O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Não tá fácil pra ninguém NEWS] Diploma de graduação e pós-graduação não é mais garantia de emprego

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.399
Reações
24.258
Pontos
903
Jesus nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, filho de um pedreiro (já falecido) e uma empregada doméstica.

Caramba, alteraram a história mesmo?
 
Ultima Edição:

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.726
Reações
10.818
Pontos
453
Isso que dá escolher profissão porque "dá dinheiro". (falo de advocacia, especialmente)

Muita gente vive nesse mundo de pós graduação, doutorado, mestrado e não se dá conta que ao acabar tudo isso já esta com 30 e tantos anos e nunca trabalhou na vida. Chega na empresa com todos os diplomas pro empregador e este pergunta: o que tu sabe fazer? Eu só estudei na vida. Qual tua experiência? Nenhuma.

Fila do desemprego pra ti, estudioso.

Meu primo fez doutorado e entrou ganhando R$11k, outro R$ 8 k. Tá certo que fizeram muita pesquisa e os caras se interessaram
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
A crise atual é devastadora, empresas fechando a toda hora, 14 milhões de desempregados... Esse é um dos motivos desses tipos se foderem

Outro motivo foi a bolha universitária criada no BRASIL. Muita propaganda sobre colocar o pobre na faculdade para ganhar votos, no fim, serviu só para encher o rabo desses grupos educacionais de dinheiro mesmo. Criar distorções de mercado é com a esquerda mesmo!

exemplo da bolha universitária: dois funcionários meus se meteram a fazer faculdade, um fez até pos graduação há varios anos e o outro faz engenharia. Continuam no chão de fábrica até hoje, e se pá ganhando mais que muito diplomado por aí.

A humildade passou longe dessa geração atual também, não querem começar cedo e atuar em profissões menos prestigiadas, e especificamente por esse motivo, tem mais que se foder mesmo!
Eu comecei a trabalhar bem cedo, com uns 14 anos e fui adquirindo conhecimento e experiência na prática e sou bom no que faço sem ser engenheiro. Aliás, com minha experiência e meu curso técnico dou até risada de alguns projetos dos “engenheiros” novos que me aparecem.
No fim, fiz duas faculdades em outras áreas por gosto pelo estudo mesmo, sem pretensões maiores.
 


AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.896
Reações
20.823
Pontos
453
Eu nem parei pra pensar. Já assinei esses 3 meses. 1 mês já se passou e nada... :ksnif

Também assinei Infojobs por 1 ano e aquele Vagas.com.br por 1 mês tbm.

Eu também já fiz assinatura em alguns desses sites. No total acho que só fui chamado pra 1 entrevista de emprego.
Hoje não faço mais dessas... o cara já anda fudido, sem grana, e ainda tem que ficar pagando pra poder arranjar um job.
Sendo que é uma coisa incerta. Vai pagar, mas não há certeza nenhuma de que vá conseguir algo.

Pior quando também gastei dinheiro em 2 desses RH aí da vida... também só gastei e fui chamado pouquíssimas vezes.

Creio que a melhor coisa é enviar o currículo diretamente para o email das empresas, ou via site (que geralmente tem uma parte para enviar currículo)
Mesmo assim a situação tá tão foda que nem desse jeito está adiantando... fico imaginando os emails das empresas como que não estão, lotados de gente enviando emails com o curriculo.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
eu tenho um experiência até considerável na área, me formei depois de trabalhar muito, ser peão brabo mesmo. Minha condição de vida deu uma melhorada mas o mercado está bem ruim, bem ruim mesmo. To trabalhando mas to fodido, empresa ta sem projeto nenhum.
 

Nhonho_

Bam-bam-bam
Mensagens
191
Reações
544
Pontos
278
Esse aqui acha que a maioria ganha 20k haahahahahahhaahah
Meu filho, a media salaria do brasileiro é 2-3k. Se você ganha mais que isso você é 5-10% de TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA!
Eu sei disso. Não muda o fato que continua sendo pouco.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.245
Reações
22.565
Pontos
1.324
Assinei a Catho por 3 meses, em 2016, e nada, nenhuma resposta. E pra cancelar foi uma m****.


Catho e afins só valem a pena quando economia está bombando no ponto de ter reportagem na tv informando que esta faltando gente para trabalhar, a muitos anos que isso não acontece.

Fora desse panorama, só passa de um lugar aonde gestores canalhas buscam profissionais altamente capacitados e desesperados com filho , devendo prestação de casa etc. Visam pagar pagar bem pouco e se aproveitar desse desespero.

Fujam desses sites, procurem através do Linkdln ou indicações.

Desses só recomendo o vagas.com.br. é gratis e não custa tentar.
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
Off-topic
Um familiar meu é dono de uma rede de mercados. Está com 3 vagas abertas (entregador e almoxarifado) há meses e não consegue efetivar ninguém. Quando alguém se interessa, desiste porque o horário de trabalho é escalonado, vai até 19h e precisa trabalhar 2 domingos por mês, fora o normal de trabalhar de sábado até 19h. Pagamento de todos os direitos trabalhistas. Salário líquido de R$ 1.700,00 reais. A cidade é pequena, interior do RS.

No entanto, o povo prefere o desemprego a trabalhar em horários ruins!

Mentalidade do povo também é um problema.
 

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Bato palmas pra você.
Falta patrões como você no mercado de trabalho, isso sim.
Eu mesmo já passei por 3 entrevistas onde falei que trabalharia por 1 ou até 2 meses sem receber um tostão, tudo pra me testarem e também eu poder ganhar experiência.
Mesmo assim não fui contratado.
O problema é que aqui no Brasil os empresários tem medo da justiça do trabalho. Aí fica mais difícil do empresário aceitar pagar menos que um salário mínimo ou até mesmo não pagar nada (por um tempo) mesmo que a pessoa (no caso eu) esteja disposta.
Velho, c***lho, admiração grande aqui por você sério mesmo! Por mais brasileiros que pensem dessa forma! É realmente uma pena que o mercado esteja uma m**** tão grande que mesmo assim esteja difícil arrumar alguma coisa... Espero de verdade que você consiga arrumar algo logo! Ou então quem sabe, seja a deixa para ir embora do país mesmo...
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.699
Reações
10.851
Pontos
1.479
1. Sou professor de graduação e concordo que diploma serve muito pouco, e cada vez menos. Quando serve, é de universidade top de linha. Aqui em SP por exemplo, acompanho muito o Linkedin, e normalmente as vagas são para egressos ou discentes da USP, FGV, Insper e afins. PORÉM, o diploma é o caminho mais seguro. Não ter diploma pode dar certo, mas é mais arriscado.

2. Outra coisa, sou mestre e doutorando, e isso também não garante vaga. Tem colegas com dificuldades nesse sentido. O que vejo que está contando muito é ter uma graduação em universidade top, experiência internacional de intercâmbio, inglês avançado e comprovado, estudar muito pra entrevista e ter feito estágio na área enquanto estava na faculdade. Esse é o meu conselho pra quem tá entrando no mercado agora ou está estudando. Tem alunos meu que terminaram a faculdade e já foram contratados com salário de R$ 13.000 DE INÍCIO (fizeram estágio e foram contratados como analista júnior, na área de Investment Banking do JP Morgan por ex.). Estou falando da área de negócios/finanças.

3. Existe uma tendência de mudança das relações trabalhistas. Hoje não se trabalha tanto em horário comercial (8 as 18h), nem presencial. E isso vale pro diploma. O diploma conta cada vez menos em áreas CRIATIVAS ou onde as soft skills pesam mais. Claro que pra construir prédio ou pra operar gente segue a necessidade de diploma.

4. O país está num momento atípico e as contrações estão em baixa em qualquer área, então tenham calma por enquanto. Isso é normal do capitalismo. E por isso é importante construir uma reserva financeira, pra aguentar esses momentos.

5. Aproveitem o mês de julho para participarem de programas de summer jobs, onde você "estagia" um mês em uma empresa e isso já ajuda muito no currículo.

Edit: 6. Tô vendo discussão sobre a relevância do diploma, pra engenharia etc. O diploma de engenharia é uma atestado de capacidade de SOLUÇÃO DE PROBLEMA (Por isso é uma das formações mais aceitas nas diversas áreas). Existem pessoas da área de gestão de pessoas que defendem que o diploma seria isso, uma régua do candidato sobre sua capacidade de resolver problemas, que é o dia a dia de uma empresa: um problema atrás do outro.
 
Ultima Edição:

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.245
Reações
22.565
Pontos
1.324
1. Sou professor de graduação e concordo que diploma serve muito pouco, e cada vez menos. Quando serve, é de universidade top de linha. Aqui em SP por exemplo, acompanho muito o Linkedin, e normalmente as vagas são para egressos ou discentes da USP, FGV, Insper e afins. PORÉM, o diploma é o caminho mais seguro. Não ter diploma pode dar certo, mas é mais arriscado.

2. Outra coisa, sou mestre e doutorando, e isso também não garante vaga. Tem colegas com dificuldades nesse sentido. O que vejo que está contando muito é ter uma graduação em universidade top, experiência internacional de intercâmbio, inglês avançado e comprovado, estudar muito pra entrevista e ter feito estágio na área enquanto estava na faculdade. Esse é o meu conselho pra quem tá entrando no mercado agora ou está estudando. Tem alunos meu que terminaram a faculdade e já foram contratados com salário de R$ 13.000 DE INÍCIO (fizeram estágio e foram contratados como analista júnior, na área de Investment Banking do JP Morgan por ex.). Estou falando da área de negócios/finanças.

3. Existe uma tendência de mudança das relações trabalhistas. Hoje não se trabalha tanto em horário comercial (8 as 18h), nem presencial. E isso vale pro diploma. O diploma conta cada vez menos em áreas CRIATIVAS ou onde as soft skills pesam mais. Claro que pra construir prédio ou pra operar gente segue a necessidade de diploma.

4. O país está num momento atípico e as contrações estão em baixa em qualquer área, então tenham calma por enquanto. Isso é normal do capitalismo. E por isso é importante construir uma reserva financeira, pra aguentar esses momentos.

5. Aproveitem o mês de julho para participarem de programas de summer jobs, onde você "estagia" um mês em uma empresa e isso já ajuda muito no currículo.

Edit: 6. Tô vendo discussão sobre a relevância do diploma, pra engenharia etc. O diploma de engenharia é uma atestado de capacidade de SOLUÇÃO DE PROBLEMA (Por isso é uma das formações mais aceitas nas diversas áreas). Existem pessoas da área de gestão de pessoas que defendem que o diploma seria isso, uma régua do candidato sobre sua capacidade de resolver problemas, que é o dia a dia de uma empresa: um problema atrás do outro.

Sim o problema que cursos de Inglês são caros e a maioria dos pais não tem como arcar. O cidadão com salários baixos de hoje em dia 1.300/1500 fica difícil de arcar com esse custo. já tendo muita das vezes que pagar a faculdade.

Aí vc me diz, o cidadão pode aprender online. Mas é dificílimo morando na caixa prego e chegando em casa depois da faculdade as 23:30 /00:00.

Realmente estamos chegando num tempo se vc der azar de nascer em família pobre , está quase condenado. será muito difícil sair desse panorama.
 
Ultima Edição:

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.383
Reações
43.997
Pontos
1.339
Mas nunca foi. Talvez 40 anos atras onde tinha menos oferta.
hahaha
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Uma moça, filha da vizinha da minha mãe, gastou os tubos numa faculdade de arquitetura (na verdade foram os pais que gastaram) e está fazendo cursinho de AutoCAD pra ver se consegue alguma coisa. Tenso. Quase 30 anos e sem ter contribuído com um puto pra previdência e sem quase experiência alguma profissional.
Arquiteta que não sabe autocad?:kkk
Avisa tua amiga ai que hoje todo mundo usa BIM.:kcartola
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.896
Reações
20.823
Pontos
453
Off-topic
Um familiar meu é dono de uma rede de mercados. Está com 3 vagas abertas (entregador e almoxarifado) há meses e não consegue efetivar ninguém. Quando alguém se interessa, desiste porque o horário de trabalho é escalonado, vai até 19h e precisa trabalhar 2 domingos por mês, fora o normal de trabalhar de sábado até 19h. Pagamento de todos os direitos trabalhistas. Salário líquido de R$ 1.700,00 reais. A cidade é pequena, interior do RS.

No entanto, o povo prefere o desemprego a trabalhar em horários ruins!

Mentalidade do povo também é um problema.

Opa, vou te enviar MP. Tenho experiência em supermercados. E moro no interior do RS.
Meu interesse maior seria pra vaga de almoxarifado.
Dependendo posso fazer um esforço e trocar de cidade (Só não posso dar garantia, 100% de certeza). Vamos trocar uma ideia.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.699
Reações
10.851
Pontos
1.479
Sim o problema que cursos de Inglês são caros e a maioria dos pais não tem como arcar. O cidadão com salários baixos de hoje em dia 1.300/1500 fica difícil de arcar com esse custo. já tendo muita das vezes que pagar a faculdade.

Aí vc me diz, o cidadão pode aprender online. Mas é dificílimo morando na caixa prego e chegando em casa depois da faculdade as 23:30 /00:00.

Se tá fazendo faculdade antes de fazer inglês é porque inverteu as prioridades. Eu aprendi inglês sem nunca ter feito curso. Qualquer um consegue.

Realmente estamos chegando num tempo se vc der azar de nascer em família pobre , está quase condenado. será muito difícil sair desse panorama.

Na verdade estamos no melhor momento de todos os tempos nesse aspecto, pois o capitalismo permite a ascensão de classe social baseado no mérito. Vai ver como era lá no feudalismo, nascia pobre e morria miserável.

Quem quer dá um jeito. E o prognóstico pra quem tem uma desculpa pra tudo não é muito bom.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.458
Pontos
1.053
Realmente estamos chegando num tempo se vc der azar de nascer em família pobre , está quase condenado. será muito difícil sair desse panorama.

concordo com você e isso só irá piorar daqui pra frente.
os degraus da escada estão cada vez maiores e falta "perna" principalmente para quem é pobre.

antigamente você podia ascender somente com força e capacidade própria.
qualquer um com inglês autodidata de jogo/filme conseguia um bom emprego.
hoje, classe média tem cursinho de inglês, intercâmbio, viaja pra Disney todo ano.
vc até pode aprender inglês sozinho, mas o outro candidato morou 6 meses no Canadá e tem 5 anos de Cultura Inglesa.

é muita ingenuidade acreditar em mérito. como se alguém fosse te dar algo só porque vc fez por merecer.
isso só acontece nos esportes e competições, quando vc ganha o primeiro lugar porque foi melhor que os demais.
no resto, você tem que tomar à força.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.639
Reações
57.173
Pontos
1.003
Psicopatas tendem a ser bem sucedidos e ter uma taxa de sucesso elevadas. O segredo para o sucesso pode ser a "filha da putice". Um personalidade forte, impulsividade, ausência de ansiedade ou nervosismo, charme.


De certa forma, seria "meritocracia". Certas caracteristicas elevam o percentual de sucesso. Afinal, tem gente bem de vida jogando videogame no youtube.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.245
Reações
22.565
Pontos
1.324
concordo com você e isso só irá piorar daqui pra frente.
os degraus da escada estão cada vez maiores e falta "perna" principalmente para quem é pobre.

antigamente você podia ascender somente com força e capacidade própria.
qualquer um com inglês autodidata de jogo/filme conseguia um bom emprego.
hoje, classe média tem cursinho de inglês, intercâmbio, viaja pra Disney todo ano.
vc até pode aprender inglês sozinho, mas o outro candidato morou 6 meses no Canadá e tem 5 anos de Cultura Inglesa.

é muita ingenuidade acreditar em mérito. como se alguém fosse te dar algo só porque vc fez por merecer.
isso só acontece nos esportes e competições, quando vc ganha o primeiro lugar porque foi melhor que os demais.
no resto, você tem que tomar à força.

Concordo, como um cara da periferia vai concorrer de igual para igual para um cara nascido no Leblon que sempre estudou em escola particular , fez intercambio no Canadá e estuda na PUC?

Verifique se no programa de Trainee da Ambev que é o mais concorrido no país tem gente pobre, eu acho bem improvável.

Essas vagas que foram citadas acima em grandes bancos de investimentos e grandes multinacionais, infelizmente durante um bom tempo vão ficar para a camada mais alta da sociedade.

foi dito acima que o cidadão faz errado porque tem de investir em inglês primeiro. aí começa a trabalhar e com seu parco salário vai pagar o curso. O mínimo são 2/3 anos, só aí ele vai ter 23/25 anos, vai começar a faculdade e segundo ele com 29/30 pode concorrer a alguma dessas grandes vagas.

Vai é tomar fumo devido a idade.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Mas o lance de empreender é foda man, eu sou eng. Eletricista e falo com propriedade, mercado está uma m****. Tô numa empresa e tentando montar meu negócio, cara é incrível como ngn te da oportunidade, Só pegam indicação e tal. Eu tô tentando um lance simples saca, manutenção de sistemas de condômino, tudo mesmo. Incêndio, elétrica, Telecom, spda me garanto na porra toda, só recebo não heheeh. Nego prefere pagar esses ze faíscas ai pra fazer gambiarra. O síndico do Meu condomínio falou que só chama empresa já com nome de mercado, isso me desmoronou muito. Mas vou conseguir tenho certeza.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
Mora em que lugar garoto! Minha empresa está precisando de engenheiro. O nosso aqui está se achando demais

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.607
Reações
33.053
Pontos
1.048
1. Sou professor de graduação e concordo que diploma serve muito pouco, e cada vez menos. Quando serve, é de universidade top de linha. Aqui em SP por exemplo, acompanho muito o Linkedin, e normalmente as vagas são para egressos ou discentes da USP, FGV, Insper e afins. PORÉM, o diploma é o caminho mais seguro. Não ter diploma pode dar certo, mas é mais arriscado.

2. Outra coisa, sou mestre e doutorando, e isso também não garante vaga. Tem colegas com dificuldades nesse sentido. O que vejo que está contando muito é ter uma graduação em universidade top, experiência internacional de intercâmbio, inglês avançado e comprovado, estudar muito pra entrevista e ter feito estágio na área enquanto estava na faculdade. Esse é o meu conselho pra quem tá entrando no mercado agora ou está estudando. Tem alunos meu que terminaram a faculdade e já foram contratados com salário de R$ 13.000 DE INÍCIO (fizeram estágio e foram contratados como analista júnior, na área de Investment Banking do JP Morgan por ex.). Estou falando da área de negócios/finanças.

3. Existe uma tendência de mudança das relações trabalhistas. Hoje não se trabalha tanto em horário comercial (8 as 18h), nem presencial. E isso vale pro diploma. O diploma conta cada vez menos em áreas CRIATIVAS ou onde as soft skills pesam mais. Claro que pra construir prédio ou pra operar gente segue a necessidade de diploma.

4. O país está num momento atípico e as contrações estão em baixa em qualquer área, então tenham calma por enquanto. Isso é normal do capitalismo. E por isso é importante construir uma reserva financeira, pra aguentar esses momentos.

5. Aproveitem o mês de julho para participarem de programas de summer jobs, onde você "estagia" um mês em uma empresa e isso já ajuda muito no currículo.

Edit: 6. Tô vendo discussão sobre a relevância do diploma, pra engenharia etc. O diploma de engenharia é uma atestado de capacidade de SOLUÇÃO DE PROBLEMA (Por isso é uma das formações mais aceitas nas diversas áreas). Existem pessoas da área de gestão de pessoas que defendem que o diploma seria isso, uma régua do candidato sobre sua capacidade de resolver problemas, que é o dia a dia de uma empresa: um problema atrás do outro.
Desculpa, mas eu tenho outra visão da coisa. Pra começar, engenheiro e engenharia são pra resolverem problemas técnicos. Problemas de gestão são resolvidos por gestores, geralmente administradores, contadores e tributaristas. Já tive empresa de engenharia e sei do que falo.

Outro ponto que queria colocar é que você bate muito na tecla da meritocracia e que todo mundo consegue, basta querer. Agora entendi o porquê. Você é acadêmico, teórico, e por falta de material nacional de qualidade, sua fonte bibliográfica é toda de autores americanos e alemães, cuja a realidade nada tem haver com a nossa. Por conta disso, você não sabe como é o campo de batalha da vida real.

A vida real de 90% da população brasileira é assim: mora longe do trabalho, acorda as 4 da manhã pra estar no trabalho as 8 horas, depois de passar 2 horas num transporte público lotado e precário pra ganhar seus 1200 reais por mês. Daí sai as 18 horas, pega mais 2 horas de transporte lotado e chega em casa as 22 horas. Final do mês ele pega seus 1200 reais e escolhe se vai comprar comida ou comprar um botijão de gás porque não dá pra fazer os dois.

Aí eu pergunto novamente aqui, a mesma pergunta que fiz no tópico de investimento: como uma pessoa vai crescer nessa vida, seja intelectual ou financeiramente se ela não consegue o mínimo nem pra subexistir, onde não há oportunidade mínimas pra ela no curto prazo?

Sua visão de mundo não é errada, mas ela só funciona pros 10% acima da linha. E por conta disso minha pergunta permanece sem resposta. Você como acadêmico não possui a solução pro problema e tão pouco lhe interessa, pois é algo que não lhe traria dinheiro.

E se hipoteticamente você estivesse no fundo do abismo social mesmo possuindo seu atual conhecimento, nunca que você ascenderia para um banco de investimento, pois seria enxotado da calçada do banco a vassouradas, pura e simplesmente por conta de suas origens sociais não confiáveis (pré conceito velado).

Me desculpa se pareço rude, mas "Em busca da felicidade" Bill Gates e Steve Jobs são pontos fora da curva que só acontecem no USA. Aqui no Brasil não aconteceu, e nunca acontecerá.
 
Ultima Edição:

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Pra mim esses sites não funcionam, tanto é que mando as "oportunidades" direto pro lixo agora. O melhor está sendo acompanhar um grupo de empregos no facebook e mandar o currículo diretamente pra vaga. Sou chamado pelo menos pras entrevistas, mas acabo não ficando por "não ter experiência".
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.755
Reações
92.878
Pontos
1.353
Concordo, como um cara da periferia vai concorrer de igual para igual para um cara nascido no Leblon que sempre estudou em escola particular , fez intercambio no Canadá e estuda na PUC?

Verifique se no programa de Trainee da Ambev que é o mais concorrido no país tem gente pobre, eu acho bem improvável.

Essas vagas que foram citadas acima em grandes bancos de investimentos e grandes multinacionais, infelizmente durante um bom tempo vão ficar para a camada mais alta da sociedade.

foi dito acima que o cidadão faz errado porque tem de investir em inglês primeiro. aí começa a trabalhar e com seu parco salário vai pagar o curso. O mínimo são 2/3 anos, só aí ele vai ter 23/25 anos, vai começar a faculdade e segundo ele com 29/30 pode concorrer a alguma dessas grandes vagas.

Vai é tomar fumo devido a idade.

tenho um parente próximo que fez o ensino médio em supletivo no meio do mato em uma escola que eu costumava chamar de "Gangstar Paradise da vida real", com professores ruins (esses também davam aula pra mim), estudou loucamente, sem ajuda financeira nenhuma dos pais (as vezes era o contrario).
Entrou na USP, se formou, fez mestrado, doutorado, intercambio "patrocinado" no Japão, o instrutor dele aqui chegou a me procurar pedindo pra eu tentar convencer ele a ficar no pais (no Japão).
Hoje em dia eu acho que o salario é maior que o meu (isso que meu salario base é mais alto que a média japonesa até pra nativos).


Mas concordo que esse é um exemplo fora da curva brasileira,
pois a média de inteligencia brasileira é bem mais baixa, mesmo que alguém "que nasceu menos apto a usar os próprios neuronios" tentasse trilhar o mesmo caminho, provavelmente esbarraria em pessoas com potenciais genéticos maiores (o que também não falta no Brasil).




Enfim, desde que era adolescente eu via que o Brasil era um pais completamente sem futuro, pelo menos no meu tempo de minha vida util biologico, cheguei a prestar vestibular como "plano B", mas nunca vi diploma como algo que me garantisse alguma coisa, eu não tinha o mesmo animo de estudar tão loucamente quanto o exemplo citado acima, mesmo no ensino médio eu passava mais tempo fora da sala de aula do que dentro (boa parte das vezes era porque eu era expulso da sala por motivos aleatórios), e mesmo assim minhas notas sempre eram acima até as dos "CDF's", pra ver o nivel baixo da região, pois eu costumava ler os livros que a escola dava/mandava comprar, durante o trabalho, e por algum mistério genético eu era o unico que conseguia lembrar dos ensinamentos dos livros.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.699
Reações
10.851
Pontos
1.479
Desculpa, mas eu tenho outra visão da coisa. Pra começar, engenheiro e engenharia são pra resolverem problemas técnicos. Problemas de gestão são resolvidos por gestores, geralmente administradores, contadores e tributaristas. Já tive empresa de engenharia e sei do que falo.

Outro ponto que queria colocar é que você bate muito na tecla da meritocracia e que todo mundo consegue, basta querer. Agora entendi o porquê. Você é acadêmico, teórico, e por falta de material nacional de qualidade, sua fonte bibliográfica é toda de autores americanos e alemães, cuja a realidade nada tem haver com a nossa. Por conta disso, você não sabe como é o campo de batalha da vida real.

A vida real de 90% da população brasileira é assim: mora longe do trabalho, acorda as 4 da manhã pra estar no trabalho as 8 horas, depois de passar 2 horas num transporte público lotado e precário pra ganhar seus 1200 reais por mês. Daí sai as 18 horas, pega mais 2 horas de transporte lotado e chega em casa as 22 horas. Final do mês ele pega seus 1200 reais e escolhe se vai comprar comida ou comprar um botijão de gás porque não dá pra fazer os dois.

Aí eu pergunto novamente aqui, a mesma pergunta que fiz no tópico de investimento: como uma pessoa vai crescer nessa vida, seja intelectual ou financeiramente se ela não consegue o mínimo nem pra subexistir, onde não há oportunidade mínimas pra ela no curto prazo?

Sua visão de mundo não é errada, mas ela só funciona pros 10% acima da linha. E por conta disso minha pergunta permanece sem resposta. Você como acadêmico não possui a solução pro problema e tão pouco lhe interessa, pois é algo que não lhe traria dinheiro.

E se hipoteticamente você estivesse no fundo do abismo social mesmo possuindo seu atual conhecimento, nunca que você ascenderia para um banco de investimento, pois seria enxotado da calçada do banco a vassouradas, pura e simplesmente por conta de suas origens sociais não confiáveis (pré conceito velado).

Me desculpa se pareço rude, mas "Em busca da felicidade" Bill Gates e Steve Jobs são pontos fora da curva que só acontecem no USA. Aqui no Brasil não aconteceu, e nunca acontecerá.

Mas de onde você tirou que eu sou apenas professor/teórico? Que presunção burra. A maioria dos meus colegas que lecionam atuam no mínimo como consultores. Diversos são empreendedores, ou tem cargos executivos/analistas. Isso é característica da área de negócios.

Quando falei que era professor acadêmico foi só pra reforçar que mesmo fazendo parte da indústria do diploma eu vejo uma decadência da relevância das faculdades. Mas aulas pra mim sempre foi complemento de renda, atuo no mercado desde os 17. Hoje sou analista e planejador financeiro em instituição financeira, anteriormente assessor de investimentos.

Eu não entrei no mérito de engenheiro ser mais gestor que administrador. Eu sou administrador por formação. Eu disse ali o que é que as empresas vêem na formação de engenheiro, e é a capacidade de solução de problema. A solução de problema na faculdade se dá no papel, é verdade. Mas o exercício de solucionar problemas é uma habilidade que é desenvolvida ao longo dessa faculdade e pode ser aproveitada na prática/mercado. Não atoa a maioria das vagas que eu vejo pra cargo de gestão SEMPRE tem engenheiro como possível graduação, a outra constante sendo administração e se alternam contabilidade/economia. Se você discorda porque empreendeu e não foi o que aconteceu, legal, mas eu não tô tratando de inferência pessoal aqui. Isso é levantamento de vagas em rede social etc.

Sobre pesquisa, a pesquisa acadêmica após 1968 em sua boa parte é feita com dados empíricos. Então ao invés de vir um cara e falar "na minha empresa prefiro administrador do que engenheiro" o pesquisador vê qual é a realidade de 11.000 empresas por exemplo e chega a preferência em média das empresas em relação a engenheiro/administrador, por exemplo. A teoria prescritiva/normativa caiu em desuso na área de negócios e foi substituídas por trabalhos com evidencias da realidade. Pesquisa empírica não é teórica, os dados vem da realidade, vem de empresas. E existe material nacional de qualidade sim.

Sobre sua pergunta, a vontade de vencer precisa ser maior do que a vontade de permanecer na zona de conforto. Isso é pra uma minoria mesmo, não porque nasceu pobre, mas porque é do ser humano ser acomodado, e a maioria vai ser perdedora mesmo. Primeiro erro tá em achar que em 2019 cara precisa trabalhar longe de casa ou sair de casa as 4h e chegar as 23h. Quem faz o que todo mundo faz vai ter o retorno que todo mundo tem. Mas você nunca vai ver no meu discurso que a mudança depende de fatores que não estão sob o controle do indivíduo, porque isso é contraprodutivo. Se nasceu pobre, o país é um lixo etc., isso é irrelevante como incentivo porque não pode ser mudado. Os esforços tem de serem focados no que pode ser mudado, como parar de dar desculpa e começar a correr atrás, se adaptar as mudanças, trabalhar inteligentemente, dormir menos/largar a novela e ir estudar um inglês etc.

Se essa pergunta foi feita no tópico de investimentos ela provavelmente não foi muito debatida porque o intuito é discutir investimentos, e não as desculpas pessoais que cada um tem pra não investir/estudar. E sobre 90% da população viver com R$ 1.200, melhor pesquisar melhor aí antes de soltar dados porque a parcela que tem essa renda é bem menor que 90% no Brasil.

Dito isso, já que o seu argumento pra criticar o que falei depende exclusivamente do que eu fiz/faço, talvez você queira refazer seu argumento com as novas informações pessoais que forneci. Ou não, se a sua intenção for simplesmente me atacar.

Não parece rude, só preconceituoso e carregado de ad hominem mesmo. Abs.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.607
Reações
33.053
Pontos
1.048
@Sic Parvis Magna
A intenção não é te atacar, não tenho nada contra você. Mas a minha pergunta pernanece. Vou mudar só o cenário.

Como um indivíduo que está na Coreia do Norte ou na Venezuela, vai conseguir mudar seu status quo apenas com a força de vontade, se todo o resto está contra o indivíduo?

Em muitos casos, isso acontece no Brasil. Tem muita gente que está em terreno infértil, e por mais que ela tente nunca uma semente irá germinar. Ela vai precisar de uma oportunidade, ou seja, que alguém lhe estenda a mão.

Então, não te atacando, mas é falácia dizer que só a meritocracia resolve. Como você disse, você começou sua carreira com 17. Alguém te alavancou. Alguém te deu uma oportunidade, seja família, seja terceiros. E assim foi comigo também. Sou o que sou e tenho o que tenho hoje, por que alguém lá atrás acreditou em mim. Meritocracia não funciona sem oportunidade.
 
Topo Fundo