O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Na sua opinião, qual foi o GOTY 2000 (jogos mais bem avaliados do ano foram Metal Gear: Ghost Babel e Tony Hawk's Pro Skater 2)?

Na sua opinião, qual foi o GOTY 2000?


  • Total voters
    91

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Minhas observações sobre as particularidades, curiosidades e minha análise de detalhes que me chamam a atenção no ano 2000:


1) Ano de lançamento do PS2, N64 e PSX em seus cantos de cisne (FF IX, Vagrant, Chrono, Banjo, Perfect Dark, Zelda MM, Tony Hawk´s 2 etc) e o Dreamcast pondo o pau na mesa com uma biblioteca assustadora. Bem atípico por isso, onde videogames encerravam sua produção, um console de nova geração impôs respeito e a biblioteca exclusiva do PC, que historicamente sempre foi bastante inferior que a dos consoles, emplacou 3 pérolas.


2) A distribuição desse ano foi a seguinte pra mim, dentre alguns games que joguei:

GOD TIER (GOTG-material dentro de seus estilos)

  • Chrono Cross
  • Vagrant Story
  • Zelda Majora´s Mask
  • Diablo 2
  • Counter Strike
  • Deux EX
  • Final Fantasy IX
  • Perfect Dark
  • Shenmue
HIGH TIER (GOTY-material dentro de seus estilos)

  • Tony Hawk´s Pro Skater 2
  • Spyro Year of the Dragon
  • Banjo Tooie
  • Skies of Arcadia
  • Grandia 2
  • Hitman
  • Marvel vs Capcom 2
  • Tekken Tag Tournament
  • Spiderman
  • Jet Set Radio
  • Crazy Taxi
MIDDLE TIER (Games bons até ótimos)

  • Time Splitters
  • Pokemon Gold and Silver
  • Ridge Racer V
  • Dead or Alive 2
  • Mega Man Legends 2
  • Metal Gear Ghost Babel
  • Mario Party 2
(insert aqui mais uns 30 games pelo menos)


3) Metal Gear Ghost Babel é um jogo inferior a qualquer outro game dessa lista, mesmo a games Middle Tier, o que é natural, por ser uma produção para portátil, onde limitações são a regra. Eu tenho o cartuchinho de Ghost Babel, é um game que extrapola essas limitações, parecendo, em design e conteúdo, uma amostra da era 16 bits rodando num hardware da terceira geração. Mas é um "joguinho", como costumam dizer pejorativamente (de forma exagerada), frente ao que houve em PCs e consoles de mesa. Esse game rodando como era num Saturn por exemplo não teria essa recepção, o que prova irrefutavelmente que, pra se ser justo, humano e moral, jogos para portáteis não podem ser colocados lado a lado com jogos de console em avaliações que presam por objetividade ou em premiações. Tem que ter portanto uma lista de GOTY separada para PORTABLE, uma lista de produção para PORTABLE e todo o resto, porque senão fica injusto com esses games, que são quase sempre concretamente inferiores a qualquer coisa mediana em consoles de mesa. Exceções existem, com Zelda A Link Between Worlds, Tearway ou Syphon Filter, mas são muito raras e só ocorreram quando a diferença tecnológica entre portáteis e consoles de mesa foi encurtada.


4) Em termos de influência, há uma briga feia entre CS, Deus Ex e Shenmue, mas fico com o game do gatinho do Yu, por ser japonês, e isso conta ponto automático no currículo. É que nem ter doutorado, ou falar outra língua.


5) Chrono Cross foi um salto geracional em relação a Chrono Trigger da mesma magnitude que o de GTA II para o GTA III, de FF VII para o VI ou de Mario 64 para Mario World. É uma game fartamente superior, amplo, profundo, complexo, e que lida, dentro do gênero RPG, com um roteiro bem mais encorpado, casca grossa e mindblowing que a masterpiece do SNES, que, em função das limitações do cartucho, apresenta história, desenvolvimento de personagens, diálogos e scenario writing bastante precários. Sem contar o gameplay de Cross, que balança uma penca de convenções do gênero e tem o melhor sistema de batalha por turnos de todos os tempos, em comparação ao combate mais "politicamente correto" de Trigger. Quem era mais velho nessa época não pôde deixar de notar o salto.


6) O GOTY do ano 2000, e um dos poucos exemplos reais de perfeição em todas as áreas da história dos videogames, foi Vagrant Story. Esse jogo é uma distorção no tecido do tempo-espaço, e nada que veio antes ou depois jamais arranhou a profundidade de seu gameplay e a complexidade e possibilidades de suas mecânicas e sistemas. Acho que inclusive por muito tempo nenhum outro game vai rachar sequer a casca da complexidade de Vagrant Story, porque o mercado vem "involuindo" nesse sentido, o épico dos Risk Breakers pedia que você obrigatoriamente lesse dezenas de páginas de tutoriais pra lhe domar os intrincados sistemas, dentre Phantom Points, crafting, Chain Atacks, sistemas de armas e armaduras e técnicas de combate. Ele foi perfeito, arte, puzzles, história, level design, ambientação, dificuldade, um dos melhores gráficos da geração (a melhor modelagem, as melhores animações, os melhores efeitos especiais etc), mesmo coisas que importam pouco ou quase nada dentro de um game, como replay value, nome dos personagens, antagonista, design de inimigos e equipamentos, efeitos sonoros e loading times, são perfeitos. A sequência de abertura foi a frente de seu tempo, os takes de câmera, trilha sonora e eventos só foram alcançados em MGS2. Esse é o Magnum Opus de Matsuno, e jogo completamente diferente de tudo que há, temos que reconhecê-lo como o melhor do ano e um dos melhores de todos os tempos por pura devoção pela perfeição e por tudo que sai do lugar comum.
Esse papo de PC historicamente inferior beira ao absurdo pois durante e década de 90 eram 2 mundos diferentes entre os ambos os lados pois tínhamos vários estúdios dedicados rpgs,fps,rts e simuladores que simplesmente nem existiam nos consoles mas hoje o mercado mudou e não existe mais uma origin systems,Sir-Tech ou uma Sierra mas foi uma época quase magica de sé acompanhar pra quem estava lá.

Chega ate ser engraçado de lembar que enquanto estavam exaltando MGS no PS1 o primeiro Thief fazia uma revolução muito mair em todos os sentidos.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.056
Pontos
803
Esse papo de PC historicamente inferior beira ao absurdo pois durante e década de 90 eram 2 mundos diferentes entre os ambos os lados pois tínhamos vários estúdios dedicados rpgs,fps,rts e simuladores que simplesmente nem existiam nos consoles mas hoje o mercado mudou e não existe mais uma origin systems,Sir-Tech ou uma Sierra mas foi uma época quase magica de sé acompanhar pra quem estava lá.

Chega ate ser engraçado de lembar que enquanto estavam exaltando MGS no PS1 o primeiro Thief fazia uma revolução muito mair em todos os sentidos.

Concordo que eram dois mundos, concordo que muita coisa morreu nas catacumbas do underground, mas discordo pesadamente pelo critério puramente aritmético. O número de coisas novas e revoluções acontecendo em consoles sempre foi muito maior, de formas que eu mantenho minha afirmação de que “os PCs foram historicamente inferiores”, e tenho argumentos pesados para mantê-la.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
Isso de PC x Console na década de 90 depende do gênero. Em determinados tipos de jogos a vanguarda era o PC, em outros os consoles.

Também tem uma diferença criativa importante, os jogos de PC foram puxados pelos ocidentais, enquanto nos consoles as maiores referências eram do Japão. São estilos diferentes.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.935
Reações
3.699
Pontos
453
Diablo 2 com certeza ganha facil, mas desses ai Tony Hawk :kloveé o que mais aquece meu coração
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.056
Pontos
803
Isso de PC x Console na década de 90 depende do gênero. Em determinados tipos de jogos a vanguarda era o PC, em outros os consoles.

Também tem uma diferença criativa importante, os jogos de PC foram puxados pelos ocidentais, enquanto nos consoles as maiores referências eram do Japão. São estilos diferentes.

É verdade. PCs atuais se consolizaram, e passaram a receber games típicos de consoles, coisa que não tinha nos anos 2000, mas não havia nada que beirava a qualidade das plataformas abertas em FPS, TPS e point and clicks.

Numericamente entretanto, somando tudo, incluindo os campos de superioridade dos PCs, consoles detêm 80% dos maiores games de todos os tempos. Podemos discutir se essa farta superioridade numérica é realmente verdadeira na base da pura análise de ambas as bibliotecas, mas aí teríamos que abrir trezentas mil caixas pretas, o que daria um trabalho imenso e fugiria ao escopo do tópico.

Mas qualquer elenco que se prese de 50 games mais importantes de qualquer período específico de tempo da história dos videogames (seja gerações, seja décadas, seja triênios), tem no cast uma superioridade numérica de games de console da ordem de 5 a 8 pra 1. É batata.

Pode ser - e não tenho certeza disso - que a comparação seja um pouco injusta também, porque são muitos consoles vs PC, embora, por um lado, tenhamos, de uma forma, “muitos PCs” também, pela variedade de configurações.

A biblioteca dos PCs é mais obscura, por não ter virado mainstream até a popularização dos multiplayers online, mas ela é inferior em número de clássicos.

No período que compreendeu a quinta geração por exemplo, tema desse tópico.

Não estou com vontade nenhuma de derivar a discussão pra consoles vs PCs, foi só uma observação que eu fiz no meu primeiro post, que chamou a atenção ver tantos games típicos de PC disputando com games típicos de console num ano específico, daí me acendeu uma lanterna e eu falei.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.302
Reações
14.356
Pontos
1.053
Resident Evil Code Verônica também me impactou bastante em 2000.Foi o primeiro que dei uma jogada da nova geração no próprio Dreamcast.

Foi o primeiro jogo que vi os personagens 3D com expressões faciais.

Não vou nem falar do salto de Shenmue que é covardia...O Resident já era muito a frente de tudo do PS1/N64.
 


End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Concordo que eram dois mundos, concordo que muita coisa morreu nas catacumbas do underground, mas discordo pesadamente pelo critério puramente aritmético. O número de coisas novas e revoluções acontecendo em consoles sempre foi muito maior, de formas que eu mantenho minha afirmação de que “os PCs foram historicamente inferiores”, e tenho argumentos pesados para mantê-la.
Me explica como da pra comprar um simulador,fps ou cRPG com os jogos de console? E quais seriam essas revoluções?
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.056
Pontos
803
Me explica como da pra comprar um simulador,fps ou cRPG com os jogos de console? E quais seriam essas revoluções?

Não estou comparando um gênero com o outro, e sim incluindo ambos numa cumbuca, pra depois sacar as cédulas de votação e então fazer as contas

Pra explicar melhor, eu não estou comparando qual game é melhor, Doom (que surgiu em PCs) ou Super Metroid (que surgiu em consoles), ambos são muito bons e impactantes. O que eu estou dizendo é que temos 50 Super Metroids históricos pra cada 10 Dooms históricos num determinado período de tempo, e, pelo meu critério aritmético isolado, quem produziu mais, leva.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.881
Reações
4.134
Pontos
1.054
Em um mundo justo Diablo 2 teria média de 120% na Gamerakings. Jogaço, provavelmente um dos jogos que mais joguei na vida.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.422
Reações
7.524
Pontos
453
2000 é outro ano difícil para fazer escolhas. Todos os videogames ativos durante a virada do milênio possuem uma boa quantidade de games que considero muito queridos e me doí demais não escolhe-los.

Pensei e repensei, mas, no final das contas, escolho....

DREAMCAST--Jet%20Grind%20Radio_Apr3%2019_58_25.png

Meu jogo favorito da minha empresa favorita, sendo uma mistura muito criativa e cheia de estilo entre jogo de ação, esporte e platformer. Alguns aspectos do gameplay possuem problemas bem incômodos (os controles e o momentum podem se tornar incrivelmente enfurecedores em algumas situações, por exemplo), porém, a sensação de grafitar cidades japonesas em Cel Shading ao som de músicas grudentas enquanto você salta de uma parede ou patina sobre uma raia ainda é incrível.

Menções honrosas:
  • Power Stone 2
  • Guilty Gear X
  • Rayman 2: The Great Escape
  • Banjo-Tooie
  • Paper Mario
  • Mario Tennis
  • Skies of Arcadia
  • Phantasy Star Online
  • Wario Land 3
  • Spyro: Year of the Dragon
  • Tony Hawk's Pro Skater 2
  • Marvel vs Capcom 2
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.222
Reações
42.230
Pontos
1.003
Zelda majoras mask superior a todos

Zelda que com relogio contra o tempo

dificil pra porra

assustador

cheio de sidequest 10/10
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
O ano 2000 foi um ano fantástico e é realmente difícil escolher apenas um, mas... Se tem um jogo praticamente perfeito, esse jogo é THPS2. Jogabilidade deliciosa, muito conteúdo, extras até dizer chega, trilha sonora impecável, diversão infinita... Pra mim é um dos melhores jogos da história.

Normalmente eu respeito muito a opinião dos outros, mas esse jogo não ser o mais votado pra mim é inaceitável (no bom sentido, claro):klol:klol:klol
 
Topo Fundo