias e manter seu controle paralelo ao comando oficial.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
Pese que o discurso pela desmilitarização parte da esquerda no intuito de sindicalizar as polícias e manter seu controle paralelo ao comando oficial.
É o maior sonho da esquerda.

Como militar não pode se sindicalizar, estão quase que imunes a esse tipo de controle.
 

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Se você/alguém acha que da para subir o morro com flores na mão, e tem solução para cenas como abaixo, porque não ?


https://g1.globo.com/am/amazonas/no...a-casa-loterica-na-zona-leste-de-manaus.ghtml
O que isso tem haver cara? Políciais americanos andam de Glock e AR 15 nas viaturas...


Num cenário ideal, não vejo problema em polícia desmilitarizada. É assim que acontece nos países de primeiro mundo, como nos EUA.
Mas o interesse da esquerda nessa desmilitarização é muito estranho, deve ter algo por trás disso, e nessa situação que vivemos, tudo deve ser analisado com cautela, pois vivemos em uma situação política muito complicada.

Muitos acham que desmilitarizar uma polícia ostensiva é algo que vai acabar com a hierarquia e com a disciplina, e comparam com a polícia civil... mas não é bem assim. Um polícia ostensiva sempre vai ter uma aspecto mais militarizado na sua hierarquia e conduta, mesmo que não seja militar, mas o trabalho ostensiva nas ruas é o mesmo...

Vejam esse vídeo, recrutas da polícia de los angeles...
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.850
Reações
70.280
Pontos
1.279
A PM é uma quimio agressiva combatento um câncer generalizado.

Qnd esse cancer começar a regredir, ai podemos pensar em outros tratamentos.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Militar não quer dizer andar fardado, nem marchar, nem prestar continência. Isso as Guardas Municipais das regiões metropolitanas já estão fazendo, embora sejam civis.

Militar é tão somente a condição jurídica do indivíduo em que são restringidos alguns direitos e garantias individuais em prol de uma suposta maior eficiência e garantia de obediência ao Estado (lato sensu).

Diante disso, minha opinião:

1. Com a desmilitarização haveria um imediato aumento dos custos financeiros para manter a polícia ostensiva, visto que atualmente em muitos Estados os policiais militares fazem mais do que a carga horária e não recebem hora-extra. Além disso, vários direitos não lhe são devidos por conta da sua condição jurídica de militares.

2. Risco iminente de greves e politização das polícias, visto que os policiais, principalmente polícia ostensiva, têm um poder imenso de parar e imediatamente a sociedade sentir, dando uma condição altamente vantajosa de barganhar melhores salários e condições de trabalho, mais do que qualquer categoria.

So long
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Pode desmilitarizar! Aliás... acabem com as polícias e invistam pesado em iluminação pública ostensiva e de qualidade, inclusive durante os dias de sol.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
A Outerspace está mudando mesmo.

Há uns 2 ou 3 anos um tópico como esse iria começar a cheirar mortadela estragada em menos de 10 posts.

Só li posts bacanas e opiniões embasadas até agora!

As coisas estão mudando afinal!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.769
Pontos
1.344
1-> Alguns tão confundindo desmilitarização com desarmamento. Uma coisa não tem nada haver com a outra.
2-> Ela não é pra vir só, ela tem que vir com a unificação das policias criando uma instituição completamente nova, sem isso é apenas perfumaria que pouco mudaria.


Militar não quer dizer andar fardado, nem marchar, nem prestar continência. Isso as Guardas Municipais das regiões metropolitanas já estão fazendo, embora sejam civis.

Militar é tão somente a condição jurídica do indivíduo em que são restringidos alguns direitos e garantias individuais em prol de uma suposta maior eficiência e garantia de obediência ao Estado (lato sensu).

Diante disso, minha opinião:

1. Com a desmilitarização haveria um imediato aumento dos custos financeiros para manter a polícia ostensiva, visto que atualmente em muitos Estados os policiais militares fazem mais do que a carga horária e não recebem hora-extra. Além disso, vários direitos não lhe são devidos por conta da sua condição jurídica de militares.

2. Risco iminente de greves e politização das polícias, visto que os policiais, principalmente polícia ostensiva, têm um poder imenso de parar e imediatamente a sociedade sentir, dando uma condição altamente vantajosa de barganhar melhores salários e condições de trabalho, mais do que qualquer categoria.

So long


1-> Nada mais justo que eles recebam por hora extra. E policial tem que evitar hora extra ao máximo pra evitar stress que leva não só a erros como abusos por estar emocionalmente/mentalmente exausto.
A militarização acaba virando bode expiatório pros Estados abusarem dos policiais até o limite e cedendo o minimo possível pra eles.

2-> STF já delibero sobre greves de serviços essenciais. E a militarização não tem impedido greves quando o Estado da 0 fucks pro que os policiais querem. Policias continuariam tendo regras internas que precisariam ser seguidas sob pena de punições que poderiam levar até mesmo a demissão. treinamento e hierarquia.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Pode desmilitarizar! Aliás... acabem com as polícias e invistam pesado em iluminação pública ostensiva e de qualidade, inclusive durante os dias de sol.
Poxa amigo,nao e essa a proposta.policia desmilitarizada nao e fim da policia tampouco com uma policia menos armada

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
E por que não a unificação das polícias transformando em uma única polícia militar que faz o policiamento ostensivo, investiga e faz tudo, com o ciclo completo?

So long
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.030
Pontos
1.674
O que eu nunca entendi é o seguinte:

Porque desmilitarizar? Qual o motivo?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.769
Pontos
1.344
O que eu nunca entendi é o seguinte:

Porque desmilitarizar? Qual o motivo?

O principal motivo seria desvincular as policias das forças armadas.
Ao fazer isso tb não haveria +impedimento legal na CF para unificar a PM e a Policia Civil em uma só policia. (Ae só faltaria por o ciclo completo pra fechar a reforma).

Não faz mto sentido administrativamente falando ter 2 ou mais policias no caso da PM + Civil quando ambas já trabalham com praticamente os mesmos crimes a nível Estadual.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.030
Pontos
1.674
O principal motivo seria desvincular as policias das forças armadas.
Ao fazer isso tb não haveria +impedimento legal na CF para unificar a PM e a Policia Civil em uma só policia. (Ae só faltaria por o ciclo completo pra fechar a reforma).

Não faz mto sentido administrativamente falando ter 2 ou mais policias no caso da PM + Civil quando ambas já trabalham com praticamente os mesmos crimes a nível Estadual.
Mas a pergunta permanece.

E fazer isso para que?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.769
Pontos
1.344
Mas a pergunta permanece.

E fazer isso para que?

Poupar muitos bilhões em administração pública?
Melhorar os direitos trabalhistas dos policiais?
Garantir uma policia que possa patrulhar ostensivamente E investigar?
Impedir o uso da PM no futuro como cabide de emergência do exército?
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.030
Pontos
1.674
Poupar muitos bilhões em administração pública?
Melhorar os direitos trabalhistas dos policiais?
Garantir uma policia que possa patrulhar ostensivamente E investigar?
Impedir o uso da PM no futuro como cabide de emergência do exército?
Impedir polícia como cabide de exército só rindo né.
Na constituição até o corpo de bombeiro é força de reserva(até treinamento do bombeiro treina com arma), porém é mais fácil chuva de vacas.
Teoricamente reservista aqui no brasil é o que não falta, eu e você somos inclusive.
Ta procurando aonde não tem.

Já temos polícia que investiga e uma ostensiva, se você juntar ambas logo após a fusão lá dentro será criado mais especializações sobre uma investigar e outra ser mais ostensiva, então tipo ???


Poupar bilhões a administração? PM hoje é o equivalente a estagiários a empresas. Recebem pouco, menos direitos($) para trabalhar com carga horária maior. Como assim poupar.


Direitos dos polícias, a pergunta é: quais direitos em específico?
Greve? Não pode nem se desmilitarizar. E a militarização tem impedido greves sim, não é porque você ve casos raros que não tem impedimento. Considerando a quantidade separada de batalhões poderiamos ter no mínimo 200 greves anuais espalhadas se fosse assim. O estado da 0 fucks em vários estados e continuam sem greve. O exemplo de 1, 2 ou 3 estados não muda a situação dos outros 23.

É o mesmo você ve um tiro de morteiro passar e logo por isso acha que os anti-morteiros(exemplo qualquer) não fazem nada por isso, sendo que bloquearam uns 500 tiros antes desse 1 passar





Afiliação partidária e sindicalizar? Não me parece uma ideia muito inteligente pegar o poderio armado do brasil de segurança pública e poder de barganha GIGANTESCO e dar afiliação partidária e sindicalização.


As 4 perguntas tão se contradizendo, é mais direitos trabalhista(-$$$$) e bem melhores condições(-$$) x poupar
Ter medo de cabine do exército(situação mais difícil existente na face da terra) x não ter medo de toda a segurança pública com poder de barganha enorme pegar afiliação partidária e sindicalização.



Então a pergunta permanece, querem desmilitarizar a PM para que exatamente?
Porque quando eu vejo que a proposta disso sai de um cara chamado linderberg do PT(saiu dele do senado a proposta) e querendo dar direito aos polícias de sindicalizar e afiliar partidariamente a pedido de um partido feito a base de sindicatos, é no mínimo algo a se pensar.

Se a questão é "humanizar e melhores condições" ao PM não tem nada de desmilitarizar nisso, você consegue melhorar 500% mantendo os mesmos principios de hierarquia militar.
Que praça que reclama geralmente reclama por motivos que são solucionados com nada de relação a desmilitarização(condições de trabalho, benefícios, carga horária, etc)
 
Ultima Edição:

Lennox HK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.719
Reações
2.899
Pontos
703
Pessoal, desmilitarizar não significa desarmar nem diminuir o poderio bélico da polícia.
Já temos polícia que investiga e uma ostensiva, se você juntar ambas logo após a fusão lá dentro será criado mais especializações sobre uma investigar e outra ser mais ostensiva, então tipo ???
O ideal seria uma polícia de ciclo completo, isso facilitaria muito o trabalho, pois um policial que trabalha ostensivamente ganha bastante experiencia e poderia usar essa experiencia em investigações, além dos fatores burocráticos para realizar a prisão, mas como as funções de investigação são de outra instituição, a comunicação é prejudicada e a burocracia é maior.
Eu não acho que seja realmente necessário unir a PC e PM, basta usar o exemplo dos Carabineiros do Chile, que é uma polícia militarizada do Chile que atua no policiamento ostensivo e também no investigativo, mesmo assim, no Chile também existe uma polícia investigativa civil.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo