O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Não usem Etanol!

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.623
Reações
23.607
Pontos
1.474
Tive um UNO 95 100% a álcool. Felizes 4 anos 80.000kms com ele. Só troquei peças de rotina como disco de freio e filtros. Nunca engasgou, andava MUITO,

Botei na loja pra vender, vendeu em 2 dias e no 4o dia o cara que comprou bateu e deu PT... :klol:kcry:klol
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tive um UNO 95 100% a álcool. Felizes 4 anos 80.000kms com ele. Só troquei peças de rotina como disco de freio e filtros. Nunca engasgou, andava MUITO,

Botei na loja pra vender, vendeu em 2 dias e no 4o dia o cara que comprou bateu e deu PT... :klol:kcry:klol

Tive um Uno assim tb, 1.5 I.E álcool....
Baita carro, andava muito...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.703
Pontos
1.048
Tive um UNO 95 100% a álcool. Felizes 4 anos 80.000kms com ele. Só troquei peças de rotina como disco de freio e filtros. Nunca engasgou, andava MUITO,

Botei na loja pra vender, vendeu em 2 dias e no 4o dia o cara que comprou bateu e deu PT... :klol:kcry:klol
Tive um Uno assim tb, 1.5 I.E álcool....
Baita carro, andava muito...
Tivemos um Uno 1.6, aquele CSL argentino. Andava muito mas o freio era um lixo, poquei o farol da frente num parachoque de um busão pirata porque vinha voado e o Uninho levou a vida toda pra parar.....

Já meu Peugeot 208 só usa basicamente GNV. No tanque líquido só vai a caninha dos usineiros. O carro já está com 90k e as velas são as originais ainda.... Zero problemas.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.623
Reações
23.607
Pontos
1.474
Tive um Uno assim tb, 1.5 I.E álcool....
Baita carro, andava muito...

ESSE MESMO! 1.5 I.E a álcool! Carrinho sensacional!

Uma vez tava indo pra Ribeirão Preto com ele, começou a engasgar (calma, eu disse em outro post que ele nunca engasgou) e vi que estava dando FINAL no carro, era a central cortando combustível! :rox
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
ESSE MESMO! 1.5 I.E a álcool! Carrinho sensacional!

Uma vez tava indo pra Ribeirão Preto com ele, começou a engasgar (calma, eu disse em outro post que ele nunca engasgou) e vi que estava dando FINAL no carro, era a central cortando combustível! :rox

Essa caixinha de fósforo ai me levou pra altas aventuras !!
Eu adorei esse caro, me serviu bem demais!!
Na época eu pagava 35 centavos o litro do álcool.
10 reais tava cheião o tanque.
 


lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Tivemos um Uno 1.6, aquele CSL argentino. Andava muito mas o freio era um lixo, poquei o farol da frente num parachoque de um busão pirata porque vinha voado e o Uninho levou a vida toda pra parar.....

Já meu Peugeot 208 só usa basicamente GNV. No tanque líquido só vai a caninha dos usineiros. O carro já está com 90k e as velas são as originais ainda.... Zero problemas.
put* m**** 90k km e com as velas originais? prepara o bolso q logo vão ir as bobinas pro saco junto
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.703
Pontos
1.048
put* m**** 90k km e com as velas originais? prepara o bolso q logo vão ir as bobinas pro saco junto
Ué, por que você acha que a bobina vai estragar?
Geralmente trocamos as velas quando o motor começa a falhar, e geralmente a gente vê a "carbonização" das velas devido a resíduos da combustão. Como o gnv é mais limpo que o álcool que é mais limpo que a gasolina, não vejo o porquê das velas não durarem.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Ué, por que você acha que a bobina vai estragar?
Geralmente trocamos as velas quando o motor começa a falhar, e geralmente a gente vê a "carbonização" das velas devido a resíduos da combustão. Como o gnv é mais limpo que o álcool que é mais limpo que a gasolina, não vejo o porquê das velas não durarem.
vela geralmente se troca com 40 mil km por aí, podendo variar um pouco

a tua deve ta só o osso e isso acaba forçando as bobinas e fode tudo.

abra o manual do seu carro e veja lá.

é manutenção preventiva e não corretiva.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
vela geralmente se troca com 40 mil km por aí, podendo variar um pouco

a tua deve ta só o osso e isso acaba forçando as bobinas e fode tudo.

abra o manual do seu carro e veja lá.

é manutenção preventiva e não corretiva.
Se for vela de iridium ou platina elas duram mais que o dobro daquelas velas normais. Claro que vale a pena tirar e dar uma olhada nas revisões de qualquer forma. Um dos riscos do etanol nas velas e gerar uma pequena corrosão lá na rosca do cabeçote e na hora de tirar fica muito presa.
 
D

Deleted member 219486

Não entendi nada. Explica por favor?

Se a galera diminuir o uso do etanol o preço talvez baixe em vez dos postos ficarem subindo o preço do litro acompanhando a gasolina. Pode ver, a gasolina sobe e o etanol acompanha mantendo aquela média...
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Se a galera diminuir o uso do etanol o preço talvez baixe em vez dos postos ficarem subindo o preço do litro acompanhando a gasolina. Pode ver, a gasolina sobe e o etanol acompanha mantendo aquela média...

Talvez pq a safra de cana e milho foi menor
Talvez pq o açúcar passou a valer mais então a cana vai pra açúcar e não etanol
Talvez pq a exportação de derivados rende mais do que para o consumo interno então produzem para exportação e ainda para atendimento do consumo interno
Talvez pq com o dólar mais alto fica pior importar etanol americano
Vale o mesmo para o etanol feito de milho

Talvez seu boicote não seja a resposta
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Talvez pq a safra de cana e milho foi menor
Talvez pq o açúcar passou a valer mais então a cana vai pra açúcar e não etanol
Talvez pq a exportação de derivados rende mais do que para o consumo interno então produzem para exportação e ainda para atendimento do consumo interno
Talvez pq com o dólar mais alto fica pior importar etanol americano
Vale o mesmo para o etanol feito de milho

Talvez seu boicote não seja a resposta
Exatamente, tem muitos fatores que contribuem no preço que o pessoal não tá ligado e já comentei isso em outro tópico.

Mas é mais fácil ficar no tinfoil hat.

No momento atual por exemplo o mix tá quase todo virado pra açucar e a demanda tá altissima...

E sim, eu odeio o etanol como combústivel no momento atual, talvez se a eficiencia fosse maior e não trouxesse tantos potenciais problemas em alguns motores minha opinião mudaria.

Mas acho que o etanol (pelo menos no Brasil) vai ficar muito tempo ainda, até vir uma solução sintética viavel ou hidrogenio.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Talvez pq a safra de cana e milho foi menor
Talvez pq o açúcar passou a valer mais então a cana vai pra açúcar e não etanol
Talvez pq a exportação de derivados rende mais do que para o consumo interno então produzem para exportação e ainda para atendimento do consumo interno
Talvez pq com o dólar mais alto fica pior importar etanol americano
Vale o mesmo para o etanol feito de milho

Talvez seu boicote não seja a resposta
esse são mais motivos pra não depender do etanol
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.306
Reações
90.165
Pontos
1.503
Interessante que a gasolina sobe eles sobem o etanol...sempre foi assim.

Lógico que existe sacanagem de subir, deixando SEMPRE na margem da viabilidade entre usar Etanol e Gasolina. Se depender de usineiro e dono de posto, jamais veremos novamente o Etanol a 50% do preço da gasolina.
Eu sei que a questão envolve outras coisas que o colega acima disse, mas também envolve safadeza.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Lógico que existe sacanagem de subir, deixando SEMPRE na margem da viabilidade entre usar Etanol e Gasolina. Se depender de usineiro e dono de posto, jamais veremos novamente o Etanol a 50% do preço da gasolina.
Eu sei que a questão envolve outras coisas que o colega acima disse, mas também envolve safadeza.
mesmo sem ter safadeza, é difícil controlar a cana de açúcar como é com o petróleo.

não tem como amarrar os usineiros a venderem só etanol.
 

Rafael Yass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.106
Reações
179
Pontos
789
vela geralmente se troca com 40 mil km por aí, podendo variar um pouco

a tua deve ta só o osso e isso acaba forçando as bobinas e fode tudo.

abra o manual do seu carro e veja lá.

é manutenção preventiva e não corretiva.

Acho que isso depende...
Carro da minha mãe, um Fit 2015 com 65k rodados, o mecânico fez a inspeção das velas e elas ainda estavam boas.
Essas velas novas de iridium duram pelo menos uns 80k.

Já no meu, Fit 2007, realmente vejo a necessidade de troca a cada 40k ou até em tempo menor.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Acho que isso depende...
Carro da minha mãe, um Fit 2015 com 65k rodados, o mecânico fez a inspeção das velas e elas ainda estavam boas.
Essas velas novas de iridium duram pelo menos uns 80k.

Já no meu, Fit 2007, realmente vejo a necessidade de troca a cada 40k ou até em tempo menor.
mas a média é de uns 50 ou 40 mil km.

e não é toda montadora que bota vela pica no carro. o dele é um 208, deve ser vela das baratinha q a montadora bota.

por isso é bom ficar de olho.

mas 90k km ja acho muito até pra uma iridium, eu verificaria o desgaste antes de forçar a bobina por ter que compensar a tensão
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.219
Reações
47.249
Pontos
1.599
Bem lembrado quem falou aí em cima, esse cara é o mesmo que recomenda usar militec, mas álcool não pode.

Só rindo mesmo.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.635
Reações
12.354
Pontos
854
Eu só abasteço com álcool por conta de preço, fazem 5 anos e nunca tive problema.

Já me peguei pensando se compensaria trocar pra gasolina, mas sei lá, me parece que depende mais do posto e do combustível ser o menos zoado possível do que o tipo de combustível em si. Sem contar que sempre quando aparece algum alarmista assim, já dá pra ficar com um pé atrás.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.328
Pontos
1.339
Sobre essa questão de % de agua:


"A professora explicou que o etanol combustível hidratado tem 92,5% de etanol e o restante é água."

Ou seja tem 7,5% de agua, mas o alcool que vai na gasolina é o anidro que é mais puro, minimo de 99,3%

Sobre essa questão de etanol ou gasolina, eu uso gasolina pq normalmente aqui no sul é mais frio e é um saco pra pegar o carro no frio, mas eu acho uma bobagem esse papo de etanol ser danoso em carros convencionais, as montadoras ai, tem algumas que dão 5 anos de garantia do carro, algumas tem limite de 100mil km, mas algumas pra uso domestico não limitam, os caras colocam uma engenharia foda em cima disso, não é engenheiro b*sta formado em uniesquina, são a elite, os caras testam os motores até 300 mil km, são quase 20 anos de carros flex, no começo talvez até tenham tido problemas, mas eu realmente acredito que hj a maioria ja esteja resolvido, é uma tecnologia que já está bem desenvolvida.

E sim o etanol é um antidetonante, vc não consegue deixar gasolina 100%, tanto que antigamente colocavam chumbo na gasolina por causa disso, mas chumbo é altamente toxico e mais caro que o etanol, tanto que varias regiões do mundo se usa o etanol na gasolina, mas normalmente se usa até 10% e não que nem no Brasil que se usa 27,5%, e até 10% é seguro, é tranquilo, o carro não precisa ser flex, é uma palhaçada vc não pode escolher a qtde de etanol na gasolina, devia ter a opção, como tem em outros países, de vc optar por uma gasolina com 10% de etanol por exemplo.

Usa-se alcool isopropilico(eu sei que não é a mesma coisa) pra limpar componente eletrico e acham que o etanol vai detonar o motor do carro, esse ADG é uma piada.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.132
Reações
28.129
Pontos
1.649
Eu só uso meu Paliozinho no álcool e nunca tive problemas.

Sim, é click bait como o cara no vídeo mesmo admitiu, mesmo tentando justificar que não.

E eu já trabalhei em refinaria, e a nossa gasolina é uma b*sta, cheio de mistura para render. E nem sei se essa premium ai é tudo isso que falam não.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Etios indo pros 170 mil km, sendo 120 mil comigo e rodando só no álcool. Motor em estado de zero.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.369
Pontos
1.444
mas a média é de uns 50 ou 40 mil km.

e não é toda montadora que bota vela pica no carro. o dele é um 208, deve ser vela das baratinha q a montadora bota.

por isso é bom ficar de olho.

mas 90k km ja acho muito até pra uma iridium, eu verificaria o desgaste antes de forçar a bobina por ter que compensar a tensão
Etios indo pros 170 mil km, sendo 120 mil comigo e rodando só no álcool. Motor em estado de zero.


Só para comentar mesmo, meu antigo march, troquei as velas com 100k mas foi porque quis (ele vinha com iridium no 1.6). Discos de freio a mesma coisa, 100k eu troquei mesmo o mecânico me mostrando que aguentava bem mais.

Bem, o cuidado com o carro ajuda a algumas coisas durarem mais, mas no geral, fit, march, etios, são uns tanques. Tanto no meu march quanto no etios do meu pai o normal era trocar as coisa porque nós achávamos que chegou a hora do que por sinal de desgaste da peça. Já ouvi as mesmas coisa do fit... esse tipo de coisa dá saudade desses carros (apesar de não ter passado nenhum estresse com o ka).
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.088
Reações
5.827
Pontos
1.049
Álcool para quem faz tiro curto (liga o carro de manhã, anda-se poucos minutos/quilômetros) até o trabalho e final do dia retorna com mesmo trajeto/tempo é besteira. O motor mal aquece, o escapamento menos ainda e a água misturada no álcool sobra nos abafadores do escapamento corroendo eles em pouco tempo. Tive dois carros a álcool e era raro escapamento deles durarem mais que 6 meses, visto que eu só fazia tiro curto.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Álcool para quem faz tiro curto (liga o carro de manhã, anda-se poucos minutos/quilômetros) até o trabalho e final do dia retorna com mesmo trajeto/tempo é besteira. O motor mal aquece, o escapamento menos ainda e a água misturada no álcool sobra nos abafadores do escapamento corroendo eles em pouco tempo. Tive dois carros a álcool e era raro escapamento deles durarem mais que 6 meses, visto que eu só fazia tiro curto.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
bem dessa.

quando nego pega o carro zero pode até durar mas daí é o segundo dono q vai ficar c a bomba no colo
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.611
Reações
34.585
Pontos
903
Álcool para quem faz tiro curto (liga o carro de manhã, anda-se poucos minutos/quilômetros) até o trabalho e final do dia retorna com mesmo trajeto/tempo é besteira. O motor mal aquece, o escapamento menos ainda e a água misturada no álcool sobra nos abafadores do escapamento corroendo eles em pouco tempo. Tive dois carros a álcool e era raro escapamento deles durarem mais que 6 meses, visto que eu só fazia tiro curto.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
Quantos kms/minutos é necessário pro motor esquentar e rodar na temperatura de trabalho? Claro, em média, nada 100% preciso
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.219
Reações
47.249
Pontos
1.599
Álcool para quem faz tiro curto (liga o carro de manhã, anda-se poucos minutos/quilômetros) até o trabalho e final do dia retorna com mesmo trajeto/tempo é besteira. O motor mal aquece, o escapamento menos ainda e a água misturada no álcool sobra nos abafadores do escapamento corroendo eles em pouco tempo. Tive dois carros a álcool e era raro escapamento deles durarem mais que 6 meses, visto que eu só fazia tiro curto.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

Aqui uso o carro justamente assim, ligo, ando no máximo 5km, desligo, cidade pequena.

Nunca tive problema com escapamento. Só uso álcool.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.088
Reações
5.827
Pontos
1.049
Aqui uso o carro justamente assim, ligo, ando no máximo 5km, desligo, cidade pequena.

Nunca tive problema com escapamento. Só uso álcool.
Tomara que continue assim para você. O rapaz que trabalhava no caixa lá no banco tinha um Fiesta Rocan 2012 se não me engano. Quando ele começou a abastecer só com álcool, veio me falar que o carro estava rendendo economicamente bem no álcool. Comentei com ele as duas experiências que tive com carros 100% a álcool (parati carburada e monza injetado) e os gastos que tive com escapamentos com trajetos tiros curtos. Não deu muito tempo e ele também foi premiado com apodrecimento do escape do Fiesta. Voltou a abastecer com gasolina, pois o que economizou no combustível, gastou em substituição de peças.

Álcool não é um combustível ruim, mas ele tem situações que valem a pena, como outras que não. E trajetos curtos e pouco frequentes é um dele.

Houveram outras situações que o uso de álcool no carro ou presença de álcool na gasolina me causaram problemas:
Carburador da Parati corroeu em partes, sendo necessário embuchá-lo para cessar entrada falsa de ar.
Bóia do carburador do jipe Niva corroendo e rachando por causa da presença de álcool e fazendo-a afundar e consequentemente o Niva falhar(tivemos de trocar o carburador original por um de Chevette à época que tinha bóias "tropicalizadas" para gasolina com álcool vendida aqui e o carbura original não tinha).

Não abomino 100% álcool, tanto que meu próximo carro obrigatoriamente será flex(greve dos caminhoneiros o primeiro combustível a esgotar nos postos daqui foi a gasolina) mas não me vejo abastecendo-o com álcool.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo