O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Na sua opinião, qual foi o GOTY 2012 (jogo mais premiado do ano foi The Walking Dead: The Game)?

Na sua opinião, qual foi o GOTY 2012?


  • Total voters
    54

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
O blog Gotypicks faz um levantamento dos prêmios de jogo do ano dos principais sites e revistas de games. Estes seriam os jogos mais premiados de 2012:

The Walking Dead: The Game - 75
Journey - 57
Far Cry 3 - 51
Dishonored - 49
Mass Effect 3 - 32
Borderlands 2 - 27
Assassin's Creed III - 25
XCOM: Enemy Unknown - 21
Halo 4 - 20
Guild Wars 2 - 5
Call of Duty: Black Ops II - 4
Max Payne 3 - 4
Sleeping Dogs - 2
Spec Ops: The Line - 2
Xenoblade Chronicles - 2

Dark Souls: Prepare to Die Edition - 1
Fez - 1
FIFA Soccer 13 - 1
Hitman: Absolution - 1
NHL 13 - 1
The Witcher 2: Enhanced Edition - 1
Trials Evolution - 1
Tribes: Ascend - 1
Warface - 1

Link do Gotypicks: https://gotypicks.blogspot.com/2012/10/2012-game-of-year.html

2012 provavelmente foi o ano mais fraco da década.

Os dois jogos mais premiados de 2012 (The Walking Dead e Journey) para mim não mereceram todo esse destaque pois a jogabilidade nesses jogos é praticamente um aspecto secundário.

Entre os jogos de 2012 que joguei, nenhum ganharia nota 9 ou mais no meu conceito. Minha escolha na votação é "nenhum", pelo menos por enquanto (nunca joguei XCOM, mas parece ser algo que me agradaria).

Link da série de tópicos GOTY Outerspace: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/série-goty-da-comunidade-outerspace-resultados-e-comentários.549812/
 
Ultima Edição:

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.747
Reações
24.159
Pontos
503
Far Cry 3 com certeza, pena q a janela de lançamento dele impossibilitou de participar do VGA.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.854
Pontos
1.003
Mass Effect 3, com certeza. put* jogão.

Journey e The Walking Dead estão entre os piores jogos que terminei na vida. Journey dá nem uma hora. Zerei em locadora. Uma hora andandl pra frente. Pqp. The Walking Dead eu zerei todos, exceto esse ultimo, pós Telltale falindo. O 2 é legalzinho, os outros achei uma m****. O 1 é o piorzinho. Pra piorar, suas escolhas são inúteis e o jogo é um put* script com final unico. Nem o final de Mass Effect 3 foi tão raso.

Não joguei os outros. Comprei o Borderlands 2, mas droppei quando vi que não estava em português. E Halo 4 vou deixar pra zerar depois de Halo 2 e 3. O 1 é velharia demais. Deixarei para lá.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.142
Reações
42.449
Pontos
1.294
Favor né, sem condições de escolher algum da lista com esse aqui lançado no mesmo ano

30155327524096.jpg
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.872
Pontos
1.839
Também não concordo com TWD como melhor. Apesar de ter uma ótima narrativa teve outros que eram mais jogos. Vê-se aqui um padrão na critica especializada. Para eles importa mais o enredo que a jogabilidade, quando que para se avaliar um jogo deveria ser o contrário.

Agora dizer que 2012 foi um ano fraco é forçar a barra.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Far Cry 3 acho que merece a coroa, mas poderia ser Borderlands 2 também.

Halo 4 ganharia fácil se não tivessem resolvido Callofdutyzar o MP.
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Que ano b*sta hein.

Da lista dos concorrentes fico com Dishonored


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
Adicionei uma opção para Dragon's Dogma. Quem já havia votado na enquete e gostaria de mudar o voto pode clicar na opção "Change vote".

No Metacritic, a versão original de Dragon's Dogma tem média 75 no Xbox 360 e 78 no PS3.

Segundo o Gotypicks, o jogo não recebeu nenhum prêmio de GOTY.

https://www.metacritic.com/game/xbox-360/dragons-dogma

https://www.metacritic.com/game/playstation-3/dragons-dogma

Eu comecei a jogar, mas parei depois de poucas horas. A estrutura de quests e o combate não me agradaram, mas talvez eu dê uma nova chance ao jogo eventualmente.
 

valtinhopk16

Novato
Mensagens
12
Reações
10
Pontos
13
O blog Gotypicks faz um levantamento dos prêmios de jogo do ano dos principais sites e revistas de games. Estes seriam os 9 jogos mais premiados de 2012:



Link do Gotypicks: https://gotypicks.blogspot.com/2012/10/2012-game-of-year.html

2012 provavelmente foi o ano mais fraco da década.

Os dois jogos mais premiados de 2012 (The Walking Dead e Journey) para mim não mereceram todo esse destaque pois a jogabilidade nesses jogos é praticamente um aspecto secundário.

Entre os jogos de 2012 que joguei, nenhum ganharia nota 9 ou mais no meu conceito. Minha escolha na votação é "nenhum", pelo menos por enquanto (nunca joguei XCOM, mas parece ser algo que me agradaria).

Outros tópicos da mesma série:

Cara FarCry 3 jogão, não que os outros não sejam, esse Twd é muito bom mas curto mais FarCry, mas dishnored, assasins creed 3 muito tops também, não lembrava de Journey fui ver vídeo parece bem legal deu vontade de jogar ja tinha ouvido falar a alguns anos mas nunca tive interesse

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.739
Reações
8.982
Pontos
753
Esse ano foi fácil , foi lançado nao só o melhor jogo daquele ano mas como de toda a geração passada

Journey
 

gabrielpt

Curupaco
VIP
Mensagens
10.597
Reações
19.373
Pontos
1.829
Acho que eu escolheria Jorney, mas essa lista é bem fraquinha.
Halo 4 joguei arrastado. Não via a hora de terminar de tão chato.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Fui olhar os lançamentos de 2012 e teve bons jogos sim, muita gente reclama de barriga cheia.

Agora a lista dos GOTYs que ficou bizarra com Walking Dead, um filminho interativo, e Journey, uma demo, disputando qual era o melhor.

O meu GOTY pessoal é o Diablo 3.

Apesar de ter sido um Diablo ruim foi um excelente ARPG que eu joguei bastante naquele ano.

Também joguei pra caramba Guild Wars 2 e Borderlands 2.

XCOM e Farcry 3 são outros dois jogos incríveis.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.730
Reações
9.186
Pontos
1.084
FarCry 3 pra mim foi o melhor jogo da geração passada, tudo nele foi maravilhoso, a sensação de ser um playboy curtindo férias com amigos, tudo dá errado, e aos poucos sem perceber você deixa de ser um sobrevivente acuado, para se tornar um assassino extremamente habilidoso.

Fora o carisma do vilão, trabalhado com vários trailers (live action) antes do lançamento do jogo, toda a metáfora de Alice no País das Maravilhas, exploração da ilha, e a música maravilhosa:


Pena que a Ubisoft vendo o sucesso, resolveu usar a franquia como caça-níquel, e toda a fórmula do jogo foi reutilizada nos sucessores até a exaustão dos jogadores, eu mesmo abandonei depois do 4.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
FarCry 3 pra mim foi o melhor jogo da geração passada, tudo nele foi maravilhoso, a sensação de ser um playboy curtindo férias com amigos, tudo dá errado, e aos poucos sem perceber você deixa de ser um sobrevivente acuado, para se tornar um assassino extremamente habilidoso.

Fora o carisma do vilão, trabalhado com vários trailers (live action) antes do lançamento do jogo, toda a metáfora de Alice no País das Maravilhas, exploração da ilha, e a música maravilhosa:


Pena que a Ubisoft vendo o sucesso, resolveu usar a franquia como caça-níquel, e toda a fórmula do jogo foi reutilizada nos sucessores até a exaustão dos jogadores, eu mesmo abandonei depois do 4.


Far Cry 3 é um típico jogo que gostam de eleger a GOTY por possuir uma boa história e gameplay.

Foi completamente nonsense terem escolhido Walking Dead que só tinha uma boa narrativa.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Far Cry 3 é um típico jogo que gostam de eleger a GOTY por possuir uma boa história e gameplay.

Foi completamente nonsense terem escolhido Walking Dead que só tinha uma boa narrativa.

Far Cry 3 nem entrou na disputa em alguns prêmios por ter saído em dezembro.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.260
Pontos
1.399
Que ano desgraçado hein ?! Não lembrava direito, mas agora vi porque tava tão agoniado no final da gen passada...
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.316
Reações
22.697
Pontos
803
O GOTY moral desse ano é Journey, um peidinho indie na cara dos Abobos. Grande jogo.


Agora, o GOTY real é Mass Effect 3, que foi, se nos atermos a critérios fixos que definem qualidade, o melhor jogo de 2012, mas aí é só pra quem é analítico o suficiente pra deixar a camisa do Mengão pra trás e sentar o popô na cadeira da madurez. Porque, claro, existem critérios bastante palpáveis e estatisticamente reprodutíveis, cujo estudo "científico" se faz através duma disciplina acadêmica chamada "Aesthetics", que permitem categorizar qualquer obra intelectual (como um game) como superior a outra (até determinado ponto). Ao contrário do que disseram esses dias jocosamente no Tópico "God of War PS4 Já Ultrapassa a Marca de 10 Milhões de Unidades Vendidas" (eu ri), existem sim elementos frios e analíticos que definem qualidade, quase sempre tem pouca coisa a ver com gosto pessoal.

É o que separa um borrão numa tela, feita por um elefante com uma brocha na tromba, dum Michelangelo. Ou a juvenilidade frufru da escrita duma retardada mental como a Márcia Tiburi dum tratado benigno e crucial dum Santo Agostinho de Hipona. Ou agora, duma hora pra outra, assim de repente, A Turma do Didi tem mais qualidade que O Poderoso Chefão e Rush sofre pra bater o MC Marciano nas cordas?


Aí, meus irmãozinhos, vem o problema, nem sempre dá pra separar entre aqueles gemes que são de fato grandes picas, a maior, mais veiuda e mais gostosa de chupar. No ano de 2013 por exemplo dá pra saber com uma margem de erro minúscula que são excepcionais The Last of Us, Mario 3D World, GTA V ou A Link Between World, é aí que a mão analítica, o cérebro encorpado e o olho perspicaz conseguem chegar, acima desse ponto é que eu aceito gosto pessoal imperar na hora de analisar. Mas só na hora de analisar, pra você mesmo, pro seu corpinho egoísta e individual, você pode preferir, no ano de 2013, Call of Duty Ghosts como GOTY, que meu coração está em paz com isso.

É por essas e outras que, no tópico do querido @Gamer King sobre o GOTY de 2013, eu disse que pra mim era ok considerar qualquer um desses games (GTA V, The Last of Us, Mario 3D World e A Link Between World) GOTY. Aqui, ó:

Uma maneira lúdica e eficaz de determinar imparcialmente um GOTY de um ano é perguntar, baseando-se, claro, na capacidade e experiência em se reconhecer qualidade (coisa que independe de gostos e opiniões pessoais e que, infelizmente, nem todo mundo tem), se “soa absurdo considerar um determinado game GOTY”.

Dos games do fabuloso 2013, não soa absurdo nenhum se considerar GOTY, pela qualidade geral, polimento, impacto na indústria e capacidade de ditar regras e tendências:

  • The Last of Us
  • Bioshock Infinity
  • GTA V
  • The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
  • Mario 3D World
Soa absurdo alguém elencar qualquer um desses GOTY? Apoiado em puro critério? Não. Claro que não. É bem ok, não me dá a mínima coceira no saco de quotar alguém que achou Mario 3D World ou GTA V o GOTY desse ano, porque o cérebro humano não é capaz de separar, entre games excelentes, qual o melhor. O cérebro humano só consegue saber que esses 5 games são excelentes e melhores que os demais que nesse ano viram suas mães perfeitinhos, influentes e magnânimos.

Então, literalmente, pra sermos homens maneiros, criteriosos, amantes da verdade e da beleza, tanto faz.

No mais, ri ao ponto de botar as mãos no joelho, até perder o fôlego, de vergonha e desprezo pela oligofrenia do menosprezo por um dos games mais influentes do século XXI: The Last of Us. Tremendamente influente, uma força cultural monstruosa, que extrapolou o mercado de videogames e foi imitado largamente. Um take completamente diferenciado no gênero Survival Horror em tom, world building, dinâmicas de gameplay e caracterização (que são os principais elementos do gênero Survival Horror).

Negar sua influência, somente igualada, no século, por God of War, Demon’s Souls, Uncharted 2, Half Life 2, GTA III, dentre outros gatos pingados, é se vendar com uma lona de circo. Tem que ser muito autista. Ele é bem mais influente e imitado que GTA V, por exemplo, que é uma expansão dos conceitos do III, embora seja também bastante tentacular.

O que mais balançou a indústria em termos de falatório, audições, influência, discussão ensaística e qualidade geral do design (que é genial, sem exageros) foi The Last of Us e o que mais chamou atenção em termos comerciais e de penetrância no mercado popular foi GTA V, então, no caso desse ano de 2013, o consenso da crítica (The Last of Us e GTA V recebendo bem mais prêmios que os demais) pode ser considerado objetivamente correto.


Pronto, tudo isso pra chegar no fim e dizer que, para o ano de 2012, com certeza absoluta nenhum game teve mais qualidade que Mass Effect 3, e esse é o GOTY real. E é muito raro dar na loto um ano assim em que você consegue dizer na base do critério que um game isolado é melhor que os demais, é mais perfeitinho, em geral vai pra 3 ou mais em que é ok qualquer um deles suspender o caneco, como foi em 2013. Os únicos que ameaçam o fim da Trilogia da Bioware aí é Borderlands 2, Dishonored, Journey e Farcry 3, mas CLARAMENTE esses games estão, embora sejam uns pãozinhos de mel também, numa categoria de qualidade visivelmente abaixo de Mass Effect 3.

E tenho dito...
 
Ultima Edição:

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Joguei a maioria dessa lista ai e o que eu mais gostei foi Mass Effect 3, mesmo com o final controverso.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Max Payne 3 foi bem lembrado. Curti bastante o jogo, não acho que chegue ao ponto de ser o melhor do ano, mas foi um dos destaques de 2012.

Agora Dragon's Dogma GOTY só pode ser sacanagem...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Pronto, tudo isso pra chegar no fim e dizer que, para o ano de 2012, com certeza absoluta nenhum game teve mais qualidade que Mass Effect 3, e esse é o GOTY real. Os únicos que ameaçam aí é Borderlands 2, Dishonored, Journey e Farcry 3, mas CLARAMENTE esses games estão, embora sejam uns pãozinhos de mel também, numa categoria de qualidade visivelmente abaixo de Mass Effect 3.

Mass Effect 3 só pode ser GOTY pra quem está por fora da franquia.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.316
Reações
22.697
Pontos
803
Mass Effect 3 só pode ser GOTY pra quem está por fora da franquia.

Você está falando do final polêmico, ou talvez na nerfada dos sistema de RPG, que foram uma mísera bufa na parede de concreto armado e arrimada numa âncora que segura a altíssima qualidade desse game em todos os outros fronts. Não arranha. É um Ricardo Rocha meia boca numa seleção que tem Bebeto, Romário, Taffarel, Branco, Leonardo e daí pra mais.

Pessoal tem essa mania mesmo de decepar todo castelo de maravilhas desse game por causa de 30 segundos toscos de cutscene no final

Don´t come at me.

Tudo que dá pra se dizer sobre esse assunto está em meus dois posts, Mass Effect 3 é mais qualificado que qualquer outro game de 2012 com certeza absoluta, embora tenha uns problemas aqui e acolá.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Você está falando do final polêmico, ou talvez na nerfada dos sistema de RPG, que foram uma mísera bufa na parede de concreto armado e arrimada numa âncora que segura a altíssima qualidade desse game em todos os outros fronts. Não arranha. É um Ricardo Rocha meia boca numa seleção que tem Bebeto, Romário, Taffarel, Branco, Leonardo e daí pra mais.

Pessoal tem essa mania mesmo de decepar todo castelo de maravilhas desse game por causa de 30 segundos toscos de cutscene no final

Don´t come at me.

Tudo que dá pra se dizer sobre esse assunto está em meus dois posts, Mass Effect 3 é mais qualificado que qualquer outro game de 2012 com certeza absoluta, embora tenha uns problemas aqui e acolá.

Mass Effect foi uma trilogia concebida com a idéia da escolha dos jogadores desempenhar um papel importante ao longo da jornada, pelo menos foi o que os desenvolvedores disseram inúmeras vezes, então no contexto dos três jogos não tem como perdoar a falha de ME 3 como se fosse um mero detalhe, foi muito mais que isso, foi uma falha gravíssima que feriu o próprio conceito da saga, que desrepeitou a narrativa construída pelos jogadores nos games anteriores.

Então não dá pra considerar algo tão falho como GOTY. Agora ignorando o contexto e considerando apenas o jogo em sí, como se fosse algo isolado, de fato é um game de alto nivel.

No mais esse papo de "certeza absoluta" não faz o menor sentido, impossivel afirmar que ME 3 por critérios objetivos fica acima de todos os outros jogos, vc está inserindo a sua visão subjetiva pra chegar a essa conclusão.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.316
Reações
22.697
Pontos
803
No mais esse papo de "certeza absoluta" não faz o menor sentido, impossivel afirmar que ME 3 por critérios objetivos fica acima de todos os outros jogos, vc está inserindo a sua visão subjetiva pra chegar a essa conclusão.


Não. De jeito nenhum. Se eu inserir minha visão subjetiva, o GOTY foi Dragon's Dogma. Sem inserir minha visão subjetiva, foi Mass Effect 3, o GOTY real, pelos motivos que eu debulhei acima e além.

Um abraço.
 
Topo Fundo