O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Não era como imaginavam - Brasileiros pedem para voltar de Portugal

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.890
Reações
27.912
Pontos
1.444
Link:
https://noticias.uol.com.br/interna...-portugal-emigrar-salario-seguranca-visto.htm

Bom às vezes a gente cansa de falar mas tem gente que não aprende. Se quer ser empregado, tem que ter pé no chão e procurar trabalho qualificado, ter toda condição documental para trabalhar em outro país, tem que ir com dinheiro para suportar um tempo, etc.
Portugal é um belo país para se morar, principalmente para quem tem muita grana para injetar na economia. Se está na m**** aqui, ir para lá e em muitos casos, qualquer outro país, não vai te tirar da m****.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Vamos observa se isso vai aumentar nos próximos meses.

Creio que sim.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
acham q so por estar na europa o pais vai ser uma suiça ou algo assim. ledo engano.
 

Black Ice

Habitué da casa
Mensagens
112
Reações
404
Pontos
88
É complicado, pois Portugal não está bom nem para os portugueses há bastante tempo. Se o desemprego está grande para a população local, imagina para os imigrantes. E na Europa eles têm medidas protecionistas que favorecem os membros da comunidade europeia em detrimento de cidadãos de outros lugares. Se a pessoa não tem cidadania nem é casada com alguém de lá, é extremamente difícil conseguir um emprego qualificado, pois o patrão tem que justificar essa contratação alegando que não conseguiu encontrar ninguém na UE inteira que pudesse ocupar o seu cargo. Parece que somente os profissionais de TI (e de algumas poucas áreas com escassez de pessoal) têm encontrado empregos mais facilmente na Europa, independente da nacionalidade.
 

esilvap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.467
Reações
3.139
Pontos
979
Mas mas mas lá não é o paraíso segundo alguns aqui? Cara isso só pode ser fake news!!
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.758
Reações
92.911
Pontos
1.353
É só sair falando Allahuh Akbar que ganha dinheiro do governo, moradia e passe pra cometer crimes.
 


toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Galera de Portugal toda vindo procurar emprego pros lados daqui e os hue indo pra lá..?
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.713
Reações
18.435
Pontos
703
É complicado, pois Portugal não está bom nem para os portugueses há bastante tempo. Se o desemprego está grande para a população local, imagina para os imigrantes. E na Europa eles têm medidas protecionistas que favorecem os membros da comunidade europeia em detrimento de cidadãos de outros lugares. Se a pessoa não tem cidadania nem é casada com alguém de lá, é extremamente difícil conseguir um emprego qualificado, pois o patrão tem que justificar essa contratação alegando que não conseguiu encontrar ninguém na UE inteira que pudesse ocupar o seu cargo. Parece que somente os profissionais de TI (e de algumas poucas áreas com escassez de pessoal) têm encontrado empregos mais facilmente na Europa, independente da nacionalidade.

É justamente por esse motivo que eu estou fazendo a documentação necessária para obter a minha cidadania alemã. Nunca iria para um país da Europa sendo um imigrante. Tenho a plena consciência de que não viverei uma vida de luxo, conforto e realizações. Mas como um cidadão europeu, torna-se tudo um pouco mais fácil.
 

Seven One

Veterano
Mensagens
322
Reações
666
Pontos
128
Tem muito brasileiro iludido achando que os salários de Portugal são altos iguais aos EUA. Vão quebrar a cara lá. Engenheiro lá ganha limpo no máximo 1500 por mes. Fora o custo de vida que aumentou bastante nos últimos meses. Pra quem quer ir para Europa, é melhor ir para Alemanha, onde tem empregos com bons salários e boas condições de trabalho.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.894
Reações
95.019
Pontos
2.179
Também acho que Europa é pra quem já é rico aqui e só quer melhor qualidade de vida (ou fugir da loucura). Ir lá para disputar a corrida dos ratos com os nativos é muito arriscado.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Bom às vezes a gente cansa de falar mas tem gente que não aprende. Se quer ser empregado, tem que ter pé no chão e procurar trabalho qualificado, ter toda condição documental para trabalhar em outro país, tem que ir com dinheiro para suportar um tempo, etc.

Pois é. Pode ter certeza que 90% dos que emigram pra Portugal são pés de barro que não tem onde cairem mortos, sem um puto no bolso, sem escolaridade, sem sequer falar Português direito e com família junto.

Conheço um caso assim de perto um conhecido vendeu tudo e foi com esposa e filhos pra Portugal. Gastou tudo que tinha (o que não era muito com Real desvalorizado) e teve que voltar mais pobre e sem nada, não conseguiu emprego.

Enfim, acho é pouco.

Tem muito brasileiro iludido achando que os salários de Portugal são altos iguais aos EUA.

Portugueses estão justamente emigrando pros EUA e Canadá, o salário em Portugal é menos de 600 Euros. Os mais jovens e/ou qualificados. Só quem fica lá são os velhos pais e avós deles.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.764
Pontos
803
eh td questao de ver onde vai trabalhar, pesquisar antes o diferencial e aproveitar a oportunidade

tenho um conhecido q foi pra la e com 1 ano e meio ja estava na legalidade do trabalho dele num restaurante e o tempo todo pesquisando no q fazer pra criar o proprio negocio

ele abriu uma empresa que arruma a parte eletrica e luzes em palco de shows. Deu certo e ja foi contratada a empresa dele pra fazer serviços em paris. Ja ate contratou mais 3 pessoas no ultimo mes. Mas ele ta ralando muito mesmo.

problema eh q nego sai daqui achando q vai trabalhar 5h por dia ganhando 2 mil euros, ai tb ne...
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.299
Reações
65.005
Pontos
2.059
O que mais tem é portuga vivendo na frança, alemanha, reino unido. Se PT fosse um bom lugar eles viveriam lá não?

Esse papo só cola com os BR que acham só pq vão estar na europa a vida deles vai melhorar como num passe de mágica. Gosto muito de PT e tb da Espanha, mas como lugares pra passear, férias. Pra morar e trabalhar aí já são outros 500.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
O que mais tem é portuga vivendo na frança, alemanha, reino unido. Se PT fosse um bom lugar eles viveriam lá não?

Esse papo só cola com os BR que acham só pq vão estar na europa a vida deles vai melhorar como num passe de mágica. Gosto muito de PT e tb da Espanha, mas como lugares pra passear, férias. Pra morar e trabalhar aí já são outros 500.

Amo os dois paises, mas pra minha área Portugal é uma m**** desde sempre e pra Espanha atualmente tá foda também.
Espero que um dia melhore. Adoraria me mudar pra lá.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.299
Reações
65.005
Pontos
2.059
Amo os dois paises, mas pra minha área Portugal é uma m**** desde sempre e pra Espanha atualmente tá foda também.
Espero que um dia melhore. Adoraria me mudar pra lá.
Nem fala bro, na area de TI portugal e espanha não são nada perto de Alemanha, Irlanda, nem tem como comparar.

Mas pelo menos 1x por ano eu gosto de dar um pulo por lá, pegar uma praia, comida boa e barata.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Isso vale para qualquer país de primeiro mundo. Ilegal trabalha para pagar o aluguel e comer e ainda tem que torcer para não ser pego pela imigração.
Ele só é valorizado no grupo da família no whats que não sabe a verdadeira realidade.
 

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
Triste. Era uma das minhas opções pra sair do Bostil ano que vem, principalmente se algum esquerdopata ganhar a eleição.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Triste. Era uma das minhas opções pra sair do Bostil ano que vem, principalmente se algum esquerdopata ganhar a eleição.
Quem é qualificado e vai dentro da lei. Consegue viver de boas.
Não é uma vida de rei mais é melhor que aqui...

Amigo meu foi, ele fala que não tem tanto dinheiro assim, mais já da para viver melhor.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
"Ele foi com uma vaga de lavador de carro"
:klolz:klolz:klolz

Foda. Isso que acontece quando uma pessoa sem noção saí do paz só com um sonho na cabeça. É pedir para fracassar.
 
Ultima Edição:

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
Acho que tem huezeiro fazendo mochilão em Portugal, trabalhando de lavador de pratos e bicos simples e quando quer voltar entra nesse programa e aproveita e pega os 2000 euros falando que vai abrir uma "startup" no Bostil!
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Sem querer rir da desgraça alheia, mas desculpa, se uma pessoa que foi morar em outro país e não tem dinheiro algum NEM PARA COMIDA E MUITO MENOS PARA VOLTAR, ela já saiu daqui completamente errada. Não planejou direito e contava com a sorte. Aconteceria a mesma coisa em qualquer lugar do mundo que ela fosse. Talvez até aqui.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
"Ele foi com uma vaga de lavador de carro"
:klolz:klolz:klolz

Foda. Isso que acontece quando uma pessoa sem noção saí do paz só com um sonho na cabeça. É pedir para fracassar.

Não esquece do boneco de 1 ano e meio para cuidar(que fez com que a mina não trabalhasse e dependesse do marido trabalhando de faxineiro):facepalm:facepalm:facepalm:facepalm
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Se for pra apostar, que seja ao menos em país desenvolvido mesmo, não Portugal, paiseco atrasado, mas que deu duas sortes:
> Localização geográfica, apesar do ditado que a Europa só começa depois dos Pirineus.
> União Européia, que salvou esse país e a Espanha após décadas de ditaduras fascistas.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.766
Reações
80.007
Pontos
1.839
Nada de novo. O homem sempre em busca do santo graal. Nossa burrice é latente.
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
732
Reações
2.075
Pontos
433
2 primos de minha Ex moram lá...foram com trabalho de protético e estão bem, mas claro, são qualificados e e já tinham ondem exercer...
como o user disse acima, o cara já sai daqui metendo o louco, chega lá sem nada, apenas o espirito huebr way of life... não rola !!!
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
24fev2015---pessoas-caminham-no-centro-de-lisboa-em-portugal-1534346161800_615x300.jpg


Após perder o emprego em Pernambuco, o engenheiro civil Daniel (o nome foi alterado a pedido dele), 32, decidiu fazer o mesmo caminho de pelo menos 85 mil brasileiros que, atraídos pelas perspectivas de estabilidade financeira e de segurança, adotaram Portugal como casa. Mas as coisas não saíram como ele imaginava. "Você lê muita coisa por aí e vê tanta gente vindo, que acredita que vai ser fácil. Mas a realidade é diferente", disse ao UOL.

Sem conseguir exercer a profissão e com dificuldades até para comprar comida, Daniel prepara-se para integrar outra estatística, também em expansão: a de brasileiros que pedem ajuda para voltar para o país de origem.

Nos últimos cinco anos, o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (Árvore), ligado à Organização Internacional para Migrações (OIM) e ao governo português, financiou a viagem de volta de 1.639 brasileiros.

Apesar de corresponderem a 20% dos estrangeiros morando em Portugal, os brasileiros respondem por 86% dos pedidos de auxílio para voltar para casa. Após ter o benefício concedido, o imigrante fica impedido de entrar em Portugal por três anos.

Em 2013, no auge da crise econômica portuguesa, registrou-se pico de concessão desse tipo de ajuda para brasileiros: 593 viagens pagas. O número diminuiu nos anos seguintes, mas, de 2017 para cá, mostra tendência de aumento: foram 222 embarques de janeiro a junho de 2018, aproximando-se dos 232 retornos financiados em todo ano passado.

Na reunião da OIM em Lisboa em que a reportagem esteve presente, a maioria dos participantes se recusou a dar entrevista.


funcionaria-da-oim-orienta-passageiros-em-aeroporto-portugues-1534346158206_615x300.jpg


O Brasil redescobre Portugal

O bom momento vivido por Portugal e a crise econômica que se arrasta no Brasil fizeram da terra de Fernando Pessoa uma espécie de Eldorado no imaginário dos brasileiros.

De 2016 para 2017, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras concedeu mais de 4 mil novas autorizações de residência para brasileiros, que já somam mais de 85.426 no país -- a maior comunidade estrangeira (https://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/deutschewelle/2018/06/28/aumenta-numero-de-brasileiros-em- portugal.htm).

O número ainda é menor do que o registrado em 2014, quando a comunidade brasileira passava de 87 mil pessoas, mas chama a atenção pela tendência de crescimento, após anos de retração.

Além disso, estima-se que a população brasileira em Portugal seja ainda maior: há ao menos 2 mil no país com passaporte italiano, contingentes não contabilizados de brasileiros com outros passaportes europeus e ainda os imigrantes ilegais. São pessoas que entraram com visto de turista, válido por 90 dias, e não foram embora, como é o caso de Daniel.

Sem visto de residência, o engenheiro só conseguiu trabalho como entregador de pizza ou vendendo pacotes de TV a cabo de porta em porta. Não tinha salário fixo, só a promessa de receber comissões que nunca chegavam.

"Falta até para comer, que dirá o aluguel. Por isso resolvi procurar o programa [de retorno voluntário]", diz.

Há pouco mais de um ano em Portugal, agora Daniel espera terminar o processo junto à OIM para retornar ao Brasil.


brasileiro-pt-1534364143090_615x880.jpg


Passagem e 2.000 euros para recomeçar a vida

Histórias como as de Daniel são comuns nas reuniões informativas do programa Árvore. A maioria dos participantes são brasileiros - que têm facilidade para entrar na Europa, uma vez que não é preciso tirar visto antes de embarcar.

"Têm-se registrado mais pessoas a pedir apoio após uma estadia curta, motivados pela dificuldade em regularizar a situação, pelo desemprego, ou trabalho precário associado, e consequentes dificuldades de subsistência no país. A grande maioria possuía um nível de escolaridade médio", afirmou Patrícia Cunha, assistente de projeto da OIM Lisboa.

O programa auxilia na regularização de documentos de viagem, dá a passagem de volta e 50 euros (equivalente a R$ 220) para despesas durante a viagem. A iniciativa também ajuda a pessoa, já de volta no seu país de origem, a se inserir no mercado de trabalho, financiando cursos técnicos. É possível também solicitar uma verba de 2.000 euros (R$ 8.700) para iniciar um novo negócio.

"A falta de informação e planejamento é a principal causa para a vulnerabilidade econômica e até psicossocial das pessoas que chegam à OIM. Muitos vêm a Portugal com passagem de volta para uma semana, mas [quando querem voltar ao Brasil] não é possível ou é muito caro reagendar", diz Cunha.

De volta para casa

Vivian e Odirlei Domingues, ambos de 38 anos, já utilizaram o programa. O casal retornou para Mauá (SP), em junho do ano passado.

"Meu marido não conseguiu arrumar emprego fixo e salário bom. Ele foi com uma vaga de lavador de carro e, no futuro, pegaria um contrato para se legalizar", conta Vivian.

Mas o plano não funcionou, e Odirlei, com nível superior e uma carreira de analista financeiro, também trabalhou na limpeza de uma academia. Ainda assim, a conta não fechava.

Vivian também lavou carros e trabalhou como recepcionista, mas parou para cuidar do filho do casal, à época com um ano e meio. Ela diz não se arrepender da experiência, mas desaconselha aqueles que querem tentar a sorte sem os devidos vistos.

"Fui muito explorada por não ter documentos. Hoje dou valor aos mínimos detalhes. No Brasil, tinha emprego, apartamento e família, mas não dava valor. Quando migrei passei muitas privações desnecessárias."


https://noticias.uol.com.br/interna...-portugal-emigrar-salario-seguranca-visto.htm
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
Minha mulher é cidadã portuguesa e de vez em quando fala em ir pra lá. Eu sempre digo pra ter calma, porque não adianta de nada dizer "Vou pra Portugal!" e ir pra um país estrangeiro sem o menor planejamento.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Portugal é uma b*sta. É um Brasil arrumadinho, bem pitoresco, mas longe de ser comparável aos demais países da Europa.

É um bom país pra algum rico excêntrico viver e gastar seus últimos centavos sem pensar em ganhar dinheiro. Agora quem realmente quer trabalhar e precisa fazer dinheiro, que fique longe de lá. Não vale a pena mesmo pra quem tem um bom currículo.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Topo Fundo