O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


[Na Lomba News > BOLSONARO DISSE NÃO!] Guedes prevê arrecadação de R$ 150 bilhões por ano com 'nova CPMF' / PRESIDENTE DETERMINA NÃO A CPMF e IMPOSTOS

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Porra na moral e ser muito cego pra acreditar nisso e ainda apoiar, fiz campanha pro bolsonaro tanto quanto vc e ele sempre disse que essa merda não iria voltar, PG chamou isso de imposto demoníaco e deu vários outros exemplos de maneira de resolver a crise da falta de emprego no país, até agora nada surtiu o tão desejado efeito e o puto agora vem com a maldita solução mágica que é voltar com a cpmf?!e vc ainda arruma um jeito de concordar?? Acorda cara, isso aí vai ser puro estelionato eleitoral por parte do bolsonaro se for aprovado.
Não estou dizendo que concordo estou explicando o que é, compreenda a diferença.

Basicamente é: Vamos cobrar % das transações bancárias e em troca vcs conseguem gerar emprego de forma mais fácil
 


xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Kkkkk me engana que eu gosto...

No mais, não deveria falar em derrotados comigo, afinal, um dos 57 milhões de votos do mito foi o meu. Fui vencedor, portanto.

A diferença é que não uso viseira.
Claro que foi sim, o lula votou no bolsonaro também KKKKKKKKKK. Por isso vc e ele estão reclamando desde o começo do mandato por qualquer bobeira
 

Cielo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.855
Reações
13.502
Pontos
389
Nós impedimos esse destino quando derrotamos vocês na última eleição.

---

Caramba, QUEM AVISOU QUE ERA SUBSTITUTIVO MESMO?


https://www.valor.com.br/brasil/6426589/itf-pode-arrecadar-ate-r-150-bi-por-ano

9 meses de governo e vocês ainda não aprenderam a NÃO CAIR EM PAPO DE JORNALIXO?
Po Doom, para cara, essa não da pra defender, os caras estão certos, o Bolso disse que não ia voltar essa porra, vc sabe que esse papo de substitutivel é papo pra boi dormir, quando que isso deu certo aqui? é criação de um imposto novo com promessas de baixar aliquota de existentes, que podem voltar a aumentar, isso ai vai encarecer tudo, vai onerar tudo, pra vc vender teu super nes no ML vai te onerar, isso é um absurdo inaceitavel, é o maior erro do governo bolsonaro, eu espero mesmo que a oposição consiga ganhar na camara, e digo mais eu vou mandar email pro deputado que votei e até pros que eu não votei, e com certeza não voto em ninguem que for favoravel a essa abominação, nem mesmo no mito.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Po Doom, para cara, essa não da pra defender, os caras estão certos, o Bolso disse que não ia voltar essa porra, vc sabe que esse papo de substitutivel é papo pra boi dormir, quando que isso deu certo aqui? é criação de um imposto novo com promessas de baixar aliquota de existentes, que podem voltar a aumentar, isso ai vai encarecer tudo, vai onerar tudo, pra vc vender teu super nes no ML vai te onerar, isso é um absurdo inaceitavel, é o maior erro do governo bolsonaro, eu espero mesmo que a oposição consiga ganhar na camara, e digo mais eu vou mandar email pro deputado que votei e até pros que eu não votei, e com certeza não voto em ninguem que for favoravel a essa abominação, nem mesmo no mito.
Puta merda, nenhum de vocês consegue ler mais?

Pera lá, amigo, eu sou contra o cara chegar e meter a CPMF como era, pra rolar isso aí NO MÍNIMO teria que ser no lugar de vários outros impostos.
 

Cielo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.855
Reações
13.502
Pontos
389
Não estou dizendo que concordo estou explicando o que é, compreenda a diferença.

Basicamente é: Vamos cobrar % das transações bancárias e em troca vcs conseguem gerar emprego de forma mais fácil
td bem cara, mas ninguem quer isso, como muitos ja falaram, cortem fundão, cortem auxilio moradia pra juiz, cortem cota parlamentar, não venham de volta no povão, corta o salario daquele cretino la que chora pq recebe 24 mil, ninguem se importa, isso ai vai ter impacto na vida de quem ja tem uma vida dificil, não se falou em porcentagem, mas que seja 1%, mas pro cara que ganha mil reais ja vai ser 10 a menos no bolso no final do mes.
 


Albertty

Bam-bam-bam
Mensagens
3.813
Reações
8.736
Pontos
339
Não estou dizendo que concordo estou explicando o que é, compreenda a diferença.

Basicamente é: Vamos cobrar % das transações bancárias e em troca vcs conseguem gerar emprego de forma mais fácil
sim compreendo perfeitamente, o problema é que isso não vai acontecer e no final os fdps vão inventar oque mais?? Vai começar a querer aumentar mais e mais esse imposto pra cobrir a falta de arrecadação gerada pela falta de emprego e nisso o trabalhador informal que leva à economia nas costas é que vai pagar o pato, vc tem noção que até compra com cartão de crédito e débito vai ser taxada pela propostas do Marcos Cintra?isso é insano e surreal demais, o governo vai ser surrado de todos os lados e as chances de reeleição vão cair por terra, aí entra alguém de esquerda nessa merda e tá feito o estrago, o trabalho sujo e criminoso de recriar a pior taxação do país vai ter sido feita pela direita e quem vai usar pra roubar todo mundo vc já bem sabe né.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
Puta merda, nenhum de vocês consegue ler mais?
Se existisse qualquer possibilidade ou mesmo viabilidade de substituição, você acha que não teria sido divulgado junto com a medida?
Ela inclusive já tem aumento previsto junto com arrecadação total.

Esse tipo de imposto é ridiculamente nocivo pois é um imposto final em uma cadeia absurda de imposto sobre imposto. É simplesmente ridículo você pagar ainda mais um imposto na transação final do bem adquirido.

O que me deixa realmente puto é nego não ver isso ou acreditar que o governo vai de fato conseguir compensar isso, sendo que não existe motivos para existir essa compensação!
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
cara, mas vc tbm nao sabe ler então, não vai acontecer isso de substituir imposto, vc sabe disso, podem diminuir em um primeiro momento pra depois voltar a nos arrombar e com arrombamento em dobro.
Queria entender o que isso aí teria a ver com eu não saber ler/ter lido algo errado. Tá cheio de paraquedista de tópico falando que tô defendendo a parada quando eu claramente já postei que fui contra no começo e só estou explicando do que se trata porque não é todo mundo que quer trazer informação pro tópico.

Aqui por exemplo tem mais informações:
https://www.infomoney.com.br/blogs/economia-e-politica/jogo-das-regras/post/9056161/reforma-tributaria-propostas-do-brasil-200-e-de-marcos-cintra-para-tributacao-de-movimentacoes-financeiras
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Se existisse qualquer possibilidade ou mesmo viabilidade de substituição, você acha que não teria sido divulgado junto com a medida?
Ela inclusive já tem aumento previsto junto com arrecadação total.

Esse tipo de imposto é ridiculamente nocivo pois é um imposto final em uma cadeia absurda de imposto sobre imposto. É simplesmente ridículo você pagar ainda mais um imposto na transação final do bem adquirido.

O que me deixa realmente puto é nego não ver isso ou acreditar que o governo vai de fato conseguir compensar isso, sendo que não existe motivos para existir essa compensação!
A vontade de substituição foi divulgada pelo guedes, a diferença é que no tópico não tinham mencionado nisso antes no tópico e em algumas matérias dos jornas.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
A vontade de substituição foi divulgada pelo guedes, a diferença é que no tópico não tinham mencionado nisso antes no tópico e em algumas matérias dos jornas.
Se for para substituir não faz sentido a criação do imposto. O governo está no vermelho, precisa ou arrecadar ou cortar custos. Você viu alguma medida de corte de custos a médio e longo prazo?
 

Albertty

Bam-bam-bam
Mensagens
3.813
Reações
8.736
Pontos
339
Puta merda, nenhum de vocês consegue ler mais?
O problema é que de cara nenhum desses impostos vão ser extintos, oque vai ocorrer é a redução da taxa e em alguns e mesmo assim só depois deles verem como a arrecadação vai ser, sem conta que eles vão estudar tanto a cpmf e o iva pra ver ao longo do tempo onde arrecada mais pra aumentar o valor a ser taxado, essa merda vai virar um laboratório de roubar dinheiro do povo, isso tudo virou medida desesperada pra arrumar dinheiro pra sustentar o leviatã estado.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Se for para substituir não faz sentido a criação do imposto. O governo está no vermelho, precisa ou arrecadar ou cortar custos. Você viu alguma medida de corte de custos a médio e longo prazo?
Errrr a reforma da previdência? KKKKKK

A questão é que tudo que é a longo prazo requer o congresso trabalhar. E todo mundo conhece o ritmo do congresso.
 

Gabjplima

Bam-bam-bam
Mensagens
10.374
Reações
7.734
Pontos
454
Esse cara que é o melhor economista do Brasil? Que aumenta impostos e coloca no fiofó do povo? Meu Deus!!!

Não trouxe nenhuma solução diferente dos outros "economistas" dos governos anteriores. Partir para outras soluções sem penalizar o povo, não consegue.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
Errrr a reforma da previdência? KKKKKK

A questão é que tudo que é a longo prazo requer o congresso trabalhar. E todo mundo conhece o ritmo do congresso.
Reforma simplesmente adiou um problema para o futuro, não resolveu ele.
Não temos nenhuma boa alternativa para o problema atual do país e o crescimento dele não vai continuar só com base em bolsa e especulação.

E não, não é culpa do congresso, que inclusive pode vetar essa medida patética. É culpa do governo, que não consegue apresentar propostas adequadas a situação. E sim, é culpa também do Bolsonaro, que mentiu para você durante a campanha.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.297
Reações
119.954
Pontos
589
Reforma simplesmente adiou um problema para o futuro, não resolveu ele.
Não temos nenhuma boa alternativa para o problema atual do país e o crescimento dele não vai continuar só com base em bolsa e especulação.

E não, não é culpa do congresso, que inclusive pode vetar essa medida patética. É culpa do governo, que não consegue apresentar propostas adequadas a situação. E sim, é culpa também do Bolsonaro, que mentiu para você durante a campanha.
Se a reforma fosse a do guedes o problema tava resolvido. O problema foi o remendo do centrão que está inclusive enrolando pra chegar até o senado.

A curto prazo o governo está extinguindo cargos e desburocratizando coisas. Qual a solução a longo prazo então?
Não vale sugerir coisa que tem que passar pelo congresso, hein.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
Se a reforma fosse a do guedes o problema tava resolvido. O problema foi o remendo do centrão que está inclusive enrolando pra chegar até o senado.

A curto prazo o governo está extinguindo cargos e desburocratizando coisas. Qual a solução a longo prazo então?
Não vale sugerir coisa que tem que passar pelo congresso, hein.
Extinguindo cargos? De que? Das privatizações que não saíram do papel?
Desburocratizando? Como? Criando novos impostos?

Se não tem como passar pelo congresso não existe solução. A ideia de congresso é articulação para que todos os interesses sejam ouvidos. Articulação não é repartir a fatia do bolo dos impostos, é chegar a uma solução comum que favoreça o máximo de interesses possíveis. Interesses esses que os eleitos para os cargos defenderam durante a eleição.

É papel do governo construir articulação com o congresso.

Entenda que é inaceitável defender o governo nesse caso, que levantou essa bandeira em período eleitoral e agora simplesmente vai virar as costas para o povo. Não me venha com comparações de períodos passados ou soluções superficiais, o problema é agora e a história é escrita daqui pra frente.
 

Jhon titor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.859
Reações
4.198
Pontos
293
Tem como defender muito isso aí não. A verdade é que o executivo quer contornar a situação para evitar um embate contra o legislativo e, por tabela, o judiciário. Então em vez de cortar privilégios dos agentes públicos eles querem sangrar o povo. Só notar a diferença de postura do Bonoró nesse último mês.

O que de fato é triste, gostava do Bonoró pois ele chamava pro pau a classe política, agora tá arregando? Frouxo.
 

Jhon titor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.859
Reações
4.198
Pontos
293
Extinguindo cargos? De que? Das privatizações que não saíram do papel?
Desburocratizando? Como? Criando novos impostos?

Se não tem como passar pelo congresso não existe solução. A ideia de congresso é articulação para que todos os interesses sejam ouvidos. Articulação não é repartir a fatia do bolo dos impostos, é chegar a uma solução comum que favoreça o máximo de interesses possíveis. Interesses esses que os eleitos para os cargos defenderam durante a eleição.

É papel do governo construir articulação com o congresso.

Entenda que é inaceitável defender o governo nesse caso, que levantou essa bandeira em período eleitoral e agora simplesmente vai virar as costas para o povo. Não me venha com comparações de períodos passados ou soluções superficiais, o problema é agora e a história é escrita daqui pra frente.
Nessa aí eu defendo o Xdoom. Os ministérios foram extintos de 30 para 22. Inclusive, querem enxugar mais ainda, li recentemente. Uma cambada de comissionado foi demitido também e o presidente tacou MP a rodo, pra contornar a corpomolisse do Congresso. Li a respeito que querem criar uma lei pra limitar o presidente, ele ditar 5 MPs por ano, justamente por causa do Bonoró.

Sobre as privatizações de estatais, ficarei devendo informações, mas acho que segue o caminho.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
Nessa aí eu defendo o Xdoom. Os ministérios foram extintos de 30 para 22. Inclusive, querem enxugar mais ainda, li recentemente. Uma camabada de comissionado foi demitido também e o presidente tacou MP a rodo, pra contornar a corpomolisse do Congresso. Li a respeito que querem criar uma lei pra limitar o presidente, ele ditar 5 MPs por ano, justamente por causa do Bonoró.

Sobre as privatizações de estatais, ficarei devendo informações, mas acho que segue o caminho.
A questão é que tudo isso travou a alguns meses por conta do desgaste político do próprio governo.
Cortaram custos irrisórios perto do custo total de máquina pública, que é inchada de tal maneira que o que foi feito simplesmente não corresponde a 5% do necessário.

É compreensível que nada seja feito da noite para o dia, mas não existe de fato uma construção de um plano coerente que vá para frente. Foram para a solução mais simples, que só lesa a população.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
909
Reações
2.384
Pontos
248
Não sei o que deu na cabeça do Guedes para defender isso.
O liberal mostrado a que veio, assim como os lixos do MBL, esses merdas são piores do que os esquerdalhas, pois vem com papinho furado de ""menos estado"" só pra ganhar uma teta estatal, aí depois a conversa muda !!!


Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Jhon titor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.859
Reações
4.198
Pontos
293
Bolsinha vai vetar essa CPMF aí. Ele faz lives diárias e vê a reação do povo. Certeza que se passar, vai ser por pressão do congresso.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
2.574
Reações
6.823
Pontos
314
Bolsinha vai vetar essa CPMF aí. Ele faz lives diárias e vê a reação do povo. Certeza que se passar, vai ser por pressão do congresso.
É o contrário: quem pode barrar é o congresso. Se ele vetar, ele queimar o Guedes, que provavelmente já está de saco cheio e deve mandar um "vlw flw" caso seja crucificado mais uma vez.

Bem, vou me ausentar do debate pois preciso trabalhar e garantir que os 27 empregados tenham dinheiro para pagar seus impostos para o governo.

Não sejam coniventes com esse tipo de coisa.
 

guiracer

Bam-bam-bam
Mensagens
7.748
Reações
4.883
Pontos
434
A esquerda vem atacando o governo desde a cerimônia da posse (acho que até antes isso), mas convenhamos, tudo o que foi feito até aqui ou foi um grande alarde de maus perdedores que não aceitam a democracia, ou promessa de campanha, doa a quem doer.

Agora quanto ao retorno da CPMF não tem como defender, ele foi eleito justamente pra diminuir imposto, não criar mais, se eu quisesse pagar mais impostos teria votado na esquerda porra.
 

Jhon titor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.859
Reações
4.198
Pontos
293
MBL e o Guedes discorda disso !!!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
Guedes ainda defendo ele. Acho que ele ta fazendo "o que dá com o que pode". Já que esse nosso congresso ninguém merece. Mas o MBL pode jogar na latrina mesmo. E é isso, quer liberalismo? Vai morar no Chile.
 

Askeladd

Veterano
Mensagens
325
Reações
633
Pontos
103
Se for para substituir não faz sentido a criação do imposto. O governo está no vermelho, precisa ou arrecadar ou cortar custos. Você viu alguma medida de corte de custos a médio e longo prazo?
Sabe nada inocente.
Para os amigos do rei.
Zona franca, regime especiais, perdões nas dívidas, guerra fiscais de estados.
E para o povo resta pagar a conta.
 

RoLukeSky

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.179
Reações
25.362
Pontos
553
Um partido (ou político) que se propõe ao Liberalismo falar em uma nova taxação, seja de qual natureza for, já é uma abominação por si só.
E ainda ganha um bônus por estarmos no Brasil, um país pobre com carga tributária soviética, que praticamente inviabiliza a atividade econômica.

Minha opinião pessoal você já sabe o que eu penso sobre impostos.
Eu sou um Libertário. Quero que o estado corte impostos, e não que aumente.
Considero imoral o próprio ato de tributar. Então não é porque fulano paga muito que ciclano também tem que pagar muito. Quero que todos paguem pouco ou mesmo nada.

Então o que eu acho correto, é retirar os 8% de imposto da doação. E não acrescentar 1% na igreja.
Nesse ponto posso discordar do Sr.
Uma coisa é a massa pagar 30% de imposto.
E uma outra pequena pagar 0% de imposto.

Se taxar esse 0% para 28%, e o tributo da massa cair de 30% para 28%, isso na minha opinião é o certo a se fazer. Igualdade.
Todos são iguais perante a lei não?

Mas como bem sabemos, uns são mais iguais do que outros.

Isso é o que acho correto.

Agora, obviamente pelo foco do liberalismo, zero imposto é o ideal. Mas até lá, creio que minha proposta é melhor do que essa desigualdade.
 

♈he Øne

Bam-bam-bam
Mensagens
3.046
Reações
9.896
Pontos
303
Extinguindo cargos? De que? Das privatizações que não saíram do papel?
Desburocratizando? Como? Criando novos impostos?

Se não tem como passar pelo congresso não existe solução. A ideia de congresso é articulação para que todos os interesses sejam ouvidos. Articulação não é repartir a fatia do bolo dos impostos, é chegar a uma solução comum que favoreça o máximo de interesses possíveis. Interesses esses que os eleitos para os cargos defenderam durante a eleição.

É papel do governo construir articulação com o congresso.

Entenda que é inaceitável defender o governo nesse caso, que levantou essa bandeira em período eleitoral e agora simplesmente vai virar as costas para o povo. Não me venha com comparações de períodos passados ou soluções superficiais, o problema é agora e a história é escrita daqui pra frente.
Concordo com você na parte que um novo imposto seria ruim, na verdade algo que o governo iria merecer cair se assim o fizesse, mas não concordo com a parte que o governo não fez nada, principalmente culpar o executivo pela porcaria que é nosso legislativo.
 

PhylteR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.088
Reações
10.355
Pontos
769
O bom é que como temos o Bolsonaro como presidente, ainda há a possibilidade de ele cumprir aquilo que falou sobre a cpmf e isso aí não ir para frente.
Agora, se o presidente fosse o Andrade...o Ciro...já estariamos pagando esse novo imposto desde janeiro, para pagar indenizações pelo desencarceramento em massa ou para tirar o nome dos pobres do spc.
Por algumas declarações que ele já deu, tô achando que ele irá se escorar num artifício de linguagem apenas.

"A CPMF não voltou, como prometi! Criei um novo, com outro nome..."
 

Albertty

Bam-bam-bam
Mensagens
3.813
Reações
8.736
Pontos
339
Por algumas declarações que ele já deu, tô achando que ele irá se escorar num artifício de linguagem apenas.

"A CPMF não voltou, como prometi! Criei um novo, com outro nome..."
O pior é que não duvido disso, depois do pessoal sentando o porrete nele pela indicação da pgr e ele ir pra internet fazer terror psicológico e pedindo paras as pessoas retirar as postagem contra ele e dar um voto a ele, não duvida nada dele vir com uma nova dessas.
 

Billy_louco

Bam-bam-bam
Mensagens
7.315
Reações
16.269
Pontos
409
Esse imposto é errado, porque a primeira coisa que pensei é, "como vou evitar isso?", lembro também que na época da CPMF tentava de tudo para evitar transferir etc, portanto é um imposto que vai mudar os hábitos financeiros
 

Albertty

Bam-bam-bam
Mensagens
3.813
Reações
8.736
Pontos
339
Esse imposto é errado, porque a primeira coisa que pensei é, "como vou evitar isso?", lembro também que na época da CPMF tentava de tudo para evitar transferir etc, portanto é um imposto que vai mudar os hábitos financeiros
Vai quebrar a porra toda, ninguém que tenha noção vai usar mais serviços bancários e nem qualquer espécie de transações usando cartão, vai ser tudo no dinheiro vivo, efeito é em cascatas pq o banco pra não ter nenhuma espécie de prejuízo vai querer jogar a conta pra quem ficar, e eu te pergunto quem é que fica?? O trabalhador médio fudido que recebe o salário no banco ou vive de usar cartão de crédito pra tudo, esse aí vai pagar por todo mundo que vai parar de usar os serviços bancários, e nesse tempo o governo vai ver que fez merda e sabe qual vai ser a saída?? Isso mesmo, um fudendo novo imposto e aumento nos que já estão em uso, e no final arrumou-se uma nova e galvenizada pica de 45cm cravejada pra arrombar o povo.
 

PhylteR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.088
Reações
10.355
Pontos
769
Nesse ponto posso discordar do Sr.
Uma coisa é a massa pagar 30% de imposto.
E uma outra pequena pagar 0% de imposto.

Se taxar esse 0% para 28%, e o tributo da massa cair de 30% para 28%, isso na minha opinião é o certo a se fazer. Igualdade.
Todos são iguais perante a lei não?

Mas como bem sabemos, uns são mais iguais do que outros.

Isso é o que acho correto.

Agora, obviamente pelo foco do liberalismo, zero imposto é o ideal. Mas até lá, creio que minha proposta é melhor do que essa desigualdade.
Não concordo 100% com isso. Vou mais pela equidade do que pela igualdade.

Um pobre, por exemplo, gasta tudo que ganha, simplesmente porque ganha o suficiente apenas para sobreviver. Então em toda compra de produto, saque bancário ou transação, ele vai pagar imposto... Como usa todo o dinheiro dele, paga imposto sobre tudo.

Um rico consegue guardar boa parte de sua renda, porque não precisa de tudo pra sobreviver. Com isso, boa parte do seu dinheiro não é taxado por imposto sobre transação financeira, nem sobre consumo.

Por mais que ambos paguem a mesma taxa de imposto (igualdade), a taxa afeta muito mais o pobre do que o rico. E nosso país taxa o consumo de forma muito pesada, o que desequilibra ainda mais a balança.
 
Topo