Existe um RPG (detalhe, japonês) chamado Metal Saga, ruinzinho mas tem uma particularidade em relação a isso aí: começa o jogo e com no máximo 20min você pode insistir em não querer seguir os passos de aventura de se seu pai, então o jogo ativa o primeiro final, que é o narrador explicando que o protagonista teve uma vida chata e morreu de velhice.
Que basicamente uma forma de dizer que é bizarro pagar por algo que não vai usar, alguns games da Ubi também tem isso e soam mais como zoação do que uma emulação de RPG de mesa (e, mesmo nesses, boas aventuras são sempre baseadas em motivações, ninguém faz guerreiro para negar a ir se aventurar e virar padeiro)
Games são programados, então, por natureza, nenhuma decisão tomada pode inviabilizar o jogo ou criar sequencias narrativas completamente distintas, um vez que decisões do tipo são como galhos que levam a cada vez mais bifurcações, o que geraria um game de orçamento de centenas de milhões de dólares, mas com menos de 10 horas de duração.
Alguns games tentaram seguir um caminho neste estilo, como Witcher 2 onde o segundo capítulo é totalmente diferente dependendo de uma decisão que se toma, mas neste caso a sensação de jogo capado é maior que a sensação de liberdade e a própria CD Projekt voltou atrás nesta estratégia.
Então onde é que entra a "liberdade" nesta história? Na narrativa, se você compra a história do jogo, simples linhas de diálogo ou mortes (por mais irrelevantes que sejam na mecânica do jogo) tem impacto porque afetam sua visão de mundo. Se você chega em uma vila e todo mundo tem medo ou se todo mundo te idolatra pode ter pouca diferença prática (a vila é a mesma, os NPCs os mesmos e provavelmente as quests também), mas para quem está imerso faz toda a diferença, especialmente por isso ser consequência do que você decidiu.
Fazer o contrário é tipo pular partes de um livro porque você não gostou de um ou outro plot, é basicamente deixar de tirar proveito daquilo que o produto lhe entrega de melhor. Se não acha que é relevante, o melhor é ir jogar outra coisa.